Sunteți pe pagina 1din 21

A Abordagem Centrada na Pessoa na histria da psicologia no Brasil: da psicoterapia educao, ampliando a clnica* Ronny Francy Campos

Nos anos 60, o movimento cultural nos EUA e os movimentos polticos e culturais brasileiros questionavam a desumanizao e os poderes em geral. Os jovens dos mais variados lugares denunciavam o que eles consideravam os podres poderes, as verticalidades, as opresses, as diversas formas de violncias no mundo. Segundo Boanaim Jr. (1998, p. 28):
Muito do extraordinrio sucesso da Terceira Fora da Psicologia se deve ao Zeitgeist desse momento histrico, ao qual, de vrias maneiras, suas propostas eram ressonantes e coincidentes, a ponto de, em diversos sentidos, ter sido o movimento da psicologia humanista abarcado como uma das facetas da contracultura. A prpria posio geogrfica de alguns dos principais centros de desenvolvimento e de difuso da psicologia humanista, como o quase lendrio Instituto Esalen, colocava-os no centro dos acontecimentos, na Califrnia, Meca e terra prometida da contracultura americana.

No Brasil, particularmente, foi tambm num momento poltico-social e cultural bastante conturbado que a psicologia humanista passou a fazer parte do cenrio nacional. Estvamos no auge da ditadura militar. A palavra de ordem naquele momento do pas era: Brasil, ame-o ou deixe-o. Os militares, no final da dcada de 60, estavam pouco tolerantes com novidades. Contudo, as psicoterapias, de um modo geral, surgiram, no Brasil, exatamente nesse perodo. As psicoterapias, provavelmente, foram ganhando fora nesse momento especfico do pas, especialmente, por serem entendidas como uma espcie de refgio psquico para os ainda descontentes com o sistema, com as alternativas que at aquele momento haviam sido encontradas para os problemas sociopol*

Dedico este texto aos meus entrevistados: Abigail Alvarenga Mahoney, Antnio Campos Neto, Diana Belm, Escpio da Cunha Lobo, Ir. Henrique Justo, Laurinda Ramalho de Almeida, Mrcia Alves Tassinari e Vera Maria Nigro de Souza Placco; a eles meus sinceros agradecimentos por compartilharem comigo suas experincias e seus conhecimentos.

Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

tico-emocionais decorrentes do enfretamento do regime. Era, de algum modo, a subjetividade individual ganhando espao num universo predominantemente poltico. Segundo Almeida e Weis (1988), naquele momento, no Brasil dos militares, havia a mxima: o pessoal poltico.
Quaisquer que fossem os valores e o estilo de vida efetivo dos intelectuais, profissionais liberais e estudantes de oposio, a vida poltica se derramava sobre a rotina diria e as relaes pessoais, de forma ora sutil ora brutal. Mesmo quando o envolvimento com a oposio se limitasse solidariedade aos oposicionistas de tempo integral, o cotidiano se alterava. Dentro de casa, nem tudo podia ser dito (...). (Ibid., 1988, p. 405)

Nesse sentido, as psicoterapias no Brasil surgem tambm como um dos poucos espaos de privacidade total para os adversrios do regime; em seu setting havia a possibilidade de serem geradas novas formas de percepo de mundo, novas maneiras de freqentar o mundo, novas formas de se viver melhor neste mundo. Nesse microespao era possvel, com liberdade e segurana, contestar as relaes polticas, educacionais, familiares, amorosas, etc. Com isso, a psicoterapia foi se constituindo entre os brasileiros como um lugar de possveis mudanas. Nelas, era potencialmente possvel a produo de novos sujeitos, de novos modos de ser; ali era vivel tratar atravs do exerccio do pensamento e da expresso verbal de vrias insatisfaes existenciais, sem concretamente correr grandes riscos de vida. Enfim, a forte censura e a represso a vrios assuntos impostos pela fora do regime acabaram possibilitando que a psicoterapia surgisse no Brasil como mais uma brecha ou espao de resistncia, especialmente, para as pessoas das classes mdia e alta brasileira daquele momento. Contudo, segundo Michel Foucault, preciso no esquecer que a psicologia, como dispositivo poltico e social, sempre foi responsvel pela produo de subjetividades. E a produo de subjetividades, para esse autor, deve ser entendida como formas de pensar, sentir, perceber e agir, no como da natureza, da essncia dos indivduos, mas como produes histricas, datadas e localizveis. Em sntese, a contestao, sem dvida nenhuma, em escala mundial, foi o denominador comum dos anos 60. Os diferentes aparatos de represso (e de resistncia) no Brasil e no mundo foram os principais responsveis pela produo em massa de certas formas de subjetividade. Os brasileiros, especifica Naturalmente, o desaparecimento, a priso ou morte de pais, mes, maridos, mulheres, irmos, irms, filhos ou filhas transformavam o cotidiano das pessoas num verdadeiro pesadelo.

12

Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

mente, da segunda metade da dcada de 60 em diante passaram, de acordo com as experincias vivenciais de cada um, a experimentar processos de subjetivao caracterizados sobretudo por uma maior valorizao da interioridade psicolgica. As pessoas passaram a dar menos importncia ao que ocorria fora delas e a se voltarem mais para o que acontecia dentro delas mesmas. De um momento para o outro, as categorias polticas foram transformadas em categorias psicolgicas, surgindo com isso a necessidade de se repensarem as relaes entre a poltica e a subjetividade.
A importncia do consumismo, a busca da ascenso social como decorrncia dos mritos pessoais, a sobrevalorizao da intimidade psicolgica so algumas das balizas desse [novo] modo de viver. O ntimo e o familiar tornam-se o refgio derradeiro contra os terrores sociais, j que a poltica era entendida como pertencente ao governo, e a competncia das pessoas deveria estar restrita ao trabalho, ao estudo, enfim, ao subir na vida. (Ferreira Neto, 2002, p. 97)

Fortalecia-se o mergulho para dentro de si, de sua famlia. Segundo Costa (1984), em seu estudo sobre a gerao AI-5, constata-se que, junto com o estilo militar de governar, criaram-se as condies polticas e econmicas que em muito contriburam para a desestruturao do ncleo da famlia burguesa brasileira, levando cada um de seus membros a buscar uma nova definio para as suas identidades privadas.
O importante era o autoconhecimento e, como efeito disso, a nfase dada ao privado, ao intimismo e desqualificao de tudo que fosse pblico ou poltico, principalmente poltico. Para os jovens da classe mdia, j que no era possvel mudar o mundo, que se mudasse individualmente. (Coimbra, 1995a, p. 57)

