Sunteți pe pagina 1din 10

2010

Clculo das Galxias


Matemtica e Fsica
Rubens Silva Universidade Federal de Minas Gerais , Departamento de Fsica rubens.silvaminas@gmail.com

Prof. Renato Las Casas UFMG , Fundamentos de Astrnomia Clculo das Galxias

2
Professor: Renato Las Casas Fundamentos de Astrnomia

Clculo das Galxias Rubens Silva Departamento de Fsica Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte , 2010

Abstract Astronomy is considered the oldest science, because we know that their first thinkers lived in prehistoric times when he speculated about the nature of universo.J observable over time and tried to find periodic phenomena that helped to establish timetables and so would use of it to predict the best times for planting and harvesting.

Clculo das Galxias

Galxias
Introduo
A Astronomia considerada a cincia mais antiga , por sabermos que seus primeiros pensadores viveram nos tempos pr-histricos quando j especulavam sobre a natureza do universo.J se observavam o passar do tempo e procuravam encontrar fenmenos peridicos que ajudassem a estabelecer calendrios e assim fariam uso do mesmo para prever as melhores pocas para plantio e colheita . Grandes observadores do tempo e espao j aproximadamente 700 anos antes de Cristo foram os Chineses que j haviam estabelecido a durao de um ano naquela poca e tinham conhecimento de meteoros , meteoritos , cometas e at algumas estrelas importantes. Mas foi na Grcia , 600 anos antes de Cristo , que os estudos astronmicos atingiu grande importncia e a maioria dessas teorias ficaram unnimes at os sculos XV e XVI, onde iniciouse uma grande revoluo atravs dos estudos com os primeiros telescpios . Antes de iniciarmos os estudos sobre as galxias , devo citar os nomes dos astrnomos da Grcia antiga , que merecem louvores por iniciarem os estudos astronmicos que hoje se encontra to avanada . Foram eles: Tales de Mileto ( 624 546 a.C.) Pitgoras de Samos ( 572 497 a.C.) Aristteles de Estagira ( 384-322 a.C.) Aristarco de Samos (310 230 a.C.) Hiparco de Nicia ( 160 125 a.C) Ptolomeu ( 85 d.C. 165 d.C. ) Clculo das Galxias

Os primeiros estudos das Galxias


No sculo XVIII , j ramos conhecedores de objetos no espao de corpos extensos e difusos entre as estrelas denominadas inicialmente de nebulosas . Depois de muitos estudos e melhoramentos dos equipamentos de observao , os telescpios , constatou-se que muitas faziam parte da nossa prpria galxia. Eram vestgios de gs ejetadas por estrelas em estgio final de evoluo estelar , nuvens de gs iluminadas por estrelas em seu interior e aglomerados de estrelas . Mas no entanto aquelas nebulosas que tinham a forma de um espiral , que no faziam parte de nossa galxia eram na verdade outras galxias individuais .

4
Foi por volta de 1775 que o filsofo Alemo Immanuel Kant ( 1724 1804) props que algumas nebulosas poderiam ser consideradas sistemas estelares com caractersticas semelhantes ao nosso sistema , mas no estavam exatamente no nosso sistema . As idias de Kant , foram inicialmente rejeitadas , conhecidas como hiptese dos universos -ilha No incio do sculo XX j tnhamos catalogados cerca de 15000 nebulosas , em aglomerados estelares e outras como nebulosas gasosas . O maior problema era o clculo das distncias at elas , o que dificultava sua identificao . Nesse perodo dois cientistas brigavam por idias opostas , um dizia que as nebulosas espirais pertenciam a nossa galxia , e outro dizia o oposto , eram eles: Harlow Shapley (18851972) e Heber Doust Curtis ( 1872 1942 ), em que o primeiro j havia provado a forma e o tamanho verdadeiro da via lctea , e em 1923 depois de vrios debates nos Estados Unidos ficou certo que Shapley estava errado . Usando o novo telescpio de 100 polegadas de Mount Wilson , Hubble (1889 1953 ), identificou estrelas variveis Cefeidas ( Estrela varivel pulsante de curto perodo e quase imperceptvel a olho nu. ),na nebulosa de Andrmeda (M31), ele percebeu semelhanas do brilho dessas estrelas com as Cefeidas da nossa Galxia. A partir disso Hubble , tentou calcular a distncia de Andrmeda , onde achou 1 milho de anos-luz, e hoje sabemos que na verdade so 2,2 milhes de ano-luz.

