Sunteți pe pagina 1din 12

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Norte Pr-Reitoria de Ensino

Tcnico de Nvel Mdio Subsequente


EDITAL N. 02/2013-PROEN/IFRN

Candidato: N de Inscrio:

ORIENTAES

Verifique se seu caderno de provas contm 04 textos, 40 questes (20 de Lngua Portuguesa e 20 de Matemtica) e uma orientao para produo textual. Leia com bastante ateno cada texto deste caderno. Leia com bastante ateno cada questo antes de responder. Lembre-se de que para cada questo existe apenas uma resposta certa. Transfira suas respostas para o Carto de Respostas somente quando no for mais modific-las.

Maro 2013

EDITAL N. 02/2013-PROEN/IFRN Curso Tcnico de Nvel Mdio Subsequente 2013.1

TEXTO 1
Sade e Segurana no Trabalho UM DIREITO HUMANO! Este um tema que abrange diversos aspectos na rotina do trabalhador. Neste artigo, pretendemos conscientizar o profissional de sade para a preveno de acidentes. O primeiro passo o uso correto dos EPIs. Voc sabe o que EPI? EPI significa Equipamento de Proteo Individual. O Ministrio do Trabalho e Emprego define como obrigatrio o seu fornecimento pelo empregador, j a sua utilizao de responsabilidade do empregado, conforme a Portaria n 3214/78-NR-06 e o Art. 158 da Consolidao das Leis Trabalhistas. Esses equipamentos so definidos como dispositivo ou produto de uso individual do trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis a ameaas da segurana e sade no trabalho. Os profissionais devem utilizar os EPIs ao exercer uma atividade na qual existem riscos especficos como: 1) contato com secrees, sangue e fluidos corporais; 2) utilizao de produtos qumicos; 3) radiao ionizante; 4) trato de doenas infectocontagiosas. Essas situaes, entre outras, podem expor e contaminar o trabalhador, caracterizando um acidente de trabalho. No caso de acidente com material biolgico, h uma preocupao de suporte tcnico e psicolgico para com o acidentado. Outro fator importante a orientao e a capacitao dos funcionrios de diversas reas. Para isso, promovem-se cursos peridicos, sempre com foco na preveno de acidentes de trabalho. A base introduzir nas rotinas pequenas atitudes que se tornem um hbito.
Disponvel em < http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/hospital_do_servidor_publico_municipal>. Acesso em: 3 fev. 2013.

TEXTO 2

Disponvel em: <http://www.fup.org.br/galeria_charge/?content%2Fsms%2FChargePetroleiros02.jpg>. Acesso em: 2 fev. 2013.