A partir da, segundo Ferreira Neto (2002), um grupo considervel de pessoas passou a ser freqente consumidor dos servios psicolgicos prestados pelos profissionais da psicologia. As pessoas, e, especialmente, as famlias em crise passam a contar ento com esses novos especialistas brasileiros, propiciando assim o chamado boom das psicoterapias no pas.
(...) ao lado do profundo intimismo, houve tambm a produo do familiarismo, quando foi intensificada a importncia da famlia no bem-estar e estruturao de seus membros. Duas categorias de acusao foram muito difundidas no Brasil e no mundo nos anos 70: a do drogado e a do subversivo. Dois perigosos inimigos,
Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

13

pois se colocavam contra a famlia, a ptria, a religio, o trabalho, tendo claras conotaes patolgicas. Deviam ser reprimidos, bradavam muitos, mas argumentavam, deviam ser tambm tratados. (Coimbra, 1995a, p. 57)

A proposta de psicoterapia, mais especificamente, a rogeriana surgiu, no final da dcada de 1960, em vrias capitais brasileiras. Contudo, segundo Tassinari e Portela (1996), o surgimento mesmo das idias de Carl Rogers se deu primeiramente no Rio de Janeiro, atravs do trabalho de Mariana Alvim, provavelmente a primeira pessoa que estudou e apresentou as noes de Rogers para psiclogos e educadores brasileiros. Segundo essas pesquisadoras, Mariana Alvim conheceu Rogers em 1945, em Chicago, quando foi estudar as boas instituies nos EUA, que trabalhavam com delinqentes desvalidos. Aprendeu o que na poca se denominava entrevista no-diretiva (ibid., 1996, p. 21). Em entrevista concedida a essas pesquisadoras:
Mariana nos relata que se sentiu bem recebida pela maneira afetuosa e interessada expressada por Rogers, que j naquele ano mostrou interesse em vir ao Brasil. Em 1947, Mariana foi chamada para organizar o ISOP (Instituto de Seleo e Orientao Profissional)/RJ, quando passou a usar efetivamente a tcnica no-diretiva. Ela tambm foi parcialmente responsvel pela insero de Maria Constana Villas Bowen na Abordagem. Mariana teve oportunidade de participar de vrios workshops nos EUA e no Brasil, tendo mantido contato estreito com Rogers e partilhado de suas idias de maneira viva, aplicando-as em seu trabalho, sem, contudo, ter criado um grupo especfico de disseminao. (Ibid., 1996, p. 22)

J em Belo Horizonte, as idias de Carl Rogers comearam a ser discutidas na primeira turma do primeiro curso de graduao em Psicologia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que teve seu incio em 1963.
Antonio Quinam relata sobre a constituio do primeiro grupo de estudos da Abordagem Centrada na Pessoa em 1970, que posteriormente se constituiu em sociedade civil designada Cenep Centro de Estudos de Psicoterapia, dissolvido em 1978, ainda que alguns de seus integrantes continuem at hoje, como um grupo de estudos. Temos notcias do Primeiro Grupo de Formao de Psicoterapeutas, coordenado por Antnio Luiz Costa, no final da dcada de 60, perodo em que
14
Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

ocorreu grande divulgao da Abordagem, inclusive no meio acadmico. O grupo mineiro foi, de certa forma, influenciado por Pierre Weil, Max Pags, Maria Bowen, Maureen Miller. (Ibid., 1996, p. 8)

No Recife, tambm na dcada de 60, segundo pesquisa realizada por Tassinari e Portela (ibid.), as faculdades de Psicologia dessa capital passaram a oferecer disciplinas obrigatrias na graduao, relacionadas s idias de Rogers; a partir da, vrios cursos de formao de psicoterapeutas acabaram sendo realizados, todos por iniciativa de Lcio Campos, Maria Auxiliadora Moura e Maria Ayres. O resultado da dedicao desses profissionais acabou proporcionando um ncleo considervel de pessoas interessadas pela psicologia rogeriana em diversas cidades do Nordeste. Segundo Tassinari e Portela (ibid., p. 22)
Realizamos vrias entrevistas no Nordeste, onde evidenciou-se [principalmente] a forte influncia do Lcio Campos como psicoterapeuta, professor e supervisor de vrias geraes de psiclogos desde a dcada de 60, quando fundou o Instituto de Psicologia da Universidade Catlica de Pernambuco. A formao de Campos foi feita nos Estados Unidos, onde se tornou psiclogo, aprofundando seus estudos na Terapia Rogeriana (...). Sua influncia foi to fortemente sentida que muitos nordestinos lhe atribuem o declnio dos estudos tericos e prticas, na dcada de 70, aps seu afastamento das instituies universitrias.

Em Porto Alegre, tambm no final dos anos 60, a proposta de psicologia rogeriana encontra boa acolhida, tanto no espao universitrio quanto em grupos de estudos. Segundo Ir. Henrique Justo, um dos principais representantes da proposta rogeriana no Rio Grande do Sul, o primeiro contato que ele, particularmente, teve com as idias de Carl Rogers, foi em 1955/1956, atravs do livro de um psiclogo italiano que estagiou com Rogers nos EUA.
Na poca, eu tinha tambm um amigo que estava morando nos Estados Unidos, que aos poucos foi me enviando os livros de Rogers. Eu j era professor da PUC/RS, e aos poucos fui me tornando rogeriano. Institucionalmente, eu comecei a trabalhar com essa proposta de psicologia, aps uma temporada de estudos em Paris, com seguidores de Rogers, sobretudo com Andr Peretti. Quando voltei, em 1968, comecei a apresentar as idias de Rogers, inicialmente nos cursos da PUC de Porto Alegre, e depois no Centro de Estudo da Pessoa, tambm na capital gacha. Em 1969, Vili Bocklage e eu criamos esse centro de estudos, pelo qual passou uma centena de psiclogos. Como, naqueles anos, ainda no havia nada
Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

15

de Carl Rogers traduzido para o portugus, eu preparei uma apostila, e logo em seguida redigi um texto, que, depois de algumas remodelaes, foi, em 1973, publicado com o ttulo Cresa e faa crescer, que est atualmente, na sua sexta edio. (Ir. Henrique Justo, entrevista pessoal concedida ao autor do presente artigo na cidade de Socorro/SP , em outubro de 2002)

