Sunteți pe pagina 1din 3

19/10/13

Incio Clientes EBS Sistemas

Convertendo computadores Fsicos em virtuais com o Hyper-V P2V | Inove Tecnologia


Software Pblico Contato
Procurar

Convertendo computadores Fsicos em virtuais com o Hyper-V P2V


Escrito por Marcelo Maciel em 4 de maio de 2011 Ir para comentrios Deixe um comentrio (15)

Feed RSS
Follow

Voc passou pela situao de ter que converter um servidor e/ou estao que roda Windows 2003 ou XP em uma mquina virtual? Qual a soluo, instalar o Windows na mquina virtual e migrar os sistemas legados? No, at mesmo para quem no dispe de solues pagas, possvel converter computadores fsicos em virtuais. O primeiro passo converter o disco fsico em disco virtual. Para isso iremos utilizar o Disk2VHD. Execute o Disk2VHD e selecione as unidades do disco a ser convertido. No campo VHD File Name, selecione o arquivo vhd que ser criado como imagem do disco fsico. O Disk2VHD pode ser utilizado com o servidor ligado pois a cpia feita via VSS, ento no h problema de copiar arquivos abertos.

Posts Aleatrios
Script para mostrar o tamanho das tabelas MSSQL Permitindo que usurios comuns instalem driver de impressoras no Windows 7 Script para remover McAfee Agent Atualizao KB943729 Registrar DLL 32 bits no Windows 64 bits

Clique em Create e aguarde a criao da imagem. O tempo ir depender do tamanho do disco e do espao utilizado no mesmo. Aps a converso do disco basta criar uma nova mquina virtual no Hyper-V, anexar o arquivo VHD criado como disco principal da VM, e iniciar a mesma. Caso o computador tenha o Windows XP ou Server 2003 instalado a seguinte Tela Azul deve aparecer: 0x0000007B. A descrio do erro segue na KB314082 da Microsoft, juntamente com a resoluo, que em resumo explica que o sistema operacional no consegue realizar a inicializao pois no encontrou a controladora de disco. Realmente este o problema que ocorre, pois este procedimento seria o mesmo que colocar um HD instalado em um computador com placame diferente. O sistema operacional no reconhece a controladora de disco nova e apresenta a Tela Azul. Para corrigir o problema basta executar uma alterao no registro. Mas como fazer isso em um computador que no inicia? Para isso eu montei a imagem VHD em uma estao com o Windows 7. Para fazer isso siga este tutorial. Com a imagem montada, e acessvel pelo Windows Explorer, abra o Regedit. O problema como executar a alterao no registro sendo que a mquina virtual no inicializa. Para fazer isso anexei o disco no computador host e segui o seguinte tutorial: Como editar offline o Registro do Windows; O papel dos ControlSets no Registro.

Categorias
endian html hyper-v linux mssql openfire script windows

Meta
Login Posts RSS RSS dos comentrios WordPress.org

www.inoveti.com.br/2011/05/convertendo-computadores-fisicos-em-virtuais-com-o-hyper-v-p2v/

1/3

19/10/13

Convertendo computadores Fsicos em virtuais com o Hyper-V P2V | Inove Tecnologia

Feita as adequaes no script, e a alterao no registro, basta salvar as alteraes do registro, desanexar o disco e iniciar a mquina virtual. O boot ser normal, porm a mquina no vai reconhecer nenhum hardware a princpio. Aps a inicializao completa, basta instalar o Integration Components e reiniciar novamente a mquina virtual.
C urtir 0

Tw eetar

Share

hyper-v, windows

Alterando o poller CACTI para 1 minuto

Deixe um Comentrio

15 Comentrios.

Sunshine 5 de julho de 2011 em 21:02 I was really consfued, and this answered all my questions. Buckie 29 de agosto de 2011 em 19:15 Phneoemnal breakdown of the topic, you should write for me too!

Responder

Responder

Fabiano 8 de maro de 2012 em 19:00 Fantstico muito obrigado! Marcelo Maciel 8 de maro de 2012 em 22:43 Obrigado pelo apoio. Estou reescrevendo este post para ficar um pouco mais detalhado. Se tiver alguma sugesto pode me encaminhar.

Responder

Responder

Fabiano 9 de maro de 2012 em 8:36

Responder

Marcelo, segui muito bem o tuto mas no estou tendo sucesso, estou conseguindo acessar o registro pelo VHD mas no sei o que deveo deletar para que no faa referencia ao driver antigo. No compreendi oque devo ajustar ou deletar na CurrentControlSet para que no faa referencia ao driver antigo e pea o novo. Valeu! Marcelo Maciel 9 de maro de 2012 em 8:59 Responder

