Sunteți pe pagina 1din 20

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingstica (www.dominiosdelinguagem.org.

br) Ano 2, n 1 1 Semestre de 2008 ISSN 1980-5799

O DISCURSO NO NOVO CAPITALISMO SOB A PERSPECTIVA DA ANLISE CRTICA DO DISCURSO

Paulo Roberto ALMEIDA

RESUMO: Com a globalizao das atividades econmicas e com uma sofisticada revoluo tecnolgica, uma nova ordem social instaurada. Novas (velhas) formas de conflito nas relaes de poder so estabelecidas nas relaes sociais da vida social, com profundas implicaes na constituio das instituies sociais, sobretudo na instituio educacional. Olhar os discursos, suas implicaes e efeitos nas relaes de fora e poder que so estabelecidas no conflito entre os sujeitos nas relaes sociais, nas relaes entre as estruturas sociais e suas prticas sociais, eis aqui o objetivo deste artigo. Assumindo pressupostos tericos da Anlise Crtica do Discurso, traz-se para anlise um conjunto de enunciados representativos de uma ordem do discurso, elaborados por representantes ou porta-vozes de grupos e instituies envolvidas, direta ou indiretamente, no contexto educacional. Palavras-chave: Novo Capitalismo; globalizao; discurso; educao. ABSTRACT: With the globalization of economic activities and technological revolution, a new social order is established. New (old) forms of conflict in power relations are set up on social relations, bringing strong implications in the constitution of social institutions, especially the educational one. The aim of this paper is looking upon discourses, their implications and effects in the power relations which are set up in the conflict between the subjects in social relations, in the relations between social structures and social practices. Adopting the theoretical framework of Critical Discourse Analysis, we analyze utterances taken from newspaper articles of discourses elaborated by social agents (managers) and their positions about education. Keywords: New Capitalism; globalization; discourse; education.

1. Introduo

Num mundo marcado por profundas transformaes decorrentes do processo de globalizao, revela-se de fundamental importncia olhar, numa perspectiva dialtica, para as relaes de fora e poder que so estabelecidas no conflito entre os sujeitos nas relaes sociais; as relaes entre as estruturas sociais e suas prticas sociais atravs de seus discursos e suas implicaes e efeitos, sobretudo no contexto educacional. luz de uma nova ordem dentro da conjuntura scio-econmica da realidade, (re)instaurada atravs da reestruturao do modelo capitalista com a globalizao das atividades econmicas e com uma sofisticada revoluo tecnolgica, uma nova ordem social, uma nova forma de organizao social instaurada, abalando instituies,

* Doutor em Lingstica Aplicada pela UNICAMP. Docente da Universidade Vale do Rio Verde Trs Coraes/MG. Texto escrito em 2007.

2 transformando culturas, criando riqueza e provocando pobreza, estimulando inovao e esperana e, ao mesmo tempo, impondo privaes e instilando desespero. Diante disso, novas (velhas) formas de conflito na relaes de fora e poder so estabelecidas nas relaes sociais da vida social, com profundas implicaes na constituio das instituies sociais, sobretudo na instituio educacional, contribuindo sobremaneira para o alargamento do j alargado fosso da diviso social, com profundos reflexos nas prticas sociais a desenvolvidas. Esse novo quadro social, revestido/travestido de uma nova roupagem acentua a produo e reproduo de poder, naturalizadas por uma ideologia de linguagem e estratificadas pela instituio educacional, impe que nos debrucemos sobre o modo de funcionamento da sociedade, sobretudo da sociedade contempornea e suas estruturas sociais. Olhar para o modo de funcionamento da sociedade implica, inevitavelmente, um olhar sobre/para o modo de constituio do discurso (ou discursos) das instituies sociais. Tal abordagem implica, por sua vez, a necessidade de debruar sobre a concepo de discurso para um exame da relao dialtica entre o discurso e a estrutura social, esta representada/materializada por suas instituies sociais. Na perspectiva de Kress (1988), o discurso concebido como uma rede de enunciados sistematicamente organizados que expressam valores e significados, conceito que, poderamos dizer, ampliado na reflexo proposta por Fairclough (2001,[1992]), para quem o discurso considerado como uma prtica social que no s representa o mundo, mas tambm significa o mundo. Isto quer dizer que o discurso contribui para a constituio de todas as dimenses da estrutura social que, direta ou indiretamente, o moldam e o restringem. Assim, na medida em que o discurso constitui, naturaliza, mantm e transforma os significados do mundo de posies diversas nas relaes de poder, diferentes tipos de discurso em diferentes domnios institucionais so investidos poltica e ideologicamente -ordens do discurso para Foucault (1971). Em virtude das implicaes e conseqncias advindas dessa nova (des)ordem social instaurada por um novo capitalismo (New Capitalism para Fairclough), considero fundamental trazer para discusso e anlise um conjunto de enunciados representativos de uma ordem do discurso, manifestados por representantes ou portavozes de grupos e instituies envolvidas, direta ou indiretamente, no contexto educacional e que revelam seus interesses, valores, crenas, suas posies e pontos de vista (ou de outros) a respeito da educao, reproduzidos em seus prprios textos.