Contudo, foi sobretudo no eixo Rio-So Paulo que a proposta rogeriana de psicologia acabou sendo mais difundida, inclusive, tendo aplicaes distintas em cada uma dessas capitais. No Rio de Janeiro, por exemplo, o enfoque rogeriano voltou-se inicialmente, quase que exclusivamente para as prticas pedaggicas. J em So Paulo, as idias de Rogers foram, num primeiro momento, melhor aproveitadas no campo da clnica psicolgica. Em So Paulo, mais especificamente, a difuso das idias de Rogers aconteceu a partir de 1964, atravs dos cursos de Aconselhamento Psicolgico realizados na USP pelo professor Oswaldo de Barros. De acordo com Coimbra (1995a), a USP , e, com menos intensidade, a PUC-SP e o Sedes Sapientiae foram as instituies brasileiras que mais contriburam para a promoo e divulgao das idias desse autor. De acordo com Fonseca (1983), vale lembrar tambm que essa proposta de psicologia, surgida inicialmente como uma produo voltada para a classe mdia norte-americana, acabou sendo, em seguida, transplantada para outros pases, inclusive o Brasil, praticamente sem qualquer alterao. A proposta de psicologia rogeriana, assim que chegou ao Brasil, contou imediatamente com a adeso de pessoas que eram tidas como de vanguarda, especialmente por suas militncias polticas. Algumas, inclusive, estavam literalmente engajadas nas lutas de resistncia contra a ditadura militar, como era o caso, por exemplo, de Iara Iavelberg. Em So Paulo, as principais representantes dessa recm-surgida proposta de psicologia foram Rachel Rosemberg e Iara Iavelberg, ambas alunas regulares dos cursos de Oswaldo de Barros. Iara Iavelberg, particularmente, esteve tambm envolvida na luta armada contra o regime militar.
 Para os rogerianos, de um modo geral, a Abordagem Centrada na Pessoa pode assumir, conforme o caso, a forma de aconselhamento ou psicoterapia. H uma tendncia, entre os psicoterapeutas que fizeram opo por essa abordagem, em utilizar o termo aconselhamento para designar entrevistas preliminares e superficiais, reservando o conceito de psicoterapia para contatos mais intensivos e com durao mais prolongada, nos quais almejada uma organizao mais sistemtica da subjetividade. Segundo Rudio (1999), Carl Rogers utilizava esses termos, indistintamente.

16

Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

Percebe-se, ento, que, apesar da proposta rogeriana de psicologia ser muitas vezes acusada, segundo seus crticos mais cidos, de no considerar os fatores histricos e culturais, estando, portanto, completamente desvinculada da realidade brasileira, ela se instala no Brasil por meio de pessoas nada apolticas e muito menos desvinculadas da histria do pas. Inclusive, segundo Justo (2002), quando interrogado sobre a possibilidade de os simpatizantes da proposta rogeriana estarem alienados da realidade poltica e social brasileira desde o surgimento dessa proposta de psicologia no Brasil, ele me responde da seguinte maneira:
Eu, particularmente, nunca lutei com os militares, no do jeito deles. Eu pensava assim: como eu no posso enfrentar, desarmado, homens que andam de fuzil e baionetas. Contudo, sempre acreditei na possibilidade de enfrent-los de outras maneiras. Tanto que no auge da ditadura militar eu orientei uma dissertao de mestrado sobre o Paulo Freire. (Trecho da entrevista concedida por Ir. Henrique Justo ao autor do presente artigo, em Socorro, SP , em outubro de 2002)

Vale lembrar, que tanto Paulo Freire quanto Rogers apresentam como motivo principal, tanto de suas idias quanto de suas propostas de trabalhos, a busca plena de liberdade para as pessoas atravs da conscientizao histrica e social. Mesmo assim, faamos a seguinte pergunta: como os psiclogos, e alguns historiadores da psicologia interpretam ou podem interpretar essa acolhida, no final dos anos 60, psicologia humanista, em especial, no caso do tema deste artigo, proposta rogeriana de psicoterapia? Segundo Coimbra (1995b), por exemplo, com a ditadura militar j totalmente instalada no Brasil, ficava a sensao de que entrar para a clandestinidade atravs da luta armada ou de outra forma de resistncia, como muitos fizeram, apesar de ser uma alternativa de enfretamento e manifestao das insatisfaes com o regime, no era, talvez, o melhor caminho. Para ela, havia na poca o entendimento de que as pessoas que se dedicavam militncia poltica eram, no somente irresponsveis, pois colocavam em risco suas vidas e as de suas famlia, mas tambm desestruturadas emocionalmente. Para essa autora, a resistncia ao regime e opresso, assim como as insatisfaes e o questionamento, to vivos nos anos 60, colocavam, para os psiclogos, de um modo geral, a necessidade de buscar formas alternativas voltadas para o fortalecimento do indivduo, de modo a reforar sua capacidade de resistncia, sem no entanto deix-los to expostos fria do regime:
Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

17

(...) [Era] fundamental a acumulao de foras e para tanto a atuao em seus locais de trabalho, como uma forma de resistncia (...). A psicologia humanista, a metodologia no-diretiva e, enfim, as terapias alternativas aparecem para muitos como uma resposta. (Coimbra, 1995b, p. 264)

Com isso, a psicologia humanista proposta por Carl Rogers pode, na minha interpretao, ser perfeitamente entendida como uma aliada nas lutas contra a desumanizao, as opresses, as injustias; como uma das possveis formas de resistncia aos abusos do regime. preciso reconhecer que Rogers ganha maior evidncia na histria da psicologia, especialmente a partir do momento em que apresenta uma nova proposta de abordagem humana. Suas idias indicam que, diante das dificuldades da psicologia em lidar com os problemas polticos e sociais, uma alternativa pode ser trabalhar centrando-se exclusivamente na pessoa.

Segundo Mondin, so vrias as definies propostas para o termo pessoa.


