Sunteți pe pagina 1din 21

Problematizando o estgio supervisionado de ingls

Problematizing English teaching practicum


Nilvnia Damas Silva Lima*
Instituto de Desenvolvimento Tecnolgico do Centro-Oeste

Rosane Rocha Pessoa**


UFG

RESUMO: Este estudo objetivou problematizar o estgio supervisionado por meio da identificao de teorias pessoais de quatro professores em formao universitria sobre o ensino de ingls na escola pblica. Alm disso, procurou-se identificar mudanas em suas teorias pessoais aps o estgio supervisionado e o que as deflagraram. Para tanto, utilizaram-se duas entrevistas semiestruturadas e um questionrio. Os quatro participantes cursavam o quinto e ltimo ano de Letras na Universidade Federal em Gois e realizaram o estgio supervisionado na escola pblica federal CEPAE/UFG. Os resultados apontaram que os participantes acreditam na eficcia do ensino ingls na escola pblica e que o estgio supervisionado realizado em um contexto considerado quase ideal influiu no modo como eles perceberam o ensino de ingls na escola pblica. PALAVRAS-CHAVE: estgio supervisionado, teorias pessoais, ensino de ingls, escola pblica. ABSTRACT: This study aimed at problematizing practicum by means of identifying personal theories of four preservice English teachers about teaching English in public schools. Besides, it was intended to identify changes in their personal theories and what triggered them. Two semi-structured interviews and a questionnaire were used to collect data. The participants were in the fifth and last year of a teacher education course at the Universidade Federal of Gois and the practicum was conducted in a federal school called CEPAE/UFG. The results showed that the participants believe that it is possible to teach English successfully in public schools. They also show that the practicum, which was conducted in a context considered almost ideal, influenced the trainees perceptions about teaching in public schools. KEYWORDS: practicum, personal theories, English teaching, public schools.

* damassilvalima@yahoo.com.br ** pessoarosane@gmail.com
RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010 249

Introduo

Ensinar ingls na escola pblica no tarefa fcil, principalmente para professores recm-formados, inexperientes na tarefa de ensinar ou que ainda no conhecem tal contexto. Para esses professores, o perodo de prtica de ensino proporcionado pelo estgio supervisionado se torna o nico contato com tal ambiente. Sendo assim, eles idealizam o ensino de ingls nas escolas pblicas sob o ponto de vista de alunos oriundos dessas instituies ou sob a tica de quem j ouviu falar sobre esse contexto. Percebendo a importncia do estgio supervisionado na constituio, reforo ou mudanas nas teorias pessoais desses professores sobre o ensino de ingls na escola pblica, objetivamos verificar, neste estudo, se o estgio supervisionado influenciou as teorizaes dos participantes sobre a possibilidade de ensinar a lngua inglesa nesse contexto. Alm disso, buscamos identificar se houve mudanas nessas teorizaes ao final do perodo de realizao do estgio. Em caso afirmativo, quais foram os fatores que as deflagraram. Como o termo teoria utilizado em referncia aos conhecimentos dos participantes e dos pesquisadores, torna-se necessrio fazer uma distino entre teorias pessoais e teorias acadmicas. Para Vieira-Abraho (2004), as teorias pessoais de um professor referem-se ao conhecimento que o professor traz consigo. Tal conhecimento, segundo Handal e Lauvas (1987 apud ZEICHNER; LISTON, 1996), advm das experincias pessoais como pais, professores ou alunos; do conhecimento transmitido por outros, formal ou informalmente; e dos valores sobre o que bom ou ruim, certo ou errado no que concerne vida em geral e mais especificamente educao. Teorias acadmicas podem ser definidas mais simplesmente como o que os especialistas dizem sobre determinado objeto, assunto ou situao (VIEIRA, 2005). Neste estudo, entendemos as teorias pessoais de professores de lngua inglesa como um conjunto de todo o conhecimento adquirido durante suas vidas, acrescentado de suas experincias de formao acadmica ou prticas e das relaes dialticas que mantm com seus pares. Tendo definido teorias pessoais e buscando cumprir os objetivos propostos, apresentaremos alguns estudos sobre a formao de professores de ingls e a realizao do estgio supervisionado, com o intuito de problematizar este ltimo. Logo aps, tendo por base pesquisas que tratam do ensino de lngua inglesa em escolas pblicas, trataremos de sua possibilidade.

250

RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

Formao de professores de lngua inglesa e estgio supervisionado

O estgio supervisionado caracteriza-se como um momento de extrema importncia na e para a formao do profissional docente, pois propicia, aos professores em formao que ainda no exercem a profisso, os primeiros contatos com a prtica profissional, proporcionando-lhes uma viso geral dos fatores que podem influenciar o seu trabalho. Na atualidade, essa etapa da formao de professores se configura como um espao de interlocuo mtua entre os formadores, estagirios e professores colaboradores, no sendo mais vista apenas como um espao de prtica para os futuros professores (GIMENEZ; PEREIRA, 2007, p. 97). Desse modo, o estgio supervisionado uma forma de diminuir a distncia entre a teoria ensinada na graduao e a prtica realizada pelos estagirios. O estudo de Ortenzi (2005) mostra que h uma necessidade premente de proporcionar aos alunos-professores de ingls mais contato com a sala de aula e com o contexto escolar durante sua formao universitria. Para que isso ocorra, Cristovo (2005) e Gimenez e Pereira (2007) apontam o estabelecimento de parcerias entre universidade e escola que possam oportunizar, por meio de relaes colaborativas, o desenvolvimento profissional dos professorescolaboradores das escolas, dos professores-supervisores da disciplina de prtica de ensino de ingls e dos alunos-professores. No entanto, segundo Perin (2005), o estgio supervisionado, na maioria dos cursos de formao, encontrase desarticulado do restante do curso. Desse modo, ela sugere que o estgio ocorra desde o incio do curso de graduao, permeando toda a formao do futuro professor de ingls. Dutra, Gimenez e Peres (2007) ressaltam que, na formao universitria de professores de ingls, discurso e prtica so incoerentes, pois se diz ao alunoprofessor que ele deve elaborar projetos, refletir sobre sua prtica, trabalhar colaborativamente, quando, na verdade, o que se pratica na universidade se mostra completamente desarticulado do que ensinado nas escolas. As autoras propem que a formao universitria acontea de forma colaborativa e em um contexto de comunidade de aprendizagem (p. 72). Vieira-Abraho (2002) tambm aponta para a importncia de o estgio supervisionado ser desenvolvido em um ambiente de colaborao de modo a levar o alunoprofessor a refletir sobre sua prtica. Segundo essa autora, o professorformador exerce um papel fundamental nesse desenvolvimento, pois a ele cabe dialogar com seu orientando no sentido de estimular cada vez mais sua
RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010 251

