Sunteți pe pagina 1din 144

Interpretao de texto

1 - Q294739 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico de Suporte em Infraestrutura de


Transportes - Estradas / Portugus / Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Preservam-se a coerncia de sentidos e a correo gramatical do texto com a retirada de


a) nem(L.1) b) um(L.4). c) em(L.9). d) que(L.11, segunda ocorrncia) e) de(L.16).

2 - Q294016 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico de Suporte em Infraestrutura de


Transportes - Laboratrio / Portugus / Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Assinale a opo que, ao preencher a lacuna, provoca erro gramatical no texto abaixo.

a) em que b) que c) em que d) em que e) que

3 - Q293842 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Marque N(no) para os argumentos contra o pedgio urbano; marque S(sim) para os argumentos a favor do pedgio urbano. ( ) A receita gerada pelo pedgio vai melhorar o transporte pblico e estender as ciclovias. ( ) Vai ser igual ao rodzio de veculos em algumas cidades, que no resolveu os problemas do trnsito. ( ) Se pegar no bolso do consumidor, ento todo mundo vai ter que pensar bem antes de comprar um carro. ( ) A gente j paga garagem, gasolina, seguro, estacionamento, reviso....e agora mais o pedgio? ( ) Ns j pagamos impostos altos e o dinheiro no investido no transporte

pblico. ( ) Quer andar sozinho dentro do seu carro? Ento pague pelo privilgio! ( ) O trnsito nas cidades que instituram o pedgio urbano melhorou. A ordem obtida :

a) (S) (N) (N) (S) (S) (S) (N) b) (S) (N) (S) (N) (N) (S) (S) c) (N) (S) (S) (N) (S) (N) (S) d) (S) (S) (N) (S) (N) (S) (N) e) (N) (N) (S) (S) (N) (S) (N)

4 - Q293843 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Assinale a expresso que, nas relaes de coeso, no usada para se referir ao autor das palavras transcritas no fragmento abaixo.

a) professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(L.2,3 e 4) b) Ele(L.4) c) ele(L9)

d) O especialista(L.11) e) ele(L.17)

5 - Q293844 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

De acordo com a argumentao do texto, o preo, em Tudo tem um preo(L.17), corresponde a uma consequncia, que se traduz como

a) o direito de ir e vir. b) desenvolvimento industrial. c) os altos preos dos automveis. d) mudanas da matriz econmica. e) problemas de mobilidade nas metrpoles.

6 - Q293846 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Assinale a relao que no corresponde relao de coeso que ocorre no texto.


a) esse direito(L.3 e 4) retoma o direito de ir e vir(L.2). b) O pronome em aplica-se(L.6) retoma A (i)mobilidade das metrpoles(L.4 e 5). c) Elas(L.8) retoma algumas regies metropolitanas (L.5 e 6). d) qual(L.9) retoma mudana intensa(L.9). e) O pronome aqueles(L.22) retoma dos investimentos (L.19).

7 - Q293848 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

A partir das informaes abaixo, avalie as propostas de redao de um pargrafo nos itens a seguir.

I. O brasileiro perde 80 minutos dirios em engarrafamentos e 80% do trnsito ocupado por automveis que transportam somente 30% dos passageiros; enquanto isso, ao redor do mundo, 70 milhes de veculos novos chegam anualmente s ruas. II. Enquanto 80% do trnsito so ocupado por automveis que transportam somente 30% dos passageiros, o brasileiro perde o mesmo tempo, diariamente em engarrafamentos, chegando com 70 milhes de veculos novos s ruas em todo o mundo.

III. Em todo o mundo, 70 milhes de veculos novos chegam, por ano, s ruas. Enquanto isso, o brasileiro perde 80 minutos dirios em engarrafamentos e 80% do trnsito ocupado por automveis que transportam somente 30% dos passageiros.

a) Apenas I est correta. b) Apenas II est correta. c) Apenas I e II esto corretas. d) Apenas I e III esto corretas. e) Apenas II e III esto corretas.

8 - Q293849 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Preservam-se a coerncia de sentidos e a correo gramatical do texto com a retirada de


a) nem(L.1). b) um(L.4). c) em(L,9). d) que(L.11, segunda ocorrncia)

e) de(L.16).

9 - Q293850 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Assinale a opo de reescrita do ltimo perodo sinttico do texto que respeita as regras gramaticais e a coerncia entre as ideias.

a) Ento, a sociedade pode decidir que: (a) aquele espao pode ser utilizado de outra forma. b) Ento, a sociedade pode decidir: aquele espao pode ser utilizado de outra forma. c) Ento a sociedade pode decidir que, aquele espao pode, ser utilizado de outra forma. d) Ento a sociedade pode decidir; que aquele espao pode ser utilizado: de outra forma. e) Ento, a sociedade pode decidir que: (a) aquele espao pode ser utilizado, (b) de outra forma.

10 - Q293853 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Assinale a opo que, ao preencher a lacuna, provoca erro gramatical no texto abaixo.

a) em que

b) que c) em que d) em que e) que

GABARITOS: 1-A C 2-C 3-B 4-C 5-E 6-C 7-D 8-A 9-B 10 -

11 - Q293854 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

De acordo com o desenvolvimento da argumentao do texto, o investimento em transporte coletivo (L.21) a soluo para vrios problemas, exceto para

a) acidentes de trnsito(L.1 e 2).

b) campanhas de conscientizao(L.4). c) engarrafamentos(L.12). d) estresse dos motoristas(L.13). e) comportamento mais agressivo(L.14).

12 - Q293856 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Observa-se que, na comparao entre os dois textos, ambos tratam

a) da criao de vias de uso nico de nibus, mas I ressalta que o preo da passagem poderia ficar mais cara. b) dos grandes congestionamentos provocados pelos nibus, mas I d destaque para a dificuldade com o tempo de viagem.

c) da criao de vias de uso nico de nibus, mas sugerem os dois que seria uma medida insuficiente a longo prazo. d) dos grandes congestionamentos provocados pelos nibus, mas II acrescenta a necessidade de decises polticas. e) da criao de vias de uso nico de nibus, mas II pondera sobre alguns conflitos que surgem para sua implantao.

13 - Q293857 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Preserva-se a coerncia entre as ideias do texto I, bem como sua correo gramatical, ao fazer a seguinte substituio nos verbos:

a) pensaria-se em lugar de se pode pensar(L.5) b) diminua em lugar de diminusse(L.6) c) aumentaria em lugar deaumenta(L.7) d) oferecer em lugar de prover(L.10) e) Devemos em lugar de Temos(L.11)

14 - Q293859 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Assinale a opo em que, na sequncia, os termos preenchem corretamente as lacunas do texto abaixo.

a)

(1) com (1) por (1) com (1) sobre (1) por

(2) do que (2) com (2) do que (2) entre (2) que

(3) com (3) de (3) de (3) de (3) com

(4) em (4) como (4) em (4) em (4) como

(5) de (5) de (5) com (5) para (5) com

(6) como (6) com (6) sobre (6) com (6) como

b)

c)

d)

e)

15 - Q280709 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Depreende-se das relaes de sentido do texto que

a) o primeiro banco do pas foi criado para comprar cartas de alforria para os escravos b) a criao da Caixa Econmica trouxe aos brasileiros uma nova forma de economizar dinheiro. c) a criao da caderneta de poupana tinha como objetivo inicial transformar escravos em poupadores. d) o hbito da poupana revela que a aquisio da casa prpria tem o poder de superar o trabalho desumano. e) o trabalhador que se submete ao aluguel encontra- se, na sociedade atual, encarcerado em trabalho desumano.

16 - Q280710 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Nas relaes de coeso do texto, usa-se o termo

a) seu(L.3) para referir-se ao objetivo da caderneta de poupana(L.3 e 4). b) A aplicao(L.9) para referir-se a financiamento imobilirio(L.6 e 7). c) que(L.11) para referir-se a atividades(L.10).

d) maior motivo(L.12 e 13) para referir-se ao principal objetivo(L.3). e) qual(L.15) para referir-se a trabalho desumano(L.15).

17 - Q280711 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Editorial do Correio Braziliense, de 14/8/2012, mas esto desordenados. Ordene-os nos parnteses e indique a ordem correta para que componham um texto coerente. ( ) A deteriorao do quadro crescente e generalizada no permite ver luz no fim do tnel e carrega consigo o Estado de bem-estar social, arduamente construdo no ps-guerra. ( ) De outro, o Brasil, que, com os fundamentos econmicos slidos, conseguiu conviver com o cenrio adverso sem grandes solavancos, mas sabe que tem uma espada de Dmocles sobre a cabea. ( ) Estados Unidos e Unio Europeia h cinco anos veem despencar o PIB, a produo e os empregos. ( ) Em poucas ocasies da histria recente, o nosso pas enfrentou momentos to cruciais quanto agora. ( ) As teorias conhecidas mostram-se impotentes para dar resposta eficaz ao problema. ( ) De um lado, uma crise financeira que afeta os mercados mais ricos do planeta.

a) 2 - 5 - 3 - 6 - 4 - 1 b) 3 - 4 - 1 - 5 - 2 - 6 c) 6 - 3 - 4 - 1 - 5 - 2 d) 1 - 6 - 2 - 5 - 4 - 3 e) 4 - 1 - 5 - 2 - 6 - 3

18 - Q280712 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Assinale a opo que constitui continuao coesa e coerente para o texto a seguir.

a) Alguns vetores confluem para essa retomada. A queda dos juros e da inflao prepondera entre os fatores gerais, macroeconmicos. plausvel que a desvalorizao do real tambm venha ajudando a indstria nacional. b) A oferta de bens pela indstria local descasou-se a tal ponto do poder de consumo da populao que a entrada de produtos importados, para suprir o aumento da demanda, se tornou um contrapeso importante a segurar o PIB. c) Alm disso, a alta do emprego e dos salrios sustentada pela bonana anterior elevou o custo das empresas acima do que as vendas poderiam compensar. O resultado foi um estrangulamento geral de margens de lucro, que sufocou o investimento privado. d) Da essa dificuldade de novos estmulos ao consumo, via crdito, impulsionarem a atividade como um todo. A nica sada dessa sinuca, rumo a taxas mais elevadas de crescimento, aumentar a produtividade da economia. Com a mesma quantidade de trabalho aplicada, o Brasil precisa produzir mais. e) A primeira uma reduo substancial nas tarifas de energia eltrica, aproveitando o vencimento das concesses de boa parcela do parque de gerao nacional. A segunda reduzir a carga tributria, de maneira escalonada e prudente, mas comeando j.

19 - Q280715 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Assinale a opo que, ao preencher a lacuna no fragmento a seguir, preserva a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto.

a) Isso b) Que c) O que d) Assim se e) Essa caracterstica

20 - Q280716 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Preservam-se a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto ao fazer a seguinte alterao em suas estruturas lingusticas.

a) Inserir a preposio de antes de juros(L.1) e antes de crescimento(L.2). b) Acrescentar o sinal de crase no a antes de endurecer(L.6). c) Retirar a preposio a de antes de procurar(L.8). d) Inserir a preposio de antes de que desencadeou (L.11).

e) Retirar a preposio em de antes de encontrar(L.14).

GABARITOS: 11 - B 12 - E -C 20 - A 13 - D 14 - E 15 - B 16 - E 17 - C 18 - A 19

21 - Q280718 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; Sintaxe; Termos essenciais da orao: Sujeito e Predicado; )

Assinale a opo correta em relao s estruturas lingusticas do texto.

a) O emprego de para(L.3) estabelece uma relao sinttica de concluso. b) O termo batelada(L.5) confere formalidade ao texto. c) Prejudica-se a correo gramatical do perodo ao se substituir seja definido(L.13) por se defina. d) A palavra guarda(L.15) est sendo empregada com o sentido de mantm, encerra, apresenta.

e) O elemento coesivo Esse teto(L.18) retoma o antecedente dvida consolidada lquida(L.17).

22 - Q280722 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Morfologia - Pronomes; )

Assinale a opo incorreta em relao ao uso das estruturas lingusticas do texto.

a) Em que os torna(L.1) o pronome os refere-se ao termo importados(L.4). b) Mantm-se a correo gramatical do perodo e suas informaes originais ao se substituir se registra(L.5) por so registrados. c) O emprego de vrgula aps ano(L.6) justifica-se para isolar o adjunto adverbial anteposto orao principal. d) Na linha 10, o emprego de sinal indicativo de crase em contratao justifica-se porque a palavra associado exige complemento antecedido pela preposio a e contratao" antecedida por artigo definido feminino. e) Mantm-se a correo gramatical do perodo ao se eliminar o do em mais acentuado do que(L.17).

ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.") 23 - Q115324 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /
Interpretao de Textos; )

Em

relao

ideias

do

texto,

assinale

inferncia

correta.

A informao do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio sobre a arrecadao de impostos no pas, atravs do instrumento denominado Impostmetro, mais um elemento de transparncia da democracia brasileira. bom para o pas que instituies independentes faam este tipo de acompanhamento do poder pblico. Mas seria importante, tambm, que os prprios governos mantivessem constante atualizao pblica do que arrecadam e gastam, para que os cidados se sintam efetivamente representados pelos governantes que elegem. O sistema de impostos a maneira histrica com que o poder pblico, no pas e no mundo, arrecada recursos para sustentar-se, para promover os servios essenciais e para investir em obras de sua responsabilidade. Neste sentido, o sistema imprescindvel, integrando de maneira fundamental a estruturao do Estado e da sociedade. Assim, numa sociedade organizada, pagar imposto faz parte dessa espcie de contrato social que garante ao pas o funcionamento adequado, a promoo da sade, da segurana e da educao e a manuteno das instituies e dos poderes. O controle social dos gastos pblicos e a ? scalizao dos cidados em relao ao uso adequado dos recursos so questes bsicas para a qualidade do crescimento do pas. (Zero Hora, RS, Editorial, 28/7/2010)

a) O Instituto Brasileiro de Planejamento uma ins- tituio o? cial pblica. b) O acompanhamento do poder pblico por institui- es independentes prejudica o desenvolvimento do Pas, porque elas tm seus prprios interes- ses. c) A qualidade do crescimento do pas est relacio- nada com o controle social dos gastos pblicos realizado pelos cidados. d) Se os governos mantivessem informaes dispo- nveis sobre seus gastos e sua arrecadao, a administrao ? caria prejudicada. e) O sistema de impostos dispensvel para a es- truturao do Estado e da sociedade.

24 - Q115325 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Interpretao de Textos; )

De acordo com a argumentao do texto, o princpio da visibilidade(L.10)


a) encobre diferenas entre passado e futuro. b) refora a produo de uma falsa verdade. c) signi? ca uma atitude individual e ousada. d) est presente em todas sociedades.

e) questiona a verdade das instituies sociais.

25 - Q115327 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; Redao - Reescritura de texto; )

Os fragmentos que constituem as opes abaixo foram adaptados de Carta Capital, de 12 de maio de 2010, p.38. Em cada uma, a segunda verso apresenta uma reelaborao em que as ideias esto associadas por meio de conectivos. Assinale a opo na qual a segunda verso no respeita as relaes entre as ideias apresentadas na primeira.

a) Companhias inteligentes esto tomando conta do trabalho realizado dentro do escritrio. Os consumidores dos pases em desenvolvimento esto enriquecendo mais depressa que seus colegas do Ocidente. Companhias inteligentes esto tomando conta do trabalho realizado dentro do escritrio, j que os consumidores dos pases em desenvolvimento esto enriquecendo mais depressa que seus colegas do Ocidente. b) Esse cenrio est mudando em alta velocidade. Empresas vitoriosas e vigorosas dos mercados emergentes esto entre as concorrentes ocidentais. Esse cenrio est mudando em alta velocidade, pois empresas vitoriosas e vigorosas dos merca- dos emergentes esto entre as concorrentes ocidentais. c) At recentemente acreditava-se que a globalizao era puxada pelo Ocidente e imposta sobre os demais pases. Patres em Nova York, Londres e Paris controlavam os processos de dentro de suas torres envidraadas. Os consumidores ocidentais abocanhavam a maior parte dos benefcios. At recentemente acreditava-se que a globalizao era puxada pelo Ocidente e imposta sobre os demais pases. Patres em Nova York, Londres e Paris controlavam os processos de dentro de suas torres envidraadas enquanto os consumidores ocidentais abocanhavam a maior parte dos benefcios. d) Velhos pressupostos relativos inovao tambm esto sendo revistos. A prpria natureza da inovao est sendo repensada. Velhos pressupostos relativos inovao tambm esto sendo revistos e a prpria natureza da inovao est sendo repensada . e) No ocidente, muitas vezes a inovao associada a avanos tecnolgicos na forma de produtos revolucionrios. Muitas das inovaes mais importantes consistem em acrescentar melhorias a produtos e processos voltados para o miolo ou para a base da pirmide produtiva. No ocidente, muitas vezes a inovao associada a avanos tecnolgicos na forma de produtos revo- lucionrios, no entanto, muitas das inovaes mais importantes consistem em acrescentar melhorias a produtos e processos voltados para o miolo ou para a base da pirmide produtiva.

26 - Q115328 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

O texto abaixo foi transcrito do Jornal do Brasil, de 28/7/2010. Assinale a opo que constitui continuao gramaticalmente correta, coesa e coerente para o trecho O anncio de que os investidores estrangeiros mudaram o perfil de seus negcios no Brasil pela primeira vez em sete anos preocupante. O pas, nesse perodo, atravessou, com comportamento exemplar, crises de graves propores no cenrio econmico internacional. Deu-se ao luxo at de emprestar dinheiro ao Fundo Monetrio Internacional como reafirmao de seu status de bom pagador e, sobretudo, de uma economia em ascenso, organizada e modernizada. Sucessivas levas de indicadores sociais reforaram o papel de destaque no bloco dos Brics, pases emergentes com grande potencial. Sendo assim, o que teria levado fuga do capital mais interessante, que aquele aplicado em produo e gerao de riquezas?

a) Contudo, quem j tentou instalar um escritrio de uma empresa multinacional no pas certamente sabe da quantidade de obrigaes e exigncias que enfrentam. Alm da enorme burocracia desnecessria em centros de negcio como Rio e So Paulo, a carga tributria continua tornando cada dlar trazido para o Brasil caro demais. b) Quando as economias da Europa comearam baquear, as primeiras a mostrarem os sintomas de doena foram justamente aquelas mais vinculadas quele cenrio econmico favorvel. c) S sobrevivemos ao impacto da crise iniciada com a Grcia e com a Espanha por termos um mercado interno punjante e capaz de sustentar o crescimento. Mesmo com tantos exemplos, no se pensou na possibilidade de mexer nos conceitos bsicos em prol de uma maior estabilidade. d) O diagnstico claro e antigo. Ainda que tenha conseguido ganhar corpo e crescer de uma forma geral, a economia brasileira movida no pela filosofia desenvolvimentista, mas pela filosofia monetarista. O governo trabalha com a moeda de forma a financiar seu prprio dficit. e) H, ainda, a questo da supervalorizao do real, que deixam os produtos brasileiros menos competitivos no mercado internacional, desestimulando investimentos em ampliao da capacidade industrial.

27 - Q115329 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Morfologia; Pontuao; Interpretao de Textos; Significao Contextual de Palavras e Expresses; Conjunes: Relao de causa e consequncia; )

Em relao s estruturas gramaticais do texto, assinale a opo correta.

a) A palavra volpia(L.9) est sendo empregada com o sentido de prazer excessivo. b) O emprego de sinal de dois pontos aps interno (L4) justifiaca-se por inserir uma citao de outro texto. c) A palavra eclodiuLl.2) est sendo empregada com o sentido de se intensificou. d) O termo como(L15) confere ao perodo a noo de comparao entre elevao do emprego formal e massa de rendimentos. e) A conjuno Contudo(L.17) confere ao perodo a noo de condio.

28 - Q115330 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Interpretao de Textos; )

No desenvolvimento do texto, a ideia de

a) desigualdade persistente(L.1) retomada como disseminao dos produtos simblicos(L.11-12). b) simultaneidade planetria da informao(L.8-9) retomada como uso de satlites(L.13). c) postulados(L.3) retomada como novos pro- cessos (L.6). d) benefcios dos intercmbios(L.4-5) retomada como descentralizao das empresas(L.7-8). e) terceiro mundo(L.2) retomada como pases perifricos(L.15).

