Sunteți pe pagina 1din 22

Indeterminao e fenmenos fronteirios

Artigos / Articles

INDETERMiNAO E FENMENOS FRONTEiRiOS:


CONSiDERAES SEGUNDO O PONTO DE ViSTA DO PRAGMATiSMO PEiRCEANO

Jorge de Barros Pires1 Lauro Frederico Barbosa da Silveira2

RESUMO: O pragmatismo, como mtodo formal, nos fornece uma importante arena para discusses a respeito do modo pelo qual conceitos podem ser construdos, independentemente de qualquer posio antropocntrica ou lingustica. O presente trabalho tem por finalidade efetuar uma discusso sobre a mxima pragmtica e a tese sobre a indeterminao do significado (meaning) que ela traz consigo. Ou seja, busca-se entender o trnsito que h entre o indefinido e o definido, entre o indeterminado e o determinado, bem como algumas fronteiras intermedirias encontradas nos processos de determinao relativa do conceito. PALAVRAS-CHAVE: Conceitos Cientficos. Fenmenos Fronteirios. Pragmatismo. Vagueza. Indeterminao.

INTRODUO O pragmatismo, como mtodo formal, nos fornece uma importante arena para discusses a respeito do modo pelo qual conceitos podem ser construdos, independentemente de qualquer posio antropocntrica ou lingustica. O presente trabalho tem por finalidade efetuar uma discusso sobre a mxima pragmtica e a tese sobre a indeterminao do significado (meaning) que ela traz consigo. Ou seja, busca-se entender o trnsito que h entre o indefinido e o definido, entre o indeterminado e o determinado, bem como
1

Ps-Doutorando no Programa de Ps-Graduao em Filosofia da UNESP/Marlia. E-mail: jorge. barros.pires@gmail.com. Professor no Programa de Ps-Graduao em Filosofia da UNESP/Marlia.

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

219

Pires, J. B.; Silveira, L. F. B.

algumas fronteiras intermedirias encontradas nos processos de determinao relativa dos conceitos cientficos3. Por uma questo de parcimnia, no sero exploradas as abordagens mais clssicas sobre o pragmatismo. Assim, por exemplo, aspectos relativos noo de cincia,4 lgica da descoberta,5 s relaes entre os tipos de raciocnio,6 bem como aos fundamentos fenomenolgicos da lgica como semitica,7 no sero enfatizados. Esses so assuntos que, embora tenham grande importncia, j possuem amplo tratamento na literatura. O que, aqui, deve ser considerado inicialmente que, frequentemente, proposies condicionais so utilizadas pelos cientistas para expressar hipoteticamente processos que acontecem na Realidade. Como construes sgnicas8, esses condicionais permitem que o conhecimento a respeito do mundo Real seja expresso, avaliado, corrigido etc., e, nesse processo, nossos conceitos vo sendo elaborados. Uma vez que, usualmente, tais proposies se baseiam na representao lingustica dos padres, na forma se... ento, a mxima pragmatista pode ser aplicada para um melhor esclarecimento conceitual dessas regras. Isso se justifica na medida em que o nosso conhecimento a respeito das leis da natureza consiste, em ltima instncia, nos hbitos de ao e da expectativa que nossas representaes simblicas dessas leis sejam interpretveis. A MXiMA PRAGMATiSTA O pragmatismo, para Peirce (EP 2.400)9, no uma doutrina metafsica e muito menos se destina a determinar a verdade das coisas.
3

Cincia e o adjetivo cientfico devem ser entendidos como [...] a determinao conceitual da conduta racional futura diante de uma classe de objetos (SILVEIRA, 1989). Desse modo, cincia no pode ser confundida com acmulo de conhecimento ou como conhecimento organizado, muito menos como algum tipo de domnio do objeto. Cf.: SANTAELLA, 2004; SILVEIRA, 2011; KENT, 1987. Cf.: ANDERSON, 1986; TURRISI, 1990; PAPE, 1999. Cf.: HOUSER, 1992; SILVEIRA, 2007. Cf.: HAUSMAN, 2008; IBRI, 1992.

4 5 6 7 8

Podemos salientar que a construo sgnica uma relao lgica tridica entre a representao (signo), o objeto representado e a norma de conduta futura decorrente dela (interpretante). Para saber mais sobre as definies de signo e suas divises, confira SILVEIRA (2007) e SANTAELLA (1995).

As citaes aos textos de Peirce, contidos no The Essential Peirce, seguiro a conveno j estabelecida pela comunidade de leitores de suas obras: as iniciais EP, seguidas pelo nmero do volume e nmero

220

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

Indeterminao e fenmenos fronteirios

Artigos / Articles

apenas uma forma de avaliar os significados de termos e de conceitos abstratos. Esse mtodo no diferente do mtodo experimental que todas as cincias bem sucedidas tm utilizado. De acordo com Cooke (2003), o Pragmatismo estabelece o suporte e os critrios para a investigao e distingue aquelas investigaes que so significativas (meaningful) daquelas que no so. Notemos que os limites sugeridos por essa teoria no dizem respeito a tipos de coisas que no podemos conhecer, mas ao que considerado significativo e preciso do nosso conhecimento. Para Silveira (2007), trata-se de um mtodo de produo terica de pensamento para fins conceituais, que assume a forma de uma mxima lgica orientadora da conduta cientfica. Em uma formulao datada de 1905, portanto da fase mais madura do pensamento peirceano, podemos ler:
[...] uma concepo, isto , o contedo racional de uma palavra ou outra expresso, reside exclusivamente em seu concebvel efeito sobre a conduta da vida; de modo que, uma vez que obviamente nada que no possa resultar de um experimento pode ter qualquer efeito direto sobre a conduta, se for possvel definir cuidadosamente todos os concebveis fenmenos experimentais que a afirmao ou a negao de um conceito pudesse implicar, ter-se-ia a uma definio completa do conceito, e nele absolutamente nada mais haver. (CP 5.412).

