Sunteți pe pagina 1din 13

Aspectos da teoria do conto de Julio Cortzar em Guapear com Frangos de Srgio Faraco

Luciane Bernardi de Souza1 ; Sonia Inez Gonalves Fernandez Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Santa Maria Brasil lucibernardi@gmail.com Resumo O gnero literrio denominado conto, ao possuir a peculiaridade de condensar grandiosas mincias reflexas da realidade cotidiana do homem, vem alcanando um destaque cada vez maior no cenrio literrio contemporneo. Em razo disso, o presente estudo, com referncia em assertivas tericas a respeito desse gnero realizadas pelo contista e crtico argentino Julio Cortzar, busca investigar de que modo estas assertivas podem corroborar para uma maior compreenso acerca da estrutura e significado da narrativa curta denominada Guapear com Frangos do escritor Srgio Faraco. Palavras-chave: Teoria do conto. Intensidade. Conto regionalista. Abstract: The literary genre known tale, to have the peculiarity of condensing small or great reflex minutiae of everyday reality of man, has gained an increasingly prominent in our contemporary literary scene. As a result, the present study, with reference to theoretical assertions about this kind carried out by short story writer and critic Julio Cortzar, investigates how these statements to corroborate a greater understanding of the structure and meaning of the short story called Guapear com Frangos the of writer Sergio Faraco. Keywords: Theory of the tale. Intensity.Tale regionalism.

1. Introduo O conto, como uma forma de retratar a vida atravs da arte, vem a ser a representao de uma viso fragmentada do homem, mestre em criar e desenrolar histrias que hoje expressem a descentralizao do mundo e do prprio homem, caracterstica prpria do nosso sculo, em que a palavra vem funcionando como meio de expresso capaz de sintetizar a complexidade da vida. A velocidade e a pressa so hoje elementos que constituem tanto o carter do leitor, como o do ficcionista contemporneo. Estes, aliados a muitos outros elementos, tm proporcionado nos ltimos anos um crescente interesse pela busca de uma literatura que contemple e expresse os aspectos fugazes que o vetor da sociedade atual aponta, transitoriamente, a cada instante. nesta sociedade que comporta um cenrio de grande af, que a narrativa curta ganha cada vez mais notoriedade e importncia, na medida em que corresponde s expectativas de leitores contemporneos, que encontram nesse
1

Acadmica do curso de Letras da Universidade Federal de Santa Maria-RS.

Orientadora- Professora Adjunta I do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria-RS.

id ia s

gnero literrio uma histria breve porm densa, constituda de modo que visa expressar intensamente cenas cotidianas que se direcionam sempre a um eplogo coerentemente catrtico e inesperado. Por abranger as mais variadas temticas, o gnero conto, segundo Bosi (1975, p.31) funciona como uma espcie de poliedro capaz de refletir as situaes mais diversas de nossa vida real ou imaginria, e que em razo destas variadas possibilidades temticas e da pequena extenso que geralmente possui, resulta em uma maior circulao, compreendendo consequentemente um pblico leitor mais amplo e diversificado. Este gnero, capaz de expressar de forma breve e concisa a complexidade da vida humana, tem como um de seus maiores representantes tericos o escritor Julio Cortzar, do qual este estudo resgata conceitos e linhas de fora que precisam elementos caracterizadores que moldam e definem este gnero literrio. A anlise a seguir expe as constantes deste gnero segundo o terico, mas deixa em aberto suas leis, demonstrando atravs da considerao de conceitos angariados de dois ensaios do escritor que se intitulam: Aspectos do Conto e Teoria do Conto e seus Arredores, de que modo suas assertivas tericas contribuem no sentido de ampliar o entendimento estrutural do conto Guapear com Frangos do escritor gacho Srgio Faraco. 2. Desenvolvimento Com um sopro de poesia ferina, Julio Cortzar, (escritor nascido em Bruxelas, mas considerado essencialmente argentino) apresenta-se como um dos principais nomes da literatura latino-americana. O autor lanou at ns a necessidade de uma conceituao concreta em torno do gnero conto, demonstrando sua preocupao em torno do assunto ao afirmar que: Enquanto os contistas levam adiante sua tarefa, j tempo de se falar dessa tarefa em si mesma, margem das pessoas e das nacionalidades (2006, p. 149), ou seja, se faz urgente para Cortzar a discusso em torno do gnero conto, considerado milenar e muitas vezes tido como a matriz do romance. Embora este gnero discursivo tenha se popularizado e venha adquirindo cada vez mais importncia, h historicamente uma grande dificuldade de conceituao apregoada ao mesmo, em razo deste ser, segundo Julio Cortzar (2006, p. 149) de to difcil definio, to esquivo nos seus mltiplos e antagnicos aspectos, e, em ltima anlise, to secreto e voltado pra si mesmo, caracol da linguagem.

