Sunteți pe pagina 1din 10

Guia Didtico do Professor

Programa

A Qumica do Fazer
Perfume

Cosmticos Qumica 2 Srie | Ensino Mdio

CONTEDOS DIGITAIS MULTIMDIA

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Coordenao Didtico-Pedaggica Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Redao Andria M. Ernesto Reviso Alessandra Muylaert Archer Projeto Grfico Eduardo Dantas Diagramao Isabela La Croix Reviso Tcnica Ndia Suzana Henriques Schneider

Produo Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro Realizao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao Ministrio da Cincia e Tecnologia Ministrio da Educao

Objetivo geral: Reconhecer a importncia da qumica como conhecimento imprescindvel para a compreenso do mundo que nos cerca.

Objetivos especficos: Discutir a importncia do olfato para a memria e o paladar; Reconhecer procedimentos qumicos no processo de fabricao do perfume; Vdeo (Audiovisual) Programa: A Qumica do Fazer Episdio: Perfume Durao: 10 minutos rea de aprendizagem: Qumica Contedo: Cosmticos Conceitos envolvidos: ebulio, lquidos miscveis e imiscveis, evaporao, destilao. Pblico-alvo: 2 srie do Ensino Mdio Analisar, no dia-a-dia, os processos qumicos que o perfume sofre e no percebemos.

Pr-requisitos: No existem pr-requisitos.

Tempo previsto para a atividade: Consideramos que uma aula (45 a 50 minutos cada) ser suficiente para o desenvolvimento das atividades propostas.

Quando surgiu o perfume? Como produzido? possvel fazer perfume em casa? E o olfato, como responde presena de diferentes fragrncias? O que o olfato tem a ver com o paladar? Como eles se combinam? E como a qumica interage em tudo isso? Este guia foi elaborado justamente pensando como podemos abordar todos esses assuntos em sala de aula. Muitas ideias podem surgir e, por isso, nem todos os assuntos podero ser aprofundados, mas lembre que isso no um problema. Esses temas podem ser trabalhados em outras aulas ou at mesmo em uma atividade que pode ser definida junto com a turma. O recurso didtico a ser trabalhado neste guia o vdeo que compe a srie do programa A Qumica do Fazer, cujo contedo, como j foi dito, sobre perfumes. Vamos trabalhar junto com os alunos, pois eles so grandes atores neste processo. Entretanto, voc quem ir ditar o ritmo da aula e a linha de trabalho a ser seguida. Alm disso, preciso estar bastante afinado em relao ao contedo, as dicas e curiosidades presentes neste guia. Esses detalhes iro ajud-lo a enriquecer a sua aula.

O vdeo bem descontrado e tem um tom bastante amigvel, o que o torna mais interessante para a turma. Por isso, abuse bastante do vdeo. Passe mais de uma vez, se achar necessrio, e explore cenas especficas. Tire dvidas que surgirem durante a exibio, no se limitando apenas a reproduzi-lo. Verifique, com antecedncia, a disponibilidade dos recursos necessrios um computador ou um equipamento especfico de DVD conectado a uma TV ou projetor multimdia para a apresentao do vdeo no dia previsto. E tenha um timo trabalho!

professor!
Estudar o tema, planejar a aula, buscar informaes atualizadas e curiosidades contribuem para que se possa instigar cada vez mais o aluno em sala de aula.

Audiovisual | Programa A Qumica do Fazer | Perfume

Introduo

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

professor!
Procure iniciar suas aulas com questionamentos, pois contribuem para despertar o interesse dos alunos. Aproveite as respostas dadas por eles como ponto de partida para a explicao do contedo!

1.

Desenvolvimento
Os perfumes possuem um processo prprio de fabricao industrial, no qual a presena da qumica bastante visvel. Entretanto, iremos desenvolver com os alunos a possibilidade de reconhecer a qumica em processos mais simples do nosso dia-a-dia. Por exemplo: no simples ato de sentir o perfume e muitas outras curiosidades. A inteno criar uma aula participativa, com muito debate e novas ideias. Para contribuir com suas atividades, trouxemos informaes e indicaes de materiais complementares!

