Sunteți pe pagina 1din 27

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

1.1.FUNES DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO:


Quando o Estado exerce sua atividade financeira, faz acontecer trs funes bsicas, ou seja: funo alocativa, funo distributiva e/ou funo estabilizadora. Alguns autores acrescentam a funo reguladora que uma extenso da funo estabilizadora. Essas funes tm por caracterstica comum, o poder regulatrio do Estado, ou seja, fazer com que as desigualdades regionais dentro do pas sejam minimizadas, assegurar uma justa distribuio de renda que garanta, no mnimo, que todos tenham acesso a bens essenciais, bem como impedir a formao de monoplios ou estruturas de mercado que concentrem poder. Elas existem para combater as falhas de mercado. Elas podem ocorrer simultaneamente o que dificulta identificar onde uma comea e onde outra termina. 1.1.1. Funo Alocativa: est associada ao fornecimento de bens e servios pblicos no oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado, ou seja, quando o mercado no capaz livremente de oferecer sociedade nveis adequados de produo. Devem respeitar o princpio da legalidade. A Lei Oramentria Anual serve de intermdio para a alocao de recursos. Essa funo entende a arrecadao tributria como um recurso ou meio para alocar recursos. 1.1.2. Funo distributiva: trata da distribuio ou redistribuio de renda considerada mais justa pela sociedade. Para isso, o governo se utiliza de alguns instrumentos como a concesso de transferncias, subsdios, a cobrana de tributos e o fortalecimento de seus gastos. O governo redistribui renda, retirando dos mais ricos para dar para os mais pobres. Essa funo entende a arrecadao tributria como um instrumento de justia social. Uma justa distribuio de renda propiciada por um sistema tributrio progressivo. 1.1.3. Funo Estabilizadora: trata de garantir um alto nvel de emprego, estabilidade nos preos, equilbrio do balano de pagamentos e um adequado crescimento econmico, exercida atravs de instrumentos macroeconmicos. Atravs da funo estabilizadora, a economia pode alcanar a estabilidade e da promover a alocao e distribuio de renda para a economia. Os principais instrumentos utilizados para cumprimento da funo estabilizadora so as polticas fiscal e monetria.

1.2.TIPOS DE BENS BENS PBLICOS


Bens pblicos so bens de consumo coletivo que tm por principal caracterstica a impossibilidade de excluir determinados indivduos de seu consumo. Eles no respeitam, portanto, o princpio da excluso, ou seja, todos devero ter acesso ao seu consumo independente da sua capacidade de pagamento. Tambm apresentam consumo no rival que significa que o consumo por um indivduo no diminui a quantidade a ser consumida pelos demais indivduos. Pelo fato de serem no rivais so tambm no divisveis, ou seja, no possvel repartir entre os usurios uma frao daquele bem.
1 CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

Ex: defesa nacional, servios de despoluio, servio da justia, controle a inundao, servio de meteorologia. Entende-se, portanto, por: Consumo rival quando o uso de um bem ou servio por uma pessoa impede que seja utilizado por outra pessoa. Observao: A praia um bem pblico, mas a partir do momento em que est lotada (saturada) ela deixa de ser um bem pblico puro porque se alguma pessoa sair, outra ser beneficiada. Por isso, sob certas condies, no um bem pblico puro. Princpio da excluso - S pode ter acesso ao bem, quem pode pagar por ele. Exemplos de Bens pblicos tangveis e intangveis: Bens pblicos tangveis praas, iluminao pblica, ruas. Bens pblicos intangveis segurana pblica, justia, defesa nacional. Quando um bem atende ao princpio da no excluso mas rival, diz-se que ele um bem pblico impuro ou quase-pblico. Uma vez que o bem pblico j esteja disponvel para a populao, o custo marginal de prov-lo para um consumidor a mais igual a zero.

O ponto timo de produo de um bem pblico ocorre quando o custo social de produo iguala-se ao benefcio social de consumi-lo. Porm, como no h preo para o bem pblico, o ponto timo de produo determinado apenas no campo terico. BENS SEMIPBLICOS OU MERITRIOS
um caso intermedirio entre bem pblico e bem privado. Apesar de estarem encaixados no princpio da excluso, eles geram altos benefcios sociais e externalidades positivas o que faz com que sejam total ou parcialmente oferecidos pelo setor pblico. Ou seja, levam em considerao valores morais e ticos da sociedade. Ex: sade e educao. So, portanto, bens disponibilizados s pessoas que adquiriram mrito para isso, como, por exemplo, freqentar uma Universidade Pblica.

BEM PRIVADO:
So bens que guardam a caracterstica de serem excludentes, rivais e divisveis, ou seja, s tem acesso a ele quem puder pagar, bem como seu uso por algum impede que outra pessoa utilize, e o seu uso pode ser fracionado entre os consumidores.

1.3. EXTERNALIDADES
CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

Diz-se que os bens geram externalidades quando geram custos e benefcios que extrapolam o clculo de rentabilidade privada e que no podem ser apropriados pelo mercado. Ex: pesquisa, universidades, hospitais, museus. Externalidades so aes de um agente sobre outros agentes. Esses impactos podem ser positivos ou negativos. So externalidades positivas aquelas que aumentam o bem-estar dos agentes, enquanto que as negativas reduzem esse bem-estar. Ocorrem, portanto, quando os custos e benefcios privados gerados so diferentes dos custos e benefcios sociais decorridos dessa ao que gerou a externalidade. Pode ser gerado externalidade no consumo ou na produo. Diz-se que ocorre economia externa ou externalidade positiva quando os custos privados so superiores aos custos sociais. Diz-se que ocorre deseconomia externa ou externalidade negativa quando os custos sociais superam os custos privados, fazendo com que o governo deva intervir para regular e minimizar os custos para a sociedade. As externalidades no consumo produzem benefcios privados(BP) e sociais(BS). As externalidades na produo geram custos privados(CP) e sociais(CS). Num mercado de concorrncia imperfeita, BP BS e CP CS. Os preos revelam os verdadeiros benefcios no consumo e custos na produo. Quando os preos no externalizam os custos, ento os custos sociais e privados so diferentes e quando o preo no externaliza o benefcio, os benefcios sociais so diferentes dos benefcios privados. Ou seja ,quando ocorre uma externalidade positiva ou Economia Externa e quando ocorre uma externalidade negativa ou deseconomia externa, diz-se que h uma falha de mercado que no est sendo corrigida pelo preo. Se o mercado competitivo no existe externalidade no consumo nem na produo porque o Benefcio Privado = Benefcio Social ou Custo Privado = Custo Social e portanto os preos esto internalizando o benefcio, ou seja, os preos esto revelando os benefcios no consumo e os custos na produo. Externalidade negativa no consumo. Ex: Ouvir msica em alto volume incomodando os vizinhos. O Benefcio Privado (BP) maior que o benefcio social (BS). Os ganhos so auferidos apenas pelo agente que o provoca ou financia. Externalidade negativa na produo. Ex: produo que provoca poluio. O custo privado(CP) menor que o custo social(CS). Quem sofre a externalidade negativa no compensado. Externalidade positiva no consumo. Ex1: detetizao de uma residncia para matar o mosquito da Dengue. Ex2:consumo de educao, ou seja, quanto mais educao as pessoas tm, melhor para a sociedade. O Benefcio privado (BP) menor que o Benefcio social. Quem beneficiado pela externalidade positiva no paga por essa vantagem.
CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

