Sunteți pe pagina 1din 18

Caindo por terra: um debate historiogrfico sobre o universo rural do oitocentos Mrcia Maria Menendes Motta* Resumo: Este

artigo analisa a historiografia sobre a questo agrria no Brasil do oitocentos, luz dos debates polticos produzidos a partir dos anos 60 do sculo XX no Brasil. Importa-nos discutir quais foram as bases tericas presentes nos principais livros e artigos sobre o tema em sua relao com o momento histrico das produes historiogrficas. Neste sentido, encaminhase aqui um esforo de compreender como a preocupao sobre o universo rural e o homem livre-pobre esteve ligada conjuntura poltica da poca em que foram produzidos os textos dos autores escolhidos. Palavras-chave: Questo agrria; Conjuntura poltica; Historiografia.

As questes referentes s formas de adquirir a posse da terra no Brasil ocupam hoje um lugar privilegiado nos debates sobre a democratizao do acesso aos ttulos de propriedade no meio rural. Nesse sentido, preciso, por um lado, discutir o problema da concentrao da propriedade nas mos dos grandes fazendeiros, o que nos remete a sua busca de auto-preservao e da continuidade de seu poder econmico e poltico. Por outro lado, uma grande variedade de problemas se colocam tambm para os pequenos produtores (lavradores e posseiros), que vivem uma situao inversa aos supra citados grandes proprietrios e se defrontam com as conseqncias advindas da injusta concentrao fundiria do pas. Desta situao, podemos inferir uma luta que atravessa toda a histria da ocupao de terras no Brasil. Na dcada de 50 e no limiar da seguinte, o Partido Comunista Brasileiro defendia que nossa sociedade apresentava uma caracterstica semicolonial e semifeudal. Apoiados na vertente leninista do marxismo e nas teses da III Internacional1, seus principais tericos acreditavam que, dado o carter atrasado de nossa realidade, o Brasil deveria passar por uma Revoluo Democrtico-Burguesa que eliminaria os restos feudais herdados dos sculos anteriores e expulsaria os representantes do Imperialismo, aliados
Profa. Doutora do Departamento de Histria da Universidade Federal Fluminense Rio de Janeiro. 1 Um interessante trabalho que discute o Modelo Democrtico Burgus, inserindo-o na anlise acerca da Economia Poltica Brasileira o de Mantega (1984).
*

42 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

incondicionais dos latifundirios. Um dos membros do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), instituio criada na dcada de 50, Nelson Werneck Sodr, buscaria em sua obra encontrar os elementos explicativos de nosso subdesenvolvimento2. Para o Sodr, a sociedade brasileira dos anos 50 era ainda marcada pela servido de grande parte da populao residente no campo. O feudalismo havia se inserido no pas s margens do regime escravista, produtor de gneros para a exportao. A decadncia da produo escravista (como, por exemplo, a falncia das fazendas de acar) e a prpria abolio da escravatura, ao no alterarem a forma de apropriao da terra, teriam ampliado a dominao feudal no campo. A imigrao de trabalhadores no final do sculo XIX no aceleraria a transformao das relaes de trabalho, j que o latifndio persistiu enquanto forma majoritria de apropriao da terra (SODR, 1976). Neste sentido, o fenmeno de transio de vastas reas antes escravistas a um regime caracterizado de servido ou semiservido [foi] possvel no Brasil, pela disponibilidade de terras (SODR, 1979, p. 247). Os espaos vazios seriam, segundo o autor, objeto de disputa, no se tratando, porm, de uma fronteira mvel. Seriam apropriados por uma invaso formigueira de pequenos lavradores ou de pequenos criadores, no seu conjunto ausente do mercado (SODR, 1979, p. 248). Nesta perspectiva, os ex-escravos teriam dois destinos: a rea de servido ou semiservido, em geral a mesma que antes vigorava no regime de trabalho escravo, e a rea urbana, onde aquela se constituiria numa sobra humana marginalizada pelas condies locais. Seguindo a linha terica de Sodr, outro autor, Alberto Passos Quimares, viria a dar uma verso mais acabada do feudalismo brasileiro. Escrito em 1963 - quando as esperanas de uma Revoluo pareciam estar perto de se concretizar - Quatro sculos de latifndio - buscaria mostrar as origens e os efeitos da extrema concentrao fundiria do Brasil. Na iluso da proposta da Reforma Agrria do governo Goulart, o pas tinha em suas mos a prova histrica da necessidade de uma melhor distribuio de terra. Com certo grau de ingenuidade, acreditava-se na urgncia da Reforma, entendida como condio imprescindvel para o desenvolvimento do capitalismo em bases nacionais.
Ao contrrio dos seus colegas do ISEB, Sodr incorporou a viso stalinista da evoluo da histria. Para uma anlise da participao de Nelson Werneck Sodr no Instituto Superior de Estudos Brasileiros em Toledo (1982).
2

43 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

Uma reforma agrria democrtica tem um alcance muito maior: seu objetivo fundamental destruir pela base um duplo sistema espoliativo e opressivo: romper e extirpar, simultaneamente, as relaes semicoloniais de dependncia ao imperialismo e os vnculos semifeudais de subordinao ao poder extraeconmico, poltico e jurdico da classe latifundiria. E tudo isso para libertar as foras produtivas e abrir novos caminhos a emancipao econmica e ao progresso de nosso pais (GUIMARES, 1977, p. 38).

