Sunteți pe pagina 1din 6

A TRANSPOSIO MANUAL DE PEIXES EM BARRAMENTOS DE USINAS HIDRELTRICAS

Pompeu, Paulo, S. - Martinez, Carlos, B. Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Pesquisas Hidrulicas Av. Antnio Carlos 6627. CEP 31270.901 E-mail: pompeups@uai.com.br Belo Horizonte, MG Brasil

RESUMO Este trabalho apresenta a avaliao do uso da transposio manual de peixes como ao emergencial para garantir a migrao, e como ferramenta de planejamento para aquelas barragens em que ainda no foram implantados estes mecanismos. O processo de transposio manual, aqui avaliado, foi implantado junto barragem da Usina de Santa Clara durante o perodo de piracema de 2002/2003. Esse teve como objetivos atender a legislao vigente e fornecer informaes para a melhor operao do elevador para peixes que foi implantado no ano seguinte. Durante quatro meses, peixes foram capturados por pescadores profissionais a jusante da barragem e transportados para montante. Alm da possibilidade de se transpor um nmero considervel de peixes, a transposio manual, atravs da marcao de peixes, possibilitou a avaliao da possibilidade de retorno dos peixes para jusante, que se deu principalmente atravs dos vertedores. . INTRODUO O barramento de rios causa profundas modificaes no ambiente aqutico e nas comunidades a presentes [Sale 1985]. Entre as comunidades aquticas, destacam-se os impactos sobre os peixes, principalmente por serem elementos mais facilmente visualizveis no ambiente, por apresentarem valor econmico (pesca) e por serem sensveis mudanas ocorridas em outros componentes do sistema aqutico. Para os peixes migradores as barragens constituem, em sua maior parte, obstculos intransponveis, alterando, ou mesmo impedindo sua reproduo. Embora apenas uma pequena frao das espcies de peixes sul-americanas realize grandes migraes [Petrere Jr. 1985], devido ao seu maior tamanho [Lamas 1993] e sua maior abundncia [Northcote 1978], estes so os mais importantes para as pescas profissional [Goulding 1979; Bittencourt & CoxFernandes 1990; Godinho 1993] e amadora. Muitas alternativas para minimizar os efeitos adversos dos barramentos sobre a migrao dos peixes tm sido propostas e implementadas. Entretanto, este um processo complexo que exige estratgias integradas entre diversas reas e profissionais, em especial, bilogos e engenheiros. Entre as estratgias empregadas para atenuar os efeitos do bloqueio exercido por barramentos na migrao dos peixes est a construo de mecanismos de transposio. Estas estruturas hidrulicas tm como objetivo principal permitir a subida e/ou descida dos peixes. A legislao recente de alguns estados brasileiros tem tornado obrigatria sua construo em barragens, includas aquelas j implantadas. No entanto, esta uma tendncia mundial que tende a ser incorporada pela legislao dos diversos pases onde so encontradas espcies de peixes migradoras. Este trabalho avaliou a transposio manual de peixes como alternativa emergencial para garantir a migrao, e como ferramenta de planejamento para aquelas barragens em que ainda no foram implantados estes mecanismos.

LOCAL DE ESTUDOS O rio Mucuri faz parte do conjunto de bacias independentes que drenam a regio leste do Brasil. Sua rea total de drenagem de 15.100 km2. Seu regime hidrolgico caracteriza-se por duas estaes bem definidas, seca e chuvosa, com maiores vazes de novembro a abril. A Usina Hidreltrica de Santa Clara est localizada no rio Mucuri a cerca de 80 km de sua foz, no oceano Atlntico (Figura 1). As obras para a construo da barragem iniciaram-se em 1999, sendo que a primeira turbina entrou em operao em fevereiro de 2002. Sua barragem de concreto possui 60 metros de altura mxima sobre as fundaes e 240 metros de comprimento. Pelo menos seis espcies de peixes de gua doce do rio Mucuri podem ser consideradas potencialmente migradoras, todas elas dos gneros Prochilodus, Leporinus e Brycon. METODOLOGIA Processo de transposio manual foi implantado junto barragem da Usina de Santa Clara durante o perodo de piracema de 2002/2003. Alm de atender a legislao vigente, este procedimento teve como objetivo levantar informaes para a melhor operao de um elevador para peixes, implantado no ano seguinte. Durante quatro meses, peixes foram capturados por pescadores profissionais a jusante da barragem e transportados para montante. Cada peixe capturado foi identificado, medido e marcado antes de sua liberao no reservatrio.

