Sunteți pe pagina 1din 2

D2

Composio Qumica
C
1,50

GGD

AO FERRAMENTA

Generalidades
V
1,00
O ao GGD D2 um Ao Ferramenta para Trabalho a Frio com maior aplicao no segmento metal-mecnico, principalmente na indstria de conformao e corte a frio. Pode ser tratado termicamente para durezas elevadas mantendo boa resistncia fratura. um ao com alta penetrao de dureza na tmpera e excelente estabilidade dimensional e de forma. capaz de combinar dois ciclos de tratamento trmico diferentes, permitindo com isso o uso posterior de tratamentos superficiais, como a nitretao e o revestimento PVD. Devido sua estrutura, contendo carbonetos duros de cromo, e sua elevada dureza aps tratamento trmico, o ao GGD D2 possui excelente resistncia ao desgaste, tanto abrasivo quanto adesivo.

Mn
0,6

Si
0,6

Cr
12,0

Mo
1,00

Similaridade ASTM A681 Tipo D2 AISI D2 DIN X150CrMo12 W.Nr.1.2379 VD2 GERDAU D2 Condies de Fornecimento Fornecido no estado recozido com dureza mxima de 255 HB. Cores de Identificao

Aplicaes
O ao ferramenta GGD D2 utilizado em matrizes e punes de conformao e corte. Em ferramentas para dobramento, repuxo, extruso, pentes laminadores para roscas e facas em geral. Na confeco de moldes para formao de partes cermicas e em moldes para a injeo de plsticos tcnicos de elevada abrasividade.

Tratamento Trmico
Alvio de Tenses: Em ferramentas de formas complexas, remoo heterognea de material na usinagem de desbaste, mudanas bruscas de sees, etc., deve ser realizado o tratamento de alvio de tenses para minimizar variaes dimensionais e de forma durante a tmpera e revenimento. O tratamento deve ser feito entre 550 650C por no mnimo 2 horas. Resfriar lentamente no forno at 300C e a seguir em ar calmo. Tmpera: Austenitizar em temperatura entre 1020-1040C. Aquecer por 1 hora para cada 25 mm de espessura e adicionar 1 hora para cada 25 mm adicionais. Resfriar em ar, leo morno, banho de sal ou presso de nitrognio em forno a vcuo. Durante o aquecimento para a austenitizao devem ser realizados dois pr-aquecimentos para garantir uma homogeneidade de temperatura e minimizar distores.

Ao Ferramenta

www.ggdmetals.com.br

Revenimento: Deve ser realizado imediatamente aps a tmpera quando a temperatura atingir cerca de 70C. De acordo com a curva de revenimento do ao GGD D2 podem ser selecionadas duas faixas de temperatura, 200 e 540C para uma dureza tpica entre 58 60 HRC. A seleo dos ciclos de tratamento trmico deve levar em considerao as caractersticas de aplicao de cada ferramenta, mas o revenimento em temperatura elevada sempre conduz a uma maior resistncia fratura. Em qualquer caso, devem ser realizados no mnimo dois revenimentos. Em aplicaes crticas de desgaste pode ser utilizado com dureza superior a 60 HRC. Quando o material for posteriormente nitretado ou revestido por PVD, o revenimento deve obrigatoriamente ser realizado a alta temperatura.
65,0
Dureza (HRC) DUREZA (HRC)

60,0 55,0 50,0 45,0 40,0 200

300

400

500

600

700

Temperatura de Revenimento, (oC)

Tmpera a partir de 1030C. Revenimentos duplos de 2 horas cada. Tratamento Sub-Zero: Em determinadas situaes, as ferramentas podem ser submetidas a este tratamento para garantir uma mxima estabilidade dimensional. O resfriamento deve ser realizado em temperaturas prximas de 90C. Na maioria das vezes utilizado para ferramentas que sero revestidas por PVD. O tratamento sub-zero pode levar a gerao de trincas e deve ser realizado com total controle tcnico. Nitretao: Este ao pode ser nitretado para elevar a resistncia ao desgaste pelo endurecimento superficial. No caso do ao GGD D2 a nitretao no pode levar formao da Camada Branca por fragilizar a superfcie nitretada. A dureza mxima aps a nitretao da ordem de 1200HV. Eletroeroso e Retfica: O ao GGD D2 suscetvel ao aparecimento de trincas aps estes processos. Quando realizados fora dos padres, a eletroeroso e a retfica podem causar a retmpera da superfcie, deteriorar o tratamento trmico na regio e levar a formao de trincas. Em casos extremos pode causar a perda da ferramenta. Se necessrio realizar um novo revenimento aps o acabamento da ferramenta.
As informaes contidas neste catlogo so orientativas, dependendo da caracterstica da matria prima e das condies de teste.

Ao Ferramenta

11 5545

8200

S-ar putea să vă placă și