Ao contrrio de Sodr, Guimares se deteria mais pormenorizadamente na anlise das camadas sociais estranhas ao binmio senhor/escravo. Ao colocar em relevo o pequeno posseiro, o autor demonstraria a resistncia e obstinao dos mesmos na luta pela posse da terra.
Ao atacar de frente o todo-poderoso sistema latifundirio, ao violar suas draconianas instituies, a posse passa histria como a arma estratgica de maior alcance e maior eficcia na batalha secular contra o monoplio da terra [...] Intrusos e posseiros foram os precursores da pequena propriedade camponesa [...]. fora da repetio desses atos de atrevimento e bravura, pelos quais muitos pagaram com a vida, foi que o sagrado e at ento intangvel monoplio colonial e feudal da terra comeou a romper-se (GUIMARES, 1977, p. 113).

Em 1964, um golpe militar apoiado pela burguesia ps fim ao sonho de um pas com uma melhor distribuio de renda e terra. Tirou de cena, pela fora, os agentes sociais que haviam lutado pelas Reformas de Base. Os intelectuais do Partido Comunista Brasileiro viam cair por terra seus pressupostos tericos, consubstanciados em sua prtica poltica. A burguesia pretensamente nacional j havia h muito se aliado ao capital estrangeiro. Ao contrrio do que pensavam os defensores da tese feudal, no havia grilhes para impedir o avano do capitalismo. Na verdade, a inexistncia da Reforma Agrria no provocara nenhum estrangulamento na capacidade de aferio de lucros por parte do grande capital (OLIVEIRA, 1977). No interior do Partido Comunista Brasileiro havia, no entanto, uma voz que insistia em negar que o pas apresentava caractersticas semifeudais. Para Caio Prado Jnior, era mister compreender que o pas era, na verdade, capitalista desde suas origens. Em 1942, Caio Prado buscava desvendar em Formao do Brasil
44 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

contemporneo o sentido da colonizao brasileira. Esta era compreendida como uma empresa comercial que visava explorar o territrio colonial para o enriquecimento europeu. Inserindo-se no plano internacional, marcadamente capitalista, a colnia brasileira seria tambm capitalista (PRADO JNIOR, 1972). Colonizado para servir aos interesses comerciais europeus, o Brasil seria marcado pelas grandes empresas monocultoras, trabalhadas por escravos. Ao ser onipresente, o cativo impediria, sua revelia, as poucas ocupaes dos homens livres. Preocupado em entender o pas a partir de seus vnculos externos, Caio Prado (1972, p. 282) seria contraditrio em sua avaliao sobre as camadas intermedirias da sociedade escravista. Ainda que considerasse a existncia da agricultura de subsistncia, includa nos domnios da grande lavoura, o autor enfatizaria tambm a impossibilidade de uma existncia digna do homem livre. Uma parte desta subcategoria colonial composta daqueles que vegetam miseravelmente nalgum canto mais ou menos remoto e apartado da civilizao, mantendo-se ao deus-dar, embrutecidos e moralmente degradados. Em Histria Econmica do Brasil, Caio Prado refora suas idias anteriores, preocupando-se fundamentalmente com a crise do regime escravista e sua superao. A dissoluo da escravatura representou, segundo o autor, uma ameaa ao poder dos grandes proprietrios de terra. No entanto, o correlato processo imigracionista, ao permitir a expanso da pequena propriedade, rompeu com os primitivos quadros econmicos e sociais do pas. Ainda assim, os libertos se encontrariam muito prximos do regime servil e de suas origens semibrbaras [...] para poderem superar [...] os obstculos opostos a seu acesso propriedade da terra (PRADO JNIOR, 1977, p. 249-250). Apesar de um posicionamento claramente racista, Caio Prado avanava teoricamente ao caracterizar o Brasil enquanto um pas capitalista. Em Revoluo Brasileira, escrito em 1966, Caio Prado enfatizaria os erros tericos dos defensores a tese feudal, apresentando os resultados funestos daquela abordagem. A teoria marxista da revoluo se elaborou sob o signo de abstraes, isto , de conceitos formulados a priori e sem considerao adequada dos fatos: procurando-se posteriormente, e somente assim - o que mais grave -, encaixar nesses conceitos a realidade concreta (PRADO JNIOR, 1966, p. 33).
45 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