id ia s

Em um de seus ensaios, utilizando-se de uma linguagem essencialmente potica, o terico expe uma tentativa de definio do que para ele vem a ser o conto:
preciso chegarmos a ter uma ideia viva do que o conto, e isso sempre difcil na medida em que as ideias tendem para o abstrato, para a desvitalizao de seu contedo, enquanto que, por sua vez, a vida rejeita esse lao que a conceitualizao lhe quer atirar para fix-la e encerr-la numa categoria. Mas se no tivermos a idia viva do que um conto, teremos perdido tempo, porque um conto, em ltima anlise, se move nesse plano do homem onde a vida e a expresso dessa vida travam uma batalha fraternal, se me for permitido o termo; e o resultado dessa batalha o prprio conto, uma sntese viva ao mesmo tempo que uma vida sintetizada , algo assim como um tremor de gua dentro de um cristal, uma fugacidade numa permanncia. (CORTZAR, 2006, p.150)

Esta questo a respeito da (in)definio deste gnero, tem-se posto como um verdadeiro paradoxo para crticos e escritores, de maneira que se apresenta com grande complexidade para estes, que ora o consideram como o mais definvel, ora como o mais indefinvel dos gneros, devido dificuldade (ou facilidade - segundo alguns autores) de demarcar termos e traos que lhe so constantes e precisos. Em razo disto, muitos autores recorreram ao longo da histria ao uso de metforas (flecha, tigre, lince, etc.) e comparaes (conto versus romance, fotografia versus cinema) no intuito de tentar defini-lo. No entanto, por maiores que sejam as discordncias entre escritores e tericos acerca da forma do conto, desde as suas mais remotas origens, este gnero contornado essencialmente pelo trao da brevidade, por ser uma narrativa tradicionalmente curta e linear. Pacheco (1993, p.14) aponta quais so as caractersticas cristalizadas e precisas deste gnero: la narratividad y la ficcionalidad, la extensin, la unidade de concepcin y recepcin, la condensacin y el rigor. De maneira generalizada, estas caractersticas apresentadas por Pacheco vm ao encontro dos traos (relativos ao gnero conto) apresentados por Julio Cortzar. Para o escritor argentino existem certas constantes, certos valores que se aplicam a todos os contos, fantsticos ou realistas, dramticos ou humoristas (2006, p.149), ou seja, independentemente do local, do escritor ou da temtica que a narrativa apresenta, esta sempre ter caractersticas estruturais que a unifica em torno de um ncleo comum com as demais. A primeira constante desse gnero apresentada pelo escritor argentino, a noo de limite. Cortzar (2006, p.151) afirma que: O conto parte da noo de limite, e, em primeiro lugar limite fsico, no sentido de que sua breve extenso material (pequeno nmero de pginas) vem a ser uma de suas principais marcas definidoras. intensidad del efecto, la economa, la

