Sunteți pe pagina 1din 5

Hiperlexia versus Sndrome de Autismo de Alto Funcionamento e Sndrome de Asperger

Phyllis Kupperman

Sally Bligh Kathy Barouski

Quando ns nos encontramos com Abie a 1a vez ele tinha trs anos. Ele era muito ativo, tinha birras de temperamento, era repetitivo, e no parecia compreender muito do que lhe foi dito. Ele tinha medos incomuns e no brincou bem com outras crianas. Contudo ele l desde a idade de 2 anos. No incio ele pareceu ter caractersticas de autismo de alto desempenho ou de desordem de desenvolvimento pervasivo atpico. Quando ns lhe prestamos ateno, entretanto, tornou-se evidente para ns que ele tambm se assemelhava descrio na literatura das crianas com hiperlexia. Ararn & Healy (1988). Huttenlocher & Huttenlocher (1973). Agora quatro anos depois, Abie est na primeira classe regular da escola. Sua compreenso de linguagem acima da idade cronolgica de 4 anos e seu QI de 120. Faz dedues, compreende sutilezas verbais e compreende humor. Transfere o que aprende para situaes novas. Entretanto, ele ainda tem um pouco de dificuldade para socializar. Ele fica um tanto egocntrico e queixa-se que as outras crianas no fazem sempre o que ele quer fazer. buy antabuse no prescription how to buy zetia online cheap zithromax online cephalexin price buy enoxaparin no prescription generic augmentin buy modafinil cheap where to buy prednisolone online cheap generic lantus

quit smoking tips

1/5

Hiperlexia versus Sndrome de Autismo de Alto Funcionamento e Sndrome de Asperger

Ns nos perguntams o que, "esta criana est com hiperlexia no topo da srie contnuado que seria considerado autismo de alto desempenho? Ele se assemelha aqueles indivduos descritos por Asperger? (Asperger 1944). Ou a hiperlexia um subgrupo separado de crianas com desordem de desenvolvimento pervasivo?Ns comeamos a procurar outras crianas em nosso registro de casos que exibiram as caractersticas do desenvolvimento precoce de leitura e aquisio de desordens da linguagem, com deficits sociais e de comportamento concomitantes. Eles eram surpreendentemente um grupo homogneo com testes padres prognosticveis de desenvolvimento. E, como ns pesquisamos na literatura, aqueles estudos de hiperlexia que aprovaram os critrios de habilidades precoces de leitura que emergem em anos pr-escolares, dentro de um contexto de desordens de aquisio e compreenso da linguagem. Todos os casos apresentaram similaridades impressionantes para ns. Richman & Kitchell (1981), Cohen, Campbell & Gelardo (1987). Healy. et al. (1982).

O artigo atual descrever o padro de um desenvolvimento de 20 crianas que exibem caractersticas da sndrome de hiperlexia como compilado dos questionrios feitos por seus pais. O questionrio foi projetado para traar os vrios sintomas em intervalos de 6 meses, de modo que o fluxo e refluxo de sintomas particulares pudessem ser vistos longitudinalmente. Os pais foram incentivados a consultar relatrios de avaliao, IEPs (?), e registros mdicos para ajudar a recordar o desenvolvimento de seu filho. Os dados foram compilados ento a cada intervalo de 6 meses e os padres gerais comearam a emergir. Um padro de desenvolvimento foi considerado para ser caracterstico se fosse exibido em 75% das crianas em nosso estudo. Estes dados foram comparados ento s descries da literatura dos indivduos com autismo de alto desempenho e sndrome de Asperger. (os estudos futuros compararo respostas de nosso questionrio por pais das crianas nestes dois grupos).

Desde que foi um critrio para a incluso em nosso estudo, todas as crianas leram precocemente antes da idade de 5 anos. Havia, entretanto diferenas individuais no aparecimento da leitura. Algumas crianas eram decodificadores automticos em uma idade muito nova. Outras comearam como leitores visuais e mais tarde o cdigo fontico "quebrou". Alguns comearam a ler somente palavras soltas e quando comearam a ler sentenas, omitiram as pequenas palavras "sem importncia". A compreenso da leitura espelhou fielmente a compreenso da linguagem verbal, embora as crianas hiperlxicas geralmente respondessem melhor e em uma idade precoce, quando apresentadas a informaes ou perguntas escritas. Esta caracterstica difere de uma habilidade sbia que no uma habilidade isolada. A informao adquirida pela leitura pode ser alcanada e a linguagem pode ser aprendida com o auxlio da leitura. Esta caracterstica da leitura precoce, quando comum em crianas autistas de alto desempenho, no est sempre presente. A leitura precoce somente foi mencionada ocasionalmente em casos de historias de sndrome de Asperger descritos (Wing 1981).