Com essa mxima, como nos sugere Silveira, no texto ao qual se fez referncia, Peirce empreende uma mudana radical na busca da clareza dos conceitos. Tal clareza no est na evidncia dos fatos ou em algum modo de apresentao imediata das ideias: ela est baseada na possibilidade de se verificar experimentalmente quais so as consequncias decorrentes da representao dos fenmenos. Fundamentalmente, Peirce est nos aconselhando que, ao tentarmos esclarecer conceitos, devemos antecipar criativa e rigorosamente as consequncias possveis de serem derivadas daquele termo, num experimento. O conjunto dessas consequncias ser a expresso da concepo do objeto, o que diminuir significativamente a possibilidade de equvoco em sua construo, j que as consequncias previstas devero ser passiveis de teste indutivo. De acordo com Lane (2007), a mxima pragmtica, como considerada no clssico exemplo a respeito da dureza de um diamante, d o significado afirmao x um diamante como uma lista de condicionais especificando os
da(s) pgina(s). Do mesmo modo, os Collected Papers sero citados pelas iniciais CP, seguidas do nmero do volume e do pargrafo. A mesma convenao vale para The New Elements of Mathematics, NEM.
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

221

Pires, J. B.; Silveira, L. F. B.

fenmenos que resultariam da interao com x. A mxima pode ser entendida como geradora de condicionais, tais como: se aplicar presso em x, ele resistir (modo indicativo); ou se voc fosse aplicar presso em x, ele resistiria (modo subjuntivo). Condicionais no modo indicativo, contudo, cobrem apenas eventos atuais. Logo, se o significado de x duro uma lista de condicionais indicativos, a alegao de que o diamante duro analisada apenas em termos de eventos concretos e s se refere s interaes que se realizam de fato. Por outro lado, condicionais subjuntivos abrangem no s esse tipo de caso, mas tambm casos meramente possveis. Se o significado pragmtico de duro dado por condicionais subjuntivos, o diamante seria duro mesmo que nunca tivesse sido submetido presso. Nesse ltimo entendimento da mxima pragmatista, o significado pragmtico de duro no est relacionado ao teste de fato, mas possibilidade de teste. Para que seja verdade se voc fosse aplicar presso em x, ele resistiria, deve ser realmente possvel ser aplicada presso sobre x, sendo ela realmente aplicada ou no (cf. tambm CP 5.403). Em decorrncia, se uma substncia de um certo tipo devesse ser exposta a um agente de certo tipo, um certo tipo de resultado seguiria (CP 5.457). Convm perceber, conforme nos lembra Robin (1997), que ao mudar a relao entre o antecedente e a expectativa experimental consequente de um condicional indicativo para um condicional subjuntivo, Peirce est assumindo um compromisso com leis reais (gerais) e modalidades reais (inclusive possibilidades reais e necessidades reais). Peirce considerava um erro interpretar as experincias descritas nos condicionais gerados pela mxima pragmatista como coisas isoladas, aes individuais, acontecimentos singulares ou discretos (o que probe qualquer tipo de entendimento verificacionista sobre a mxima). Pelo contrrio, elas devem ser concebidas como tipos gerais de fenmenos experimentais e, portanto, para que qualquer um dos condicionais gerados pela mxima seja verdadeiro, devemos aceitar que h elementos genuinamente gerais na realidade. Mais que isso, a caracterstica aberta dos condicionais subjuntivos fundamental para seu crescimento, e isso s alcanado por haver espao para as possibilidades, como aspectos dessa realidade.10 Cremos ser importante fazer algumas consideraes a respeito de gerais e potenciais reais. Vamos comear frisando que o conhecimento exigido na clarificao de conceitos do tipo geral. Veja-se que, ao dizer que x duro,
10

Cf.: CP 5.425-26; EP 2:340; ENGEL-TIERCELIN, 1992.

222

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

Indeterminao e fenmenos fronteirios

Artigos / Articles

ou vermelho, ou pesado, ou que possui quaisquer outras propriedades, estamos dizendo que x regido por uma lei, a qual um estatuto que se refere ao futuro. Por conseguinte, ao expressarmos um condicional, gerado a partir da mxima pragmatista, ele se torna sinnimo da expresso de uma lei que rege a experincia e que constitui o sentido ltimo da proposio (cf. ENGEL-TIERCELIN, 1992; CP 5.491).
Aquilo que qualquer proposio verdadeira assevera real, no sentido de ser tal como sem referncia ao que voc ou eu pense a respeito. Caso seja essa proposio, uma proposio condicional quanto ao futuro, ela ser um geral real na medida em que se calcula que realmente influencie a conduta humana; e este o teor racional que o pragmaticista afirma ser o de qualquer conceito. Desse modo, o pragmaticista no faz com que o summum bonum consista na ao, mas que consista naquele processo de evoluo pelo qual o existente cada vez mais incorpore aqueles gerais aos quais estava destinado, sendo o que nos esforamos para expressar ao cham-los, a esses ltimos, razoveis [reasonable]. Em seus estgios mais elevados, a evoluo toma lugar cada vez mais amplamente atravs do auto-controle, e isso fornece ao pragmaticista uma certa justificativa para fazer com que o teor racional seja geral. (CP. 5.432-3).

Peirce nos deu um muito bom e bem conhecido argumento a respeito desse assunto, em suas Harvard Lectures sobre o pragmatismo, em 1903: sabemos que, ao segurar na mo um objeto slido, tal como uma rocha, podemos prever que ele cair. Ns sabemos que esse objeto vai cair, porque sabemos por experincia prpria que esses tipos de objetos sempre caem. Ns sabemos que todos os corpos slidos caem na ausncia de qualquer fora ou presso que os force para cima. Essa lei um princpio geral ativo, que realmente operativo na natureza (EP 2.181 e 183). Para Hookway (2004), o jogo entre o geral e o particular ali ressaltado. Afinal, se um esclarecimento explcito dos condicionais deva ser uma ferramenta vivel para gerar conceitos, tais condicionais devero revelar alguns padres gerais ou leis que podem ser aplicados a casos particulares. Quer dizer, ns precisamos gerar condicionais que sejam relevantes para a nossa situao em qualquer ocasio especial. Enfatiza Silveira:
Nossa concepo diz respeito aos fenmenos gerais dos quais procuramos conhecer as leis e os efeitos que produzem quando com eles interagimos. O experimento fundamental no processo do conhecimento, mas, por isso mesmo, no se constitui em mero fato bruto. Vale para verificar a verdade

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

223

Pires, J. B.; Silveira, L. F. B.

de nossas crenas pois delas independe, mas s o faz porque confere um carter concreto s nossas expectativas de confrontarmo-nos com exemplares fatuais de fenmenos gerais. Os experimentos constituemse em instncias de um processo geral crescente e evolucionrio da experincia, sendo esta da natureza do hbito e da ordem do esprito. O que verificamos no experimento a pertinncia das representaes que fazemos de classes gerais de fenmenos. Mesmo em termos da efetivao experimental, estamos tratando de amostras significativas, levanta Peirce a questo, de um grande experimento coletivo constitudo de nossa interveno no mundo exterior ou quase-exterior. Nada significa ou pode exemplificar um fenmeno geral, se tomado isoladamente sem referncia a uma classe a que poderia pertencer. (SILVEIRA, 2007, p. 188-189).