capacidade de localizar questes, compreend-las e encontrar solues e encaminhamentos (p. 70). Formar profissionais docentes capazes de refletir sobre a prpria prtica, investigando-a desde a realizao do estgio supervisionado, parece ser condio sine qua non nos cursos de formao desde a dcada de 1990. No entanto, conforme salienta Zeichner (1992), h que se considerar as limitaes de algumas verses de estgio pautadas por uma epistemologia da prtica, visto que, sob a alegao de estar fazendo mudanas, apenas legitimam prticas que deveriam ser transformadas (p. 127). Outro perigo, segundo o autor, a rejeio de todo e qualquer conhecimento externo sala de aula, ou seja, do conhecimento acadmico cientfico. Alm disso, corre-se o risco de refletir por refletir, sem considerar os princpios morais e ticos que determinam o modo de pensar dos professores (ZEICHNER, 1992, p. 128). Descontadas as problemticas apresentadas por Zeichner (1992), acreditamos que a prtica proporcionada pelo estgio supervisionado deve se realizar em um ambiente em que professores de ingls em formao se beneficiem desse momento para compreender mais e melhor as diferentes realidades de ensino dessa lngua nos variados contextos em que podero atuar como docentes e que haja desenvolvimento profissional dos professorescolaboradores e dos professores-supervisores. Tambm creditamos reflexo sobre a prpria prtica desde a formao universitria uma parcela importante na preparao dos futuros docentes para enfrentar os obstculos inerentes ao incio da carreira docente. Estendemos nossas consideraes realizao de pesquisas reflexivo-crticas pelos professores em formao desde o incio do curso de graduao, pois, comungando com Freire (1996/2007, p. 39), cremos que seja com rigorosidade metdica na anlise crtica de aes anteriores ou atuais que se pode melhorar a prxima prtica.
Ensino de ingls em escolas pblicas

Vrios estudos sobre o ensino de ingls nas escolas pblicas brasileiras tm sido desenvolvidos por diferentes pesquisadores, enfocando diversos aspectos desse contexto. Coelho (2006) trata das crenas de professores de ingls em escolas pblicas de Minas Gerais sobre a possibilidade de aprender tal lngua nesse tipo de escola. Os resultados encontrados pela autora mostram a necessidade de: 1) currculos que privilegiem contedos significativos para os alunos; 2) seriedade no ensino de ingls, possibilitando o conhecimento das quatro habilidades; e 3) ressignificao da escola com base nas propostas educativas apontadas pela legislao e por estudos recentes sobre tal assunto.
252 RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

O estudo de Pessoa (2006), cujo objetivo era examinar as reflexes de quatro professores de ingls de escolas pblicas em Gois sobre seu fazer pedaggico e as consequncias desse fazer para os alunos, mostra que o questionamento da prpria prtica pelos professores participantes propiciou um redimensionamento de suas teorias prticas sobre o ensino de ingls na escola pblica. Alm disso, eles atestam que o movimento de mudana em suas prticas foi deflagrado pela oportunidade de olhar mais sistematicamente para tais prticas durante as sesses de reflexo das quais tomaram parte. Perin (2003) apresenta a viso de professores e alunos da rede estadual de Maring-PR sobre o ensino de ingls nas escolas pblicas daquela cidade. Os resultados apontam uma realidade de ensino no muito diferente da que encontramos no Estado de Gois, tanto no que tange ao ensino quanto formao dos professores. Segundo a autora, o ensino de ingls ocorre em um processo cclico de causa e efeito, em que a escola, que no pode interferir na contratao dos docentes, no se responsabiliza pela m atuao de alguns deles. Os professores, por sua vez, devido falta de apoio profissional e financeiro por parte do governo, no se engajam no desenvolvimento de aes conjuntas para garantir uma aprendizagem mais efetiva. Os alunos e gestores das escolas, devido grande rotatividade de professores, tm sempre a sensao de que no h progresso de contedos. Isso acarreta uma desvalorizao tanto da disciplina quanto do trabalho do professor de ingls, gerando menos oferta de trabalho. No final, a frustrao de todos os envolvidos no processo patente. Revela-se, na concluso da autora, uma crtica aos programas de formao de professores de lngua inglesa e s propostas de ensino feitas pela legislao, pois, para ela, qualquer interveno ou mudana na escola e na forma de ensinar ingls devem ter como base a cultura escolar e advir principalmente da prtica de sala de aula. A pesquisa de Uechi (2006) analisa cinco contextos diferentes de ensino de ingls nos nveis fundamental e mdio em escolas pblicas e privadas de So Paulo. A autora constatou que, em todos, a lngua inglesa vista como disciplina-problema e, por isso, foi tratada de modo diferenciado pelas escolas, que buscaram formas alternativas de ensin-la: parcerias de uma escola particular e um centro de idiomas, a criao de um centro de lnguas dentro de um dos colgios pesquisados, terceirizao do ensino em outro, implantao de uma Disciplina-Projeto de ensino da lngua-alvo para o ensino mdio em uma escola pblica e aulas de reviso para alunos do terceiro ano de escolas pblicas, visando leitura. Segundo a autora, as tentativas das escolas de

RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

253

solucionar o problema acabam por gerar um embate entre o novo e o tradicional no ensino de ingls. As escolas, na busca por propostas de ensino mais condizentes com modelos contemporneos que possam tornar o ensino de ingls mais adequado e eficiente, se veem constrangidas por influncias externas, como a alardeada necessidade de domnio da lngua inglesa para fazer parte do mundo globalizado da atualidade e de adentrar mais facilmente o mercado de trabalho. O estudo tambm salienta a mercantilizao do ensino de ingls que acaba por ocorrer diante das demandas globais e de comunidades locais. Diante do exposto, percebe-se que, qualquer que seja a proposta pedaggica das escolas pblicas, a inteno tornar o ensino de ingls mais significativo para os alunos, diminuindo ou extinguindo a frustrao tanto de professores quanto de alunos. Para tanto, faz-se necessrio que o conhecimento dos professores seja considerado no momento da elaborao de currculos, pois eles conhecem mais profundamente a realidade na qual atuam. Alm disso, a escola deve se ressignificar, de forma a atender legislao para o ensino de ingls e aos interesses dos alunos, pais e mestres.
Um contexto quase ideal