Ao rebater, no mencionado livro, os argumentos dos defensores da tese feudal, Caio Prado destacaria a impropriedade de se pensar a sociedade brasileira atravs dos moldes clssicos europeus. Ao contrrio do que acreditava Alberto Passos Guimares, no pas dos anos sessenta no existiriam setores camponeses submetidos aos ditames do grande latifundirio. Para Caio Prado, a massa trabalhadora do campo brasileiro era composta por empregados rurais, e no camponeses presos extra-economicamente terra. Neste sentido, esta massa de homens do campo no estaria reivindicando a posse da terra, e sim a melhoria de suas remuneraes. Ao rebater a tese feudal, Caio Prado desconsiderava as lutas de outrora pela posse da terra de outrora, ao mesmo tempo que insistia em afirmar a impropriedade de uma reforma agrria nos moldes dos seus defensores. Em suma, para Caio Prado a teoria marxista da revoluo brasileira deveria centrar-se na luta anti-imperialista, sem esquecer a vinculao estreita entre os interesses das grandes potncias e a burguesia nacional. Longe de constituir um obstculo expanso capitalista, a grande propriedade se inseria neste mesmo sistema econmico, usufruindo das benesses da dependncia externa. Nos anos sessenta, a academia incorporava a perspectiva que entendia a coIonizao brasileira nos quadros do capitalismo. Em 1964, Maria Sylvia de Carvalho Franco defendia sua tese de doutorado intitulada Homens Livres na Ordem Escravocrata. Na introduo, afirmava: O conceito inclusivo tomado por referncia neste trabalho o de capitalismo, por imprecisa que esteja, ainda, sua figura no sistema colonial (FRANCO, 1983, p. 14-15). Com base na construo de tipos ideais, nos moldes weberianos, Carvalho Franco procurou reconstituir historicamente as relaes comunitrias dos homens livres-pobres na regio de Guaratinguet, durante o sculo XIX. Utilizando-se de uma fonte praticamente indita - os processos crimes - a autora buscou compreender o papel da violncia enquanto uma forma rotinizada de ajustamento nas relaes de vizinhana (FRANCO, 1983, p. 28). Para Carvalho Franco, o sistema mercantil se expandiu atravs da incorporao externa de mo-de-obra. Contraditoriamente, a grande propriedade mercantil, trabalhada por escravos, possibilitou a existncia de homens livres-pobres, deixando-os, no entanto, sem razo de ser (p. 14). Ao enfocar o sitiante, por exemplo, Carvalho Franco (1983, p. 89), destacaria os fundamentos da dominao pessoal, entre eles, a relao de
46 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

compadrio. Em vista disso, a relao entre fazendeiros e sitiantes seria marcada pela acomodao de interesses, no havendo conflitos significativos entre grandes e pequenos proprietrios. Para ela, era preciso combinar-se um conjunto muito especial de fatores para que as tenses emirjam e venha a romper-se o equilbrio mantido por um sistema de controle to forte [...]. Entendido como solitrio e indefeso, o sitiante, quando ameaado de perder sua posse, tenderia a se afastar - quase sempre pacificamente - para reas no atingidas pela agricultura comercial. Tal como nos pressupostos consubstanciados na defesa da coisificao do escravo - to ao gosto da produo acadmica da poca, restaria para o homem livre-pobre a acomodao ou a revolta de cada indivduo, solitrio em seu desafio ordem estabelecida (FRANCO, 1983, p. 106). Aos poucos, a produo acadmica voltava-se para temas referentes escravido, ponto central de anlise acerca da sociedade colonial. Em vista disso, a questo da posse/propriedade da terra e do homem livre-pobre se tornava marginal nos estudos ento produzidos. Ademais, o governo militar havia imposto a sada do pas de intelectuais comprometidos com a distribuio mais democrtica da propriedade da terra. O passado histrico das razes da extrema concentrao fundiria do Brasil deixava de estar presente, como ponto privilegiado dos estudos. A tese de um Brasil feudal havia sido destruda, tanto na prtica quanto na teoria, mas juntamente com a sua destruio, jogava-se por terra tambm a anlise sobre as lutas sociais de outrora. Deste perodo em diante, a nfase recairia numa reflexo sobre a sociedade escrava, tendendo a perceber a questo do universo rural como elemento secundrio da anlise. A percepo de uma camada social de homens livres e pobres, vistos enquanto marginais e/ou sem razo de ser imporia uma concepo simplificadora do passado. Algumas vozes, no entanto, seriam dissonantes perspectiva hegemnica acerca do homem livre-pobre. Ainda na dcada de sessenta, Viotti da Costa publicava Da senzala colnia, obra cuja importncia inquestionvel. Ao analisar a marcha avassaladora do latifndio, a autora destacaria o processo de desapropriao dos pequenos proprietrios. Alguns seriam incapazes de resistir ao mecanismo jurdico de apropriao da terra pelos grandes fazendeiros, tornando-se agregados propriedade. Nem todos, no entanto, se submeteram passivamente sua transformao em agregados, pois o processo de desapropriao, a que foram submetidas as populaes
47 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

