Sunteți pe pagina 1din 11

QUMICA mdulo 1

TABELA PERIDICA
A tabela peridica um quadro onde os elementos qumicos so dispostos de acordo com a lei peridica, ou seja, em ordem crescente de seus nmeros atmicos. A tabela constituda de 18 colunas e 7 perodos. Os elementos de uma mesma coluna apresentam propriedades semelhantes e os elementos do mesmo perodo possuem o mesmo numero de nveis.

ELEMENTOS DE TRANSIO
So elementos da coluna B.

Todos so metais. Apresentam seus ltimos eltrons em subnvel s e d. Apresentam configurao dos ltimos eltrons ns (n-1) d.

ELEMENTOS REPRESENTATIVOS TPICOS OU NORMAIS


So os elementos das colunas A. Apresentam seus ltimos eltrons em subnvel s ou p. Apresentam configuraes de ultimo nvel ns ou ns np

ELEMENTOS DE TRANSIO INTERNA


So elementos situados na coluna 3B, 6 perodo (lantandeos) e coluna 3 B, 7 perodos (actindeos). Os lantandeos (z=57 at z=71) e actindeos (z=89 at z=103) apresentam configurao final ns (n 2) f e todos so metais. Lantandeos- 6s 4f Actindeos- 7s 5f Observe a tabela peridica

GASES NOBRES
So elementos das colunas (8A). So estveis. Apresentam 2e- ou 8e- no ultimo nvel. Apresentam configurao 1s2 (He) e ns2np6 (outros).

As colunas A recebem nomes especiais. 1A 2A 3A 4A 5A 6A 7A Metais alcalinos s1 Metais alcalinos terrosos s2 Famlia do Boro s2 p1 Famlia do carbono s2 p1 Famlia do nitrognio s2 p3 Calcognios s2 p4 Halognios s2 p5

A lupac numera as colunas de 1 at 18, e no faz a diviso em colunas A e B. Confira essa numerao na tabela anterior.

CLASSIFICAO DOS ELEMENTOS.


Metais Ametais Gases nobres.

TABELA 2
Classificao peridica dos elementos: metais, ametais, semimetais e gases nobres.

Numerao das colunas de acordo com a lupac.

QUMICA mdulo 1

FIGURA 3: Perodo.

FONTE: COSTA, SANTOS, 1995. v.1.

Observao:
Os elementos indicados por (Po, Te, Sb, As, Ge, Si, b), em uma classificao mais antiga, eram considerados semimetais (possuem propriedades intermedirias dos metais e ametais).

Em um perodo, medida que a carga nuclear (Z) cresce, aumenta a atrao do ncleo pelos eltrons do ltimo nvel; logo, o raio diminui. Devemos lembrar que, no perodo, no podemos usar o argumento n de nveis para justificar a variao do raio, j que todos os elementos de um perodo possuem o mesmo nmero de nveis. Em resumo,

ESTADOS FSICOS DOS ELEMENTOS (25C)


TABELA 3
Estados fsicos dos elementos a 25C e 1 atm.
FIGURA 4: Variao do raio atmico

Raio inico Quando um tomo perde eltrons, seu raio diminui e, quando recebe, seu raio aumenta. Exemplo

+ 11 Na <11Na
11 prtons 10 eltrons 11 prtons 11 eltrons

FONTE: COSTA, SANTOS, 1995. p.153.v.1.

17 Cl >17 Cl
17 prtons 18 eltrons 17 prtons 17 eltrons

PROPRIEDADES PERIDICAS
Quando percorremos a tabela peridica em sentido crescente de Z, certas propriedades se repetem de perodo para perodo. Essas propriedades so chamadas de peridicas.

Raio para espcies isoeletrnicas Em espcies isoeletrnicas que apresentam o mesmo nmero de nveis, quanto maior a carga nuclear, menor ser o raio. Exemplo

Exemplo
Energia de ionizao, raio atmico, etc. Propriedades que s sofrem um tipo de variao na tabela so denominadas aperidicas.

Exemplo
Massa atmica e n atmico.

12 Mg

+2 < Na + < F 11 9

Raio atmico

ENERGIA DE IONIZAO.
Energia de ionizao necessria para retirar 1mol de eltrons de 1 mol de tomos no estado gasoso. X(g)+ energia X+(g) + e-

FIGURA 1: O raio atmico (R) a distncia do ncleo at o ltimo nvel do tomo.


o

1 4 2 4 3 1 El

dado em A .

Variao do raio atmico.

FIGURA 2: Na coluna, medida que o n de nveis aumenta, o raio tambm aumenta.