Externalidade positiva na produo. Ex: Empresa que investe em pesquisa e desenvolvimento. O Custo privado (CP) maior que o custo social (CS). Sobre quem recai a externalidade positiva, apresenta custos inferiores a quem gera essa externalidade. Quando o Estado no regula a economia, as atividades que geram externalidades positivas sero oferecidas em quantidade inferior ao ideal para a sociedade (Ex: sade e educao) e as atividades que geram externalidades negativas sero ofertadas em quantidades superiores ao desejado pela populao (Ex: poluio). 1.4 FALHAS DE MERCADO As falhas de mercado ocorrem quando o mercado apresenta resultados indesejveis para a sociedade, ou seja, apresenta resultados ineficientes. Portanto, a falha de mercado impede que se alcance o Otimo de Pareto. timo de Pareto uma situao onde se consegue a melhoria em uma situao em detrimento
de outra, na prtica a melhora de um indivduo tem como resultado a piora de outro, ou seja,

uma situao econmica tima no sentido de Pareto se no for possvel melhorar a situao, ou, mais genericamente, a utilidade de um agente, sem degradar a situao ou utilidade de qualquer outro agente econmico. Um timo de Pareto no tem necessariamente um aspecto socialmente benfico ou aceitvel. Por exemplo, a concentrao de rendimento ou recursos num nico agente pode ser tima no sentido de Pareto. As falhas de mercado se originam de:

a.) Informaes assimtricas (tornam um dos agentes passivo de manipulao). Diz-se que um mercado tem assimetria de informao quando um dos lados do mercado tem mais informaes que o outro. Quando o lado da oferta e da demanda tm a mesma informao, ento diz-se que no h assimetria de informao. Usa-se o termo mercado de limo (gria americana) quando significa coisa ruim. No Brasil, usa-se o termo abacaxi. Usa-se o termo mercado de ameixa (gria americana) quando significa coisa boa. No Brasil, usa-se o termo fil. A assimetria de informao pode ocorrer quando h: Seleo adversa: Um dos lados do mercado no conhece a qualidade, o tipo. um problema prcontratual Ex: comprar um carro usado (quem compra no sabe a real situao do carro), contratao de mo de obra (quem contrata, no conhece as verdadeiras habilidades e qualidades do contratado), contratao de seguro sade (no se sabe com segurana se a sade do segurado frgil ou no).
CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

Num mercado de limes, no se sabe se o carro bom ou ruim. Pode-se se ter o conhecimento da mdia, mas, individualmente, no se conhece. Ento ao preo mdio, os vendedores de carro ameixa, no vo querer vender, ou seja, vo sair do mercado. Mas, os vendedores de carro limo, vo querer vender. O que tende a permanecer no mercado, quele preo, s os carros limo. Tambm, no Programa de Demisso Voluntria (PDV), quem adere , geralmente, o melhor funcionrio. Assim como, num plano de sade, ir aderir quem mais tem problemas de sade. Para evitar uma seleo adversa, pode o contratado ou o vendedor sinalizar que a informao verdadeira. A isso, d-se o nome de sinalizao. Sinalizao: mecanismo que diminui o problema da seleo adversa Ex.: O dono de um carro que deseja vend-lo pode sinalizar que ele est em bom estado de funcionamento, dando uma garantia para o novo proprietrio do carro. Assim tambm,num plano de sade, se o segurado aceita uma carncia maior, porque est sinalizando que no est doente. Obs:A Educao uma sinalizao da qualidade no mercado de trabalho Risco Moral( Moral hazard) O que importa a conduta, a ao. E ela no conhecida. um problema ps contratual. a possibilidade de alterao do comportamento individual aps o contrato. Ex.: Quando se contrata um plano de sade, pode ocorrer de a sade de quem est contratando o plano, no necessariamente ser ruim. Mas,se passa a no cuidar da sade, no mais questo de ser ou no ser doente, e sim, uma questo de ao, ou seja de risco moral. Tambm quando uma mo de obra contratada. Ele pode preencher todos os requisitos, como diploma, formao, necessrios para ser admitido, mas dependendo da conduta do funcionrio dentro da empresa,depois de contratado, pode-se estar correndo Risco Moral. Para se evitar o Risco Moral, pode-se dar mecanismos de incentivo, como, por exemplo, dar desconto para motorista mulher no seguro de carro e assim, incentivar a boa conservao e cuidado com o automvel. O risco moral altera a alocao de recursos de maneira eficiente alm de alterar o comportamento das pessoas. b.) Custos altos e riscos pesados. Quando o custo envolvido no projeto alto e o risco de retorno tambm, pode levar o produtor a se desinteressar pelo servio. Cabe ao governo oferecer parcerias especialmente com empresas estatais para minimizar os custos e riscos.
CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

c.) Externalidades na produo ou no consumo fazem com que os agentes (tanto consumidores quanto produtores) ao negligenciarem os efeitos de suas aes ao consumirem ou produzirem, levar a um equilbrio no eficiente. d.) Mercados imperfeitos (monoplio, monopsnio, etc) onde as empresas se prevalecem de haver menos empresas ofertando o bem ou servio e passam a produzir obtendo ganhos acima do praticado no mercado. Para tanto, o governo dever estimular a entrada de novas empresas no mercado ou deve regular o setor atravs das Agncias Reguladoras (ANATEL, ANP,etc) e de defesa da concorrncia, (CADE- Conselho Administrativo de Defesa Econmica). Nesses mercados, pelo fato de uma das partes ter menos poder de barganha, o bem estar reduzido. e.) Monoplios naturais onde s uma empresa produzindo, geraria custos mais baixos para formao de preos de venda do que vrias empresas produzindo. Isso ocorre porque os investimentos necessrios so muito elevados e os custos marginais so muito baixos, o que gera uma economia de escala, onde a existncia de mais de uma empresa, levaria a incorrer em custos mdios superiores ao do monopolista. Portanto, no monoplio natural, os custos mdios so decrescentes e superiores ao custo marginal. Ex: produo de gs, telefonia, energia . O governo deve intervir para evitar abusos nos preos, j que o monoplio natural detem atividades estratgicas para a sociedade. A regulao dos monoplios naturais deve evitar uma perda ainda maior de bem-estar social. f.) Bens pblicos. Geralmente, os bens pblicos so oferecidos pelo Estado. O princpio da no excluso do Bem pblico leva a falha de mercado porque como no se pode medir o quanto cada um se beneficiou do bem pblico, no possvel repartir o nus em forma de tributo. Tambm, passam a existir os caronas ou free riders que so aqueles que se beneficiam do bem pblico sem pagar por isso dizendo que no precisam do bem pblico e por isso no pagam. Para que no mercado no haja falha necessrio que haja excluso daqueles que no pagam. Antes que o nvel timo de produo de produo seja revelado, os indivduos no tero interesse em revelar suas preferncias com receio de ter que pagar mais pelo bem ou servio. Isso porque os indivduos chamados a financiar o bem pblico, no tero incentivos a revelar suas preferncias . Por esse motivo, os bens pblicos puros so financiados pelo oramento geral do estado e pelos impostos. Quanto maior for o nmero de agentes envolvidos na proviso do bem pblico, mais fcil ser ocultar as preferncias. g.) Desemprego Uma das causas do desemprego quando as empresas no ofertam o produto por falta de demanda. Cabe ao governo, estimular a demanda atravs, por exemplo, de uma poltica fiscal ou monetria expansionista e assim, estimular a produo e, consequentemente, a gerao de emprego. Outra atitude que minimiza esse problema o desenvolvimento de programas que estimulem o emprego como por exemplo o programa primeiro emprego adotado pelo governo. h.) Inflao.
CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