EDITAL N. 02/2013-PROEN/IFRN Curso Tcnico de Nvel Mdio Subsequente 2013.1

TEXTO 3
Da Agncia Senado A cada ano, h 3 mil mortes no trabalho, diz sindicalista. Comisso de Direitos Humanos rene representantes de empregados e de empresa para discutir a segurana dos trabalhadores Quase 3 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trabalho no Brasil e a maior parte das vtimas so jovens entre 25 e 29 anos. O alerta do coordenador nacional do Frum Sindical dos Trabalhadores, Jos Augusto da Silva Filho, que ontem participou de audincia pblica da Comisso de Direitos Humanos (CDH) sobre a segurana dos trabalhadores brasileiros. Acidentes laborais custam R$ 32 bilhes por ano aos cofres pblicos. A preveno ainda a forma mais importante para evitar prejuzos, mas o governo no tem investido lamentou o sindicalista. O presidente da CDH, Paulo Paim (PT-RS), anunciou que a comisso planeja, para abril, seminrio nacional sobre o assunto. Segundo ele, o Anurio Estatstico de Acidentes do Trabalho do Ministrio da Previdncia Social registra mdia de quase 2 mil acidentes de trabalho por dia: em 2010, ocorreram 701 mil; em 2009, foram 733 mil; e em 2008, 755 mil. As estatsticas so subestimadas, disse o representante da Nova Central Sindical de Trabalhadores, Luiz Antnio Festino. Ele explicou que muitos casos no chegam ao conhecimento dos ministrios do Trabalho, da Sade e da Previdncia Social. Os sindicalistas concordaram que os acidentes no podem ser explicados como fatalidade, mas sim como resultado de falhas de gesto. uma calamidade: a cada hora morre um trabalhador criticou Luiz Carlos Prates, da central sindical Conlutas. Para Luis Carlos de Oliveira, da Fora Sindical, nunca devem ser poupados esforos para mapear riscos. Ele disse que algumas atividades necessitam de jornadas reduzidas, mas as empresas resistem. Dary Beck Filho, da CUT, lamentou que os acidentes sejam subnotificados e observou que os motoboys entram nas estatsticas como vtimas de acidentes de trnsito. O representante da Unio Geral dos Trabalhadores (UGT), Adir de Souza, criticou a reduzida ateno do governo em preveno. Representando a Confederao Nacional dos Trabalhadores na Indstria de Alimentao (Contac), Vanderlei Sartori denunciou demisses de dirigentes sindicais que apontam precariedade.
Disponvel em: <http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-noticiario-sobre-os-acidentes-de-trabalho-no-brasil>. Acesso em: 2 fev. 2013.

TEXTO 4 CONSTRUO
Chico Buarque/1971 Amou daquela vez como se fosse a ltima Beijou sua mulher como se fosse a ltima E cada filho seu como se fosse o nico E atravessou a rua com seu passo tmido Subiu a construo como se fosse mquina Ergueu no patamar quatro paredes slidas Tijolo com tijolo num desenho mgico Seus olhos embotados de cimento e lgrima Sentou pra descansar como se fosse sbado Comeu feijo com arroz como se fosse um prncipe Bebeu e soluou como se fosse um nufrago Danou e gargalhou como se ouvisse msica E tropeou no cu como se fosse um bbado E flutuou no ar como se fosse um pssaro E se acabou no cho feito um pacote flcido Agonizou no meio do passeio pblico Morreu na contramo atrapalhando o trfego Amou daquela vez como se fosse o ltimo Beijou sua mulher como se fosse a nica E cada filho seu como se fosse o prdigo E atravessou a rua com seu passo bbado Subiu a construo como se fosse slido Ergueu no patamar quatro paredes mgicas Tijolo com tijolo num desenho lgico Seus olhos embotados de cimento e trfego Sentou pra descansar como se fosse um prncipe Comeu feijo com arroz como se fosse o mximo

EDITAL N. 02/2013-PROEN/IFRN Curso Tcnico de Nvel Mdio Subsequente 2013.1 Bebeu e soluou como se fosse mquina Danou e gargalhou como se fosse o prximo E tropeou no cu como se ouvisse msica E flutuou no ar como se fosse sbado E se acabou no cho feito um pacote tmido Agonizou no meio do passeio nufrago Morreu na contramo atrapalhando o pblico Amou daquela vez como se fosse mquina Beijou sua mulher como se fosse lgico Ergueu no patamar quatro paredes flcidas Sentou pra descansar como se fosse um pssaro E flutuou no ar como se fosse um prncipe E se acabou no cho feito um pacote bbado Morreu na contramo atrapalhando o sbado

Disponvel em: http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=construc_71.htm>. Acesso em: 3 fev. 2013.