Esta pesquisa foi realizada no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada ao Ensino (CEPAE) aqui identificado com o intuito de valorizar e reconhecer o trabalho de estgio supervisionado de ingls ali desenvolvido , instituio vinculada Pr-Reitoria de Graduao da Universidade Federal de Gois (UFG), numa turma de quinta srie, com vinte alunos. O CEPAE mantm em funcionamento regular o Ensino Fundamental e o Ensino Mdio, alm de oferecer alguns cursos de ps-graduao lato sensu. O ensino de lngua inglesa nessa instituio se baseia na Abordagem Comunicativa, uma vez que so focalizados sistematicamente aspectos funcionais e estruturais da lngua (RICHARDS; RODGERS, 2001). Nas aulas, em geral, estruturas contextualizadas so apresentadas e praticadas em atividades comunicativas, envolvendo as quatro habilidades. A carga horria de duas horas-aula semanais. O perodo de estgio de lngua inglesa realizado no CEPAE composto de trs etapas distintas: observao, semirregncia e regncia. Na primeira, os estagirios observam as aes do professor da turma por um ms, a fim de se ambientarem tanto com o funcionamento da sala de aula quanto com o mtodo de ensino empregado. Na segunda fase, os estagirios comeam a dar aulas em duplas e, cada um ministra, em mdia, duas horas-aula. A importncia dessa fase consiste na possibilidade de o estagirio ganhar confiana. Na terceira
254 RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

e ltima fase, os estudantes em formao se ocupam em dar aulas inteiras (cerca de quatro horas-aula para cada um deles), tendo a oportunidade de lidar com a turma como se eles fossem professores da turma investigada. Ao final de cada uma das aulas, os estagirios se renem com o professor da turma para discutilas em sesses de feedback, nas quais tanto o professor quanto os estagirios tecem comentrios sobre as aulas do dia. De um lado, se comparado s demais escolas pblicas goianas, o CEPAE pode ser considerado um contexto ideal de ensino e de formao de professores, visto que seu quadro de professores formado por mestres e doutores, que atuam nica e exclusivamente em suas reas de formao e, exceo de um, em carter de dedicao exclusiva. Alm disso, eles so agrupados por subreas (Lngua Estrangeira, por exemplo) e reas (Comunicao e Artes um exemplo), facilitando o contato e o desenvolvimento de projetos de ensino. Os professores tambm participam ativamente das decises pedaggicas e administrativas em reunies mensais. Cada sala recebe, no mximo, 30 alunos, que adentram o sistema por meio de sorteio de vagas. Os professores de lnguas (ingls, francs e espanhol) ministram suas aulas na lngua-alvo para turmas de, no mximo, 20 alunos e em salas exclusivas aparelhadas com TV, DVD, vdeo cassete, aparelho de som e quadro branco. H trabalhos com obras literrias, filmes, msicas etc., alm de vrios outros materiais pedaggicos de apoio. A escola ainda conta com biblioteca, rdio, sala de msica, quadra de esportes, meliponrio, laboratrio de qumica e de informtica, auditrio, refeitrio, sala de dana, entre outras facilidades. Quanto formao de professores, o CEPAE recebe alunos dos diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal de Gois para a realizao do estgio supervisionado. H uma estreita relao entre a escola e a universidade, de modo que os professores-colaboradores no apenas recebem professores em formao, mas participam ativamente do processo de formao, observando, avaliando e orientando os alunos durante a realizao do estgio. Por outro lado, o CEPAE enfrenta problemas disciplinares, estruturais e de aprendizagem bastante semelhantes aos enfrentados pelas demais escolas pblicas. Ainda que as aulas sejam ministradas na lngua-alvo, a maioria dos alunos no alcana a proficincia lingustica esperada. A desmotivao dos alunos nas aulas de lnguas um obstculo a ser superado. O prdio necessita de reforma, bem como as carteiras, mesas e quadros. A grande quantidade de estagirios em uma mesma sala de aula, muitas vezes, impossibilita que o

RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

255

estgio supervisionado seja mais eficiente na formao desses futuros profissionais. Sendo assim, levando-se em conta os aspectos aqui apresentados, consideramos o CEPAE como um contexto quase ideal tanto para o ensino e a aprendizagem de ingls quanto para a realizao do estgio supervisionado.
Os participantes e os instrumentos de coleta de dados

Participaram deste estudo quatro professores em formao universitria, estudantes da Faculdade de Letras/UFG com habilitao em Portugus e Ingls, que cursavam o quinto e ltimo ano do curso1. As trs professoras Laila, Laura e Lusa ainda no tinham vivenciado a experincia de serem professoras de ingls e o professor Pedro j lecionava h pelo menos oito anos em cursos livres de ingls. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas no incio (EI) e no final (EF) do perodo de coleta (abril a setembro de 2006). Tais entrevistas foram gravadas em udio e transcritas de maneira no-verbatim. Optou-se pela adaptao das falas norma padro, pois o que interessava era o contedo e no a forma lingustica. Alm disso, um questionrio (Q) foi enviado aos participantes via e-mail em novembro de 2008, quase dois anos aps o trmino do curso, com o intuito de verificar se eles estavam atuando como professores de ingls na escola pblica e se suas teorias pessoais sobre o ensino nesse contexto tinham sofrido alguma mudana.
Falando do lugar de professores em formao

Na entrevista inicial, de modo geral, a viso das trs participantes sobre o ensino de ingls na escola pblica bem tpica do professor recm-formado ou iniciante, configurando-se de modo bastante idealista. O idealismo se faz presente na vontade manifestada por elas de fazerem algo diferente do que suas professoras fizeram quando eram estudantes do Ensino Fundamental e Mdio, como se pode ver no seguinte excerto:
[...] se for para eu escolher, eu gostaria de trabalhar em escolas pblicas, porque eu tenho vontade de fazer diferente do que fizeram comigo. Diferente no sentido de dar oportunidade aos alunos de ter a esperana
O regime do curso ainda era o anual, portanto, somente no quinto e ltimo ano de curso, os professores em formao faziam a disciplina de Didtica e Prtica de Ensino de Ingls e, consequentemente, o estgio supervisionado.
1

256

RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

de, realmente, aprender um pouquinho. Meu alvo tornar o aprendizado da lngua o mais prximo possvel da realidade do aluno. Talvez, hoje, isso seja mais fcil, porque o contato com a mdia, com a informtica est mais popularizado. Eu penso que possvel acender uma expectativa ou no apagar a expectativa daquele que acha que vai aprender. Eu gostaria que meus alunos aprendessem realmente. Eu no vou dizer sair falando ingls, mas que eles aprendessem e fosse til para a vida deles, no fosse simplesmente uma matria a mais. Eu tenho vontade de fazer essa diferena (Laila, EI, 12/05/2006).