A Inflao definida como uma elevao generalizada e persistente de preos. Quando a demanda est superior a oferta de bens e servios, isso pode incorrer em elevao de preos. O governo, para conter essa inflao, poder reprimir a demanda se utilizando da poltica fiscal e monetria restritivas, como por exemplo, o controle de crdito, aumento da taxa de juros e assim corrigir essa falha de mercado. i.) Mercados incompletos: ocorrem em pases em desenvolvimento onde o sistema financeiro no muito desenvolvido e, portanto, no oferece recursos para empresas investirem. No Brasil, por exemplo, o BNDES tem cumprido essa funo. Nos mercado incompletos, os custos de produo do bem so inferiores ao que os consumidores estariam dispostos a pagar, fazendo com que os produtores tenham o poder de manipular preos. Mesmo assim, os bens e servios no so ofertados. Os mercados incompletos decorrem de atividades de alto risco, prazos de retorno do investimento muito longos, falhas nos mecanismos de financiamento do setor em pauta e ausncia de coordenao entre setores interdependentes. Essas falhas de mercado podem ser corrigidas por polticas pblicas atravs da legislao, de taxao, controle de preos atravs de tabelamento ou fixao de preo mnimo.

1.5.TEOREMA DE COASE No caso das externalidades negativas, em que o efeito sobre terceiros indesejvel, a viso econmica dominante at ao aparecimento do teorema de Coase preconizava que o Governo devia intervir, impedindo a ocorrncia da externalidade ou impondo uma taxa ou multa ao eventual infrator. Assim, partindo do princpio que possvel a negociao sem custos entre aspartes, Coase conclui que possvel atingir um re sultado mais eficiente do que o que resultaria do ponto de vista segundo o qual oEstado deve intervir.Portanto, o teorema de Coase busca resolver as externalidades do mercado e afirma que quando o setor privado resolve entre si e sem custos, problemas de externalidades, atravs de um acordo onde todos ganhem, o resultado ser eficiente, mesmo que os direitos de propriedade no especifiquem tal acordo.Quando as partes no conseguem negociar entre si um acordo, o governo deve intervir, gerando custos. Se os agentes envolvidos com externalidades puderem negociar (sem custos de transao) a partir de direitos de propriedade1 bem definidos pelo Estado, podero negociar e chegar a um acordo em que as externalidades sero internalizadas. Assim, as externalidades ou ineficincias econmicas podem ser, em determinadas circunstncias, corrigidas e internalizadas pela negociao entre as partes afetadas, sem necessidade de interveno de uma entidade reguladora. As referidas circunstncias necessrias para que tal seja possvel so, segundo Coase, a possibilidade de negociao sem custos de transao e a existncia de direitos de propriedade garantidos e bem definidos.
1

Quando no existe o direito de propriedade resulta em tragdia ou problema dos comuns. Ex: terras na Amaznia. CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

1.6.IMPOSTO PIGOU O imposto Pigou aquele usado para corrigir os efeitos de externalidades negativas. Por exemplo: o imposto Pigou dar incentivos para que uma fbrica no polua ou que pelo menos reduza a poluio.

1.7.RELAO AGENTE-PRINCIPAL Entende-se por agente, o indivduo empregado ou contratado pelo principal para atuar em algo de interesse do principal. E entende-se por principal, ao indivduo que emprega ou contrata um agente para atuar em seu interesse. O agente atuante e o principal afetado pelo agente. Para que o principal consiga que o agente faa alguma coisa para ele, deve haver um contrato e esse contrato deve trazer incentivos que satisfaam: 1. Restrio de participao ou racionalidade individual, ou seja, s se partipa do contrato se a utilidade de participar for maior que a de no participar 2. Restrio de compatibilidade do incentivo a utilidade de esforar-se no cumprimento do contrato deve ser maior que a utilidade de no esforar-se. Esse contrato pode ser com base em comisso, salrios, parcerias, etc. Problema agente-principal: Ocorre problema agente-principal quando, pelo fato de o principal no conseguir monitorar todas as aes dos agentes, estes acabam por perseguir seus prprios interesses em detrimento do interesse do principal.Como o agente tem informaes privilegiadas e nem sempre o principal consegue controlar suas aes, ento poder ocorrer o problema agente-principal. Por exemplo: Um professor contratado para ministrar disciplina de histria. O professor o agente e o diretor da escola o principal. Se o professor, ao invs de ensinar histria, comea a tratar de poltica dentro das suas convices, ento, d-se incio a um problema agente-principal, j que o professor, com interesse de alcanar mais adeptos para sua corrente poltica partidria, comea a perseguir seus interesses em detrimento do interesse do principal, que era o de ensinar a disciplina de histria.

1.8.IMPOSTOS PROGRESSIVOS, REGRESSIVOS E NEUTROS

CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

1.8.1 ELASTICIDADE TRIBUTO RENDA () a sensibilidade da arrecadao tributria em funo do aumento do produto (PIB) ou renda da economia. Quando h um crescimento econmico, o PIB cresce, o nvel de emprego se eleva, o nvel de renda se eleva, aumentando a arrecadao tributria, seja em forma de tributos diretos ou indiretos. Se a porcentagem do aumento da arrecadao tributria for exatamente igual ao da porcentagem do aumento do nvel de renda ou produto, vai se ter uma elasticidade unitria, ou seja, =1 Se a porcentagem do aumento da arrecadao tributria for maior que a porcentagem do aumento do nvel de renda ou produto, vai se ter uma elasticidade maior que um, ou seja, >1. Se a porcentagem do aumento da arrecadao tributria for menor que a porcentagem do aumento do nvel de renda ou produto, vai se ter uma elasticidade menor que um, ou seja, < 1. Determina-se a elasticidade tributo renda atravs da seguinte frmula: = T % / Y %

onde: = elasticidade ou sensibilidade do tributo diante de uma variao percentual da renda. T % = variao percentual dos tributos Y % = variao percentual da renda e produto da economia 1.8.2 ALQUOTAS MDIA E MARGINAL Tributao Mdia (Tme) = T/Y Tributao Marginal (Tmg) = T / Y Onde: T = tributao

CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

Y T Y

= renda = variao da tributao = variao da renda

10

Se as alquotas mdias e marginais forem funes crescentes da renda, o imposto progressivo ;se forem funo decrescente da renda, ento, o imposto regressivo e se forem iguais e constantes, o imposto proporcional ou neutro. 1.8.3 IMPOSTOS PROGRESSIVOS, REGRESSIVOS E PROPORCIONAIS Segundo a distribuio da carga tributria em relao renda, os tributos podem ser progressivos, regressivos ou proporcionais. Abaixo, est a explicao do comportamento de cada uma dessas classificaes: 1.8.3.1.IMPOSTO PROGRESSIVO Demonstrao algbrica do imposto progressivo T + T Y + Y T + T T > T Y > Y + Y Y

T + T T T

>

Y + Y Y Y

1 + T > 1 + Y T Y T / T T % > > Y / Y Y%

T% / Y% > 1
CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

>1 logo: T/T Y/Y T Y . > 1 e

11

1 T/Y

> 1

Tmg / Tme > 1 Tmg > Tme Observe, o comportamento da tributao no exemplo abaixo : Y 100 200 300 T 30 70 120 Tme = T/Y 0,3 0,35 0,40 Tmg = T/ Y 0,4 0,5

Nota-se que, conforme a renda aumenta, a tributao, em valores absolutos, tambm aumenta. A tributao marginal crescente, puxando a tributao mdia para cima. Portanto: Y , T , Tmg , Tme Observe tambm que a tributao marginal maior que a tributao mdia e por isso a mdia se eleva. Logo: Tme < Tmg Portanto, impostos progressivos so aqueles que a proporo dos impostos cresce com o aumento da renda. Ex: Imposto de renda. Ou seja, so aqueles que quem ganha mais paga mais e proporcionalmente mais. Os impostos progressivos so anti cclicos, ou seja, desincentivam o crescimento do produto da economia,ou seja, o investimento e o trabalho.
CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

A relao entre a carga tributria(T/Y) e a renda(Y) crescente para nveis crescentes de renda. T % > Y%
T/Y

12

Os impostos progressivos tem a caracterstica de onerar as classes de maior renda e, portanto, melhoram a distribuio de renda. Uma sociedade onde h a predominncia de impostos diretos apresenta a caracterstica de ser progressiva.

Os impostos progressivos tem a capacidade de exercer um controle automtico sobre a demanda agregada, j que oneram mais as camadas de maior poder aquisitivo, reduzindo o nvel de consumo da economia e, por conseguinte, reduzindo a demanda agregada, j que: Y=C+I+G+XM Onde: Y = Produto da economia C = consumo das famlias I = investimento das empresas G= gasto do governo X = exportao de bens e servios no fatores M = importao de bens e servios no fatores Assim, se o Consumo(C) diminui, ento a presso sobre o Produto (Y) da economia diminui, proporcionando um freio na elevao de preos. Portanto:

CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

O imposto progressivo utilizado como estabilizador automtico anti-inflacionrio porque, com a inflao, os preos sobem, a renda nominal sobe e como a tributao funo da renda, cresce tambm (mas como progressivo, cresce mais que a renda), fazendo com que a renda disponvel diminua. Com uma renda disponvel menor, o consumo cai, a demanda por bens e servios cai, e, conseqentemente, leva a uma queda no nvel de preos, ou seja, na inflao. J o seguro desemprego um estabilizador anti recessivo. Ele tem um efeito anticclico sobre a renda disponvel. Isso se d porque numa recesso, ocorre desemprego o que agrava ainda mais a crise, j que sem renda, as pessoas consomem menos ainda e, por conseguinte, as empresas vendem menos ainda. Com seguro desemprego, a mo de obra dispensada do mercado de trabalho, continuar com o mesmo nvel de consumo, dando um flego para que as empresas se reestruturem e superem a crise recontratando, no futuro a mo de obra desempregada.

13

OBS: A reduo no esforo de trabalho ser tanto maior quanto maior for o grau de progressividade que recai sobre o rendimento do trabalho. A soluo seria dar um tratamento diferenciado para cada tipo de rendimento. Assim, sobre rendimentos de capital acumulado deveriam recair maior carga tributria e menor sobre o rendimento do trabalho, fazendo com que haja incentivo ao trabalho apesar da progressividade do tributo.

1.8.3.2. IMPOSTO REGRESSIVO Por analogia, observe o comportamento da tributao no exemplo abaixo: Y 100 200 300 T 30 50 60 Tme = T/Y 0,3 0,25 0,2 Tmg = T/ Y 0,20 0,10

Nota-se que conforme a renda aumenta, a tributao, em valores absolutos, tambm aumenta. Ocorre que, agora, a tributao marginal decrescente, puxando a tributao mdia para baixo. Portanto:
CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

Y,

T,

Tme,

Tmg

14

Mas, observe que a tributao marginal menor que a tributao mdia e por isso a mdia diminui. Logo: Tme > Tmg Os impostos regressivos so pr - cclicos porque incentivam o aumento do produto da economia e o investimento. Diz-se que os impostos so regressivos quando implicam uma contribuio maior da populao de baixa renda, ou seja, so aqueles impostos em que quem ganha mais, apesar de pagar mais em valores absolutos, mas paga proporcionalmente menos. A relao entre a carga tributria (T/Y) e a renda(Y) decrescente para nveis crescentes de renda.
T/Y

Os impostos regressivos tem a caracterstica de onerar as classes de menor renda e, portanto, pioram a distribuio de renda. Uma sociedade onde h a predominncia de impostos indiretos apresenta a caracterstica de ser regressiva e uma pior distribuio de renda. Como: = T% / Y% E: T% < Y% Ento: <1,

CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

Os impostos regressivos no tem a capacidade de exercer um controle automtico sobre a demanda agregada. 1.8.3.3.IMPOSTO NEUTRO OU PROPORCIONAL Observe o comportamento da tributao no quadro abaixo: Y 100 200 300 T 30 60 90 Tme = T/Y 0,3 0,3 0,3 Tmg = T/ Y 0,3 0,3

15

Nota-se que conforme a renda aumenta, a tributao, em valores absolutos, tambm aumenta. Ocorre que a tributao marginal igual a mdia, fazendo com que a mdia no se altere. Portanto: Y , T , Tme constante , Tmg constante a tributao mdia e por isso a mdia

Mas, observe que a tributao marginal igual permanece constante. Logo:

Tme = Tmg Os impostos proporcionais ou neutros so aqueles impostos em que o aumento na contribuio proporcional ao aumento da renda. A relao entre carga tributria (T/Y) e a renda (Y) constante para nveis crescentes de renda.
T/Y

T % = Y%
CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

Os impostos neutros tem a caracterstica de onerar na mesma proporo as classes de renda e, portanto, so neutras em relao a distribuio de renda.

16

Um imposto proporcional sobre a renda neutro do ponto de vista do controle da demanda agregada.