1. Considerando a leitura do Texto 1, sade e segurana no trabalho so um direito humano porque a) preservam a vida e a sade do trabalhador. b) conscientizam o profissional da rea da sade. c) abrangem diversos aspectos da rotina do trabalhador. d) obrigam o trabalhador a usar Equipamento de Proteo Individual. 2. Leia as afirmativas a seguir, relativas ao Texto 1, para responder questo I. O Ministrio do Trabalho e Emprego obriga o empregador a fornecer EPI ao empregado. II. O Ministrio do Trabalho e Emprego obriga o trabalhador a usar EPI. III. O uso do EPI, na rotina de trabalho, de responsabilidade do empregado. IV. O uso do EPI, na rotina de trabalho, fundamental para a preveno de acidentes. , portanto, correto afirmar que apenas as opes a) I e II esto corretas. b) II e IV esto corretas. c) I, III e IV esto corretas. d) I, II e III esto corretas. Observe o seguinte trecho, retirado do Texto 1, para responder s questes 3, 4, e 5. Esses equipamentos so definidos como dispositivo ou produto de uso individual do trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis a ameaas da segurana e sade no trabalho. Os profissionais devem utilizar os EPIs ao exercer uma atividade na qual existem riscos especficos... 3. a) b) c) d) No trecho em destaque, o vocbulo dispositivo, em negrito, significa item. regra. preceito. mquina.

Portugus

4. De acordo com a variante formal da lngua escrita, a presena e a ausncia do acento grave indicador de crase, nas expresses grifadas, justifica-se pela a) regncia dos substantivos proteo e ameaas, que esto, respectivamente, no singular e no plural. b) regncia dos substantivos proteo e ameaas que so palavras femininas e esto, respectivamente, no singular e no plural. c) regncia dos adjetivos destinado e "suscetveis e por proteo e ameaas estarem, respectivamente, no singular e no plural. d) regncia dos adjetivos destinado e suscetveis, por proteo ser uma palavra feminina e estar no singular e por ameaas ser uma palavra feminina e estar no plural. 5. a) b) c) d) A expresso na qual, em destaque no trecho, retoma segurana. atividade. sade. EPIs.

EDITAL N. 02/2013-PROEN/IFRN Curso Tcnico de Nvel Mdio Subsequente 2013.1 6. A inteno comunicativa prioritria do Texto 2 a) mostrar, por meio de imagens contundentes, como seria um acidente de trabalho sem afastamento. b) evidenciar que os acidentes de trabalho podem levar o trabalhador ao hospital ou morte prematura. c) revelar que o acidente com afastamento, mesmo na cama de um hospital, melhor do que o acidente sem afastamento, que interrompe a vida do trabalhador. d) criticar o fato de que, apesar do direito de afastamento, o empregado necessita trabalhar mesmo em gozo de licena mdica por acidente de trabalho. 7. a) b) c) d) No Texto 2, a linguagem no verbal refora prioritariamente o carter narrativo da charge. descritivo da charge. explicativo da charge. argumentativo da charge.

8. Na expresso, A cada ano, h 3 mil mortes no trabalho, diz sindicalista, o verbo haver est no singular porque a) apresenta a ideia de tempo decorrido. b) significa existir e o seu sujeito trabalho. c) impessoal e integra uma orao sem sujeito. d) a concordncia com nmeros se d sempre no singular. Observe o trecho do Texto 3 a seguir para responder s questes 9 e 10. Acidentes laborais custam R$ 32 bilhes por ano aos cofres pblicos. A preveno ainda a forma mais importante para evitar prejuzos, mas o governo no tem investido lamentou o sindicalista. 9. a) b) c) d) A orao sublinhada, introduzida pelo operador argumentativo mas , refora a ideia de adio. oposio. concesso . explicao.

10. Os dois travesses presentes no trecho indicam a voz do sindicalista por meio de a) ilha textual. b) discurso direto. c) discurso indireto. d) modalizao em discurso segundo. 11. Leia o trecho a seguir e as afirmativas que o seguem. O presidente da CDH, Paulo Paim (PT-RS), anunciou que a comisso planeja, para abril, seminrio nacional sobre o assunto. I. O trecho apresenta um perodo composto por subordinao com uma orao subordinada substantiva objetiva direta introduzida pelo conectivo que. II. O trecho apresenta um perodo composto por coordenao com duas oraes coordenadas, sendo uma explicativa introduzida pelo conectivo que. III. A expresso sublinhada no trecho classifica-se sintaticamente como um adjunto adnominal. IV. O ncleo do sujeito do verbo anunciou presidente. , portanto, correto afirmar que apenas as opes a) I e III esto corretas. b) II e IV esto corretas. c) I e IV esto corretas. d) II e III esto corretas. 12. O uso do prefixo sub nos vocbulos subestimadas e subnotificados, presentes no Texto 3, indicam ideia de a) elevao. b) proporo. c) relatividade. d) inferioridade.

