Sunteți pe pagina 1din 2

VI SEMANA DE LUTA ANTIMANICOMIAL FACULDADE DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE ALEGRE FAFIA ALEGRE - 18 a 20/06/13

ROTEIRO PARA PALESTRANTES

18/06/13 (tera-feira)

TRAJETRIA DO TRATAMENTO EM SADE MENTAL AT A ATUALIDADE

Adriana M. S. Ferreira histria do tratamento da loucura no decorrer do tempo at o contexto da reforma psiquitrica Rosane Maria Souza dos Santos o contexto da assistncia sade mental no CAPS abordar o panorama da luta antimanicomial em nossa regio.

19/06/13 (quarta-feira)

MESA REDONDA: Internao compulsria: tratamento ou excluso? Diversos pontos de vista.

Os palestrantes, compondo suas falas a partir de diferentes locais e campos de saber, devem constru-la abordando como o trabalho desenvolvido na assistncia sade mental e qual o posicionamento acerca da internao compulsria. tratamento, excluso? vivel, invivel?

Adriana Moreira dos Santos Ferreira (Psicloga) mediadora da Mesa Redonda: fazer uma pequena introduo do tema a ser abordado na Mesa, convidar os palestrantes a compor a mesa e coordenar os trabalhos da noite. Inz (Psicloga): abordar o posicionamento do CRP acerca da internao compulsria e o que realmente se d nos contextos de atendimento e assistncia aos indivduos em sofrimento psquico. Como a internao tem ocorrido? A internao compulsria tem sido uma realidade? Se sim, sob que modelo ela tem ocorrido e que tipo de iniciativas tem sido privilegiadas com os pacientes?

Luciana Fonte Boa Janotte Lucio (Assistente Social): como a assistncia social se posiciona acerca da internao compulsria? Como o trabalho do assistente social no contexto da sade mental? Como o assistente social se posiciona frente s modalidades de internao e como seu trabalho mais diretamente com o paciente e seus familiares?

Joo Carlos Peixoto Barbosa (Psiquiatra): como a psiquiatria se posiciona em relao s modalidades de internao? Como isso tem ocorrido? A determinao legal tem sido respeitada em contextos de internao? Como seu trabalho junto aos pacientes/internos?

Aurlio Palumbo Rodrigues (Ex-interno): apresente seu ponto de vista de ex-interno de uma instituio de assistncia sade mental. Como voc se posiciona acerca da internao? mesmo o melhor caminho? A internao compulsria funciona? eficaz no tratamento dos transtornos?

Florinete Pinto Ridolphi (Advogada): construir a sua fala mencionando o dispositivo legal lei n 10.216/2001, que dispe sobre dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental, no contexto da reforma psiquitrica brasileira. Quais so os direitos dos indivduos portadores de sofrimento psquico, quais as modalidades de internao previstas em lei e como elas so estipuladas na forma da lei, qual papel do Estado, entre outras consideraes que julgar necessrio. Enfocar o modo como se d a determinao de uma internao compulsria por parte da justia. Ainda podemos encontrar manicmios judicirios em nosso pas? Como feito o tratamento em tal contexto? Dentro do contexto da reforma psiquitrica brasileira, a internao, constitui-se em tratamento ou excluso?

20/06/13 (quinta-feira)

MINICURSO ARTE-TERAPIA

Vernica Ramos da Silva: abordar os seguintes temas: 1. O que arte-terapia? 2. Quais profissionais podem trabalhar na rea? 3. Quais so as reas/contexto de atuao? 4. Como pode ser desenvolvido um trabalho de arte-terapia na assistncia sade mental? 5. Se der tempo ou se achar vivel, realizar alguma atividade prtica com os cursistas.

S-ar putea să vă placă și