Sunteți pe pagina 1din 5

Atualmente os problemas do desenvolvimento colocam-se ao nvel A. da utilizao dos recursos naturais e do bem-estar beneficiarem tambm as pessoas mais pobres.

. B. da baixa produtividade e da falta de energias limpas. C. da contaminao das guas potveis e da falta de energias limpas. D. a falta de servios bsicos, como por exemplo, gua potvel, saneamento, escolas e cuidados de sade. A Organizao das Naes Unidas definiu, em 2000, os Objetivos de Desenvolvimento do Milnio, os quais confirmam a necessidade de as sociedades caminharem na busca do desenvolvimento. O primeiro destes objetivos A. reduzir a mortalidade infantil. B. melhorar a sade materna. C. garantir a sustentabilidade ambiental. D. erradicar a pobreza extrema e a fome. O fenmeno da pobreza nos pases desenvolvidos vem, muitas vezes, associado excluso social. Esta situao ocorre, geralmente, na sequncia de situaes de A. desemprego e/ou alteraes dos hbitos de consumo das populaes. B. desemprego e/ou doena prolongada. C. acentuado crescimento econmico do pas e/ou problemas familiares. D. acentuado crescimento econmico do pas e/ou significativa melhoria das condies de vida das populaes. A mundializao econmica um fenmeno caraterizado A. pela livre circulao de bens e capitais e pelo reforo do papel dos Estados na regulao dos mercados. B. pela nacionalizao das empresas e pela liberalizao das trocas. C. pela liberalizao das trocas e pelo enfraquecimento do papel dos Estados na regulao dos mercados. D. pela intensificao das relaes econmicas e pela nacionalizao das empresas. Podemos considerar como elementos da primeira europeizao A. as novas rotas de comrcio e a colonizao europeia. B. a revoluo industrial e a mundializao das empresas. C. a liberalizao das trocas e a colonizao europeia. D. a liberalizao das trocas e as novas rotas de comrcio.

A Primeira Revoluo Industrial carateriza-se A. pela prtica de uma poltica protecionista. B. pelo aparecimento das empresas multinacionais. C. pelo aparecimento do capitalismo financeiro. D. pela prtica de uma poltica livre-cambista.

A terceira revoluo industrial est associada A. ao desenvolvimento das novas tecnologias da informao e comunicao. B. ao capitalismo concorrencial individualista. C. ao capitalismo financeiro. D. segunda europeizao do mundo. A mundializao econmica um fenmeno caraterizado A. pela livre circulao de bens e capitais, e pela maior regulao da atividade pelo Estado. B. pela liberalizao das trocas e pela mundializao das empresas. C. pela universalizao das culturas. D. pela globalizao dos capitais.

Distinga pobreza absoluta de pobreza relativa, indicando a que pases se referem cada uma delas.
Relativa: Portugal Absoluta: Angola (vivem com 1 ou 2 dlares por dia) Extrema: Etipia, Ghana, Nigria

O teste ao nosso desenvolvimento no saber se acrescentamos mais abundncia daqueles que tm muito, saber se damos o suficiente aos que tm muito pouco.
Roosevelt (adaptado)

Comente a frase, tendo em considerao que na atualidade o problema do desenvolvimento se coloca, tambm, ao nvel do benefcio do bem-estar relativamente s pessoas mais pobres. (20 pontos) RESPOSTA: A frase no podia ser mais atual, uma vez que, nos dias de hoje, o problema do desenvolvimento, e de acordo com o relatrio de 2003 do PNUD, se coloca, exatamente, ao nvel da satisfao das necessidades e do benefcio do bem-estar chegarem, no apenas, aos que j tm muito mas, tambm, e principalmente, aos que tm muito pouco. Assim, cabe aos Estados a promoo e implementao de polticas de maior justia social e de uma redistribuio da riqueza, mais justa e equitativa, por forma a beneficiar os que mais precisam.

1880/1914 Intensifica-se a Mundializao O Reino Unido com a sua supremacia tecnolgica e com a revoluo dos transportes, ganha mercados consumidores nos diferentes continentes. Sc. XX aps anos 40 Nova Vaga D-se a ascenso dos EUA firmas e capitais americanos espalham-se pelo mundo e a Europa perde importncia. ltimos 25 anos do Sc. XX o O progresso dos transportes e a liberalizao do comrcio (patrocinadas pelo GATT e OMC), levaram integrao de novas economias no mercado mundial, como a China e o Japo. o Aos EUA juntam-se a Europa e o Japo na criao de empresas multinacionais

5. O mundo transformou-se rapidamente, no final do sc. XX. O derrube do muro de Berlim, o desmoronamento da URSS, a emergncia da economia de mercado, da organizao liberal do Estado e da desregulamentao das economias criaram condies propcias acelerao da mundializao econmica e contriburam para a globalizao do mundo atual. 5.1 Explicite o conceito da mundializao. RESPOSTA: Conceito mundializao representa a intensificao das relaes econmicas e a sua realizao escala planetria, compreende o conjunto das trocas entre as diferentes partes do globo. 5.2 Diga como se designa a crescente influncia da Europa no Mundo. RESPOSTA: Europeizao. 5.3 Os descobrimentos e a revoluo industrial so situaes representativas da primeira europeizao. Indique as outras duas situaes que representam este fenmeno. RESPOSTA: novas rotas de comrcio; colonizao europeia.

Associar cada capitalismo: Capitalismo Concorrencial Individualista: 1 Revoluo Industrial; Criao de uma rede de caminho-de-ferro; Melhoria da comunicao entre os pases; Melhor e maior circulao de mercadorias; Facilidades de comercializao e lucros elevados; Expanso de livre iniciativa; Capitalismo financeiro: Final do sculo XIX at a crise de 1929; Segunda Revoluo Industrial; A maior competitividade obriga realizao de investimentos avultados e para isso as empresas tm de atrair investidores. Os bancos passam a participar ativamente na atividade econmica fornecendo os capitais necessrios a esses investimentos.

Multinacionais: RESPOSTA: Empresas, ou grupo de empresas privadas, que exercem as suas atividades em diferentes Estados mas segundo uma gesto global. Reproduzem o modelo adotado no pas de origem, por todo o mundo, obedecendo s mesmas estratgias, pois integram um todo que multinacional. Procuram localizar cada funo no local onde a vantagem comparativa maior, da a sua disperso geogrfica. Aspetos comuns: 1. Encontram-se implantadas em vrios pases; 2. Tm uma poltica global de empresa; 3. Atuam a nvel mundial independentemente dos territrio onde esto instaladas. Fatores que distinguem Multinacionais de Transnacionais: RESPOSTA: O volume de negcios no mnimo 500 milhares de milhes de dlares. A realizao de mais de 25% da produo e das trocas por filiais implantadas, no mnimo, em 6 pases.

S-ar putea să vă placă și