2/5

Hiperlexia versus Sndrome de Autismo de Alto Funcionamento e Sndrome de Asperger

A aquisio de linguagem nas crianas com a sndrome de hiperlexia, seguiu um padro similar na maioria dos tpicos neste estudo. As primeiras palavras da maioria das crianas, se desenvolveu entre 12 e18 meses, mas aproximadamente metade das crianas perderam aquelas palavras e no comearam a recuper-las at aps a idade de dois anos. A linguagem foi adquirida ento atravs do processo de Gestalt. As tentativas prematuras de fala e de linguagem eram repetitivas (imediatas e atrasadas). A linguagem foi aprendida em "pedaos" e as frases inteiras e mesmo os dilogos inteiros foram usados como conversao. Havia anormalidades no formulrio e no contedo da linguagem, com padres estereotpicos de entonao, perseverao, reverses do pronome e idiossincrasias no uso das palavras ou das frases. A compreenso de palavras soltas excedeu a compreenso no contexto e a interpretao das palavras era concreta e literal. Muitas crianas hiperlxicas mostraram uma melhoria visvel no comeo de suas habilidades de linguagem com idade entre 4 anos e 1/2 a 5 anos, embora as dificuldades em realizar conversaes sociais persistissem. Este padro de aquisio da linguagem similar quele de muitas crianas autistas de alto desempenho relatadas na literatura. As dificuldades com linguagem social persistem em indivduos autistas durante todo a fase adulta. Os indivduos com sndrome de Asperger so relatados como tendo bom desenvolvimento de habilidades de linguagem gramatical embora tenham demasiada dificuldade para compreender a linguagem sutil, abstrata (Wing 1981).

Nos primeiros anos as crianas hiperlxicas neste estudo exibiram muitos dos comportamentos associados tipicamente com o autismo: os comportamentos auto-estimulatrio, necessidade de rotina, birras, comportamentos ritualsticos, sensibilidade entrada sensorial (rudo, toque, odores), ansiedade geral e medos especficos incomuns. Estes comportamentos baixam substancialmente assim como o crescimento na linguagem, geralmente na idade de 4 1/2 a 5 anos. Estas crianas eram geralmente carinhosas com suas famlias e podiam melhor se relacionar com os adultos do que com crianas. Pela idade de 5 anos tornaram-se capazes de participar de jogos interativos estruturados com parceiros e de jogos imaginativos desenvolvidos, a dificuldade em socializar e em lidar com grupos grandes continuaram problemticas atravs das classes preliminares. Embora hiperlxicas as crianas freqentemente tm xito em salas de aula normais de educao com algumas pequenas modificaes no ensino. A diminuio de sintomas autsticos em uma idade relativamente nova com o crescimento concomitante na linguagem, implica em problemas no processamento da linguagem como um fator causal. Isto pode tambm ser verdadeiro para crianas autistas de alto desempenho, embora possam haver outros fatores que fariam com que os comportamentos autisticos persistissem por muito mais tempo neste grupo. As descries da sndrome de Asperger incluem movimentos estereotpicos do corpo e dos membros e fascnio intenso com um ou dois assuntos excluso de todos os outros (Wing 1981).

Nosso grupo de crianas com sndrome de hiperlexia teve geralmente o desenvolvimento motor bruto normal e testes neurolgicos normais. As habilidades motoras finas freqentemente

3/5

Hiperlexia versus Sndrome de Autismo de Alto Funcionamento e Sndrome de Asperger

estavam atrasadas. A maioria era meninos, embora houvessem duas meninas neste estudo. A maioria no teve nenhuma historia de desordens na famlia, embora diversas famlias fossem positivas para o autismo e inabilidade de aprendizagem na gerao precedente. Os indivduos com sndrome de Asperger foram descritos como desajeitados e descoordenados, enquanto os indivduos autistas foram descritos freqentemente como sendo muito bem coordenados.

Quando as crianas com a sndrome de hiperlexia puderem ser classificadas como tendo uma desordem de desenvolvimento pervasivo (P.D.D.), e quando houver algumas similaridades s crianas com autismo e/ou sndrome de Asperger, ns discutiremos que h um mrito em classificar esta sndrome como uma sub-categoria separada de P.D.D. As caractersticas de diferenciao parecem centrar-se em torno da habilidade das crianas hiperlxicas de desenvolver habilidades de linguagem de nvel mais elevado e o desejo inato das crianas de desenvolver relacionamentos sociais, embora possam faltar as habilidades de linguagem pragmtica para faz-lo eficazmente. A razo preliminar para desenvolver uma categoria diagnstica especfica para a hiperlexia deve assegurar que ela est bem compreendida de modo que as estratgias de tratamento apropriadas possam ser desenvolvidas. Em nossa experincia na terapia da fala e da linguagem com estas crianas, crucial que a habilidade de leitura seja empregada como meio preliminar de desenvolver a linguagem. A leitura pode tambm ser usada para a administrao comportamental e para ajudar criana na compreenso da rotina da sala de aula. Porque a leitura precoce no esperada em uma criana que exiba uma desordem de linguagem e comportamentos aberrantes, freqentemente considerada como uma "lasca de habilidade" e no explorada como meio para aprender. natural para um professor tentar reiniciar um sentido verbal quando uma criana no responde, mas estas crianas necessitam que o sentido seja escrito, assim elas tm algo tangvel para olhar. Ns tambm usamos esta aproximao com crianas autistas que leram precocemente. A diferena principal que ns vimos foi a habilidade reduzida das crianas autistas de utilizar a informao adquirida com a leitura dentro da linguagem significativa.

A maioria das crianas em nosso estudo teve a terapia intensiva que utilizou inteiramente suas capacidades de leitura e tm famlias que foram criativas em planejar maneiras de ajudar estas crianas a aprender e se socializar. Certamente isto ter um efeito no resultado final para estas crianas.

Nota: As cpias do questionrio e um sumrio mais detalhado dos dados esto disponveis atravs do Centro para Desordens da Fala e da Linguagem.

4/5

Hiperlexia versus Sndrome de Autismo de Alto Funcionamento e Sndrome de Asperger

Texto original retirado do site da Associao Americana de Hiperlexia.

(Traduo de Ma. Emilia Maia)

5/5

S-ar putea să vă placă și