Sunteți pe pagina 1din 6

O principal objetivo do controle automtico de processo conseguir que uma varivel dinmica se mantenha constante em um valor especfico.

. Assim necessrio que exista uma malha de controle fechada, que opere sem interveno do elemento humano, medindo continuamente o valor atual da varivel, comparando-a com o valor desejado e utilizando a possvel diferena para corrigir ou eliminar a diferena existente. 3.1 - VARIVEIS DO PROCESSO A varivel controlada ou a varivel do processo aquela que mais diretamente indica a forma ou estado desejado do produto Consideremos por exemplo, o sistema de aquecimento de gua mostrado na figura 01. A finalidade do sistema fornecer uma determinada vazo de gua aquecida. A varivel mais indicativa desse objetivo a temperatura da gua de saida do aquecedor, que deve ser ento a varivel controlada. Assim, realizado um controle direto sobre a qualidade do produto, que a maneira mais eficaz de garantir que essa qualidade se mantenha dentro dos padres desejados. Um controle indireto sobre uma varivel secundria do processo pode ser necessrio quando o controle direto for difcil de se implementar. Por exemplo, num forno de recozimento, que projetado para recozer convenientemente peas metlicas, a varivel controlada deveria ser a condio de recozimento do material. Entretanto, muito difcil de se obter esta medida com simples instrumentos, e normalmente a temperatura do forno tomada como varivel controlada. Assume-se que existe uma relao entre temperatura do forno e a qualidade do recozimento. Geralmente o controle indireto menos eficaz que o controle direto, porque nem sempre existe uma relao definida e invarivel entre a varivel secundria e a qualidade do produto que se deseja controlar. A varivel manipulada do processo aquela sobre a qual o controlador automtico atua, no sentido de se manter a varivel controlada no valor desejado. A varivel manipulada pode ser qualquer varivel do processo que causa uma variao rpida na varivel controlada e que seja fcil de se manipular. Para o trocador da figura 01. a varivel manipulada pelo controlador dever ser a vazo de vapor. E possvel, mas no prtico, manipular a vazo da gua de entrada ou a sua temperatura. As vanveis de carga ou secundrias do processo so todas as outras variveis independentes, com exceo das variveis manipulada e controlada. Para o trocador da figura 01, a temperatura da gua de entrada urna varivel de carga. O controlador automtico dever absorver as flutuaes das vanveis de carga para manter a varivel controlada no seu valor desejado. As variveis de carga ou secundrias do processo so todas as outras variveis independentes, com exceo das variveis manipulada e controlada. Para o trocador da figura 01, a temperatura da gua de entrada uma varivel de carga. O controlador automtico dever absorver as flutuaes das variveis de carga para manter a varivel controlada no seu valor desejado.

4- TROCADOR DE ENERGIA O aquecedor de gua da figura 01, como muitos processos pode ser considerado um trocador de energia. Em muitos outros processos, a troca de materiais apenas, ou a troca de materiais e energia, pode ser envolvida. Referindo-se a figura 01 a energia introduzida no processo, passa por uma srie de trocas e sai como energia de sada. A quantidade de energia de saida igual a quantidade de energia de entrada, menos as perdas e a energia armazenada no processo. No trocador de calor, a quantidade de energia de sada depende da vazo de vapor regulada pela vlvula, da temperatura da gua fria e das perdas de energia calorfica, como por exemplo atravs das paredes do tanque. A quantidade de energia de entrada depende da vazo de vapor e da qualidade e presso de alimentao do vapor. Ento, se as variveis do processo esto estveis ou esto mudando, dependem apenas se a quantidade de energia de entrada seja ou no igual a quantidade de energia de saida ( compreendendo na saida as perdas, etc.). 5- AUTO-REGULAO Certos processos possuem uma caracterstica prpria que ajuda a limitar o desvio da varivel controlada. Na figura 01, quando a entrada de vapor aumenta, a temperatura da gua atinge um ponto de equilbrio a um valor mais alto, isto , a temperatura da gua no ir aumentar indefinidamente. O processo que tem a condio de balancear a sua energia de saida com a energia de entrada chamado de processo estvel. No processo da figura 02(a) a vazo de sada atravs da resistncia R tende a se igualar a vazo atravs da vlvula A. Se a vlvula A for mais aberta ou mais fechada, o nvel do tanque ir aumentar ou diminuir at que a vazo de saida atravs de R seja igual a nova vazo de entrada. Ento, atravs de amplos limites, o processo ir estabilizar e sua vazo de saida ser igual a sua vazo de entrada. Os limites deste exemplo depende da profundidade do tanque. Este tipo de processo chamado de processo estvel ou auto-regulado.