Em meio a sua grande expectativa de fazer com que a lngua inglesa seja til na vida de seus futuros alunos, revela-se a teoria pessoal de Laila de que a tecnologia pode ajudar o professor a ensinar e o aluno a aprender a lngua-alvo. Essa sua teoria pessoal parece estar atrelada ao pensamento de muitos profissionais da educao, para quem ensino e aprendizagem somente se do de modo efetivo se houver materiais tecnolgicos envolvidos, descartando-se a possibilidade de que isso ocorra com o uso de pouca ou nenhuma tecnologia. bem verdade que Laila encontrar enormes desafios para cumprir seu objetivo de aproximar a aprendizagem de ingls da realidade de seus alunos. Entretanto, a oportunidade de refletir sobre os fatores que tornam difcil o ensino de lnguas no contexto das escolas pblicas brasileiras pode ser o caminho para que tal realidade seja mudada, uma vez que, por meio da reflexo, os futuros professores perceberiam o ensino de ingls de um modo mais realista tendo conscincia das limitaes e possibilidades a eles oferecidas , o que causaria menos frustraes a esses docentes e talvez lhes desse mais fora para continuar transformando sonhos em realidade. A fala de Lusa revela sua teoria pessoal de que deve ser dada a oportunidade s crianas mais carentes de ter um ensino de ingls que seja realmente efetivo:
No pretendo ensinar em escolas de idiomas no, mas em uma escola normal [escola regular e pblica]. Principalmente, com crianas carentes. Eu fico vendo o trabalho da [professora da turma] e pensando quantas crianas no tm aquela oportunidade. Ento, eu quero dar o melhor de mim para ver se eu levo isso para as crianas que realmente precisam, que no tm oportunidade (Lusa, EI, 11/05/2006).

Lusa no aponta dificuldades que possam impossibilitar suas aes. Ela parece perceber o ensino de ingls na escola pblica como algo isento de problemas. Essa sua viso idealizada da realidade de tal contexto parece estar
RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010 257

ligada a sua inexperincia como professora, o que a faz acreditar que o ensino de ingls na escola pblica possa ocorrer sem maiores dificuldades e que, para isso, basta haver um professor disposto a realiz-lo de forma diferente. Assim como Laila, Lusa se mostra disposta a, pelo menos, tentar realizar tal tarefa. Fruto da escola pblica cujo foco da primeira lio de ingls o verbo to be, Laura tambm quer atuar nesse contexto, com o intuito de ensinar ingls de um modo diferente:
Eu quero ir para a escola pblica. Pelo que eu conheo, sabemos que, ainda hoje, a deficincia muito grande. Eu quero tentar fazer alguma coisa na escola. Acho que at porque foi onde eu sempre estudei. Ento, aquela coisa de voc querer consertar, fazer alguma coisa que no fizeram com voc. Ento, eu quero ver se eu planto pelo menos uma sementinha, alguma coisa que seja diferente (Laura, EI, 04/05/2006).

Ao contrrio de Lusa, que tem uma viso bastante idealista da escola pblica, Laura percebe que h dificuldades inerentes ao ensino pblico, especialmente no que se refere lngua inglesa, que podem ser um entrave para a realizao de um trabalho de qualidade. Todavia, ela parece no se intimidar diante das deficincias da escola pblica. Assim como as demais participantes, ela est disposta a, pelo menos, tentar transpor os obstculos que se apresentem, a fim de fazer alguma coisa diferente. O diferente, na concepo de Laura, Laila e Lusa, parece se referir a tornar a aprendizagem de ingls mais relevante para os alunos, lev-los a perceber que aprender outra lngua pode ter alguma utilidade em suas vidas. No excerto a seguir, pode-se notar a teoria pessoal de Laura de que possvel ensinar e aprender ingls na escola pblica desde que alguns requisitos sejam observados:
Eu acho que no sei falar se d para sair da escola usando as quatro habilidades. Acho que comeando l da quinta srie [Ensino Fundamental] at o terceiro ano [Ensino Mdio], tendo um livro e apoio, eu acho que possvel. Voc pode ter um grande avano, mas acho que do jeito que vai... no sei no... Acho que no existe ambiente propcio ali para que isso acontea. Eu acho que, por mais que voc queira fazer diferente e voc pode fazer diferente , eu no sei se vai. Agora, se compararmos uma aula de escola pblica com o cursinho de ingls, eu acho que no d. Acho que o resultado que voc tem bem diferente. S que eu acho que se pode oferecer mais, melhorar mais. Na realidade, eu no sei se d (Laura, EI, 04/05/2006).