EDITAL N. 02/2013-PROEN/IFRN Curso Tcnico de Nvel Mdio Subsequente 2013.1

13. Assinale a opo correta com relao compreenso global do Texto 3. a) A Comisso de Direitos Humanos rene representantes de empregados e de empresas para discutir a questo da segurana e da sade, a fim de evitar mais mortes de trabalhadores no Brasil. b) A Fora Sindical declarou que no devem ser poupados esforos para diminuir os riscos de acidente, recomendando, inclusive, a reduo de algumas jornadas de trabalho. c) Segundo o representante da Contac, dirigentes sindicais que apontam precariedade nas empresas quanto segurana do trabalhador, geralmente, so demitidos. d) Os acidentes de trabalho, devido aos grandes ndices apresentados a cada ano, no podem ser considerados como fatalidade, mas sim como resultado de falhas de gesto das empresas e da precariedade do acompanhamento por parte do governo. 14. Analise as afirmativas a seguir relativas ao Texto 4 para responder questo 14. H o predomnio da funo referencial da linguagem. O sujeito oculto (ele) representa anonimamente o operrio da construo civil. H o predomnio da narratividade em que o operrio acaba vtima de acidente de trabalho. A metfora recorrente que compara o operrio a um pacote revela a coisificao do trabalhador. , portanto, correto afirmar que apenas as opes a) I e IV esto corretas. b) II e III esto corretas. c) I, II e III esto corretas. d) II, III e IV esto corretas. 15. Assinale a opo em que o verso do poema da cano traduz a face trgica do operrio inserido em um sistema social desumano. a) Comeu feijo com arroz como se fosse um prncipe. b) Danou e gargalhou como se ouvisse msica. c) Seus olhos embotados de cimento e lgrima. d) Subiu a construo como se fosse mquina. 16. Assinale a opo que apresenta, no Texto 4, a tenso entre a humanidade do operrio annimo e a aridez dos objetos que fazem parte de seu cotidiano. a) Passo tmido e paredes slidas. b) Passo bbado e passeio pblico. c) Passo tmido e feijo com arroz. d) Passo bbado e paredes mgicas. 17. O poema da cano de Chico Buarque apresenta a repetio das estruturas sintticas formadas pelo uso de verbos no pretrito perfeito do indicativo e de oraes comparativas com verbos no imperfeito do subjuntivo. Essa repetio a) intensifica o carter descritivo do texto. b) refora a ideia da vida mecnica do operrio. c) exacerba a inutilidade do operrio para a construo civil. d) acentua a importncia da preveno contra acidentes de trabalho. 18. O ltimo verso de cada estrofe, em negrito no Texto 4, revela a a) morte como nica sada para a vida difcil do operrio. b) indiferena da sociedade com relao morte do operrio. c) preocupao da sociedade com relao morte do operrio. d) morte como consequncia da falta de preveno contra acidentes de trabalho. 19. As ltimas palavras de cada verso de Construo enfatizam a vida difcil do operrio , apresentando a prpria palavra como tijolo dessa construo potica. Essa nfase se d por meio a) da adjetivao. b) da ausncia de pontuao. c) do uso de substantivos abstratos. d) do uso de palavras proparoxtonas trisslabas.