RESULTADOS E DISCUSSO Durante o perodo de estudos foram capturados mais de 43 mil exemplares de 33 espcies de peixes, representando a maior parte da fauna do rio Mucuri encontrada a jusante da barragem da Usina de Santa Clara. Dentre as cinco espcies de peixe com o maior nmero de indivduos transpostos, estiveram includas aquelas reconhecidamente migradoras (Tabela 1), evidenciando o bom direcionamento dos esforos de captura. Tambm foi capturado um grande nmero de espcies de origem marinha. A presena destas espcies no rio Mucuri est ligada ao seu uso como lar de alimentao, j que sua desova no ocorre em gua doce, mas sim, nas reas estuarinas [Vasquez, 1983; Tucker & Campbell, 1998; Bizerril & Costa, 2002]. Tabela 1. Nmero de indivduos capturados por espcie. Espcie N Pogonopoma wertheimeri 18871 Prochilodus vimboides1 17017 Leporinus conirostris1 2948 Leporinus steindachnerii1 1382 Brycon ferox1 1016 Prochilodus costatus1 656 Diapterus rhombeus2 230 Mugil curema2 174 Centropomus paralellus2 148 Cyphocharax gilbert 130 Oreochromis niloticus 129 Leporinus copelandii1 108 Centropomus undecimallis2 67 Hypostomus affinis 65 Pachyurus adspersus 52 Hoplias malabaricus 46 Geophagus brasiliensis 42 Hypostomus luetkeni 33 Megalops atlanticus2 29 Leporinus mormyrops 26 Rhamdia quelen 12 Clarias gariepinnus 10 Charanx latus2 9 Genidens genidens2 9 Cichla monoclus 7 Parauchenipterus striatulus 6 Outras espcies 13 1 = espcies migradoras; 2 = espcies marinhas.

Figura 1. Barragem da Usina de Santa Clara.

Do total de indivduos capturados, apenas 321 morreram durante a captura e manuseio, correspondendo a uma taxa de mortalidade de apenas 0,74 %. No entanto, algumas espcies se mostraram particularmente sensveis, como aquelas de origem marinha e do gnero Brycon. Assim, o uso da captura manual deve ser ponderado, quando da sua utilizao em ambientes em que estes organismos so encontrados em grande abundncia. Dos indivduos capturados, 15.474, distribudos entre 29 espcies, foram selecionados e marcados antes de sua liberao no reservatrio. A maior parte dos exemplares marcados pertenciam s espcies migradoras da bacia, como curimats (Prochilodus spp.), piaus (Leporinus spp.) e piabanha (Brycon ferox), alm do cascudo preto (P. wertheimeri). Ao longo do perodo de estudos 29 exemplares que haviam sido capturados, marcados e liberados a montante no reservatrio foram recapturados a jusante, indicando sua passagem pelas estruturas da barragem. A maioria destas recapturas ocorreu de 30 a 75 dias aps a liberao dos indivduos marcados no reservatrio, sendo a maior parte delas, durante ou imediatamente aps um perodo com vertimentos pela barragem (Figura 2). Apenas um nico exemplar, de cascudo-preto (P. wertheimeri), foi capturado e posteriormente recapturado em um perodo durante o qual no foi realizado nenhum vertimento. Em um dos indivduos recapturados a jusante, foi observado processo de regenerao de escamas ao longo de uma de suas laterais. Alm disto, no foram observados quaisquer danos externos aparentes.

Para as bacias sul-americanas, os movimentos migratrios podem ser descritos segundo os modelos apresentados por Petrere [1985] e Godinho & Pompeu [2003]. Sazonalmente, os adultos migram dos stios de alimentao para locais de reproduo, em processo conhecido popularmente como piracema. Geralmente, este processo acontece rio acima. No entanto, embora a piracema constitua o movimento migratrio mais evidente, os deslocamentos dos peixes migradores ainda incluem o carreamento de ovos e larvas, rio abaixo, em direo s vrzeas e lagoas marginais, o movimento de retorno dos adultos para os stios de alimentao e movimentos de indivduos jovens em direo ao rio ou a pequenos crregos (Figura 3). No entanto, no existem estudos disponveis sobre a possibilidade de passagem de peixes para jusante atravs das estruturas de barragens implantadas na Amrica do Sul.