258

RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

Os requisitos propostos na teoria pessoal de Laura se referem ao uso de livros didticos, ao uso da lngua-alvo tanto pelo professor quanto pelos alunos, desde as primeiras aulas nas sries iniciais at no ltimo ano do Ensino Mdio, e apoio, que entendemos como apoio pedaggico aos professores na realizao da tarefa de ensinar a lngua-alvo. Assegurados esses requisitos, ela acredita em avanos em relao ao que se faz na escola pblica, mas no em mudanas profundas, pois percebe que tais mudanas precisam abranger no s a aula de ingls, mas a escola como um todo. Ao dizer que no existe ambiente propcio para isso, Laura nos leva a crer que essas mudanas devem alcanar as polticas pblicas para o ensino de lnguas estrangeiras. A viso menos idealista de Laura sobre o ensino na escola pblica tambm se revela no fato de ela perceber que a vontade do professor esbarra em uma srie de obstculos que, muitas vezes, acabam por suplant-la, ao mesmo tempo em que mostra sua disposio e desejo de fazer diferente. Nota-se aqui um embate entre acreditar na possibilidade de fazer diferente e as reais condies de realizao desse intento. Alm disso, o modo como Laura percebe o ensino pblico em oposio ao privado remete aos objetivos educacionais para a escola pblica defendidos em Gimenez (2001). Segundo essa autora, a formao do estudante deve ser integral, de modo que ele possa atuar e participar do mundo em que vive. Portanto, a escola pblica no deve se preocupar em atingir os mesmos padres dos cursos de idiomas, que tm o objetivo instrumental de apenas ensinar os alunos a falar. Pedro, guiado por sua teoria pessoal de que os mtodos que se pautam pelo ensino comunicativo de lnguas surtem mais efeito para o aprendizado dos alunos revelada em outro momento da entrevista , tambm fala em fazer diferente, mas do lugar de quem no conhece esse contexto:
Pelo que ouo comentar, acho que deve ser meio difcil para o professor dar aula comunicativa, porque, nossa, imagina quantos alunos tem ali dentro. Eu acho que seria difcil, mas eu ia tentar, pelo menos. A minha inteno que, quando eu for dar aula, eu vou querer fazer uma coisa legal. Eu vou tentar. Agora, se eu no conseguir, a... a... Mas que eu vou tentar, eu vou. Eu vou chegar l e vou fazer a minha parte. Eu vou tentar mudar, mas se no der certo... (Pedro, EI, 23/06/2006).

Pedro percebe a escola pblica como um local em que possvel ensinar ingls de modo comunicativo. Suas falas acerca disso, no entanto, no parecem ingnuas, pois ele consegue perceber um dos entraves para a realizao de aulas

RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

259

comunicativas nessas escolas: o grande nmero de alunos nas salas de aula. Mas, como todo profissional em incio de carreira, ele idealiza essa possibilidade, dizendo que vai tentar fazer a parte dele. No entanto, as duas hesitaes presentes em sua fala se eu no conseguir, a... a... e mas se no der certo... revelam a insegurana caracterstica do professor iniciante, bem como um possvel descrdito possibilidade de ensinar e aprender ingls nas escolas pblicas.
Falando do lugar de professores recm-formados

Na entrevista final, encerrados o estgio supervisionado e o curso de graduao, o ensino de ingls na escola pblica passa a ser visto pelos participantes do lugar de professores que vivenciaram tal contexto, ainda que em uma escola quase ideal. Laila reafirma sua inteno de dar aulas na escola pblica:
Continuo [querendo dar aulas na escola pblica]. claro que agora eu estou pensando que muito mais difcil do que eu imaginava, porque, no incio, eu pensava: Ah, eu vou fazer a diferena, porque na escola pblica todo mundo tem a ideia de que ningum aprende ingls, mas tambm tem os professores que esto acomodados.... Eu tinha esse olhar. Agora, parece que eu estou comeando a cair na real, que a coisa no fcil, que a escola pblica no tem recursos, tem alunos demais, ento, a realidade muito difcil. Eu comecei a ver o outro lado da moeda. Mas, mesmo considerando que complicado, eu ainda gostaria de tentar (Laila, EF, 21/11/2006).

Se na primeira entrevista Laila j percebia alguns dos entraves para um ensino efetivo de lngua inglesa na escola pblica, nesse excerto v-se que ela se tornou mais consciente da realidade de muitas dessas escolas. Comear a cair na real sobre a verdadeira situao do ensino de ingls nas escolas pbicas parece ter sido causado pela observao da realidade do CEPAE, que, embora seja um contexto privilegiado conforme dito anteriormente, no deixa de ser uma escola pblica que enfrenta problemas como indisciplina, pouca proficincia lingustica de alguns alunos, falta de compromisso com a prpria aprendizagem, falta de material didtico, estrutura fsica sucateada, entre outros. A percepo desse outro lado do CEPAE associada s discusses realizadas nas sesses de feedback nos parece ser um fator que contribuiu para que Laila alterasse um pouco seu ponto de vista sobre a certeza de poder ensinar

260

RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

aos seus alunos de modo diferente do que foi ensinada. importante ressaltar que, mesmo diante da constatao das dificuldades em ensinar a lngua inglesa na escola pblica, Laila no desistiu de atuar nesse contexto e nem de tentar de fazer diferente. Seis meses depois, Lusa permanece firme no propsito de ensinar na escola pblica. Ela teoriza que a escola pblica o lugar para aplicar os conhecimentos adquiridos durante o estgio supervisionado e na graduao:
Continuo [querendo dar aula em escola pblica] porque acredito que tudo o que a gente aprendeu aqui pode contribuir muito l fora. Eu acho que a escola pblica um lugar ideal para voc colocar em prtica o que voc aprendeu aqui, porque l tem muita criana que precisa disso, precisa de mudana, precisa de mais ateno. E o que a gente aprendeu aqui que temos de pensar mais no aluno, respeitar o momento de cada um, tentar passar tudo o que a gente aprendeu da melhor forma (Lusa, EF, 28/11/2006).

Lusa parece muito mais segura da possibilidade de ensinar efetivamente a lngua inglesa na escola pblica agora que tem o respaldo dos conhecimentos adquiridos tanto na graduao quanto no estgio supervisionado. Porm, sua teoria pessoal d ideia de que tudo aquilo que dado na universidade deve ser aplicado tal qual foi apresentado, como se o conhecimento acadmico fosse uma verdade inquestionvel. bvio que esse conhecimento importante, mas, em vez de aplicado, deveria ser utilizado, por ela, como subsdio para elaborao ou reestruturao das prprias teorias pessoais acerca de sua prtica pedaggica. Ao mesmo tempo em que acredita na possibilidade de ensinar e aprender ingls nas escolas pblicas, Laura, diante das dificuldades que sabe que ir enfrentar, no se sente completamente segura para fazer dessa sua ideia uma assero positiva. A sua incerteza aponta para uma conscientizao de que exercer a docncia de lngua inglesa em escolas pblicas no ser trabalho fcil e demandar disposio para realiz-lo a contento dos alunos, dos pais, da comunidade e da escola, sem deixar de lado os interesses do professor. Perguntada sobre seu desejo de atuar na escola pblica na segunda entrevista, Laura afirma que tal intento permanece, bem como a ideia de fazer diferente. Mas, por outro lado, Laura percebe que, para fazer diferente, ela precisa agir diferente. Sua teoria pessoal no seguinte excerto a de que ensinar ingls na escola pblica significa conhecer a realidade do aluno para fazer algo diferente:

RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

261

Quero atuar na escola pblica, mas eu no espero nada fcil. Eu sei que a questo da indisciplina deve ser bem maior, porque so crianas que tem mais problemas, que vivem outra realidade. A primeira coisa que eu quero fazer me engajar no mundo deles e, da, tentar alguns planos, alguma direo que eu possa caminhar junto com eles. No quero aquela coisa de passar o verbo to be e ficar s naquilo. De repente, promover mais para eles. Levar uma tirinha, uma coisa diferente, na qual tenha uma palavra ou uma situao diferente, para eles terem a possibilidade de ter um contato melhor com a lngua e de aprender (Laura, EF, 24/11/2006).

