Sunteți pe pagina 1din 3

DA REMUNERAO NAS CONTRATAES DE SERVIOS DE TI CONSIDERAES LUZ DA JURISPRUDENCIA DO TCU A jurisprudncia da TCU recomenda a adoo da remunera !

! m "a#e n # re#u$%a& # efetivamente apresentados pelas empresas prestadoras de servios de TI. Segundo a TCU, nas contrataes em ue a remunerao n a're#en%a ()n!u$a &)re%a a re#u$%a& # , a!re"se espao para o pagamento de #oras improdutivas, gerando desperd$cio de din#eiro pu!lico por meio de contrataes antiecon%micas e ineficientes. & M)n)#%*r) & P$ane+amen% , Oramen% e -e#% .MPO-/ regula suas contrataes de solues de Tecnologia da Informao pelos 'rgos e pelas entidades integrantes do Sistema de Administrao dos (ecursos de Tecnologia da Informao )SIS*+ pela instruo normativa n,-./0-, da secretaria de 1og$stica e Tecnologia da Informao )S1TI+ do 2*&3, com !ase na jurisprudncia do TCU. &!servar a In#%ru N rma%)(a n012341, art.04. par5grafos 6, e 7,, inciso III, al$nea e. *riori8a a fi9ao de remunerao nos contratos de servios de TI com !ase em resultados apresentados pela contratada ao tempo em ue autori8a, em car5ter e9cepcional, o pagamento !aseado no numero de #oras utili8adas pelos profissionais engajados na prestao de servios )#omem"#ora+ ou, ainda, de acordo com a uantidade de postos de tra!al#o alocados na e9ecuo do contrato. :m am!os os casos, a opo por uma das #ip'teses e9cepcionais dever5 ser previamente justificada, devendo ser previstos tam!;m mecanismos para aferio de eficincia, a sa!er, a vinculao do pagamento < entrega de produtos, no caso da medio por #omens" #ora, e a apurao de resultados compat$veis com o posto de tra!al#o disponi!ili8ado. & De!re% n056574387, alin#ado com a instruo normativa n,-./0-, esta!elece ue, sempre ue a prestao de servio o!jeto da contratao puder ser avaliada por determinada unidade uantitativa de servio prestado, este dever5 estar prevista no edital e no respectivo contrato e ser5 utili8ada como um dos par=metros de aferio de resultados.

>essa forma, a remunerao com !ase em resultados ; a regra no apenas para as contrataes de servios de TI, mas tam!;m para a generalidade das contrataes de servios a serem efetuadas pela A&m)n)#%ra Pu"$)!a 9e&era$, o ue se justifica pela su!misso da Administrao ao princ$pio constitucional da eficincia, consoante previso do art.7?,caput, da C@. A Secretaria de @iscali8ao de Tecnologia da Informao )S:@TI+, 'rgo do TCU, ue tem por finalidade fiscali8ar a gesto e o uso de recursos de Tecnologia da Informao pela Administrao *u!lica @ederal recomenda a utili8ao do :eren!)amen% &e n;(e$ &e #er() . u :e#% &e n;(e$ &e #er() / ue vincula o pagamento do fornecedor ao alcance de metas de resultado ue, em conjunto, constituem o n$vel de servio contratado. A S:@TI e9arou a Aota T;cnica n,B/0- de onde e9traem"se os elementos necess5rios a caracteri8ar um n$vel de servio. -eren!)amen% &e n;(e$ ; a metodologia efica8 para assegurar a eficincia na contratao de servios de TI na medida em ue define claramente metas de desempen#o e ualidade, fi9a m;todos de controle de resultados, vinculando a remunerao do contratado ao atendimento da necessidade da Administrao identificada na fase de planejamento. >essa forma o!servamos o a$)n<amen% do gerenciamento de n$vel de servios com as determinaes da 1ei n,C.BBB/D7, sendo compat$veis com o princ$pio da eficincia. *ortanto a utili8ao da metodologia ; de inconteste utilidade nas contrataes cuja remunera #e+a &e#&e $ : =)>a&a com !ase em resultados, podendo ser tam!;m utili8ada na uelas em ue o pagamento seja feito com !ase em #omens"#ora ou postos de tra!al#o, desde ue e9istentes par=metros m$nimos de aferio de resultados. A adoo do crit;rio do pagamento #omem"#ora ou postos de tra!al#o somente poder5 ocorrer nos casos de )m' ##)")$)&a&e &e men#ura de resultados.

& 'r "$ema )&en%)=)!a& no pagamento #omem"#ora ou postos de tra!al#o ; ue como a remunerao ; fi9ada conforme a mera disponi!ilidade dos prestadores de servios, a prestao de m5 ualidade ou intempestiva do servio no pode ser a!atida da remunerao da empresa contratada, uma ve8 ue sua responsa!ilidade se limita < disponi!ili8ao da mo de o!ra, propiciando, em tese, a remunerao de #oras improdutivas e por conse Encia, as contrataes antiecon%micas )parado9o lucro" incompetncia+. 2esmo ?uan& a&m)%)&a a =)>a &e remunera com !ase nos crit;rios #omens"#ora ou postos de tra!al#o, a instruo normativa n,-./0- determina a adoo de outros mecanismos voltados a assegurar a eficincia na contratao. Aesse sentido, o F 6, do art.04 prev ue, uando adotada a m;trica #omens"#ora, esta dever5 estar vinculada < entrega de produtos com pra8os e ualidade previamente definidos, e na contratao por posto de tra!al#o, o pagamento da remunerao deve estar condicionado < comprovao de resultados com o posto previamente definido. & Tri!unal de Contas da Unio nos termos do ac'rdo n,.?/6-07, manifestou"se pela ausncia de irregularidade na fi9ao de !r)%*r) # <;"r)& # &e remunera , isto ;, com !ase em resultados e #omens" #ora ou posto de tra!al#o, atrelados < forma de e9ecuo #$!rida ou, em outros termos, <s peculiaridades do o!jeto contratual. Assim, em relao aos itens do contrato para os uais a Administrao deten#a par=metros para aferio de resultados, com !ase nestes dever5 ser feita a remunerao, e apenas ante a ausncia de tais par=metros o pagamento poder5 ser efetuado pelo crit;rio #omens"#ora ou postos de servios, desde ue, conforme dito, sejam previstos mecanismos ue assegurem a entrega da prestao de servio contratada previamente ao pagamento.

S-ar putea să vă placă și