Adultos (piracema)

Stio de desova (rio)


Adultos

Ovos e larvas

Stio de desenvolvimento inicial (plancie de inundao)


Jovens

Jovens

Stio de alimentao (rio)

Jovens e adultos

Stio de refgio (ribeires)

Figura 3. Modelo geral dos movimentos dos peixes migradores da bacia dos rios Paran e So Francisco [Godinho & Pompeu, 2003]. Nos cursos dgua sob condies naturais, sem interferncias de barreiras artificiais, peixes so submetidos a valores de presso prximos presso atmosfrica, atingindo um mximo de 2 a 5 atmosferas quando no fundo. No entanto, empreendimentos hidroeltricos criam condies ambientais bastante diversas. Dependendo do arranjo da usina, o grande fluxo de gua na tomada dgua pode atrair os peixes at as turbinas, onde eles podem sofrer uma srie de danos. Assim, o principal obstculo migrao para jusante atravs de usinas hidreltricas est relacionado s taxas de mortalidade que podem ocorrer quando da passagem pelas turbinas, embora a passagem pelos vertedores tambm possa constituir um problema.

Figura 2. Vazo vertida, vazo total do rio Mucuri e nmero de indivduos recapturados a jusante ao longo do perodo de estudos

O uso de estruturas para minimizar este problema relativamente novo, sendo que os principais relatos datam de pouco mais de 50 anos [Therrien & Bourgeois 2000]. No entanto, somente nas ltimas dcadas seu uso comeou a se popularizar na Amrica do Norte. Na Amrica do Sul, nenhuma estrutura com esta finalidade foi instalada at o momento. Variao sbita na presso, choque e atrito contra as ps, desorientao devido elevada turbulncia no canal de fuga e conseqente maior suscetibilidade a predadores so as principais causas de morte ou ferimentos de peixes migradores enquanto passam atravs das turbinas [Cada, 2001]. Estudos das taxas de mortalidade quando da passagem de peixes por turbinas, realizados principalmente com salmondeos, indicam que estas taxas variam de 0% a 100 % em turbinas Francis [Therrien & Bourgeois 2000], sendo raramente menor que 10 % [Eicher et al. 1987]. As taxas de mortalidade variam de 0 a 90 % em turbinas do tipo hlice, estando geralmente entre 5 % e 20 %, com o valor mdio de 15 % [Therrien & Bourgeois 2000]. Neste estudo, foram consideradas do tipo hlice as turbinas Kaplan, Bulbo e as Kaplan horizontais conhecidas como turbinas tubulares. Todos os peixes migradores do rio Mucuri pertencem ordem dos Characiformes. So nadadores rpidos e de coluna, tendo sido comparados aos salmondeos quando do estudo de mecanismos de transposio de peixes no Brasil. No caso da barragem da Usina Hidreltrica de Santa Clara, alm da grande chance de sofrer srios danos atravs do choque com os componentes da turbina, peixes so submetidos a variaes bruscas de presso da ordem de at cinco atmosferas, valor muito superior queles experimentados em condies naturais. De fato, o estudo desenvolvido indica que nesta usina a taxa de mortalidade dos peixes que passam pelas turbinas deve ser elevada. Apenas 3.5 % dos peixes recapturados a jusante parecem ter utilizado com sucesso esta passagem, ao invs dos vertedores. Mortalidade durante a passagem pelos vertedores tambm pode ocorrer devido ao choque, quando a altura da barragem expressiva, ou atravs da supersaturao de gases. Este choque pode ocorrer contra as estruturas da barragem,ou contra o leito e margens do rio.

Desenho adequado do vertedor pode reduzir expressivamente este tipo de injria assim como as condies hidrulicas da bacia de dissipao e canal de fuga influenciaro a sobrevivncia dos peixes a jusante [Therrien & Bourgeois 2000]. A queda mxima para permitir a total sobrevivncia do salmo-do-pacfico foi estimada em 21 a 40 m para jovens (15-18 cm de comprimento) e de aproximadamente 13 m para os adultos (maiores que 60 cm) [Ruggles & Murray 1983]. Acima desta altura, a mortalidade varia com a espcie, altura da barragem e localizao do vertedouro. Mesmo assim , estudos indicam que espcies andromas possuem 98% de chance de sobrevivncia quando submetida a uma queda livre de 90 m [Ruggles & Murray 1983]. Supersaturao por nitrognio est relacionada altura da queda e caractersticas do escoamento vertido [Clay 1995]. Considerando que os peixes ultrapassam a barragem de Santa Clara para jusante atravs dos vertedores, eles so submetidos a velocidade da ordem de 15 m/s junto s comportas. O tipo de vertedor utilizado, com salto de esqui, tem como vantagem a reduo da abraso contra a superfcie do vertedouro, devido lamina dgua liberada, e reduo da probabilidade de choque devido bacia de dissipao (colcho dgua) com volume de gua aparentemente satisfatrio. Apesar de constituir uma rota disponvel para a migrao dos peixes em direo s reas de jusante, um nmero relativamente pequeno de exemplares foi capaz de utilizar vertedores da Usina de Santa Clara para este fim. Esta rota tambm apresentou uma importante seletividade para algumas espcies e classes de tamanho. No entanto, importante salientar que as atividades de recaptura duraram apenas quatro meses. Aps este perodo, pelo menos outros dez peixes foram recapturados a jusante por pescadores locais e atravs do programa de monitoramento do elevador para peixes implantado no ano seguinte. CONCLUSES Alm da possibilidade de se transpor um nmero considervel de peixes, comparvel ao nmero de exemplares transpostos por algumas das escadas para peixes construdas no Brasil, a transposio manual, atravs da marcao de peixes, possibilitou a avaliao da possibilidade de retorno dos peixes para jusante, que se deu principalmente atravs dos vertedores. Os dados obtidos tambm forneceram informaes fundamentais para a operao de um elevador