29 - Q115331 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; Redao - Reescritura de texto; )

Preservam-se as relaes de coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto ao

a) generalizar a ideia de desigualdade persistente (L.1), usando a fexo de plural, As desigualdades persistentes. b) inserir aos antes de hbitos de cada povo(L.11), marcando sua dependncia em relao ao termo adequao(L.9). c) expressar a ideia de explicao por meio de conectivo, em vez de dois pontos, na linha 7, escrevendo: assimetria, pois. d) substituir ainda que(L.4) por apesar de, mantendo a ideia de concesso. e) enfatizar o uso(L.13), fazendo a concordncia de impedem(L.14) com o termo mais prximo, escrevendo impede.

30 - Q115333 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Assinale a opo que d interpretao correta ao uso das estruturas lingusticas no texto abaixo.

a) Na linha 6, as trs ocorrncias de seja indicam trs possibilidades alternativas para se respeitar o preceito da igualdade de todos. b) A retirada da segunda ocorrncia de todos, na linha 7, preserva a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto, alm de evitar a repetio do termo. c) O uso do modo subjuntivo em existam(L.15) e aumentem(L.16) exigido pela estrutura sinttica em que ocorrem; por isso, sua substituio pelo modo indicativo desrespeitaria as regras gramaticais. d) Refora-se a ideia de possibilidade, j expressa no perodo sinttico, ao substituir h(L.15) por podem haver, sem prejudicar a correo gramatical do texto. e) Como o verbo chegam(L.11) exige que seu complemento receba a preposio a, a insero do sinal indicativo de crase em a determinadas (L.11) manteria a correo gramatical do texto e indicaria a presena do artigo.

GABARITOS: 21 - D 22 - E -B 30 - C 23 - C 24 - D 25 - A 26 - D 27 - A 28 - E 29

31 - Q15441 ( Prova: ESAF - 2009 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Recentemente, a imprensa divulgou uma proposta de financiar as universidades por meio da Lei de Incentivos Fiscais. Seriam permitidas dedues do Imposto de Renda de entidades que investirem em bolsas de estudo, reformas, pesquisas e outras aes. A proposta seguiria o mesmo princpio da Lei Rouanet, que j garante iseno de tributos para empresrios que destinam seus impostos a atividades culturais e esportivas. Fica difcil decifrar o que est por trs desse projeto. Aos desavisados, a proposta soar como ideia brilhante que salvaria a pesquisa e o ensino superior do Brasil. Aos conhecedores das motivaes escusas da poltica cultural vigente, fica a dvida: a trama pode estar envolta em ingenuidade e boa-f, mas pode tambm ser fruto de estratgias voltadas privatizao total e definitiva do ensino superior, cada vez mais tratado como mercadoria. (Jorge Antunes, "O financiamento das universidades privatistas". Correio Braziliense, 16/3/2009, p. e a tramia dos 13, adaptado)

Sobre a proposta de financiar as universidades por meio da Lei de Incentivos Fiscais, depreende-se do texto acima que

a) h o temor de que as dedues dos tributos sejam des- viadas para outras finalidades que no o financiamento das universidades. b) os que no foram avisados da proposta buscam uma forma de salvar as universidades pblicas do Brasil. c) os que tomaram conhecimento da proposta duvidam das motivaes escusas da poltica cultural vigente. d) no est claro qual o verdadeiro propsito de tal proposta e no vai ser fcil descobrir que interesses esto por trs dessa ideia. e) a renncia fiscal vai fortalecer as pesquisas voltadas privatizao do ensino superior.

32 - Q15444 ( Prova: ESAF - 2009 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Assinale a opo que continua de forma coesa e coerente o trecho a seguir. A recesso poder terminar neste ano ainda, se for restaurada alguma estabilidade no sistema financeiro. Nesse caso, 2010 ser um ano de recuperao. A previso, a mais otimista desde o incio do ano, foi apresentada no Senado pelo presidente do Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve, Fed), o economista Ben Bernanke. Quando a maior parte dos analistas

se mostra insegura quanto durao da crise, a indicao de um prazo relativamente curto para o incio da retomada animadora. Mas o otimismo sujeito a uma condio importante e nada fcil de se cumprir. (O Estado de S. Paulo, 26/2/2009)

a) H dvidas se o governo dever estatizar algumas instituies temporariamente ? ideia rejeitada por Bernanke, que admite, apenas, a participao minoritria do governo no capital dos bancos ? e o trabalho de reabilitao est apenas no comeo. b) Foi esse, aparentemente, o objetivo central do presi- dente em seu primeiro discurso ao Congresso a res- peito do Estado da Unio. Ele voltou a descrever os problemas da economia americana, mas apontou tam- bm as possibilidades de reativao e as inovaes polticas contidas no pacote. c) Essa restrio apontada por Bernanke no uma novidade. Foi apontada por vrios economistas e governantes, includo o primeiroministro da Rssia, Vladimir Putin, empenhado em justificar a ajuda aos bancos em seu pas. d) Mas uma lembrana oportuna, quando o governo americano se dispe a pr em prtica o pacote de estmulo fiscal de US$ 787 bilhes aprovado neste ms pelo Congresso. Depois de haver trabalhado muito pela aprovao dessa proposta, o presidente Barack Obama ainda tem de se esforar para transmitir algum entusiasmo aos polticos, empresrios e consumidores. e) A economia s voltar a funcionar razoavelmente quando a arrumao do sistema financeiro der algum resultado. Isso depender no s de uma regulamen- tao mais severa do mercado, mas tambm, e pre- liminarmente, da recapitalizao dos grandes bancos.

33 - Q15445 ( Prova: ESAF - 2009 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Pontuao; Interpretao de Textos; )

Em

relao

ao

texto

assinale

opo

correta.

a) O emprego do subjuntivo em "discipline"(l.2) justifica- se por se tratar de uma informao categrica, de uma afirmao indiscutvel. b) A palavra "falcatruas"(l.6) est sendo empregada com o sentido de aes honestas e confere ao texto um trao de formalidade. c) A forma verbal "tm"(l.17) est no plural porque concorda com "Os atos pblicos"(l.16). d) O sinal de dois-pontos aps "previstos"(l.8) justifica-se por marcar a introduo de um dilogo. e) A expresso "o instrumento"(l.6) retoma o antecedente "defesa do interesse pblico"(l.4).

34 - Q15446 ( Prova: ESAF - 2009 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Morfologia - Pronomes; )

Assinale a opo que est incorreta em relao s estru- turas lingusticas do texto a seguir.

a) Em "p-las"(l .3), o pronome "-las" retoma o antecedente "todas as suas polticas"(l.1 e 2). b) A expresso "desse problema"(l.15) se refere seguinte informao antecedente: "exploso do crescimento econmico"(l.11 e 12). c) Em "As consequncias desse fato"(l.8 e 9), a expresso "desse fato" retoma o antecedente "o presidente est empenhado em cumprir suas promessas de campanha"(?.7 e 8). d) Em "O mais importante deles"(l.6), "deles" se refere ao antecedente "fatores"(l.5). e) A expresso "metas to ambiciosas"(l.18) retoma e co- menta informaes apresentadas nos perodos anterio- res.

35 - Q15447 ( Prova: ESAF - 2009 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Assinale a proposio correta, quanto aos elementos lingusticos e semnticos do texto.

a) A forma verbal "completaria"(l.1) se refere a uma ao que vai ocorrer no futuro, a menos que acontecimentos no tempo presente o impeam. b) o mesmo o sujeito gramatical dos verbos: reproduzem, gerando e partilham (l.6 e 7). c) A palavra "conceito"(l.5) se refere expresso: organismos complexos. d) "Inexoravelmente"(l.4) advrbio derivado de inexorvel, adjetivo que significa: inadvertido. e) O conetivo adversativo "porm"(l.11) se ope, no contexto, ideia de que a contribuio de Darwin para a histria e para a cincia foi pequena.

36 - Q15448 ( Prova: ESAF - 2009 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Assinale a proposio falsa a respeito do vocabulrio do texto.

a) O termo "bondes"(l.9), no contexto, est sendo empregado no sentido de "veculo de transporte coletivo urbano e suburbano, que se move sobre trilhos". b) O termo "anomia"(l.4), no contexto, significa: ausncia de leis, situao em que no se reconhecem regras de conduta. c) O adjetivo "prolficos"(l.3) quer dizer: que produzem ou geram muito. d) A expresso "tomar de assalto"(l.9) tem mais fora semntica que "assaltar". e) O adjetivo "famigeradas"(l.11) se aplica tambm a pessoas "famosas, clebres, muito conhecidas", como em: famigeradas atrizes das telenovelas brasileiras.

37 - Q15449 ( Prova: ESAF - 2009 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Assinale a afirmao falsa a respeito dos elementos lingusticos do texto.

a) A expresso "Nem mesmo"(l.10) pode ser substituda por "At mesmo", sem prejuzo do significado do texto. b) Entende-se um predicado oculto em: Os tiroteios so cotidianos nas vias de acesso ao centro urbano e [so cotidianos] mesmo nesse centro...

c) "Invadiram-se duas instalaes militares"(l.5 e 6) pode ser substituda por: "duas instalaes militares foram invadidas", sem prejuzo da correo gramatical. d) O autor evita afirmar com plena certeza que os jornais cariocas so mais prolficos em notcias de crime do que os paulistas. e) O advrbio "mutuamente"(l.14) significa: reciprocamente.

38 - Q15450 ( Prova: ESAF - 2009 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Morfologia; Pontuao; Interpretao de Textos; Redao - Reescritura de texto; Funes morfossintticas da palavra SE; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Em

relao

ao

texto

abaixo,

assinale

opo incorreta.

a) O travesso aps "Estados Unidos"(l.3) pode ser substitudo por sinal de dois-pontos sem prejuzo para a correo gramatical do perodo. b) Em "concentrar-se"(l.22), o "-se" indica sujeito indeterminado. c) O emprego de vrgula aps "Europa"(l.9) justifica-se porque isola adjunto adverbial de lugar no incio do perodo.

d) Preservam-se a correo gramatical do perodo e a in- formao original se a expresso "j socorrida"(l.8) for substituda por que j tinha sido socorrida. e) A presena de preposio em "ao desemprego"(l.23) justifica-se pela regncia de "combate".

39 - Q15456 ( Prova: ESAF - 2009 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Assinale o segmento do texto inteiramente correto quanto s normas da lngua escrita formal. (Adaptado http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp040149.pdf)

de

a) O termo "quarteirizao" designa um mtodo de resoluo de problemas de que a modernidade trouxe e muitas empresas ainda no se deram conta. b) Essa estratgia possibilita aos empresrios de se dedicarem apenas ao seu negcio, sua atividade-fim, deixando os diversos trmites administrativos nas mos de uma empresa especializada. c) Um exemplo para se entender a quarteirizao e como ela funciona est na Rodoviria Tiet, na cidade de So Paulo, pertencente prefeitura. Como essa no dispe do conhecimento necessrio para administrar a rodoviria, contrata uma empresa que subcontratar outras para o servio de segurana, alimentao, limpeza etc. d) A quarteirizao o prximo estgio da terceirizao, uma estratgia de otimizao dos mercados produtores que buscam um quarto elemento da cadeia produtiva os parceiros prestadores de servios nas reas que no so primordiais sua atividade. e) A quarteirizao advem da utilizao das empresas j terceirizados, dos servios profissionais e qualificados de uma quarta empresa, que desenvolver servios empresa prestadora, ajudando-lhe e garantindo melhor desempenho na prestao de servios do cliente final.

40 - Q15458 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Interpretao de Textos; )

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de Zero Hora, 28/2/2009, mas esto desordenados. Ordene-os nos parnteses conforme a posio no texto final e indique a opo correspondente. ( ) A emergncia e a multiplicidade desses planos e desses pacotes de estmulo esto preocupando at mesmo o diretor-gerente do Fundo Monetrio Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, para quem essas manifestaes

desconexas e parciais no representam solues e, ao contrrio, podem tornarse parte da crise. ( ) A questo do protecionismo, tema central nos debates sobre o comrcio internacional nas ltimas dcadas, ganha agora uma renovada atualidade em decorrncia das medidas que, nos pases ricos e nas naes em desenvolvimento, os governos tm adotado para enfrentar os efeitos da crise global. ( ) Exemplos dessas medidas pontuais e restritas so, entre outras, a proposta subordinada ao slogan buy American, pela qual os consumidores dos Estados Unidos so convocados a comprar produtos locais, e as que o governo de Buenos Aires est adotando para proteger a indstria argentina contra a presena de produtos estrangeiros, mesmo do Mercosul. Alguns dos itens brasileiros s entram na Argentina pagando taxas que vo a 413%. ( ) A ausncia de medidas planetrias para enfrentar esse problema que tem tal dimenso estimula solues parciais e limitadas, que se multiplicam de pas para pas, que levam adoo de pacotes de estmulos distintos e que acabam por dar fora a tentativas quase nacionalistas de defesa de interesses. ( ) Para ele, esse o risco de uma poltica de "empobrecer o vizinho", que a que transparece das decises de pases importantes, a comear pelos da Unio Europeia, dos Estados Unidos e do Japo. A globalizao que ocorreu nas ltimas trs dcadas, mesmo que agora surja como um fenmeno em retrao por causa da crise, ainda um elemento fundamental para o entendimento do interrelacionamento econmico e financeiro internacional e para avaliar os efeitos devastadores e abrangentes da atual crise.

a) 2, 3, 5, 1, 4 b) 4, 1, 3, 2, 5 c) 1, 5, 4, 3, 2 d) 3, 4, 2, 5, 1 e) 5, 2, 1, 4, 3

GABARITOS: 31 - D 32 - E -C 40 - B 33 - C 34 - B 35 - B 36 - A 37 - A 38 - B 39

41 - Q14750 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Interpretao de Textos; )

Assinale a opo que contm compreenso errada do trecho abaixo. Os anos 1980 costumam ser lembrados no Brasil como "dcada perdida". Estultcia. Economicamente, o perodo antes de ajustes que de perda. Quadro internacional adverso, desatualizao e gigantismo do Estado, avano do processo de globalizao. Claro: as condies internacionais no permitiam a continuidade da disparada desenvolvimentista dos anos 1970. Mesmo assim, a economia brasileira cresceu 33,5% no perodo 1980-1989. Nada de espetacular, comparativamente dcada anterior. Mas evoluir um tero na magnitude da economia no perder. apenas avanar menos rapidamente. Alm disso, chamar de dcada perdida o perodo em que o pas reconquistou e consolidou a democracia sobrepor o econmico a tudo. At mesmo liberdade. (Ronaldo Costa Couto, "De 1964 ao Governo Sarney". Em: Oliveira Bastos (org.). Sarney: o outro lado da Histria. Rio: Nova Fronteira, 2001, p.111, adaptado)

a) Segundo o autor, um disparate considerar a dcada de 80 como "perdida". b) O autor considera inapropriado e inadequado, diante do contexto poltico e social da poca, avaliar os anos 80 como tendo sido negativos para o Pas. c) O crescimento da economia, na dcada de 80, foi menor do que no perodo 1970-1979. d) Fatores internos e externos contriburam para que a economia da dcada de 80 avanasse a passos mais lentos. e) A despeito das condies internacionais adversas, a economia dos anos 80 cresceu de modo espetacular.

42 - Q14751 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Interpretao de Textos; )

Recentemente, a imprensa divulgou uma proposta de financiar as universidades por meio da Lei de Incentivos Fiscais. Seriam permitidas dedues do Imposto de Renda de entidades que investirem em bolsas de estudo, reformas, pesquisas e outras aes. A proposta seguiria o mesmo princpio da Lei Rouanet, que j garante iseno de tributos para empresrios que destinam seus impostos a atividades culturais e esportivas. Fica difcil decifrar o que est por trs desse projeto. Aos desavisados, a proposta soar como ideia brilhante que salvaria a pesquisa e o ensino superior do Brasil. Aos conhecedores das motivaes escusas da poltica cultural vigente, fica a dvida: a trama pode estar envolta em ingenuidade e boa-f, mas pode tambm ser fruto de estratgias voltadas privatizao total e definitiva do ensino superior, cada vez mais tratado como mercadoria. (Jorge Antunes, "O financiamento das universidades e a tramia dos privatistas". Correio Braziliense, 16/3/2009, p. 13, adaptado)

Sobre a proposta de financiar as universidades por meio da Lei de Incentivos Fiscais, depreende-se do texto acima que

a) h o temor de que as dedues dos tributos sejam desviadas para outras finalidades que no o financiamento das universidades. b) os que no foram avisados da proposta buscam uma forma de salvar as universidades pblicas do Brasil. c) os que tomaram conhecimento da proposta duvidam das motivaes escusas da poltica cultural vigente. d) no est claro qual o verdadeiro propsito de tal proposta e no vai ser fcil descobrir que interesses esto por trs dessa ideia. e) a renncia fiscal vai fortalecer as pesquisas voltadas privatizao do ensino superior.

43 - Q14752 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Interpretao de Textos; )

O exame da linguagem corrente hoje no Brasil constata uma curiosa oposio entre os termos sociedade e social. Isso ocorre, em particular, no seu uso por parte de empresrios, polticos e jornalistas - para comearmos por uma caracterizao profissional. Mas tambm sucede, para passarmos a uma determinao poltica, que, porm, se sobrepe primeira, por parte dos setores mais direita. Estes ltimos anos, no discurso dos governantes ou no dos economistas, "a sociedade" veio a designar o conjunto dos que detm o poder econmico, ao passo que "social" remete, na fala dos mesmos governantes ou dos publicistas, a uma poltica que procura minorar a misria. (Renato Janine, em: http://www.renatojanine.pro.br/Livros/asociedade.html) A compreenso correta da oposio apresentada no texto acima cria correlao com o par opositivo:

a) uma poltica dos setores direitistas e uma poltica de oposio ao governo b) categorias profissionais e categorias empresariais c) o discurso dos governantes e o discurso dos publicistas d) a elite econmica e as classes pobres e) as classes dominantes e o conjunto dos detentores do poder econmico

44 - Q14753 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Interpretao de Textos; )

Assinale a opo que apresenta continuao coesa e coerente para o texto a seguir. A Embraer um dos orgulhos da indstria brasileira. Resultado da conjugao de esforos de desenvolvimento tecnolgico de centros de pesquisas que receberam apoio decisivo da Aeronutica, a empresa ganhou forte impulso quando passou a ser gerida como companhia privada. visvel a contribuio desse crescimento da Embraer para a transformao da regio que vai de Taubat a So Jos dos Campos, no trecho paulista do Vale do Paraba. A Embraer disputa nada menos com um grande grupo canadense (Bombardier) a posio de terceira maior fabricante de avies comerciais. Seus jatos de 50 a 90 lugares esto em todas as partes do mundo, e a carteira de avies executivos segue nessa mesma direo. (O Globo, Editorial, 3/3/2009)

a) Se algo pode ser feito para minimizar esses problemas da Embraer viabilizar, com condies adequadas, um aumento de encomendas de avies pelas companhias areas nacionais que hoje acham mais vantajoso compor suas frotas com aeronaves de maior porte importadas. b) Contanto que, em face das caractersticas da aviao comercial brasileira, cujo movimento se concentra entre as maiores capitais do pas, a Embraer teve de se voltar essencialmente para a exportao, da qual obtm cerca de 90% de suas receitas. c) Entretanto, no possvel deixar de tratar a Embraer como uma empresa que precisa investir permanentemente grandes somas de capital para se manter afinada com o avano tecnolgico, o que s possvel se a companhia continuar lucrativa. d) Como a legislao trabalhista brasileira anacrnica, presta-se a interpretaes confusas, e no por acaso que isso seja apontado como um dos inibidores da criao de empregos formais no Brasil. e) O impacto social dessa iniciativa para toda essa regio mencionada de fato preocupante, embora, como se trata de mo-de-obra qualificada, a possibilidade de recontratao ou recolocao em outras indstrias considervel.