Pode-se dizer que a teoria pessoal de Laura sobre o ensino e a aprendizagem de ingls na escola pblica reside no engajamento do professor ao mundo do aluno, realizando aulas em que a realidade do aluno seja privilegiada, proporcionando-lhes um contato mais produtivo com a lnguaalvo, de modo que a aprendizagem da lngua em questo seja relevante para o estudante. Ao dizer que no espera nada fcil e falar da questo da indisciplina, Laura mostra que tem uma ideia das dificuldades que enfrentar no contexto da escola pblica. Mas, interessante notar que, mesmo diante dessa constatao, ela aponta para uma prtica diferenciada, comungando com uma srie de preceitos propostos por Freire (1996/2007), pois ela pretende que o conhecimento seja coconstrudo com seus alunos. Na segunda entrevista, Pedro continuava querendo ser professor de ingls na escola pblica:
Prefiro dar aula em escola pblica do que em escola particular, porque eu acho que, na escola particular, tem muita autoridade em cima de voc. Acho que eles so mais tradicionalistas. Eu j acho que, na escola pblica, no. A gente tem mais liberdade para ensinar do que em escola particular (Pedro, EF, 04/12/2006).

A teoria pessoal de Pedro revelada nesse excerto de que a escola particular, por utilizar mtodos mais tradicionais, mais controladora, ao passo que, na escola pblica, o professor livre para usar os mtodos que julgar necessrios aprendizagem dos alunos aponta para uma viso mais crtica das possibilidades de ao do professor naquele ambiente. Ou seja, na viso de Pedro, a escola pblica no se mostra um ambiente to controlador das aes do professor como querem nos fazer acreditar alguns desses profissionais, que se escondem sob essa ideia de controle para continuar com as mesmas prticas arcaicas de ensino. Diante dessa pressuposta liberdade de ao do professor de ingls da
262 RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

escola pblica, refora-se a ideia de poder fazer diferente do que comumente se faz. No caso de Pedro, o diferente reside na utilizao de novos mtodos ou propostas pedaggicas, mais especificamente, do ensino comunicativo de lnguas.
Falando do lugar de professores iniciantes

No questionrio enviado aos participantes em novembro de 2008, foram constatadas algumas mudanas em suas teorias pessoais sobre a possibilidade de ensinar ingls na escola pblica. Laura, apesar de ainda estar na sala de aula, afirma que se desilude a cada dia com o ensino na escola pblica e que pretende sair assim que passar em um dos concursos para os quais tem estudado:
Desde que sa da faculdade, estou lecionando em escola pblica. Hoje, eu no tenho o desejo de continuar dando aula. Estou estudando para concurso e esperando que novas oportunidades apaream na minha vida. O meu entusiasmo pela educao est diminuindo. algo que no me alegra, pois em alguns momentos tenho a sensao de que deveria ter feito tudo diferente e que poderia ter tentado outros rumos para minha vida profissional. H momentos, na sala de aula, em que me sinto desanimada e perdida, pois parece que no basta preparar aula, pesquisar atividades e ter envolvimento com seu trabalho. Tudo isso parece em vo quando ficamos falando e os alunos no do ouvidos ao trabalho proposto. Outro grande agravante a indisciplina, a violncia e a desvalorizao por todos da escola pblica (Laura, Q, 22/ 11/2008).

O desnimo de Laura aps to curto perodo como professora de ingls na escola pblica j se evidenciava, no final do estgio supervisionado, quando a entrevistamos. A diminuio de seu entusiasmo pela educao nos leva a questionar a validade dos cursos de formao no que tange a preparao de professores para enfrentarem a complexa e conturbada realidade da maioria das escolas pblicas. Muitos desses cursos se preocupam em fornecer variadas tcnicas de ensino aos seus alunos, deixando de abordar aspectos como o relacionamento aluno / professor, a questo da violncia presente em muitas escolas, a desvalorizao que a profisso vem sofrendo ao longo dos anos, a autoestima e a motivao do professor, entre outros. Ao contrrio de Laura, Lusa continua acreditando no ensino de ingls na escola pblica:

RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

263

Eu estava lecionando Portugus na entidade Sociedade Cidado 2000 como substituta, mas meu contrato venceu e, infelizmente, meus planos para continuar trabalhando l, agora, provavelmente, como professora titular de ingls, foram por gua abaixo. Eu devo ser convocada, em breve, para assumir na prefeitura, pois meu nome o prximo da lista. Eu estava amando trabalhar na CAT (Coordenao do Adolescente Trabalhador). L, eu tive a oportunidade de conhecer de perto o trabalho com esses jovens e participar diretamente das atividades da equipe pedaggica. uma pena que tudo no possa continuar como antes, pois o trabalho com esses adolescentes mesmo indispensvel. Eu ainda continuo com o mesmo pensamento e fico muito feliz quando sinto que estou sendo til em uma escola pblica. No sei o dia de amanh, mas pretendo continuar com o meu propsito de sempre (Lusa, Q, 28/11/2008).