FIGURA 5: Energia de ionizao

QUMICA mdulo 1
A energia de ionizao apresenta variao contrria ao raio. Quanto maior o raio, menor a energia de ionizao.

FIGURA 9: O frncio o elemento mais eletropositivo; os gases nobres no apresentam essa propriedade.

OUTRAS PROPRIEDADES PERIDICAS


FIGURA 6: Variao de energia de ionizao.

Propriedades
Afinidade eletrnica

Conceito
a energia geralmente liberada quando o tomo neutro recebe eltrons
Y(g)+ e- Y- (g) + energia.

Variao

Em resumo:

Volume atmico

FIGURA 7: Variao de energia de ionizao.

o volume ocupado por 1 mol de tomos no estado slido

Podemos retirar os eltrons de um tomo de forma sucessiva. Nesse caso, teremos 1 EI, a 2 EI, a 3 EI, etc. Exemplo 2 2 4 Be 1s 2s Be + E1 Be+1 + eBe+1 + E2 Be+2 + eBe+2 + E3 Be+3 + eBe+3 + E4 Be+4 + eTemos que E4 > E3 >> E2 > E1 Grfico 1 nvel 2 nvel 1

Densidade

a massa contida em 1 cm3 da espcie considerada.

PF e PE

PF S L PE L g

QUESTES PROPOSTAS Q1. Assinale a alternativa FALSA: a) Elementos de um mesmo grupo apresentam propriedades semelhantes. b) Elementos de um mesmo perodo apresentam o mesmo nmero de nveis. c) Os gases nobres so poucos reativos. d) Os metais alcalinos e alcalinos terrosos tendem a formar ctions com carga +1. Q2. Assinale a alternativa em que s aparecem elementos slidos temperatura ambiente. a) O, N, Fe, S. b) Cu, Mg, Na, K. c) Hg, F, Ne, Au d) C, P, N, Cl Q3. Assinale a alternativa em que a configurao NO corresponde classificao dada para o elemento. a) 1s2 2s1 metal alcalino. b) 1s2 2s2 gs nobre. c) 1s2 2s2 2p6 3s2 metal alcalino terroso. d) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 halognio. Q4. Assinale a alternativa em que os elementos se encontram em ordem crescente de raio atmico ou raio inico. a) Na+ < Mg+2 < Al+3 < O-2 b) Cl- < K+ < S-2 c) Li < K < Rb < Fr d) Br- < Ne < P-3

ELETRONEGATIVIDADE (CARTER AMETLICO)


A propriedade de eletronegatividade mostra a tendncia que tomo possui de atrair eltrons. Quanto mais eletronegativo maior a tendncia em atrair o eltron. A eletronegatividade apresenta variao contrria ao raio: tomos pequenos so muitos eletronegativos. Variao na tabela:

FIGURA 8: O flor o elemento mais eletronegativo da tabela e os gases nobres no apresentam essa propriedade.

ELETROPOSITIVIDADE (CARTER METLICO)


A propriedade eletronegatividade mostra a tendncia que o tomo possui de perder eltrons. Os metais so mos eletropositivo que os ametais. A eletropositividade apresenta a mesma variao do raio, o seja, quanto maior o raio, maior a eletropositividade. Variao na tabela:

QUMICA mdulo 1
Q5. Assinale a alternativa INCORRETA. a) Quando retiramos eltrons de um tomo, o seu raio diminui. b) A energia de ionizao tanto maior quanto for o raio da espcie. c) A retirada de eltrons de um tomo um processo que libera energia. d) O eltron mais difcil de ser retirado o que se encontra mais prximo do ncleo. Q6. Considere as equaes abaixo, que indicam energia. Assinale a alternativa em que a equao representa a 2 EI de um tomo X. a) X + 2e- X-2 + Energia b) X+ + Energia X+2 + ec) X++ + Energia X+3 + ed) X - 2 e- X +2 - Energia Q7. Assinale a alternativa ERRADA: a) Eletropositividade a tendncia a receber eltrons. b) Volume atmico o volume ocupado por 1 mol de tomos no estado slido. c) Os elementos mais densos so metais de transio. d) O raio de um ction menor do que o raio do tomo de origem. Q8. Considere as afirmativas abaixo. I. Os ametais so mais eletronegativos do que os metais. II. O He o elemento com maior energia de ionizao. III. Todos os elementos de transio so metais. IV. O carbono e o silcio apresentam propriedades semelhantes. V. A 1 El do nitrognio menor do que a 1 El do oxignio. Podemos afirmar que:
a) b) c) d) Todas so verdadeiras. I, II, III e V so verdadeiras. Apenas V falsa. III, IV e V so falsas.

a) b)

c) d)

A representao no correta, pois o K+ maior do que Cl- , j que K+ se encontra na coluna 1 A. A representao correta, pois Cl-, Ar e K+ so isoeletrnicas, e o K+ apresenta a maior carga nuclear do que Ar e Cl- e o Br- o maior de todos, porque apresenta maior nmero de nveis. A representao est correta, pois Cl-, Ar e K+ apresenta maior nmero atmico. A representao est errada, pois no podemos relacionar raio de ons e tomos neutros.