[Tm-se] as definies psicolgicas, que so aquelas apontadas por Descartes, Hume, Fichte e que identificam a pessoa com a autoconscincia. H tambm as definies dialgicas, que so aquelas de Mounier, Ricoeur, Levinas, Buber, que afirmam consistir a pessoa na capacidade de dialogar com os outros, e as definies ontolgicas, que sugerem ser a pessoa a prpria essncia, a substncia, ou mesmo, o ser do homem. (Mondin,1998, p. 25)

Veremos, no decorrer deste artigo, que a proposta rogeriana contempla nitidamente esses trs grupos. Segundo Moreira (2001), por exemplo, a partir da idia de homem como pessoa que o pensamento rogeriano se organiza em uma proposta de psicoterapia.
A reviso cronolgica dos escritos rogerianos mostra como ele vai se constituindo, se ampliando e se reformulando ao longo dos anos. Da teoria no-diretiva Abordagem Centrada na Pessoa existe um longo percurso, em que idias vo sendo superadas, pontos de vistas complementados e reelaborados. Entretanto, interessante notar como a concepo de homem de Carl Rogers se mantm, ao longo de toda a sua teorizao, ligada noo de pessoa como centro. (Leito, 1990, p. 57) 18
Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

Para Carl Rogers, a realidade deveria passar, no contexto da psicoterapia, a ser analisada pela subjetividade privatizada. Esse autor sempre foi um apaixonado pela subjetividade humana. Segundo Rogers, toda pessoa existe num mundo de experincias em constante mutao, do qual ela o centro. Com isso, seguindo a sua proposta de psicologia, as coisas passariam a ser interpretadas de acordo com a lgica interna e individual de cada subjetividade. Foi assim, no meu entendimento, que comeou, na histria recente do Ocidente, a se trabalhar mais efetivamente com os homens, fazendo com que a realidade passasse a ser visualizada, tambm, pelo vis psicolgico. Para Carl Rogers, definitivamente, o homem no uma mquina, nem, muito menos, um ser guiado por foras inconscientes, mas uma pessoa em vias de autocriao. Diante do contexto histrico, poltico e social de sua poca, Rogers apresenta, como tese central para a sua proposta de psicologia, uma outra concepo de homem, fundamentalmente construtiva e auto-reguladora. Para esse psiclogo, toda pessoa possui dentro de si os recursos necessrios para o seu prprio crescimento. Porm, esses recursos s estaro ao alcance se um clima definido de atitudes psicolgicas for oferecido por uma outra pessoa. A psicologia que Carl Rogers procura validar, naquele momento, tem como pano de fundo bsico uma viso de homem como um ser em busca constante de si mesmo, que vive um contnuo processo de vir a ser e que apresenta uma tendncia natural para se desenvolver. Diante de tudo o que vinha ocorrendo nos anos 60 e, principalmente, aps a experincia de duas grandes guerras mundiais,
(...) as pessoas estavam ficando cada vez mais resistentes a estabelecer vnculos mais profundos e duradouros, vivendo cada vez mais o vazio afetivo, a angstia, o desespero e a desesperana. As pessoas vinham, dia aps dia, despotencializando-se, desumanizando-se cada vez mais. (Escpio da Cunha Lobo, entrevista pessoal concedida ao autor do presente artigo na cidade de Belo Horizonte, em setembro de 1998)

Rogers busca discutir, incessantemente, a criao daquilo que ele definiu como as condies apropriadas para o afloramento de potncias e essncias existentes em cada indivduo. Acrescente-se que, ao longo dos anos, essa orientao para o crescimento pessoal se fundiu com os training groups (T. Group) e,
 Os training group (T.Groups) surgiram da dinmica de grupo lewiniana. Eles colaboraram principalmente para a difuso dos conceitos de Kurt Lewin e tambm com outras noes vinculadas s investigaes com pequenos grupos.

Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

19

conjuntamente, formaram o que veio a ser o ncleo do Movimento Grupalista, que acabou se espalhando pelos Estados Unidos na dcada de 60 e na primeira metade da dcada seguinte, expandindo-se tambm para vrios pases da Europa e da Amrica Latina, propondo e ajudando a organizar os chamados Centro de Desenvolvimento do Potencial Humano.
(...) O T. Group e o grupo de base rogeriano so um marco, o dispositivo em que se injeta a nova cultura, na qual convergem contribuies da contracultura enquanto ideologia e experincia, mas tambm a influncia das novas formas de psicoterapia. (Lapassade, 1980, p. 62)

Rogers prope mudanas gerais nas relaes de poder, entendendo que as relaes de poder prprias do sistema capitalista anulam a liberdade de escolha ou de deciso das pessoas. Para ele, essas relaes, quando ocorrem assimetricamente, como vem ocorrendo, reforam ainda mais os laos de dominao. Os relacionamentos humanos, para esse psiclogo, esto bastante comprometidos com um modelo j falido de relaes. Segundo ele, os modelos de relacionamento, da maneira como vm se efetivando, impossibilitam a libertao das pessoas. So relaes por demais autoritrias, pautadas exclusivamente em verticalidades, e funcionando, principalmente, por meios opressivos. Diante dessas reflexes, uma sada, segundo Rogers, seria que se procurasse viabilizar com alguma urgncia novos modos de relacionamento, de organizao e conduo das pessoas. Segundo Leito (1990), no que Rogers pretenda dar poder s pessoas, ele apenas sugere que no o tirem. Coerente com esses pressupostos, sua proposta de psicoterapia est totalmente respaldada na idia de encontrar algum refgio psquico para as pessoas e na crena que ele tem no prprio poder de cada um para resolver mais efetivamente suas prprias questes. Rogers no acredita na eficcia de um macropoder capaz de mudar todas as pessoas ou toda sociedade e, sim, num micropoder, num poder de mudar a si mesmo, num poder pessoal. Segundo Holanda (1998), o termo centrado na pessoa, inclusive, para ser mais preciso, surgiu por volta de 1976, mas s se formalizou realmente a partir de 1977, com a publicao do livro de Rogers sobre o Poder Pessoal, onde ele amplia a filosofia da terapia centrada no cliente para outras reas, tais como administrao, superviso e educao. Sua idia era que atravs do poder pessoal, as pessoas pudessem combater a ordem social vigente, indo em busca de um mundo mais justo (Leito,
20
Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

1990, p. 66). Rogers aposta na capacidade que as pessoas tm, desde que sejam oferecidas algumas condies psicolgicas bsicas, para se conduzirem por conta prpria, para se governarem. Atravs do seu projeto de psicologia, procura discutir questes referentes s liberdades individuais e s potencialidades presentes em cada pessoa.
Rogers enfatizou que o maior potencial da mudana residia na surpreendente capacidade do cliente (denominao que passou a adotar em oposio conotao de passiva capacidade implcita na designao paciente) para organizar sua prpria experincia, por meio de insights propiciados pela estrutura permissiva da consulta, em configuraes mais sadias e adaptativas. (Boanaim Jr., 1998, p. 80)