id ia s

Enfatizando este conceito, o crtico ilustra e compara o conto fotografia, e o romance ao cinema, no sentido de que para ele o cinema e o romance captam uma realidade mais ampla e multiforme, enquanto a fotografia e o conto delineiam apenas um pequeno fragmento da realidade, fixando-lhe limites precisos e rejeitando digresses e extrapolaes. Deste modo, o conto pode ser considerado como univalente, ao possuir um nico drama, conflito e efeito, ao mesmo tempo em que possui uma nica ao central. Outra caracterstica comparativa em relao ao conto versus romance de que o ltimo acumula progressivamente seus efeitos no leitor, e ademais, se vale de uma memria associativa deste, que necessita de certa distenso, pausa temporal, para que possa ser absorvido lentamente pelo leitor, em uma construo gradual do que apresentado. O contista, assim como o fotgrafo, sente necessidade de escolher e limitar uma imagem ou um acontecimento que seja significativo (Cortzar; 2006, p.151), onde somente o essencial e o indispensvel ganham espao, atravs da eliminao de tudo o que no convirja essencialmente para o drama (Idem, p.158). A noo de economia de meios trazida historicamente por Edgar Allan Poe, em Cortzar relaciona-se diretamente com este conceito de limite, em que ocorre a eliminao de elementos acessrios e a busca da preciso dentro da narrativa. Outro valor pertinente ao gnero a tenso interna (ou intensidade), que vem a ser fruto da condensao de elementos da narrativa, e que segundo Cortzar, deve permear o conto desde o seu incio. O terico acredita que em razo desta intensidade, a narrativa pode comparar-se com algumas caractersticas do poema, principalmente no que diz respeito a um certo ritmo interno que este carrega. esta tenso ou intensidade que o conto possui que instiga o leitor a prosseguir sua leitura:
(...) a tenso se instala desde as primeiras frases para fascinar o leitor, fazlo perder o contato com a desbotada realidade que o rodeia, arras-lo numa submerso mais intensa e avassaladora. (CORTZAR, 2006, p.231)

As noes de limite e tenso interna apresentadas pelo terico vm a corroborar com a sua teoria da esfericidade do conto que o mesmo apresenta em seus fundamentos. A esfera narrativa (ou bolha potica) de Cortzar a representao simblica e estrutural deste gnero, que segundo ele deve expressar uma narrativa perfeitamente acabada, como uma esfera, que inflada pela tenso interna e pelos limites impostos, adquire uma forma fechada que envolve a si mesma: (contos) so criaturas vivas, organismos completos, ciclos fechados, e respiram (2006, p.235).

id ia s

Corroborando com as assertivas deste terico, Massaud Moiss (1989, p.19) tambm nos apresenta o conto como sendo metaforicamente uma histria completa, fechada como um ovo. A estrutura limitada e circular deste gnero narrativo potencializa a noo de economia de meios (onde o autor se utiliza do mnimo de meios e consegue obter um efeito mximo no leitor) expressa por Edgar Allan Poe, juntamente com a proposio do efeito nico ou unidade de efeito sendo esse a reao (especfica) que cada conto deve gerar no seu leitor. O terico norte-americano acredita que este efeito resultado da brevidade e intensidade que o conto proporciona ao leitor, onde somente o breve, o efmero, pode ser intenso. Para Cortzar o conto deve estalar, pulsar no leitor a cada nova linha, sendo capaz de instigar, emocionar e proporcionar uma ruptura do cotidiano (2006, p.153), quebrando sua moldura, transgredindo seus limites e iluminando para alm da escrita. A respeito deste possvel efeito, o autor tambm afirma que:
De um conto assim se sai como de um ato de amor, esgotado e fora do mundo circundante, ao qual se volta pouco a pouco com um olhar de surpresa, de lento reconhecimento, muitas vezes de alivio e tantas outras de resignao (2006, p. 231).

Enfim, a unidade de efeito para Cortzar pode ser definida como a competncia que o conto possui de ser capaz de atuar no leitor como uma espcie de abertura (...) em direo a algo que vai muito alm do argumento literrio contido no conto (2006, p.152). Para o escritor, um bom conto deve gerar ao seu final uma espcie de abertura (exploso da bolha), proporcionando ao leitor uma nova viso sobre o que lhe cerca. A respeito desta viso cortazariana, Pacheco nos traz:
(...) desde la visin cortazariana del mundo, el arte como tal, em sus mltiples manifestaciones, sera sobre todo una va de acesso ( y el ascenso), un posible umbral, hacia esa outra realidad, presentida a veces por el ser humano como uma suerte de ciego escozor, pero que slo es capaz de vislumbrar a travs de experincias-lmite, rompedoras de la cotidianidad, como las que se producen- slo de vez em cuando- en la experiencia esttica (como en la intimidad sexual, la solidaridad humana o la vivencia religiosa). Desde esta perspectiva, un buen conto sera entonces (...) uma posibilidad, tanto para el productor como para el receptor, de trasceder lo superficial, lo sabido y lo ilusrio. (PACHECO, 1993, p. 22)