Classificao morfolgica das Galxias


Existem basicamente duas classes gerais das galxias que a maioria tm formas mais ou menos regulares , que so : As Espirais e as elpticas , para aquelas que no tm forma definida a chamamos de irregulares. Nos anos de 1920 , Hubble inventou uma simples classificao das galxias a partir de sua forma , e usado at hoje : Consiste em trs sequncias principais de classificao : elpticas , espirais e espirais barradas , as galxias irregulares formam uma quarta classe de objetos .

Clculo das Galxias

5
Fig.01 *** [ ESQUEMA DE HUBBLE PARA A CLASSIFICAO DE GALXIAS ] ***

Galxias Espirais (S)


So exemplos a M31 e a nossa prpria galxia , sua identificao fcil quando vistas de frente, apresentam uma clara estrutura espiral . Basicamente possuem um ncleo , um halo , um disco , e braos espirais . Onde o tamanho do ncleo e o grau de desenvolvimento do brao diferem muito uma entre as outras galxias de forma espiral. Ento surge a necessidade de um subclassificao de acordo com o grau de desenvolvimento e enrolamento dos braos espirais : Sa - braos pequenos e bem enrolados , ncleo maior comparado com o disco Sb braos mdios Sc braos grandes e mais abertos , ncleo menor comparado com o disco

Fig.02 *** [ Exemplos de galxias espirais barradas : M83 e NGC1365 ] *** Chamamos de galxias barradas , aquelas discoidais que apresentam uma estrutura em forma de barra atravessando o ncleo.Como essas barras evoluram no se tem muita certeza , mas acredita-se que seja conseqncia de um tipo de perturbao gravitacional peridica. A populao estelar , tpica das galxias espirais ,so formadas por estrelas jovens e velhas . O dimetro das galxias espirais variam entre 20.000 ano-luz e 100.000 ano-luz, com uma massa entre 10x106 e 10x109 de vezes a massa do Sol.

Galxias Elpticas (E)


Sua forma esfrica ou elipsoidal , no apresentam estrutura espiral. Uma de suas caractersticas a pequena quantidade de gazes , poeiras , e poucas estrelas jovens . As classes das galxias elpticas foram divididas de acordo com o grau de achatamento ,por Hubble . So elas : E0 e E7. Este nmero n ao lado de E , definido por : n = 10 (1 b/a )

Clculo das Galxias

6
Onde a o dimetro aparente maior da galxia , e b o seu dimetro aparente menor . interessante observar que essa classificao baseada na aparncia e no na forma real da galxia. Os tamanhos dessas galxias variam muito , desde supergigantes at ans . Sendo aquelas elpticas ans , as mais comuns .

Fig.03 *** [A galxia elptica gigante M87 ] ***

Irregulares (I)
J aquelas galxias privadas de qualquer simetria circular ou rotacional foi classificada por Hubble por Galxias Irregulares . Essas galxias apresentam uma atividade intensa quanto sua formao estelar . Embora apresente grande quantidade de estrelas jovens e brilhantes , essas galxias lembram as espirais no seu contedo estelar , que inclui estrelas jovens e velhas . Um grande exemplo conhecido so as galxias irregulares prximas a Via Lctea . A grande e pequena Nuvens de Magalhes , que podem ser vistas a olho nu no hemisfrio Sul, identificadas em 1510 pelo navegador portugus Ferno de Magalhes .

Massas
As massas das galxias tem um papel importantssimo para a identificao de sua origem , como tambm fazem parte do quebra-cabeas da evoluo do universo. Essa anlise nos permiti identificar a expanso do universo , se est acelerando infinitamente ou se ir parar de se expandir . Podemos chegar a tal concluso avaliando a taxa de variao da densidade do universo. A principal maneira de medir essa densidade calculando as velocidades das estrelas devido atrao gravitacional entre elas. Atravs do efeito Doppler causado por essas velocidades randmicas , quanto mais alargada a linha , maior ser a velocidade . Clculo das Galxias

7
Tabela.01 *** [Principais caractersticas dos diferentes tipos de galxias ] *** Propriedade ESPIRAIS ELPTICAS IRREGULARES

