Sunteți pe pagina 1din 6

1.

0 Absoro refrigerada o contato com fluido auxiliar (leo de absoro )numa torre da alta presso e baixa temperatura, com o uso de fluido refrigerante (propano). O sistema de absoro similar ao de condensao, o calor precisa ser rejeitado durante o processo. O passo seguinte elevar a presso do lquido com uma bomba, e para finalizar liberar o vapor do lquido absorvente por adio de calor. O ciclo de compresso de vapor descrito como um ciclo operado a trabalho por que a elevao da presso do refrigerante conseguida por um compressor que requer trabalho. O ciclo de absoro, por outro lado, referido como ciclo operado a calor porque a maior parte do custo de operao associada com o fornecimento de calor que libera o vapor do lquido de alta presso. Na verdade existe a necessidade de algum trabalho para acionar a bomba no ciclo de absoro, mas a quantidade de trabalho para uma dada quantidade de refrigerao mnima, comparada com aquela que seria necessria no ciclo de compresso de vapor. No evaporador h vapor de refrigerante de baixa presso. Este absorvido por uma soluo no absorvedor. Caso, a temperatura desta soluo se eleve a absoro de vapor poderia cessar. Para evitar isto, o absorvedor resfriado por gua ou ar. A soluo no absorvedor dita concentrada, pois contm grande quantidade de refrigerante. Uma bomba eleva a presso e leva a presso da soluo concentrada e faz com que esta entre no gerador. No gerador, ocorre a adio de calor (fonte que fornea temperaturas elevadas), fazendo com que o refrigerante volte ao estado de vapor. Este vapor est em elevadas temperatura e presso. A soluo lquida, que agora tem baixa concentrao de refrigerante, retorna ao absorvedor por vlvula redutora de presso. O objetivo da presena desta vlvula manter a diferena de presso entre o absorvedor e o gerador. No evaporador h passagem de gua fria, que resfria o vapor e condensa o refrigerante. O refrigerante vai para o evaporador atravs de uma vlvula de expanso.No evaporador ocorre a passagem de um fluido que ser resfriado (troca de calor com o refrigerante). Este fluido fornecer calor ao refrigerante que evaporar (est em baixa presso). Este o efeito de refrigerao.

Os fluxos de calor de e para os quatro trocadores de calor componentes do ciclo de absoro ocorrem da seguinte forma: o calor de uma fonte de alta temperatura entra no gerador,enquanto que o calor a baixa temperatura da substncia que est sendo refrigerada entra no evaporador. A rejeio de calor do ciclo ocorre no absorvedor e condensador a temperaturas tais que o calor possa ser rejeitado para a atmosfera.

2.0 O Processo O processo a UPGN Absoro Refrigerada pode ser dividido em 10 sistemas bsicos: 2.1 Alimentao de Gs Natural, Recuperao e Estabilizao de condensado. 2.2 Desidratao e Resfriamento do Gs mido

2.3 Sistema de Regenerao de Glicol (MonoetilenoGlicol) 2.4 Sistema de Absoro 2.5 Sistema de Desetanizao 2.6 Sistema de Fracionamento do leo Rico 2.7 Sistema de Desbutanizao do LGN 2.8 Tratamento Custico do GLP 2.9 Sistema de Refrigerao a Propano 2.10 Sistema de Odorizao do GLP 2.1 Alimentao de Gs Natural, Recuperao e Estabilizao de Condensado - O gs admitido a 33,5 kgf/cm (man) de presso dos seguintes alimentadores: a) Gasoduto Norte; b) Estao de Compresso de Atalaia (ECA's) - O gs proveniente do Gasoduto Norte passa pelo Coletor de Condensado, onde se separam gua e condensado de gs, que aparecem em grandes quantidades na operao de passagem de pig espuma pelo gasoduto. O condensado armazenado nos cilindros do coletor, indo o gs para processamento na UPGNATA. - O condensado proveniente dos cilindros de armazenamento enviado para o Sistema de Estabilizao de Condensado, onde troca calor com condensado estabilizado, entrando em seguida no topo da Torre de Estabilizao de Condensado. - O condensado estabilizado passa por um permutador, e enviado para o tanque de armazenamento de condensado ou enviado direto para os Tanques da TRANSPETRO. 2.2 Desidratao e Resfriamento do Gs mido O desidratante usado o monoetilenoglicol (MEG), com a finalidade de impedir o congelamento da gua e a formao de hidratos. atomizado na corrente de gs por intermdio de aspersores instalados na entrada do permutador gs-gs e no resfriador de gs. Gs + condensado + soluo de glicol exausto escoam para um vaso, onde o glicol exausto+condensado separado do gs. O glicol exausto (com condensado) ento encaminhado para o vaso de expanso de glicol, onde hidrocarbonetos condensados que tenham sido arrastados pelo glicol exausto, so aqui separados. O glicol exausto, isento de hidrocarbonetos, encaminhado para o Sistema de Regenerao de Glicol.