id ia s

2.1 Guapear com Frangos luz de conceitos tericos postulados pelo escritor Julio Cortzar A narrativa curta, tomada aqui como corpus de anlise para a verificao de alguns conceitos postulados e expostos anteriormente por Cortzar, denomina-se Guapear com Frangos cuja autoria do escritor gacho Srgio Faraco (Alegrete-RS, 1940). Em Guapear com Frangos, o sutil e o rude andam de mos dadas: a sensibilidade, a crena, os valores, a braveza e o fatalismo que um meio inspito e agressivo proporciona (em combate com o homem), prolongam-se mutuamente resultando em uma narrativa de tom prximo ao pico. A linguagem, a temtica e as personagens vm carregadas da cor local pampeana, que o escritor lana para o leitor com a intensidade de quem com grande habilidade consegue chegar ao universal sem distanciar-se do regional, na medida em que expe na sua fico a vivacidade e a teluricidade de um espao moldado pelo social e o histrico, que deixam marcas indelveis nos seus habitantes. Considerado um dos maiores nomes do conto brasileiro contemporneo, em especial do conto de temtica regionalista, Sergio Faraco aponta atravs da sua literatura o carter fronteirio do Rio Grande do Sul, onde a cultura da regio ficcionalmente exposta de modo que adquire um esprito universal e onde a fidelidade do autor em relao cultura local, comprova-se atravs de uma expresso aguda de sensibilidade ao retratar a paisagem do local onde ele prprio fincou razes. O enredo do conto Guapear com Frangos apresenta um recorte da vida do personagem Lpez (aquele Lpez) que diante da morte por afogamento de seu amigo tropeiro Guido Sarasua no rio Ibicu (aps a tentativa de travessia), v-se desafiado a levar o corpo do defunto at um local onde este poderia receber uma beno ou velrio honrado, por acreditarem (os personagens) que o morto no podia ser entregue aos bichos sem os recomendos do padre e uma vela alumiasse os repechos do cu (1998, p.32). A narrativa de Sergio Faraco inicia com o seguinte fragmento:
Quando o tropeiro Guido Sarasua morreu afogado, aquele Lpez foi um dos que tresnoitaram o Ibicu rio abaixo e rio acima, na obrigao de no deixar corpo de homem sem velrio (1998, p.30).

Nestas trs primeiras linhas do conto, transcritas acima, a narrativa nos apresenta, em sntese, a temtica central da trama: a morte de Guido Sarasua e a

id ia s

tentativa de Lpez em tentar conceder um digno desfecho para o corpo do morto. A partir de ento, a ocasio da morte de Guido Sarasua ilustrada em rpidas pinceladas e lapsos temporais que remetem ao passado imediatamente anterior (Moiss; 1998, p.21) ao conflito principal que a narrativa ira apresentar. Esta elucidao sobre a morte de Guido pode ser acompanhada nas descries seguintes: Chovera demasiado nos primeiros dias de novembro (1998, p.30) e em Desmerecendo o aconselho da razo, aventurara-se o Sarasua louca travessia e agora jazia debaixo daquele aguaal endemoniado (Idem), presentes no primeiro pargrafo do conto e que apresentam a causa da morte do mesmo. A narrativa segue apresentando a procura do corpo Guido Sarasua, que foi avistado pelo filho do chacreiro:
Dois dias se passaram com os homens lancheando o rio at a barra do Ibicu e volvendo despacito, chuleando o corpo na corrente naquele mar dentro do mato. Na manh do terceiro dia, ao botar a lancha n'gua, o filho do chacreiro avistou algo que parecia um tronco a resvalar na correnteza. "Olha o morto", gritou o guri.(FARACO, 1998, p.31)