mais pobres, no se deu sem conflitos e resistncias (DA COSTA, 1982). No incio da dcada de setenta, Fernando Novais defenderia tese de doutoramento, Portugal e o Brasil na crise do antigo sistema colonial. Aprimorando as concepes apresentadas por Caio Prado, o autor desenvolvia a tese sobre o antigo sistema colonial, cuja dinmica seria determinada pelo exclusivo de comrcio da metrpole sobre a colnia inserida nos quadros do chamado Capitalismo Comercial (NOVAIS, 1985). Naquela mesma dcada, dois autores - Ciro Cardoso e Jacob Gorender -procuravam romper com os esquemas explicativos sedimentados na anlise que inseria a colnia brasileira nos quadros do capitalismo comercial. Para o primeiro, a histria uma cincia em construo, necessitando do aprimoramento dos modelos tericos explicativos da realidade nacional (CARDOSO, 1981). Para o segundo, ela , acima de tudo, uma prxis revolucionria, impondo o aprimoramento terico para a transformao da sociedade3. Formava-se uma nova teoria explicativa do passado brasileiro. Ciro Cardoso, ausente do pas -que ento vivia um dos perodos mais dramticos de sua histria, apoiava-se nos trabalhos de Marx para criar o conceito de modo de produo escravista colonial. Para o autor, o estudo das realidades coloniais no poderia prescindir da anlise das suas contradies internas, relacionando-as aos impulsos externos e s formas nas quais se interiorizaram em funo das primeiras (CARDOSO, 1975, p. 69). Em Agricultura, Escravido e Capitalismo, publicado em 1979, Ciro Cardoso escreveu um captulo que se tornou leitura obrigatria no curso de ps-graduao em Histria da Universidade Federal Fluminense, na linha de pesquisa Histria Social da Agricultura. Neste captulo, o autor apresentou as perspectivas metodolgicas da histria da agricultura, enfatizando os pressupostos marxistas desta abordagem. Neste sentido, buscou definir a economia camponesa, a partir de quatro caractersticas econmicas: a) acesso terra, seja em forma de propriedade, seja mediante algum tipo de usufruto; b) trabalho predominantemente familiar no excluindo, em certos casos, o recurso a uma fora de trabalho adicional, externa ao ncleo familiar;
[...] vejo a histria como cincia da revoluo e tambm componente fundamental na construo do universo ideolgico - Entrevista com Jacob Gorender (1988, p. 151).
3

48 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

c) economia fundamentalmente de subsistncia, sem excluir uma vinculao eventual ou permanente com o mercado; d) certo grau de autonomia na gesto das atividades agrcolas, ou seja, nas decises sobre o que plantar e de que maneira, como dispor do excedente etc. (CARDOSO, 1980). Ainda neste livro, Ciro Cardoso iniciaria seus estudos sobre a brecha camponesa do sistema escravista. Apoiado nos textos de Sidney Mintz sobre as atividades autnomas dos escravos e no artigo de Archetti, Fossun e Reiton, acerca do conceito de autonomia estrutural, o autor defenderia a hiptese da existncia da brecha camponesa na colnia brasileira. Em trabalho posterior, Ciro Cardoso rebateria as teses que inseriam a Amrica colonial no capitalismo comercial, criticando os trabalhos de Palerm, Fernando Novais e Wallerstein. Ao ressaltar a importncia do estudo das estruturas internas das colnias, o autor enfatizaria que o mundo latinoamericano no era resultado apenas da expanso mercantil do mundo moderno. Nos finais dos anos setenta, Jacob Gorender - insatisfeito com as explicaes tericas acerca do Brasil colonial - buscava tambm estudar a natureza do modo de produo aqui existente. Em 1978, publicou sua obra de maior flego, O Escravismo Colonial. Para o autor, o escravismo colonial era um modo de produo historicamente novo e se desenvolveu dentro de determinismo scioeconmico rigorosamente definido, no tempo e no espao (GORENDER, 1985, p. 40). No que se refere aos objetivos deste trabalho, Gorender buscaria analisar o que denominou de categorias heterogneas ao conceito de escravismo colonial. Seriam elas: os homens livres assalariados na plantagem, os agregados e os pequenos cultivadores no-escravistas. Os homens livres assalariados estariam inseridos no modo de produo escravista colonial como relao de produo subsidiria, ou seja, quando a plantagem necessitou de trabalhadores livres qualificados. Os agregados estariam, por sua vez, localizados, por favor, na periferia dos latifundios, sustentando-se de pauprrima economia natural (GORENDER, 1985). Por fim, os pequenos cultivadores no-escravistas independentes ocupavam nfimos pedaos de terra, em reas no apropriadas pela plantagem. Sua economia caracterizar-se-ia pela satisfao das necessidades elementares
49 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

(uma economia natural), cuja comercializao dependia da proximidade de centros urbanos ou de vias de transporte. Em suma, tanto a economia do agregado como do posseiro no seriam exemplos de um modo de produo especfico, mas um componente secundrio da formao social denominada pelo escravismo colonial. Em outro captulo, Regime territorial no Brasil escravista, Gorender discorre sobre as formas jurdicas assumidas, ao longo do tempo, pela apropriao da terra. Em vista disso, destaca o papel da Lei de Terras de 1850 enquanto instrumento jurdico que vedou o acesso terra aos pobres e preservou a estrutura fundiria de ento. Ao procurar discutir o significado econmico da propriedade da terra, o autor rebate a tese de Passos Guimares, afirmando:
Concordo que a terra fosse o principal e mais importante meio de produo, uma vez que, em oposio perspectiva coisificante do escravista, no considero o escravo um meio de produo. [...] O mais significativo consiste, todavia, no fato de que, entre as relaes de propriedade vigentes no Brasil-colnia e no Brasilimprio, aquela que tinha a funo econmica principal e decisiva era, no a propriedade da terra como sucederia no feudalismo, mas a propriedade de escravos (GORENDER, 1985, p. 399).