Q12. (Itana) medida que aumenta o nmero atmico dos halognios, diminui. a) o raio atmico b) a primeira energia de ionizao do tomo c) a temperatura de ebulio da substncia elementar. d) O nmero de eltrons no ltimo nvel. Q13. (ITA) Em relao ao tamanho de tomo e ons, so feitas as afirmaes seguintes:
I. II. III. IV. O Cl-(g) menor do que o Cl(g). O Na+(g) menor do que Na(g) O Ca+2(g) maior do que o Br(g) Cl(g) maior do que o Br(g)

Das afirmaes anteriores, esto corretas apenas: a) II b) I e II c) II e III d) I, III e IV. Q14. (PUC) Considerando os elementos do grupo V A, na ordem crescente de nmeros atmicos, CORRETO afirmar que:
a) b) c) d) O ponto de fuso aumenta. O carter metlico diminui. A eletronegatividade aumenta. A energia de ionizao aumenta.

Q9. Considere o grfico abaixo que representa as sucessivas energias de ionizao de um tomo. Foram retirados todos os seus eltrons.

Q15. (Fafeod) A identidade de um elemento qumico encontrada: a) Nos seus eltrons de valncia. b) Na sua classificao peridica em metal ou ametal. c) No seu estado fsico temperatura ambiente. d) No seu nmero de prtons. Q16. (PUC - Adaptao) Certa famlia de elementos qumicos apresenta os seguintes nmeros atmicos: 9, 17, 35, X e 85. Para esses elementos foram feitas as afirmaes a seguir. I. O primeiro tem nmero de massa 9. II. O terceiro tem um prton a menos que o gs nobre o seu perodo. III. O nmero atmico de X 53. IV. O tomo eletricamente neutro do ltimo elemento tem configurao eletrnica de gs nobre. V. Todas elas so halognios. So corretas as afirmaes: a) II, III, e V. b) I, II e III. c) III, IV e V. d) III e V apenas.

Podemos afirmar que, exceto a) seu nmero de prtons igual a 8. b) Apresenta 2 eltrons mais energticos. c) Apresenta 6 eltrons no nvel mais externo. d) Encontra-se no segundo perodo. Q10. Assinale a alternativa ERRADA: a) Em um perodo, a eletronegatividade aumenta medida que o raio aumenta. b) Em uma coluna, medida que o Z aumenta, o raio aumenta. c) Quanto maior o raio de um tomo, maior a sua tendncia a formar ctions. d) Os halognios so muito eletronegativos. Q11. Considere as figuras abaixo que representa os raios de diversas espcies e assinale a alternativa CORRETA.

QUMICA mdulo 1
Q17. (FCMMG) Os elementos hipotticos X, Y, Z e W apresentam a seguinte distribuio eletrnica: X 1s2 2s2 2p3 Y 1s2 2s2 2p5 Z 1s2 2s2 2p6 3s1 W 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 So feitas vrias afirmaes sobre esses elementos. Assinale a INCORRETA. a) Z um metal alcalino. b) X possui a menor eletronegatividade. c) Y possui a maior energia de ionizao. d) Z e W apresentam grande tendncia de perder eltrons. Q18. (PUC) considere a srie de espcies isoeletrnicas.
11

O potencial de ionizao do hidrognio corresponde passagem de: b) n = 1 a n= 2. c) n = 2 a n= 3. d) n = 3 a n= 4. e) n = 1 a n= . Q22. O grfico abaixo representa as energias de ionizao de um tomo de nitrognio.

Na+ 12 Mg+2 13 Al +3 9 F 8 O 2 10 Ne

As espcies que apresentam, respectivamente, maior a menor raio so. a) 11 Na+ e 13 Al +3 b) c)


10 12

Ne e 8 O 2
2

Mg+2e 13 Al +3
13

d) 8 O e

Al

+3

Pela anlise do grfico, com relao ao tomo d nitrognio, pode-se concluir que:
a) b) c) d) o quarto eltron mais difcil de ionizar que o stimo eltron. para ionizar todos os eltrons, so necessrios mais de 700 eV. o quinto e o sexto eltrons esto no mesmo nvel eletrnico. a primeira energia de ionizao corresponde ao processo.