No exame deste fragmento exposto acima, podemos observar que o tempo (na manh do terceiro dia e Dois dias se passaram (1998, p.31)) condensadamente apresentado, no sentido de no haver maiores detalhamentos em relao aos acontecimentos destes dias. Estas menes temporais descritas anteriormente tm importncia menor em relao aos fatos que iro se suceder, e que segundo Massaud Moiss corresponderiam aos momentos privilegiados (1989, p.21). A misso ou encargo (de levar o corpo de Guido) vem a ser resultado de uma diviso de tarefas realizadas pela comunidade, que partilha as responsabilidades em funo do corpo do morto:
Honorato lancheava o corpo ate o aberto onde haviam arrinconado os cavalos, o chacreiro enviava um prprio famlia, o guri ia ao povo cabestrear o padre, e assim foram repartindo os servios, e assim, aquele Lpez tocou-lhe repontar o desinfeliz tropeiro no ultimo estiro de sua triste volta para casa (FARACO, 1998, p.32).

A partir do quinto pargrafo, os personagens acima mencionados no mais figuram na narrativa, e a tenso comea a contornar o enredo no momento em que Lpez fica praticamente s, apenas em companhia do morto: quedou-se solo o Lpez com seu morto (1998, p.32). Porm, Lpez ao ser encarregado de levar o corpo do companheiro, no se intimida, em razo de:
Na sua lida diria, de tropeadas secretas que varavam alambrados, de furtivas travessias do grande rio que corria em cima da fronteira, na sua lida de partilhas, misria, punhaladas e panos ensangentados, via a morte e a

id ia s

corrupo do corpo como outro mal qualquer, como os estancieiros, a polcia, fuzileiros e fiscais de mato (FARACO, 1998, p.32).

Obedecendo as matrizes do conto e de acordo com a noo de limite teorizada por Cortzar, em Guapear com Frangos o nmero de personagens apresentados restrito, sendo que muitas deles so apenas referidos rapidamente, no participando ativamente de dilogos e aes. De modo geral, os personagens de Faraco so tradicionalmente caracterizados como frutos de uma tradio constituda de elementos brasileiros e platinos, na medida em que comportam esteretipos marcados e construdos sociolgica e antropologicamente. Neste conto, os personagens so apresentados pelo narrador de maneiras distintas: aquele Lpez, certo Honorato (pescador), um chacreiro e seu filho, e por fim Guido Sarasua (o morto). Observa-se que o uso de pronomes indefinidos e demonstrativos expe ora a irrelevncia de algumas, ora a relevncia de outros personagens no decorrer da narrativa. O protagonista, apresentado pelo contista como aquele Lpez, traz a fuso da rudeza do homem campeiro com a exacerbao de alguns sentires profundamente humanos, revelando que embora seja rude e aguerrido, primitivo em seus costumes, o mesmo revela-se de uma complexidade psicolgica elevada, expondo um conflito interno que o iguala a outros seres humanos, independentemente do meio e da cultura onde est inserido. De modo geral, o autor apresenta Lpez como um ser moldado pela sua terra, com o carter forjado neste ambiente, mas que por vivenciar uma situao em que chega ao seu limite (fsico e psicolgico), acaba revelando uma sensibilidade grandiosamente dramtica e acima de tudo humana. O enredo estrutura-se em torno de um nico eixo temtico que a misso de Lpez de levar o corpo de seu amigo tropeiro Guido Sarasua. Este drama caracteriza-se por apresentar o confronto entre a cultura gerada pelo homem (com seus valores e traos caractersticos) e o meio biolgico onde este se insere. A presena de pargrafos longos e densos, com grande nmero adjetivaes, provoca no leitor o surgimento de imagens que se cristalizam em sua mente e demonstram a vivacidade e intensidade que se faz presente na medida em que vo apresentando-se os obstculos desesperadores do percurso de Lpez. No decorrer do conto, a tenso o elemento principal que guia o leitor e o acompanha a cada novo pargrafo, a cada nova linha da narrativa, dando a impresso de que estamos nos dirigindo juntamente com Lpez para um caminho cujo fim apenas

