Sunteți pe pagina 1din 2

Comparando o dimensionamento de perfis I - PORTAL METLICA - Met@lica

Page 1 of 2

Comparando o dimensionamento de perfis I com o Mtodo dos Estados Limites (LRFD) e das Tenses Admissveis (ASD)
De acordo com a AISC 2005 e a proposta de reviso da NBR 8800

O presente trabalho objetiva apresentar a lgica do processo de determinao de carga resistente para colunas de seo I laminadas ou soldadas, usando os mtodos de tenses admissveis e de estados limites ltimos, segundo a prescrio do AISC de 2005. Atravs de exemplos, pretende-se comparar e comentar as diferenas entre a NBR 8800 de 1986 e a proposta de reviso da NBR 8800, em relao norma americana AISC 2005, considerando as combinaes de carregamento para obter a solicitao de projeto dos perfis.

1. Introduo
Dimensionamento de perfis laminados e soldados sujeitos compresso dependem diretamente do fenmeno de flambagem, quanto maior a esbeltez da pea menor a capacidade resistente (vide figura 1). A flambagem pode se processar globalmente, localmente, ou ainda, por flexo-toro ou uma interao entre todas as anteriores. O processo de dimensionamento conduzido pelo menor valor da carga de flambagem obtido para os diferentes tipos de flambagem, e por curvas com ajustes experimentais que levam em conta imperfeies iniciais e tenses residuais. A prescrio, para perfis soldados elaminados, norte-americana vlida atualmente o AISC 2005, para considerar as imperfeies iniciais, tenses residuais na avaliao da flambagem, define uma nica curva que relaciona a esbeltez da pea e o coeficiente de reduo da tenso de escoamento (tenso elstica ou inelstica de flambagem). Tal curva baseada na curva do SSRC (Structural Stability Research Council). Em contrapartida, a NBR8800, na sua verso de 1986 e na sua proposta de reviso, fornece diversas curvas para diferentes tipos de sees, baseada no EUROCODE e, estas, nas curvas apresentadas pelo ECCS (European Convention for Constructional Steel Research). Para se ter uma idia de como essas curvas se relacionam, foi desenhada a curva b da Norma Brasileira (1986, 2007) e a curva nica do AISC. Observa-se, na Figura 2, que a NBR 8800:1986 e a proposta da NBR 8800(2007) so equivalentes e mais conservadoras que a curva do AISC 2005. importante notar que as curvas do ECCS fornecem diferentes valores para diferentes sees. A norma brasileira define como mtodo de dimensionamento: o de estados limites ltimos e de utilizao. J a AISC prev a alternativa para o uso dos dois mtodos de dimensionamento: tenses admissveis e estados limites ltimos. Deve se observar que os coeficientes de segurana da AISC foram ajustados para no existirem diferenas no dimensionamento para ambos os mtodos, principalmente em casos em que a carga acidental seja ao menos trs vezes maior que a carga permanente.

2. Sobre a Determinao de Carga de Projeto


Para determinar a carga mxima ou de projeto que um elemento deve suportar so realizadas combinaes de esforos, as normas AISC sempre se basearam em outras normas (ASCE-7 - Minimum Design Loads for Buildings and Other Structures). Para entender como essas combinaes so feitas, vamos observar o quadro 1. J, no caso da NBR 8800, as combinaes so oferecidas no texto da prpria norma, porm no de maneira explcita como o ASCE-7. Devemos observar no quadro 1, que a carga de projeto varia muito entre os mtodos de tenses admissveis (ASD) e de estados limites (LRFD) da AISC. No caso da NBR 8800 (1986) e a AISC/LRFD, h uma diferena significativa nas estimativas, j que a norma americana aplica um fator para a carga permanente de 1,2 e a NBR 8800 de 1,3, na sua verso de 1986 e de valores que oscilam de 1,25 at 1,5 na verso da proposta de reviso apresentada em abril de 2007. Para poder ter uma idia de valores comparativos entre mtodos e normas, iremos assumir o dimensionamento de uma coluna com p direito de 3000mm, e carga permanente nominal de D=116kN, acidental de L=354kN e de vento no valor de W=135kN (sobrepresso). Observam-se, no mesmo quadro 1, os valores das combinaes e os mximos para dimensionamento. Quadro 1 - Combinaes de Carregamentos para determinar carga de projeto

No sendo possvel comparar a carga de projeto (grifada na coluna de carga de projeto no quadro 1) de mtodos de tenses admissveis com de estados limites, apenas, observa-se que entre a AISC LRFD (2005) e a NBR 8800 (1986, 2007), existem diferenas de aproximadamente 10%, para este exemplo especifico. Na maioria das vezes esta diferena, na prtica, no excede 15%. Por outro lado, embora o coeficiente de ponderao das aes permanentes de pequena variabilidade (peso de estruturas metlicas na proposta de reviso NBR 8800) tenha diminudo de 1,3 para 1,25, o valor da combinao que define o dimensionamento mudou menos que 1%.