Por que no sentimos o gosto das coisas quando estamos gripados?


Essa uma pergunta simples e que muitas pessoas j se fizeram quando esto gripadas. Antes de entrarmos propriamente no assunto perfume, talvez seja interessante relembrarmos como funciona o processo olfativo e como se combina com o paladar. Afinal, se estamos gripados, o olfato fica prejudicado e, com isso, o paladar tambm deixa de funcionar 100%. Ser que os alunos sabem por que isso acontece? Questione-os! Estimule as respostas deles e contraponha os pontos de vista apresentados. Elabore com eles uma explicao coletiva. Voc ainda poder lembrar-lhes de como o cheiro est ligado a nossa memria. Os perfumes, muitas vezes, esto associados a essas lembranas.

dica!
No link http://mundoestranho.abril.com.br/ saude/pergunta_286717. shtml possvel encontrar outras perguntas relacionadas a este tema, que podem ser usadas na parte introdutria da aula.

Um pouco de histria

A prtica de criar aromas para modificar o cheiro das coisas bastante antiga.
A histria do perfume nos remete antiguidade. Para ser mais preciso, ao ano 3.000 a.C., quando a fumaa da queima de madeira, especiarias, ervas e incensos eram utilizados pelos politestas para elevar seus pedidos. Informe aos alunos que a origem latina da palavra perfume significa per (atravs) e fumum (fumaa), ou seja, atravs da fumaa. Apresente a histria da origem do perfume. Muitos alunos iro se surpreender com as possibilidades de uso do perfume. Vamos ver, agora, como os perfumes so fabricados, as fragrncias extradas e outras informaes sobre os perfumes.

Processo de Fabricao do Perfume


O processo de fabricao do perfume se d em trs etapas distintas, que podem ser identificadas como: 1) Obteno do leo essencial. 2) Composio do buqu. 3) Produto final. Voc poder trabalhar esses assuntos separadamente com a turma. Nesse sentido, o vdeo ser um timo recurso para voc. Outra proposta de trabalho com os alunos a de que o tema seja introduzido com a ajuda de um jogo rpido. O processo de fabricao traz alguns termos que podem ou no ser de conhecimento de todos. Essa pode ser uma forma descontrada e rpida de trabalhar conceitos qumicos e biolgicos tambm. Em uma das atividades voc encontrar um exemplo: um jogo de palavras cruzadas.

Voc pode obter mais informaes sobre este assunto no site http:// www.comciencia.br/com ciencia/?section=8&edica o=28&id=329, que explica a origem do perfume.

mais detalhes!
Voc conseguir informaes que podero enriquecer suas aulas em DIAS, Sandra Martins e SILVA, Roberto Ribeiro da. Perfume: uma Qumica Inesquecvel. Qumica Nova na Escola, n4, novembro 1996, p.3- 6. http://qnesc.sbq.org.br/ online/qnesc04/quimsoc. pdf

Obteno do leo essencial 1 etapa


Um bom comeo seria perguntar para a turma por que aplicamos perfume em partes especficas do corpo, como, por exemplo, no pulso, na nuca e atrs da orelha. Bom, a resposta simples. Ao aplicar o perfume no corpo quente, o lcool evapora, ficando apenas a sua essncia. Por isso, escolhemos os lugares mais quentes do corpo. A partir da voc pode dar o pontap para essa primeira parte: como ser que extrada a essncia dos perfumes? Essa apenas uma das respostas que eles iro encontrar neste vdeo.

Observe que o episdio dedica uma boa parte da sua apresentao aos mtodos de obteno do leo essencial.

Audiovisual | Programa A Qumica do Fazer | Pefume

O que fragrncia

mais detalhes!