id ia s

supomos, em razo dos elementos apresentados que vo preparando, dando pistas ao leitor para que esse v trilhando cautelosamente a trilha a qual Lpez vai seguindo. Segundo Cortzar, a intensidade (2006, p.158) evidenciada desde as primeiras palavras, (onde tudo trabalhado em prol do desfecho final), que vai alimentando a tenso interna dessa bolha potica e que vai moldando-a na forma esfrica, perfeita e acabada, onde nada sobra. A partir do oitavo pargrafo ocorre um adensamento dessa tenso (que permeia gradativamente o conto inteiro) ao iniciarem-se os combates freqentes de Lpez com os bichos que desejam saquear o corpo de Sarasua. A trajetria de Lpez, (neste momento da narrativa) j durava quase meio dia e em razo deste tempo passado o corpo do morto j havia sofrido inmeros ataques de animais pelo caminho:
Sarasua, depois do papa-defunto ou de outros bichos cujo assdio lhe escapara, trazia uma cova na barriga e parte do costilhar j bem exposta (FARACO, 1998, p.35), Guido Sarasua era agora um par de pernas despedaadas, um grande buraco negro das costelas para baixo, e ali se moviam, uns sobre os outros, em camadas, moscas, formigas, vermes e uma profuso de insetos. (FARACO, 1998, p.37)

A dramaticidade se intensifica na medida em que Lpez no consegue mais controlar suas nuseas e vmitos (causados pelo cheiro de podrido que o corpo de Guido exalava), e a desnortear-se com a situao, chegando, logo aps perder a viso e o equilbrio, a desmaiar. O espao geogrfico restrito, que o caminho percorrido paulatinamente por Lpez no decorrer da narrativa, se revela rstico na medida em que apresentado pelo personagem. O rural, o campo, a presena de animais (tatu, corvo, etc.) expe a presena de um espao que somado ao calor, ao odor ftido, as moscas, vermes e tatus trazem alm de uma imagem rude e crua, o ambiente adverso onde Lpez trava um combate incessante (com os frangos negros) em nome da dignidade e da decncia humana. Nesse ambiente, tudo palpvel, e o leitor como aliado de Lpez, deixa-se envolver, acompanhando o personagem, a morte, e o medo, ao longo da sua corajosa misso e do seu spero caminho. A unidade de espao da narrativa permeia a breve noo de tempo que o conto em questo trabalha, onde as aes que ocorrem apresentam-se essencialmente reduzidas e duram precisamente trs dias, a partir do desaparecimento de Guido Sarasua no rio Ibicu.

id ia s

As aes vivenciadas por Lpez durante o percurso, a condensao temporal da narrativa, e o espao restrito em que se passa o conto, expem claramente a noo de limite que o mesmo anuncia. Para Cortzar, O tempo e o espao do conto tem de estar como que condensados, submetidos a uma alta presso espiritual e formal para provocar uma abertura. (2006, p. 152) com a eliminao de tudo o que no convirja essencialmente para o drama (2006, p.158). Desde as primeiras palavras, com a construo da causalidade e da atmosfera, nota-se que tudo trabalhado com grande intensidade em prol do desfecho final. Neste conto essa tenso manifesta-se desde o seu incio em razo das seqncias de expectativas criadas pela construo breve da narrativa, e pelo constante e tenso guapear de Lpez com moscas, tatus (papadefunto), corvos e acima de tudo com ele prprio, que ao tentar honrar o corpo do amigo, embrenhar-se em um meio hostil com o qual inicia seu grande combate. As expresses que guiam Lpez so aqui propositalmente postas por Faraco, que se consagra verdadeiro alquimista da palavra, ao expor o homem em conflito com o meio (onde a natureza, independente da vontade humana, que dita as leis da sobrevivncia) e acima de tudo consigo prprio revelando um conflito interno do personagem. Nesta narrativa, Faraco consegue de forma surpreendente converter em regionalismo vocabular o sentimento local. na sintaxe que a linguagem coloquial que funde o espanhol com o portugus fronteirio ganha uma fora surpreendente, de modo a contrapor-se com a falta de dilogos extensos e com a fala escassa presentes no conto. Srgio Faraco, que parte desta linguagem carregada de termos regionais (guascaos, guri, china, baio, etc.) remete a uma oralidade epopica (no somente pela rtmica sonoridade da narrativa, mas tambm pela temtica), que cria um ambiente necessrio para os efeitos que evoca. O sabor desta linguagem apresentada por Faraco to amarga e incmoda quanto a reao e o efeito que a narrativa causa no leitor, que penetra na narrativa lida e incorpora a ela, num jogo de mtuos reflexos, suas prprias tenses deformadoras. O narrador, onisciente e com um olhar fronteirio carregado de densidade dramtica, descreve sequencialmente o caminho percorrido pelo personagem juntamente com o corpo de Sarasua, h dias em putrefao. Esta descrio permeada de termos orgnicos que remetem ao estado fsico do corpo do morto (inchado, verde, decomposto, podrido) com uma intencionalidade muito especfica de gerar um efeito ou impresso impactante (neste caso) no leitor. Este organicismo colocado por meio do narrador que expe alm dos estados do corpo de Guido Sarasua, as reaes fsicas e