Assim, o significado pragmtico de um condicional acarreta generalidade, de sorte que, quanto mais geral ela for, mais exigir que o mtodo adote um carter conjectural, cuja forma hipottica dever ser desdobrada nas relaes conceituais nela implicadas (de acordo com as exigncias lgicas). Se quisermos testar uma hiptese experimentalmente, ser preciso saber quais as consequncias experienciais deveramos esperar que nossa atividade experimental tenha, caso a proposio seja verdadeira. Ou seja, devemos saber quais efeitos sensveis podem ocorrer, se realizarmos um experimento. De acordo com Peirce (CP 5.453; EP 2.354), se as concepes forem representadas na forma de proposies condicionais, com seus antecedentes hipotticos sendo da natureza ltima do significado e seus consequentes descrevendo as consequncias que podero vir a ser experimentalmente verificadas, essas sero verdadeiras, independentemente de essa verdade ter sido pensada em qualquer juzo, ou em qualquer outro smbolo de qualquer homem ou homens. Isso equivale a afirmar que h possibilidade real de ser verdadeiro. De fato, a verdade dos condicionais gerados pela mxima pragmatista exige a realidade das possibilidades, pois elas no so apenas uma questo de ignorncia, mesmo a ignorncia de um ser hipottico. Assim como os pontos de uma linha contnua ou as gotas de gua no oceano, os eventos futuros meramente possveis, aos quais um condicional subjuntivo se refere, no constituem uma coleo de indivduos distintos. Dizer que x duro no dizer algo sobre uma coleo de eventos ou aes individuais, no passado, ou mesmo no futuro. O seria (would) dos condicionais subjuntivos inesgotvel por qualquer multiplicidade de acontecimentos fatuais, bem como a linha
224

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

Indeterminao e fenmenos fronteirios

Artigos / Articles

contnua inesgotvel por qualquer conjunto de pontos (cf. LANE, 2007 e CP 8.208). Com isso, podemos perceber que Peirce trouxe para a contemporaneidade a distino escolstica entre realidade e existncia, sendo a primeira a expresso ontolgica das categorias fenomenolgicas e a segunda se resumindo ao existente atual e particular. Para Santaella (2004), exatamente nesse ponto que Peirce frequentemente criticava seus descendentes no pragmatismo. Ele afirmava que tais pragmatistas no conseguiram entender que, sem a compreenso das categorias fenomenolgicas, no possvel obter um entendimento satisfatrio a respeito da natureza do pragmatismo (cf. CP 8.256). No entanto, embora esse assunto seja de fundamental importncia, deixaremos essa discusso para outra oportunidade. No momento, para os fins deste artigo, conduziremos nosso texto em direo ao entendimento do problema da indeterminao e vagueza em fenmenos fronteirios. No que se segue, ilustraremos como funcionam esses princpios, com uma breve apresentao daquilo que Peirce chama de lgica da vagueza. A iNDETERMiNAO DO SiGNiFiCADO A mxima pragmatista, de acordo com Legg (2005), que nos impele a esclarecer os significados de nossos conceitos, por meio de seus efeitos concebveis. Ela traz consigo uma tese sobre a indeterminao do significado (meaning), segundo a qual ns nunca teremos o significado completo dos termos por ns usados. Na verdade, uma grande parte do progresso que obtivemos na cincia foi alcanada porque cientistas esclareceram e expandiram significados de termos cientficos (tais como fora, eletricidade, fractalidade, estocasticidade, entre outros), ao criarem hipteses observveis em situaes especficas com relao s quais a compreenso do termo era indeterminada. Com isso, fizeram as observaes necessrias e ajustaram os significados dos termos. Esse processo de descoberta a posteriori constitui-se, exatamente, no experimento cientfico. Segundo Peirce (CP 7.587), podemos nos perguntar: quanto a palavra eletricidade significa nos dias de hoje, em relao ao que ela significava nos dias de Franklin? Ou, quanto mais o termo planeta significa agora do que na poca de Hiparco? Sem dvida, essas palavras adquiriram alguma informao e provavelmente continuaro a adquirir.

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

225

Pires, J. B.; Silveira, L. F. B.

Zalamea (2011) enfatiza que a lgica da vagueza proposta por Peirce visa a entender o trnsito do indefinido para o definido, do indeterminado ao determinado, e estudar algumas fronteiras intermedirias nos processos de determinao relativa. De acordo com Engel-Tiercelin (1992), Peirce foi um dos primeiros filsofos interessados na ideia de uma lgica da vagueza. O que ele tinha em mente, quando tratava desse assunto, era, em sentido amplo, o estudo formal do que ele chamava de significado (significs). A disciplina constituda por um tal estudo consiste, em primeiro lugar, numa discusso formal de todas as variedades de determinao e indeterminao as quais afetam tanto a extenso (ou seja, a referncia, denotao), quanto a profundidade (isto , o significado, a conotao ou inteno) de um termo. Para Liszka (1990), embora Peirce geralmente defina determinao como um aumento da profundidade em um termo, com ou sem troca de informaes, ele tambm parece sugerir que a determinao no apenas um aumento na profundidade, mas pode resultar numa restrio da extenso de determinados assuntos vagos. Santaella (1992, p. 50) sublinha que o signo no pode ser absolutamente preciso, porque [...] a relao do signo com seu objeto uma fonte de indefinio na extenso do signo, e sua relao com o interpretante uma fonte de indefinio na profundidade do signo. Assim, um termo ou signo no pode ser completamente determinado. Caso contrrio, ele deveria designar uma propriedade partilhada com relao a cada uma de todas as caractersticas de seu objeto. Alm disso, conforme Engel-Tiercelin (1992 e 1993), no caso da indeterminao absoluta, ns teramos que conhecer, quanto ao seu sujeito, todos os seus predicados possveis com relao aos quais indeterminado. Isso impossvel, pois a lista infinita. Caso queiramos saber a respeito do que se est falando, e manter-nos dentro do universo do cognoscvel, devemos aceitar que todo termo potencialmente determinado.
, de fato, da prpria natureza do signo, segundo a concepo peirceana, essa radical distino face ao objeto. A natureza icnica do signo, j anteriormente apontada, fundamenta sua funo significativa em alguma qualidade que ele tenha em comum com o objeto, qualidade que, nele reconhecida entre mltiplas outras que possam oferecer, permita que fique no lugar do objeto precisamente sob aquele aspecto e venha, em sua funo mediadora, determinar signos interpretantes. Poder significar supe uma escolha e uma eleio dessa qualidade, deixando as outras indeterminadas. O equilbrio entre o determinado e o indeterminado e, no interior desse ltimo, entre o vago e o geral ser, reconhecidamente, uma das mais

226

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

Indeterminao e fenmenos fronteirios

Artigos / Articles

centrais preocupaes de Peirce ao trabalhar a lgica como semitica (e a construo pragmaticista dos conceitos). (SILVEIRA, 2001).