Q19. (PUC) Considere a tabela abaixo de raios inicos de metais alcalinos e alcalinos Terrosos. Baseando-se na periodicidade das propriedades e nos valores da tabela, os raios inicos do Na+ e da Sr+2 so, aproximada e respectivamente, em pm: A) 65 e 100 B) 40 e 105 C) 96,5 e 117 D) 125 e 108
on Li+ Na+ K+ Rb+ Cs+ Valor 60 133 148 160 on Be+2 Mg+2 Ca+2 Sr+2 Ba+2 Valor 31 65 99 135

N2+

(g)

N3+(g) + e-

Q23. Seja dada a seguinte tabela de energia de ionizao (Kcal/mol).


Elemento A B C E1 118,5 138,0 176,3 E= 1.091 434,1 346,6 E3 1.652 655,9 1.848 E4 2.280 2.767 2.521

Dado
1 picmetro (pm) = 10-12 m

Q20. O quadro peridico dos elementos reflete a periodicidade de


propriedades dos elementos. Com relao ao carter peridico de propriedades, a afirmativa ERRADA : a) Os tamanhos dos tomos de nitrognio, oxignio e flor aumentam nesta ordem. b) As eletronegatividades de carbono, nitrognio e oxignio aumentam nesta ordem. c) As energias de ionizao de argnio, criptnio e xennio diminuem nesta ordem. d) Os pontos de fuso de ltio, sdio e potssio diminuem nesta ordem.

correto concluir que o nmero de eltrons da camada de valncia de A, B e C so respectivamente. a) 1, 3, 2 b) 1, 4, 2 c) 2, 3, 1 d) 4, 1, 2 Q24. Elementos alcalinos e alcalinos terrosos tem em comum o fato de: a) existirem livres na natureza. b) formarem ctions c) ocuparem o mesmo grupo na tabela. d) apresentarem altos valores de eletropositividade e de energia de ionizao. Q25. Analise, nesse quadro, em cada um dos itens assinados com um algarismo romano (de I a IV), os valores das propriedades dadas, considerando a seqncia em que esto apresentados.
Propriedade Item Li I II III IV Eletronegatividade (Pauling) Volume atmico (mL/mol) Raio atmico Energia de ionizao (Kcal/mol) 1,0 Na 0,9 K 0,8 45,3 2,35 124 Elemento

Q21. (PUC) A representao abaixo expressa o diagrama dos nveis do hidrognio.

13,1 23,7 1,55 1,90 104 119

QUMICA mdulo 1
Em todos os itens, a seqncia de valores est CORRETA, exceto em: a) I b) II c) III d) IV Q26. Explique por que o 3 perodo da classificao peridica tem apenas 8 elementos. Q27. Justifique a afirmativa: a 2 El do sdio maior do que a 2 El do magnsio. Q28. Por que n atmico e massa atmica no so considerados propriedades peridicas. Q29. (Fuvest) O grfico abaixo mostra a variao do potencial de ionizao para elementos de nmero atmico, Z de 1 a 19. O sdio perde eltrons para o cloro e os ons formados se atraem. A ligao inica , na verdade, uma atrao eletrosttica entre os ons de cargas opostas.

Slido Inico
No slido inico, est presente a ligao inica, que ocorre entre metais e ametais.
Metal Ametal Transforma-se em nion. Recebe eltrons em ction. Transforma-se em ction. Doa eltrons para o ametal

Exemplo NaCl 2 2 6 11Na 1 s 2s 2p


17Cl

3s1 3s2 3p5

1s2 2s2 2p6

a)

b)

D o nome dos elementos do primeiro e segundo perodos que apresentam a maior dificuldade de formarem ctions. Explique por que, no intervalo de Z = 3 a Z =10, o potencial de ionizao tende a crescer co o aumento do nmero atmico.

LIGAES QUMICAS
Os tomos dos elementos qumicos combinam-se formando substncias. Essa combinao pode acontecer de vrias formas e, devido a isso, temos vrios tipos de compostos: metlicos, inicos, covalentes e moleculares.