45 - Q14754 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Interpretao de Textos; )

Assinale a opo que continua de forma coesa e coerente o trecho a seguir. A recesso poder terminar neste ano ainda, se for restaurada alguma estabilidade no sistema financeiro. Nesse caso, 2010 ser um ano de recuperao. A previso, a mais otimista desde o incio do ano, foi apresentada no Senado pelo presidente do Banco Central dos Estados Unidos (Federal

Reserve, Fed), o economista Ben Bernanke. Quando a maior parte dos analistas se mostra insegura quanto durao da crise, a indicao de um prazo relativamente curto para o incio da retomada animadora. Mas o otimismo sujeito a uma condio importante e nada fcil de se cumprir. (O Estado de S. Paulo, 26/2/2009)

a) H dvidas se o governo dever estatizar algumas instituies temporariamente ? ideia rejeitada por Bernanke, que admite, apenas, a participao minoritria do governo no capital dos bancos ? e o trabalho de reabilitao est apenas no comeo. b) Foi esse, aparentemente, o objetivo central do presidente em seu primeiro discurso ao Congresso a respeito do Estado da Unio. Ele voltou a descrever os problemas da economia americana, mas apontou tambm as possibilidades de reativao e as inovaes polticas contidas no pacote. c) Essa restrio apontada por Bernanke no uma novidade. Foi apontada por vrios economistas e governantes, includo o primeiroministro da Rssia, Vladimir Putin, empenhado em justificar a ajuda aos bancos em seu pas. d) Mas uma lembrana oportuna, quando o governo americano se dispe a pr em prtica o pacote de estmulo fiscal de US$ 787 bilhes aprovado neste ms pelo Congresso. Depois de haver trabalhado muito pela aprovao dessa proposta, o presidente Barack Obama ainda tem de se esforar para transmitir algum entusiasmo aos polticos, empresrios e consumidores. e) A economia s voltar a funcionar razoavelmente quando a arrumao do sistema financeiro der algum resultado. Isso depender no s de uma regulamentao mais severa do mercado, mas tambm, e preliminarmente, da recapitalizao dos grandes bancos.

46 - Q14755 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Pontuao; Interpretao de Textos; )

Em relao ao texto assinale a opo correta.

a) O emprego do subjuntivo em "discipline"(?.2) justificase por se tratar de uma informao categrica, de uma afirmao indiscutvel. b) A palavra "falcatruas"(?.6) est sendo empregada com o sentido de aes honestas e confere ao texto um trao de formalidade. c) A forma verbal "tm"(?.17) est no plural porque concorda com "Os atos pblicos"(?.16). d) O sinal de dois-pontos aps "previstos"(?.8) justifica-se por marcar a introduo de um dilogo. e) A expresso "o instrumento"(?.6) retoma o antecedente "defesa do interesse pblico"(?.4).

47 - Q14756 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Interpretao de Textos; Morfologia - Pronomes; )

Assinale a opo que est incorreta em relao s estruturas lingusticas do texto a seguir.

a) Em "p-las"(? .3), o pronome "-las" retoma o antecedente "todas as suas polticas"(?.1 e 2). b) A expresso "desse problema"(?.15) se refere seguinte informao antecedente: "exploso do crescimento econmico"(?.11 e 12). c) Em "As consequncias desse fato"(?.8 e 9), a expresso "desse fato" retoma o antecedente "o presidente est empenhado em cumprir suas promessas de campanha"(?.7 e 8). d) Em "O mais importante deles"(?.6), "deles" se refere ao antecedente "fatores"(?.5). e) A expresso "metas to ambiciosas"(?.18) retoma e comenta informaes apresentadas nos perodos anteriores

48 - Q14758 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Interpretao de Textos; )

Assinale a proposio falsa a respeito do vocabulrio do texto.

a) O termo "bondes"(?.9), no contexto, est sendo empregado no sentido de "veculo de transporte coletivo urbano e suburbano, que se move sobre trilhos". b) O termo "anomia"(?.4), no contexto, significa: ausncia de leis, situao em que no se reconhecem regras de conduta. c) O adjetivo "prolficos"(?.3) quer dizer: que produzem ou geram muito. d) A expresso "tomar de assalto"(?.9) tem mais fora semntica que "assaltar". e) O adjetivo "famigeradas"(?.11) se aplica tambm a pessoas "famosas, clebres, muito conhecidas", como em: famigeradas atrizes das telenovelas brasileiras.

49 - Q14759 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Interpretao de Textos; )

Assinale a afirmao falsa a respeito dos elementos lingusticos do texto.

a) A expresso "Nem mesmo"(?.10) pode ser substituda por "At mesmo", sem prejuzo do significado do texto. b) Entende-se um predicado oculto em: Os tiroteios so cotidianos nas vias de acesso ao centro urbano e [so cotidianos] mesmo nesse centro... c) "Invadiram-se duas instalaes militares"(?.5 e 6) pode ser substituda por: "duas instalaes militares foram invadidas", sem prejuzo da correo gramatical. d) O autor evita afirmar com plena certeza que os jornais cariocas so mais prolficos em notcias de crime do que os paulistas. e) O advrbio "mutuamente"(?.14) significa: reciprocamente.

50 - Q14760 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Morfologia; Pontuao; Interpretao de Textos; Funes morfossintticas da palavra SE; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Em relao ao texto abaixo, assinale a opo incorreta.

a) O travesso aps "Estados Unidos"(?.3) pode ser substitudo por sinal de dois-pontos sem prejuzo para a correo gramatical do perodo. b) Em "concentrar-se"(?.22), o "-se" indica sujeito indeterminado. c) O emprego de vrgula aps "Europa"(?.9) justifica-se porque isola adjunto adverbial de lugar no incio do perodo. d) Preservam-se a correo gramatical do perodo e a informao original se a expresso "j socorrida"(?.8) for substituda por que j tinha sido socorrida. e) A presena de preposio em "ao desemprego"(?.23) justifica-se pela regncia de "combate".

GABARITOS: 41 - E 42 - D -A 50 - B 43 - D 44 - C 45 - E 46 - C 47 - B 48 - A 49

51 - Q14761 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Interpretao de Textos; Redao - Reescritura de texto; )

Assinale o trecho adaptado do Jornal do Commercio (PE), 1/3/2009, que apresenta erro gramatical.

a) Jogou-se fora um patrimnio construdo a duras penas por um pas de pouco capital. Tudo isso se usando o argumento da modernidade. Que modernidade? Se trens, metrs e at bondes urbanos so vistos e bem usados nas metrpoles civilizadas do mundo? Tardiamente, enfim, decidiram-se dar vez aos trens urbanos, ao metr, quando o trnsito em nossas grandes cidades j caminhavam para o engarrafamento final. b) A perda de um horizonte de interesses nacionais levou administraes submissas s mais estranhas presses ao sucateamento de ferrovias construdas, desde o tempo do Baro de Mau, ao esfacelamento da tecnologia que havamos adquirido na construo e reparos de locomotivas, vages e das prprias estradas de ferro. c) Um dos piores resultados do descaso de sucessivos governos do psguerra com a rede de transportes do Pas a deteriorao da malha ferroviria brasileira, realidade que vai no sentido inverso do que ocorre nos pases desenvolvidos, principalmente naqueles de dimenses continentais, como os Estados Unidos e o Canad. d) O que est por trs de uma ao impatritica tpica de padres nacionais o lobby da indstria automobilstica, que queria um compromisso quase exclusivo do governo com a construo de rodovias para a circulao de suas "carroas" (como designou Collor). Um equvoco que s prosperou em nosso Pas. e) Nos EUA, ptria da indstria automobilstica, nunca se sacrificou o transporte ferrovirio. Ferrovias cortam o pas da costa Leste costa Oeste, do Norte ao Sul. Como acontece na Rssia, onde viaja-se de trem e carregam-se cargas de Moscou ao Extremo Oriente.

52 - Q14765 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Ortografia; Interpretao de Textos; Redao - Reescritura de texto; Sintaxe; Termos essenciais da orao: Sujeito e Predicado; )

Assinale

opo

que

corresponde

a erro gramatical

ou

de

grafia.

A economia brasileira entrou na crise internacional em melhores condies do que(1) no passado, mas a exportao caiu, a atividade recuoudesde o(2) fim de 2008 e o desemprego tem(3) crescido. As primeiras tentativas de reativar a economia por meio de facilidades fiscais deram resultado modesto, mas j(4) afetaram a arrecadao tributria. Alm disso, o manejo da poltica oramentria foi limitado pelo aumento de gastos com pessoal. preciso continuar usando os estmulos fiscais, mas com melhor planejamento e com mais esforo de contenso(5) das despesas improdutivas. (O Estado de S. Paulo, 3/3/2009)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

53 - Q3587 ( Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

1 Cometer erros no bom, mas pior no aprender com eles. Os erros fazem parte de todo processo de crescimento. E, quanto mais aprendermos com eles, mais saudvel ser esse crescimento e, conseqentemente, mais raros sero os erros. Sabe-se que, durante a vida, no paramos de crescer. Mas no so todos que aceitam que tambm no paramos de aprender. Durante a vida toda. (Adaptado de ISTO, Editorial,19/10/2005) Depreende-se do texto que

a) o crescimento evita erros. b) sem aprendizado no h erros. c) nem todos aceitam os prprios erros. d) o amadurecimento signifi ca uma vida isenta de erros. e) aprender com os erros significa crescer saudavelmente.

54 - Q3588 ( Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Leia o seguinte texto para responder s questes 02 e 03. De fato, os jovens tm motivos para se sentirem inseguros. Comeam a vida profi ssional assombrados pelos altos ndices de desemprego. Quase a metade dos desempregados nos grandes centros no Brasil jovem. Alm da falta de experincia, h o despreparo mesmo. Grande parte tem baixa escolaridade. O mercado de trabalho ajuda a perpetuar a desigualdade. Muitos jovens deixam de estudar para trabalhar. Mas a disputa acirrada tambm entre os mais bem-preparados. A grande oferta de mo-de-obra resulta em um processo cruel de avaliao, com testes de conhecimentos e de raciocnio lgico, redao, dinmicas de grupo, entrevistas. E no s. O jovem deve demonstrar habilidades que muitas vezes nem teve tempo de saber se possui ou de descobrir como adquiri-las. Como o conhecimento hoje fica obsoleto muito rpido, a qualifi cao e o potencial comportamental que defi nem um bom candidato, e no s o preparo tcnico.

(Adaptado de ISTO 5/10/2005) Avalie, como verdadeiros (V) ou falsos (F), os motivos compatveis com aquilo que o texto considera fatores de insegurana para os jovens. ( ) A necessidade de trocar o trabalho pelos estudos faz com que muitos dos jovens que ingressam no mercado de trabalho sejam despreparados, tenham pouca experincia e baixa escolaridade. ( ) O preparo tcnico que nem todos possuem perpetua a desigualdade social porque facilita a disputa apenas para os mais bem-preparados, tanto nos conhecimentos quanto no potencial comportamental. ( ) Os conhecimentos, o raciocnio lgico e as habilidades de redigir, avaliados nos testes e as entrevistas compem processos de seleo que chegam a ser cruis por causa da grande oferta de mo-de-obra. ( ) Muitas vezes, para ingressar no mercado de trabalho, o jovem candidato a um emprego no pode demonstrar certas habilidades, ou por no ter tido tempo de descobrir que as possui ou por no saber como adquiri-las. ( ) Para o conhecimento tornar-se obsoleto, as entrevistas e as dinmicas de grupo constituem as tcnicas mais reveladoras do potencial de comportamento que vai definir um bom candidato ao atual mercado de trabalho.

A seqncia correta

a) V F V V F b) V V F F F c) V F F V V d) F F V V F e) F V V F V

55 - Q3590 ( Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

As questes 04 e 05 tomam por base o seguinte trecho adaptado de uma entrevista publicada em poca, de 6 de fevereiro, 2006. poca - Qual o grande problema brasileiro? Ricardo Neves - Assim como a inflao foi nosso drago tempos atrs, a informalidade nosso cncer que est entrando em metstase. A informalidade tem trs eixos. O primeiro so os direitos de propriedade. Os barracos das favelas no podem ser comercializados, no podem ser usados para conseguir crdito. O segundo o trabalho. Estima-se que entre 55% e 60% dos trabalhadores esto na informalidade. So pessoas que no contribuem, no pagam INSS. A carga tributria fica concentrada nos 40% restantes da populao. O terceiro a informalidade na cadeia produtiva. So empresas que esto fora da lei, seja porque os tributos so altos, seja porque a burocracia complicada. Assinale a opo que d continuidade, gramaticalmente correta e coerente com a argumentao, ao seguinte incio de resumo para o texto: O grande problema brasileiro a informalidade,

a) porque os barracos, construdos irregularmente e no podendo serem comercializados impedem o crdito dos trabalhadores que ao no contribuirem para o INSS esto fora da lei, tanto quanto as empresas que tambm no o fazem quando atuem fora do sistema formal. b) pois, sem crdito, os proprietrios de barracos, por exemplo, no podem contribuir para a carga de tributos necessria na estabilidade e legalizao das empresas que deveriam ser formais mas no regularizam suas situaes contbeis.

c) que se apia em trs aspectos: a no inexistncia dos direitos propriedade de construes realizadas na informalidade, que prejudica as possibilidades de crdito para esses proprietrios; o no recolhimento dos tributos dos trabalhadores na informalidade; e a no formalizao de empresas na cadeia produtiva. d) que apresenta trs facetas ligadas a contribuio de tributos, sonegados estes pelas empresas informais na cadeia produtiva - que no adimplem seus tributos convenientemente - e ao fato de aqueles proprietrios no consigam crdito por no serem titulares formais de seus imveis construdos irregularmente. e) porque concentrando a carga tributria apenas em cerca de 60% dos trabalhadores que conseguem se inserirem no mercado formal, prejudicando o crdito dos que no so legalmente proprietrios de seus barracos tm-se na burocracia complicada e inacessvel pela grande massa da populao um rompimento na cadeia produtiva.

56 - Q3591 ( Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Avalie a correo dos seguintes itens a respeito da organizao das idias no texto. I. As expresses usadas para os sentidos figurados de "inflao"(l.2) e "informalidade"(l.3) ressaltam seus aspectos negativos, amedrontadores; razes por que deve ser combatida.

II. O desenvolvimento da textualidade permite depreender que a fi gura de linguagem "entrando em metstase" (l.4) sugere que o problema da informalidade est se alastrando, se espalhando na sociedade.

III. Nas linhas 7 a 9, pela contribuio de signifi cados que os dois perodos sintticos trazem para o texto, a substituio do sinal de ponto que separa "trabalho" de "Estima-se" pelo sinal de dois-pontos preserva a coerncia da argumentao e a correo gramatical.

IV. Pelas marcas de alternao, "seja ...seja"(l.13 e 14), que ligam as oraes indicadoras das razes da informalidade na cadeia produtiva, depreende-se que tais razes excluem-se mutuamente: ou existe uma ou existe outra.

Esto corretos apenas os itens


a) I e II b) I, II e III

c) II e III d) II, III e IV e) III e IV

57 - Q3593 ( Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Leia o seguinte texto para responder s questes 06 e 07. A classe mdia est mudando. Essa classe mdia herdeira da poro Blgica da Belndia (mistura de Blgica e ndia, expresso usada na dcada de 70 para explicar a desigualdade no Brasil). Ela antes tinha acesso ao sistema financeiro habitacional, a universidades pblicas, expanso de empresas estatais cheias de ofertas de trabalho e indexao, que reajustava o dinheiro nos bancos. Na dcada de 90, essas facilidades acabaram e a classe mdia passou a ter mais gastos. como se ela tivesse viajado sempre de executiva e agora tivesse de andar de econmica. Em compensao, existe uma populao que era de baixa renda e ascendeu. (Adaptado de Ricardo Neves, Correio Braziliense, 22 de fevereiro de 2006) Assinale a nica opo que identifica trecho do texto que, ao ser retirado, no prejudica a correo gramatical nem a coerncia entre os argumentos.

a) A classe mdia est mudando. b) Essa classe mdia herdeira da poro Blgica da Belndia (mistura de Blgica e ndia, expresso usada na dcada de 70 para explicar a desigualdade no Brasil). c) Ela antes tinha acesso ao sistema financeiro habitacional, a universidades pblicas, expanso de empresas estatais cheias de ofertas de trabalho e indexao, que reajustava o dinheiro nos bancos. d) Na dcada de 90, essas facilidades acabaram e a classe mdia passou a ter mais gastos. e) como se ela tivesse viajado sempre de executiva e agora tivesse de andar de econmica. Em compensao, existe uma populao que era de baixa renda e ascendeu.

58 - Q3595 ( Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Ortografia; Interpretao de Textos; Redao - Reescritura de texto; )

Os trechos abaixo constituem gramaticalmente incorreta.

um

texto.

Assinale

opo

a) A desigualdade na repartio da renda, riqueza e poder uma marca inalienvel do Brasil. b) De acordo com o "Atlas de excluso social - Os ricos no Brasil" (Cortez, 2004), somente 5 mil famlias chegam a se apropriar de mais de 40% de toda a riqueza nacional, embora o pas registre mais de 51 milhes de famlias. c) Se considerarmos somente a parcela da populao que se concentram no dcimo mais rico, verifi cam-se que 75% de toda a riqueza contabilizada termina sendo por ela absorvida. d) Em outras palavras, restam 25% da riqueza nacional a ser apropriada por 90% da populao brasileira. Esse descalabro em relao concentrao sem limites da riqueza no Pas no algo recente. e) Pelo contrrio, isso parece ser algo consolidado desde sempre no Pas, embora desde 1980, com o abandono do projeto de industrializao nacional, tenha avanado no pas o ciclo da fi nanceirizao da riqueza, com retorno ao modelo primrio-exportador de matrias-primas e produtos agropecurios. (Marcio Pochmann)

59 - Q3597 ( Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Redao - Reescritura de texto; )

Assinale a opo que reescreve o seguinte fragmento de texto em dois perodos sintticos, coerentes e gramaticalmente corretos. Se, em outro tempo, poderia se dizer que a condio humana do labor a prpria vida, ou seja, o processo biolgico do corpo cujo desenvolvimento e declnio dependem da satisfao das atividades bsicas atendidas pela atividade laborativa, hoje, este processo elementar j tem uma dependncia ntima com o conhecimento tecnolgico. (Adaptado de Jos Liberato Ferreira Caboclo, tica e tecnologi

a) a) Em outro tempo, poderia se dizer que a condio humana do labor a prpria vida, ou seja, o processo biolgico do corpo cujo desenvolvimento e declnio dependem da satisfao das atividades

bsicas atendidas pela atividade laborativa. Hoje, no entanto, este processo elementar j tem dependncia ntima com o conhecimento tecnolgico.

b) Se em outro tempo poderia-se dizer que a condio humana do labor o processo biolgico do corpo, isto , a prpria vida, cujo desenvolvimento e declnio dependem da satisfao das atividades bsicas atendidas pela atividade laborativa; este processo elementar, hoje, j tem uma dependncia ntima com o conhecimento tecnolgico. c) Antigamente, poderamos dizer que a condio humana do labor a prpria vida. Explicando: o processo biolgico do corpo em que o desenvolvimento e declnio dependem do atendimento as atividades bsicas pela atividade laborativa. O conhecimento tecnolgico, hoje, j est intimamente ligado a este processo elementar. d) Poder-se-ia dizer, em outro tempo que a condio humana do labor a prpria vida: o processo biolgico do corpo em que o desenvolvimento e declnio dependem da satisfao das atividades bsicas atendidas pela atividade laborativa: este processo elementar, no entanto, hoje tem uma dependncia ntima com o conhecimento tecnolgico. e) Caso se pudesse dizer, em outro tempo, que a condio humana do labor a prpria vida - que o desenvolvimento e declnio desse processo biolgico depende da satisfao das atividades bsicas atendidas pela atividade laborativa - hoje, o conhecimento tecnolgico mantem este processo elementar em ntima dependncia.