A teoria pessoal de Lusa de que as crianas carentes realmente precisam de oportunidade de aprender ingls de modo diferenciado permaneceu inalterada. O seu entusiasmo pelo ensino na escola pblica continua o mesmo, conforme ela mesma atesta. O fato de ter vivenciado a dura realidade das crianas atendidas pelo programa de assistncia por ela mencionado e de ainda no ter atuado como professora de ingls no arrefeceu seu desejo de ensinar de maneira diferente da qual foi ensinada. Ao contrrio, o conhecimento das dificuldades parece ter sedimentado sua vontade e acrescentado o desejo de realizar um trabalho no mbito social com as crianas e adolescentes participantes do programa Sociedade Cidado 2000. Laila tambm se mostra motivada para continuar a ensinar ingls na escola pblica a despeito da confirmao de algumas dificuldades mencionadas por ela anteriormente:
Estou lecionando em uma escola da rede municipal de ensino. Trabalhei com portugus por um ano e meio na rede particular, mas agora estou fazendo o que eu realmente queria: lecionando ingls em escola pblica. Comecei a atuar assim que terminei o curso da faculdade. Como professora de ingls, comecei em jan/2008. No mudei de ideia quanto a ensinar em escola pblica. Continuo querendo fazer a diferena na vida dos meus alunos em relao ao ensino da lngua inglesa. Entretanto, esse quase um ano de experincia me fez constatar algumas dificuldades que eu j previra, como salas cheias e falta de recursos, s quais eu hoje somaria outras, tais como minhas prprias limitaes devido inexperincia e mesmo personalidade, que acentua o problema de indisciplina; peguei alunos que j estavam

264

RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

acomodados a no aprender, o que est associado a um sistema (ciclos 2), que, na minha opinio, no bom, pois no apresenta desafios aos alunos e os aprova sem que eles tenham conhecimento suficiente. Diante desse tipo de mentalidade, fiquei um pouco frustrada, mas ainda no desisti, e espero que a experincia me traga solues para essas dificuldades e no o comodismo que tenho visto em alguns colegas veteranos (Laila, Q, 02/12/2008).

Como se v, Laila continua a acreditar na possibilidade de ensinar ingls na escola pblica. A confirmao de algumas dificuldades e a constatao de outras no parecem ter sido suficientes para provocar mudanas em suas teorias pessoais. interessante ressaltar que ela divide a responsabilidade por tais dificuldades entre ela, os alunos e o sistema escolar, caracterizando uma viso mais ampla dos fatores que interferem em seu trabalho como professora, ao contrrio da viso reducionista da maioria dos professores iniciantes, que tende a excluir sua atuao da lista de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem. O participante Pedro continua acreditando no emprego do ensino comunicativo de lnguas nas escolas pblicas:
Eu no estou lecionando no momento. Fiquei seis meses em uma escola da prefeitura, e estava gostando. Eu estava lecionando no EAJA [Educao para Adolescentes, Jovens e Adultos]. Estava fazendo um bom trabalho. No dava pra fazer a mesma coisa que eu fazia no CEPAE, aquela aula em ingls do Communicative Approach. Eu at que tentei, mas acabei desistindo. Na minha opinio, h toda uma questo cultural e social que no permite que os professores da rede pblica realizem esse trabalho com o Communicative. Os alunos no esto preparados pra isso, porque j foram moldados, condicionados pelos professores anteriores de maneira diferente, e no conseguem se adaptar. Eu, ento, passei a mesclar as aulas com ingls e portugus, mas no abri mo dos passos e das atividades do Communicative, apesar de que os idosos muitas vezes se recusavam a fazer a parte oral, e
Organizao do Ensino Fundamental em conformidade com as fases do desenvolvimento humano infncia, pr-adolescncia e adolescncia. Ensinar conforme esse modelo implica uma flexibilizao dos processos avaliativos, do currculo escolar, da organizao do trabalho e da gesto da escola. Em Goinia, o Ensino Fundamental se divide em quatro ciclos de dois anos, tendo como principal critrio a faixa etria do educando. Essa proposta de ensino se baseia principalmente nas ideias de Vigostky, Piaget e Paulo Freire.
2

RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

265

acabavam por escrever os dilogos da practice. Eu acho que todo o sistema educacional pblico, pelo menos na rea de Lngua Estrangeira, precisa ser reformulado, conscientizando alunos e professores quanto ao mtodo comunicativo, para que este possa ser desenvolvido e aplicado por todos os docentes. Mesmo porque a maioria dos professores de ingls mal fala a lngua e nunca ouviu falar do Communicative (Pedro, Q, 25/11/2008).

Pedro tentou, ainda que com vrias limitaes, ensinar ingls na escola pblica utilizando o mtodo comunicativo, em que ele tanto acredita. A sua crena no ensino comunicativo de lnguas, diante dos bons resultados alcanados no perodo em que lecionou naquela escola, parece ter se reforado mais ainda, pois ele aventa a necessidade de que todo o sistema educacional pblico e os professores de lngua estrangeira no s os de ingls se guiem por esse tipo de ensino. Pedro acredita que assim os resultados seriam muito mais satisfatrios.
Consideraes finais

Os participantes deste estudo teorizam sobre o ensino de ingls na escola pblica antes e depois da realizao do estgio. As participantes Laila, Laura e Lusa, inicialmente, percebem o estgio do lugar de alunas oriundas da escola pblica e, ao final, do lugar de professoras que acabaram de se formar e que pretendem dar aulas nesse tipo de instituio de ensino. J o participante Pedro, de incio, entende o ensino de lngua inglesa nas escolas pblicas do lugar de quem j ouviu falar sobre ele, visto que, tendo estudado apenas em escolas privadas, no podia faz-lo sob a tica de aluno. No final do processo de estgio supervisionado, a viso de Pedro se desloca para o lugar de professor formado que vivenciou, no CEPAE, uma das possveis realidades de escola pblica. O estgio supervisionado parece ter influenciado pequenas mudanas nas vises dos participantes Pedro, Laila e Laura sobre o ensino de ingls em escola pblica, visto que, ao final, eles apontavam dificuldades ou entraves para a realizao de um ensino diferenciado em tal instituio de ensino, que no tinham sido mostrados antes. Ressalvadas as pequenas mudanas na viso dos participantes sobre ensinar ingls na escola pblica, todos acreditavam, ao final do estgio supervisionado, que poderiam contribuir para que o ensino dessa lngua se tornasse mais significativo para os alunos. Acreditamos que a realizao do estgio supervisionado no CEPAE contribuiu para que os estagirios se mantivessem firmes em seus propsitos
266 RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