Desse modo, segundo Liszka (1990), a vagueza o anlogo antittico da generalidade (cf. CP 5.505). Um signo geral quando delega ao intrprete o direito de completar a determinao do signo por si mesmo. A vagueza, por sua vez, se relaciona com signos que no so suficientemente inequvocos, a ponto de permitir que se expresse uma determinada e incontestvel interpretao. Isto , um signo ser vago ao deixar que sua determinao seja completada por algum outro signo ou por uma experincia possvel (cf. SANTAELLA, 1992; p. 50; MERRELL, 1996, p. 50; CP 5.448n). Para Zalamea (2011), as investigaes a respeito da generalidade podem ser vistas como o estudo do quantificador universal (qualquer homem), enquanto as investigaes sobre a vagueza so estudos a respeito do quantificador existencial (um grande evento). Ressalta Peirce:
Um signo, (sob essa denominao, eu designo toda espcie de pensamento e no somente os signos exteriores), que se encontra sob alguma relao por ele mantida objetivamente indeterminada (isto , cujo objeto no determinado pelo prprio signo) objetivamente geral na medida em que ele concede ao intrprete o privilgio de fazer avanar mais longe sua determinao: Exemplo: O homem mortal. questo: qual homem? A resposta que a proposio lhes deixa explicitamente o cuidado de aplicar sua assero ao homem ou aos homens que vocs quiserem. Um signo que objetivamente indeterminado quanto a alguma relao, objetivamente vago na medida em que autoriza que seja feita uma determinao ulterior em um outro signo conceptvel, ou ao menos enquanto ele no designa o intrprete como seu embaixador nesse assunto. Exemplo: Um homem que eu poderia mencionar, parece um pouco preocupado. O que aqui se sugere que o homem em questo a pessoa a quem se dirige; mas a elocutora no autoriza tal interpretao ou qualquer outra aplicao do que ela diz. Ela pode ainda dizer, se quiser, que ela no tem em vista a pessoa a quem se dirige. Cada elocuo confere ao elocutor o direito de prosseguir em sua exposio; e, portanto, na medida em que o signo indeterminado, ele vago, salvo se ele for constitudo como geral expressamente ou atravs de uma perfeitamente compreendida conveno. (CP 5.447).

Assim, conforme Lane (1997), a proposio geral Os homens so mortais equivalente proposio Todo homem que voc desejar mortal. Na proposio Os homens so mortais, aquele que a afirma deixa ao
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

227

Pires, J. B.; Silveira, L. F. B.

intrprete a escolha do individual ao qual o predicado mortal ser aplicado. A Vagueza reserva quele que afirma a proposio a escolha de determinar o sujeito. Nesse sentido, a proposio vaga Um homem casa-se equivalente proposio Um homem que pode ser exemplificado casa-se. Um homem casa-se possibilita at que o falante escolha o indivduo que o predicado casa pode ser aplicado (Cf. NEM 3:812). Desse modo, segundo Annoni (2006), se a caracterstica que prpria atualidade (secundidade) a determinao, no nvel lgico, seus opostos so vagueza (primeiridade) e generalidade (terceiridade), sendo ambas consideradas formas de indeterminao. Mas o que distingue a vagueza da generalidade, na viso lgica de Peirce? Para responder a essa pergunta, temos de olhar para um artigo, escrito em 1905 e intitulado Issues of Pragmatism (CP 5.438-63), bem como acompanhar a anlise que Lane (1999) dedicou a esse assunto. A esses textos podemos acrescentar Lane (1997 e 2001). Peirce (CP 5.447-8) escreveu que [...] um sujeito de atribuio geral na medida em que o princpio do terceiro excludo no se aplica a ele, por exemplo, a proposio O homem mortal e esse qualquer coisa vago, [...] na medida em que o princpio da no contradio no se aplica a ele, por exemplo, a proposio Um homem a quem eu poderia mencionar parece ser um pouco pretensioso. Margolis (1993) sugere que esses comentrios podem parecer insatisfatrios, numa leitura mais cannica. De acordo com Lane (2001 e 1999), se tomarmos o que Peirce afirmou, parece que ele quis negar o princpio da bivalncia (segundo a qual todas as proposies so verdadeiras ou falsas), no que concerne a proposies universalmente quantificadas e que proposies existencialmente quantificadas so verdadeiras e falsas. Essas afirmaes so difceis de se aceitar, em um primeiro olhar. Afinal, por que pensar que O homem mortal, que parece ser verdadeiro, no nem verdadeiro nem falso? E por que pensar que a proposio Um homem a quem eu poderia mencionar parece ser um pouco pretensioso verdadeiro e falso? Felizmente, no temos que aceitar essas afirmaes baseados em nossas primeiras impresses. Depois que virmos o que Peirce entende por princpio do terceiro excludo e contradio, veremos qual o sentido que ele d a suas afirmaes. Para Lane (1997), o entendimento de Peirce quanto aos princpios do terceiro excludo e da contradio se assemelhava mais ao de Aristteles do que dos lgicos contemporneos. Embora os princpios sejam simples e diretos, muitas observaes de Peirce sobre esse assunto tm sido mal interpretadas por comentadores. Em particular, a sua convico de que o princpio do
228
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

Indeterminao e fenmenos fronteirios

Artigos / Articles

terceiro excludo no se aplica generalidade (ou a proposies que expressem necessidade) e que o princpio da contradio no se aplica vagueza (ou a possibilidade de expressar proposies) tem sido erroneamente ligada sua eventual rejeio do princpio da bivalncia e ao desenvolvimento de uma lgica de trs valores (ternria). Uma compreenso da viso de Peirce desses princpios lgicos mostra que essas crenas no motivaram nem sua rejeio da bivalncia, nem mesmo o desenvolvimento de sua lgica tridica. Na perspectiva de Lane (1997), do ponto de vista contemporneo, a concepo que Peirce possua dos princpios acima citados pode parecer algo fora do padro. O princpio, ou lei, do terceiro excludo frequentemente expresso como: cada instncia de p ou no p verdadeira. O princpio, ou lei, da contradio, ou no-contradio, frequentemente expresso como: cada instncia de p e no-p falso. Esses princpios esto intimamente associados com outro princpio, o da bivalncia: para qualquer proposio p, ou p verdadeiro ou ento p falso. A bivalncia parece implicar a lei do terceiro excludo, quer dizer, parece que, se toda proposio ou verdadeira ou falsa, logo, a disjuno de qualquer proposio e sua negao deve ser verdadeira. Alm disso, amplamente (mesmo que no universalmente) considerado que o terceiro excludo implica bivalncia. Ou seja, considerado que, se a disjuno de qualquer proposio e sua negao verdadeira, qualquer proposio deve ser verdadeira ou falsa. No que tange no contradio, esse princpio, como postulado, implica ambos e inerente ao afirmar que nenhuma proposio pode ser verdadeira e falsa. Lane (2001) afirma que a noo de terceiro excludo, de acordo com a noo peirceana, um princpio sobre objetos individuais. Especificamente, ele d uma condio necessria da individualidade, no modo material: se s um individual, ento, para qualquer propriedade p, ou s p ou s no p; ou, no modo formal: se s um termo individual, ento, para qualquer predicado p, ou s p verdadeiro ou s no p verdadeiro. Assim, o princpio do terceiro excludo (no modo formal) equivalente afirmao de que para qualquer termo individual (no-geral) s e para qualquer predicado p, a proposio s p ou s no p verdadeira. Por exemplo, esse estudante da UNESP vive em Marlia ou esse estudante da UNESP no vive em Marlia, verdadeiro. No entanto, esse princpio no se aplica aos casos gerais, porque, com relao a cada predicado p e todos os termos gerais s, proposies s p ou s no-p, por vezes, so falsas. Por exemplo, estudantes da UNESP vivem em Marlia ou estudantes da UNESP no vivem em Marlia. A