1.9.POLTICAS DO ESTADO PARA REGULAR A ECONOMIA: POLTICAS FISCAL,REGULADORA,


MONETRIA, CAMBIAL. O Estado pode regular a economia utilizando-se de quatro polticas:

POLTICA FISCAL
Controle dos gastos do governo e da cobrana de tributos, ou seja, se o governo quiser diminuir a demanda agregada devido a um aumento da inflao, dever consumir e investir menos (reduzir seus gastos) e/ ou aumentar a carga tributria. Se o governo desejar Diminuir a demanda agregada Aumentar a demanda agregada Dever Diminuir gastos ou consumo do governo, diminuir transferncias e/ou aumentar tributos Aumentar gastos ou consumo do governo, aumentar transferncias e/ou diminuir tributos

A poltica fiscal ser expansionista quando o intuito do governo for aumentar o nvel de renda e produto da economia e, para isso, dever gastar mais ou tributar menos. A poltica fiscal ser contracionista ou restritiva quando o intuito do governo for diminuir o nvel de renda e produto da economia e, para isso, dever gastar menos ou tributar mais. POLTICA REGULATRIA
Controle sobre preos e salrios na economia. Por exemplo, se o Estado quiser diminuir a inflao, pode fixar um preo mximo a ser cobrado por determinados produtos. Envolve o uso de medidas legais como decretos, leis, portarias, etc, expedidos como alternativa para se alocar, distribuir os recursos e estabilizar a economia. Com o uso das normas, diversas condutas podem ser banidas, como a criao de monoplios, cartis, prticas abusivas, poluio, etc.

CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

POLTICA MONETRIA
Controle sobre a oferta de moeda. Se, por exemplo, o governo quiser promover um maior crescimento econmico, pode reduzir a taxa de juros, estimulando o investimento e o consumo, levando a um aumento da demanda agregada e, por conseguinte, a um estmulo por parte do empresrio para produzir mais. Envolve o controle da oferta de moeda, da taxa de juros e o crdito em geral, para efeito de estabilizao da economia e influncia na deciso de produtores e consumidores. Com a poltica monetria, pode-se controlar a inflao, preos, restringir a demanda, etc. A poltica monetria ser expansionista quando o intuito do governo for aumentar o nvel de renda e produto da economia e, para isso, dever ofertar mais moeda. A poltica monetria ser contracionista ou restritiva quando o intuito do governo for diminuir o nvel de renda e produto da economia e, para isso, dever ofertar menos moeda na economia. A diferena em se adotar uma poltica fiscal ou monetria est no fato de que com a primeira, o objetivo do governo direcionado a um alvo, enquanto a segunda tem uma abrangncia mais nacional, sem um foco em um setor especfico. Porm, para se implantar uma poltica fiscal, o tempo mais prolongado porque necessita de aprovao pelo Congresso Nacional. A poltica monetria exercida pelo Banco central que se utiliza da taxa bsica de juros (taxa Selic) como instrumento de controle monetrio.
17

POLTICA CAMBIAL
Controle sobre a relao de preos entre as moedas. Assim, na medida em que a taxa de cmbio sobe, a moeda nacional e a taxa de cmbio ficam desvalorizadas incentivando as exportaes e desestimulando as importaes. Se a taxa de cmbio cair, ocorre uma valorizao da moeda nacional e da taxa de cmbio nominal, fazendo com que os produtos nacionais fiquem mais caros no exterior, desestimulando a exportao e estimulando a importao.

1. (Analista de Transportes Urbanos/ CESPE/2008) Do sculo XX para c, a produo industrial mundial cresceu significativamente, a populao mundial dobrou e a renda per capita cresceu entre 15 e 20 vezes, ou seja, houve desenvolvimento econmico e social. A partir destas averiguaes, julgue os itens a seguir. A.) possvel promover redistribuio de renda no Brasil por meio da adoo da progressividade do imposto sobre a renda e por meio de impostos indiretos como o ICMS e o IPI. B.) O princpio de cobrana do ICMS propicia uma melhor redistribuio de renda entre os estados da federao brasileira. 2. (MDS/ CESPE/ 2006) Com base nos conceitos e na legislao sobre finanas pblicas, suas tcnicas e instrumentos, julgue os itens seguintes. A.) As necessidades aladas condio de meritrias pela sociedade devem ser atendidas segundo o princpio da excluso, que pressupe a disposio do consumidor a pagar o preo de mercado pelo bem ou servio oferecido pelo seu produtor ou prestador.

CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

3. (FUB/CESPE/2008) A ao do Estado crucial para garantir a produo eficiente e eqitativa de bens pblicos e dos bens privados ofertados pelo setor pblico. Por essa razo, importante estudar a economia do setor pblico, incluindo-se, a, as finanas pblicas. A esse respeito, julgue os itens que se seguem. A.) Em razo de serem no-excludentes e no-rivais, os bens pblicos puros, como iluminao pblica e defesa nacional, no so providos de forma eficiente pelos mercados privados. B.) Programas de subsdios s exportaes ilustram bem a funo redistributiva do governo. C.) Impostos sobre o consumo, como o imposto sobre circulao de mercadorias e prestaes de servios (ICMS) e o imposto sobre produtos industriais (IPI) so regressivos porque o nus fiscal desses tributos proporcionalmente maior para os contribuintes de baixa renda. D.) As desvantagens da adoo de um imposto sobre o valor adicionado incluem o fato de que esse tributo encoraja a integrao vertical da produo. 4. (ME/ CESPE/ 2008) O estudo da economia do setor pblico inclui tpicos como anlise econmica das funes do governo e conceitos bsicos da economia do setor pblico, assim como o financiamento das atividades do Estado. Com referncia a esse assunto, julgue os itens subseqentes. A.) A privatizao dos setores de infra-estrutura que ocorreu na maioria dos pases ampliou a funo reguladora do Estado, sobretudo, nos casos em que esses setores apresentam caractersticas de monoplio natural. C.) Polticas bem-sucedidas de estabilidade monetria podem ser vistas como um bem pblico puro. D.) A imposio de alquotas elevadas sobre o consumo de bens de luxo colide com as funes alocativa e distributiva do governo. E.) No imposto de renda progressivo, o esforo fiscal, definido como a proporo da renda gasta com esse tributo, aumenta com a renda do contribuinte. 5. (FUB/ CESPE/ 2009) Nas modernas economias de mercado, o papel do governo fundamental no somente para melhorar a eficincia dos mercados privados, mas tambm para promover uma distribuio mais igualitria de recursos. Com base nos conceitos essenciais da economia do setor pblico, julgue os prximos itens. A.) Bens pblicos puros, alm de serem no excludentes e no rivais, caracterizam-se pelo fato de o custo marginal de sua produo ser zero. B.) A fiscalizao das atividades dos mercados privados, no mbito de agncias regulatrias como a Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL) e a Agncia Nacional de Telecomunicaes (ANATEL) exemplifica a ao alocativa do governo. 6. (ANALISTA DE GESTO PBLICA/ PREFEITURA DE VITRIA/ CESPE/2007) As anlises da economia do setor pblico, incluindo-se a as dos tpicos associados s finanas no Brasil, so importantes para se entender o papel desempenhado pelo governo nas economias de mercado. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir: a.) A adoo dos sistemas de imposto de renda progressivo, alm de refletir a funo distributiva do governo, contribui para estabilizar a economia. C b.) Em muitos pases, os servios de sade so ofertados pelo Estado, muitas vezes a custo zero, o que decorre do fato de que esses servios so bens pblicos puros, cujos custos marginais de produo so nulos. E
CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