2.3 Sistema de Regenerao de Glicol (MonoetilenoGlicol) O glicol usado para absorver a gua do gs natural dever estar na concentrao entre 76% e 86% em peso. O glicol mido primeiramente filtrado e ao passar por uma vlvula de controle de nvel, sofre uma expanso brusca, sendo encaminhado torre T20406 A torre T-20406 opera presso atmosfrica; possui um refervedor aquecido com leo de absoro e um condensador de topo (P-20418). A gua retirada da torre em forma de vapor, pelo topo; este vapor dgua condensado em permutador e separado do CO2 em vaso. O glicol regenerado escoa do fundo da torre para um permutador, onde resfriado, antes de voltar circulao para absoro dgua. 2.4 Sistema de Absoro T-204.01: Absoro das fraes mais pesadas que o etano; - Escoamento em contracorrente, de um leo de absoro com o gs rico; - Refrigerao com propano (atinge at -250C), com o objetivo de remover o calor de absoro gerado ao longo da torre; - O gs de topo da torre absorvedora constitui o gs industrial de baixo poder calorfico (rico em CH4) que, antes de deixar a UPGN-ATA, troca calor com o gs natural - A torre T-20401 opera com recuperao de 91% do propano contido no gs natural, visando uma recuperao final de propano em 88%, aps se perder uma parte deste no topo da torre desetanizadora (T-20402). - O produto de fundo da torre o leo rico (leo+hidrocarbonetos), que constitui a carga para a desetanizadora (T-20402).

2.5 Sistema de Desetanizao (T-20402) A torre desetanizadora uma fracionadora que utiliza um refervedor para retirar o metano e o etano do leo. Uma corrente de leo de absoro pobre alimentada pelo topo da torre, para absorver o propano e mais pesados. O leo rico do fundo da desetanizadora a carga para a fracionadora de leo (T-20403), sendo rico em C3+; O produto de topo da desetanizadora (rico em C2) enviado para a suco dos compressores Sulzer, que tm a opo de enviar o gs para a entrada da planta (UPGN-ATA) ou para a suco dos compressores da ECA. 2.6 Sistema de Fracionamento do leo Rico (T-20403) Objetivo: separar o lquido do gs natural (LGN), do leo de absoro leo de absoro, produto de fundo, retorna s torres absorvedora e desetanizadora. LGN, produto de topo, condensado em um permutador, indo em seguida para um vaso, sendo uma parte bombeada de volta torre como refluxo e outra parte para a torre desbutanizadora (T-20404).

2.7 Sistema de Desbutanizao do LGN (Torre T-20404) Objetivo: Separar GLP (C3-C4) da gasolina natural (C 5+) O produto de fundo a gasolina natural (C5+), resfriado e enviado aos tanques de armazenamento de gasolina ou tanques da TRANSPETRO. O produto de topo o GLP (C3,C4), que condensa -se, indo em seguida para um vaso, voltando parte torre como refluxo, e outra parte sendo enviada para o tratamento custico de GLP, indo em seguida para as esferas de armazenamento aps filtragem e odorizao 2.8 Tratamento Custico do GLP O GLP efluente da torre desbutanizadora (T -20404) alimentam vasos com recheio, cheios de soluo custica; O GLP efluente destes vasos alimenta outro vaso, tambm recheado, para sofrer lavagem com gua. Antes de ser enviado para as esferas de armazenamento, o GLP passa em outro no vaso, para coalescimento das gotculas de gua arrastadas. 2.9 Sistema de Refrigerao a Propano Consiste de um conjunto de compressores, vlvula de expanso, condensadores, resfriadores, trocadores de calor e vasos Funo: fornecer propano para refrigerar as torres 2.10 Sistema de Odorizao do GLP Objetivo - odorizao do GLP e dos gasodutos do DIA e SAMARSA, atravs da injeo do odorante etil mercaptan (C2H5SH); o sistema constitudo de um vaso acumulador de odorante e de dois vasos dosadores.

S-ar putea să vă placă și