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

229

Pires, J. B.; Silveira, L. F. B.

proposio ser considerada verdadeira ou falsa apenas na verificao dos casos particulares. Em decorrncia, a alegao de Peirce de que o terceiro excludo no se aplica aos gerais no acarreta que as proposies gerais no so nem verdadeiras nem falsas. Pelo princpio do terceiro excludo, Peirce significou o princpio de que nenhum par de predicados mutuamente contraditrios de qualquer individual falso (Cf. MS 611)11. Esse o princpio do terceiro excludo, que no suporta a generalidade geral, porque o geral parcialmente indeterminado (cf. CP 1.434). Da mesma forma, o princpio da no contradio de Peirce se aplica apenas aos sujeitos definidos; se s um termo definido, ento s p e s no-p no so ambos verdadeiros. Assim, a no contradio equivalente afirmao de que, para qualquer sujeito definido (no um termo vago) s e para qualquer predicado p, a proposio s p e s no-p falsa. A no contradio no se aplica aos termos vagos, porque no o caso, com relao a cada predicado p e todos os sujeitos indeterminados s, que s p e s no-p falso; s vezes, essas proposies so verdadeiras, como o caso de alguns homens so carecas e alguns homens no so carecas. Dessa maneira, para Lane (1999), a alegao de Peirce de que a no contradio no se aplica ao termo indefinido (vago) no significa que proposies indefinidas (vagas) sejam verdadeiras e falsas. De acordo com Annoni (2006), devemos, portanto, diferenciar cuidadosamente os casos em que um princpio no se aplica daqueles em que aplicado e falsificado. De acordo com Peirce (MS 641), no podemos sustentar que o princpio da contradio de termos indefinidos falso. No poderia ser assim, sem aplicar-lhes o que exatamente estamos negando disso. Um argumento contra o que Peirce afirma, isto , que o princpio do contraditrio no se aplica a um homem, porque um homem alto e um homem no alto s pode ser o equivalente a dizer que aquele homem que alto no , enquanto alto, no alto. Peirce concorda com esse argumento, recusando-se a admitir que o princpio da contradio de um homem falso, mas, quando se fala que um homem alto, afirma-se que ele no no-alto, isto dito de um determinado homem existente. Nesse caso, homem no est sendo tomado de modo indefinido; trata-se, pelo contrrio, um determinado homem e no outros. Vejamos outro exemplo, num texto de Peirce:
11

MS corresponde aos manuscritos de Peirce, seguindo a paginao de acordo com o Institute for Studies in Pragmatism. A paginao adotada por esse instituto a mesma elaborada originalmente por Robin (1967).

230

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

Indeterminao e fenmenos fronteirios

Artigos / Articles

Caso S seja um termo particular, ele pode no ter extenso e ento nada acrescentar extenso de P. Este ltimo caso freqentemente ocorre em metafsica, e por conta de no-P assim como de P serem predicados de S, do lugar a uma aparncia de contradio aonde no h realmente nenhuma; pois, como uma contradio consiste em dar aos termos contraditrios alguma extenso em comum, segue-se que, se o sujeito comum do qual forem predicados no tem extenso, h to somente uma contradio verbal e no real. No , realmente contraditrio, por exemplo, dizer-se que uma borda est dentro e fora daquilo que ela limita. (CP 2.420).

Uma importante questo nos colocada por Engel-Tiercelin (1992): [...] vagueza e generalidade podem ser eliminadas? Com relao generalidade, ela nos responde que a resposta clara: impossvel, porque seria preciso observar todas as classes possveis e os sistemas de objetos aos quais a determinao pode ser aplicada. A generalidade a srie indefinida de interpretantes que surgem na ao do signo (cf. CP 1.339), generalizando a experincia com o objeto. Segundo Peirce (CP 1.82), para a generalizao, a operao mais importante da mente em matemtica e em qualquer lugar , em primeiro lugar e acima de tudo, uma operao da especificao e, como tal, a manifestao da inteligncia, pois se trata menos de uma extenso da informao prvia do que um aumento da extenso e diminuio da profundidade, sem alterao da informao (CP 2.422). Acreditar que a generalidade pode ser eliminada acreditar que o significado (meaning) ou inteligncia que pertence s coisas podem ser reduzidos e isso uma iluso. Com relao vagueza, destaca que a questo da sua eliminao mais complexa. Em um primeiro sentido, vago significa indefinido (mas no quer dizer que seja ambguo) um signo indefinido se a sua interpretao continua a ser duvidosa. (Cf. MS 283). Impreciso no , portanto, uma noo semntica que corresponderia ao fato de que um signo no tem nenhuma referncia, uma vez que a vagueza no afeta o objeto do signo, mas o seu interpretante. Uma vantagem dessa definio que nos salva do erro de pensar que um signo indeterminado simplesmente porque ele no faz referncia a muitas coisas: por exemplo, dizer C. S. Peirce escreveu este artigo indeterminado, porque no informa que cor de tinta foi usada, quem fez a tinta, quantos anos o pai do fabricante da tinta tinha quando seu filho nasceu, nem qual era o aspecto dos planetas, quando seu pai nasceu. Ao transferir a definio para a interpretao, tudo isso cortado (cf. CP 5.448 n.1).

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

231

Pires, J. B.; Silveira, L. F. B.

Para Engel-Tiercelin (1992), a vagueza, tal como Peirce a conceitua, uma noo que pode ser chamada pragmtica, dependente do contexto em relao s regras de conversao ordinria. Nesse sentido, ilusrio tentar elimin-la. Contudo, a vagueza tambm pode ser devida indeterminao essencial encontrada em diferentes nveis de realidade. , por exemplo, a indefinio em torno de nossos hbitos e nossas crenas. Nesse sentido, a impreciso irredutvel, pois uma caracterstica das crenas que temos acerca do mundo. Essas so de senso comum, crenas instintivas, as quais so, por essa razo, indubitveis. OS FENMENOS FRONTEiRiOS H, no entanto, um outro sentido importante (talvez o mais importante), no qual preciso falar da relao entre a realidade e a irredutibilidade da vagueza. A vagueza, nessa perspectiva, se deve ao fato de que a realidade se apresenta sob a forma de um continuum, e que temos na maioria do tempo que lidar com casos de fronteira. Nesse aspecto, como em outros, temos de admitir que a vagueza um princpio universal real, e no uma deficincia de nosso conhecimento ou de nosso pensamento (cf. CP 4.344). Pelo raciocnio de Annoni (2006), se tomarmos como exemplo o falecimento, veremos que ele divide o continuum do tempo em duas partes distintas e determinadas: o estado anterior de vida e o estado sucessivo de morte. No entanto, existem trs elementos envolvidos e no apenas dois, os quais devem ser levados em considerao. O terceiro elemento a fronteira existente entre os dois estados determinados. De acordo com Silveira (2008a, n. 20), o problema dos elementos fronteirios estava presente ao longo dos estudos realizados por Peirce. Eles podem ser encontrados no estatuto do continuum verdadeiro e, em especial, em sua concepo de tempo como um continuum (cf. SILVEIRA, 2008b, PUTNAM, 1995). Tambm teriam caractersticas fronteirias suas investigaes a respeito dos pontos com relao a uma reta, ou o instante em relao ao continuum temporal (j que eles seriam potenciais, vindo existncia por meio do seccionamento do continuum, apresentando propriedades de infinitesimais), bem como a questo do menor nmero necessrio de cores diferentes para preencher superfcies adjacentes, na qual as fronteiras entre as superfcies apresentam potencialidade-limite nas questes de identidade.