60 - Q3598 ( Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; Crase; Sintaxe; Regncia; )

Assinale a opo que, ao preencher as lacunas com vocbulos, expresses e sinais de pontuao, mantm o texto coerente, coeso e gramaticalmente correto. A plvora dos tempos modernos __(1)__ o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Reginaldo de Castro, descreve a Internet, a rede mundial de computadores __(2)__ advento fez surgir um novo ponto em comum entre as mais variadas profi sses: a busca de conhecimento e agilidade na atualizao. Hoje em dia, no __(3)__ profi ssional ter apenas os conhecimentos especfi cos da rea em que atua. preciso enfrentar os desafi os que levam __(4)__ informaes e recursos disponveis na chamada grande rede. Isso vale tambm, claro, __(5)__ ainda no se profi ssionalizou e em especial para o estudante. A pesquisa ganhou dimenses planetrias ___(6)__ chegada da internet. (Adaptado da Revista do Provo, n. 5, p. 35) (1) (2) (3) (4) (5) (6)

a) . Assim /quando o /basta o /A /a quem /desde a b) . Assim / ,cujo / basta ao / s / para quem / com a

c) assim / cujo / suficiente / s / aos que / na d) : assim / em que o / cabe ao / Aos / a quem, / pela e) ; como / , em que o / bastante o / A / quele que / desde

ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.")

GABARITOS: 51 - A 52 - E -A 60 - B 53 - E 54 - A 55 - C 56 - A 57 - B 58 - C 59

61 - Q3601 ( Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Os fragmentos abaixo foram adaptados do texto Crescer, mas com eqidade, de Luciano Coutinho, publicado na Folha de S. Paulo, de 19 de fevereiro de 2006. Ordene-os para que componham um texto coerente e coeso.

( ) A possibilidade de retomar crescimento acelerado, com juros muito mais baixos e com fi rme elevao da taxa de investimento, pode abrir novas perspectivas para tal crescimento.

( ) No h no mundo sistema socioeconmico to desigual, com nvel de renda per capita semelhante ao nosso: o crescimento pfio produziu mobilidade social descendente, queda do emprego formal e exploso da informalidade.

( ) Mas se um crescimento rpido viabiliza a expanso da renda e do emprego formal, como sabido pela nossa experincia nos anos 70, ele no garante a distribuio mais abrangente de benefcios.

( ) Isso, combinado com a sustentao de juros reais elevadssimos no circuito da dvida pblica, agravou ainda mais a concentrao de renda (tornando efmeros os ganhos distributivos da estabilidade monetria) A ordem obtida foi

a) (1) (3) (4) (2) b) (1) (4) (3) (2) c) (2) (1) (4) (3) d) (2) (1) (3) (4)

e) (3) (1) (4) (2)

62 - Q3537 ( Prova: ESAF - 2004 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Leia o texto para responder s questes 01 e 02. As hidreltricas podem ser uma boa opo de energia barata e renovvel, desde que no inundem florestas primrias e naes indgenas nem desalojem compulsoriamente milhares de agricultores. Pequenas e mdias hidreltricas e tambm algumas muito grandes, como a Xing, no Nordeste, tm um impacto socioambiental positivo. A combinao dos princpios de reciclagem, descentralizao e conservao de energia com os mecanismos de democratizao, avaliao dos impactos ambientais e opes energticas menos agressivas promover mudanas substanciais na matriz energtica e na economia global. Em decorrncia, haver amplo acesso de energia s populaes e menor impacto nas florestas e no efeito estufa, bem como maior benefcio na reduo do lixo atmico e na conservao dos recursos hdricos. (Carlos Minc, Ecologia e Cidadania, Rio de Janeiro, Editora Moderna, p.120) 1 Assinale a opo que constitui ttulo coerente com a idia principal do texto.

a) Matriz energtica ambientalmente positiva b) Hidreltricas de pequeno porte c) A economia global e a energia descentralizada d) A energia renovvel e o lixo atmico e) A conservao dos recursos hdricos

71 - Q3546 ( Prova: ESAF - 2004 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Assinale a opo gramaticalmente correta.

a) A liberao dos recursos abre uma nova fase do programa "Luz para Todos", que coordenado pelo Ministrio de Minas e Energia e foi lanado em novembro de 2003. b) Durante esse perodo, foram instalados comits gestores estaduais, assinados os termos de compromisso com os estados e finalizados as negociaes com as concessionrias para definio das condies contratuais e do valor das obras.

c) A prxima etapa ser a assinatura dos contratos entre as concessionrias e os governos estaduais, tambm parceiro do programa. d) O acesso energia eltrica ser gratuita para todos os consumidores. As famlias de baixa renda cadastradas nos programas sociais do Governo Federal recebero gratuitamente as ligaes internas de suas residncias. e) Hoje, mais de 12 milhes de brasileiros no tem acesso energia eltrica, o equivalente soma da populao dos Estados do Piau, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Distrito Federal. (Adaptado de https://www.presidencia.gov.br/casacivil, 9 de Junho de 2004)

72 - Q3547 ( Prova: ESAF - 2004 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Assinale a opo que continua de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o trecho abaixo. A reestruturao do setor eltrico de um pas uma tarefa difcil. Existem inmeras dificuldades tcnicas, alm das naturais dificuldades polticas. Vrios pases tm tentado quebrar o monoplio das empresas produtoras de energia eltrica implementando algum tipo de competio. As possibilidades e alternativas de organizao do sistema eltrico so ilimitadas e dependem da criatividade do grupo tcnico de planto. (Adaptado de Ivan Camargo, O certo e o incerto do setor eltrico,06/08/2003. http://www.unb.br/acs/artigos/at0803-01.htm)

a) Era preciso entender a peculiaridade do que ocorreu no Brasil para no cometermos esses mesmos erros. b) No existe, no entanto, nenhum sistema que no tenha apresentado algum tipo de problema na sua implementao. c) certo, por exemplo, que tal reestruturao no Brasil foi completamente diferente dessa que ocorreu na Califrnia. d) Devemos abandonar, conquanto, tal idia de que o sistema eltrico brasileiro, por ter predominncia hidrulica, completamente diferente do resto do mundo. e) A causa principal dessa falta de investimento foi a demora na definio das regras e dos marcos legais.

73 - Q3549 ( Prova: ESAF - 2004 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Significao Contextual de Palavras e Expresses; )

Assinale a opo que provoca erro gramatical ao se substituir o termo destacado e numerado no texto por um correspondente. O que diferencia o Setor Eltrico Brasileiro dos de outros pases a sua enorme necessidade de expanso(1). A taxa de crescimento do consumo de energia eltrica no Brasil tem sido muito instvel(2). Uma das conseqncias da crise de 2001 foi a reduo(3) do consumo. Se o objetivo do Pas crescer, melhorar a qualidade de vida do cidado, universalizar os servios de eletricidade, ento, razovel supor(4) uma taxa futura de crescimento da ordem de(5) 5% ao ano. No Brasil, isto representa investimentos anuais no menores que R$ 10 bilhes. (Adaptado de Ivan Camargo, O certo e o incerto do setor eltrico,06/08/2003. http://www.unb.br/acs/artigos/at0803-01.htm)

a) 1. ampliao b) 2. flutuante c) 3. diminuio d) 4. pressupor e) 5. a cerca de

74 - Q3550 ( Prova: ESAF - 2004 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Assinale o trecho que apresenta erro gramatical.

a) A energia eltrica pode ser obtida de vrias maneiras, mas aquela obtida por meio da usina hidreltrica a mais conhecida e explorada no Brasil. b) Pode-se obter energia das mars: constri-se uma barragem para represar a gua das mars quando essas estiverem altas; ao entrarem em queda geram energia, como nas usinas hidreltricas. c) A energia elica proveniente dos ventos, que possibilitam a movimentao de uma turbina ligada a um gerador que produz energia eltrica. O grande potencial elico brasileiro encontra-se no Norte e Nordeste, parte da Bahia e de Minas Gerais e no Sul. d) A energia nuclear gerada pela radiao do elemento urnio, que colocado em um recipiente prprio para gerar calor, que por sua vez aquecer uma serpentina com gua, produzindo vapor. As turbinas, ligadas a um gerador eltrico, produzem eletricidade por meio do vapor. e) As usinas de biomassa utilizam resduos orgnicos como carburantes. H dois tipos: por vapor d'gua e por gaseificao. As usinas por vapor d'gua, que mais utilizada e mais baratas, queimam material

carburante em uma caldeira. (Adaptado de http://www.aultimaarcadenoe.com/energia.htm)

75 - Q3552 ( Prova: ESAF - 2004 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Assinale a opo que corresponde a rro gramatical. H(1) no mundo 438 reatores de energia atmica, distribudos em 31 pases. Os EUA possuem 104 delas(2), a Frana 59, o Japo 53, a Alemanha 19, a Rssia 29. O Brasil est em 21 lugar, com(3) duas usinas atmicas. Os problemas desse tipo de energia so(4) o risco de um acidente e o problema relacionado ao armazenamento dos dejetos(5) radioativos. Muitos pases esto desativando suas unidades nucleares, como a Sucia, a ustria, a Itlia e a Alemanha. (Adaptado de http://www.aultimaarcadenoe.com/energia.htm)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

76 - Q55332 ( Prova: ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo / Portugus / Interpretao


de Textos; Significao Contextual de Palavras e Expresses; )

Assinale a opo em que a interpretao da palavra no est de acordo com os sentidos do texto.

a) Instada (L.3) = Provocada b) propsitos (L.9) = objetivos c) alega (L.13) = solicita d) suprem (L.16) = satisfazem e) veicule (L.21) = divulgue

77 - Q55333 ( Prova: ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo / Portugus / Interpretao


de Textos; )

Assinale a opo que apresenta depreenso incorreta das idias do texto.

a) A ANVISA concorda com a liminar concedida ao Ministrio Pblico Federal em Minas Gerais contra a empresa Comrcio de Alimentos Ltda. b) O Ministrio da Sade procura promover prticas que evitem interferir nos costumes e padres de alimentao da populao. c) O consumidor tem direito informao sobre o valor nutricional dos produtos alimentcios que adquire nos estabelecimentos comerciais. d) A empresa Comrcio de Alimentos Ltda. afirma que, para uma informao efetiva, suficiente difundir o quadro nutricional por meio da Internet e distribuir um guia no balco dos estabelecimentos. e) A ANVISA o rgo oficial que determina como deve ser a informao aos consumidores com respeito ao percentual de nutrientes fornecido em relao ao valor dirio recomendado de cada nutriente.

78 - Q55335 ( Prova: ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo / Portugus / Interpretao


de Textos; )

Em

relao

aos

elementos

do

texto,

assinale

opo

correta.

a) Depreende-se das informaes do texto que a palavra qualificativa "ocenica"(L.2) adequada obra de Portinari porque ele tinha o mar como tema principal.

b) Infere-se do texto que Portinari, ao pintar os temas brasileiros, tanto registrou como estabeleceu contornos para a identidade nacional. c) A substituio da palavra "enfrentou" (L.6) por focalizou deixaria o perodo incoerente. d) Se a vrgula aps "pas" (L.7) for substituda por sinal de dois pontos haver transgresso das exigncias da norma culta escrita. e) O emprego de "" antes de "vida" (L.8) e de "saga"(L.9) justifica-se pela regncia do verbo "enfrentou" (L.6).

79 - Q55336 ( Prova: ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo / Portugus / Interpretao


de Textos; Coeso e coerncia; )

Assinale o trecho que d continuidade ao texto, respeitando as relaes de coerncia, coeso e correo gramatical. Estudos e o senso comum mostram que a carga gentica exerce uma forte influncia nas caractersticas pessoais a que damos o nome de talento. Traos de personalidade como temperamento afvel ou agressivo, senso de organizao e facilidade para lidar com questes abstratas - s para citar alguns - vm, por assim dizer, impressos no DNA de cada um. (Adaptado de Ariel Kostman, Revista VEJA, 30/06/2004, p. 98)

a) Entretanto, um erro tomar a herana gentica como destino inflexvel - tanto para o bem como para o mal. b) Assim, o talento embutido no cdigo gentico de cada indivduo s emerge em condies favorveis. c) Embora o talento gentico um componente da personalidade individual - mas no o nico e, nem sempre, o maior. d) Por essa razo resta sempre um enorme espao para quem o talento seja desenvolvido por circunstncias externas - uma educao escolar de qualidade, por exemplo. e) Conseqentemente, na maioria dos casos, no esse nico gene que define determinado comportamento, mas diversos.

80 - Q55338 ( Prova: ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo / Portugus / Interpretao


de Textos; Coeso e coerncia; )

Os trechos abaixo compem um texto, mas esto desordenados. Ordene-os nos parnteses e assinale a opo que corresponde ordem que assegura coeso e coerncia ao texto.

( ) A. Em seu Parecer, j enviado ao Tribunal Superior Eleitoral, em que responde Consulta n 1062, est expresso o entendimento de que o Parecer da AGU viola o artigo 73, VI, "a", da Lei 9.504/97. ( ) B. O subprocurador-geral da Repblica, com aprovao do vice-procuradorgeral eleitoral, contesta a posio da Advocacia Geral da Unio (AGU) que permite a liberao de recursos para obras e servios iniciados nos trs meses que antecedem as eleies municipais. ( ) C. O subprocurador-geral da Repblica conclui, ento, que "o to-s posicionamento liberalizante de verbas em perodo vedado por lei est a merecer o conhecimento da presente consulta e sua resposta negativa para prevenir eventuais equvocos de interpretao, passveis de quebra do princpio isonmico que deve presidir o embate eleitoral". ( ) D. Tal dispositivo legal probe aos agentes pblicos "realizar transferncia voluntria de recursos da Unio aos Estados e Municpios, e dos Estados aos Municpios, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigao formal preexistente para execuo de obra ou servio em andamento e com cronograma pr-fixado, e os destinados a atender situaes de emergncia e de calamidade pblica". (Adaptado de www.mpu.gov.br/noticias/ 05/07/2004)

a)

b)

c)

d)

e)

GABARITOS: 71 - A 72 - B -A 80 - A 73 - E 74 - E 75 - B 76 - C 77 - B 78 - B 79

81 - Q55343 ( Prova: ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo / Portugus / Interpretao


de Textos; Coeso e coerncia; )

Leia o trecho abaixo e aponte a opo que lhe d continuidade, respeitando a coeso, a coerncia e a orientao argumentativa do texto. verdade que j nos anos 50 numerosos estudos haviam demonstrado que fumar provoca cncer, enfisema, ataque cardaco e muitas outras doenas, mas a estratgia de defesa adotada pela indstria do tabaco foi a do contra-ataque: de um lado contratava tcnicos para criticar a metodologia empregada nessas pesquisas; de outro, pressionava os meios de comunicao para garantir que no fossem divulgadas.

a) Hoje, no s se divulgam as pesquisas que atenuam o impacto do tabaco no organismo, buscando o controle da venda de cigarro a menores de idade e oferecendo tratamento gratuito aos que querem abandonar o vcio de fumar. b) Qualquer jornal, emissora de rdio ou de televiso que ousasse levantar a menor suspeita de que o cigarro pudesse trazer algum malefcio sade sofria retaliao financeira imediata. c) Naquela poca, a indstria do tabaco acatava incondicionalmente aes judiciais de ressarcimentos milionrios s famlias dos que morriam vitimados pelos efeitos nocivos da nicotina. d) Nos anos 50, a disseminao da epidemia de tabagismo corria velozmente de encontro forma aliciadora e atraente com que fumavam os astros e estrelas no cinema e na tev. e) Resultado de pesquisa conduzida pelo Ministrio da Sade em sete capitais brasileiras comprova que o nmero de dependentes de nicotina no pas de aproximadamente 20%. (Druzio Varella, A epidemia do fumo, Folha de S. Paulo, 03/04/2004)

82 - Q3137 ( Prova: ESAF - 2004 - MRE - Assistente de Chancelaria - Prova 1 / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Assinale a afirmativa errada a respeito do texto a seguir: A administrao pblica brasileira ainda um monstro disforme, em que convivem setores modernos, utilizando tecnologias avanadas e desenvolvendo a cultura de um Estado no executor, e setores montados sobre paradigmas antigos, desenvolvendo trabalhos desnecessrios ou redundantes. (Jorge Hori, "Administrao pblica brasileira no terceiro milnio")

a) O emprego da expresso "monstro disforme" remete ao fato de conviverem simultaneamente, na administrao pblica brasileira, duas estruturas antagnicas. b) Os adjetivos que caracterizam as duas faces da administrao pblica brasileira compem o par: modernos/antigos. c) O advrbio "ainda" , no contexto em que se encontra, partcula expletiva, podendo ser eliminado do trecho sem que se altere o sentido original. d) Para o autor, a idia de um "Estado no executor" se alinha com a face moderna da administrao pblica brasileira. e) Em vez de "montados sobre paradigmas antigos", poderia estar escrito, sem prejuzo da correo gramatical e do sentido original: "estruturados com base em modelos antiquados".

83 - Q3139 ( Prova: ESAF - 2004 - MRE - Assistente de Chancelaria - Prova 1 / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Analise o perodo e marque a afirmativa incorreta. Todos temos uma utopia ou um sonho em busca dos quais chegamos a empenhar a vida.

a) Os substantivos "utopia" e "sonho", no contexto em que foram empregados, assumem valor semntico equivalente. b) Est subentendido o pronome "ns" em "Todos temos". c) O perodo admite o seguinte desdobramento: Todos temos uma utopia ou um sonho. Chegamos a empenhar a vida na busca deles. d) O perodo tambm estaria correto se substitussemos "em busca dos quais" por "em cuja busca deles". e) O termo da orao "dos quais" est flexionado no masculino plural porque retoma dois substantivos de gneros diferentes.

84 - Q3142 ( Prova: ESAF - 2004 - MRE - Assistente de Chancelaria - Prova 1 / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Leia o seguinte trecho de Machado de Assis e marque a opo correta. "O tempo um tecido invisvel em que se pode bordar tudo, uma flor, um pssaro, uma dama, um castelo, um tmulo. Tambm se pode bordar nada. Nada em cima de invisvel a mais sutil obra deste mundo..."

a) Em "O tempo um tecido invisvel", o autor empregou uma metfora. b) Depreende-se do sentido global do trecho uma censura aos que vivem sem fazer nada. c) A sintaxe de "bordar nada" foi construda com a figura de estilo chamada paradoxo ou oxmoro, dado que o verbo "bordar" transitivo direto, ou seja, quem borda sempre borda alguma coisa. d) No contexto em que est empregado, o adjetivo "sutil" significa "intil". e) O trecho est construdo sobre uma contradio: na primeira linha, afirma-se que sobre o tecido do tempo "se pode bordar tudo"; na segunda, afirmase que "se pode bordar nada".

85 - Q3143 ( Prova: ESAF - 2004 - MRE - Assistente de Chancelaria - Prova 1 / Portugus /


Interpretao de Textos; Significao Contextual de Palavras e Expresses; )

Relacione as aes (1), (2), (3) e (4) com o advrbio semanticamente adequado, conforme mostra o modelo, e assinale, a seguir, a seqncia correta. Modelo: Falar com orgulho e insolncia Falar arrogantemente (1) (2) (3) (4) ( ( ( ( ) ) ) ) Exprimir-se com muitas palavras, com palavras em excesso Agir como criana Insinuar com perspiccia e delicadeza Eliminar sem se render a logros sutilmente puerilmente prolixamente inexoravelmente

A seqncia correta :

a) 4 3 2 1

b) 1 2 3 4 c) 3 4 1 2 d) 4 2 1 3 e) 3 2 1 4

86 - Q3177 ( Prova: ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Assinale a opo incorreta a respeito da organizao das idias do texto.

a) O texto admite o seguinte resumo: O sculo XX foi o mais assassino na histria registrada. Foi dominado por guerras mundiais, que fizeram erodir a separao entre combatentes e no-combatentes. No pode ser tratado como um bloco nico pois apresenta diferenas cronolgicas e geogrficas. b) Constam, no segundo e terceiro pargrafos, argumentos que comprovam a tese apresentada no primeiro: o sculo XX foi o mais assassino da histria registrada. c) A organizao do terceiro pargrafo do texto corresponde ao seguinte esquema:

d) Os perodos histricos enumerados nas linhas 20 e 21 correspondem respectivamente a 1: guerras mundiais centradas na Alemanha; 2: confronto entre superpotncias com o fim do poder internacional clssico; 3: guerras entre Estados no Oriente Mdio e no sul, leste e sudeste asitico. e) O pargrafo conclusivo do texto refora o que afirma a orao inicial, porque mostra a abrangncia da violncia do sculo XX.