6- PROPRIEDADES DO PROCESSO A primeira vista, o controle de temperatura da gua, na figura 01, pode parecer fcil. Aparentemente seria apenas preciso observar o termmetro de gua quente e corrigir a abertura da vlvula de vapor de maneira a manter ou mudar a temperatura da gua para o valor desejado. Porm, os processos tm a caracterstica de atrasar as mudanas nos valores das variveis do processo. Esta caracterstica dos processos aumentam demais as dificuldades do controle. Estes retardos so geralmente chamados atrasos de tempo do processo. Os atrasos de tempo do processo so causados por trs propriedades que so: Resistrcia. Capacitncia e Tempn Morto

6.1- RESISTNCIA So as partes do processo que resistem a uma transferncia de energia ou de material. Exemplos: As paredes das serpentinas no processo tipico. resistncia a passagem de um fludo em uma tubulao, resistncia a transferncia de energia trmica etc. 6.2- CAPACITNCIA A capacitncia de um processo um fator importante no controle automtico. E uma medida das caractersticas prprias do processo para manter ou transferir uma quantidade de energia ou material com relao a uma quantidade unitria de alguma varivel de referncia. Em outras palavras, uma mudana na quantidade contida, por unidade mudada na varivel de referncia. Tome cuidado para no confundir capacitncia com capacidade, pois capacidade so as partes do processo que tem condies de armazenar energia ou material.

6.3- TEMPO MORTO Como o nome diz, o tempo morto a caracterstica de um sistema pela qual a resposta a uma excitao retardada no tempo, ou seja, o intervalo aps a aplicao da excitao durante o qual nenhuma resposta observada. Esta caracterstica no depende da natureza da excitao aplicada e aparece sempre da mesma forma. Sua dimenso simplesmente a de tempo. O tempo morto ocorre no transporte de massa ou energia atravs de um dado percurso. O comprimento do percurso e a velocidade de propagao definem o tempo morto O tempo morto tambm denominado de atraso puro, atraso de transporte ou atraso distncia x velocidade. Assim como os outros elementos fundamentais ( resistncia e capacitncia ), raramente ocorre sozinho nos processos reais. Mas so poucos os processos onde no est presente de alguma forma. Por isso, qualquer que seja a tcnica de controle que se deseja usar num determinado sistema, o projeto deve prever a influncia do tempo morto. Um exemplo de processo que consiste basicamente de tempo morto o sistema de controle de peso de slidos sobre uma correia transportadora (figura 04 ). O tempo morto entre a ao da vlvula e a variao resultante no peso, igual a distncia entre a vlvula e a clula detectora de peso dividida pela velocidade de transporte da correia.

7.1- DISTRBIOS DE ALIMENTAO uma mudana de energia ou material na entrada do processo. No trocador de calor, da figura 01, mudanas na temperatura do vapor, na entrada de gua fria ou na abertura da vlvula, so distrbios de alimentao. 7.2- DISTRBIOS DE DEMANDA uma mudana de energia ou material na sada do processo. No exemplo do trocador de calor, da figura 01, as mudanas da vazo de gua fria devido a um aumento da vazo de gua aquecida um distrbio de demanda. 7.3- DISTRBIOS DE SET-POINT uma mudana no ponto de trabalho do processo. As mudanas de set-point geralmente so difceis por vrias razes: a) elas so geralmente aplicadas muito repentinamente. b) elas so geralmente mudanas na alimentao, e por isso devem atravessar o processo inteiro para serem medidas e controladas. 1.1- CONTROLE DESCONTNUO DE DUAS POSIES SEM HISTERESE tipo de controle em que a variao da varivel do processo definida apenas por um nico ajuste no elemento controlador.

O elemento controlador tem como funo comparar o valor medido pelo transmissor de temperatura com o valor desejado. se houver diferena, enviar um sinal ao elemento final de controle ( abrir ou fechar a vlvula, por exemplo, no sentido de diminuir o erro).

Os grficos da figura 02, mostram o comportamento da varivel controlada e do elemento final de controle.

1.2- CONTROLE DESCONTNUO DE DUAS POSIES COM HISTERESE o tipo de controle em que a faixa de variao da varivel do processo definida por dois ajustes. um mnimo e um mximo, no elemento controlador. O sistema mostrado na figura 03, mostra um controle descontinuo de duas posies com histerese.

S-ar putea să vă placă și