232

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

Indeterminao e fenmenos fronteirios

Artigos / Articles

Comecemos com o texto Elements of Logic (CP 2.420), que trata da correlao entre a profundidade e a extenso dos conceitos, cujo produto denominado, por Peirce, Informao. Nesse texto, ele considera que em alguns casos esse produto ou permanece inalterado ou tem um valor zero, de maneira que a informao seria nula. Nesse ltimo caso, o sujeito de atribuio s estaria localizado na fronteira entre os domnios e, portanto, permaneceria indeterminado. Assim, ele comportaria, disjuntivamente, os predicados p e no-p (cf. SILVEIRA, 2009). No mesmo texto, Silveira salienta:
O estatuto indeterminado, em termos de predicao, destes elementos, ir, no argumento peirceano, comprovar que a forma enquanto tal um possvel e a matria responsvel pela existncia vaga, no tendo, diz o texto averso a qualquer contradio. Os elementos fronteirios, pontuais, encontrando-se precisamente no bordo e no em sua vizinhana, sero puros existentes, no sujeitos predicao de uma qualidade determinada ou de sua negao. As superfcies adjacentes, por seu lado, caso se trate de cores, sero de uma ou de outra cor, pois no sero pura matria, e se encontraro dentro dos limites de uma certa regularidade geral, ou lei. O ponto, como individual, somente existncia. (SILVEIRA, 2009 ; ver tambm: NEM 4.293-294)

Conforme Annoni (2006), uma caracterstica fundamental do modelo proposto por Peirce que esses limites no restringem uma regio intermediria com qualquer rea especificvel entre os dois estados que ela divide, mas eles ocupam uma regio infinitesimal a qual coincide com o limite de sua relao. A noo de infinitesimal desempenha, aqui, um papel central. Peirce, seguindo o caminho de seu pai, detm, em contraste com a grande maioria dos matemticos da poca, que a noo de infinitesimal no implica qualquer tipo de contradio. (cf. CP 6.113). Na opinio de Silveira (2009), no texto The Law of Mind, de aproximadamente 1900-1901, Peirce (CP 6.124-6) d um importante passo adiante, na compreenso dos elementos de fronteira luz da teoria do continuum verdadeiro. Nesse texto, o conceito de infinitesimal minuciosamente explicitado. Primeiramente, ele apresenta todo nmero real como limite a que uma srie de nmeros indefinidamente tende, podendo-se tomar entre dois nmeros reais quaisquer uma srie inumervel de nmeros (ou pontos) que a eles tendem. Em seguida, os infinitesimais so conceituados como o nmero ordinal que ocupa a infinitsima casa de uma srie de nmeros imensurvel. Segue-se a isso que o contnuo supe quantidades infinitesimais,
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

233

Pires, J. B.; Silveira, L. F. B.

podendo-se aplicar as funes de adio e multiplicao (desde que no seja exigido que a srie seja denumervel). Tal ao no modificar o tamanho da srie, mesmo que a srie seja finita, pois, se A uma srie finita e i um infinitesimal, poderamos escrever que A+i=A. Quer dizer, isso assim para todos os fins de medio. O infinitesimal, nesse sentido, uma potencialidade genuna. Ao conferir aos elementos fronteirios as caractersticas infinitesimais de sries inumerveis, Peirce reitera que a exclusividade imposta pelo princpio de contradio no se aplica a eles, e que em duas superfcies contguas, sendo uma vermelha e a outra azul, nenhuma parte ser simultaneamente vermelha e azul. Ser necessrio, portanto, expandir a superfcie em considerao para alm da linha divisria, de sorte a efetivamente existir sujeitos de atribuio com valores maiores do que i, sendo a vizinhana imediata da linha (sendo assim, considerado o conjunto) metade vermelha e metade azul. Segundo Annoni (2006), uma quantidade infinitesimal simplesmente uma quantidade positiva menor que qualquer quantidade especificvel. Onde o modelo cantoreano de continuidade se baseia na noo de ponto, o modelo peirceano de continuidade utiliza a noo de infinitesimal. Em matemtica, no ponto-limite entre uma curva e sua tangente, temos que o ponto na curva em contato com a tangente e o ponto da tangente em contato com a curva no so mais distinguveis um do outro. Sua distncia infinitesimal, no mensurvel, e assim se segue que os dois pontos iniciais devem ser considerados como juntos. Essa noo central para Peirce. Cada quebra de continuidade provoca uma relao de oposio entre um primeiro (o continuum original) e um segundo (a descontinuidade relativa), atravs de um limite infinitesimal colocado entre eles. Como destacamos antes, entre a curva e a tangente, no limite, temos uma singularidade objetivamente indeterminada. Cada indivduo singular e definido, embora indeterminado (aqui aludindo ao indivduo fronteirio entre a curva e a tangente).
A fora da exceo trazida pelo estatuto dos elementos fronteirios to forte aos olhos de Peirce, que [...] promete o autor dedicar uma nova classe de valores, alm dos dois clssicos verdade e falsidade - a um terceiro valor, que poderia ser denominado estado nascente antes da restrio trazida pelo princpio de contradio. [...] sua realidade suficientemente contundente para exigir que receba um equacionamento adequado. Os casos fronteirios, somente vo confirmar de modo extremamente agudo a importncia conferida por Peirce teoria do verdadeiro continuum, e a decisiva contribuio que a noo de potencialidade, como um modo afirmativo de ser para que uma viso realista da lgica e dos fenmenos no

234

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

Indeterminao e fenmenos fronteirios

Artigos / Articles

escamoteie os problemas, mas busque solues que determinem de modo razovel a conduta futura da cincia. (SILVEIRA, 2009).