87 - Q3178 ( Prova: ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Assinale a opo que, ao preencher o espao [...], constitui uma introduo coerente e gramaticalmente correta para o texto.

a) Com a assinatura do Estatuto do Tribunal Penal Internacional (TPI), aprovado em Haia em julho de 1998, e novas perspectivas para a paz mundial, embora o primeiro passo seja ainda convencer os italianos de sua necessidade. b) Nova perspectiva para a paz mundial se abre com a entrada em vigor do Estatuto do Tribunal Penal Internacional (TPI), aprovado em Roma em julho de 1998. c) Finalmente aprovado em julho de 1998, entra em vigor em Roma o Estatuto do Tribunal Penal Internacional (TPI), com o objetivo restritivamente preventivo para a paz mundial. d) Parece que na China e na Rssia, as barreiras de impunidade para os dirigentes que usam de meios degenerados para eliminar adversrios vo ao encontro do novo Estatuto do Tribunal Penal Internacional (TPI). e) Assim, ao ser assinado, em Paris, o Estatuto do Tribunal Penal Internacional (TPI), em julho de 1998, crimes verificados em diversas partes do planeta, que constituem abusos aos direitos humanos.

88 - Q3180 ( Prova: ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria / Portugus /


Interpretao de Textos; )

A Amrica Latina no mais, pelo menos formalmente, aquela imensa colnia que sustentava imprios europeus. Mas, em 500 anos de histria, a regio no consegue sequer ser definida como uma civilizao - com identidade cultural uniforme, por exemplo. Continua a ser um apndice da dita civilizao ocidental, capitaneada pela fora financeira e militar dos Estados Unidos. Uma periferia, digamos assim. Nossas elites pensam e agem como o americano mdio: o mundo dividido entre ns e eles. (Renato Ferraz, Correio Braziliense, 12/04/2002, com adaptaes) Julgue as inferncias a respeito do texto como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opo a seguir. ( ) Imprios europeus j foram, formalmente, sustentados pela Amrica Latina. ( ) Um perodo de 500 anos no tempo suficiente para construir uma civilizao. ( ) Ter identidade cultural uniforme um trao que caracteriza as civilizaes. ( ) Ser periferia o mesmo que ser apndice de uma civilizao avanada. ( ) Para ser elite na Amrica Latina necessrio associar o pronome "ns" ao americano mdio e "eles" aos europeus. A seqncia correta

a) F, V, F, F, V b) V, F, V, V, F c) V, V, V, F, V d) F, V, F, V, F e) V, F, F, V, F

89 - Q3181 ( Prova: ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Assinale a opo correta a respeito da organizao das idias do texto.

a) O perodo sinttico que se inicia por "As confisses ..."(l.10) constitui o resumo da resposta primeira pergunta de VEJA. b) A primeira resposta de Barzun foge da objetividade porque toma "decadncia"(l.3) no como palavra, mas como conceito. c) De acordo com a argumentao do texto, "pluralismo poltico"(l.16) e "separatismo" (l.18) so exemplos de "deturpao das instituies"( l.11 e 12). d) O emprego de "ainda"(l.23) torna as respostas incoerentes entre si porque a idia de esgotamento no est na primeira resposta. e) O texto sugere que rtulos como "antiarte"( l.26) ou "arte encontrada"(l.26 e 27) indicam criatividade nas artes.

90 - Q3182 ( Prova: ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; )

Assinale a opo correta.

a) Mantm-se o sentido textual, a estrutura sinttica de orao sem sujeito e a correo gramatical ao substituir "H"(l.8) por Existe. b) Por se tratar de uma generalizao, mantmse o sentido textual e a correo sinttica ao retirar o artigo "uma"(l.12) diante de "constante" (l.12). c) A substituio de "a qual"(l.16) pelo pronome que mantm o sentido textual. d) De acordo com a argumentao do texto, as duas ocorrncias do pronome "se"(l.14 e 16) referem-se a toda e qualquer pessoa porque o pronome indica o sujeito indeterminado da orao em que ocorre. e) Por ter efeito enftico, a repetio do advrbio na locuo "Mais e mais"(l.18) desnecessria: a retirada de "e mais" manteria o sentido e a correo gramatical.

GABARITOS: 81 - B 82 - C -A 90 - C 83 - D 84 - A 85 - E 86 - D 87 - B 88 - B 89

91 - Q3185 ( Prova: ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria / Portugus /


Interpretao de Textos; )

De acordo com o texto, Jean Ziegler cometeu vrios erros em sua anlise sobre o Brasil, como:

I. avaliar os problemas brasileiros em comparao com outros pases no-membros da ONU; II. confundir fome com desigualdade social e misria com desnutrio; III. concluir que no ter dinheiro para comprar comida significa passar fome; IV. fazer pronunciamentos inadequados para um socialista.

Corresponde(m) argumentao do texto apenas

a) I e III

b) II c) II, III e IV d) II e IV e) III

92 - Q3187 ( Prova: ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Assinale a relao de condio incorreta arespeito do emprego das estruturas lingsticasno texto.

a) "encontros"(l.1) for empregada no singular, "constituem"(l.2) deve ser substituda por constitui. b) "as crticas"(l.5) for substituda por criticar, o sinal indicativo de crase, em "s"(l.5), deve ser retirado. c) "as crticas"(l.5) for substituda por criticar, "parecem despropositadas"(l.7) deve ser substituda por parece despropositado. d) o conectivo "Tanto...como"(l.7 e 8) for substitudo por No s ... mas tambm, o verbo seguinte pode ser empregado no plural, "devem"(l.8), ou no singular, deve. e) a conjuno "e"(l.11) for substituda por ponto final, o pronome tono deve seguir o verbo: Resume-se.

93 - Q3189 ( Prova: ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria / Portugus /


Interpretao de Textos; )

De acordo com as idias do texto,

a) o Brasil deve deixar de olhar para o exterior e escolher caminho prprio nas prximas eleies de outubro. b) a esquerda brasileira no deveria se render ideologicamente ao fascnio da Frana. c) os brasileiros devem ficar atentos para que a insatisfao com a realidade do pas no leve a uma radicalizao nas eleies. d) a dificuldade para identificar direita e esquerda na poltica francesa pode provocar protestos e radicalizaes no Brasil. e) o inconformismo francs deve-se ao fato de a extrema-esquerda ser uma ideologia sem respaldo na realidade.

94 - Q3190 ( Prova: ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria / Portugus /


Interpretao de Textos; )

Assinale a opo em que a primeira verso de redao respeita a correo gramatical e as idias originais do texto representadas entre colchetes.

a) Nestes dias de perplexidade e inconformismo, vale a pena olhar para a Frana pelo candidato de extrema-direita que conquistou a vaga no

segundo turno. [Vale olhar para a Frana nestes dias de perplexidade e inconformismo com a vaga no segundo turno conquistada pelo candidato de extremadireita.]

b) Enorme parte dos brasileiros, em particular aqueles que se identificam ideologicamente como esquerda, sente fascnio na Frana. [ A Frana exerce um fascnio enorme sobre parte dos brasileiros, em particular sobre aqueles que se identificam ideologicamente com a esquerda.] c) A dificuldade de identificarmos o que essa esquerda justamente um dilema do qual vem a primeira lio da queda do muro de Berlim. [A primeira lio vem justamente da dificuldade de se identificar o que essa esquerda, um dilema sem soluo desde a queda do muro de Berlim.] d) Aos brasileiros foram deixadas vrias lies pelo primeiro turno das eleies francesas. [O primeiro turno das eleies francesas deixou vrias lies para os brasileiros.] e) Na Frana, ir para as extremas direita e esquerda uma forma de protesto para com os eleitores - dizem os analistas. [ Na Frana, dizem os analistas, os eleitores foram para a extrema-esquerda e para a extrema-direita como uma forma de protesto.]

GABARITOS: 91 - E 92 - A 93 - C 94 - D

Ortografia
1 - Q294741 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico de Suporte em Infraestrutura de
Transportes - Topografia / Portugus / Ortografia; )

Assinale a opo em que, na sequncia, os termos preenchem corretamente as lacunas do texto abaixo.

a)

(1) com (1) por (1) com (1) sobre (1) por

(2) do que (2) com (2) do que (2) entre (2) que

(3) com (3) de (3) de (3) de (3) com

(4) em (4) como (4) em (4) em (4) como

(5) de (5) de (5) com (5) para (5) com

(6) como (6) com (6) sobre (6) com (6) como

b)

c)

d)

e)

2 - Q293847 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Ortografia; Sintaxe; Regncia; )

Na transcrio do fragmento de texto abaixo, foram desrespeitadas regras gramaticais da lngua portuguesa. Assinale a opo em que a grafia de palavra ou o uso de estrutura lingustica est incorreto.

a) A b) B c) C d) D e) E

3 - Q280721 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Ortografia; )

Assinale a opo que corresponde a erro gramatical inserido na transcrio do texto.

a) conforme (1) b) em contraste com (2) c) constataram (3) d) acima (4) e) cujos (5)

4 - Q14765 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Ortografia; Interpretao de Textos; Redao - Reescritura de texto; Sintaxe; Termos essenciais da orao: Sujeito e Predicado; )

Assinale

opo

que

corresponde

a erro gramatical

ou

de

grafia.

A economia brasileira entrou na crise internacional em melhores condies do que(1) no passado, mas a exportao caiu, a atividade recuoudesde o(2) fim de 2008 e o desemprego tem(3) crescido. As primeiras tentativas de reativar a economia por meio de facilidades fiscais deram resultado modesto, mas j(4) afetaram a arrecadao tributria. Alm disso, o manejo da poltica oramentria foi limitado pelo aumento de gastos com pessoal. preciso continuar usando os estmulos fiscais, mas com melhor planejamento e com mais esforo de contenso(5) das despesas improdutivas. (O Estado de S. Paulo, 3/3/2009)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

5 - Q3595 ( Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Ortografia; Interpretao de Textos; Redao - Reescritura de texto; )

Os trechos abaixo constituem gramaticalmente incorreta.

um

texto.

Assinale

opo

a) A desigualdade na repartio da renda, riqueza e poder uma marca inalienvel do Brasil. b) De acordo com o "Atlas de excluso social - Os ricos no Brasil" (Cortez, 2004), somente 5 mil famlias chegam a se apropriar de mais de 40% de toda a riqueza nacional, embora o pas registre mais de 51 milhes de famlias.

c) Se considerarmos somente a parcela da populao que se concentram no dcimo mais rico, verifi cam-se que 75% de toda a riqueza contabilizada termina sendo por ela absorvida. d) Em outras palavras, restam 25% da riqueza nacional a ser apropriada por 90% da populao brasileira. Esse descalabro em relao concentrao sem limites da riqueza no Pas no algo recente. e) Pelo contrrio, isso parece ser algo consolidado desde sempre no Pas, embora desde 1980, com o abandono do projeto de industrializao nacional, tenha avanado no pas o ciclo da fi nanceirizao da riqueza, com retorno ao modelo primrio-exportador de matrias-primas e produtos agropecurios. (Marcio Pochmann)

6 - Q3538 ( Prova: ESAF - 2004 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Ortografia; Interpretao de Textos; Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Leia o texto para responder s questes 01 e 02. As hidreltricas podem ser uma boa opo de energia barata e renovvel, desde que no inundem florestas primrias e naes indgenas nem desalojem compulsoriamente milhares de agricultores. Pequenas e mdias hidreltricas e tambm algumas muito grandes, como a Xing, no Nordeste, tm um impacto socioambiental positivo. A combinao dos princpios de reciclagem, descentralizao e conservao de energia com os mecanismos de democratizao, avaliao dos impactos ambientais e opes energticas menos agressivas promover mudanas substanciais na matriz energtica e na economia global. Em decorrncia, haver amplo acesso de energia s populaes e menor impacto nas florestas e no efeito estufa, bem como maior benefcio na reduo do lixo atmico e na conservao dos recursos hdricos. (Carlos Minc, Ecologia e Cidadania, Rio de Janeiro, Editora Moderna, p.120) Em relao ao texto, assinale a opo incorreta.

a) As grafias hidreltrica e hidroeltrica exemplificam caso em que convivem na lngua culta duas formas igualmente aceitas de escrita. b) O termo "desde que"(l.2) introduz uma idia de condio. c) As usinas pequenas, ao contrrio das mdias e grandes, tm impacto positivo no ambiente.

d) A forma verbal "promover"(l.11) est na terceira pessoa do singular para assegurar a concordncia correta com "A combinao"(l.7). e) A substituio do trecho "Em decorrncia, haver" (l.12 e 13) por "Haver, conseqentemente," mantm a correo gramatical do perodo.

7 - Q3553 ( Prova: ESAF - 2004 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Ortografia; Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Assinale a opo que corresponde a rro gramatical. Uma das formas de combustvel renovvel a utilizao do biodiesel, que produzido com o leo vegetal e at(1) com o(2) animal. Maiscomumente(3) o biodiesel vem sendo feito partir de(4) leos vegetais, utilizando-se a mamona, a soja e o feijo. Nessa poca de racionamento de energia, nada mais importante do que(5) encontrar combustveis renovveis para a gerao de energia, principalmente para o pequeno e mdio consumidor. (Adaptado de http://www.aultimaarcadenoe.com/energia.htm)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

8 - Q55340 ( Prova: ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo / Portugus / Ortografia; ) Os trechos abaixo compem apresenta incorreo gramatical.

um

texto.

Assinale

fragmento

que

a) Um filme no apenas um filme, mas tambm a maneira como ele se comunica com o pblico. O ttulo do novo documentrio de Maria Augusta Ramos vem todo escrito em letras minsculas: justia. b) A primeira informao que recebemos a de que o filme talvez no se refira ao sistema judicirio, comumente grafado como Justia, mas a uma acepo mais genrica da palavra. c) O filme parece ver a justia como categoria abstrata, ou ento como substantivo que designa no s a justia criminal, mas tambm a justia social. A grafia pode sugerir, ainda, uma crtica ao sistema judicirio. d) Como se o ttulo afirmasse: "do jeito que feita no Brasil, a chamada justia no merece uma maiscula." De fato, no alheia s intenes

da realizadora o desejo de que o filme contribua para as discusses em torno da reforma judiciria brasileira.

e) O filme, vencedor do Festival Vision du Rel (Nyon, Sua, 2004), mostra o horror das cadeias apinhadas de homens, o drama das visitas familiares sem o menor espao para privacidade, o coro assustador dos simpatizantes do Comando Vermelho. (Adaptado de Carlos Alberto Mattos, Corredores sem sada, 24/06/2004 www.nominimo.com)

9 - Q55344 ( Prova: ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo / Portugus / Ortografia; ) Assinale o trecho que apresenta erro na grafia de palavra.

a) O filme justia mostra situaes beira da exploso, que de alguma maneira j conhecamos por meio de filmes como Carandiru e O Prisioneiro da Grade de Ferro. O diferencial aqui o acesso intimidade de cinco casos especficos, flagrados no cenrio ascptico do Tribunal de Justia do Rio de Janeiro. b) Por intermdio deles, o filme tenta construir uma metonmia da sociedade brasileira, na qual a Justia funcionaria como elemento de reafirmao de uma ordem social fundamentalmente injusta. c) Antes de mais nada, Maria Augusta desvenda um pequeno mundo solenemente ignorado pela grande maioria dos espectadores. A frieza do ambiente nas salas de audincia e o carter altamente ritualstico dos procedimentos de interrogatrio favorecem o mtodo da diretora. d) A cmera comporta-se como um olho neutro, fixo, quase ausente. Mas o uso de vrias cmeras permite uma montagem que sublinha os jogos de olhares, as reaes contidas, as dissimulaes. E sobretudo a rigidez de um dispositivo em que o juiz todo-poderoso e o ru intimidado se confrontam sem qualquer sentido de proporo, ante o silncio quase total dos demais circunstantes. e) O dilogo impossvel - porque na verdade no buscado - ressalta a impessoalidade dos julgamentos em ritmo industrial. Os longos corredores do tribunal, imersos em sua tpica iluminao indistinta, materializam o labirinto sem sada de um sistema penal alienado das condies do pas. O que o filme consegue captar desse "teatro" absurdo simplesmente admirvel. (Adaptado de Carlos Alberto Mattos, Corredores sem sada, 24/06/2004 www.nominimo.com)

10 - Q55345 ( Prova: ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo / Portugus / Ortografia; ) Marque o trecho inteiramente correto quanto morfossintaxe e grafia.

a) Os defensores do controle externo da Magistratura e seus acolitos, num trabalho de marketing poucas vezes visto, passaram sociedade brasileira a cativante idia de que um controle heterogneo ir, num passe de mgica, resolver todos os males que aflige o Poder Judicirio brasileiro. b) Verdade seja dita: afirmar que inexiste mculas no Poder Judicirio menos no seria do que querer "tapar o sol com a peneira". c) H problemas que - sabemos todos muito bem - precisam ser debelados, entre os quais avulta a morosidade da prestao jurisdicional e o emaranhado das normas processuais civis e penais. d) Mas preciso que a sociedade brasileira e notadamente os formadores de opinio saibam que nada adiantar esse controle externo com o atual cipozal de nossas leis processuais civis e penais. e) Quanto s primeiras, esto enfexadas em um cdigo que, do ponto de vista doutrinrio, digno dos maiores elogios, porm deixa muito a desejar no que se refere sua efetividade, a merc da enorme gama de recursos que trs em seu bojo. (Adaptado de Domingos Franciulli Netto, "O Controle do Judicirio", CartaCapital, 07/04/2004, p. 47, com modificaes)

GABARITOS: 1-E C 2-D 3-C 4-E 5-C 6-C 7-D 8-D 9-A 10 -

11 - Q3154 ( Prova: ESAF - 2004 - MRE - Assistente de Chancelaria - Prova 1 / Portugus /


Ortografia; )

Indique a opo em que todas as expresses esto corretas quanto ortografia.


a) engajamento no Exrcito - aterrisagem do jato presidencial. b) inserir caberio ou rodap no documento - cabeleireiro de madame. c) festa beneficiente - impecilho ao crescimento do pas. d) previso da metereologia - heterogeineidade de propsitos. e) reivindicar melhoria de salrio - exerce cargo elevado: um dignitrio.