id ia s

psicolgicas de cansao e desorientao de Lpez durante a viagem de mais de duas horas que o mesmo tenta honrosamente realizar. Porm, ao final, Lpez tem sua misso fracassada: ao despertar do desmaio que fora ocasionado pelas situaes drsticas vivenciadas ao tentar defender o corpo de Guido, depara-se com o morto sendo devorado pelos urubus: Era o banquete (1998, p.39). O golpe de misericrdia apresentado no ltimo pargrafo do conto, remete, de alguma forma, a um Sarasua que de certo modo ainda sobrevivia, no sentido de que, ao menos para Lpez, algo nele ainda pulsava e permanecia vivo, intenso, mesmo que no organicamente. Abrir o peito j destroado de Guido Sarasua foi consumar sua morte ainda no consolidada, como o concluir de um ciclo: o ciclo da vida e da morte, da composio e decomposio, o biolgico, mas tambm o que transcende. A natureza aqui impe sua lei, e espera que o homem a compreenda e respeite pelo fato de tambm ser parte dela. Sua fora representada na narrativa primeiramente pelo rio (capaz de levar nossos semelhantes) e em seguida pelos animais, que assim como os homens, lutam at no mais suportar os obstculos impostos no combate. Todos buscamos uma parte daquilo que julgamos ter por direito, que nos pertence, nem que seja o resto, o pouco daquilo que sobra. Essa diviso no ocorre somente com o orgnico que possumos, mas tambm em relao aos nossos pertences, da mesma forma que ocorreu com Guido Sarasua. a partilha, como expe o narrador de Guapear com Frangos no desfecho da narrativa:
(...) quando algum morria os outros iam chegando para a partilha dos deixado. Peixes, moscas, tatus, ratos, aves carniceiras comiam o bucho, as coxas e os bagos de Guido Sarasua. Os companheiros levavam do morto uma cadeira, uma bacia, um par de alpargatas pouco usadas, um ficava com a cama, outro com a mulher, e a miualha, como a ossada de uma carnia, ia se extraviando ao deus-dar. (FARACO, 1998, p. 41)

A natureza e sua lei em Guapear com Frangos se sobressaem com uma autoridade de me, com a autoridade de quem dita o que certo, o que necessrio e muitas vezes inevitvel. Dentre as inmeras camadas de significncia que este conto potencializa, de suma importncia adentrar a um nvel simblico dos elementos que esta narrativa nos remete. Podemos verificar que a mesma, permeada pela noo de limite, tanto estrutural, (exposta anteriormente) quanto simblica, ao iniciar com o rompimento do limite das margens do rio Ibicu pelas suas guas em razo de uma cheia: as guas se engaruparam nas areias (1998, p.30), causada pelo excesso de chuvas do ms de

