Sunteți pe pagina 1din 3

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicao Departamento de Msica Percepo Polifnica Prof Maria Ada Barroso Aluno:

: Ladson F. de Matos FICHAMENTO NATTIEZ, Jean-Jaques. Escala IN: Enciclopdia Einaudi vol. 3 Artes. Imprensa Nacional Casa da Moeda: Lisboa, 1984. Palavras-chave: As escalas, com as quais o homem tem a possibilidade de tornar discreto o continuum sonoro, constituem a matria-prima de qualquer organizao musical. (...) Uma escala: - consiste numa sucesso de intervalos e no de alturas, porque, independentemente do ponto de partida da escala, o que conta para a sua descrio a presena (ou ausncia) de intervalos, numa ordem dada; - possuem um nmero definido de alturas; - no possuem funes privilegiadas, sendo a funo caracterstica do modo. (pag. 229 230) A maior parte das discusses sobre as escalas gira volta de questes de ordem fsica e matemtica. O debate milenrio acerca das vantagens dos sistemas de Pitgoras, Zarlino ou temperado poderia faz-lo pensar. (...) O estudo da linguagem musical diz Chailley deve inspirar-se nos princpios comparativos e evolutivos que transformaram a filologia literria numa cincia exata. Ele deve apoiar-se tanto no documento escrito e datado comentrio antigo ou msica notada como nos testemunhos vivos da etnologia musical, e estabelecer a ligao entre as duas fontes; deve, enfim, estudar em que medida os fatos constatados esto conectados com os fenmenos fsicos da ressonncia e com a fisiologia. (pag. 231) Existe em Chailley um primeiro tipo de tempo histrico, aquele que ele julga poder derivar da ressonncia natural. Os intervalos mais freqentes so-nos oferecidos pela natureza, em particular, aquando da produo involuntria de sons sucessivos. (...) Entre todos os intervalos encontrados no curso de diversas experincias de ressonncia, s em dois repetem com uma real constncia: a oitava e a quinta. So estes os dois

primeiros intervalos da ressonncia. (...) So exatamente estes que necessrio considerar, visto que a intensidade dos harmnicos decresce da esquerda para a direita. (...) A formao das escalas explicar-se- pelo ciclo das quintas, derivando dos quatro primeiros sons (d-d-sol-d). (...) Chailley explica o passado, o presente e o futuro da linguagem musical. O passado porque situa a origem das escalas na natureza; o presente, porque as hierarquias ainda vivas no atual sistema tonal explicam-se em funo das que regem as escalas; e o futuro, visto que proclama o falhano de um dodecafonismo que, segundo ele, no existe, porque no devia ter existido. (...) A oitava no , de maneira nenhuma, um intervalo bvio na msica primitiva, alis, em certas culturas musicais, a oitava, ao que parece, ligeiramente mais alta ou mais baixa do que a definio habitual. (pag. 231-234) As escalas nascem progressivamente, na msica vocal primitiva, a partir de formas semelhantes s fanfarras e a partir de relaes elementares de quarta e de quinta. No colquio de 1960, Sheneider destacava a ao da terceira: se bem que a quarta e a quinta desempenhem um papel muito importante na polifonia primitiva, no se encontram propriamente na base do desenvolvimento, nem participam na gnese da polifonia. A sua influncia manifesta-se somente nas formas mais evoludas ou estagnadas ... Na maioria dos povos primitivos, a gnese das escalas parece ser fortemente influenciadas pela ao da terceira. (pag. 235) Para Schneider, as escalas formam-se, seja por expanso, a partir de um mbito de terceira, seja por sobreposio de terceiras. (...) Como se pode ver, a formao das escalas efetiva-se em trs tempos: escalas de mbito reduzido e tridicas nos povos mais primitivos, em seguida a escala pentatnica, inexistente no patrimnio musical dos povos primitivos, no sentido escrito do termo, e, por fim, a formao das escalas mais evoludas ou estagnadas. (pag. 236) E j que a msica popular de todas as partes do mundo ignora igualmente o 4 e o 7 racionais, deduzidos do ciclo das quintas, deduz-se que eles so, tanto um como outro, sons de preenchimento acidentais e que a marcha de consonncia em consonncia se interrompeu bruscamente, assim que se adaptou ao meio tom. (pag. 238) A formao do sistema temperado por igualizao um fato histrico documentado. Mas a modificao, seja de que natureza for, em relao a um ciclo de origem natural, no explica grande coisa. (pag. 239) Brailoiu teve o grande mrito de ser um dos primeiros, na Europa, a opor a um estudo especulativo da gnese das escalas, uma abordagem que se poderia qualificar de estrutural; para ele, as escalas (e os modos) so, antes de tudo, sistemas, na condio de reunirem os seguintes caracteres: Estreito parentesco entre os graus, segundo as leis da ressonncia, modos diversos correspondendo a cada um dos graus, torneios meldicos tpicos, numa palavra: possibilidade de uma prtica musical, tendo por condio suficiente uma escala de 4, 3 ou 2 sons. (pag. 240)

Quanto a crena mo fundamento natural das escalas e tudo o que da deriva - , esta apioa-se na mesma ideologia que justifica os primeiros passos da antropologia: existncia de uma lei natural, explicao racional baseada na comparao, evoluo conduzida pelo progresso e sempre perfectvel. O racionalismo do sculo XVIII dava a mo ao desmo; mas o fato de no se saber qual o origem da espcie humana no implica que, para a explicar, se tenha de postular a existncia de Deus. (pag. 243)

S-ar putea să vă placă și