GABARITOS: 11 - E

Morfologia
1 - Q293945 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico de Suporte em Infraestrutura de
Transportes - Estradas / Portugus / Morfologia; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Assinale a opo em que, na sequncia, os termos preenchem corretamente as lacunas do texto abaixo.

a)

(1) com (1) por (1) com (1) sobre (1) por

(2) do que (2) com (2) do que (2) entre (2) que

(3) com (3) de (3) de (3) de (3) com

(4) em (4) como (4) em (4) em (4) como

(5) de (5) de (5) com (5) para (5) com

(6) como (6) com (6) sobre (6) com (6) como

b)

c)

d)

e)

2 - Q294017 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico de Suporte em Infraestrutura de


Transportes - Laboratrio / Portugus / Morfologia; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Assinale a opo em que, na sequncia, os termos preenchem corretamente as lacunas do texto abaixo.

a)

(1) com (1) por (1) com (1) sobre (1) por

(2) do que (2) com (2) do que (2) entre (2) que

(3) com (3) de (3) de (3) de (3) com

(4) em (4) como (4) em (4) em (4) como

(5) de (5) de (5) com (5) para (5) com

(6) como (6) com (6) sobre (6) com (6) como

b)

c)

d)

e)

3 - Q293851 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Morfologia; Conjunes: Relao de causa e consequncia; )

Assinale a estrutura sinttica que, no texto, tem valor significativo de causa.


a) demora em chegar ao local desejado(L.2 e 3) b) que atinge muitas capitais brasileiras.(L. 4 e 5) c) pode ser apontado como o responsvel por essa situao.(L.6, 7 e 8) d) que as pessoas faam longos deslocamentos.(L.9 e 10) e) por terem essa caracterstica(L.11 e 12)

4 - Q293858 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Morfologia; Conjunes: Relao de causa e consequncia; )

Assinale o conectivo que, no texto II, inserido no incio do perodo sinttico voc tirar o espao dos carros para dar espao aos nibus(L.22 e 23), explicita a relao de ideias com o perodo anterior. Desconsidere a necessidade de ajustes na letra inicial maiscula.

a) Porquanto, b) No entanto, c) Contudo, d) Por isso, e) Embora

5 - Q280720 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Morfologia; Conjunes: Relao de causa e consequncia; )

Assinale a opo que completa as lacunas do texto de forma gramaticalmente correta e textualmente coerente.

a)

b)

c)

d)

e)

6 - Q115329 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Morfologia; Pontuao; Interpretao de Textos; Significao Contextual de Palavras e Expresses; Conjunes: Relao de causa e consequncia; )

Em relao s estruturas gramaticais do texto, assinale a opo correta.

a) A palavra volpia(L.9) est sendo empregada com o sentido de prazer excessivo. b) O emprego de sinal de dois pontos aps interno (L4) justifiaca-se por inserir uma citao de outro texto. c) A palavra eclodiuLl.2) est sendo empregada com o sentido de se intensificou. d) O termo como(L15) confere ao perodo a noo de comparao entre elevao do emprego formal e massa de rendimentos. e) A conjuno Contudo(L.17) confere ao perodo a noo de condio.

7 - Q115332 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Morfologia; Pontuao; Crase; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Em relao ao emprego das estruturas lingusticas do texto, assinale a opo correta.

a) No preciso usar vrgula aps fatores(L.16) porque a orao subsequente tem natureza restritiva. b) O emprego do sinal indicativo de crase em s diferentes(L.10) justica-se pela regncia de desigualdade e pela presena de artigo definido feminino plural.

c) O segmento desde a metade do sculo passado (L.1-2) est entre vrgulas porque se trata de orao explicativa. d) A substituio de aos(L.22) por queles prejudica a correo gramatical e as informaes originais do perodo. e) Em o que precisa ser feito(L.30), o funciona como artigo denido masculino singular.

8 - Q115334 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus / Morfologia; ) Assinale a opo incorreta a respeito do uso das expresses verbais na organizao das ideias do texto.

a) O valor da voz passiva em faz-se representar (L.2-3) corresponde a est representada . b) A ideia de durao, de continuidade no tempo em vm circulando(L.6) corresponde a tm circulado. c) A forma de gerndio em constituindo(L.12) estabelece relaes entre os termos da orao que correspondem a so constitudas por.

d) Como o pronome em fundem-se em(L.11) refere- se a naes(L.11), sua presena obrigatria para constituir a voz refexiva. e) Por se referir a naes(L.11), o verbo sobreviver(L.9) admite ser flexionado no plural: sobreviverem.

9 - Q15450 ( Prova: ESAF - 2009 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Morfologia; Pontuao; Interpretao de Textos; Redao - Reescritura de texto; Funes morfossintticas da palavra SE; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Em

relao

ao

texto

abaixo,

assinale

opo incorreta.

a) O travesso aps "Estados Unidos"(l.3) pode ser substitudo por sinal de dois-pontos sem prejuzo para a correo gramatical do perodo. b) Em "concentrar-se"(l.22), o "-se" indica sujeito indeterminado. c) O emprego de vrgula aps "Europa"(l.9) justifica-se porque isola adjunto adverbial de lugar no incio do perodo. d) Preservam-se a correo gramatical do perodo e a in- formao original se a expresso "j socorrida"(l.8) for substituda por que j tinha sido socorrida.

e) A presena de preposio em "ao desemprego"(l.23) justifica-se pela regncia de "combate".

10 - Q14760 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Morfologia; Pontuao; Interpretao de Textos; Funes morfossintticas da palavra SE; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Em relao ao texto abaixo, assinale a opo incorreta.

a) O travesso aps "Estados Unidos"(?.3) pode ser substitudo por sinal de dois-pontos sem prejuzo para a correo gramatical do perodo. b) Em "concentrar-se"(?.22), o "-se" indica sujeito indeterminado.

c) O emprego de vrgula aps "Europa"(?.9) justifica-se porque isola adjunto adverbial de lugar no incio do perodo. d) Preservam-se a correo gramatical do perodo e a informao original se a expresso "j socorrida"(?.8) for substituda por que j tinha sido socorrida. e) A presena de preposio em "ao desemprego"(?.23) justifica-se pela regncia de "combate".

GABARITOS: 1-E B 2-E 3-E 4-A 5-E 6-A 7-A 8-C 9-B 10 -

11 - Q3589 ( Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Morfologia; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Leia o seguinte texto para responder s questes 02 e 03. De fato, os jovens tm motivos para se sentirem inseguros. Comeam a vida profi ssional assombrados pelos altos ndices de desemprego. Quase a metade dos desempregados nos grandes centros no Brasil jovem. Alm da falta de experincia, h o despreparo mesmo. Grande parte tem baixa escolaridade. O mercado de trabalho ajuda a perpetuar a desigualdade. Muitos jovens deixam de estudar para trabalhar. Mas a disputa acirrada tambm entre os mais bem-preparados. A grande oferta de mo-de-obra resulta em um processo cruel de avaliao, com testes de conhecimentos e de raciocnio lgico, redao, dinmicas de grupo, entrevistas. E no s. O jovem deve demonstrar habilidades que muitas vezes nem teve tempo de saber se possui ou de descobrir como adquiri-las. Como o conhecimento hoje fica obsoleto muito rpido, a qualifi cao e o potencial comportamental que defi nem um bom candidato, e no s o preparo tcnico.

(Adaptado de ISTO 5/10/2005) Assinale a opo incorreta a respeito do emprego das estruturas lingsticas do texto.

a) A relao de sentidos entre os dois primeiros perodos sintticos do texto permite subentender uma idia explicativa, expressa pela conjuno Pois, antes de "Comeam" (l.2). b) Como a expresso "a metade" (l.3) pode ser considerada um sinnimo textual para 50%, a substituio daquela por esta preservaria a coerncia textual e a correo gramatical. c) A regncia do verbo resultar permite a troca da preposio "em"(l.11) pela preposio de; mas, nesse caso, a relao semntica entre "oferta" (l.10) e "processo"(l.11) se inverte. d) A funo textual da orao "E no s" (l.13) a de fazer o leitor antecipar que, alm das idias expostas nos dois perodos sintticos anteriores, mais problemas sero enumerados nos perodos seguintes. e) A forma de singular em "" (l.18) deve-se ao emprego do vocbulo "que" (l.18); pois o verbo que se flexiona de acordo com o sujeito da orao "definem" (l.18).

12 - Q3596 ( Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Morfologia; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Assinale a opo que corresponde a erro gramatical. H pelo menos duas compreenses a cerca do(1) Estado e sua natureza: ou ele seria um produto da razo pura ou tica do homem em busca de(2) construir na Terra um regime de ordem, de paz e de justia assegurado pelo Direito positivo erigido, ou, ao contrrio, seria uma criao socioeconmica de base poltica e militar organizada juridicamente conforme o(3) interesse material dos grupos ou classes sociais que(4) dominam efetivamente as relaes econmicas de produo da riqueza de um pas determinado. Para o pensamento moderno oficial, o Estado uma entidade socioeconmica e poltica criada racional e conscientemente pelo homem, situando-se(5) acima dos interesses das classes, que busca a ordem e a paz social e, ainda, cria o direito positivo e realiza a justia legal. (Oscar d'Alva e Souza Filho)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4

e) 5

13 - Q3600 ( Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Morfologia; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Verifi que quantas alteraes propostas para o texto preservam sua coerncia e correo gramatical. No a violncia nem as turbulncias da economia e muito menos a sade. A maior preocupao do brasileiro o trabalho. A concluso resultado de uma consulta realizada com 23,5 mil pessoas de 42 pases. Num suposto ranking mundial de pessimismo em relao s oportunidades de trabalho, o brasileiro apareceria nas primeiras posies. Na mdia global, o emprego seguro citado por 21% dos entrevistados, fi cando em segundo lugar entre as preocupaes de curto prazo, depois da economia. (Adaptado da Folha de So Paulo, 19 de fevereiro de 2006) I. Retirar os artigos antes de "violncia", "turbulncias" e "sade", nas linhas 1 e 2. II. Substituir o sinal de ponto pelo de dois-pontos depois de "sade"(l.2), grafando a palavra seguinte com letra inicial minscula. III. Inserir a preposio com antes de "resultado"(l.3). IV. Substituir "Num"(l.4) por Em um. V. Retirar o artigo defi nido antes de "oportunidades"(l.6), escrevendo apenas . VI. Substituir a preposio "entre"(l.9) pela preposio em, o que resulta na contrao nas. A quantidade de itens corretos

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

14 - Q3141 ( Prova: ESAF - 2004 - MRE - Assistente de Chancelaria - Prova 1 / Portugus /


Morfologia; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Assinale a nica forma gramaticalmente correta, entre as sublinhadas no texto abaixo. Cumprindo determinao superior, o assistente da diretoria de determinada empresa redigiu documento oficial aos chefes de setor, no qual constava o trecho: "O presidente deseja ter mo informaes a cerca dos pontos fracos e fortes de cada setor afim de subsidiar a elaborao do planejamento estratgico da empresa. Para tanto, f-se necessrio promover reunies em todos os setores da empresa para discutirmos como aumentar nossa competitividade".

a) mo b) a cerca dos c) afim de d) f-se e) discutir-mos

15 - Q3148 ( Prova: ESAF - 2004 - MRE - Assistente de Chancelaria - Prova 1 / Portugus /


Morfologia; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Marque a nica das substituies propostas que mantm a correo gramatical do texto abaixo transcrito. Todo o aprendizado - raciocnio, memria, pensamento e imaginao - depende de um rgo do corpo humano que pesa mais ou menos 1,3 quilograma e formado por cem bilhes de neurnios, que tm a capacidade de se multiplicarem mais de 250 mil vezes por minuto nos dois primeiros meses de gestao e cujos prolongamentos parecem um emaranhado de fios: o crebro. (Vitor F. Kmpel, "Resumos no processo do aprendizado")

a) Substituir o duplo travesso: - ......- por parnteses: (......) b) Substituir que pesa mais ou menos 1,3 quilograma por que pesa acerca de 1,3 quilograma c) Substituir 1,3 quilograma por um quilo e trezentas gramas d) Substituir que tm a capacidade por que possui a capacidade e) Substituir e cujos prolongamentos por e que seus prolongamentos

16 - Q3176 ( Prova: ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria / Portugus /


Morfologia; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

1 Assinale a opo correta a respeito do emprego das palavras e expresses do texto.

a) As expresses "sculo XX"(l.1), "o sculo"(l.13) e "ele"(l.15), em sentido literal, remetem ao mesmo referente. b) A preposio "por"(l.3) est empregada opcionalmente, por isso sua retirada no provoca erro gramatical nem altera o sentido original do texto.

c) A conjuno "seja...seja" (l.14 e 15), por seu valor semntico e colocao sinttica admite a substituio por tanto ... como, por ou ... ou, ou por ora ... ora. d) A forma verbal composta "tem sido"(l.22), por se constituir com o auxiliar ser, indica uma orao de voz passiva. e) Como a preposio a, empregada diante de "Oriente Mdio"(l.29) e "sul da sia"(l.30), exigncia da regncia de "endmicas" (l.29), a retirada deste adjetivo exige a substituio de "ao" por em.

17 - Q3184 ( Prova: ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria / Portugus /


Morfologia; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Assinale a opo em que ao menos um dos conectivos propostos para preencher a lacuna provoca incoerncia textual ou erro gramatical.

O Brasil um pas grande, diversificado _____(a) visto como uma promessa que parece nunca se realizar. O potencial existe, _______(b) h algo bloqueando o Brasil. Acho que uma combinao de fatores como o sistema poltico e o modo de trabalhar do cidado, pouco engajado nos problemas da sociedade, ______(c) muito freqente o brasileiro eleger polticos por seu nvel de popularidade, sem avaliar seus programas e aes. um pas muito importante para a economia mundial, _____(d) sermos sempre decepcionados. , _______(e), um desafio delicado entender por que as coisas no acontecem rapidamente no Brasil. (Michel Porter, Veja, 5/12/2001, com adaptaes)

a) e / mas b) entretando / mas c) j que / pois d) embora / apesar de e) contudo / portanto

GABARITOS:

11 - B

12 - A

13 - D

14 - A

15 - A

16 - E

17 - D

Crase
1 - Q293942 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico de Suporte em Infraestrutura de
Transportes - Estradas / Portugus / Crase; )

Assinale a opo que completa corretamente a sequncia de lacunas no texto abaixo.

a) a - a - - A b) - h - - A c) - a - - H d) - h - a - H e) a - h - a -

2 - Q294738 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico de Suporte em Infraestrutura de


Transportes - Topografia / Portugus / Crase; )

Assinale a opo que completa corretamente a sequncia de lacunas no texto abaixo.

a) a - a - - A b) - h - - A c) - a - - H d) - h - a - H e) a - h - a -

3 - Q293841 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus / Crase; ) Assinale a opo que completa corretamente a sequncia de lacunas no texto abaixo.

a) a - a - - A b) - h - - A

c) - a - - H d) - h - a - H e) a - h - a -

4 - Q280723 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Crase; )

Em relao ao uso do sinal indicativo de crase, assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do fragmento a seguir.

a) (1) b) (1) a c) (1) d) (1) a e) (1) a

(2) (3) (4) a a (2) a (2) a (2) a (2) a (3) (3) a (3) (3) a (4) a (4) a (4) (4) a

(5) a (5) (5) (5) a (5)

5 - Q280724 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Crase; )

Assinale a opo que corresponde a erro gramatical inserido na transcrio do texto.

a) pela (1) b) entre outros (2) c) a (3) d) teve que se (4) e) (5)

6 - Q115332 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Morfologia; Pontuao; Crase; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Em relao ao emprego das estruturas lingusticas do texto, assinale a opo correta.

a) No preciso usar vrgula aps fatores(L.16) porque a orao subsequente tem natureza restritiva. b) O emprego do sinal indicativo de crase em s diferentes(L.10) justica-se pela regncia de desigualdade e pela presena de artigo definido feminino plural. c) O segmento desde a metade do sculo passado (L.1-2) est entre vrgulas porque se trata de orao explicativa.

d) A substituio de aos(L.22) por queles prejudica a correo gramatical e as informaes originais do perodo. e) Em o que precisa ser feito(L.30), o funciona como artigo denido masculino singular.

7 - Q115335 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus / Crase; ) Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto.

a)

b)

c)

d)

e)

8 - Q115336 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus / Crase; )

Assinale a opo que, na sequncia, preenche corretamente as lacunas do texto.

a) b)

c)

d) e)

9 - Q14764 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Crase; )

Indique a opo que completa, com correo gramatical, os espaos do trecho abaixo. Uma nova forma de gerenciamento chega ao mercado: a quarteirizao. Ela pode ser entendida como a contratao de um executivo que administra os contratos e atividades de terceiros. Para as organizaes que so abertas __1__ realidade e __2__ mudanas, que __3__ muito __4__ delegando para terceiros aquelas atividades intermedirias de sua empresa, a quarteirizao uma tima opo. (Adaptado de http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp040149.pdf)

a)

b)

c)

d)

e)

10 - Q3146 ( Prova: ESAF - 2004 - MRE - Assistente de Chancelaria - Prova 1 / Portugus /


Crase; )

Indique a opo que preenche com correo os espaos numerados do trecho abaixo. ....(1).... histria por escrever do sculo vindouro cabe o desafio de encontrar formas de convvio em que ....(2).... fora da integrao seja o resultado da vitalidade das partes e em que .... (3).... independncia das partes se associe a fora da unidade. (Adaptado de Paulo T. Flecha de Lima, "Acaba a Amrica? Trs Amricas? E o Brasil?")

a) A - a - a b) - a - c) A - - a d) A - - e) - a - a

GABARITOS: 1-B B 2-B 3-B 4-E 5-E 6-A 7-E 8-D 9-D 10 -

1 - Q293847 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Ortografia; Sintaxe; Regncia; )

Na transcrio do fragmento de texto abaixo, foram desrespeitadas regras gramaticais da lngua portuguesa. Assinale a opo em que a grafia de palavra ou o uso de estrutura lingustica est incorreto.

a) A b) B c) C d) D e) E

2 - Q293852 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; Morfologia - Verbos; Flexo verbal de nmero (singular, plural); )

Assinale a opo em que a flexo do verbo est no singular porque deve concordar com um sujeito sinttico em forma de orao.

a) (L.4) b) gera(L.8) c) exige(L.9) d) (L.14) e) (L.18)

3 - Q280708 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Assinale a opo em que o texto foi transcrito com erro no uso do verbo sublinhado.

a) A b) B c) C d) D e) E

4 - Q280713 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Sintaxe; Termos essenciais da orao: Sujeito e Predicado; )

Assinale a opo em que o conjunto das informaes a seguir no est redigido em um perodo sinttico claro, objetivo e gramaticalmente correto.

a) H respaldo para o otimismo do governo por causa do aumento das vendas no varejo em junho; dos dados mais favorveis do emprego formal em julho; e do anncio de que o ndice de Atividade do Banco Central subiu no ms retrasado. b) O aumento das vendas no varejo em junho, os dados mais favorveis do emprego formal em julho e o anncio de que o ndice de Atividade do Banco Central subiu no ms retrasado do respaldo ao otimismo do governo.

c) Para o otimismo do governo fatores como, em junho, aumento das vendas no varejo, em julho, dados mais favorveis do emprego formal, no ms retrasado anncio de que o ndice de Atividade do Banco Central subiu. d) Respaldando o otimismo do governo esto o aumento das vendas no varejo em junho, os dados mais favorveis do emprego formal em julho e o anncio de que o ndice de Atividade do Banco Central subiu no ms retrasado. e) Porque houve aumento das vendas no varejo em junho e dados mais favorveis do emprego formal em julho, alm do anncio de que o ndice de Atividade do Banco Central subiu no ms retrasado, h respaldo para o otimismo do governo.

5 - Q280718 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; Sintaxe; Termos essenciais da orao: Sujeito e Predicado; )

Assinale a opo correta em relao s estruturas lingusticas do texto.

a) O emprego de para(L.3) estabelece uma relao sinttica de concluso. b) O termo batelada(L.5) confere formalidade ao texto. c) Prejudica-se a correo gramatical do perodo ao se substituir seja definido(L.13) por se defina.

d) A palavra guarda(L.15) est sendo empregada com o sentido de mantm, encerra, apresenta. e) O elemento coesivo Esse teto(L.18) retoma o antecedente dvida consolidada lquida(L.17).

6 - Q280725 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Assinale a opo em que o trecho transcrito e adaptado de O Globo, de 16/8/2012, respeita a correo gramatical.

a) No de hoje que os especialistas em transportes defendem uma maior integrao das modalidades de transportes. Os diferentes tipos pode ser concorrentes entre si, mas em grande parte dos casos um ajuda o outro. b) Ferrovias e hidrovias certamente podem oferecer maior capacidade de transporte de granis (minrios, gros, combustveis), mas seus traados nem sempre vai at os pontos de carregamento e descarga. O caminho possibilita a capilaridade do sistema. c) Ento, ferrovias, rodovias, hidrovias, portos e aeroportos constitue, na verdade, uma mesma malha, que, para funcionar bem, precisa de coordenao, planejamento e condies que viabilizem investimentos. d) uma tarefa para polticas pblicas, para iniciativas governamentais. A operao dessa malha, porm, se faz de maneira mais eficiente nas mos de concessionrios privados. e) Se formos mesmo por este caminho de privatizao desses servios, a possibilidade de acerto ser muito maior que a de erro. Atacam-se, assim, causa importante do chamado custo Brasil.