3 Acredito que uma investigao detalhada de tais enunciados muito contribuir para o aprofundamento das questes sobre dominao e poder de um grupo social e seus valores sobre outro no macrocosmo das estruturas sociais, no microcosmo da instituio escolar.

2. A organizao da sociedade e sua estrutura hierrquica Homo sapiens is always, and in the same measure, homo socius. (Berger, P. & Luckman,T.)

Na perspectiva da sociologia do conhecimento, de acordo com Berger & Luckmann, (1966), o homem apreende a realidade do dia a dia como uma realidade ordenada. A realidade da vida cotidiana aparece sempre objetivada, isto , constituda por uma ordem de objetos que foram designados como objetos; a linguagem usada no dia a dia fornece-lhe as necessrias objetivaes e determina a ordem em que as objetivaes adquirem significado. Ordem , para ele, a palavra fundamental que definiria sociedade, numa perspectiva geral, como uma natural conseqncia em que seres humanos estabelecem uma teia de relaes que lhes possibilita viver e trabalhar juntos no dia a dia. Mas, para se entender o significado dessa ordem social necessrio entender e a forma, o modo como ela se manifesta. Uma resposta para esta questo que a ordem social um produto humano, ou mais precisamente, uma produo humana dinmica. Assim, a ordem social no biologicamente dada; no parte da natureza das coisas; a ordem social existe somente como produto da atividade humana. O ser humano necessita externalizar-se, de forma constante/contnua, em aes que so freqentemente repetidas e que se incorporam em um modelo/padro que pode ento ser reproduzido com economia de esforo e que apreendido pelo homem de acordo com aquele modelo/padro. Tais aes habituais, cujos significados tornam-se incorporados como rotina no acervo geral de conhecimentos para os indivduos, abrem um primeiro plano para a deliberao e inovao em uma larga variedade de situaes. O processo de institucionalizao ocorre a partir do momento em que as aes habituais so reciprocamente tipificadas por tipos de atores que desempenham papis sociais (ver tambm Barbu, 1971). Assim, a tipificao das aes habituais, que so constitutivas das instituies, so sempre partilhadas e as instituies tipificam tanto atores individuais assim como as aes individuais para o desempenho de certas funes necessrias para a sobrevivncia e desenvolvimento da comunidade como um

4 todo. Qualquer que seja o nmero e a diferenciao dos papis, h uma interconexo e uma coordenao dos vrios papis desempenhados pelos atores. A sociedade , assim, uma estrutura de papis sociais. Ainda segundo o autor, os papis sociais esto/so integrados as mais amplas unidades chamadas instituies, que so, por sua vez, organizadas em complexos blocos constitudos por problemas sociais bsicos e atividades, tais como econmicas, polticas, religiosas e educacionais. As instituies constituem assim as mais permanentes/duradouras e as mais visveis cristalizaes das relaes humanas. Dessa forma, as instituies so incorporadas pela experincia individual por meio de papis desempenhados por atores; papis orientados por mecanismos de sanes caracterizados como um sistema de controle social, ou seja, um conjunto de regras que coordenam as atividades de uma pluralidade de indivduos. O desenvolvimento de mecanismos especficos de controle social se torna tambm necessrio para a orientao da prpria instituio, quando a instituio se distancia de um programado curso de ao, divorciado de seu propsito original nos processos sociais concretos. Assim, os indivduos sabem o que fazem porque conhecem as regras e, ainda que como pessoas individuais tenham seus prprios interesses, elas desempenham certas atividades de acordo com as regras reconhecidas e admitidas por todos. Para Giddens (1984), tal movimento constitui uma monitorao reflexiva de atividade com caractersticas de aes dirias que envolvem a conduta no s do indivduo mas tambm de outros que, como atores sociais, no somente monitoram suas atividades continuamente, mas tambm esperam que os outros faam o mesmo. Rotineiramente, tambm, monitoram aspectos sociais e fsicos dos contextos em que atuam (os atores sabem que atuam em rotinas da vida social). Nessa perspectiva, segundo Berger & Luckmann (op.cit.), para estabelecer regras para a realizao das prticas sociais, as instituies necessitam de legitimao, isto , necessitam explicar e justificar a ordem institucional. A legitimao explica a ordem institucional atribuindo validade cognitiva para seu significado (conhecimento) e justifica essa ordem pelo estabelecimento de normatividade para suas prticas imperativas (valor). Dessa forma, a legitimao no diz somente ao ator por que ele deve desempenhar uma ao; ela diz tambm porque as coisas so o que so. Em outras palavras, podemos dizer que, na legitimao das instituies, o conhecimento precede os valores.