Portanto, de acordo com Annoni (2006), em contraste com uma teoria epistmica ou semntica da vagueza, h entidades reais e objetivamente indeterminadas que no podem ser tratadas adequadamente por um sistema de lgica clssica. Recorrendo ao exemplo do elemento fronteirio fornecido por Peirce, por ocasio de propor uma lgica de trs valores, Lane (1999) defende que, queles que seriam de si mesmos determinados mas aos quais se atribuiria valor muito prximo a zero e que, portanto, no forneceriam informao sobre o que lhes deveria ser atribudo, a saber, p ou no-p, seria sempre falso aplicar predicao o principio de contradio e o do terceiro excludo. Dada essa dupla falsidade, Peirce teria reservado predicao cabvel a tais elementos um terceiro valor mais atenuado, por ele designado como L. Keefe (1998), por sua vez, faz notar que argumentos de que a lgica clssica insuficiente para lidar com a incerteza so muito familiares, nos dias de hoje: sua classificao exaustiva de verdadeiro/falso no deixa espao para predicaes de casos fronteirios (por exemplo, um homem que no claramente nem alto nem no-alto; ou qualidades discretas, como duas cores diferentes cobrindo cada uma delas uma superfcie adjacente uma da outra) e impe limites para extenses (por exemplo, um corte entre o alto e o noalto), quando a falta de tais limites uma caracterstica central de predicados vagos. Nadin (1983, p. 163), ao discutir a respeito da semitica e dos conjuntos fuzzy, ressalta que demoramos a chegar concluso de que muito da cognio e interao humana com o mundo exterior envolve construes que no so conjuntos no sentido clssico, mas conjuntos fuzzy (ou subconjuntos). Ou seja, classes com limites no precisos em que a transio de pertencente ou no ao conjunto gradual e no abrupta. Na verdade, pode-se argumentar que grande parte da lgica do raciocnio humano no a lgica clssica de dois valores, mas est relacionada a uma lgica de verdades cujas regras de inferncia so fuzzy. Devemos, neste ponto, lembrar que, de acordo com o princpio pragmtico, no h maneira de determinar em que medida um objeto fronteirio pertencente a uma determinada classe de objetos ou a outra, exceto
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

235

Pires, J. B.; Silveira, L. F. B.

ao considerarmos os possveis efeitos experimentais decorrentes da adoo de uma regra que possibilite sua predicao. Quer dizer, podemos definir melhor o que um elemento de fronteira , a partir de aes guiadas por essas regras e dos resultados que esperamos dessas aes. exatamente isso que, por exemplo, a teoria fuzzy faz. Como mtodo, ela permite nossa interao com o fenmeno e a tentativa de predio das consequncias experimentais de nossas representaes a respeito dele, atuando como geradora de proposies condicionais. Tais regras orientam nossa experincia com o objeto. Nesse sentido, ela pragmtica, porque fornece os limites do que ser considerado significativo e a preciso a ser atingida em uma dada aplicao. Como pudemos mostrar, ao longo deste texto, quando o significado de um conceito ou termo necessita ser determinado, isso ocorrer em relao a um fim, devendo estar relacionado ao propsito do raciocnio e regulando e direcionando a conduta. Mais uma vez, desse modo que o cientista procede ao tentar, por exemplo, encontrar a funo que melhor se ajuste aos dados, em relao aos fins desejados (classificao, predio, por exemplo). CONSiDERAES FiNAiS O Pragmatismo, sendo uma estratgia para a construo de conceitos, estabelece o suporte e os critrios para a investigao cientfica, apontando para o que pode ser significativo (meaningful) e para a sua preciso. Assim, essa teoria se coloca como um mtodo de produo terica de pensamento, cujos fins so conceituais. Muitas vezes, esse mtodo assume a forma de uma mxima lgica, que orienta a conduta cientfica. A mxima uma espcie de geradora de condicionais, tanto no modo indicativo como no subjuntivo. Contudo, como de incio afirmamos, condicionais no modo indicativo cobrem apenas eventos atuais, enquanto os do caso subjuntivo abrangem casos meramente possveis. Com isso, Peirce assumiu um compromisso com leis reais (gerais) e modalidades reais (inclusive possibilidades reais e necessidades reais). Dessa maneira, seria um grande erro tentar interpretar as experincias descritas nos condicionais como coisas isoladas. Os condicionais gerados a partir da mxima, para serem verdadeiros, devem envolver elementos genuinamente gerais da Realidade e, para seu crescimento, deve haver espao para possibilidades, como aspectos dessa realidade.

236

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

Indeterminao e fenmenos fronteirios

Artigos / Articles

Com isso, Peirce promoveu uma importante mudana no modo de busca da clareza dos conceitos; essa clareza, que antes se acreditava estar baseada na evidncia dos fatos, passou a repousar na possibilidade da verificao experimental das consequncias futuras da representao do fenmeno. Ou seja, o esclarecimento de conceitos passa pela antecipao criativa e rigorosa das consequncias possveis de serem derivadas de um termo num experimento. O conjunto dessas consequncias ser a expresso da concepo que se tem do objeto. Alm disso, pudemos ver, ao longo do texto, que a mxima pragmatista traz consigo uma interessante tese sobre a indeterminao do significado (meaning). Peirce visava a entender o trnsito que h entre o indefinido e o definido, entre o indeterminado e o determinado, bem como algumas fronteiras intermedirias encontradas nos processos de determinao relativa. Sua discusso girava em torno das variedades de determinao e indeterminao que afetam a extenso (denotao) e a profundidade (conotao) de um termo. importante notar que uma das principais consequncias do entendimento a respeito da indeterminao que, em contraste teoria epistmica ou semntica da vagueza, ns encontramos entidades reais as quais so objetivamente indeterminadas (que a lgica clssica no pode tratar adequadamente). Com base nisso, tem-se a ideia de que grande parte da lgica do raciocnio humano no aquela baseada na lgica clssica de dois valores, mas est relacionada a uma lgica de multivalores. Por esse motivo, acreditamos que investigaes futuras nesse universo poderiam contribuir significativamente para um entendimento mais amplo a respeito do raciocnio. Nesse sentido, parece-nos que os Grafos Existenciais de Peirce se apresentam como um bom recurso lgico para tratar desse assunto, uma vez que eles nos proporcionam um ambiente formal para a anlise e a elaborao de conceitos. Agradecimentos: Este artigo foi produzido com o apoio do CNPq, por meio de bolsa de Doutorado.

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

237

Pires, J. B.; Silveira, L. F. B.

PIRES, Jorge de Barros; SILVEIRA, Lauro Frederico Barbosa da. Scientific Concepts and Bordering Phenomena: some Considerations from the Peircean Pragmatic Point of View. Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013.
ABSTRACT: Pragmatism, as a formal method, has provided a fabulous arena for discussions about the way concepts may be constructed, irrespective of any anthropomorphic or linguistic position. We will see that the pragmatic maxim possesses an interesting thesis regarding the indetermination of the meaning. Such idea helps to understand the transit between the indefinite and the defined, indeterminate and determined, as well as some found intermediate borders in the processes of relative determination. KEYWORDS: Scientific concepts. Bordering phenomena. Pragmatism. Vagueness. Indetermination.