Retculo cristalino inico do sal de cozinha. (NaCl)

Quando um tomo se liga a outro, ocorre liberao de energia. Assim, os compostos formados apresentam menor energia do que os tomos isolados. Os gases nobres j so estveis. Por isso, tendem a no se combinar. A maioria dos elementos, ao se combinarem, adquirem a configurao de ltimo nvel de um gs nobre (8 e o 2 e caso do 1+). Essa a conhecida regra do octeto.

Outros exemplos Ca e C l (2A) (7A) K e Cl (1A) (7A) Na e S (1A) (6A)

CaC l 2 KC l Na2S

OS DIVERSOS TIPOS DE SLIDOS.


No slido metlico, est presente a ligao metlica. Essa ligao se caracteriza pela presena de ctions e eltrons livres. O metal tende a perder eltrons, e esses eltrons, agora denominados eltrons livres, ficam vagando pelo metal. Podemos definir a ligao metlica como sendo ons positivos mergulhados em um mar de eltrons. Veja a representao.

Slido molecular
O slido molecular formado por molculas que, por sua vez, so formados por tomos. As molculas se atraem atravs de interaes intermoleculares, e os tomos se ligam atravs de ligaes covalentes.

Ligao covalente
A ligao covalente ocorre, geralmente, entre ametais. Nessa ligao, os tomos ligantes emparelham os seus eltrons tentando obedecer regra do octeto. O hidrognio tende a ficar com 2e- , e os outros elementos tendem a ficar com 8e- e no ltimo nvel.

Prego (Fe) n

Os metais so bons condutores de eletricidade devido a presena de eltrons livres.

QUMICA mdulo 1
Um elemento da coluna 5 A liga 3 vezes (apresenta valncia 3) enquanto que um elemento de 7 A liga apenas uma vez (apresenta valncia 1). Valncia o nmero de ligaes que um tomo deve estabelecer para ficar estvel. Exemplos ELEMENTO COLUNA H *Be *B C N, P O, S, Se, Te F, C l , Br, l 1A 2A 3A 4A 5A 6A 7A VALNCIA PRINCIPAL V=1 V=2 V=3 V=4 V=3 V=2 V=1

Observao O Be e o B no obedecem regra do octeto. O quadro seguinte mostra as frmulas de Lewis, estrutural e molecular, de vrias substncias. Observe a valncia de cada elemento presente.

EXEMPLOS Cl 7A H 1A e e Cl 7A O 6A

FRMULA DE LEWIS

FRMULA ESTRUTURAL

FRMULA MOLECULAR Cl
2

VALNCIA C l v=1

H2O

H v=1 O v=2

N 5A

H 1A NH3

N v=3 h v=1

Exemplo de slidos moleculares.


Gelo Gelo seco Sacarose Iodo H2O(s) CO2(s) C12H22O11(s) I2(s)

Ligao inica Formado por ctions e nios PF: alto Solubilidade em gua varivel No conduzem no estado slido. Observao As substncias inicas s conduzem quando fundidas ou em soluo aquosa.

Slido covalente
O slido covalente formado por tomos que se unem atravs de ligaes covalentes. No existem na forma de molculas. Exemplos
Grafite Diamante Slica Cridon C(s) C(s) (SiO2)n (Al2O3)n

Slidos Covalentes.
Exemplos Diamantes, grafite Ligao covalente Formado por tomos Pf: muito alto Insolveis em gua No conduzem corrente, exceto o grafite, que apresenta eltrons deslocalizados em sua estrutura.

Slidos moleculares.
Exemplos Gelo, sacarose, parafina, gelo seco. Propriedades dos slidos Resumo Ligao covalente entre tomos e interaes entre molculas. PF: baixo Solubilidade em gua varivel No conduzem corrente no estado slido, nem no estado lquido. S conduzem aqueles que se ionizam em gua.

Slidos metlicos
Exemplos Fe, Au, Ag, etc. Ligao metlica (presena de eltrons livres) PF: alto com excees (Hg) Insolveis em gua. timos condutores.

Classificao da ligao covalente


Ligao covalente polar ocorre entre tomos que apresenta diferentes valores de eletromagnetividade.
Exemplo H Br H+ BrHI H+ I-

Slidos Inicos.
Exemplos NaCl, KCl, CaCO3

O elemento mais eletromagnetivo atrai mais os eltrons para junto de si.