Preocupado em desenvolver as leis fundamentais do referido modo de produo, Gorender se utilizaria da teoria marxista da renda para focalizar o aparecimento da mesma no escravismo. O autor dispensaria anlises mais detalhadas acerca das chamadas camadas intermedirias do sistema escravista. O fundamental era estudar a economia escravista em seus aspectos globais, sendo secundrio - para a compreenso da realidade do passado brasileiro estudos que privilegiassem economias no agro-exportadoras, como as realizadas pelos cativos ou as referentes ao homem livre-pobre. Neste sentido, o estudo da brecha camponesa realizado por Ciro Cardoso seria contestado por Gorender, bem como os trabalhos sobre economia de subsistncia, realizados por Maria Yedda Leite Linhares e Francisco Carlos Teixeira da Silva4. Assim, na perspectiva de um modo de produo colonial, havia interpretaes divergentes acerca do universo rural. Enquanto Ciro Cardoso
Em seu trabalho mais recente, Gorender (1990) relativiza suas opinies acerca do mercado interno e dos pequenos produtores da sociedade escravista. O mesmo no se pode afirmar em relao a outros temas sobre a escravido.
4

50 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

procurava refletir sobre o tema, inaugurando e orientando vrios trabalhos sobre o homem livre e pobre, Jacob Gorender insistira em minimizar a importncia das camadas intermedirias para a compreenso da sociedade escravista. Tambm em 1979, vinha luz uma nova teoria explicativa do processo de transio do trabalho escravo para o livre. O Cativeiro da terra, de Jos de Souza Martins, buscava identificar o regime de colonato - surgido com a crise do escravismo - enquanto uma relao no capitalista de produo. Discordando da utilizao do conceito de modo de produo para a Amrica Latina, o autor inseria o Brasil no chamado capitalismo comercial. Assim, A contradio que permeia a emergncia do trabalho livre expressa-se na transformao das relaes de produo como meio de preservar a economia colonial, isto , para preservar o padro de realizao do capitalismo no Brasil, que se definia pela subordinao da produo ao comrcio (MARTINS, 1986, p. 13). Ponto de partida de sua formulao terica, o conceito de capitalismo seria empregado utilizando uma concepo diversa das anlises clssicas. Para Martins, capitalismo no significa inexoravelmente relaes capitalistas de produo, posto que o considera capaz de redefinir antigas relaes no processo de sua expanso. Neste sentido, sua hiptese norteadora : o capitalismo na sua expanso no s redefine antigas relaes, subordinando reproduo do capital, mas tambm engendra relaes neocapitalistas iguais e contraditoriamente necessrias a essa reproduo (MARTINS, 1986, p. 19-20). Ao enfocar as transformaes inauguradas com a crise do escravismo, Martins tambm recorreria ao conceito de renda capitalizada, enfocando a passagem da renda convertida na pessoa do escravo para a terra. Assim sendo, identificaria na Lei de Terras de 1850 um papel fundamental para a compreenso da transio do trabalho escravo para o livre. Segundo o autor, a referida lei, ao impedir o acesso terra por outros meios que no sua compra, abriu a possibilidade de transformar a terra em renda territorial capitalista, permitindo ao fazendeiro transfigurar seu capital, anteriormente investido em escravos, na aquisio de terras. Estabeleciam as condies para manter o padro de acumulao, sem prejuzo dos interesses dos fazendeiros de caf. A transio para o trabalho livre estaria assegurada, j que num regime de terras livres, o trabalho tinha que ser cativo, num regime de trabalho livre, a terra tinha que ser cativa (MARTINS, 1986, p. 32). Mas quem substituiria o cativo? Na tica desenvolvida por Martins
51 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

na verdade, incorporao dos argumentos de Florestan Fernandes (1978) e Fernando Henrique Cardoso (1977) , o escravo, posteriormente liberto, identificaria a liberdade com o no-trabalho. O homem livre nacional no poderia vir a substituir o cativo, j que esse homem livre desagregou-se tambm quando o mundo do cativeiro esboroou, porque a sua liberdade era essencialmente fundamentada na escravido de outros (p. 12). Assim, seria preciso que o trabalho passasse por redefinies radicais, reduzindo-se ou mesmo eliminando sua identificao com o cativeiro. Neste sentido, o imigrante se adequaria perfeitamente ao novo papel do trabalhador, j que, segundo Martins, o imigrante se inseria nas fazendas de caf na expectativa de tornar-se um proprietrio. H srios problemas na formulao terica de Martins. Em antigo trabalho, eu j apontava para a dificuldade de se explicar a utilizao do trabalho imigrante nas zonas cafeeiras do Oeste Paulista, a partir de critrios ideolgicos. Alm disso, eu enfatizei que a Lei de Terras no transformou o pas em uma imensa regio de fronteira fechada.
Em reas onde a fronteira permaneceu aberta, houve a possibilidade de caipirizao da populao livre e/ou liberta. Nessas reas, nenhum ardil ideolgico foi suficientemente forte para convenc-la a trabalhar para outrem. Nessas regies, que na verdade representaram, no sculo XIX, a maior parte do territrio brasileiro, a liberdade jamais se confundiu com a propriedade no sentido que lhe seria dado pelo emergente modo de produo capitalista. Ao contrrio do que pensa Martins, os homens livres e pobres do sculo passado recusaram-se a trabalhar nas fazendas no porque confundissem o trabalho com a escravido, mas por compreenderem que essa era uma das ltimas alternativas possveis na luta pela sobrevivncia (MOTTA, 1989, p. 106).