id ia s

novembro. O cenrio tambm nos remete ao conceito de limite no momento em que apresentado como fronteirio, indicando a demarcao geogrfica entre dois territrios, presentes metaforicamente no dualismo de valores e crenas de Lpez, que luta (guapea) at o fim, mas com conscincia de que essa luta j estava perdida: De adiantava guapear com os bichos? (1998, p.41). O simbolismo da delimitao ou da transposio, um elemento que permeia o conto de forma direta e indireta, seja concretamente, no caso de elementos fsicos, seja no campo abstrato, nos limites psicolgicos de Lpez em sua travessia, em situaes-limites onde o embate entre dois lados (natureza x valores culturais) fica exposto de maneira explcita de modo que embora Lpez acreditasse fielmente que o morto no podia ser entregue aos bichos sem os recomendos do padre e uma vela que alumiasse os repechos do cu (1998, p. 32) aceitou ao final, que os bichos tinham vencido, e que a lei maior era a lei da natureza. Alm deste, os frangos negros, ou abutres, com os quais Lpez luta ou guapea para tentar manter a integridade corporal de seu companheiro, nos remete a um elemento que transmuta a morte em vida, que regenerador das foras vitais contidas na decomposio orgnica e em resduos de todo o tipo, e que sendo assim, deve no somente ser tomado como smbolo da morte, mas como uma espcie de purificador das foras do meio. De acordo com Chevalier & Cheerbrant (1998, p. 09), o abrute:
(...) por alimentar-se de corpos em decomposio e de imundcies, tambm pode ser considerado um agente regenerador das foras vitais contidas na decomposio orgnica e em resduos de todo tipo, ou seja, um purificador, um mago que garante o ciclo da renovao.

Massaud Moiss nos apresenta, a respeito da arte literria, uma passagem que vem a culminar com os enfoques apresentados aqui no que se refere a esta narrativa regionalista de Faraco, que em pleno sculo XXI ainda nos faz refletir sobre aspectos relevantes da arte literria na vida de qualquer ser humano, independente de seus valores culturais e do meio onde se insere:
S a dor, o sofrimento, a angstia, a inquietude criadora, etc., faz que as criaturas se imponham e suscitem interesse nos outros. A Literatura opera exatamente no plano em que o homem vive a vida como luta, tomada a conscincia da morte e da precariedade do destino humano. Tal homem no se acomoda, no se torna feliz; muito pelo contrrio. E quanto mais se indaga, mais se inquieta, e por isso vive integralmente num permanente crculo vicioso. A entra a Literatura. (MOISS, 1989, p.20)

id ia s

3. Concluso Podemos constatar, no decorrer deste estudo, que a narrativa Guapear com Frangos, ao plasmar aspectos significativos e intensos da vida, representa com grande fidelidade, a persistncia, os valores e a luta do homem do campo frente aos desafios que a vida lhe impe. Tambm foi possvel verificar a presena de aspectos tericos - intensidade, limite, tenso, efeito no leitor e economia de meios narrativos - a respeito do gnero literrio conto estabelecidos pelo escritor argentino Julio Cortzar, que contriburam na anlise do conto Guapear com Frangos na medida em que foram identificados no corpo da narrativa como parte de sua estrutura e construo. Irrefutavelmente, contos como Guapear com frangos possuem uma espcie de ritmo e pulsao interna que se incorporam no leitor como cicatrizes indelveis, pois nos so transmitidas, como se transmitem as coisas fundamentais: de sangue a sangue, de mo a mo, de homem a homem expe Cortzar (2006, p. 163), adquirindo em razo disto, a universalidade que um bom conto deve possuir.

4. Referncias

BOSI, Alfredo. O conto brasileiro contemporneo. So Paulo: Cultrix, 1975 CHEVALIER, Jean. CHEERBRANT. Alain. Dicionrio de smbolos. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1998. CORTZAR, Julio. Alguns aspectos do conto e Do conto breve e seus arredores. In Valise de cronpio. Trad. Davi Arrigucci Jr. E Joo Alexandre Barbosa. So Paulo: Perspectiva, 2006.

FARACO, Sergio. Danar Tango em Porto Alegre. Porto Alegre: L&PM, 1998.

MOISS, Massaud. A Criao Literria. So Paulo: Cultrix, 1989

PACHECO, Carlos. LINARES, Luis Barrera. Del cuento e sus arededores. Aproximaciones a una teora del cuento. Caracas: Monte Avila Editores, Latinoamericana, 1993.

id ia s

S-ar putea să vă placă și