Sunteți pe pagina 1din 6

CENTRO UNIVERSITRIO DO INSTITUTO MAU DE TECNOLOGIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAO CIENTFICA

LINHAS DE PESQUISA, PROFESSORES ORIENTADORES E LABORATRIOS DE PESQUISA

ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Antonia Miwa Igut amiguti@maua.br Obteno e caracterizao de derivados de pseudocaule de bananeira e derivados de coco verde aps a extrao da gua. Tecnologia de produtos lcteos desenvolvimento de produtos e processos. Desenvolvimento de produtos probiticos e simbiticos. Laboratrios I-02, I-06 e I-20 e Planta Piloto do Bloco I. Laboratrios I-02 e I-06 e Planta Piloto do Bloco I. Laboratrios J-201 e J-204. Estudos para desenvolver alimentos e/ou ingredientes alimentcios a partir do pseudocaule de bananeira e de coco verde aps a extrao de sua gua.

Eliana Paula Ribeiro elianaribeiro@maua.br Cynthia Jurkiewicz Kunigk cynthia@maua.br Cristiane Maria Barra da Matta cristianebarra@maua.br Eliana Paula Ribeiro elianaribeiro@maua.br Elisena Aparecida Guastaferro Seravalli elisena@maua.br Edison Paulo De Ros Triboli triboli@maua.br

Aplicao e otimizao de ultrafiltrao na produo de queijos e iogurtes e tambm a aplicao de nutracuticos em produtos lcteos. Desenvolvimento de alimentos simbiticos que contm alm dos microrganismos probiticos, substncias prebiticas, que estimulam de forma seletiva a multiplicao dos microrganismos probiticos.

Tecnologia de panificao.

Secagem de produtos alimentcios.

Laboratrios I-06 e I-20 e Planta Piloto do Bloco I. Laboratrio J-204 e Planta Piloto dos Blocos I e J.

Desenvolvimento de formulaes de po de forma e bolos, substituindo total ou parcialmente farinha de trigo e ou outros ingredientes como emulsificantes, enzimas e amidos resistentes. Os projetos tm por objetivo o estudo de secagem de produtos alimentcios.

ENGENHARIA CIVIL
Cssia Silveira de Assis cassiaassis@maua.br Heloisa Cristina Fernandes Cordon heloisa.fernandes@maua.br Fbio Selleio Prado fabio.prado@maua.br Jairo Pascoal Jnior jairo.pascoal@maua.br Heloisa Cristina Fernandes Cordon heloisa.fernandes@maua.br Janurio Pellegrino Neto jneto@maua.br Sander David Cardoso Junior sander@maua.br Fbio Selleio Prado fabio.prado@maua.br Jairo Pascoal Jnior jairo.pascoal@maua.br Jos Maria de Camargo Barros jose.barros@maua.br Jairo Pascoal Jnior jairo.pascoal@maua.br Estudo de tintas refletivas para a construo. Modelagem computacional em engenharia de estruturas e engenharia geotcnica. Laboratrios R-354, R-355 e R-351. Laboratrio P-21A. Anlise das propriedades trmicas e da durabilidade das tintas refletivas aplicadas construo civil. Desenvolvimento e utilizao de ferramentas computacionais para estruturas, dimensionamento de estruturas de concreto, anlises no-lineares, anlise dinmica e projeto de estruturas de concreto assistido por computador. Aplicao de ferramentas computacionais para geotcnica, anlise de deformaes e tenses, estabilidade de taludes, aterros, escavaes profundas e subterrneas, estimativas de recalques, com aplicao de diferentes modelos constitutivos e com diferentes comportamentos (elstico, elasto-plstico e outros). Desenvolvimento de concretos especiais para estruturas. Laboratrios L-02 e R-208. Estudo de concretos especiais que so estudados para aplicao em obras de maior complexidade, como usinas nucleares, laboratrios, estruturas de grandes vos, obras martimas, onde so requeridas propriedades diferentes dos concretos convencionais pelo emprego de aditivos, adies e cura controlada.

Comportamento de solos e estudos geotcnicos.

Laboratrios L-02 e R-208.

Estudo de modelos tericos de comportamento e determinao de parmetros geotcnicos dos solos. Ensaios de campo e laboratrio. Aplicao dos resultados aos solos da regio. Estudos de aterro sobre solos mole, aplicao a projetos de fundaes, anlise de estabilidade de encostas e fundaes em solos.