Ademais, os argumentos defendidos pelo autor so estranhos ao seu posicionamento poltico em relao aos trabalhadores rurais do pas. Ao incorporar, em seu livro O Cativeiro da Terra, as formulaes de outros socilogos da Universidade de So Paulo, Martins deixou margem os camponeses de outrora, antepassados dos camponeses de nossos dias. Por uma aparente contradio, os trabalhadores rurais de hoje merecem ateno especial do socilogo, resultando em belas e interessantes observaes sobre o campesinato brasileiro. Tais observaes resultaram em livros fundamentais acerca do tema, entre eles Expropriao e violncia (MARTINS, 1980). Nos finais dos anos 70 e ao longo da dcada seguinte, uma nova
52 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

gerao de autores optaria por romper com grandes esquemas explicativos, analisando a questo que nos ocupa a partir de recortes regionais. Malgrado flagrantes divergncias tericas, eles ressaltaram a complexidade do passado rural dos brasis do sculo XIX. quase impossvel analisar todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contriburam para destruir antigas concepes e relativizar argumentos anteriormente inquestionveis. De imediato, preciso registrar o importante papel dos brasilianistas. Nomes como os de Stanley Stein, Waren Dean, Peter Eisenberg, Robert Slenes, investigaram minuciosamente seus respectivos objetos de estudos, virando de cabea para baixo cartrios e arquivos locais. Ao se deterem, minuciosamente, na anlise de suas fontes, possibilitaram um alargamento da viso da sociedade do passado. Warren Dean, por exemplo, em Rio Claro: um sistema brasileiro de grande lavoura, analisou a expanso da cafeicultura na referida regio, sem esquecer os infelizes resultados da expropriao da terra. Ressaltou ainda - com base nos Registros Paroquiais de Terra - a especulao com a terra na regio. Ciente das formas de apropriao da terra no pas, concluiria: O sistema das grandes lavouras em Rio Claro teve origem com a usurpao da terra e a eliminao ou marginalizao dos lavradores existentes, por um grupo de pessoas que tinham acumulado capital nos negcios de exportao agrcola poca da colnia (DEAN, 1977, p. 183). Ademais, ao contrrio dos postulados ento consagrados acerca dos libertos, Dean constatava que eles permaneceram nas fazendas como trabalhadores rurais, recebendo uma remunerao inferior dada aos imigrantes. Em artigo publicado originalmente em ingls, Dean tambm se deteve na anlise da Lei de Terras de 1850. Da mesma forma que Emilia Viotti que no mesmo perodo publicava um artigo em que comparava a Lei de Terras com a Homestead Act dos E.U.A. -, o autor demonstraria as razes do fracasso da lei e a impossibilidade do Imprio em discriminar as terras pblicas das privadas (DEAN, 1971; DA COSTA, 1977). Peter Einsenberg (1977), em Modernizao sem Mudana. A indstria aucareira em Pernambuco, analisou a crise econmica dos fazendeiros de acar na regio, em fins do sculo XIX. Para tanto, destacou o controle da terra pelos fazendeiros, entendendo como este poder permitiu a transio para o trabalho livre, sem prejuzo dos proprietrios de terra. Assim sendo, pde
53 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

concluir que os fazendeiros utilizaram-se da mo-de-obra nacional em Pernambuco, uma vez que detinham o monoplio da terra. Em artigo posterior, proporia, como sugesto de pesquisa, estudos acerca do trabalhador livre nacional, particularmente em So Paulo. Acreditava o autor ser possvel que mesmo na rea de caf a transio se iniciava gradativamente durante o sculo XIX e que o elemento-chave para compreender esse processo o trabalhador livre nacional (EISENBERG, 1989). preciso registrar tambm os trabalhos realizados na Universidade Federal Fluminense. Atravs da linha de pesquisa intitulada Histria Social na Agricultura, coordenada por Maria Yedda Linhares e Ciro Cardoso, novos campos de anlise foram abertos, a partir da dcada de 80. Vinham luz agentes sociais antes esquecidos pelos grandes modelos explicativos. Uma srie de dissertaes trazia para o cenrio da historiografia regies antes no investigadas, permitindo o conhecimento das diversidades do universo rural brasileiro. Na dcada de 80, em suma, o desenvolvimento das anlises e estudos pontuais sobre as realidades brasileiras redefinia e relativizava as perspectivas tericas generalizantes. Os novos mtodos foravam uma releitura e mesmo a descoberta de outras fontes. Muitos dos conceitos aprioristicamente definidos no resistiram a uma simples comprovao emprica. Teorias, anteriormente comprometidas exclusivamente com projetos polticos, caram por terra quando testadas pelos chamados ratos de arquivo. No interior do debate sobre os modos de produo, esta linha de pesquisa impulsionou uma srie de monografias sobre o homem livre e/ou o mercado interno brasileiro. Ao questionar, muitas vezes, o paradigma paulista sobre a transio do trabalho escravo para o livre, consubstanciado na tese de Martins, por exemplo, estes pesquisadores mostraram a diversidade das formas de insero social do homem livre na sociedade escravista. Como resultados dessas pesquisas, sabemos hoje que, longe de no terem razo de ser - como defendeu Maria Silvia de Carvalho Franco - esses homens ajudaram a construir o mercado interno, experimentaram e cultivaram novos produtos agrcolas, criaram e recriaram estratgias de sobrevivncia para salvaguardar os seus poucos recursos5. Porm, se por um lado as novas pesquisas dos anos oitenta trouxeram
A ttulo de exemplo: Teixeira da Silva (1981); Castro (1987); Graner (1985); Faria (1986); Motta (1989).
5