A se tem, segundo alguns intrpretes de Rogers, uma das razes do forte impacto de suas idias no cenrio brasileiro, sobretudo das propostas de psicoterapias que surgiam no Brasil. Acompanhando a histria das propostas de psicologias recentes nascidas nos Estados Unidos, nos anos 60, tambm no Brasil, a psicologia rogeriana vai se colocar como um contraponto s propostas da psicanlise e do behaviorismo. Para Rogers, preciso fazer com que as pessoas passem a acreditar que no esto entregues s foras do inconsciente e muito menos dos ambientes. Para ele, preciso devolver s pessoas os poderes que cada um tem sobre si mesmo. Para Boanaim Jr. (1998), Rogers prope simplesmente que os terapeutas passem a acreditar mais no potencial existente em cada pessoa e que parem de fazer quase tudo o que vinham fazendo na conduo dos processos psicoteraputicos. Ou seja, prope que parem de interpretar, diagnosticar, orientar, analisar, aconselhar, prescrever, enfim, dirigir o processo, tendo em conta, especialmente, a sua condio de especialista que sabe o que melhor para o outro. Para Rogers, as pessoas, de um modo geral, apresentam em comum a caracterstica de serem capazes de se autodesenvolverem, sempre em direo ao melhor de si, tendo em vista as capacidades prprias inerentes a cada indivduo. Segundo ele, todo ser humano tem um potencial de crescimento pessoal natural, que lhe inerente para desenvolver todas as suas potencialidades e para desenvolv-las de maneira a favorecer sua conservao e seu enriquecimento.
Rogers acredita, portanto, que todo ser humano tem um potencial de crescimento pessoal natural, que lhe inerente e que ocorrer desde que lhe sejam dadas as
Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

21

condies psicolgicas adequadas para tal. Seu pensamento enfoca o homem como uma totalidade, um organismo em processo de integrao. (Leito, 1986, pp. 66-67)

A aceitao desse potencial de crescimento pessoal natural e a idia de autorealizao favorecem o posicionamento do terapeuta antes como um facilitador do que algum que atua sobre o outro.
(...) Rogers d uma nfase toda especial ao papel dos sentimentos e da experincia como fator de crescimento. Para ele, a experimentao dos sentimentos o caminho para a integrao e o desenvolvimento pleno do ser humano. a experincia do momento e a vivncia plena dos sentimentos que ocasionam a manifestao ativa do potencial de desenvolvimento existente na pessoa. (Ibid., pp. 66-67)

Para Rogers, a matriz, tanto do conhecimento como da afetividade, a experincia. Segundo ele, todos os aspectos da experincia peculiarmente humana so levados em considerao pela sua proposta de psicologia: o amor, o dio, o medo, a esperana, a felicidade, a responsabilidade, o sentido da vida, etc. Carl Rogers estava convencido de que as pessoas devem confiar em seus prprios exames e nas interpretaes de seus prprios sentimentos e experincias. Ele tambm acredita que as pessoas podem melhorar conscientemente a si mesmas. Essas idias, inclusive, vo se tornar primordial para a sua proposta de no-diretividade em psicoterapia. A no-diretividade ou a nfase em formas de atuao permissivas, no-autoritrias, avaliativas ou direcionais no processo teraputico tornou-se, inclusive, o trao mais comum de identificao dos psiclogos rogerianos. A no-diretividade um conceito que atravessa, participa e permanece em todas as fases da constituio da Abordagem Centrada na Pessoa. Na proposta rogeriana de no-diretividade, a idia bsica mesmo a de no direo, ou seja, a absteno total por parte do psicoterapeuta de aes ou intervenes que possam vir a servir como guia no processo de crescimento da pessoa.
Rogers estava fazendo, de fato, uma espcie de proposta, ou melhor, antiproposta revolucionria e desconcertante para o psicoterapeuta de ento: pare de fazer tudo o que esteve fazendo, pare de atuar sobre o outro, pare de tentar dirigir seu processo de mudana; apenas oua, apenas seja sensvel, apenas entenda, apenas confie nessa pessoa, apenas esteja com ela, apenas lhe permita ser, e descubra, nesse processo, as surpreendentes direes de mudana, auto-reorganizao e crescimento a que isso 22
Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

pode levar. (...) A essa radical mudana de orientao e de atitude, em oposio s tendncias diretivas e centradas no terapeuta que dominavam o cenrio de ento, Rogers denominou orientao centrada no cliente ou no-diretiva. (Boanaim Jr., 1998, pp. 80-81)

Rogers procura no mais privilegiar tanto as questes ligadas ao psicodiagnstico, no privilegiar os temas que reforavam ainda mais o poder do terapeuta em relao ao cliente; busca, sim, que os psicoterapeutas ousem voltar ao mximo possvel a sua ateno para as potencialidades inerentes a cada pessoa. Sua proposta que os psiclogos se concentrem mais no crescimento e no desenvolvimento da pessoa, deixando seus clientes mais livres para se autoconduzirem. A proposta rogeriana sugere aos terapeutas que eles procurem, simplesmente atravs das suas atitudes, ajudar seus clientes a viverem melhor, terem melhores condies para lidar com os embates da vida e que promovam novas formas de relacionamento humano para que as pessoas que, porventura, eles venham a atender, possam adquirir mais confiana em si mesmas.
Na orientao no-diretiva, acredita-se que existe em todo ser humano um processo natural e permanente de desenvolvimento, onde o indivduo est em busca de sua auto-realizao, autonomia e ajustamento. Quando estes resultados no so alcanados porque alguma barreira esta impedindo o processo. Desta maneira, a melhor forma de ajudar algum contar com a fora natural e permanente que ele j tem dentro de si. criar condies favorveis para que ele liberte o seu desenvolvimento, identificando e reiterando os obstculos que o esto impedindo. (Rudio, 1999, p. 17)

A idia da no diretividade foi, originariamente, aplicada na psicoterapia proposta por Rogers. Com o decorrer do tempo, essa proposta de mtodo psicoterpico foi progressivamente se estendendo a outros setores do relacionamento humano como o educacional, familiar, empresarial, etc. Segundo Kinget (1975), vale ressaltar que o mtodo no-diretivo, o que no significa que ele no tenha direo. Toda situao psicoterpica est impregnada de direo isto , de significao orientada por mais no-diretiva que seja a atitude do terapeuta. Segundo Holanda (1998, p. 103):
(...) nesta atmosfera de permissividade que surgem as mais contundentes crticas direcionadas ao papel pouco ativo que o terapeuta exerceria, o que levou a uma srie
Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

23

de mal-entendidos e de mitos sobre a figura do terapeuta que no fala em terapia. Na realidade, seu esforo era uma tentativa de desarticular a conotao de autoridade relacionada ao terapeuta.