ENGENHARIA ELTRICA / ENGENHARIA ELETRNICA / ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAO


Alessandra Dutra Coelho alessandra.coelho@maua.br Wnderson de Oliveira Assis wanderson.assis@maua.br Desenvolvimento de robs autnomos. Vanderlei Cunha Parro vparro@maua.br Rodrigo Alvite Romano rromano@maua.br Sergio Ribeiro Augusto sergioribeiro@maua.br Arnaldo Megrich amegrich@maua.br Processamento de sinais e controle. Engenharia de controle. Laboratrio H-125. Automao e controle de processos industriais. Laboratrios H-241, H-243 e H-108A. Desenvolvimento de projetos de modelagem, controle e otimizao de processos industriais; sintonia de controladores PID; automao e controle de processos a eventos discretos; controle adaptativo de sistemas no-lineares; sistemas de manufatura por controle e robs; automao e logstica em sistemas de armazenamento e de embalagem; sistemas automticos de inspeo visual baseados em redes neurais. Estudo da robtica e inteligncia artificial a partir do projeto de robs robs mveis com rodas ou humanides que incorporam sensores, mdulos de comunicao e sistemas de processamento de imagem embarcado. Elaborao de algoritmos aplicados a experimentos espaciais, defesa e aeronutica pela modelagem ptica e restaurao de imagens utilizando algoritmos de otimizao, teste em sistemas embarcados, arquiteturas tolerantes a falhas, e tempo real e reconfigurveis . Identificao e controle de sistemas dinmicos pelo estudo e desenvolvimento de algoritmos para inferir modelos matemticos a partir de dados experimentais e construo de prottipos baseados em eletrnica embarcada que utilizem sistemas de controle. Aplicao de lgica programvel de sistemas embarcados. Estudo e utilizao de Sistemas Operacionais de Tempo Real (RTOS) em aplicaes embarcadas e autnomas. Aplicaes de tcnicas de inteligncia artificial (redes neurais e/ou algoritmos genticos) para a soluo de problemas inversos de eletromagnetismo pela simulao computacional e implementaes em hardware de tcnicas efetivamente aplicadas (e outras, eventualmente aplicveis) no que se refere compresso de sinais de vdeo e de udio. Aplicaes industriais, como a "microwave chemistry" (uW-C) com atuao interdisciplinar (eletrnica, qumica, materiais) para caracterizaes dos aplicadores, processos de medida e sua instrumentao, projetos de dispositivos e automao das medidas. Desenvolvimento de algoritmos relacionados ao processamento digital de sinais para aplicaes que envolvam sistemas de viso de mquina e problemas da rea mdica. Desenvolvimento de interfaces que permitam dispositivos mveis e manipular modelos de objetos em ambientes tridimensionais virtuais. Desenvolvimento de aplicativos para uso didtico, industrial ou comercial com intuito de facilitar as atividades dos usurios, sem a necessidade de hardware dedicado.

Laboratrio H-125.

Eletrnica embarcada. Redes neurais artificiais; algoritmos genticos e processamento digital de imagens. Instrumentao de microondas, automao de medidas eltricas e caracterizao de materiais. Processamento digital de sinais; sistemas eletrnicos embarcados; aplicaes mdicas. Interfaces tridimensionais para ambientes virtuais. Desenvolvimento de aplicativos mveis para dispositivos com sistema operacional Android.

Laboratrio H-125. Laboratrio H-108A.

Eduardo Victor dos Santos Pouzada epouzada@maua.br Jos Carlos de Souza Jr. jcarlos@maua.br Roberto Scalco roberto.scalco@maua.br

Laboratrios H-142 e H-357. Laboratrios H-125, H-243 e H-244. Laboratrio Q-06.

ENGENHARIA MECNICA Marco Antonio Paiva marco.paiva@maua.br Modelagem, simulao e experimentao de processos termofluidos. Modelamento, sistemas de controle e experimentao de motores de combusto interna. Processos de fabricao, manufatura e usinagem. Controle de estabilidade veicular por frenagem diferencial. Cincia e tecnologia de materiais para reciclagem de materiais polimricos e compsitos. Laboratrios C-04 e Q-03. Desenvolvimento de modelos matemticos que permitam otimizar, dimensionar equipamentos e sistemas de controle pertinentes aos processos termofluidos usuais da engenharia. A transformao dos modelos matemticos em algoritmos numricos e a realizao de experimentos afins incorporam o escopo da linha de pesquisa. Desenvolvimento de modelos matemticos que permitam reproduzir comportamentos, otimizar e simular fenmenos e processos inerentes ao funcionamento de motores de combusto interna, bem como seus sistemas de controle e diagnstico. Estudo da usinagem com materiais endurecidos, ao inoxidvel super duplex e dinammetros para usinagem. Estudo da estabilidade de um veculo automotor a ser utilizado na competio SAE BRASIL MINI BAJA com foco na contribuio da melhoria da dirigibilidade e segurana na operao do veculo em condies extremas de operao, como frenagens em curvas. Estudo de abordagens de reciclagem de resduos slidos polimricos utilizando-se de processos qumicos, fsicos ou trmicos pelo estudo da degradao de polmeros e suas conseqncias ambientais e, alm disso, fabricao e caracterizao de compsitos com fibras naturais, aramida balstica, cargas nanoparticuladas e nanotubos de carbono. Estabelecer a influncia dos parmetros metalrgicos e de processo no comportamento eletroqumico e na resistncia corroso de aos inoxidveis. Desenvolvimento de projetos de joias pelo processo de fundio de preciso ou a cera perdida, trabalhando a relao do design com a joalheria, tanto artesanal quanto industrial. Estudar e catalogar as caractersticas intangveis dos materiais para, assim, integrar estes aspectos nas fontes de pesquisa sobre seleo de materiais tendo como resultado a criao de uma materioteca, ou seja, uma biblioteca sensorial e fsica dos materiais. Estudo do comportamento da fadiga de materiais e peas mecnicas com relao aos efeitos do processo de fabricao.