54 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

um aprofundamento do conhecimento do universo rural brasileiro, por outro, estas mesmas pesquisas secundarizaram as anlises sobre a dinmica da luta pela posse da terra dos homens livres-pobres. A partir da consagrao acadmica da tese de Caio Prado Jnior, os historiadores no mais retomaram aos importantes elementos sobre os conflitos agrrios apontados por Alberto Passos Guimares. Alm disso, apesar das crticas desenvolvidas na Universidade Federal Fluminense em relao ao trabalho de Maria Silvia de Carvalho Franco, os pesquisadores pouco se atreveram a analisar os conflitos agrrios do sculo passado. Em Nas Fronteiras do Poder procurei compreender as disputas pelo direito a terra no sculo XIX, analisando os conflitos de terra e a legislao agrria produzida no perodo (MOTTA, 1998). Na contra-corrente das afirmaes consolidadas a partir da obra de Jos de Souza Martins, investiguei concepes de justia e de embates que fundamentaram a luta pela terra no oitocentos, a partir das ilaes de E. P. Thompson, historiador ingls, responsvel por um novo enfoque acerca dos motins ingleses do sculo XVIII e por uma nova concepo do papel da justia, do costume e das leis em sua vinculao aos movimentos sociais. Ao ressaltar o papel decisivo da cultura, o pesquisador buscou uma aproximao crescente com as contribuies da antropologia, no intuito de compreender o passado para alm dos elementos de natureza scio-econmica (THOMPSON, 1979, 1987, 1998). A meu ver, nos avanos e retrocessos, h uma tradio cultural que explica quais so os elementos atravs dos quais os seres humanos legitimam o seu acesso a terra ou de outrem. Logo, se para os fazendeiros a ocupao das terras devolutas, a incorporao das mesmas como parte de seus domnios, faziam e fazem ainda parte de uma viso de que ser senhor de terra implica poder expandi-la sem se submeter a nenhuma determinao de terceiros; para os pequenos posseiros, h tambm uma tradio que justifica a legitimidade da primeira ocupao como forma de aquisio de uma parcela de terra. Ambos, muitas vezes navegam no mesmo pressuposto: alegam serem os primeiros a ocupar o quinho em disputa. Mas se para o fazendeiro, tal pressuposto est inserido numa concepo patrimonial acerca da terra, para os pequenos posseiros ele est relacionado possibilidade de exercer uma liberdade efetiva, na reproduo de sua unidade familiar, sem a dependncia para com um senhor de terras. Assim sendo, a noo de justia dos pequenos posseiros do oitocentos no era calcada em nenhuma abstrao sobre os princpios definidores do
55 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

que seja justo, mas era resultado da experincia que adquiriram na sua relao com a terra, fruto do trabalho dirio e estafante para derrubar uma mata, plantar, cuidar e esperar pelos resultados de sua labuta. Mas tambm na experincia adquirida com outros componentes da comunidade, por exemplo, com aqueles que j haviam conseguido uma pequena parcela de terra, antes em matas virgens. Na sua relao com a comunidade, eles se esforavam para serem reconhecidos como os donos de suas terras, s vezes, em rea objeto de litgio. Para tanto, os argumentos que utilizavam para reafirmar sua condio de posseiros eram resultado de uma cultura e de uma prtica social que consideravam legtimo o princpio da primeira ocupao, do fato que eram eles, e no qualquer outro que havia derrubado a mata virgem e realizado o primeiro cultivo. Ao invs de se submeterem aos desmandos de um fazendeiro, muitos procuraram se defender, respondendo s acusaes de que eram vtimas. claro que no estamos aqui afirmando que todos os pequenos posseiros de outros tempos eram indivduos corajosos, sempre dispostos a desafiar o poder de um senhor de terra. Mas, mesmo que consideremos que a sociedade rural do sculo XIX era marcada pelos desmandos e violncia do fazendeiro, havia sempre uma possibilidade de contestao que no deve ser descartada. Se conseguirmos escapar de uma viso numrico-estatstica da participao dos indivduos em movimentos sociais, ou melhor, se entendermos os movimentos sociais em toda a sua dinmica,isso talvez nos ajude a recuperar a historicidade dos movimentos sociais rurais do Brasil, sem cair na armadilha de consider-los apenas dentro de marcos histricos pontuais, e, por conta disso, reducionistas de uma realidade mais ampla. Se importante marcar os processos histricos, pontuar os movimentos sociais nos quadros, por exemplo, das rupturas institucionais (recorde-se aqui nas Ligas Camponesas e no golpe de 1964 no Brasil) preciso tambm recuperar a tnue linha de continuidade que faz do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra dos nossos dias o culminar de um processo de luta de longa durao. No entanto, quando se trata da histria agrria no Brasil a maior parte dos trabalhos dos anos 60 aos nossos dias tendeu a se preocupar fundamentalmente com os resultados dos territrios apropriados, e do que nele se produzia, sem quase nada indagar sobre as diversas formas de acesso terra, de legitimao do direito ao territrio ocupado e seus mltiplos e complexos desdobramentos. Os estudos existentes sobre a questo territorial no Brasil partiram, quase sempre, da tese de Jos de Souza Martins, ou seja,
56 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