5 A partir dessa ordem de consideraes, concebendo que a sociedade organizada de acordo com o carter das atividades sociais e da ao social em geral, algumas questes podem ser levantadas, a fim de que possamos refletir sobre as implicaes da relao entre a instituio e seu discurso e os atores em seus papis sociais na estrutura social: a) se a ordem institucional abrange a totalidade da vida social, legitimada por regras que estruturam e sancionam os modos de vida social, significa que todos os problemas so comuns, todas as solues para esses problemas so social e igualmente objetivados e distribudos? b) se os indivduos (atores) desempenham papis e os papis desempenhados pelos atores, membros de uma comunidade, representam tipos de atividades complementares um para o outro e, como tal, cada um deles necessrio para a sobrevivncia e desenvolvimento da comunidade como um todo, todos os membros e seus respectivos papis tm a mesma relevncia e valor? c) De acordo com Berger & Luckmann (op.cit.), o processo de internalizao do mundo objetivo, isto , a insero de um indivduo (ator) no mundo objetivo de uma sociedade expressa atravs da aquisio do conhecimento. Sabendose que os indivduos participam de um mundo social por meio de diferentes papis, como ocorre a distribuio socializada do conhecimento? Quais so as implicaes dessa distribuio em um contexto scio-estrutural,

particularmente na relao entre a diviso de trabalho/diviso social e a distribuio social do conhecimento? Com base nessas formulaes e, a partir de uma perspectiva dialtica, olhemos para as relaes de fora e poder que so estabelecidas no conflito entre atores sociais (sociedade e seus membros) nas relaes sociais da vida social. Debrucemo-nos, ento, sobre a relao entre estruturas sociais e suas prticas sociais, seus discursos e conseqentes implicaes no contexto educacional, dentro de uma nova ordem mundial - New Capitalism e globalizao - e seus efeitos na constituio da vida social em nossos dias. Tentar entender as mudanas operadas na sociedade contempornea fundamental para se entender os paradoxos que se manifestam no processo de uma economia globalizada. Pode-se dizer que tentar entender as polticas e prticas educacionais significa buscar entender que o processo de reorganizao da economia global est produzindo uma nova ordem econmica internacional, gerando uma nova

6 diviso internacional de trabalho, assim como fundaes instveis e conjuntos/grupos de foras sociais que esto trazendo profundas mudanas na vida social. Dessa forma, uma anlise crtica da configurao do cenrio educacional na sociedade contempornea impe reconhecer que nenhuma anlise da educao pode ser inteiramente sria sem uma viso mais acurada do movimento de foras que modelam/determinam o terreno em que opera a educao. Isso significa analisar a relao entre as esferas da vida social e atividades polticas e culturais; significa analisar as articulaes dos elementos da vida social nas mudanas relacionadas com cada uma delas. Se a sociedade opera como um todo organizado, isso significa que as instituies so integradas e dependem umas das outras; conseqentemente, uma mudana sofrida em uma delas possibilita reflexos em todas as outras. Como nada na sociedade acontece de forma aleatria, certamente podemos estabelecer uma conexo entre as foras a servio do capital global e os sensveis e profundos efeitos nas instituies sociais, particularmente a instituio educacional, em sintonia com um amplo conjunto de compromissos ideolgicos determinados por um novo conjunto de compromissos, uma nova aliana de poder e um novo bloco de poder exercendo influncia no s na educao, mas em toda vida social.

3. A ordem do discurso das estruturas sociais This is a mystifing effect of unequal relations of power on language - it is discourse working ideologically. (Fairclough, N.)