18

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

7. (SEGER/ES/ CESPE/ 2009) A teoria microeconmica estuda o processo de deciso dos agentes econmicos, incluindo-se consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens a seguir: a.) A alocao de recursos produzida pelos mercados organizados sob a forma de monoplio natural, como o caso dos servios de utilidade pblica, tais como tratamento de gua e transporte pblico eficiente no sentido de Pareto. b.) A gerao de externalidades negativas pela poluio tanto sonora como do meio ambiente decorre do fato de que ela constitui um exemplo tpico de bem pblico puro. 8. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCU/2008) A teoria de finanas pblicas consagra ao Estado o desempenho de trs funes primordiais: alocativa, distributiva, e estabilizadora. A funo distributiva deriva da incapacidade do mercado de suprir a sociedade de bens e servios de consumo coletivo. Como esses bens e servios so indispensveis para a sociedade, cabe ao Estado destinar recursos de seu oramento para produzi-los e satisfazer sua demanda. 9. (CVM/ ESAF/2001) Durante a crise econmica de 2009, a produo agrcola do Brasil foi reduzida, o que levou o governo brasileiro a criar, por meio do BB, uma linha de crdito com juros subsidiados para a agricultura nacional, uma vez que existia demanda potencial disposta a pagar preo superior ao custo de produo dos produtos agrcolas. A situao hipottica acima apresentada, tpica de falha de mercado circunstncia que impede a ocorrncia de alocao tima de recursos conhecida como a.) existncia de bem pblico. b.) externalidade. c.) falha de informao. d.) existncia de monoplio natural. e.) Mercado incompleto. 10. (CVM/ESAF/2001) Acerca das funes do governo relacionadas economia, assinale a opo correta. a.) O fornecimento de bens e servios pblicos est diretamente ligado a duas das funes do governo relacionadas forma e intensidade de sua interveno na economia, quais sejam, as funes alocativa e distributiva. b.) A fixao de taxa de juros de curto prazo (SELIC) em patamar inferior ao praticado no sistema financeiro por instituies financeiras oficiais, como o BB, exemplo da funo distributiva do governo de intervir na economia. c.) O setor pblico, no cumprimento da sua funo estabilizadora da economia, realiza a proviso dos chamados bens meritrios, que geram externalidades positivas e so financiados compulsoriamente por meio da tributao. d.) Em uma economia de mercado, quando o governo realiza a tributao progressiva dos indivduos de maior renda e subsidia aqueles com menores rendimentos, est exercendo a funo de estabilizar a economia, em decorrncia dos desequilbrios do sistema. e.) Por meio da poltica monetria, o governo utiliza-se de instrumentos que afetam diretamente a atuao do sistema financeiro, como o recolhimento compulsrio, a assistncia financeira de liquidez e a instituio de imposto sobre as operaes financeiras.

19

CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

11. (TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO PAR /2009/ FCC) Quando o estado utiliza recursos provenientes da arrecadao tributria para financiar o fornecimento de bens meritrios tais 20 como educao e sade, est trabalhando na execuo de sua funo (A) alocativa, pois deixar que o mercado determine o preo desses bens pode levar excluso de grande parcela da populao do mercado consumidor. (B) sinalizadora, pois dessa maneira o estado indicar ao mercado que os investimentos devem ser direcionados para os setores de educao e sade, dada sua alta rentabilidade. (C) estabilizadora, pois, ao fornecer educao e sade, reservas internacionais no sero utilizadas para se adquirir tais servios no exterior. (D) distributiva, pois dessa maneira a parcela mais rica da populao pagar duas vezes pelos servios de educao e sade enquanto a parcela mais pobre no pagar nada por eles. (E) reguladora, pois dessa maneira toda a populao ter acesso a servios de boa qualidade, independentemente de sua capacidade de pagar e de sua localizao geogrfica. 12. (SEMA / MA / analista ambiental- economista/FCC/ 2006) Sobre a teoria dos bens pblicos, considere as afirmativas abaixo. I. O provimento privado de bens pblicos resulta em um equilbrio ineficiente, devido ao problema do carona, isto , tentao das pessoas em deixar de contribuir para o provimento do bem pblico, esperando que os demais o faam. II. A principal distino entre bens privados e bens pblicos que os agentes sempre derivam o mesmo grau de utilidade com relao a este ltimo. III. Bens pblicos so considerados no rivais pois o consumo por um agente no esgota o bem, mantendo- o disponvel para que outro consumidor o consuma. IV. Por definio, bens pblicos s podem ser ofertados pelo governo, j que mecanismos privados de provimento so ineficientes. correto o que se afirma APENAS em (A) I, III e IV. (B) I, II e IV. (C) I, II e III. (D) I e III. (E) II e IV. 13. (SEMA / MA / analista ambiental- economista/FCC/ 2006) Dentre as funes do Oramento Pblico, encontra-se a de oferecer bens e servios pblicos que seriam providos de forma ineficiente pelo mercado, assim como corrigir distores que impedem o pleno funcionamento do sistema econmico, como monoplios e externalidades. Esta descrio corresponde funo (A) distributiva. (B) alocativa. (C) estabilizadora. (D) normativa. (E) interventora.

CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

14. (ANS/ Analista em Regulao / Especialista em administrao, cincias contbeis e Economia/ 2007/FCC) A desvalorizao real da taxa de cmbio de um pas, tudo o mais permanecendo constante, tem como conseqncia (A) diminuir o volume de importao de bens e servios. (B) estimular a sada de capitais estrangeiros. (C) diminuir o volume de exportao de bens e servios. (D) desestimular a entrada de capitais estrangeiros. (E) diminuir o servio da dvida externa.

21

15. (Escrivo da Polcia Federal / CESPE/2004) O problema da escolha em situao de escassez, abordado pela microeconomia, as interaes entre governo e mercados privados, e as questes macroeconmicas so temas relevantes para a cincia econmica. A esse respeito, julgue os itens a seguir. A.) A funo redistributiva do governo est associada proviso de bens e servios que, em virtude da existncia de falhas de mercado, no so ofertados adequadamente pelos mercados privados. 16. (AGENTE DA POLCIA FEDERAL/ CESPE/ 2009) Com relao racionalidade econmica do governo, julgue os item subsequente. A.) A existncia de falhas no mercado apontada como uma das justificativas para a interveno do governo na economia. Desse modo, a competio imperfeita tende a reduzir a produo e os preos, o que leva o governo a criar suas prprias empresas ou a adquirir empresas j existentes. 17.) (CESPE) a.) Aos bens pblicos tradicionais, que compreendem a defesa, a justia e a segurana, tm-se agregado crescentemente novas reas, entre as quais se destacam a proteo e o trato das questes ambientais. b.) A interveno do governo na rea de educao e cultura decorre do fato de esses servios gerarem externalidades positivas e serem considerados bens pblicos puros. c.) Na insuficincia de capitais privados, investimentos estatais na produo de eletricidade e de outros tipos de infra estrutura, indispensveis ao crescimento econmico, fazem parte da funo alocativa do governo. d.) A qualidade do meio ambiente pode ser considerada um bem pblico puro porque, alm de seu consumo ser no rival, as indivisibilidades que caracterizam esse bem estimulam o aparecimento do carona free-riders. e.) Em presena de falhas de mercado, a interveno do governo contribui, necessariamente, para aumentar a eficincia econmica. f.) Quando a oferta de bens pblicos definida pelo voto majoritrio, o resultado da decorrentes constitui um timo de Pareto. g.) Em uma estrutura de mercado sob concorrncia perfeita, cada empresa vende uma marca ou verso de um produto, sendo cada empresa a nica produtora de sua marca.
CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