I. II. III. IV.

EDITAL N. 02/2013-PROEN/IFRN Curso Tcnico de Nvel Mdio Subsequente 2013.1 20. Leia o trecho do poema Acar, de Ferreira Gullar, e as afirmaes que seguem . [...] Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura produziram este acar branco e puro com que adoo meu caf esta manh em Ipanema. (Ferreira Gullar) I. A tradio potica exaltada pelos modernistas rompida em Acar pela presena dos versos livres e brancos. II. As antteses branco/escuro e doce/amargo reforam a distncia social entre o trabalhador da cana e o homem que adoa seu caf na manh de Ipanema. III. Os traos estilsticos do poema de Gullar, assim como a temtica da cana-de-acar, configuram-se como caractersticas do Romantismo brasileiro. IV. O trabalho cuidadoso de Ferreira Gullar com a linguagem, explorando a plurissignificao das palavras, configura-se como caracterstica do texto literrio. , portanto, correto afirmar que apenas as opes a) I e III esto corretas. b) II e IV esto corretas. c) I, II e III esto corretas. d) II, III e IV esto corretas.

21. A indenizao paga por uma seguradora para um determinado tipo de acidente no trabalho calculada pela funo f(x) = x +

5x + 100, onde x o valor pago 3

mensalmente, em reais, pelo segurado. Um funcionrio que pagava R$ 24,00 por ms sofreu um acidente no trabalho e acionou o seguro para receber a indenizao, cujo valor foi de a) R$ 14. 960,00. b) R$ 12. 896,00. c) R$ 15. 284,00. d) R$ 13. 964,00.

Matemtica

22. Uma empresa que trabalha com produtos qumicos tem, em seu depsito, recipientes para armazenar cidos com capacidade para 25 litros cada. Por falta de manuteno, um deles, que estava com sua capacidade mxima, sofreu corroso e 3/4 do seu total vazou. O lquido espalhou-se formando uma lmina que cobriu completamente um piso de 4,5 m de rea. A espessura dessa lmina lquida que cobriu o piso foi, aproximadamente, de a) 8 mm. b) 6 mm. c) 4 mm. d) 2 mm. 23. O Soro Glicosado 5% uma soluo isotnica que contm 5%, em massa, de glicose em gua destilada. O Texto 2 apresenta um acidentado hospitalizado tomando soro. Suponha que o mdico tenha prescritos 500 ml de soro glicosado 5% para ser aplicado com um controle de gotejamento de 25 gotas por minuto. Sabendo que 1 ml de soro contm 20 gotas, o tempo que esse acidentado ficar tomando soro ser de a) 10h25min. b) 8h20min. c) 6h40min. d) 7h55min. 24. De acordo com um determinado Cdigo de Projetos e Execuo de Obras e Edificaes, em uma rampa coletiva a declividade mxima (com segurana) ser de 12% (doze por cento) cada metro na horizontal equivale a 12 cm de altura na rampa. Se, obedecendo a essas normas, uma rampa tem como base (medida horizontal) 2,4 metros, o comprimento aproximado (medida da parte inclinada) dessa rampa ser de a) 1,5 m. b) 2,4 m.

EDITAL N. 02/2013-PROEN/IFRN Curso Tcnico de Nvel Mdio Subsequente 2013.1 c) 3,5 m. d) 4,4 m. 25. O Texto 3 afirma que "Quase 3 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trabalho no Brasil e a maior parte das vtimas so jovens entre 25 e 29 anos". Nesse caso, temos a) uma varivel de, aproximadamente, 3000 pessoas e uma amostra de jovens entre 25 e 29 anos. b) uma amostra de, aproximadamente, 3000 pessoas e uma populao de jovens entre 25 e 29 anos. c) uma populao de, aproximadamente, 3000 pessoas e uma amostra de jovens entre 25 e 29 anos. d) uma amostra de, aproximadamente, 3000 pessoas e uma varivel de jovens entre 25 e 29 anos. 26. Suponha que, numa determinada cidade brasileira, Quadro 1: Distribuio, por faixa etria, de vtimas de acidentes de trabalho N Faixa etria (anos) Nmero de vtimas morreram no ano de 2011, trs mil pessoas vtimas de 01 At 19 650 acidentes de trabalho, cuja distribuio, por faixa etria, est apresentada no quadro 1. Com base nesses 02 20 a 29 1180 dados, a probabilidade de uma dessas vtimas, 03 30 a 39 535 escolhidas ao acaso, pertencer faixa etria de 30 a 39 04 40 a 49 235 anos , aproximadamente, de 05 50 a 59 270 a) 15 %. 06 60 ou mais 130 b) 18 %. TOTAL 3000 c) 22 %. d) 25 %. 27. Considerando que o caixo funerrio do Texto 2 possui volume equivalente ao de um paraleleppedo retngulo de dimenses 192 cm por 57 cm por 28 cm, o seu volume correspondente, em litros, , aproximadamente, de a) 306 litros. b) 360 litros. c) 630 litros. d) 603 litros. 28. Trelias so estruturas formadas por elementos rgidos ligados em forma de tringulo que servem de sustentao s estruturas de construes, com o objetivo de resistir a esforos. Dois sistemas estruturais em trelias, A e B, foram montados. No sistema A, os tringulos tm 3,4 m de base e 5,4 m de altura. No sistema B, os tringulos tm 4,8 m de base. Sabendo que os tringulos do sistema A so semelhantes aos do sistema B, a altura aproximada dos tringulos das trelias do sistema B mede a) 7,6 m. b) 8,7 m. c) 9,2 m. d) 10,3 m.
Figura 1: exemplos de trelia