7 - Q115337 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Sintaxe; Regncia; )

Assinale

opo

que

preenche

corretamente

as

lacunas

do

texto.

a)

b) c)

d)

e)

8 - Q115338 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Assinale a opo que corresponde a erro gramatical na transcrio do texto abaixo.

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

9 - Q115339 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Assinale a opo que corresponde a erro gramatical inserido no texto.

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

10 - Q115340 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de O Estado de S. Paulo, de 26/7/2010. Assinale a opo em que o trecho foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

a) O que torna a questo muito mais grave o fato de que, nas ltimas dcadas, as vrias aes colocadas em prticas pelos diferentes governos, sob diferentes regimes polticos, no conseguiram evitar que os problemas da desigualdade e da pobreza se repetissem de uma gerao para a outra. b) Apesar das melhoras dos ltimos anos, o Brasil, na comparao com os demais pases, tm a terceira pior situao do mundo.

c) Um dos aspectos mais dramticos do relatrio do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre o nvel de desenvolvimento humano dos pases da Amrica Latina no a confirmao de que, quanto distribuio da renda, a regio continua sendo mais desigual do planeta. d) Imperam na regio uma espcie de lei social perversa, por meio da qual, como diz o documento do Pnud: a desigualdade reproduz desigualdade, tanto por razes econmicas como de economia poltica, e gera um acesso desigual ao sistema de representao poltica e possibilidade de se fazer ouvir. e) Os nveis de escolaridade ou de renda de uma gerao est correlacionado com o da gerao anterior. como se filho de pai pobre j nascessem condenados a viver na mesma situao de seus ascendentes

GABARITOS: 1-D -A 2-D 3-D 4-C 5-D 6-D 7-B 8-E 9-A 10

11 - Q115341 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Assinale a opo em que, ao ser transcrito, o fragmento do texto adaptado da Revista Veja, de 21 de julho, 2010, desrespeitou a gramtica da norma culta.

a) Com boa argumentao e dados fartos, alguns autores se dedicam a defenir quais fatores no servem como explicao para o discompasso no continente: o determinismo geogr? co no sustenta-se; um suposto sistema de dependncia comercial, em relao aos Estados Unidos, tambm descartado, e o atraso atribudo ao catolicismo, em princpio pouco propenso a absorver a benfica combinao entre fatores capitalistas e democrticos refutado. b) A pergunta j mereceu a ateno de estudiosos de todos os matizes ideolgicos e, na maioria das vezes, levou a respostas esquemticas, mgicas. Mas houve, sim, um aspecto cultural que ajudou a definir os desempenhos dspares de Estados Unidos e Amrica Latina. c) Nas cincias polticas e econmicas, h um enigma que, se decifrado, poderia resultar na frmula definitiva para o sucesso das naes: por que a Amrica Latina no prosperou como os Estados Unidos? d) No ensaio Bandeirantes e Pioneiros, o escritor Vianna Moog demonstrou que os colonos ibricos estavam mais interessados no extrativismo ou na escravizao dos ndios, enquanto os ingleses tinham

um apego maior nova terra, que eram obrigados a cultivar por conta prpria. Isso deu origem, nos Estados Unidos, a direitos de propriedade e estruturas de governo mais slidas do que no resto do continente.

e) Essa cultura poltica pode ter sido a base para os trs fatores que, mais tarde, definiram o sucesso americano: instituies formais (leis, sistema poltico) e informais (disposio da populao de respeitar as leis); decises polticas adequadas ao florescimento capitalista; e estrutura social mais igualitria. Da ausncia desses elementos nasceu o paradoxo latino-americano.

12 - Q115342 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de O Estado de S. Paulo, de 29/7/2010. Assinale a opo em que na transcrio do trecho foram inseridos erros gramaticais.

a) Existem diversos meios para avaliar a situao do setor industrial: analisar a evoluo do volume da produo, verificar a utilizao da capacidade de produo (UCI), avaliar os estoques. Nos trs casos, relatrio da Conferncia Nacional da Indstria (CNI) mostra resultados positivos. b) interessante apontar quais so os principais problemas que a indstria enfrenta: em primeiro lugar, a elevada carga tributria, e, em segundo lugar, a competio acirrada que tem origem na importao. A falta de trabalhadores qualificados a terceira preocupao dos empresrios, que continuam otimistas para os prximos meses. c) importante verificar que a indstria continua a considerar que as perspectivas so favorveis, tanto para a demanda domstica, que todas as decises dos ltimos meses fazem prever como crescentes, quanto para as exportaes. d) A indstria est se preparando para responder demanda criada pelos investimentos pblicos, embora se mostre prudente no que se refere possibilidade de serem todos realizados como planejado. e) O crescimento da produo fsica constatam- se em todos os setores. Apenas se notam que as pequenas empresas enfrentam maiores dificuldades e que o crescimento mais concentrado do que no primeiro trimestre, quando foi generalizado. Isso tem, certamente, algo que ver com o aumento da importao de componentes.

13 - Q15457 ( Prova: ESAF - 2009 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Sintaxe; Regncia; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Assinale a opo gramaticalmente correta quanto concordncia e regncia. (Renata Moraes, "A corrida pelo domnio da lngua". Veja, 4/3/2009, p.97/98)

a) A corrida em busca da fluncia em outra lngua pode ser medida pela quantidade de brasileiros que viajam para o exterior com o fim especfico de estud-la. b) A exigncia nos bons empregos, agora, que se tenham fluncia ao conversar numa lngua estrangeira. c) Antigamente, nas empresas, eram poucos os funcionrios que dominavam um idioma estrangeiro, e com eles recorriam os colegas quando precisavam traduzir uma palavra ou um texto. d) A primeira pergunta que surge a quem se impe ao desafio de falar outro idioma fluentemente : ser preciso passar um tempo no exterior? e) No necessariamente. Um bom comeo identificar as estratgias que funciona melhor para cada tipo de pessoa.

14 - Q14765 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Ortografia; Interpretao de Textos; Redao - Reescritura de texto; Sintaxe; Termos essenciais da orao: Sujeito e Predicado; )

Assinale

opo

que

corresponde

a erro gramatical

ou

de

grafia.

A economia brasileira entrou na crise internacional em melhores condies do que(1) no passado, mas a exportao caiu, a atividade recuoudesde o(2) fim de 2008 e o desemprego tem(3) crescido. As primeiras tentativas de reativar a economia por meio de facilidades fiscais deram resultado modesto, mas j(4) afetaram a arrecadao tributria. Alm disso, o manejo da poltica oramentria foi limitado pelo aumento de gastos com pessoal. preciso continuar usando os estmulos fiscais, mas com melhor planejamento e com mais esforo de contenso(5) das despesas improdutivas. (O Estado de S. Paulo, 3/3/2009)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

15 - Q14766 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Sintaxe; Termos essenciais da orao: Sujeito e Predicado; )

Assinale o segmento do texto inteiramente correto quanto s normas da lngua escrita formal.

a) O termo "quarteirizao" designa um mtodo de resoluo de problemas de que a modernidade trouxe e muitas empresas ainda no se deram conta. b) Essa estratgia possibilita aos empresrios de se dedicarem apenas ao seu negcio, sua atividade-fim, deixando os diversos trmites administrativos nas mos de uma empresa especializada. c) Um exemplo para se entender a quarteirizao e como ela funciona est na Rodoviria Tiet, na cidade de So Paulo, pertencente prefeitura. Como essa no dispe do conhecimento necessrio para administrar a rodoviria, contrata uma empresa que subcontratar outras para o servio de segurana, alimentao, limpeza etc. d) A quarteirizao o prximo estgio da terceirizao, uma estratgia de otimizao dos mercados produtores que buscam um quarto elemento da cadeia produtiva os parceiros prestadores de servios nas reas que no so primordiais sua atividade. e) A quarteirizao advem da utilizao das empresas j terceirizados, dos servios profissionais e qualificados de uma quarta empresa, que desenvolver servios empresa prestadora, ajudando-lhe e garantindo melhor desempenho na prestao de servios do cliente final.

16 - Q14767 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Sintaxe; Regncia; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Assinale a opo gramaticalmente correta quanto concordncia e regncia.

a) A corrida em busca da fluncia em outra lngua pode ser medida pela quantidade de brasileiros que viajam para o exterior com o fim especfico de estud-la. b) A exigncia nos bons empregos, agora, que se tenham fluncia ao conversar numa lngua estrangeira. c) Antigamente, nas empresas, eram poucos os funcionrios que dominavam um idioma estrangeiro, e com eles recorriam os colegas quando precisavam traduzir uma palavra ou um texto. d) A primeira pergunta que surge a quem se impe ao desafio de falar outro idioma fluentemente : ser preciso passar um tempo no exterior? e) No necessariamente. Um bom comeo identificar as estratgias que funciona melhor para cada tipo de pessoa.

17 - Q3592 ( Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Sintaxe; Termos essenciais da orao: Sujeito e Predicado; )

Leia o seguinte texto para responder s questes 06 e 07. A classe mdia est mudando. Essa classe mdia herdeira da poro Blgica da Belndia (mistura de Blgica e ndia, expresso usada na dcada de 70 para explicar a desigualdade no Brasil). Ela antes tinha acesso ao sistema financeiro habitacional, a universidades pblicas, expanso de empresas estatais cheias de ofertas de trabalho e indexao, que reajustava o dinheiro nos bancos. Na dcada de 90, essas facilidades acabaram e a classe mdia passou a ter mais gastos. como se ela tivesse viajado sempre de executiva e agora tivesse de andar de econmica. Em compensao, existe uma populao que era de baixa renda e ascendeu. (Adaptado de Ricardo Neves, Correio Braziliense, 22 de fevereiro de 2006) Assinale a opo incorreta a respeito das estruturas sintticas do texto.

a) O trecho entre parnteses corresponde a uma explicao de como deve ser interpretado o termo "Belndia"(l.2); por isso, a retirada dos sinais de parnteses e a insero de vrgula seguida do termo que a antes de "mistura"(l.2) preserva a correo gramatical e a coerncia do texto. b) As estruturas lingsticas mostram que "acesso"(l.5) complementado, sinttica e semanticamente, pelas quatro expresses centradas, respectivamente, em "sistema"(l.5), "universidades" (l.6), "expanso"(l.6) e "indexao"(l.7). c) As duas oraes coordenadas que seguem a expresso "Na dcada de 90" (l.8), expressam, semanticamente, uma relao que tambm pode ser escrita em apenas uma orao: com o fim dessas facilidades, a classe mdia passou a ter mais gastos. d) A conjuno "e"(l.11) coordena duas oraes que, semanticamente, expressam um contraste; por isso equivale a mas. e) O conectivo "Em compensao" (l.12) est empregado com valor adversativo, pois introduz um perodo sinttico que, semanticamente, contradiz o que afi rma a primeira orao do texto.

18 - Q3599 ( Prova: ESAF - 2006 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Sintaxe; Regncia; )

Para cada lacuna abaixo so propostas duas formas de preenchimento. Assinale a opo em que as duas propostas complementam de maneira coerente e gramaticalmente correta o texto. O Brasil est assumindo papel ___(a)___liderana no fornecimento de energia de fonte renovvel, ___(b)___o lcool. Chamou, por isso, ___(c)___ateno do mundo desenvolvido e h pases negociando a compra do produto nacional. Problemas como o do preo interno devem ser administrados com responsabilidade para no corrermos o risco de perder a oportunidade, rara, ___(d)___fi xar papel preponderante ___(e)___ setor essencial como o energtico.

(Adaptado de Correio Braziliense, 22 de fevereiro de 2006)


a) na/da b) como/para c) a/ d) de/para e) em/pelo

19 - Q3538 ( Prova: ESAF - 2004 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Ortografia; Interpretao de Textos; Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Leia o texto para responder s questes 01 e 02. As hidreltricas podem ser uma boa opo de energia barata e renovvel, desde que no inundem florestas primrias e naes indgenas nem desalojem compulsoriamente milhares de agricultores. Pequenas e mdias hidreltricas e tambm algumas muito grandes, como a Xing, no Nordeste, tm um impacto socioambiental positivo. A combinao dos princpios de reciclagem, descentralizao e conservao de energia com os mecanismos de democratizao, avaliao dos impactos ambientais e opes energticas menos agressivas promover mudanas substanciais na matriz energtica e na economia global. Em decorrncia, haver amplo acesso de energia s populaes e menor impacto nas florestas e no efeito estufa, bem como maior benefcio na reduo do lixo atmico e na conservao dos recursos hdricos. (Carlos Minc, Ecologia e Cidadania, Rio de Janeiro, Editora Moderna, p.120)

Em relao ao texto, assinale a opo incorreta.

a) As grafias hidreltrica e hidroeltrica exemplificam caso em que convivem na lngua culta duas formas igualmente aceitas de escrita. b) O termo "desde que"(l.2) introduz uma idia de condio. c) As usinas pequenas, ao contrrio das mdias e grandes, tm impacto positivo no ambiente. d) A forma verbal "promover"(l.11) est na terceira pessoa do singular para assegurar a concordncia correta com "A combinao"(l.7). e) A substituio do trecho "Em decorrncia, haver" (l.12 e 13) por "Haver, conseqentemente," mantm a correo gramatical do perodo.

20 - Q3543 ( Prova: ESAF - 2004 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Interpretao de Textos; Coeso e coerncia; Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Assinale a opo que provoca erro gramatical ao preencher a lacuna do texto. A energia solar uma fonte complementar fundamental e de importncia crescente. Os sistemas solares mais simples de pr-aquecimento da gua (nofotovoltaicos) podem aliviar os piques de uso de energia. Em So Paulo, ao fim do dia, quando os chuveiros eltricos so ligados, _______________ uma turbina de Itaipu, deixando a Eletrobrs em alerta. (Carlos Minc, Ecologia e Cidadania, Rio de Janeiro, Editora Moderna, p.120)

a) o consumo chega a ser equivalente ao que produz b) consome a produo equivalente a c) h um consumo equivalente produo de d) consome-se o correspondente produo de e) consumida energia equivalente a

GABARITOS: 11 - A 12 - E -C 20 - B 13 - A 14 - E 15 - C 16 - A 17 - E 18 - D 19

21 - Q3551 ( Prova: ESAF - 2004 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Assinale a opo que corresponde a rro gramatical. Em 1934, foi promulgado(1) o Cdigo das guas, que atribuiu(2) Unio o poder de autorizar ou conceder o aproveitamento de energia hidrulica e estabeleceu a distino entre a propriedade do solo e a propriedade das quedas d'gua e outras fontes de energia hidrulica para o efeito de(3) aproveitamento industrial. Todos os recursos hdricos foram incorporados ao patrimnio da Unio. Asseguravam-se(4) ao Estado Novo o direito de intervir(5) nas atividades produtivas para suprir as deficincias da iniciativa privada e negava-se aumento da participao de estrangeiros no setor eltrico, bem como em outros setores econmicos. (Adaptado de www.energiabrasil.gov.br/energiabrasil_historico)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

22 - Q3553 ( Prova: ESAF - 2004 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Ortografia; Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Assinale a opo que corresponde a rro gramatical. Uma das formas de combustvel renovvel a utilizao do biodiesel, que produzido com o leo vegetal e at(1) com o(2) animal. Maiscomumente(3) o biodiesel vem sendo feito partir de(4) leos vegetais, utilizando-se a mamona, a soja e o feijo. Nessa poca de racionamento de energia, nada mais importante do que(5) encontrar combustveis renovveis para a gerao de energia, principalmente para o pequeno e mdio consumidor. (Adaptado de http://www.aultimaarcadenoe.com/energia.htm)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

23 - Q3555 ( Prova: ESAF - 2004 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus /


Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Assinale a opo que apresenta erro de concordncia.

a) Com o programa "Luz para Todos", o Governo Federal vai antecipar a universalizao do acesso energia eltrica no Pas, que estava prevista para 2016. b) No Brasil, a excluso eltrica predomina em reas com menor ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) e entre famlias de baixa renda. c) Cerca de 90% das famlias sem acesso energia eltrica tm renda inferior a trs salrios mnimos e 84% vivem em municpios com IDH abaixo da mdia nacional (0,766). d) No Nordeste, o ndice chega a 39,3% (cerca de 5,8 milhes de pessoas); no Centro-Oeste, a 27,6% (cerca de 367 mil pessoas); no Sudeste, a 11,9% (cerca de 807 mil pessoas); e no Sul, a 8,2% (cerca de 484 mil pessoas). e) Percentualmente, o maior nmero de pessoas que no tm acesso energia eltrica no meio rural residem na regio Norte. So cerca de 2,5 milhes de pessoas, o que correspondem a 62,5% da populao rural. (Adaptado de https://www.presidencia.gov.br/casacivil, 9 de Junho de 2004)

24 - Q55339 ( Prova: ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo / Portugus /


Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

No Estatuto Social de uma determinada Cooperativa, figura o seguinte artigo: Artigo XX. O mandato da Diretoria ser de 4 (quatro) anos, contados da data da Assemblia que os elegeu. Analise o segmento sublinhado e marque com V para assertiva verdadeira e com F para falsa. Assinale, a seguir, a seqncia correta. ( ) As normas gramaticais de concordncia do padro culto da lngua portuguesa permitem que se empregue o pronome pessoal no feminino singular. ( ) A concordncia do pronome pessoal, no caso, dita ideolgica, isto , faz-se com a idia de "diretoria" e no com a forma da palavra, que est no singular. ( ) Ficam mantidas as mesmas relaes de referncia do texto original se o pronome pessoal for flexionado no masculino singular.

a) V, F, V b) V, V, F

c) F, F, V d) F, V, F e) V, V, V

25 - Q55341 ( Prova: ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo / Portugus /


Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Indique a opo em que o trecho est gramaticalmente correto.

a) Na economia do conhecimento, ganham evidncia, questes cada vez mais complexas relativas propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agncias de regulao de padres tecnolgicos, regulamentao de setores privatizados e uma tendncia de crescente democratizao da sociedade brasileira. b) Ganha evidncia na economia do conhecimento questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agncias de regulao de padres tecnolgicos, regulamentao de setores privatizados e uma tendncia de crescente democratizao da sociedade brasileira. c) Na economia do conhecimento, ganham evidncia questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agncias de regulao de padres tecnolgicos, regulamentao de setores privatizados e uma tendncia de crescente democratizao da sociedade brasileira. d) Na economia do conhecimento, questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, aos direitos autorais, s patentes sobre produtos e processos, agncias de regulao de padres tecnolgicos, regulamentao de setores privatizados e uma tendncia de crescente democratizao da sociedade brasileira ganham evidncia. e) Questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agncias de regulao de padres tecnolgicos, regulamentao de setores privatizados e uma tendncia de crescente democratizao da sociedade brasileira ganha evidncias. (Adaptado de Gilson Schwartz, As profisses do futuro, So Paulo, Publifolha, 2000, p.36.)

26 - Q55342 ( Prova: ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo / Portugus /


Pontuao; Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Indique a opo em que o trecho est incorreto gramaticalmente.

a) As transformaes tecnolgicas, j que no existe sociedade civilizada sem lei, apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que continuaro sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justia. b) No existe sociedade civilizada sem lei e as transformaes tecnolgicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que continuaro sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justia. c) No existe sociedade civilizada sem lei, por isso as transformaes tecnolgicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que, no entanto, continuaro sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justia. d) No existe sociedade civilizada sem lei. As transformaes tecnolgicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes incomodam e atrapalham, mas que, continuaro sendo garantias fundamentais de desenvolvimento com justia. e) As transformaes tecnolgicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que continuaro sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justia. No existe sociedade civilizada sem lei. (Adaptado de Gilson Schwartz, As profisses do futuro, So Paulo, Publifolha, 2000, p.37.)

27 - Q3149 ( Prova: ESAF - 2004 - MRE - Assistente de Chancelaria - Prova 1 / Portugus /


Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Identifique o perodo inteiramente construdo de acordo com a norma padro da lngua portuguesa.

a) difcil crer de que exista pessoas contra as cotas para negros e ndios adotadas em algumas universidades brasileiras. b) difcil acreditar que existam pessoas que se posicionem contra as cotas para negros e ndios adotadas em algumas universidades brasileiras. c) No fcil acreditar que hajam pessoas contrrias as cotas para negros e ndios adotadas em algumas universidades brasileiras. d) difcil de crer que haja pessoas que seja contra as cotas para negros e ndios adotadas em algumas universidades brasileiras. e) No d para acreditar que tenham pessoas que se mostrem contrrias as cotas para negros e ndios adotadas por algumas universidades brasileiras.