A proposta de no-diretividade est associada, no idia de um novo mtodo para os psicoterapeutas, mas a uma nova postura de relacionamento humano, completamente diferente do que vinha ocorrendo nos consultrios de um modo geral. Sua inteno era que essa proposta fosse levada para outros espaos, alm dos gabinetes de atendimento psicolgicos. Em verdade, o que Rogers estava propondo era uma nova postura, um novo modo de ser para trabalhar com as pessoas. E isso poderia acontecer, tanto nos consultrios como nas salas de aula, nas empresas, nas igrejas, etc. Do ponto de vista educacional, de acordo com Almeida, notrio, na dcada de 70, que uma srie de escolas brasileiras passaram a se organizar pedagogicamente, baseando-se na psicologia rogeriana, visando, sobretudo, proposta no-diretiva na educao.
Estas escolas no foram bem-sucedidas devido a uma srie de deturpaes no entendimento do que seria o no-diretivismo, que acabou se transformando numa espcie de laissez faire. Havia, por parte dos crticos, um tom bem jocoso quando se dizia adotar a proposta nodiretiva: ah, ento vocs so os que deixam os alunos fazerem o que quiserem?. (Laurinda Ramalho de Almeida, entrevista pessoal concedida ao autor do presente artigo na cidade de So Paulo, SP , em agosto de 2001)

Contudo, a inteno da proposta rogeriana sempre foi a de ajudar as pessoas a procurarem fazer alguma coisa por si mesmas e aprenderem a se posicionar mais satisfatoriamente no meio em que vivem. Nesse sentido, os psiclogos rogerianos consideram que a base necessria para as mudanas desejveis do indivduo a plena compreenso e aceitao de si mesmo. Entendem que tanto a relao teraputica quanto a educacional devem se apoiar essencialmente no respeito pessoa do cliente. Acreditam que todo ser humano deseja, em qualquer circunstncia, ser ouvido atentamente, compreendido honestamente e respeitado incondicionalmente na sua condio de sujeito (Cunha Lobo, entrevista pessoal concedida ao autor do presente artigo na cidade de Belo Horizonte, em setembro de 1998). Para isso, Rogers e seus colaboradores desenvolveram o conceito de considerao incondicional
24
Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

pessoa como um dos princpios bsicos da Abordagem Centrada na Pessoa. Para eles, a pessoa, quando entra em relao com um terapeuta ou professor, j vem com toda uma carga de experincias nas quais j fora, de algum modo, repelida pelas outras pessoas. Neste sentido, o cliente [ou aluno] procura uma aceitao de si-mesmo quando do evento do encontro. A aceitao ser, ento, um respeito pelo cliente [ou aluno], por sua independncia com seus prprios sentimentos e experincias , por seu sofrimento e sua dor (Holanda, 1998). Segundo os psiclogos rogerianos, a partir do momento em que a pessoa passa a entrar em contato com eles, a atitude deles enquanto facilitadores ser sempre de considerao incondicional condio de vida e de expresso verbal dessa pessoa; aceitam, seja o que for, que partir da pessoa. Essa aceitao, evidentemente, refere-se ao campo da fala, das expresses da pessoa, considerando especialmente as suas experincias no campo da linguagem; o que eles chamam de considerao incondicional a experincia de vida da pessoa. Um dos psicoterapeutas entrevistados, Cunha Lobo, por exemplo, fez questo de acrescentar que:
(...) a aceitao incondicional no contexto da psicoterapia no , decididamente, aprovao nem tampouco reprovao. Para mim, essa postura facilitadora tem muito mais a ver com a atitude compreensiva, que um outro princpio que os rogerianos adotam em seus trabalhos. (Trecho da entrevista concedida por Cunha Lobo ao autor do presente artigo, em Belo Horizonte, em setembro de 1998)

A compreenso emptica (ou atitude compreensiva) diz respeito capacidade que o psiclogo tem de compreender a experincia que o outro est vivendo, sendo capaz de ouvir a descrio da experincia que est sendo relatada sem fazer qualquer juzo ou julgamento.
 A descrio desses princpios, na ordem em que sero apresentados, ter apenas um carter didtico. Os rogerianos entendem que no h maior ou menor importncia entre esses princpios, todos so igualmente importantes. Para esses psiclogos, as pessoas s vo abandonar suas defesas, e conseqentemente possibilitar uma abertura, tanto para elas mesmas quanto para o outro, se essas condies ou princpios forem sendo oferecidos simultaneamente, dinamicamente nas relaes.  Segundo Holanda (1998), a analogia de que Rogers lana mo para ilustrar essa condio a do sentimento de um pai para com uma criana que apreciada enquanto pessoa, e no em funo de um comportamento em particular.  Esse conceito refere-se a um outro princpio ou atitude facilitadora segundo o qual se recorre diretamente noo de intersubjetividade. A intersubjetividade pressupe que o outro possa ser compreendido, que as experincias do outro possam ser reconhecidas.

Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

25

Junto ao tema principal da existncia, com suas implicaes de liberdade, escolha, responsabilidade, aparece tambm a idia de coexistncia, segundo a qual o interesse est totalmente voltado para a relao interpessoal, para a abertura ao outro. Para Rogers, o papel das outras pessoas, especialmente das pessoas consideradas mais significativas, sejam elas pais, professores, amigos, psicoterapeutas, etc., de suma importncia para a criao de um clima teraputico onde sejam oferecidas as condies necessrias para o desenvolvimento humano se dar. Na linguagem de Rogers, essas pessoas que acabei de citar devem ser os facilitadores do processo de crescimento do indivduo. Segundo Rogers, tanto os pais como os professores, os terapeutas, etc. devem ser capazes de criar as condies existenciais necessrias, atravs das quais as potencialidades do indivduo filhos, alunos, clientes possam emergir. Em resumo, para Carl Rogers, o crescimento, o desenvolvimento e mesmo a aprendizagem so processos que dependem muito dos tipos de relacionamentos que se estabelecem com outras pessoas. Para a psicologia rogeriana, o eu precisa do outro. Na realidade, essa proposta de psicologia se distingue das demais por dar uma nfase toda especial ao encontro efetivo entre, no mnimo, dois seres humanos, ou seja, o encontro com o outro, desde que este crie ou possibilite as condies psicolgicas adequadas para o desenvolvimento humano, esse encontro facilita a mudana e a aprendizagem das pessoas. Segundo Holanda,
Carl Rogers (...) ao reposicionar o terapeuta na relao com o seu cliente, [ele] redimensiona o valor e o papel do ser humano nas relaes humanas e na sociedade. Suas idias primam pela presena e pelo sentido do humano nas diversas relaes. (1998, p. 47)

O modo como os psiclogos rogerianos realizam os seus trabalhos vai mostrando nitidamente para eles mesmos que, na medida em que eles vo aceitando os seus alunos ou clientes, essas pessoas comeam tambm a se aceitarem. Ao aceitarem a si mesmas, elas comeam a se compreender melhor; compreendendo-se melhor, elas atingem um grau maior de conhecimento sobre elas mesmas e sobre as suas experincias.
26
Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

Para Cunha Lobo, mais uma vez, a relao teraputica, como ele costuma praticar, parte sempre da congruncia dele mesmo, visando fazer com que o seu cliente tambm conquiste a sua prpria congruncia (trecho de entrevista). Para Holanda, o estado de congruncia do terapeuta delimita uma maneira de ser da pessoa na relao. Trata-se do que Rogers define por autenticidade, sinceridade.
A hiptese que quando o terapeuta se mostra presente na relao, quando no se esconde por detrs de uma condio de sbio ou de detentor do poder sobre seu cliente, mas simplesmente ele mesmo na relao, com sua subjetividade e sua personalidade e consegue ultrapassar essas barreiras profissionais ou pessoais e se colocar realmente na relao, o cliente experimentar um sentimento de segurana que lhe possibilitar crescer positivamente. Esta condio o primeiro momento para o evento de uma relao verdadeiramente existencial, a abertura da pessoa do terapeuta para a pessoa do cliente. (Holanda, 1998, pp. 92-93)

Uma outra idia comum entre esses psiclogos o que eles consideram como o objetivo da proposta rogeriana por excelncia. Para eles, as pessoas s sero responsveis pelos seus atos a partir do momento em que tomarem conscincia deles. Desse modo, a psicologia que eles praticam almeja, sobretudo, a tomada de conscincia da pessoa por ela mesma atravs do encontro autntico. Em outros termos, pode-se dizer que o objetivo da proposta rogeriana de psicologia, seja no consultrio, seja na sala de aula, levar (ou criar condies para) a pessoa a saber ou vir a saber quem ela ; a conhecer-se melhor e, a partir da, poder expressar em linguagem simblica os sentimentos por ela experienciados. O trabalho dos rogerianos, segundo os entrevistados, procura possibilitar para as pessoas algum tipo de abertura, querendo facilitar-lhes a entrada em contato com os seus prprios sentimentos, com as suas experincias e com o mundo circundante. As pessoas entrevistadas (tantos os que ainda so rogerianos, quanto os que j deixaram de ser), foram unnimes em afirmar que todo o empenho nessa proposta de psicologia aponta para uma ampliao da conscincia de si pela pessoa. Essa proposta de psicologia repousa na valorizao dos aspectos intersubjetivos do relacionamento entre
 Esse psicoterapeuta acrescenta que entende a congruncia como a compreenso que uma pessoa possa ter ou vir a ter sobre si mesma.

Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

27

cliente e terapeuta, aluno e professor, filho e pais, etc. Para Rogers, a tarefa primordial do psiclogo tentar criar as melhores condies psquicas para que qualquer indivduo possa tornar-se pessoa. Os psiclogos rogerianos procuram trabalhar numa concepo de desenvolvimento humano em que o fundamental a qualidade da relao estabelecida entre as pessoas. Eles alegam que o objetivo da sua proposta de psicologia contribuir sempre para o processo de humanizao e (re)socializao do sujeito humano. Para eles, as suas estratgias de interveno relacional esto voltadas exclusivamente para a possibilidade de desvelamento das potencialidades inerentes a cada pessoa. O que procuram como psiclogos ampliar, de uma maneira geral, as potencialidades humanas, possibilitando que as pessoas se tornem cada vez mais conscientes de si mesmas e do mundo em que elas se encontram. Em sntese, os psiclogos rogerianos procuram criar as condies favorveis para a pessoa descobrir o seu prprio caminho e percorr-lo por conta prpria. O interesse desses profissionais sejam educadores ou psicoterapeutas que a pessoa aprenda por si mesma. Que as pessoas aprendam de algum modo a confiar mais em si mesmas, nas prprias percepes e interpretaes.

Resumo
Partindo, prioritariamente, de entrevistas realizadas com alguns profissionais (psiclogos e educadores) que trabalham ou j trabalharam com a Abordagem Centrada na Pessoa, discorro sobre como est organizada a proposta rogeriana de psicologia no Brasil. As questes principais a serem consideradas neste artigo dizem respeito entrada, no Brasil, da proposta de uma psicologia como a rogeriana e a que tipo de subjetividade ela possibilita constituir. Dialogo, especialmente, com uma tese muito difundida no Brasil: a de que os psiclogos rogerianos brasileiros deixaram (ou evitaram) de considerar fatores cruciais como o social e o poltico e que, portanto, a psicologia por eles praticada distante da realidade, sendo, em termos gerais, a-histrica. Palavras-chave: psicologia clnica e educacional; histria da psicologia no Brasil; Abordagem Centrada na Pessoa.

Abstract
Starting, primarily, from interviews with some professionals (psychologists and educators) who work or have already worked with the Person-Centered Approach, I discuss how the Rogerian proposal of psychology is organized in Brazil. The main issues to be considered in this article are
28
Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

to do with the introduction, in Brazil, of a proposal of psychology such as the Rogerian and the kind of subjectivity it makes possible. I discuss, especially, a widespread thesis in Brazil: that in which Brazilian Rogerian psychologists have given up (or have avoided) considering crucial factors such as the social and the political and that, consequently, the psychology they practise is away from reality and, broadly-speaking, non-historical. Key-words: Clinical and Educational Psychology; The History of Psychology in Brazil; The Person-Centered Approach.