justamente esta parte que estou tentando deixa mais simples. O que fiz foi o seguinte: depois de montar o registro em outro computador, eu segui os passos da KB314082, porm neste link ele ensina a fazer na mquina local. Voc vai utilizar a partir do Mergeide.reg. S que como o registro est montado, voc vai ter que adaptar cada linha a ser adicionada manualmente. Por ex: Chave a ser alterada: [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\CriticalDeviceDatabase\primary_ide_channel] ClassGUID={4D36E96A-E325-11CE-BFC1-08002BE10318} Service=atapi E vamos supor que voc montou a chave em: [HKEY_LOCAL_MACHINE\teste\] Alm disso a chave [HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\] no deve existir, pois ela criada somente quando o windows est em execuo. O que deve existir a HKLM\teste\ControlSet001\. Ento necessrio adaptar mais este item. A nova chave seria: [HKEY_LOCAL_MACHINE\teste\ControlSet001\Control\CriticalDeviceDatabase\primary_ide_channel] ClassGUID={4D36E96A-E325-11CE-BFC1-08002BE10318} Service=atapi Basicamente isso. No meu caso foi um pouco trabalhoso, mas converti um servidor Windows Server 2003, para Hyper-V com sucesso e rodando a quase um ano sem nenhum problema. Para se ter ideia nem o pessoal que d suporte no sistema do servidor descobriu que ele est virtualizado.

Fabiano 9 de maro de 2012 em 18:09 Marcelo agora compreendi ento para ficar mais claro apos a montagem do Hive, voce pode colar no post oque dever ser alterado a mo no registro e demontado o hyve para salvar e pronto, ok? Marcelo Maciel 9 de maro de 2012 em 18:13

Responder

Responder

Exatamente!! Espero que tenha conseguido fazer a converso que precisa e que eu tenha ajudado. Assim que arrumar um tempinho vou terminar de reescrever este post para ficar mais fcil de entender.

Fabiano 12 de maro de 2012 em 17:19

Responder

Marcelo, consegui utiliznado a ferramenta Disk2VHD, tinha feito 2x nela, mas na terceira vi a opo Preparar para Virutal PC e pronto, ja foi corrigido o Boot, e os drivers de disco que davam a tela azul, praticamento o Disk2VHD fez o papel de corrigir a ControlSet. Muito obriago mesmo, seu post me ajudou muito.

www.inoveti.com.br/2011/05/convertendo-computadores-fisicos-em-virtuais-com-o-hyper-v-p2v/

2/3

19/10/13

Convertendo computadores Fsicos em virtuais com o Hyper-V P2V | Inove Tecnologia


Marcelo Maciel 21 de maro de 2012 em 16:22 Responder

Fabiano, obrigado pelo esclarecimento, vou refazer este post utilizando esta opo que voc citou. Na poca que fiz a migrao no tinha, e tive que fazer na mo, o que muito mais trabalhoso.

Bruno 4 de junho de 2012 em 13:59

Responder

Com o Disk2VHD eu gerei um arquivo VHD mas na hora de inicializar ele no Hyper-V ele d uma mensagem que no existe disco e pede ctrl+alt+del para reiniciar. Criei um disco virtual, carreguei o Hive, alterei as chaves \SYSTEM\CurrentControlSet\ para \teste\ControlSet001\ mas na hora de importar ele d uma mensagem que o arquivo especificado no um arquivo de registro. O que eu posso fazer? Marcelo Maciel 5 de junho de 2012 em 20:24 Responder

Bruno, Na ltima verso do Disk2VHD existe uma opo Fix up HAL for Virtual PC. Basta marcar a mesma e criar a imagem. No ser necessrio fazer qualquer alterao no registro, pois esta opo corrige o boot. Estou devendo um novo post com essa atualizao, mas o tempo est curto. At mais. Ricardo 3 de maio de 2013 em 16:16 Marcelo, ento basta marcar a opo Fix up HAL for Virtual PC na hora de montar o HD virtual que no precisa fazer nada disso? O HD j vem pronto para ser iniciado no hyper-v? Marcelo Maciel 3 de maio de 2013 em 16:32 Responder Responder

Ricardo, exatamente. Como na poca que fiz o post no havia este recurso no Disk2VHD tive este trabalho todo para converter. Agora basta simplesmente marcar a opo. Outro detalhe que no necessrio tirar o HD da mquina para fazer a imagem. Voc pode simplesmente executar o programa na mquina fsica e mandar gravar a imagem em outra partio. Depois basta criar a mquina virtual no Hyper-V e apontar para a imagem criada. No esquea de instalar o VM additions que contm os drivers do Hyper-V.

Adolfo Mayer 27 de maro de 2013 em 8:57

Responder

Prezados, criei um disco virtual a partir de um fsico. Criei como vhdx, pois uso o hyper-v no windows 8. o virtual tem 160gb e contem uma instalao do windows 7 completa com tudo o que eu utilizo nela. Depois de montado, criei uma hyper-v pra esse disco virtual e anexei ele na VM. Acontece que quando tento iniciar, o gerenciador do hyper-v mostra que est iniciando, mas a mquina no inicia. fica na tela preta com o cursor piscando algum tem alguma idia do que posso ter esquecido?? Agradeo antecipadamente a todos.

Deixe um Comentrio
NOME EMAIL URL do Site Voc humano? * 3 = dois

ENVIAR

Copyright 2013 Inove Tecnologia | Powered by zBench and WordPress

Topo

www.inoveti.com.br/2011/05/convertendo-computadores-fisicos-em-virtuais-com-o-hyper-v-p2v/

3/3

S-ar putea să vă placă și