Sunteți pe pagina 1din 1

CINTILOGRAFIAS Protocolo para autorizao de cintilografia miocrdica e ventriculografia radioisotpica 1- Introduo

Ao longo dos ltimos 20 anos, especialmente nos indivduos com doena arterial coronariana (DAC), as imagens da perfuso miocrdica pelas tcnicas de medicina nuclear tm contribudo fundamentalmente para o conhecimento e avaliao da doena isqumica do corao. As informaes adicionais provenientes da funo ventricular global, da deteco de alteraes na contratilidade segmentar e da reserva funcional do miocrdio ventricular esquerdo, tambm esto claramente estabelecidas. Esses dados integrados possibilitam um melhor manuseio de pacientes em investigao e/ou tratamento para cardiopatias nas quais a perfuso coronariana e a funo cardaca possam estar afetadas direta ou indiretamente. A cintilografia miocrdica de perfuso e a ventriculografia radioisotpica tm excelente potencial em identificar pacientes com coronariopatia obstrutiva grave e com risco elevado de eventos graves no seguimento a curto prazo.

2- Indicaes 2.1 - Pacientes nos quais haja dificuldades para a interpretao adequada do teste ergomtrico (testes inconclusivos):
Presena de desnivelamentos significativos de ST durante manobras respiratrias e alteraes posturais; sobrecarga ventricular esquerda; bloqueios de ramo (particularmente o BRE); presena de reas extensas eletricamente inativas; uso de frmacos que alteram a repolarizao ventricular ou dificultam a interpretao eletrocardiogrfica (digitlicos, betabloqueadores, antiarrtmicos, antidepressivos); molstias cardacas e no cardacas associadas a alteraes eletrocardiogrficas basais. De particular interesse a realizao precoce desse exame em pacientes sem condio de executar esforo fsico, com ampla margem de segurana (mesmo c/ eventual instabilizao da doena coronria), empregando-se estresse vasodilatador com Dipiridamol ou Adenosina. Com esta modalidade de estresse o exame detecta, sem necessidade de induzir-se isquemia, a heterogeneidade regional de fluxo provocada pela coronariopatia obstrutiva. Deve ser ainda destacado que tambm possvel, sincronizando-se o estudo cintilogrfico tomogrfico ao ECG (Gated-SPECT), avaliar a funo sistlica regional e medir a frao de ejeo ventricular em um nico exame.

2.2 - Pesquisa de viabilidade miocrdica


Quadros de disfuno ventricular esquerda global ou regional podem ser revertidos, significativamente, em pacientes com doena obstrutiva coronariana (DAC) mediante procedimentos de revascularizao miocrdica. Os principais indicadores, a serem avaliados para constatar tecido vivel em regies ventriculares dissinrgicas, baseiam-se na presena de perfuso, integridade da membrana celular, de metabolismo e de reserva contrtil.

2.3 - Avaliao teraputica:


Avaliao da teraputica medicamentosa: - Funo ventricular: ventriculografia radioisotpica (grau de recomendao B1 nvel de evidncia 3); - Perfuso miocrdica: cintilografia miocrdica de perfuso rep/esf (grau de recomendao A, nvel de evidncia 3); Identificao de isquemia em pacientes sintomticos aps revascularizao miocrdica: - Cintilografia miocrdica de perfuso rep/esf (grau de recomendao A, nvel de evidncia 2); Avaliao de pacientes assintomticos aps a revascularizao miocrdica, com teste de esforo anormal ou ECG basal alterado: - Cintilografia miocrdica de perfuso rep/esf (grau de recomendao A, nvel de evidncia 1); Avaliao de rotina em pacientes assintomticos aps revascularizao miocrdica: - Cintilografia miocrdica de perfuso rep/esf (grau de recomendao C, nvel de evidncia 3).

3- Pr-requisitos para solicitaes de exames de cardiologia nuclear


Solicitao do exame no laudo de alto custo corretamente preenchido; Resultados dos exames realizados previamente, que levaram indicao do exame solicitado (ECG, RX de CVB, Teste Ergomtrico, Ecocardiograma, Estudo Hemodinmico prvio, etc).

4- Referncias
1. I Diretriz sobre Cardiologia Nuclear - Arq Bras Cardiol vol. 78, (suplemento III), 2002. 2. Atualizao da Diretriz da SBC sobre Cardiologia Nuclear de 2005 Otimizao do uso de testes no invasivos para o diagnstico da insuficincia coronariana Jorge Filho, J.P. Arq. Bras. Cardiol. 55(4 ): 1990.

S-ar putea să vă placă și