29. Leia as informaes, o grfico 1 e as afirmativas a seguir. Um sindicato realizou uma pesquisa com 340 operrios sindicalizados para obter informaes a respeito do uso de equipamentos de segurana no local de trabalho e obteve as seguintes respostas, representadas no grfico 1.
Grfico 1: nmero de respostas dadas pelos operrios. 108 usam obrigatoriamente, pois a empresa fiscaliza o uso adequado do equipamento

72 no conhecem os equipamentos.

76 no usam, apesar de a empresa oferecer os equipamentos. 46 usam somente s vezes, pois a empresa no fiscaliza o uso.

38 conhecem os equipamentos, mas no usam porque a empresa no fornece.

EDITAL N. 02/2013-PROEN/IFRN Curso Tcnico de Nvel Mdio Subsequente 2013.1

I. Mais de 30 % dos entrevistados afirmam no conhecer os equipamentos de segurana usados no local de trabalho. II. A quantidade de operrios que responderam que no conhecem os equipamentos somados aos que conhecem, mas no usam, porque a empresa no fornece menor que 110. III. Os operrios que usam os equipamentos somente s vezes somados aos que, embora conheam, no usam, porque a empresa no fornece esses equipamentos, menor do que os que usam obrigatoriamente. De acordo com o grfico 1, apenas a) II e III esto corretas. b) I e II esto corretas. c) I est correta. d) III est correta. Leia a Tabela 1 a seguir para responder s questes 30, 31 e 32. TABELA 01: QUANTIDADES DE CAUSAS DE ACIDENTES NA CONSTRUO CIVIL NO ANO DE 2010 NO RN TRIMESTRE Falta de equipamento Descuidos Falta de prtica Outros Total 01 26 9 11 7 53 02 31 7 9 5 52 03 18 7 10 7 42 04 9 4 8 4 25 Fonte: Fictcia 30. As mdias aritmticas, por trimestre, dos valores em acidentes por falta de equipamentos e por falta de prtica na profisso, respectivamente, foram a) 21 e 9,5. b) 42 e 8,5. c) 9,5 e 21. d) 8,5 e 42. 31. Em relao quantidade de acidentes tabulados no primeiro trimestre, o ltimo trimestre apresentou uma queda no nmero total de acidentes, correspondente, aproximadamente, a a) 50,7 %. b) 52,8 %. c) 54,1 %. d) 56,7 %. 32. As medianas e as modas dos nmeros de causas de acidentes do primeiro e do terceiro trimestres, respectivamente, foram a) 10 e 8; 11 e 7. b) 11 e 9; no tem e 8. c) 9 e 8,5; 7 e no tem. d) 10 e 8,5; no tem e 7. 33. A figura 2 apresenta a localizao das ruas Nonato Mota e Cel. Jos Domingues. Na Rua Nonato Mota, existe uma Construtora A que est a 180 m de uma Seguradora B, especializada em seguros de acidentes de trabalho, que, por sua vez, se encontra a 330 m de um canteiro de obras C. Na Rua Cel. Jos Domingues, h uma Construtora D que est a 240 m de uma loja de material de construo E. Se as retas que passam por AD, BE e CF so paralelas entre si, a distncia que separa, em metros, o Posto de Gasolina F da Construtora D igual a a) 440. b) 560. c) 680. d) 320.
Figura 2: Localizao das ruas Nonato Mota e Cel. Jos Domingues.