h.) Considere que uma empresa se abastea com gua poluda, limpe-a para uso prprio e depois trate a gua que ser despejada no rio. Conceitualmente, seria inadequado dizer que essa empresa estaria de fato criando uma externalidade positiva, visto que o conceito de externalidade aplica-se a situaes negativamente impactantes. 18. (DPU/CESPE/ adaptada) A literatura sobre finanas pblicas normalmente distingue trs categorias de bens: pblicos, semi-pblicos e privados. A respeito dos bens pblicos, julgue as alternativas:
a.) os indivduos tm interesse em revelar suas preferncias sobre a produo desses bens antes da definio do nvel timo de produo. b.) O custo marginal de produo do bem pblico costuma ser maior que o custo marginal dos bens privados.

22

19. (EBC/CESPE/2011) Julgue os itens subsequentes, relativos s funes econmicas dogoverno. a.) Em ocasies em que o desemprego prevalece, a atuao do governo no sentido de aumentar o nvel de demanda no mercado com a recolocao da produo no pleno emprego um exemplo de aplicao da funo distributiva do Estado. b.) A existncia de bens de consumo no exclusivos e no rivais um aspecto que permite justificar a interveno do governo na economia. c.) A funo alocativa do governo se justifica pela necessidade da oferta de bens e servios desejados pela sociedade, mas que no so provisionados pelo sistema de mercado. d.) Em uma economia de livre mercado, sem a interferncia do governo, fatores como a oportunidade educacional, a habilidade individual e a propriedade dos fatores de produo permitem garantir uma distribuio mais igualitria da riqueza gerada pelo sistema econmico. 20. (EBC/CESPE/2011) Com relao economia ambiental, que trata de questes referentes preservao do meio ambiente, julgue os itens subsecutivos. a.) Para as atividades que geram externalidades negativas, o timo social corresponde ao nvel de produo dessas atividades para o qual o custo marginal social iguala-se ao benefcio marginal social gerado por essas atividades. b.)O nvel timo (minimizao) de danos ambientais, tais como ameaas fauna e flora do pas, bem como os decorrentes de poluio sonora e atmosfrica, pode ser determinado no mbito do teorema de Coase. 21. (Analista Legislativo/ CESPE/ 2011) Acerca do Estado como regulador e produtor das funes econmicas governamentais e das necessidades pblicas, julgue os itens subsequentes.
CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

a.) Em uma economia de mercado, os consumidores decidem os bens e servios que devem ser produzidos. b.) Em uma economia de mercado, a promoo de equidade pelos governos leva a perdas de eficincia da economia. c.) Mesmo na presena de externalidades, uma economia em equilbrio competitivo atingir sua mxima eficincia. d.) Por serem no excludentes e no rivais, os bens comuns em geral devem ser explorados e ofertados livremente pelo setor privado. e.) Do ponto de vista econmico, governos cobram impostos para minimizarem as perdas com os caronas que usufruem sem pagar nas ofertas de bens pblicos.
22. (MPU/ CESPE/ 2010) a.) A funo alocativa do governo faz com que este fornea bens e servios sociedade devido a caracterstica de no excluso desses determinados. Bens meritrios no satisfazem o princpio da excluso. 23. (Analista de correios/CESPE/2011) Com relao a custo, equilbrio, preo e utilidade, julgue o item que se segue. a.) A presena de custos fixos muito altos pode levar ao aparecimento de economias de escala, criando uma barreira entrada de novas firmas e sustentando o poder de monoplio.
24. (AL/ CE/ CESPE/ 2011) Com relao a dvida pblica, governo, balano de pagamentos e oferta e demanda agregadas, julgue o item subsecutivo. a.) Polticas econmicas que objetivem promover uma distribuio da renda de forma equitativa devem-se pautar pela adoo de tributos e taxas progressivas. 25. (Analista Legislativo/ CESPE/ 2011) Acerca da estrutura tributria brasileira, julgue os itens seguintes. a.) No Brasil, o imposto sobre bens e servios tende a ser regressivo e o imposto sobre a renda, progressivo. b.) A competio tributria entre estados da Federao leva a imposio de alquotas de impostos abaixo do que seria timo do ponto de vista tributrio.

23

26. Em relao oferta de bens, servios e fatores, incluindo a teoria da produo e dos custos,
julgue o item a.) Fora das grandes metrpoles, servios de transporte de massas como o metr teriam custos mdios muito elevados, j que o tamanho do mercado no lhes permitiria alcanar a escala mnima de produo exigida por esses servios, caracterizados por custos fixos elevados.

27. (STM/ CESPE/ 2010) Governos atuam por meio da implementao de polticas econmicas,
visando elevar positivamente o nvel de atividade, emprego e preos da economia. No sentido microeconmico, governos tambm interferem em mercados especficos por meio de impostos e subsdios, entre outros meios. Com relao a esse assunto, julgue os itens que se seguem. CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

a.) Entre os bens pblicos puros, inclui-se o nibus pblico disponibilizado pela prefeitura de uma cidade para realizar transporte escolar gratuito de jovens que morem em reas rurais, que circule constantemente lotado e tenha demanda represada.

24

28. (DPU/ CESPE/ adaptada/ 2006) Julgue o item abaixo:


a.) Em uma economia de mercado com externalidade negativa, o custo privado de produo inferior ao custo social. Da, a necessidade de interveno do Estado. 29. ( DPU/ CESPE/ adaptada/ 2006) Em relao forma como o imposto sobre a renda se enquadra na teoria da tributao, julgue os itens. a.) O imposto sobre a renda deve ser necessariamente uniforme,independentemente dos tipos de fontes de renda. b.) Do ponto de vista da neutralidade, um imposto geral eprogressivo sobre a renda mais eficaz que um impostoparcial e cedular. c.) O nvel de renda um indicador infalvel da capacidade decontribuio individual dos contribuintes. d.) Um imposto progressivo em relao renda individual tambm progressivo em relao ao esforo anual de trabalho

30.(EMBASA/ CESPE/ 2010) Julgue o item seguinte acerca das formas e de regulao de
mercados. a.) Se o regulador exigir que um monopolista natural pratique preos aos nveis dos seus custos marginais, ento, nesse caso,o monoplio atingir um nvel de produo eficiente com preos abaixo dos seus custos mdios. 31. ( ISJN/ CESPE/ 2010) Acerca do equilbrio walrasiano, das externalidades e da economia da informao, julgue os prximos itens. a.) A proviso privada de um bem pblico Pareto eficiente quando externalidades so internalizadas. b.) Caso se crie um mercado para a externalidade gerada,havendo comportamento competitivo nesse novo mercado, o equilbrio competitivo pode ser obtido. c.) Considere que um chefe no tenha condies de analisar o quo dedicado seu funcionrio. Escse caso um exemplo do problema de azar moral (moral hazard). d.) Alocao competitiva Pareto tima em um mercado de trabalho com nveis no-observveis de produtividade dos trabalhadores. 32. (ISNJ/CESPE/2010) Julgue os itens que se subseguem, relativos a externalidades e bens pblicos. a.) Em situaes em que se apresentam externalidades negativas,os custos sociais so superiores aos custos privados deproduo, havendo, portanto, necessidade de interveno governamental para a internalizao dessas externalidade.