Clayton Barcelos Zabeu clayton@maua.br d Claudio Bordinassi ecb@maua.br Sergio Kenji Moriguchi moriguchi@maua.br Guilherme Wolf Lebro guinet@maua.br Ana Magda Piva anamagda.piva@maua.br Susana Marraccini Giamprietri Lebro susana.lebrao@maua.br Pedro de Almeida La Torre pedro@maua.br

Laboratrios B-04 e S.

Laboratrios A-01 e A-03. Laboratrio Q-06.

Laboratrios R-02 e R-208.

Cincia e tecnologia de materiais aplicada corroso de aos. Design e produo de joias pelo processo de fundio de preciso. Classificao das caractersticas subjetivas dos materiais.

Laboratrios R-02, R-208 e B-05.

Marcio Lucato mlucato@maua.br

Fadiga dos materiais de construo mecnica.

Laboratrios E-02.

ENGENHARIA QUMICA Professor(a) Jos Luiz Fejfar joseluiz@maua.br Patrcia Antonio de Menezes Freitas pantonio@maua.br Marcello Nitz da Costa nitz@maua.br Luciane Franquelin Gomes de Souza luciane.souza@maua.br Llian de Cssia Santos Victorino lilian.cassia@maua.br Efraim Cekinski cekinski@ipt.br Jos Alberto Domingues Rodrigues rodrigues@maua.br Suzana Maria Ratusznei ratusznei@maua.br Luiz Alberto Jermolovicius jermolovicius@maua.br Edmilson Renato de Castro renatocastro@maua.br Linha de pesquisa Processos oxidativos avanados aplicados ao tratamento de resduos. Estudo da pr-concentrao e eluio de ons metlicos em resinas. Formas farmacuticas de liberao modificada. Laboratrios Laboratrio J-203. Descrio Processos oxidativos avanados e tratamento de poluentes persistentes em gua por gerao de radicais hidroxila visando oxidar os poluentes e diminuir a toxicidade por meio da gerao de produtos de degradao de maior grau de oxidao. Separao seletiva e pr-concentrao de traos de metais presentes em solues aquosas por adsoro e eluio de ons metlicos em matrizes de resinas. Microgrnulos contendo princpio ativo so produzidos pelo processo de extrusoesferonizao e secagem, sendo recobertos com polmeros especiais visando obteno de uma liberao modificada do princpio ativo. O desenvolvimento de produtos e o estudo do processo propriamente dito so o escopo dessa linha de pesquisa. Aplicao de secador leito pulso-fluidizado para estudos de secagem em comparao a leitos fluidizados convencionais.

Laboratrio I-16.

Laboratrio I-16 e Planta Piloto do Bloco J.

Fluidodinmica e secagem em leitos fluidizados modificados.

Desenvolvimento de processos por fluidodinmica computacional. Tratamento biolgico de efluentes.

Laboratrio Q-06.

Laboratrio R-352.

Simulao numrica de processos por fluidodinmica computacional para desenhar um processo qumico de interesse e obter o perfil de velocidade, temperatura ou concentrao para fins de desenvolvimento de novos sistemas. Estudo de processos anaerbios aplicados ao tratamento de guas residurias, desenvolvendo projetos com reatores operados em batelada e/ou batelada alimentada sequenciais aplicados produo de bioenergia (metano e hidrognio) e adequao ambiental de efluentes industriais e domstico. Desenvolvimento de processos qumicos com aplicao de microondas para a indstria qumica, petroqumica e de qumica fina, abrangendo a otimizao, a viabilidade tcnica, e o projeto de equipamentos.

Projeto de processos qumicos incentivados com micro-ondas.

Laboratrio H-142.

DESIGN DE PRODUTO Ana Paula Scabello Mello anamello.oficio@gmail.com Design centrado no usurio e ergonomia em veculos comerciais. Laboratrios B-05 e D-05. Desenvolvimento de metodologias de pesquisa qualitativa utilizadas nas cincias humanas e na ergonomia (etnografia, observao, observao participante, entrevistas, narrativas, questionrios, anlise da tarefa, etc.) aplicveis ao design de produtos com foco no usurio, especificamente na anlise do design de interiores de cabinas de caminhes e de nibus em relao s necessidades reais dos usurios.

S-ar putea să vă placă și