3. Dimensionamento Compresso
Um resumo das formulaes para dimensionamento compresso de elementos para as normas aqui analisadas est apresentada no Quadro 3. Deve-se lembrar que, apenas, uma forma simplificada de mostrar tais formulaes, sendo necessrio lembrar que existem diversas exigncias e verificaes a serem realizadas para obter a capacidade resistente das peas. Principalmente, em relao a relaes largura-espessura de mesas e abas. Neste estudo, foram usados perfis com relaes larguraespessura que impedem a flambagem local (na prtica, a maioria dos perfis laminados produzida com sees compactas). Para se ter uma idia de comparao, foram determinadas as combinaes, expostas no Quadro 1, para uma coluna de seo W310x38,7. Quadro 2 - Exemplo de verificao de coluna

file:///C:/Users/marcelo.shiota/Documents/Normas,%20Catlogos,%20Artigos%20T... 08/10/2013

Comparando o dimensionamento de perfis I - PORTAL METLICA - Met@lica

Page 2 of 2

Quadro 3 - Formulaes para dimensionamento de elementos (clique nas frmulas para ampli-las)

Observa-se, no Quadro 2, que todas as relaes entre a carga de projeto requerida (Ns) e a carga resistente (Nr) mostram que o perfil menor que a unidade. Uma relao igual unidade, mostra que um perfil aproveitando toda a capacidade da seo, um valor acima, o perfil no tem capacidade para resistir e, por ltimo, um valor muito abaixo da unidade, mostra que o perfil est sendo usado com sobra de capacidade resistente. A carga de solicitao de projeto tem pouca mudana entre a NBR8800:1986 e a proposta da NBR8800:2007. J, a solicitao obtida, com as combinaes do ASCE07:05, menor que quelas obtidas com a NBR8800 de 1986 e de 2007. necessrio lembrar que a AISC360:05 fornece procedimento para obteno da carga nominal resistente, e s, depois, determina a carga resistente de projeto, conforme mostrado, no quadro 3. Na definio dos mtodos de estados limites e de tenses admissveis, foram ajustados tais coeficientes para que no houvesse grandes diferenas entre o uso de um ou outro mtodo de dimensionamento.

4. Comentrios e observaes
Foram aqui apresentados os procedimentos bsicos para dimensionamento de perfis I laminados e soldados, para as prescries ou norma americana AISC360:05, para a NBR8800:1986 e para a proposta da NBR8800:2007. No exemplo apresentado, usando as mesmas carga nominais, e os respectivos coeficientes de ponderao dos estados limites, mostrou-se que o perfil teria capacidade resistente adequada solicitao prevista. Observa-se, nesse exemplo, e em outros analisados, que ainda que tenha sido reduzido o coeficiente de carga permanente de pouca variabilidade de 1,3 para 1,25, a solicitao de projeto pouco muda, principalmente, porque as cargas acidentais sempre so maiores que as permanentes. A maior diferena encontrada entre a NBR8800:1986, a proposta da NBR8800:2007 e a AISC360:05, para dimensionamento compresso est nas diferentes curvas usadas para determinar a tenso crtica de flambagem, sendo que as NBR baseiam-se nas curvas do ECCS, e a norma americana, na curva do SSRC. Por ltimo, importante notar que, nas referncias, apresentam-se os endereos da internet onde possvel obter cpias da AISC360:05, que est disponvel de maneira gratuita para acesso e o endereo da verso de abril da reviso da NBR8800. Ambos os documentos permitiro observar diversas novidades no processo de projeto de estruturas metlicas para aqueles que trabalham na rea.

Referncias Bibliogrficas
AMERICAN INSTITUTE OF STEEL CONSTRUCTION(AISC). 2005, Specification for structural Buildings (AISC 360-05) (http://www.aisc.org/Content/ContentGroups/Documents/2005_Specification2005Specification_second_printing.pdf) AMERICAN SOCIETY OF CIVIL ENGINEERS (ASCE-7), 2005, Minimum Design Loads for Buildings ant Others Structures. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. 1986, NBR 8800: Projeto e Execuo de estruturas de ao de edifcios. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. 2007, NBR 8800: Projeto e execuo de estruturas de ao e de estruturas mistas ao-concreto de edifcios (em reviso) (http://www.pos.dees.ufmg.br/noticias/147897.pdf)

Ficha Tcnica:
Autor: Zacarias M. Chamberlain Pravial - Prof. Dr. da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo UPF Fonte: Revista Construo Metlica - Edio n 80 - ABCEM

file:///C:/Users/marcelo.shiota/Documents/Normas,%20Catlogos,%20Artigos%20T... 08/10/2013

S-ar putea să vă placă și