33. (ISNJ/ CESPE/ 2010) Acerca da economia da informao, julgue os itens subsequentes. CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

a.) A sinalizao em mercados com informaes assimtricas de extrema importncia, visto que sempre proporciona o equilbrio eficiente e beneficia os dois lados envolvidos no mercado. b.) Considerando-se que, em um esquema de incentivo timo com informao assimtrica, seja garantida ao empregador a quantidade tima de produo, em que o produto marginal apresente-se igual ao custo marginal, correto afirmar que o empregado dever receber um benefcio marginal idntico a seu produto marginal.

25

34. (SEFAZ/ES/ CESPE/ 2010) Com relao s externalidades e economia da informao, julgueos itens a seguir. a.) Em uma economia com externalidades negativas, o custo social de produzir superior ao custo privado, o que impede o mercado de alcanar a eficincia de Pareto. b.) Uma soluo para externalidades negativas como a poluio a criao de um mercado competitivo para esse tipo de dano.O equilbrio desse novo mercado, porm, no eficiente no sentido de Pareto. c.) O mercado de automveis usados um bom exemplo de mercado com risco moral (moral hazard). d.) A cobrana de franquias, introduzidas pelas empresasseguradoras nas aplices de seguro, podem ser explicadas pelo moral hazard presente nesses mercados. e.) O problema da relao agente-principal surge quando oprincipal persegue o prprio objetivo e no considera os objetivos dos agentes. f.) Em um mercado com informao assimtrica, em que haja seleo adversa, bens de baixa qualidade tendem a tomar o mercado dos bens de alta qualidade. g.) Em um modelo de mercado competitivo de trabalho, em que a produtividade dos trabalhadores no-observvel, o equilbrio competitivo no Pareto timo devido seleo adversa porparte dos empregadores.
35. (INMETRO/ CESPE/ 2010) Com relao aos princpios gerais da teoria da tributao, julgue
os itens abaixo: a.) No Brasil, o imposto sobre circulao de mercadorias e servios e o imposto sobre produtos industrializados constituem exemplos de impostos regressivos. b.) Impostos progressivos tm a desvantagem de serem pr cclicos,visto que contribuem para ampliar os perodos de expanso e aprofundar os ciclos depressivos. 36. ( INMETRO/ CESPE/ 2010) No que se refere aplicao da teoria econmica em questes relacionadas ao manejo e preservao do meio ambiente, assinale a opo correta. a.) O teorema de Coase constitui uma maneira eficiente de internalizar as externalidades negativas associadas poluio. b.) Ao combinar elementos da regulao por quantidades com o sistema de impostos pigouvianos, o sistema de permisses negociveis para poluir permite manter os nveis de poluio sob controle. CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

c.) No Brasil, a ao do IBAMA para limitar a captura de animais silvestres respalda-se no fato de que esse recurso comunitrio,a receita marginal derivada da captura desses animais, supera,em muito, a receita mdia. d.) Na produo de atividades que geram externalidades negativas,o nvel timo ocorre quando o custo marginal dessas atividades for nulo. 37. (MPU/ CESPE/ 2010) Acerca dos conceitos de deficit e dvida pblica e do papel do governo na economia, julgue os itens subsequentes. a.) Um imposto progressivo estabelece uma relao decrescente entre carga tributria e renda. b.) Um bem pblico impuro, tambm conhecido como bem comum, tem a caracterstica de no ter exclusividade no consumo, mas sim rivalidade. c.) A funo alocativa do governo faz com que este fornea bens e servios sociedade devido a caracterstica de no-excluso desses determinados. Bens meritrios no satisfazem o princpio da excluso. 38. ( ANTAQ/CESPE/2009) A economia do setor pblico analisa as atividades do governo bem como as diferentes formas de financi-las. Acerca da economia do setor pblico, julgue os itens subsequentes. a.) A adeso voluntria s medidas de controle de poluio atmosfrica ineficiente em virtude da hiptese de no rivalidade do consumo que caracteriza esse tipo de poluio. b.) Os programas pblicos destinados a expandir a infraestruturado pas para torn-lo mais competitivo exemplificam a ao alocativa do governo. c.) A imposio de sistemas progressivos de tributao da renda contradiz o princpio da equidade vertical.

26

39. (EMBASA/ CESPE/ 2009) A anlise microeconmica examina as escolhas dos agentes
econmicos na presena de restries de preferncia, tecnolgicas e oramentrias. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

a.) O fato de que o governo brasileiro, por meio da Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL),
regulamenta o mercado de eletricidade decorre, em parte, da existncia de indivisibilidades, originando as economias de escala que caracterizam esse setor.

40.(SECONT/ CESPE/ 2009) Em relao ao estado regulador e defesa da livre concorrncia,


julgue os itens seguintes. a.) O poder de mercado prejudicial quando permite que as empresas estabeleam preos abusivos e adotem prticas desleais com os concorrentes e, tambm, por aumentar a possibilidade da criao de cartis de preos. b.) Uma das razes da regulao a concentrao vertical do mercado, como foi o caso da fuso de cervejarias no Brasil, para que no haja abuso de poder por parte das empresas dominantes.

CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

FINEC

- Curso de Finanas Pblicas e Economia

NOES DE ECONOMIA PARA POLCIA FEDERAL - 2012

PROF LUIZA SAMPAIO WWW.LUIZA.PRO.BR TEL 7398 9506

GABARITO: 01 a.F ; b. F a.) V; b.) F; c.) V; d.) F a.) F 06 a.) V 07 a.) F b.) V b.) F b.) V E 10 A 11 A B 14 A 15 F a.)V; b.)F; c.)V; d.) V; e.)F ; f.) F; g.) F; h.) F a.)F 19 a.) F 20 a.) V b.)F b.) V b.) F c.) V d.) F a.) F a.)V 23 27 a.)V a.)F 24 28 a.)V a.)V 02 a. F 03 04 a.) V b.) V c.) F d.) V a.) F D F a.) V b.) V c.) F d.) F e.) V a.) V b.) V a.)F b.)V c.)F d.)F a.) F b.) V

27

05 09 13 17 18

08 12 16 21

22 26

25 29

30

a.) V

31

34

38

a.) V b.) F c.) F d.) V e.) F f.) V g.) V a.) F b.) V c.) F

35

a.)F b.)V c.)V d.)F a.) V b.) F

32

a.)V

33

36

a.) F b.) V c.) F d.) F

37

a.) F b.) V c.) F

39

a.) V

40

a.) V b.) F

CAPTULO 1 O ESTADO E AS FUNES ECONMICAS GOVERNAMENTAIS

S-ar putea să vă placă și