REFERNCiAS
ANDERSON, D. R. The evolution of Peirces concept of abduction. Transactions of the Charles S. Peirce Society, v. 22, n. 2, p. 145-164, 1986. ANNONI, M. Implications of Synechism: Continuity and Second-Order Vagueness, Cognitio-Estudos: revista eletrnica de filosofia, v. 3, n. 2, p. 96-108, 2006. COOKE, E.F. Peirce, Fallibilism, and the Science of Mathematics. Philosophia Mathematica, v. 11, n. 3, p. 158-175, 2003. Engel-Tiercelin, C. Vagueness and the Unity of C. S. Peirces Realism. Transactions of the Charles. S. Peirce Society, v. XXVIII, n. 1, p. 51-82, 1992. ______. Peirces realistic approach to mathematics: Or, Can one be a realist without being a Platonist? In: MOORE, E. C. Charles S. Peirce and the Philosophy of Science: Papers from the Harvard Sesquicentennial Congress. Tuscaloosa: University of Alabama Press, p. 30-48, 1993. HAUSMAN, C. Charles Peirces Categories and the Growth of Reason. International Journal of Semiotic Law, v. 21, p. 209-222, 2008. HookwaY, C. The Principle of Pragmatism: Peirces Formulations and Examples. Midwest Studies in Philosophy, v. 28, p.119-136, 2004. HOUSER, N. On Peirce theory of propositions: a response to Hilpinen. Transactions of the Charles S. Peirce Society, v. 28, n. 3, 1992. IBRI, I.A. Ksmos Noets: a arquitetura metafsica de Charles S. Peirce. So Paulo: Perspectiva: Hlon, 1992. KEEFE, R. Vagueness by Numbers. Mind, v. 107, p. 565-579, 1998. KENT, B. Charles S. Peirce Logic and the classification of the sciences. Kingston and Montreal: McGill-Queens University Press, 1987.

238

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

Indeterminao e fenmenos fronteirios

Artigos / Articles

Lane, R. Principles of Excluded Middle and Contradiction. Transactions of the Charles S. Peirce Society, v. 33, n. 3, p. 680-703, 1997. ______. Peirces Triadic Logic Revisited. Transactions of the Charles S. Peirce Society, v. 35, p. 284-311, 1999. ______. Principles of Excluded Middle and Contradiction. Disponvel na Internet via URL: <http://www.westga.edu/~rlane/csp/principles.htm>, 2001. Acesso em: outubro de 2012. ______. Peirces Modal Shift: From Set Theory to Pragmaticism. Journal of the History of Philosophy, v. 45, n. 4, p. 551-576, 2007. LEGG, C. The meaning of meaning-fallibilism. Axiomathes, v. 15, p. 293-318, 2005. Liszka, J.J. Peirces Interpretant. Transactions of the Charles Sanders Peirce Society, n. 26, p. 17-62, 1990. MARGOLIS, J. Peirces view of the vague and the definite. In: MOORE, E.C. Charles S. Peirce and the Philosophy of Science: Papers from the Harvard Sesquicentennial Congress. Tuscaloosa: University of Alabama Press, p. 139-160, 1993. MERRELL, F. Signs Grown: semiosis and life processes. Toronto: University of Toronto Press, 1996. NADIN, M. The logic of vagueness and the category of synechism. In: FREEMAN, E. (Ed.). The relevance of Charles Peirce. La Salle, IL: Hegeler Institute, 1983, p. 154-166. PAPE, H. Abduction and the topology of human cognition. Transactions of the Charles S. Peirce Society, v. 35, n. 2, p. 248-269, 1999. PEIRCE, C.S. The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. HARTSHORNE, C., WEISS, P.; BURKS, A. (Org.). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1931-35 e 1958; 8 vols. ______. The New Elements of Mathematics by Charles S. Peirce. EISELE, C. (Ed.). The Hague, Mouton Publishers, 1976. 5 vols. ______. The Essential Peirce. KLOESEL C.J.W., Houser N. (Ed.). vol. 1. Bloomington: Indiana University Press, 1992; Peirce Edition Project (ed.), vol. 2. Bloomington: Indiana University Press, 1998. PUTNAM, H. Peirces continuum. In: KETNER, K.L. Peirce and contemporary thought: philosophical inquiries. New York: Fordham University Press, 1995, p. 1-22. ROBIN, R.S. Annotated Catalogue of the Papers of Charles S. Peirce. Amherst: The University of Massachusetts Press, 1967. ______. Classical pragmatism and pragmatisms proof. In: BRUNNING, J.; FORSTER, P. (Ed.). The Rule of Reason: The Philosophy of Charles Sanders Peirce. Toronto: University of Toronto Press, 1997 p.139-152. Santaella, L. A Assinatura das Coisas: Peirce e a literatura. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

239

Pires, J. B.; Silveira, L. F. B.

______. A teoria geral dos signos: semiose e autogerao. So Paulo: tica, 1995. ______. O mtodo anticartesiano de C. S. Peirce. So Paulo: UNESP, 2004. SILVEIRA, L.F.B. da. Charles Sanders Peirce: Cincia Enquanto Semitica. Trans/Form/ Ao, v. 12, p. 71-84, 1989. ______. Semiose: Dilogos e linguagem. Galxia, n. 1, p. 75-109, 2001. ______. Curso de Semitica Geral. So Paulo: Quartier Latin, 2007. ______. Informao e verdade na filosofia de Peirce. Cognitio, v. 9, p. 281-324, 2008a. ______. O desenvolvimento do conceito de tempo na filosofia de Charles Sanders Peirce. In: BRESCIANI FILHO, E.; DOTTAVIANO, I. M. L.; GONZALES, M. E. Q.; SOUZA, G. M. (Org.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v.5, p. 109-175, 2008b. ______. Algumas Reflexes sobre a Arquitetnica do Pensamento de Peirce. Seminrios Interdisciplinares CLE Auto-Organizao. 2009. (Seminrio). ______. Pensamento cientfico e experincia cotidiana: uma leitura de Charles Sanders Peirce. In: CARNEIRO, M. C. (Org.). Histria e Filosofia das Cincias e o ensino das Cincias. So Paulo: Cultura Acadmica, p. 76-89, 2011. TURRISI, P. A. Peirces logic of discovery: abduction and the universal categories. Transactions of the Charles S. Peirce Society, v. 26, n. 4, p. 467-497, 1990. ZALAMEA, F. Peirces continuum: a methodological and mathematical approach. Disponvel na internet via URL: <http://acervopeirceano.org/wp-content/uploads/2011/09/ZalameaPeirces-Continuum.pdf>. Acesso em: janeiro de 2013.

Recebido em: 14.05.2012 Aceito em: 15.04.2013

240

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 36, n. 2, p. 219-240, Maio/Ago., 2013

S-ar putea să vă placă și