Sunteți pe pagina 1din 4

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.

br

Introduo a ATRITO
De forma mais resumida possvel, atrito a frico entre duas superfcies. Isso ocasiona uma certa resistncia ao movimento. De uma forma mais completa, o atrito um estado de aspereza ou rugosidade entre dois slidos em contato, que permite a troca de foras em uma direo tangencial regio de contato entre os slidos. fato de e!estir atrito entre dois slidos no implica, necessariamente, a e!istncia de uma fora de atrito entre eles. sentido da fora de atrito sempre contr"rio ao deslizamento ou tendncia de deslizamento entre slidos em contato.

De acordo com a #$ lei de %e&ton ' (o e )eao *, os slidos ( e + trocam entre si foras de artito, e!iste uma fora de atrito que ( aplica em + e + em (. ,ais foras de atrito so opostas ' tm mesma intensidades *, mesma direo e sentidos opostos.

as foras de atrito trocadas entre ( e + ' aplicadas em corpos distintos.

e f

* nunca se equili.ram porque esto

e um modo geral os bene!"cios e os male!"cios do atrito #ene!"cios$


/e no fosse o atrito um carro no sairia do lugar porque os pneum"ticos deslizariam sogre a superfcie. 0m uma superfcie lamacenta preciso que 1a2a correntes no pneu do carro para que o carro saia do lugar, so as correntes que fazem com que o atrito aumente. /em o atrito as correntes no poderiam mover as m"quinas e os pregos no ficariam fi!os na parede. 0m uma lom.a, um carro parado s no desliza porque e!iste atrito.

%estibular& A mel'or a(uda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular&.com.br

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

)ale!"cios$
atrito pre2udicial no momento em que ele desgasta as superfcies que rolam uma so.re a outra, aumenta a fora necess"ria para mover um corpo e produz calor. 3ara estes malefcios do atrito fazem4se superfcies super planas e lisas, usa4se metais duros, o uso de lu.rificantes entre as superfcies para que no 1a2a tanto atrito e fiquem mais escorregadias e para que tam.m no 1a2a tanto desgaste das superfcies.

Atrito esttico
corre entre dois slidos que e!iste atrito e, em.ora no 1a2a movimento relativo entre eles, 1" uma tendncia de deslizamento, isto , 1" uma solicitao ao movimento, vai surgir uma fora de atrito no sentido de evitar o deslizamento relativo, que se c1amara fora de atrito est"tica. %o 1avendo deslizamento a fora de atrito est"tica tem intensidade igual da fora que solicitou o sistema a se mover, fora que c1amada de fora motriz. )esumo deste tipo de atrito5 6 aquela fora que ocorre enquanto no 1ouver movimento. 0nquanto o atrito for est"tico, medida que for aumentando a fora motriz, a fora de atrito tam.m aumentar" de modo a equili.rar a fora motriz e impedir o movimento. 0!iste um valor m"!imo, porque no cresce indefinidamente, e c1amado de fora de atrito de destaque.

0!emplo75 sistema de freios (+/. %este sistema quando os pneus vo derrapar por efeito dos freios, um sistema de controle diminui a fora da derrapagem, aumentando os pneus no limite de escorregamento. 3or mais que o motorista pressione o pedal do freio, as rodas no derraparam, mas ficam na eminncia de derrapar. atrito entre os pneus e o solo mantido no m"!imo atrito est"tico, para o qual o coeficiente de atrito maior. 0!emplo85 %os carros de corrida precisa4se de muita acelerao, tanto para diminuir quanto para aumentar a acelerao. %o entanto quando se freia ou acelera o carro a uma troca de fora de atrito entre o pneu e o solo. (ssim, o valor da acelerao fica limitado pela fora de atrito m"!ima. %estibular& A mel'or a(uda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular&.com.br

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br ( maior fora de atrito ocorre na situao de m"!imo atrito est"tico, sem derrapamento, e por isso que os pro2etistas fazem os pneus mais largos e com .orrac1as especiais, que ten1am alto coeficiente de artito com o asfalto.