QUMICA mdulo 1
Ligao covalente apolar ocorre entre tomos que apresentam a mesma eletromagnetividade. HH Cl Cl II Exemplos Ligao simples Ligao dupla Ligao tripla Exemplo

H Cl O=O N N 1 ligao 1 ligao e 1 ligao 1 ligao e 2 ligaes

Molculas orgnicas oxigenadas e/ou nitrogenadas

GEOMETRIA MOLECULAR
Tipo de molcula AX2 A Be X H/7 A AC xO AX2 A6A X H/7 A Presena de 2 pares de eno-ligantes no tomo central Exemplo XAX F Be F O=C=O Geometria Linear ou diagonal ngulo: 180

Exemplo CH3 OH CH3COOH CH3 CONH2

Molculas apolares
Molculas simtricas

Angular

Hidrocarbonetos

Molculas formadas por um mesmo tomo como I2, Cl2, Br2, O2, N2, etc

AX3 AB X H/7 A Trigonal ngulo: 120

Interaes intermoleculares
As interaes intermoleculares so de natureza eltrica e ocorrem entre as molculas.
Interao Dipolo induzido ou Foras de London ou Foras de van der Wals. uma interao que tende a ser fraca, mas depende do tamanho da molcula. Se a molcula apresenta uma maior rea de contato, a intensidade da interao aumenta Dipolo permanente ou dipolo-dipolo uma interao de intensidade mdia Ligaes de hidrognio. Tipo de molcula que apresenta Ocorre entre molculas apolares Exemplos

AX3 A 5A X H/7 A Presena de 1 par de eltrons no-ligantes no tomo central

Piramidal

Ocorre entre molculas polares

AX4 AC X H/7 A

Tetradrica ngulo: 10928

uma interao mais forte que as outras j citadas.

POLARIDADE MOLECULAR

Molculas polares
Molculas assimtricas Exemplo

Ocorre entre molculas polares que apresentam os grupos OH NH HF uma atrao entre H ........ N H ........ O H ........ F

Molculas angulares e piramidais.

QUMICA mdulo 1
Um exemplo de como o tipo de interao influi no PF e PE. Observe o grfico. Q6. As ligaes, predominante inicas, do origem a compostos com:
a) b) c) elevada temperatura de ebulio e boa condutividade eltrica no estado slido. baixa temperatura de fuso e boa condutividade eltrica no estado slido. alta temperatura de fuso e boa condutividade eltrica quando fundidos. formao de solues aquosas no condutoras de corrente eltrica e pequena solubilidade em gua.
Condutivida Solubilidade de Eltrica I Solubilidade em gua varivel Insolvel III Conduz Alta Baixa e Moderadamente Alta. II Alta Bom condutor

d)

Observe que, medida que a massa molar aumenta, o PE tambm aumenta. A gua, apesar a menor massa molar, possui a maior temperatura de ebulio. Isso se deve s ligaes de hidrognio presentes entre as molculas de gua. As outras substncias do grfico so polares assim como a gua, mas apresentam interaes mais fracas entre suas molculas (dipolo-dipolo). QUESTES PROPOSTAS Q1. Assinale a alternativa em que todos os compostos so inicos. a) CH4, SiO2, Nal b) KCl, NaNo3, CuSO4 c) C6H12O6, H2O, NaH d) NaOH, NH4OH, HF Q2. Ao classificar uma amostra de um slido, um estudante realizou testes reunindo as seguintes propriedades: Alto PF; Insolvel em gua; Bom condutor Densidade 8,42 g/ml. Esse slido deve ser a) metlico b) molecular c) covalente d) inico. Q3. (PUC) O elemento hidrognio, ao se combinar com o carbono, sdio e cloro, forma compostos em que ocorrem ,respectivamente, as ligaes a) inica, covalente, covalente b) covalente, metlica, covalente c) covalente, inica, covalente d) covalente, inica, inica Q4. (Fafeod) Sais, hidrxidos, sulfetos e a maioria das substncias inorgnicas so exemplos de compostos inicos. Os slidos inicos mantm-se unidos pela atrao eletrosttica entre ons positivos e negativos. A respeito dos slidos inicos, incorreto afirmar que: a) so formados pela forte atrao entre um ction de metal e um nion de no-metal b) a formao dos compostos inicos um processo exotrmico. c) geralmente so solveis em solventes polares. d) apresentam baixas temperaturas de fuso. Q5. (Itana) Uma substncia slida, com alto PF, condutora de corrente eltrica, insolvel em gua e em tetra cloreto de carbono deve ser: a) covalente b) inica c) molcula polar d) metlica

Q7. Considere o quadro.


Slido Unidades Formadoras Ctions e eltrons livres ons (ctions e nions) tomos Temperatura de fuso Baixa a muito alta

Metal

Inico

Covalente

Molecular

tomos e molculas

IV

quando ioniza em gua

Nesse quadro, foram deixadas lacunas indicadas pelos algarismos I, II, III, IV. A alternativa que apresenta um preenchimento INCORRETO da lacuna :
a) b) c) d) I so insolveis na gua II so bons condutores de eletricidades. III no conduzem eletricidade, exceto o grafite. IV compostos apolares so insolveis em gua.