Resumen
Empezando primeramente, con entrevistas realizadas con algunos profesionales (psiclogos y educadores) que trabajan o ya trabajaron en el abordaje centrado en la persona, discurrir sobre como est organizada la propuesta rogeriana en Brasil. Las cuestiones principales que se considerarn en este artculo tratarn sobre la entrada en Brasil de la propuesta de una psicologa como la rogeriana y que tipo de subjetividad, ella posibilita constituir. Dialogo especialmente con una tesis muy difundida en Brasil: la de que los psiclogos rogerianos brasileos dejaron (o evitaron) considerar factores cruciales como el social y el poltico y que, por lo tanto, la psicologa practicada est distante de la realidad, siendo, en terminos generales, no histrica. Palabras claves: Psicologa Clnica y Educacional; Historia de la Psicologa en Brasil; Abordaje Centrada en la Persona.

Referncias
Almeida, M. H. T. e Weis, L. (1998). Carro-zero e pau-de-arara: o cotidiano da oposio de classe mdia ao regime militar. In: Histria da vida privada no Brasil, v.4. Coordenador-geral da coleo: Fernando A. Novais. Organizadora do volume: Lilia Moritz Schwartz. So Paulo, Companhia das Letras. Boainaim Jr. E. (1998). Tornar-se transpessoal: transcendncia e espiritualidade na obra de Carl Rogers. So Paulo, Summus. Coimbra, C. (1995a). Desenvolvimento sociocultural e poltico (60-80) e meios psicoterpicos. In: Ciomai, S. (org.). 25 anos depois: Gestalt-terapia, Psicodrama e Terapias Neo-Reichianas no Brasil. So Paulo, Agora. ____ (1995b). Guardies da ordem: uma viagem pelas prticas psi no Brasil do Milagre. Rio de Janeiro, Oficina do autor. Costa, J. F. (1984). Violncia e Psicanlise. Rio de Janeiro, Graal. Fausto, B. (1999). Histria do Brasil. So Paulo, Edusp.
Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

29

Ferreira Neto, J. L. (2002). Uma genealogia do presente da formao do psiclogo brasileiro: contribuies foucaultianas. Tese de Doutorado, PUC-SP . Fonseca, A. H. L. (1983). Psicologia humanista e pedagogia do oprimido: um dilogo possvel?. In: Encontro Latino-Americano da Abordagem Centrada na Pessoa. Petrpolis. Hannoun, H. (1980). A atitude no-directiva de Carl Rogers. Lisboa, Livros Horizonte. Holanda, A. F. (1998). Dilogo e psicoterapia: correlaes entre Carl Rogers e Martin Buber. So Paulo, Lemos Editorial. Justo, H. (2001). Cresa e faa crescer: Carl Rogers. Canoas, La Salle. Kinget, M. G. (1975). O mtodo No Diretivo. In: Rogers e Kinget. Psicoterapia e Relaes Humanas. Trad. Maria Luisa Bizzoto. Belo Horizonte, Interlivros, vol. 1 Lapassade, G. (1980). Socioanlisis y Potencial Humano. Barcelona, Gedisa. Leito, V . M. (1986). Da teoria no-diretiva abordagem centrada na pessoa: breve histrico. Revista de Psicologa, 4 (1): jan./jun. Fortaleza. ____ (1990). Para alm da pessoa: uma reviso crtica da psicoterapia de Carl Rogers. Tese de Doutorado, PUC-SP . Maciel, L. C. (1987). Anos 60. Porto Alegre, L&PM. Mondin, B. (1998). Definio filosfica de pessoa humana. Bauru, SP , Edusc. Moreira, V . (1993). Sade psicolgica x momento atual: sobre a subjetividade brasileira. Insight-Psicoterapia, 34, pp. 18-21. ____ (2001). Ms all de la persona: hacia una psicoterapia fenomenolgica mundana. Santiago, Editorial Universidad de Santiago. Paes, M. H. S. (1997). A dcada de 60 Rebeldia, contestao e represso poltica. So Paulo, tica. Pereira, C. A. M. (1984). O que contracultura. So Paulo, Brasiliense. Rogers, C. R. (1951). Client-centered therapy: its current practice, implications, and, theory. Boston, Houghton Mifflin. ____ (1959). A theory of therapy, personality, and interpersonal relationships, as developed in the client-centered framework. In: Koch, S. (org.). Psycholgy: a study of a science, vol. 3. New York, McGraw-Hill, pp.184-256. ____ (1961). Tornar-se pessoa. Trad. Manuel Jos do Carmo Ferreira. So Paulo, Martins Fontes.
30
Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

Rogers, C. R. (1983). Um jeito de ser. Trad. Maria Cristina M. Kupfer, Helosa Lebro, Yone Souza Patto. So Paulo, EPU. ____ (2001). Sobre o poder pessoal. Trad. Wilma Millan Alves Penteado. So Paulo, Martins Fontes. Roszak, T. (1972). A contracultura. Trad. de Donaldson M. Garschagen. Petrpolis, Vozes. Rudio, F. V . (1999). Orientao no-diretiva: na educao, no aconselhamento e na psicoterapia. Petrpolis, Vozes. Tassinari, M. A. e Portela, Y. (1994). A histria da Abordagem Centrada na Pessoa no Brasil. Texto (1 verso) apresentado no VII Encontro Latino-americano da Abordagem Centrada na Pessoa, Maragogi-AL:1994. A segunda verso foi apresentada no VI Frum Internacional da Abordagem Centrada na Pessoa, Leptokarya-Grcia, 1996. Wood, J. K. et alii (1994). Abordagem centrada na pessoa. Vitria, Editora Fundao C. A. de Almeida. Recebido em maio de 2005. Aprovado em agosto de 2005.

Ronny Francy Campos Doutor em Psicologia Clnica pela PUC/SP e professor de Histria da Psicologia da PUC/MG Campus de Poos de Caldas. Psicoterapeuta e professor de Histria da Psicologia da PUC/MINAS Campus de Poos de Caldas. E-mail: ronnycampos@pucpcaldas.br 31
Psic. da Ed., So Paulo, 21, 2 sem. de 2005, pp. 11-31

S-ar putea să vă placă și