28 - Q3150 ( Prova: ESAF - 2004 - MRE - Assistente de Chancelaria - Prova 1 / Portugus /


Sintaxe; Termos essenciais da orao: Sujeito e Predicado; )

Identifique o trecho inteiramente correto, quanto sintaxe de construo.

a) Medidas urgentes precisam ser adotadas no Brasil, a exemplo da Espanha que, entre outros, aumentou as penas para quem sonega, dificultando e diminuindo a existncia de sonegadores, tentando acabar com o mercado informal que considerado por muitos no Brasil como garantia de renda populao pobre, porm, sabe-se que limita o PIB do Brasil, por conseqncia, o crescimento da economia. b) A exemplo da Espanha, que reformulou todos os seus procedimentos nas reas trabalhista, fiscal e burocrtica, o Brasil, mesmo com suas rgidas leis trabalhistas, ainda se entrava com tanta burocracia, funcionando como um facilitador ao crescimento do PIB nacional. c) Estudo recente mostra que as empresas do setor formal so duas vezes mais produtivas do que as informais, vale dizer, quanto mais avana a informalidade mais cai a produtividade. Uma chacoalhada nas leis trabalhistas e uma faxina na burocracia so medidas que, se adotadas no Brasil, a exemplo do que se fez na Espanha, poderiam contribuir para o crescimento da economia. d) So evidentes os prejuzos que o Brasil vem tomando da chamada economia informal. Se reduzisse 20% da informalidade seria capaz de elevar a taxa de crescimento em pelo menos 1,5 ponto percentual. Em pases cuja burocracia era menor que no Brasil, como a Espanha, por exemplo, conseguiram diminuir a informalidade com uma faxina na burocracia. e) De acordo com resultados obtidos em estudo recente, informa que a economia informal vem afetando na produtividade da populao brasileira na qual surtem efeitos, que no so percebidos, mas garantem renda para as classes mais pobres.

29 - Q3152 ( Prova: ESAF - 2004 - MRE - Assistente de Chancelaria - Prova 1 / Portugus /


Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Assinale a opo que corresponde a erro morfossinttico, de concordncia ou inadequao vocabular. Nossa lngua , entre as grandes do mundo, certamente uma das que mais mudam de ano para ano, como se tomada por um desejo furibundode se destruir, de perder sua identidade, de se esquecer e alienar- se de si. Devemos isso, em parte, mania experimentalista que redundou na idolatria do "inventar", e caiu no mero beletrismo; em parte, devemos-lo ao jornalismo e TV, que, ansiosos por imitar os trejeitos primeiromundistas, o fazem em prejuzo da lgica e da gramtica.

(Baseado em Olavo de Carvalho, "O pensamento brasileiro no futuro: um apelo responsabilidade histrica")

a) mudam b) furibundo c) alienar-se de si d) devemos-lo e) o fazem

30 - Q3153 ( Prova: ESAF - 2004 - MRE - Assistente de Chancelaria - Prova 1 / Portugus /


Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Marque a opo em que pelo menos uma das expresses sublinhadas est empregada erradamente.

a) So Cosme e So Damio sempre andam juntos. Ambos so os preferidos das crianas. Ambos os santos so reverenciados no mesmo dia. b) A cerca de um ano o assunto ocupou as pginas dos principais jornais do pas. Agora, que estamos a cerca de alguns meses das eleies, com certeza o assunto voltar pauta dos meios de comunicao. c) Em vez de seguir direita, o comboio dobrou esquerda. Foi a perdio. Ao invs de ponte, havia um imenso vazio sobre o rio. A chuva no deixara vestgio da velha ponte de madeira. d) Os efeitos da inflao sobre a economia dos pases mais pobres nem sempre so percebidos em toda a sua extenso. Na verdade, a inflao contamina toda sua cadeia produtiva. e) Todo o complexo da Mar foi revistado. Todas as sadas foram fechadas. Policiais permanecero no local o dia todo, at atranqilidade voltar a reinar.

GABARITOS: 21 - D 22 - D -D 30 - B 23 - E 24 - B 25 - C 26 - D 27 - B 28 - C 29

Pontuao
1 - Q294742 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico de Suporte em Infraestrutura de
Transportes - Topografia / Portugus / Pontuao; )

Para que o fragmento abaixo seja coerente e gramaticalmente correto, necessrio inserir sinais de pontuao. Assinale a posio em queno deve ser usado o sinal de ponto, e sim a vrgula, para que sejam respeitadas as regras gramaticais. Desconsidere os ajustes nas letras iniciais minsculas. O projeto Escola de Bicicleta est distribuindo bicicletas de bambu para 4600 alunos da rede pblica de So Paulo(A) o programa desenvolve ainda oficinas e cursos para as crianas utilizarem a bicicleta de forma segura e correta(B) os alunos ajudam a traar ciclorrotas e participam de atividades sobre cidadania e reciclagem(C) as escolas participantes se tornam tambm centros de descarte de garrafas PET(D) destinadas depois para reciclagem(E) o programa possibilitar o retorno das bicicletas pela sade das crianas e transformao das comunidades em lugares melhores para se viver. (Adaptado de Vida Simples, abril de 2012, edio 117)

a) A b) B c) C d) D e) E

2 - Q293860 ( Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Tcnico Administrativo / Portugus /


Pontuao; )

Para que o fragmento abaixo seja coerente e gramaticalmente correto, necessrio inserir sinais de pontuao. Assinale a posio em que no deve ser usado o sinal de ponto, e sim a vrgula, para que sejam respeitadas as regras gramaticais. Desconsidere os ajustes nas letras iniciais minsculas.

a) A b) B c) C d) D e) E

3 - Q280714 ( Prova: ESAF - 2012 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Pontuao; )

Assinale a opo em que o fragmento adaptado do Correio Braziliense, de 7 de agosto de 2012, foi transcrito com erros gramaticais.

a) A caderneta de poupana vm batendo recordes sucessivos de depsitos desde maio, justamente o ms da mudana no rendimento da aplicao promovido pelo governo para permitir quedas mais acentuadas da taxa bsica de juros. b) Em julho, a captao lquida da poupana diferena entre depsitos e retiradas foi positiva em mais de 8 bilhes. o melhor resultado para o ms de julho da srie histrica do Banco Central, iniciada em 1995. c) Tambm a melhor captao mensal desde dezembro de 2009. Em maio, o governo anunciou mudana na remunerao da aplicao e os novos depsitos na poupana j foram feitos dentro das novas regras.

d) Os rendimentos passaram a acompanhar a reduo dos juros bsicos da economia toda vez que a taxa Selic atinge patamar igual ou inferior a 8,5% ao ano. Atualmente, a taxa Selic est em 8% ao ano. e) Essa mudana vale somente para depsitos feitos a partir de 4 de maio. A poupana, ao contrrio dos fundos de investimento, continua isenta do imposto de renda e no sofre a cobrana da taxa de administrao.

4 - Q115329 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Morfologia; Pontuao; Interpretao de Textos; Significao Contextual de Palavras e Expresses; Conjunes: Relao de causa e consequncia; )

Em relao s estruturas gramaticais do texto, assinale a opo correta.

a) A palavra volpia(L.9) est sendo empregada com o sentido de prazer excessivo. b) O emprego de sinal de dois pontos aps interno (L4) justifiaca-se por inserir uma citao de outro texto. c) A palavra eclodiuLl.2) est sendo empregada com o sentido de se intensificou. d) O termo como(L15) confere ao perodo a noo de comparao entre elevao do emprego formal e massa de rendimentos. e) A conjuno Contudo(L.17) confere ao perodo a noo de condio.

5 - Q115332 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus /


Morfologia; Pontuao; Crase; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Em relao ao emprego das estruturas lingusticas do texto, assinale a opo correta.

a) No preciso usar vrgula aps fatores(L.16) porque a orao subsequente tem natureza restritiva. b) O emprego do sinal indicativo de crase em s diferentes(L.10) justica-se pela regncia de desigualdade e pela presena de artigo definido feminino plural. c) O segmento desde a metade do sculo passado (L.1-2) est entre vrgulas porque se trata de orao explicativa.

d) A substituio de aos(L.22) por queles prejudica a correo gramatical e as informaes originais do perodo. e) Em o que precisa ser feito(L.30), o funciona como artigo denido masculino singular.

6 - Q115343 ( Prova: ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda / Portugus / Pontuao; ) Em relao pontuao do texto, assinale a opo correta.

a) A vrgula aps exterior(L.2) justifica-se por isolar expresso que indica circunstncia. b) O emprego de vrgulas aps No passado(L.8) e Agora(L.10) tem a mesma justificativa gramatical. c) As vrgulas aps fretes(L.6), seguros(L.6) aluguis de equipamentos(L.6-7) isolam expresses apositivas. d) O emprego de vrgulas aps mercadorias(L.3), juros(L.5), turismo(L.6) tem justificativas gramaticais diferentes. e) A vrgula aps curto(L.15) justifica-se por isolar expresso explicativa subsequente.

7 - Q15445 ( Prova: ESAF - 2009 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Pontuao; Interpretao de Textos; )

Em

relao

ao

texto

assinale

opo

correta.

a) O emprego do subjuntivo em "discipline"(l.2) justifica- se por se tratar de uma informao categrica, de uma afirmao indiscutvel. b) A palavra "falcatruas"(l.6) est sendo empregada com o sentido de aes honestas e confere ao texto um trao de formalidade. c) A forma verbal "tm"(l.17) est no plural porque concorda com "Os atos pblicos"(l.16). d) O sinal de dois-pontos aps "previstos"(l.8) justifica-se por marcar a introduo de um dilogo. e) A expresso "o instrumento"(l.6) retoma o antecedente "defesa do interesse pblico"(l.4).

8 - Q15450 ( Prova: ESAF - 2009 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Morfologia; Pontuao; Interpretao de Textos; Redao - Reescritura de texto; Funes morfossintticas da palavra SE; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Em

relao

ao

texto

abaixo,

assinale

opo incorreta.

a) O travesso aps "Estados Unidos"(l.3) pode ser substitudo por sinal de dois-pontos sem prejuzo para a correo gramatical do perodo. b) Em "concentrar-se"(l.22), o "-se" indica sujeito indeterminado. c) O emprego de vrgula aps "Europa"(l.9) justifica-se porque isola adjunto adverbial de lugar no incio do perodo. d) Preservam-se a correo gramatical do perodo e a in- formao original se a expresso "j socorrida"(l.8) for substituda por que j tinha sido socorrida. e) A presena de preposio em "ao desemprego"(l.23) justifica-se pela regncia de "combate".

9 - Q15459 ( Prova: ESAF - 2009 - MF - Assistente Tcnico Administrativo / Portugus /


Pontuao; )

As frases abaixo empregam corretamente os sinais de pontuao, exceto uma. Indique-a.

(Adaptado de O Aquecimento Global, de Fred Pearce (Publifolha, 2002), em trecho que trata dos efeitos que a seca pode provocar no interior dos continentes, no prximo sculo)

a) Desertos iro aumentar; osis, morrer; e fluxo de rios, diminuir, algumas vezes com resultados catastrficos. b) Desertos iro aumentar. Osis iro morrer e o fluxo de rios vai diminuir - algumas vezes com resultados catastrficos. c) Desertos iro aumentar. Osis, morrer. Fluxo de rios, diminuir. Algumas vezes, os resultados sero catastrficos. d) Desertos iro aumentar, osis vo morrer e o fluxo de rios vai diminuir, algumas vezes com resultados catastrficos. e) Desertos, iro aumentar; osis, morrer, e fluxo de rios; diminuir algumas vezes com resultados catastrficos.

10 - Q14755 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Pontuao; Interpretao de Textos; )

Em relao ao texto assinale a opo correta.

a) O emprego do subjuntivo em "discipline"(?.2) justificase por se tratar de uma informao categrica, de uma afirmao indiscutvel. b) A palavra "falcatruas"(?.6) est sendo empregada com o sentido de aes honestas e confere ao texto um trao de formalidade. c) A forma verbal "tm"(?.17) est no plural porque concorda com "Os atos pblicos"(?.16). d) O sinal de dois-pontos aps "previstos"(?.8) justifica-se por marcar a introduo de um dilogo. e) A expresso "o instrumento"(?.6) retoma o antecedente "defesa do interesse pblico"(?.4).

GABARITOS: 1-D C 2-D 3-A 4-A 5-A 6-B 7-C 8-B 9-E 10 -

11 - Q14760 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Morfologia; Pontuao; Interpretao de Textos; Funes morfossintticas da palavra SE; Estrutura das Palavras: Radical, Desinncia, Prefixo e Sufixo; )

Em relao ao texto abaixo, assinale a opo incorreta.

a) O travesso aps "Estados Unidos"(?.3) pode ser substitudo por sinal de dois-pontos sem prejuzo para a correo gramatical do perodo. b) Em "concentrar-se"(?.22), o "-se" indica sujeito indeterminado.

c) O emprego de vrgula aps "Europa"(?.9) justifica-se porque isola adjunto adverbial de lugar no incio do perodo. d) Preservam-se a correo gramatical do perodo e a informao original se a expresso "j socorrida"(?.8) for substituda por que j tinha sido socorrida. e) A presena de preposio em "ao desemprego"(?.23) justifica-se pela regncia de "combate".

12 - Q14769 ( Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico
Administrativo (ATA) / Portugus / Pontuao; )

As frases abaixo empregam corretamente os sinais de pontuao, exceto uma. Indique-a.

a) Desertos iro aumentar; osis, morrer; e fluxo de rios, diminuir, algumas vezes com resultados catastrficos. b) Desertos iro aumentar. Osis iro morrer e o fluxo de rios vai diminuir - algumas vezes com resultados catastrficos. c) Desertos iro aumentar. Osis, morrer. Fluxo de rios, diminuir. Algumas vezes, os resultados sero catastrficos. d) Desertos iro aumentar, osis vo morrer e o fluxo de rios vai diminuir, algumas vezes com resultados catastrficos. e) Desertos, iro aumentar; osis, morrer, e fluxo de rios; diminuir algumas vezes com resultados catastrficos.

13 - Q3556 ( Prova: ESAF - 2004 - ANEEL - Tcnico Administrativo / Portugus / Pontuao; ) Assinale o trecho que apresenta erro de pontuao.

a) A eletricidade comeou a ser usada no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, em 1879, logo aps o invento do Dnamo e da Lmpada Eltrica. No mesmo ano, D. Pedro II inaugurou a iluminao da estrada de ferro. b) A primeira iluminao externa pblica do Pas foi inaugurada na atual Praa da Repblica, em So Paulo, em 1881. c) Em 1883 entrou em operao a primeira usina hidreltrica do Pas, instalada na cidade de Diamantina, Minas Gerais. D. Pedro II inaugurou nesse mesmo ano, na cidade de Campos o primeiro servio pblico municipal de iluminao eltrica do Brasil e da Amrica do Sul.

d) Comeou a funcionar, em 1889, a primeira hidreltrica de grande porte no Pas: a Marmelos- Zero, da Companhia Mineira de Eletricidade. e) Em 1892, os bondes movidos energia eltrica foram instalados de forma permanente no Rio de Janeiro. (Adaptado de http://www.celg.com.br/Pesquisa_EletricidadeNoBrasil.jsp)

14 - Q55342 ( Prova: ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo / Portugus /


Pontuao; Sintaxe; Concordncia verbal, Concordncia nominal; )

Indique a opo em que o trecho est incorreto gramaticalmente.

a) As transformaes tecnolgicas, j que no existe sociedade civilizada sem lei, apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que continuaro sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justia. b) No existe sociedade civilizada sem lei e as transformaes tecnolgicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que continuaro sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justia. c) No existe sociedade civilizada sem lei, por isso as transformaes tecnolgicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que, no entanto, continuaro sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justia. d) No existe sociedade civilizada sem lei. As transformaes tecnolgicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes incomodam e atrapalham, mas que, continuaro sendo garantias fundamentais de desenvolvimento com justia. e) As transformaes tecnolgicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que continuaro sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justia. No existe sociedade civilizada sem lei. (Adaptado de Gilson Schwartz, As profisses do futuro, So Paulo, Publifolha, 2000, p.37.)

15 - Q55346 ( Prova: ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo / Portugus / Pontuao; ) Em relao pontuao do texto abaixo, analise as modificaes propostas e assinale a opo correta.

Modificaes

propostas:

I. por se tratar de aposto explicativo, suprimir as vrgulas que isolam a expresso aps "processos demorados" (L.1). II. inserir vrgula antes de "talvez" (L.2) porque se inicia uma orao explicativa. III. eliminar a vrgula aps "No entanto" (L.3) para no isolar circunstncia. IV. inserir vrgula aps "americana" (L.8) para isolar orao explicativa subseqente. V. inserir vrgula aps "burocracia" (L.10), pois se trata de uma enumerao. Para deixar o texto corretamente pontuado,

a) necessrio implementar as modificaes I e II. b) as modificaes II e IV so necessrias. c) somente a modificao III necessria. d) so necessrias as modificaes III e IV. e) apenas a modificao V necessria.

16 - Q3155 ( Prova: ESAF - 2004 - MRE - Assistente de Chancelaria - Prova 1 / Portugus /


Pontuao; )

Analise o emprego dos sinais de pontuao nos perodos abaixo. 1) Passatempo ou obsesso? Desde que o mundo mundo, h pessoas que se dedicam a colecionar coisas e juntar bugigangas.

2) Figurinhas, selos, latinhas de cerveja, caixas de fsforo - nada, escapa dos fiis seguidores da tradio de juntar bugigangas. 3) Para o historiador alemo, Philipp Bloom o hbito de juntar quinquilharias tem justificativas histricas, filosficas e psicolgicas. (Adaptado de artigo da revista Superinteressante, abril 2004) Os sinais de pontuao esto corretamente empregados

a) em todas as trs sentenas. b) apenas na sentena 2. c) apenas nas sentenas 1 e 2. d) apenas nas sentenas 2 e 3. e) apenas na sentena 1.

17 - Q3179 ( Prova: ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria / Portugus /


Pontuao; )

Assinale a opo incorreta a respeito das estruturas lingsticas do texto.

a) A colocao de uma vrgula aps "Corte"(l.1) opcional tanto do ponto de vista sinttico como semntico. b) Textualmente, o sentido da expresso "jurisdio julgadora"(l.5 e 6) equivale a "Corte" (l.1). c) A nfase de sentido conferida pelo advrbio "sobretudo"(l.15) incide mais diretamente sobre o verbo inibir do que sobre "tipos de violao"(l.16). d) Subentende-se como sujeito sinttico de "Constitui"(l.16) a expresso inicial do pargrafo, "Um rgo acima das estruturas nacionais com competncia penal". e) O deslocamento da expresso "em nome da paz"(l.18 e 19) para depois de "assegurar"(l.17) exige o emprego de vrgula antes e depois da expresso.

18 - Q3186 ( Prova: ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria / Portugus /


Pontuao; )

Assinale a opo incorreta a respeito do emprego dos sinais de pontuao no texto.

a) De acordo com as regras gramaticais, possvel o emprego de uma vrgula aps "Brasil"(l.6). b) A vrgula aps "socialista"(l.10) deve ser retirada porque constitui erro gramatical ao separar o sujeito de seu predicado. c) A vrgula aps o travesso na linha 15 obrigatria porque demarca uma circustncia deslocada. d) Em lugar de vrgula, a gramtica e os sentidos do texto permitem o uso de ponto-evrgula antes de "mas"(l.24). e) Pelo sentido textual, o ponto final aps "errada"(l.24 e 25) pode ser substitudo por dois pontos.

GABARITOS: 11 - B 12 - E 13 - C 14 - D 15 - E 16 - E 17 - B 18 - B

S-ar putea să vă placă și