Q8. (UFMG) Este quadro apresenta os valores das temperaturas de fuso e ebulio dos cloretos de sdio, magnsio e alumnio, todas a uma presso de 1 atmosfera.
Composto Cloreto de sdio Cloreto de Magnsio Cloreto de alumnio Temperatura de fuso/0C 801 708 Sublima a 178 C
0

Temperatura de ebulio 10C 1413 1412

Considerando-se essas propriedades e os modelos de ligao qumica aplicveis s trs substncias, CORRETO afirmar que:
a) a ligao inica no cloreto de alumnio mais fraca que as dos demais compostos, pois, nela o ction divide a sua fora de atrao entre trs nions. as ligaes qumicas do cloreto de sdio, em estado slido, se quebram com maior facilidade que as dos demais compostos, tambm em estado slido. o cloreto de alumnio tem um forte carter molecular, no sendo puramente inico. os trs compostos tm frmulas correspondentes estequiometria de um ction para um nio.

b)

c) d)

Q9. (PUC) O grfico abaixo se refere a dois ons de cargas contrrias em equilbrio.

QUMICA mdulo 1
Todas as afirmativas esto corretas, EXCETO. a) o comprimento de ligao a distncia x. b) os ons se encontram isolados no ponto1. c) Os ons esto em equilbrio no ponto 3. d) A menor estabilidade ocorre no ponto 3. Q10. (UFMG) Em relao combinao de um tomo de hidrognio e um tomo de flor para formar uma molcula, a afirmao ERRADA :
a) b) a) b) a formao da ligao um fenmeno que libera energia. a ligao entre os tomos na molcula uma ligao simples. a ligao entre os tomos na molcula predominantemente covalente. os eltrons de ligao so atrados igualmente pelos dois ncleos.

Q17. (Ituna) H2O lquido e H2S gasoso, nas condies normais de temperatura e presso. Todas as afirmaes abaixo referem-se a essa diferena, EXCETO: a) H2S gasoso porque sua molcula mais leve que H2O. b) Molculas de H2O so mais fortemente ligadas entre si que as molculas H2S. c) O oxignio de uma molcula de H2O fortemente atrado pelo hidrognio de outra molcula de H2O. d) Ligaes de hidrognio unem as molculas de H2O e no esto presentes no H2S. Q18. O grafite um material que pode ser usado nas pilhas, em lapiseiras, e em leos lubrificantes. Sobre o grafite podemos afirmar EXCETO. a) O grafite mole por que apresenta fracas interaes de van der Waals entre suas camadas. b) O grafite apresenta alta temperatura de fuso devido s fortes ligaes covalente entre os tomos de carbono em sua estrutura. c) O grafite apolar, logo se dissolve em solventes apolares. d) O grafite conduz corrente devido a movimentao de eltrons deslocalizados em sua estrutura. Q19. A respeito das substncias: CCl4(l), I2(s), NH3(i), CsF(s), CO2(g), qual das alternativas abaixo contm afirmao FALSA? a) J que a ligao C-Cl polar, segue-se necessariamente que a molcula CCL4 polar. b) A coeso entre as molculas no iodo cristalino pode ser explicada por interaes do tipo dipolo induzidodipolo induzido. c) No amonaco liquefeito, ocorrem tanto ligaes covalentes como por ligao de hidrognio. d) Tanto no CsF slido quanto no CsF lquido encontram-se ctions e nions que se atraem por foras de natureza eletrosttica. Q20. Por ao de energia, o hidrognio diatmico se dissocia de acordo com a equao H H 2H. Nessa dissociao, ocorre a equao de ligaes: a) de van der Waals. b) Metlicas. c) inicas. d) covalentes.

Q11. (Unifor-CE) Uma substncia AB, slida nas condies ambientes, boa condutora de corrente eltrica quando fundida ou em soluo aquosa. Pode-se afirmar que AB apresenta
a) b) c) d) ligao covalente apolar. ligao covalente polar. ligao inica. ligaes de hidrognio.

Q12. (UFMG) Existem algumas propriedades que so adequadas para caracterizar os slidos inicos, uma vez que a grande maioria desses slidos apresentam essas propriedades.
Outras propriedades no so adequadas para esse fim, pois podem existir slidos inicos que no apresentam essas propriedades.

