Sunteți pe pagina 1din 5

Luz do Calvrio

Nas pginas das Sagradas Escrituras encontramos inmeros personagens seculares. Homens e mulheres que fizeram histria. Alguns penderam para o lado do mau, outros foram verdadeiros heris. Quando Cristo nasceu, Herodes o grande era Rei da Judia, nomeado pelo senado romano em 40 A.C. No NovoTestamento vrios Herodes so mencionados:

HERODES O GRANDE; ARQUELAU,CHAMADO HERODES O ETNARCA; HERODES O TETRARCA; HERODES AGRIPA; HERODES AGRIPA FILHO. Havia tambm o partido dos herodianos. Herodes o grande reinou de 40 a 4 a.c. Foi o assassino das criancinhas inocentes de Belm. (Ver Mat 2) Um grande construtor reconstruiu a cidade de Samaria (dando-lhe o nome de Sebaste). Usou de violncia contra os prprios parentes. Matou a esposa, o irmo e muitos nobres de sua corte. O Imperador romano declarou que preferiria ser um porco de Herodes do que seu filho. Um homem cruel e sanguinrio. Arquelau o etnarca era o filho mais velho de Herodes o grande. Ultrapassou o pai em crueldade e iniquidade. Foi removido do governo e a Judia tornou-se uma provncia romana. (Mat 2;22) Herodes o tetrarca lembrado como o assassino de Joo Batista. (Lc 3:19) Morreu no exlio. Herodes Agripa, neto de Herodes o grande morreu comido de bichos. Prendeu a Pedro e matou a Tiago, irmo de Joo. (Atos 12:1). Herodes Agripa filho conhecido pelo encontro com o Apstolo Paulo. (At.25:13, 26:32). Morreu sem filhos no ano 100 d.c.

Os herodes fizeram histria, deixando um rastro de sangue. Pginas e mais pginas ficaram marcadas com a crueldade dos Herodes. Foi o Evangelho de Cristo que transformou feras em cordeiros. A palavra do mestre penetrava e queimava toda sorte de vcios e maldades. O Cristianismo amor, f, virtude e no mera forma. O homem regenerado PAZ E NO GUERRA. Se todos os homens seguissem o ideal de Cristo, o mundo, sem dvida, seria um paraso. O paganismo tem arrebatado o homem para um destino sem Deus. A influncia do evangelho benfica e salutar.

O comportamento moral no imprio romano era negro e revoltante. Plato escreveu que os homens tinham-se tornado mais baixos do que os animais mais vis. A moral dos imperadores refletia a prpria moral do povo. Vejamos alguns atos dos maiores Csares: Jlio Csar, um talentoso general, matava para seu benefcio pessoal e corrompeu, segundo a declarao do historiador, metade das senhoras de posio e influncia de Roma. Csar Augusto, um pouco melhor, era ru de adultrio covarde. Sua nica filha Jlia tornou-se infame por sua conduta e foi banida por seu pai, que lhe havia dado o exemplo. Tibrio trucidou parentes e amigos. No havia uma s famlia que no o amaldioasse pela perda de um irmo, pai ou marido. Props recompensas aos que inventassem novos prazeres. Arruinou-se em vicios contrrios natureza e que fariam corar ao mais infame mortal. Sneca observou que ele nunca se embebedou seno uma s vez na vida, porque continuou num estado perptuo de embriaguez desde o dia em que se entregou ao vcio de beber at o ltimo momento da sua existncia. Calgula cometeu atos indignos, extravagantes:

ESCONDIDOS NAS COVAS E NAS CAVERNAS DA TERRA

Matou alguns parentes;

Casou-se com a prpria irm Drusila Seu cavalo era seu sacerdote; Cruel ao extremo. Cludio era comandado pela mulher Messalina, uma depravada da pior espcie. Nero foi o demnio encarnado:

Mandou incendiar Roma; Matou a prpria me; Vivia nos lugares de libertinagem. A tica dos romanos era depravada e insolente. No dizer do poeta: Sacrificavam pobres seres humanos para dar um feriado aos romanos. No Coliseu romano muitos combates de gladiadores custavam de vinte a trinta mil almas por ms. No eram inimigos, eram objetos de divertimento. A tica nunca existiu entre o povo romano. Amar ao prximo destruir, lanar os cristos s feras, matar sem d e piedade. A depravao moral era evidente at entre os filsofos:

O praguejar recomendado; Uma mentira era prefervel verdade; Ccero, Sneca e outros advogam o suicdio; A escravido era notria e deprimente.