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

A hidrodestilao comea com o contato da gua com uma amostra, aquecida at a fervura. Na ebulio, o vapor dgua com esses componentes volteis sobe por um tubo at o condensador. Ento os vapores so liquefeitos e caem sob a forma lquida em um brao lateral. Como o leo e a gua so imiscveis, temos ento a separao de fases. Sendo assim, neste caso, a gua vai ficar na parte inferior e o leo essencial na parte superior. Ferve-se o solvente, seu vapor condensado, indo para a parte de cima e caindo, em seguida, na regio onde est a amostra. Neste caso, o lcool foi usado como solvente, mas podem ser usados outros solventes, dependendo do tipo de substncia que se quer extrair. O contato do solvente com a amostra extrai os componentes do aroma. Depois, esse solvente com as substncias aromticas retornam ao balo e esse processo repetido tantas vezes quanto necessrio. Lembre aos alunos que existem outros processos de extrao por solvente, principalmente quando as amostras so sensveis ao calor. Neste caso, so usadas extrao a frio. A extrao a frio (enfleurage) um processo antigo usado para extrair os componentes aromticos de flores. Nesse mtodo as flores so colocadas em contato direto com cera, que extrai os componentes aromticos. Essa cera raspada e os compo nentes aromticos so removidos da cera com lcool etlico.

Composio do buqu 2 etapa


Depois de extrair a essncia, o momento da composio do buqu. possvel que os alunos se lembrem do buqu de noiva, ento, aproveite para fazer uma aluso. Assim como o buqu composto de vrias flores, o perfume formado por diferentes aromas. Mas quem que escolhe esses aromas? Como feito? Qual o profissional responsvel por essa tarefa? Como eles fazem para no repetir uma mesma fragrncia em perfumes diferentes? Questione a turma: ser que eles sabem a resposta de alguma dessas perguntas? O vdeo apresenta uma entrevista com um qumico que ir explicar de quem este papel. Mas, antes, voc pode dar algumas informaes sobre o perfumista.

Uma interessante reportagem sobre a carreira do perfumista, realizada por Geovanna Morcelli, pode ser encontrada em: http://estilo.uol.com. br/ultnot/2009/12/22/ conheca-a-carreira-deperfumista-no-brasilteste-ajuda-a-escolhero-perfume-certo-paravoce.jhtm

Lembre que h outros fatores que influenciam este processo, como o tipo de pele, acidez , entre outros.

Produto final 3 etapa Nesta fase final o perfumista cria a essncia do perfume, que pode inclusive ter sido produzida em laboratrio a partir da imitao de algum perfume da natureza. O trabalho do perfumista pode ser demorado e abranger a pesquisa de aromas, muito alm das paredes do laboratrio. O valor do perfumista reside na sua capacidade de, como um compositor, reunir as notas corretas (aromas) para produzir um perfume agradvel.

dica!
Saiba mais sobre como a indstria busca novos aromas lendo a matria de Germana Barata, intitulada Aromas da Natureza so Capturados e Reconstitudos pela Indstria do Perfume, da revista Cincia e Cultura, no site http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/ v58n2/a08v58n2.pdf

Audiovisual | Programa A Qumica do Fazer | Pefume

Duas informaes podem ser destacadas. A primeira que o solvente o lcool evapora do corpo, restando apenas a essncia, que o perfume. E a segunda que o perfume resultado de diferentes matrias-primas. Essa mistura de aromas permite que o perfume tenha trs fases de evaporao, que, na verdade, so chamadas de nota superior ou cabea do perfume, nota do meio ou corpo do perfume e nota do fim ou base. Pergunte se eles j perceberam a diferena do cheiro do perfume com o passar do tempo.

dica!