EDITAL N. 02/2013-PROEN/IFRN Curso Tcnico de Nvel Mdio Subsequente 2013.1

34. As normas de acessibilidade exigem que uma rampa em curva para cadeirantes tenha um dimetro interno de, 0 pelo menos, 6 m. A menor medida em m, aproximada, da rea interna de uma curva cuja abertura de 180 de (Use = 3,14) a) 20,6. b) 28,3. c) 14,1. d) 18,8. 35. Cinco membros da Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) do IFRN vo assistir juntos a um filme sobre uso de EPIs. Supondo-se que existem apenas 5 cadeiras na sala, a quantidade de maneiras diferentes que eles podem sentar-se lado a lado a) 90. b) 100. c) 110. d) 120. 36. Investir em preveno ainda a melhor forma de evitar prejuzos com acidentes de trabalho. O Texto 3 apresenta dados relativos ao nmero de acidentes de trabalho nos anos de 2008, 2009 e 2010. Uma empresa que, em 2011, registrou 120 acidentes de trabalho decidiu ter como meta diminuir, em 2012, o nmero de acidentes relativos ao percentual que corresponde reduo total no perodo apresentado no texto. Caso a meta tenha sido cumprida, no final de 2012, essa empresa contabilizou cerca de a) 111 acidentes de trabalho. b) 114 acidentes de trabalho. c) 117 acidentes de trabalho. d) 119 acidentes de trabalho. 37. O diretor de uma empresa de autopeas disponibilizou uma verba de R$ 150.000,00 para que a CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes) em parceria com o setor de marketing produzisse e distribusse material impresso e em vdeo com informaes a respeito da importncia de utilizao dos equipamentos de segurana na preveno de acidentes no trabalho. Desse valor, R$ 65.000,00 foi destinado para a distribuio e o restante, para a produo. Ao finalizar a produo do material, a equipe percebeu que o material impresso custou 2/3 do custo de produo do vdeo. Com base nesses dados, correto afirmar que o custo de produo do material impresso foi de a) R$ 51.000,00. b) R$ 34.000,00. c) R$ 43.000,00. d) R$ 42.000,00. 38. Uma indstria tabulou, semanalmente, durante os seis primeiros meses de 2012, o nmero de acidentes ocorridos no trabalho. A matriz ao lado descreve a quantidade de acidentes tabulados ocorridos nas semanas (Si) de cada ms. Analisando os dados dessa matriz, correto afirmar que: a) A quantidade de acidentes no trabalho na quarta semana de maio foi 50% menor que a da segunda semana do ms de maro. b) fevereiro e junho foram os meses em que ocorreram o maior e o menor nmero de acidentes no trabalho, respectivamente. c) O nmero de acidentes de trabalho ocorridos nessa indstria, em 2012, foi decrescente em todas as semanas dos meses analisados. d) A quantidade total de acidentes ocorridos no trabalho, na primeira e terceira semanas dos meses de janeiro e fevereiro, superior a 31. 39. Para motivar os empregados de uma fbrica a introduzirem hbitos seguros no trabalho, 2 membros da equipe de preveno em acidentes decidiram organizar uma campanha por e-mail. Para isso, cada um enviou para 4 outros funcionrios a seguinte frase:

A MINHA SEGURANA E A SUA DEPENDEM DE NS. SEJA CONSCIENTE.