Os crticos do evangelho so insensatos. O Cristianismo melhorou a vida do homem em todos os sentidos. Fomos iluminados pela luz do calvrio. Logo que o Cristianismo obteve poder na terra, principiou a minorar e erradicar males de longo tempo arraigados na tica humana:

PARA ALUMIAR OS QUE VIVEM ASSENTADOS NAS TREVAS E NA SOMBRA DA MORTE...

A escravido foi pouco a pouco desaparecendo. Dos numerosos escravos na cidade de Atenas (400.000 de uma populao de 421.000 habitantes), hoje j no h escravos na Europa; As mulheres foram valorizadas e deixaram de ser meros objetos; Cristo ofereceu salvao e perdo ao mais pobre, sem dinheiro e sem preo A crueldade e o sadismo foram abolidos com a nova lei do Amor: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos tem dio, e orai pelos que vos perseguem e caluniam. O Carter do Cristianismo impar. Nenhuma religio do mundo consegue transformar o mais vil pecador em um homem de bem. O poder de Deus explodiu o corao de pedra da humanidade. Combater o Cristianismo com palavras agressivas uma insensatez do tamanho da ignorncia do homem. Se o Cristianismo transforma, modifica hbitos, ele uma Religio Divina. Negar este fato negar toda tica. O Ateu um ser frustrado, mesquinho. Ele no consegue ver o bem do prprio ser humano. Fomos criados imagem e semelhana de Deus. Fomos criados para louvor da sua glria. Ele no nos abandonou a nossa prpria sorte. A simplicidade do evangelho notria. So boas novas, alvssaras que tremulam no mastro do corao humano. Nunca o homem foi to abenoado, quando abraou a cruz de Cristo. Os homens so arrogantes: Deveis, disse uma vez o confessor da Rainha de Espanha a um fidalgo que o tinha ofendido, deveis respeitar a um homem que todos os dias tem a vossa Rainha a seus ps e o vosso Deus em suas mos! A tica de Cristo singular. No h arrogncias e arroubos de posio. Mesmo sendo Deus, Ele humilde e chama todos ao conhecimento da verdade. Vinde a mim todos os cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertar. Cristo a soluo para este mundo sem paz!

PELA F VENCERAM REINOS, EXERCITARAM JUSTIA, DA FRAQUEZA TIRARAM FORAS.


Os poderes das trevas no venceram a fora do Evangelho. Com mpeto e coragem foram mais que vencedores. A f estimulou homens fracos e humildes a serem verdadeiros heris. F de nossos pais! Vive ainda a despeito de prises, fogo e espada Nossos pais, acorrentados em escuras prises, Eram livres em seu corao e conscincia. (Frederick W. Faber) O paganismo no liberta o homem da escravido do pecado. O Cristianismo a dinamite de Deus que quebra o mais duro corao. O paganismo um sistema corrupto e indolente. O Cristianismo no uma mera religio. Ele o poder de Deus capaz de mudar o destino do homem. O paganismo politesta, ou seja, admite a existncia de vrios deuses. O Cristianismo ensina que h um s Deus, criador dos cus e da terra. O paganismo em seu culto era formal, externo e local. O Cristianismo espiritual. Os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em Esprito e em verdade, porque so estes que o Pai procura para que o adorem. O paganismo ofereceu o perdo mediante oferendas custosas. O Cristianismo ofereceu salvao e perdo gratuitos ao mais pobre e corrupto pecador. Os personagens histricos do paganismo eram cruis e sdicos. No Cristianismo amamos os nossos inimigos. H um abismo entre o paganismo e o Cristianismo. Querido leitor, Deus est no comando! Ele o soberano Senhor! Se voc j perdeu a esperana, Ele quer transformar o dia mais negro em abundante luz do sol. BIBL

S-ar putea să vă placă și