Atrito cin*tico
corre quando uma fora de atrito age em um corpo qualquer que esta em movimento 'cinem"tica ou din9mica*. 3ara velocidades menores que 5m/s, a fora de atrito cintico praticamente constante e dado por -at : c . % 0!emplo75 1omem primitivo tin1a grande dificuldade de transportar o.2etos grandes. Isso devido ao atrito cintico que entre o o.2eto e o solo se op;e ao movimento alm de provocar o aquecimento das superfcies. ( soluo foi colocar roletes entre as duas superfcies para facilitar o movimento. 0nto um pequeno atrito est"tico 2" o suficiente para girar o rolete e no 1avera atrito cintico. 0nto criaram a roda e os roletes foram e!tinguidos facilitando muito mais. <as vai e!istir o atrito entre o ei!o e a roda, se for usado lu.rificante o atrito cintico diminui, a soluo foi o uso de esferas, .asiada nos vel1os roletes. =omo um movimento circular, vai ter um pouco de atrito cintico, vai 1aver aquecimento por causa das irregularidade da superfcie quando a roda girar.

Atrito din+mico
>m o.2eto que rece.e uma determinada fora e quando esta fora cessa, a velocidade diminui at parar, considerando uma fora de resistncia oposta ao movimento relativo do corpo, c1ama4se atrito din9mico. coeficiente de atrito din9mico menor do que o coeficiente de atrito est"tico, o que significa que, ao iniciar o movimento, a fora de atrito diminui sua intensidade. Durante o deslizamento entre os slidos, se forem iguais as superfcies de contato e que a intensidade da fora normal for constante, a fora de atrito ter" intensidade constante, no importando a velocidade relativa entre os slidos, nem a intensidade da fora motriz.

Atrito de rolamento
=omo o atrito de rolamento e o atrito de rolamento com rodas recaem, praticamente em um mesmo caso ' atrito de uma superfcie slida com outra igualmente slida que rola so.re ela *, ento 1" dois tipos fundamentais de atrito, o de deslizamento e o de rolamento. %estibular& A mel'or a(uda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular&.com.br

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br =omparando os dois o deslocamento por deslizamento mais difcil e o de rolamento mais f"cil. ?uando uma superfcie slida desliza so.re outra as pequenas salincias e reentr9ncias que nelas e!istem prendem4se umas nas outras e produzem o atrito de deslizamento que se op;e ao movimento. atrito tam.m se op;e ao movimento de um o.2eto redondo que rola so.re uma superfcie slida. ?uando se rola uma .ola de gude so.re um tapete grosso a .ola comprime as fi.ras para .ai!o. (sfi.ras tendem a voltar a sua posio normal e produzem o atrito que se op;e ao movimento da .ola. 0!emplo75 pneu de uma .icicleta quando @murc1oA aumenta o atrito de rolamento, mas da maior conforto. 0!emplo85 atrito por rolamento usado nas m"quinas, cu2as superfcies so .em polidas e reco.ertas por lu.rificantes. (s molculas do lu.rificante prmovem um rolamento que diminui o atrito. 0!emplo#5 )olamento de esferas diminui o atrito, rolamento de rodas de ferro ' como as de trem * fazem girar mais facilmente.

#ibliogra!ia
)amac1oB %icolauB ,oledo . s fundamentos da -sica 4 <ec9nica7 . C$edio 0d. <oderna 7DDE <arcosB +"r.araB 0stfano . (prendendo -sica7 . 0d. /cipione 7DDF s&aldB GilmerB Gilliam . -sica na 0scola /ecund"ria . 8$edio . 0d. (+= 7DF8

HersonB 3auloB Ialdemar . =urso completo de fsica 4 vol. Jnico . 7$edio . 0d. <oderna 7DD# H %K(LI0M, Dalton . -sica 4 mec9nica . 0d. (o Livro ,cnico /N( 7DOD / ()0/, Lus Pos . ?umica e -sica 4 <atria e 0nergia . Q$edio . 0d. <oderna 7DDC %estibular& A mel'or a(uda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular&.com.br

S-ar putea să vă placă și