Considere o conjunto dos slidos inicos. Entre as propriedades relacionadas, indique a que NO ser exibida por um grande nmero de slidos.
a) b) c) d) Apresentar altas temperaturas de fuso. Conduzir corrente eltrica quando fundido. Ser isolante trmico e eltrico em estado de slidos. Ser solvel em gua.

Q13. O gs carbnico apresenta:


a) b) c) d) quatro quatro quatro quatro ligaes ligaes ligaes ligaes covalentes covalentes covalentes covalentes polares e molcula apolar. polares e molcula polar. apolares e molcula apolar. apolares e molcula polar.

Q14. Qual das afirmaes a seguir INCORRETA? a) A molcula CCl4 polar. b) O C6H6 insolvel em gua c) O etanol bastante solvel em H2O d) A amnia polar e possui geometria trigonal. Q15. As posies dos elementos na tabela peridica permitem prever as frmulas de substncias que contm esses elementos e os modelos de ligao apropriados a essas substncias. Considerando-se os elementos Si, O, C, K, Cl, W, a associao INCORRETA : a) SiO2 um slido molecular. b) O grafite um slido covalente. c) KCl uma sustncia inica. d) W um metal. Q16. A molcula de gs carbnico, o principal responsvel pelo efeito estufa que ameaa o equilbrio ecolgico da terra, apresenta as seguintes caractersticas, EXCETO. a) Dupla ligao covalente b) Geometria linear c) Estabelecimento de ligaes de van der Waals com outras molculas do gs. d) Rompimento fcil das ligaes entre seus tomos.

Q21. Em todas as alternativas, h exata correspondncia entre a molcula e sua forma geomtrica, EXCETO a) CO2 - linear. b) H2O - angular. c) CCl4 - tetradrica. d) BF3 - piramidal. Q22. Sendo A um lquido polar e B um lquido apolar, pode-se afirmar que a) b) c) d) CO2 miscvel em A. H2O miscvel em A e B. H2O miscvel em A. NaCl solvel em B.

Q23. Das substncias que se seguem, tem maior ponto de ebulio a) Hl b) HF c) HCl d) HBr

10

QUMICA mdulo 1
Q24. O cloreto de csio um sal formado por tomos que, por suas posies na tabela peridica, permitem prever que essa substncia a) forma um reticulado sustentado por foras coulmbicas. b) slida com ponto de fuso prximo temperatura ambiente. c) insolvel em gua. d) apresenta ligaes covalentes. Q25. O composto que apresenta molcula apolar e pode ser usado como combustvel a) CO2 b) CCl4 c) CH3OH d) C2H2 Q26. O composto formado pelos elementos qumicos X e Y, de nmeros atmicos respectivamente iguais a 1 e 7, ter frmula molecular e geometria: a) XY3; Trigonal b) X3Y; angular c) YX3; piramidal d) YX; linear Q27. (Mackenzie) O aumento da diferena de eletronegatividade entre os elementos ocasiona a seguinte ordem no carter das ligaes a) covalente polar, covalente apoiar, inica. b) inica, covalente polar, covalente apoiar. c) covalente apoiar, inica, covalente polar. d) covalente apoiar, covalente polar, inica. Q28. (Fuvest) Qual das molculas tem maior momento dipolar? a) H2O ou H2S b) CH3 ou NH3 Q29. Considere as substncias seguintes no estado slido: 1) gelo. 2) gelo seco; 3) salitre (NaNO3); 4) mrmore (CaCO3); 5) quartzo (SiO2); 6) diamante; 7) sdio; 8) nenio; 9) iodo; 10) uria; 11) glicose; 12) ferro; 13) hlio14) nitrognio; 15) fsforo branco (P4). Quais delas apresentam retculo cristalino a) molecular. b) atmico. c) metlico. d) covalente. e) inico. Q30. Faa a representao das interaes intermoleculares existentes entre a) acetona e gua. b) cido actico e gua. c) molculas de metil-amina. d) molculas de 1-butanol. e) molculas de hexano.

Q31. Considere as informaes abaixo a respeito de vrias substncias.


Substncia A B C D E PF 55C 1580C 85C 720C 3800C PE 200C 3200C 180C 1800C 4200C Solubilidade em gua Solvel Insolvel Insolvel Solvel Insolvel Condutividade a 25C No conduz Conduz No conduz No conduz No conduz Condutividade em soluo No conduz --No conduz Conduz ---

Classifique cada substncia como sendo molecular, inica, metlica ou covalente e cite o tipo de ligao rompida durante a fuso. *****

11

S-ar putea să vă placă și