para peixes, implantado no ano seguinte a este estudo. Assim, a transposio manual surge como alternativa emergencial de atendimento legislao, seja durante o projeto ou construo de mecanismos definitivos em barragens de pequenas centrais hidreltricas j existentes, ou mesmo durante perodos de desvio do rio em barragens em construo, atenuando os efeitos destes empreendimentos sobre a comunidade de peixes. Adicionalmente, quando efetuada com rigor tcnico e cientfico, este procedimento pode propoorcionar levantamento de informaes inditas sobre o comportamento dos peixes sulamericanos frente Pequenas Centrais Hidreltricas. AGRADECIMENTOS Centrais Eltricas Santa Clara, Limiar Engenharia e Universidade Federal de Minas Gerais pelo apoio logstico e financeiro. REFERNCIAS BITTENCOURT, M. M. & COX-FERNANDES, C. (1990). Peixes migradores sustentam pesca comercial. Cincia Hoje, 11(64): 20-24. BIZERRIL, C. R. S. F. & COSTA, P. R. (2002). Peixes marinhos do Estado do Rio de Janeiro. SEMADS/GTZ, Rio de Janeiro. 234p, 2002. CADA, F. G. (2001). The Development of Advanced Hydroelectric turbines to Improve Fish Passage Survival. Fisheries 26 (9): 14-23. CLAY, C. H. (1995). Design of Fishways and Other Fish Facilities. Second Edition, CRC Press, Boca Raton, Florida. 248p. EICHER, G. J., BELL, M. C., CAMPBELL, C. J., CRAVEN, R. E. & WERT, M. A. (1987). Turbine-related fish mortality:review and evaluation of studies. Final report prepared for Electric Power Research Institute (EPRI). GODINHO, A. L. & POMPEU, P. S. (2003). A importncia de ribeires para os peixes de piracema. p. 361-372. In: GODINHO, H. P. & GODINHO, A. L. (org) guas, peixes e pescadores do So Francisco das Gerais. Belo Horizonte: PUC Minas. 468p. GODINHO, A. L. (1993). E os peixes de Minas em 2010? Cincia Hoje, 16(91): 44-49. GOULDING, M. (1979). Ecologia da pesca do rio Madeira. Manaus, CNPq/INPA. 172p, 1979. LAMAS, I. R. (1993). Anlise de caractersticas reprodutivas de peixes brasileiros de gua doce, com nfase no local de desova. Belo Horizonte, UFMG. 72p. Dissertao (Mestrado em Ecologia, Conservao e Manejo de Vida Silvestre).

NORTHCOTE, T. G. (1978). Migratory strategies in production in freshwater fishes. p. 326-359. In: S.D. GERKING (ed.). Ecology of freshwater fish production. Oxford: Blakwell Scientific Publications, 520p. PETRERE Jr., M. (1985). Migraciones de peces de agua dulce en America Latina: algunos comentarios. COPESCAL Doc. Ocas., 1: 17p. RUGGLES, C. P. & MURRAY, D. G. (1983). A Review of Fish Response to Spillways. Canadian Technical Report of Fisheries and Aquatic Sciences n 1172. 31 p. SALE, M. J. (1985). Aquatic ecosystem response to flow modification: an overview of the issues. Proceedings of the Symposium on small hydropower and fisheries. 25-31. THERRIEN, J, & BOURGEOIS, G. (2000). Fish Passage at Small Hydro Sites. Report by Genivar Consulting Group for CANMET Energy Technology Centre, Ottawa. TUCKER, Jr., J. W. & CAMPBELL, S. W. (1988). Spawning season of common snook along the east central Florida coast. Florida Scientist, 51(1): 1-6. VASQUEZ, R. (1983). Ecosistema acuatico del lago Bayano: Un embalse tropical. IRHE, Panam.

S-ar putea să vă placă și