Se, como vimos, as instituies esto integradas e uma mudana em uma delas determina ou se reflete em todas as outras, fundamental entender que a vida social uma rede de prticas produtivas, ou seja, de prticas sociais que os atores sociais desempenham com o objetivo de interagir socialmente. Para Fairclough (1999), uma prtica uma prtica de produo e essa prtica possui um elemento reflexivo representaes de uma prtica so geradas como parte da prtica e as prticas so semioticamente representadas pelo discurso. Como j visto anteriormente, a compreenso de discurso pode ajudar-nos no entendimento das condies sociais do discurso e no entendimento da determinao do discurso pelas estruturas sociais, isto , o modo em que o discurso determinado pela ordem do discurso de diferentes instituies que, segundo Kress (1988, p.7) significa

7 entender um conjunto de enunciados que do expresso para os significados e valores de uma instituio. Como o discurso determinado pelas estruturas sociais, produz ele efeitos sobre as estruturas sociais e sustenta a manuteno de continuidade social e/ou mudanas sociais e assume importncia em termos de relaes de poder e luta de poder: o controle sobre uma ordem de discurso por instituies detentoras de poder um fator de manuteno desse poder. A educao uma arena de prticas sociais que possui uma relativa autonomia, mas fortemente influenciada por enunciados predominantes dentro das arenas econmica, poltica e cultural. uma arena onde a prtica social mais crucial para a manuteno das estruturas e processos sociais. Isso significa que a instituio educacional est sempre sob intensa presso para agir de forma particular e que uma assuno educacional incorpora o discurso dominante, legitima cenrios particulares de relaes sociais, os modos com que estes so organizados e estabelece uma viso hegemnica dos objetivos da educao. Essa viso hegemnica dos objetivos da educao pode ser explicada a partir da perspectiva de lutas entre grupos dominantes poderosos e grupos dominados, todos em luta para defender seus prprios interesses. Gramsci (1971) usa a noo de hegemonia para explicar como a vontade de grupos dominantes dentro da sociedade atingida e mantida atravs da criao e recriao de uma viso de senso comum de mundo. Tal viso acontece para coincidir com os interesses de grupos poderosos. Assim, embora o poder seja disperso entre diferentes setores e agncias governamentais, entre eles o sistema educacional, a difuso do discurso do senso comum estabelece coeso entre os lugares sociais. Dentro de uma ampla perspectiva, devemos considerar a organizao da sociedade e sua estrutura hierrquica a partir da idia de que seus membros se organizam em termos de uma estrutura de papis. Aqui precisa ser particularmente enfatizada a contradio existente na estrutura social no que diz respeito reciprocidade de papis sociais, objetivos comuns, valores e desempenho dos membros da sociedade em relao aos seus papis e s suas atividades dentro de uma comunidade. Na perspectiva da reciprocidade de papis, de acordo com Urry (1998), as sociedades so entendidas tipicamente como entidades sociais soberanas, que tm em seu centro um Estado que organiza os direitos e os deveres de cada membro. O reconhecimento desse ponto indica que a sociedade deve ser considerada como um ator que legitima os objetivos e meios para o bem estar social, ou seja, organiza esforos

8 para assegurar o suprimento das necessidades de seus cidados, isto , o bem estar de seus cidados. As conexes entre bem estar e cidadania so de particular importncia para o desenvolvimento da anlise sobre a relao entre instituies e relaes de poder. Assim, um ponto a ser retomado problematizar as estreitas relaes entre a constituio das estruturas sociais e a ordem de discurso em termos de relao de poder e luta de poder, o controle sobre ordens do discurso por instituies sociais detentoras de poder. Sobre este ponto, assim enuncia Fairclough (2001: 33): ordens do discurso incorporam assunes ideolgicas, as quais sustentam e legitimam relaes de poder e acrescenta que se h uma mudana nas relaes de poder atravs de luta social, podese esperar uma transformao de ordens do discurso, porm se as relaes de poder permanecem relativamente estveis, isto deve marcar a manuteno de um processo de reproduo. Diante desse quadro de consideraes, podemos formular algumas questes importantes: i) Qual ento o papel da instituio educacional num movimento de relaes sociais?; ii) Como o discurso emergente do interior dessa instituio reflete as lutas em jogo nas estruturas sociais?; iii) Como a instituio educacional contribui para a manuteno de uma pirmide caracterizada por uma distribuio desigual de riqueza e poder em meio a uma distribuio desigual de conhecimento (capital cultural para Bourdieu)?