de ensinar ingls em escolas pblicas porque ali eles puderam refletir com seus pares sobre suas aes, alm de terem a ajuda da professora-orientadora e do professor-supervisor com suas dvidas, dificuldades e limitaes. Esse apoio, mais os conhecimentos tericos adquiridos no curso, parece ter dado aos participantes mais certeza de querer atuar como professores de ingls na escola pblica. esse contexto colaborativo que deveria ser criado nas escolas pblicas entre os estagirios e os professores dessas escolas, mas um dos entraves que elas no esto preparadas fsica e profissionalmente para receber os estagirios. Na maioria das vezes, os estagirios so vistos como uma ameaa pelos professores que os recebero em suas salas de aula, no havendo uma integrao entre os objetivos da universidade e dessas escolas para o estgio supervisionado. Sendo assim, pensamos que os cursos de formao de professores, antes de enviar seus alunos a escolas pblicas municipais e estaduais, devem buscar uma aproximao com essas instituies, de forma que os professores-colaboradores participem mais ativamente do processo de formao dos futuros professores que recebero, como ocorre no CEPAE. Diante disso, fica-nos a dvida se a vontade de ensinar na escola pblica demonstrada pelos participantes permaneceria a mesma, caso o perodo de prtica tivesse se dado em escolas da rede pblica do estado ou do municpio, visto que, nessas escolas, os estagirios dificilmente encontrariam o respaldo que encontraram no CEPAE. Esse um questionamento que no poderemos responder, mas foi possvel verificar se as teorias pessoais dos participantes sobre ensinar ingls na escola pblica permaneceram as mesmas ou se sofreram mudanas aps terem iniciado suas carreiras como professores em tal contexto. Trs deles Lusa, Laila e Pedro permanecem com o mesmo intento e procuram fazer com que seus discursos e aes sejam coerentes na tentativa de ensinar ingls na escola pblica. Laura, que j se mostrava um pouco reticente ao final de 2006, desiludiu-se completamente com o ensino de ingls e est tentando mudar de carreira. Com base nos resultados deste estudo, cremos que o estgio deve continuar a ser realizado no CEPAE, pois, conforme apontado anteriormente, o trabalho ali desenvolvido contribui imensamente para a formao de futuros docentes de ingls. No entanto, ressalvamos que se deve dar aos estagirios a oportunidade de conhecer outros contextos de ensino de lngua inglesa, passando por cursos de idiomas e indo at escolas pblicas do centro ou da periferia da cidade. Conhecendo um pouco de cada possvel contexto de

RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

267

atuao, pressupomos que os professores recm-formados podero escolher com mais segurana o seu campo de atuao e, assim, conseguir realizar um trabalho mais satisfatrio tanto para eles mesmos quanto para os alunos, a escola, os pais e a comunidade na qual atuaro.
Referncias
COELHO, H. S. H. possvel aprender ingls na escola? crenas de professores sobre o ensino de ingls em escolas pblicas. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHO, M. H. (Org.). Crenas e ensino de lnguas foco no professor, no aluno e na formao de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 125-143. CRISTOVO, V. L. L. Por relaes colaborativas entre universidades e escolas. In: CRISTOVO, V. L. L.; GIMENEZ, T. (Org.). ENFLOPI construindo uma comunidade de formadores de professores de ingls. Londrina: [s.n.], 2005. p. 19-22. DUTRA, A.; GIMENEZ, K. M. P.; PERES, H. M. M. Conhecimentos em construo: uma anlise de sesses de superviso de prtica de ensino de lngua inglesa. In: GIMENEZ, T. (Org.). Tecendo as manhs: pesquisa participativa e formao de professores de ingls. Londrina: Fundao Araucria, 2007. p. 63-72. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. So Paulo: Paz e Terra, 2007/1996. GIMENEZ, T. A formao de professores de Ingls: desafios da prxima dcada. Boletim Centro de Letras e Cincias Humanas (UEL), v. 40, p. 9-16, 2001. GIMENEZ, T.; PEREIRA, F. M. Relao universidade / escola na formao de professores de ingls: primeiras aproximaes. In: GIMENEZ, T. (Org.). Tecendo as manhs: pesquisa participativa e formao de professores de ingls. Londrina: Fundao Araucria, 2007. p. 97-111. HANDAL, G.; LAUVAS, P. Promoting reflective teaching. Milton Leynes, UK: Open University Press, 1987. ORTENZI, D. I. B. G. A dimenso prtica da formao de professores de ingls. In: CRISTOVO, V. L. L.; GIMENEZ, T. (Org.). ENFLOPI construindo uma comunidade de formadores de professores de ingls. Londrina: [s.n.], 2005. p. 15-18. PERIN, J. O. R. Ensino / aprendizagem de ingls em escolas pblicas: um estudo etnogrfico. Acta Scientiarium: human and social sciences, v. 5, n. 1, p. 113-118, 2003.

268

RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

PERIN, J. O. R. A articulao teoria / prtica na formao de professores de ingls. In: CRISTOVO, V. L. L.; GIMENEZ, T. (Org.). ENFLOPI construindo uma comunidade de formadores de professores de ingls. Londrina: [s.n.], 2005. p. 23-27. PESSOA, R. R. Reflexo interativa: desvelando e transformando teorias prticas sobre o ensino de ingls na escola pblica. Trabalhos em Lingustica Aplicada, v. 45, p. 75-86, 2006. RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. Approaches and Methods in Language Teaching. 2. ed. Cambridge-UK: Cambridge University Press, 2001. UECHI, S. A. Ingls : disciplina-problema no ensino fundamental e mdio? 2006. 175 f. Dissertao (Mestrado em Letras) Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2006. VIEIRA, F. Pontes (in)visveis entre teoria e prtica na formao de professores. Currculo sem Fronteiras, v. 5, n. 1, jan/jun 2005, p. 116-138. VIEIRA-ABRAHO, M. H. Teoria e prtica na formao pr-servio do professor de lngua inglesa. In: GIMENEZ, T. (Org.). Trajetrias na formao de professores de lnguas. Londrina: UEL, 2002. p. 59-76. VIEIRA-ABRAHO, M. H. Crenas, pressupostos e conhecimentos de alunosprofessores de lngua estrangeira e sua formao inicial. In: VIEIRA-ABRAHAO, M. H. (Org.). Prtica de ensino de lngua estrangeira experincias e reflexes. Campinas-SP: Pontes/Artelngua, 2004. p. 131-152. ZEICHNER, K. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formao. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 115-138. ZEICHNER, K. M.; LISTON, D. P. Reflective teaching: an introduction. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1996.

Recebido em 22/04/09. Aprovado em 12/08/09.

RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010

269

S-ar putea să vă placă și