10

EDITAL N. 02/2013-PROEN/IFRN Curso Tcnico de Nvel Mdio Subsequente 2013.1 O e-mail pedia que quem recebesse a mensagem a enviasse a outros 4 funcionrios diferentes alertando para o fato de que cada empregado s deveria receber um nico e-mail. Chamando de 1 envio os empregados que receberam e-mail dos 2 membros da equipe de preveno; de 2 envio, os empregados que receberam e-mail do 1 envio e assim por diante; e, considerando que a fbrica tem 680 funcionrios, a campanha se encerraria no a) 3 envio. b) 4 envio. c) 5 envio. d) 6 envio. 40. O adicional ao salrio que pago a quem trabalha em profisses caracterizadas como perigosas pelo Ministrio do Trabalho chamado de periculosidade. Para quem trabalha com explosivos, o adicional de 30% sobre o salrio bsico, excludas gratificaes, prmios e participao nos lucros. Fernando, que trabalha com explosivos, tem tambm uma gratificao de R$ 980,00. A funo que expressa o salrio (Y) de Fernando, antes dos descontos, em funo do salrio bsico (X) dada por a) Y = 130X + 980. b) Y = 1,30X+980. c) Y = 130(X +980). d) Y = X + 0,30(X + 980).

PRODUO TEXTUAL
OPERRIO EM CONSTRUO Vincius de Morais [...] E foi assim que o operrio Do edifcio em construo Que sempre dizia sim Comeou a dizer no. E aprendeu a notar coisas A que no dava ateno: Notou que sua marmita Era o prato do patro Que sua cerveja preta Era o usque do patro Que seu macaco de zuarte Era o terno do patro Que o casebre onde morava Era a manso do patro Que seus dois ps andarilhos Eram as rodas do patro Que a dureza do seu dia Era a noite do patro Que sua imensa fadiga Era amiga do patro. E o operrio disse: No! E o operrio fez-se forte Na sua resoluo. [...]

Disponvel em <http://www.viniciusdemoraes.com.br/site/article.php3?id_article=206>. Acesso em: 02 de fev. de 2013.

O trecho acima foi retirado do poema Operrio em Construo , de Vincius de Morais. Esse poema nos apresenta um operrio que apreende uma nova percepo do seu trabalho e, consequentemente, desperta para a realidade opressiva das relaes de trabalho entre patro e empregado. Escreva um artigo de opinio em que se posicione sobre a relao patro/empregado, explicitando como deve ser a relao ideal em que o trabalhador possa exercer a sua profisso com dignidade, sade e segurana. Para tanto, considere que voc Lavorino Cruz, articulista do Jornal do Trabalhador; considere ainda esse fragmento de Vincius de Morais e os textos desta prova para argumentar em favor de seu ponto de vista. Ao redigir sua resposta, use caneta esferogrfica azul ou preta; escreva com letra legvel; identifique-se apenas no local indicado; use o nome sugerido no comando da questo para assinar seu texto; use as informaes presentes na prova, sem, no entanto, copiar trechos desta avaliao; e no faa desenhos e/ou marcas na Folha de Resposta da questo discursiva. A produo textual s ser avaliada quando se apresentar com, no mnimo, 08 (oito) linhas. Lembre-se de que seu texto ser avaliado, levando-se em considerao os seguintes critrios: abordagem do tema proposto sob o enfoque solicitado no comando da questo (a relao ideal entre patro e empregado para o exerccio da profisso com dignidade, sade e segurana); presena de ponto de vista e consistncia argumentativa; produo do gnero textual proposto no comando da questo; presena de marcas caractersticas do gnero textual solicitado;

11

http://www.colorirgratis.com

EDITAL N. 02/2013-PROEN/IFRN Curso Tcnico de Nvel Mdio Subsequente 2013.1 uso da variedade lingustica adequada ao gnero textual solicitado e situao de comunicao; uso adequado de elementos lingustico-textuais responsveis pelos processos de progresso, informatividade, coeso e coerncia textuais e pela construo da argumentao.

RASCUNHO

Boa Prova!!!

12

S-ar putea să vă placă și