4. O discurso de uma nova (des)ordem social Glocalizao [globalizao para alguns e localizao para alguns outros] primeiro e antes de tudo uma redistribuio de privilgios e privaes, de riqueza e pobreza, de poder e no-poder, de liberdade e coao. , pode-se dizer, um processo de reestratificao mundial, no curso do qual um nova hierarquia scio-cultural mundial anunciada... O que livre escolha para alguns cruel destino/sorte para outros. (Bauman, Z.)

Com o objetivo de ampliar nossa compreenso sobre essa relao de dominao no processo de distribuio de conhecimento, acredito ser fundamental analisar a conexo entre as foras a servio do capital global - New Capitalism (seus objetivos e valores) e as implicaes dos discursos produzidos por estas foras na educao

9 institucional e os objetivos e valores atribudos por estas mesmas foras para a educao institucional. Bosi, em sua Dialtica da colonizao (1992), reflete criticamente sobre o fenmeno da colonizao, explorando-o atravs da raiz etimolgica da palavra. Lembranos ele que colo, como j visto, denota a idia de ocupar (a terra), tomar conta de, mandar e ainda que da forma cultum, supino de colo, deriva outro particpio: o futuro culturus, que enforma a idia de porvir ou de movimento em sua direo, presente na idia de cultura, ou seja, uma dimenso de projeto que desentranha da vida presente os planos para o futuro. Essa dimenso acentua a idia de produtividade, que requer o domnio do homem sobre a matria e sobre os prprios homens, o que implica, por extenso, a idia de aculturao: Aculturar um povo se traduziria, afinal, em sujeit-lo ou, no melhor dos casos, adapt-lo tecnologicamente a um certo padro tido como superior (p.17). A idia de colonizao e aculturao no constituiria o embrionrio de um processo que se instala/instaura sub-repticiamente, que desnuda sem pudores o seu real objetivo: a expanso de uma rede de controle, de manipulao macia e submisso dos povos, num projeto totalizante e globalizante de expanso capitalista? Esse projeto no traz uma nova forma de colonizao no nvel de ocupao total dos espaos, explorao e submisso dos povos e um processo de homogeneizao cultural que destri culturas (cocacolonization of culture para Urry, 1998)? De acordo com Castells (2000), esse novo sistema mundial de globalizao poltico-econmica, originado no sculo XVI, e emergente no ltimo quarto do sculo XX, identificado por caractersticas distintivas. Ele informacional porque a produtividade e a competitividade de unidades ou agentes dependem de sua capacidade para gerar e aplicar eficientemente os conhecimentos (knowledge-based information); ele global porque as atividades nucleares de produo, consumo e circulao so organizadas numa escala global diretamente ou atravs de uma rede de conexes entre agentes econmicos; e ele interligado porque produtividade e competio so processadas numa rede global de interao entre redes/cadeias de negcios. Este cenrio mostra-nos que o nmero de termos (palavras-chave transformadas agora em palavras correntes) circulam no discurso da globalizao: competitividade, consumo, eficincia, capacidade, informao, conhecimento, mercado de alta qualidade e que esta nova ordem dirigida por tais fatores numa cada vez maior hipercompetio global, mudanas tecnolgicas macias/massivas e pedidos, necessidades, desejos