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

2.
a)

Atividades
Complete o quadro de palavras cruzadas. Voc pode organizar a turma, dividindo-a em dois ou trs grupos que iro tentar adivinhar as respostas corretas de cada pergunta. H I D R O D E S T I L A C A O

F A

L T

O O E E

R G N B I D

P E R F U M E

S A L L I S

F E I S T

I U C I

A R A I L

A O V A

G E C

E I A S O

O R

E G

O R

S A

E N

S C

S I

E A

Informaes usadas para propor o desafio da palavra cruzada: Mistura de leos essenciais aromticos, lcool e um fixador. utilizado para proporcionar um aroma agradvel e duradouro (FRAGRNCIA). Um dos processos mais antigos, descoberto h aproximadamente cinco mil anos e o mais simples. feito a partir do contato da gua com a substncia a ser extrada (HIDRODESTILAO). Nos vegetais superiores, so utilizadas como artifcios para atrair animais para auxiliarem no processo de polinizao (FLORES). Misturas complexas de substncias volteis utilizadas na aromaterapia, que um tratamento baseado nos aromas naturais presentes nas plantas, flores e madeiras (LEOS ESSENCIAIS). Para purificar a gua recomendado fervla. Como se chama o processo que ocorre quando a gua est fervendo? (EBULIO).

Flores com baixo teor de leos essenciais e extremamente delicadas necessitam de um processo de destilao lento e caro. Como esse mtodo denominado? (ENFLEURAGE). Tipo de processo de separao de misturas. Sua origem vem do grego chroma, que significa cor, e grafein, grafia (CROMATOGRAFIA). Quando dois ou mais lquidos no so suscetveis de misturar-se (IMISCVEIS). b) Pea a seus alunos que pesquisem como so feitos perfumes caseiros. Selecione, voc mesmo, uma frmula para que a turma, em grupo, fabrique um perfume. Pealhes que anotem tudo o que fizerem e o que considerarem relevante durante o processo. Essas informaes sero a base de uma discusso durante a aula. No caso da escola possuir laboratrio de qumica, o trabalho pode ser realizado na prpria escola. Pea a seus alunos que anotem, durante o dia, a diferena da intensidade da fragrncia. Eles podem fazer isso durante um ou dois dias, o importante que consigam perceber as diferenas. Todo esse material dever ser trabalhado em sala, em consonncia com o vdeo. Lembrando que, para essa atividade, a durao ser de 1 a 2 semanas, por isso deve ser bem planejada.

3.

Avaliao
A avaliao ser totalmente processual neste caso, claro que fica livre para o professor aplicar uma prova ao final do mdulo de qumica trabalhado. Mas, para este episdio do vdeo Qumica do Fazer, a avaliao ser baseada nas pesquisas realizadas pelos alunos e no envolvimento em sala com o tema abordado. O guia trouxe vrias ideias de como trabalhar o vdeo, mas voc pode trazer outras. E no caso de aplicar as atividades sugeridas, poder incrementar ainda mais a discusso na sala. Pois eles tero argumentos e dvidas j formadas previamente, e isto que tornar o debate mais interessante. As hipteses so formadas com muito mais facilidade. Lembre-se que toda avaliao reflete o trabalho realizado por ns, professores, por isso importante organiz-la previamente.

Audiovisual | Programa A Qumica do Fazer | Perfume

Processo utilizado desde a antiguidade, com as bebidas alcolicas, atravs do alambique que foi inventado pelo alquimista Jabir ibn Hayyan (Geber) (DESTILAO).

VDEO - AUDIOVISUAL EQUIPE PUC-RIO

Coordenao Geral do Projeto Prcio Augusto Mardini Farias Departamento de Qumica Coordenao de Contedos Jos Guerchon Reviso Tcnica Ndia Suzana Henriques Schneider Assistncia Camila Welikson Produo de Contedos Florinda do Nascimento Cersosimo CCEAD - Coordenao Central de Educao a Distncia Coordenao Geral Gilda Helena Bernardino de Campos Coordenao de Audiovisual Sergio Botelho do Amaral Assistncia de Coordenao de Audiovisual Eduardo Quental Moraes Coordenao de Avaliao e Acompanhamento Gianna Oliveira Bogossian Roque Coordenao de Produo dos Guias do Professor Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Assistncia de Produo dos Guias do Professor Tito Tortori Redao Alessandra Muylaert Archer Gabriel Neves Gisele Moura Gislaine Garcia Design Eduardo Dantas Isabela La Croix Romulo Freitas Reviso Alessandra Muylaert Archer Gislaine Garcia

S-ar putea să vă placă și