Massa (Mo) Dimetro Luminosidade


Populao estelar

109 a 1012 5 30 ( 103 parsecs ) 108 a 1011 ( Lo ) Velha e jovem

105 a 1013 1 1000 ( 103 parsecs ) 106 a 1012 ( Lo ) Velha

108 a 1011 1-10 ( 103 parsecs ) 107 a 2 x 109 ( Lo ) Velha e jovem

Tipo espectral Gs Poeira Cor

AaK Bastante Bastante Azulada no disco Amarelada no bojo

GaK Muito pouco Muito pouca Amarelada

AaF Bastante Varia Azulada

Estrelas mais velhas Estrelas mais jovens

Clculo das Galxias

1010 anos 1010 anos 1010 anos 10 Recentes 10 anos Recentes Uma caracterstica peculiar das galxias espirais so que grande parte das estrelas esto confinadas no plano do disco , com rbitas aproximadamente circulares ,e suas velocidades esto relacionadas a distncia da estrela ao centro da galxia .As velocidades de rotao em cada ponto so obtidas a partir da medio do deslocamento do efeito Doppler das linhas espectrais , que vo variar se em relao ao observador o objeto est se afastando ou se aproximando.

Fig.04 *** [Energia gravitacional entre as estrelas numa galxia determinam massa ] ***

Como determinamos a massa de galxias elpticas.


Existe uma teoria que chamamos de Teorema do Virial ,que nos permite determinar a massa de galxias elpticas , em que segundo o qual num sistema estacionrio, verificamos que o dobro de sua energia cintica e a soma da energia potencial gravitacional se anulam, dandonos como resultado a seguinte equao:

EG + 2EC = 0
em que EG a energia potencial e EC a energia cintica. Quando analisamos uma galxia podemos entende-la como um sistema estacionrio , j que no se expande ou se contrai significativamente , e relacionamos as suas estrelas como partculas. A expresso que relaciona a energia cintica das estrelas na galxia pode ser dada por:

EC = Mv2 .............2
onde M seria a massa total da galxia e V representa a velocidade das estrelas , o qual podemos medir analisando o alargamento das linhas espectrais . Ento analogamente podemos definir a expresso que dar o valor da energia potencial gravitacional por:

EG = _ GM2 ............. 2R
em que R corresponde ao raio mdio da galxia que poder ser calculado a partir da distribuio de luz incidida. E quando combinamos as equaes anteriores chegamos ao seguinte resultado:

Clculo das Galxias

9 Melpticas = 2V2R ............. G


O clculo de massa de aglomerados de galxias similar ao mtodo anterior , levando em considerao que as mesmas so estacionrias. Ento considerando cada galxia como uma partcula do sistema , usamos a anlise de alargamento das linhas espectrais para o calculo da energia cintica e enfim , a separao mdia das galxias do aglomerado para o clculo da energia potencial gravitacional .

Como determinamos a massa de galxias espirais.


Essa massa pode ser determinada atravs da curva de rotao ,v(R) VS R. Quando estivermos falando de galxias espirais , nas quais o movimento circular das estrelas no disco dominante sobre o movimento desordenado da estrelas do bojo. Veja o grfico abaixo da velocidade de rotao em funo da distncia galactocntrica :

Fig.05 *** [Curva de rotao para a galxia espiral NGC3198] ***

As galxias espirais tm grande parte das estrelas confinadas ao plano do disco , com rbitas quase circulares , e suas velocidades que dependem da distncia ao centro.

Clculo das Galxias

10

Usando a terceira lei de Kepler, assim como a usamos para determinar a massa de nossa galxia , chegaremos a um resultado , isso porque a maior parte da galxia est concentrada no bojo interno , portanto o movimento rotacional das estrelas no disco ser determinada pela massa do bojo . Chamaremos M(R) a massa interna e ao raio de R:

M(R)espirais = R[v(R)]2 ............. G


Vale lembrar que na parte externa das galxias espirais v(R) no depender mais do raio da mesma , permanecendo constante .A partir de um certo valor de R , por as partes esternas das galxias serem mais fracas , a luminosidade no aumentar mais , embora que a curva de rotao nos diz que a massa continua crescendo. Por isso muitos astrnomos do a esse fenmeno o nome de problema da massa escura , j que grande parte da massa das galxias deve ser no-luminosa.

OLIVEIRA FILHO,Kepler de Souza , OLIVEIRA SARAIVA,Maria de Ftima;Astronomia e Astrofsica ;Editora livraria da Fsica ;So Paulo ; 2004 ; 2 edio.

Clculo das Galxias

Bibliografia:

S-ar putea să vă placă și