partiram do pressuposto de que a Lei de terras viera to somente para assegurar os interesses dos grandes proprietrios, constituindo-se como um marco importante no processo de apropriao capitalista no Brasil. Importava ressaltar apenas que a Lei de Terras consagrava a propriedade privada, impedindo o acesso a terra por outros meios que no sua compra. Os pesquisadores foram incapazes de reconhecer e analisar os conflitos agrrios do sculo XIX, aspecto fundamental para o estudo sobre o universo rural e presente no trabalho de Alberto Passos Guimares de dcadas atrs. Tal incapacidade foi tambm resultado da dificuldade da fazer perguntas a fontes produzidas no mbito da justia. A partir da consolidao da noo de que os homens pobres e livres no tinham razo de ser, tornou-se difcil compreender as inmeras possibilidades de investigao dos processos cveis de embargo, despejo e de medio de terras. Raramente pesquisadas pelos historiadores, eles so fontes riqussimas na anlise sobre concepes de justia em confronto, embates entre o que de lei e o que legtimo. Em suma, no h de fato uma histria dos conflitos agrrios no pas e so ainda bastante tmidas as pesquisas nesta direo. Se desejarmos produzila, ser preciso compreender, antes de tudo, que as categorias ou modelos derivados de um contexto precisam ser testados, refinados e, talvez, redefinidos no curso da investigao histrica (NEGRO; SILVA, 2001, p. 229). Referncias
CARDOSO, C. F. S. Ser a histria uma cincia? In: ______. Uma introduo Histria. So Paulo: Brasiliense, 1981. ______. Agricultura, Escravido e Capitalismo. Petrpolis: Vozes, 1980. CARDOSO, F. H. Capitalismo e Escravido no Brasil Meridional. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. CASTRO, H. M. M. de. Ao Sul da Histria. So Paulo: Brasiliense, 1987. DA COSTA, E. V. Da Monarquia Republica: momentos decisivos. So Paulo: Cincias Humanas, 1977. ______. Da Senzala Colnia. 2. ed. So Paulo: Cincias Humanas, 1982. DEAN, W. Latifundia and Land Policy in Nineteenth-Century Brazil. The Hispanic American Historical Review, L1, p. 606-625, Nov. 1971.
57 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

______. Rio Claro: um sistema brasileiro de grande lavoura (1820-1920). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. EISEMBERG, P. Modernizao sem mudana . A indstria aucareira em Pernambuco ( 1840-1910). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. ______. Homens Esquecidos. Escravos e trabalhadores livres no Brasil, sculos XVIII e XIX. Campinas: Editora da Unicamp, 1989. FARIA, S. de C. Terra e Trabalho em Campos do Goitacases. 1986. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal Fluminense, Niteri. FRANCO, M. S. C. Homens Livres na Ordem Escravocrata. So Paulo: Kairs, 1983. GORENDER, J. O Escravismo Colonial. 4a ed. So Paulo: tica, 1985. ______. Entrevista. Revista Arrabaldes, Rio de Janeiro, ano 1, n. 2, p.151, 1988. ______. A Escravido Reabilitada. So Paulo: tica, 1990. GRANER. P. A estrutura fundiria do municpio de Araruama. (1850-1920) . 1985. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal Fluminense, Niteri. GUIMARES, A. P. Quatro Sculos de Latifndio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. MANTEGA,G. A Economia Poltica Brasileira. So Paulo: Polis, 1984. MARTINS, J. S. Expropriao e Violncia (a questo poltica no campo). So Paulo: Hucitec, 1980. ______. O Cativeiro da Terra. 3. ed. So Paulo: Cincias Humanas, 1986. MOTTA, M. M. M. Pelas bandas dalm . fronteira fechada e arrendatriosescravistas em uma regio de policultura (1808-1888). 1989. Dissertao (Mestrado) - Universidade Federal Fluminense, Niteri. ______. Nas Fronteiras do Poder. conflito e Direito Terra no Brasil do sculo XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Pblico do Estado do Rio de Janeiro, 1998. NEGRO, A.; SILVA, S. (Org). E.P. Thompson, As peculiaridades dos ingleses e outros artigos Campinas: Editora da UNICAMP, 2001. NOVAIS, F. Portugal e o Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). 3. ed. So Paulo: Hucitec, 1985. OLIVEIRA, F. A economia brasileira: crtica razo dualista. Petrpolis: Vozes, 1977. PRADO JNIOR. C. A Revoluo Brasileira. So Paulo: Brasiliense, 1966. ______. Formao do Brasil Contemporneo. 12. ed. So Paulo: Brasiliense, 1972. ______. Histria Econmica do Brasil. 20. ed. So Paulo: Brasiliense, 1977.

58 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

SODR, N. W. Histria da Burguesia Brasileira. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1976. ______. Formao Histrica do Brasil. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1979. TEIXEIRA DA SILVA, F. C. Camponeses e Criadores na Formao Social da Misria (1820-1920). 1981. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal Fluminense, Niteroi. THOPMSON, E. Tradicin, Revuelta e Consciencia de Clase. Barcelona: Editorial Crtica, 1979. __________. Senhores e Caadores. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. __________. Costumes em comum. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1998. TOLEDO, C. Iseb: Fbrica de Ideologia. So Paulo: tica, 1982.

59 Lutas & Resistncias, Londrina, v.1, p. 42-59, set. 2006.

S-ar putea să vă placă și