10 (criados e estimulados pela nova ordem como imperativos) de um cada vez maior nmero de cidados (agora transformados em consumidores, clientes). Podemos dizer que esta nova ordem social (ou uma nova desordem social) no somente econmica, mas inclui um processo mais geral de globalizao em outros segmentos tais como poltica, cultura, sade, educao. Para Gee (1996), New Capitalism, perigosamente, produz e reproduz at mesmo ainda mais uma pirmide maior que o velho capitalismo. E, assim como no velho capitalismo, ele necessita de instituies - como a escolar, primeiro e principalmente para reproduzir aquela estrutura social. Ao reproduzir e acentuar esse processo de reproduo, concentra ele o conhecimento e a riqueza nas mos de uma pequena minoria privilegiada e assim, de forma cruel, contribui para o aumento dos buracos negros da pobreza e da excluso social. Tais pressupostos conduzem seguinte indagao: como se materializa a viso sobre educao dessa nova ordem e seus agentes sociais, em seus princpios, objetivos e valores dentro de uma esfera social? Mas, para responder a esta questo, ou seja, entender as mudanas e implicaes do New Capitalism e a viso de seus agentes sociais no campo da educao, acredito que devamos, primeiramente, traar um perfil/quadro da noo de bem estar social e o papel do Estado na produo desse bem estar. Na viso de Hugman (1998), como um princpio geral, o bem-estar social caracteriza-se pela noo de que o bem estar de todos os membros de uma sociedade (cidados) deve ser encarado apropriadamente como um assunto de preocupao pblica; assim, a formulao do bem-estar social numa democracia social deve estar voltado para o objetivo de que ambos, indivduos e sociedade, sejam beneficiados. Para os indivduos, o benefcio deve ser no sentido de que suas necessidades bsicas sejam satisfeitas (entre elas, a educao); para a sociedade como um todo, o benefcio deve estar voltado para o impacto do estado de bem-estar no significado de cidadania. Desse modo, a base para essa viso deve estar na reciprocidade entre direitos e obrigaes entre os membros da sociedade (vistos ento como cidados). Cidadania e bem-estar, nesse sentido, devem ser vistos como mutuamente integrados. Entretanto, fatores como ampla ineficincia das instituies pblicas na prestao de seus servios (mais servios ou melhores servios), constitui um ponto de referncia para o descrdito pblico num Estado, cada vez mais desacreditado e deslegitimado(?) como instituio burocrtica. A descrena na eficincia do Estado

11 produz, como conseqncia, o deslocamento da noo de cidadania (o dia a dia dos membros de uma sociedade) para a posio de pessoa livre, que passa a constituir a idia de individualismo. A esse respeito, assim se pronuncia Hugman (1998, p.48):

Afastado da comunidade, o indivduo torna-se no moralmente autnomo, mas eticamente deslocado, em que a nica referncia moral o prprio eu, enquanto outros podem ser entendidos somente em relao ao prprio eu, o individualismo conduz a uma moral do livre mercado em que os clculos ticos devem ser vistos em termos de custo e benefcio, definidos somente em relao ao eu. Tal processo no s compe a deslegitimao do bem-estar social, mas acrescenta a isso, atravs da promoo do privado, os interesses pessoais acima daqueles mais amplos para toda a sociedade.

Conseqentemente, a reformulao do bem estar como uma forma de produo legitima a retirada do Estado de sua posio de provedor direto para funes indiretas de subsdio e regulamentao e, ao mesmo tempo, encoraja a entrada de setores privados em maior nmero que antes. A adoo de uma viso industrial de bem-estar social constitui um importante passo no processo dessa deslegitimao e a base para a introduo de um modelo privatizado de mercado. Nesse sentido, de acordo com Gee (1996), se o New Capitalism, dentro do princpio da economia de livre mercado surge para suprir seus cidados (ou consumidores/clientes) com maior eficincia e diversidade de bens e servios, a educao, pressionada e dominada cada vez mais por poderosos grupos de negcios, opera dentro dos mesmos objetivos e valores determinados por estes grupos, isto , para satisfazer as demandas e desejos de sofisticados consumidores/clientes que definem e mudam suas identidades pelos tipos de bens e servios que consomem. Isso implica dizer que o mercado um sistema disciplinar dentro do qual a educao reconstruda como bem de consumo. Entre as escolas, o elemento chave do mercado competio (Ball, 1994, p.51, apud Smith, 2000).

5. O poder do discurso na instituio educacional

Bourdieu (1977, 1992) defende que a produo e reproduo de poder e a desigualdade so legitimadas por ideologias de linguagem e realizadas em lugares

12 sociais atravs de prticas discursivas em lugares histricos especficos e em um nmero de lugares institucionais. Desses lugares, um dos mais importantes a educao, no somente por sua funo legitimadora, mas tambm no sentido de que ela mascara/encobre as reais fontes de desigualdade. Assim, ideologias de linguagem e educao so instrumentos efetivos de hegemonia porque naturalizam relaes de poder. Essa viso hegemnica ocorre em consonncia com os interesses de grupos poderosos e o controle hegemnico assume uma forma ideolgica com o intuito de estabelecer crenas, idias e valores que aliceram/fundamentam as assunes educacionais predominantes. O acesso escola tem acompanhado, portanto, o perfil da distribuio de renda e da desigualdade social, caracterizando, ainda hoje, a poltica de excluso implementada ao longo da histria no processo educacional brasileiro, reforando uma concepo de educao voltada para a valorizao de uma classe social dominante privilegiada. Numa sociedade marcada por diferenas de classes sociais, a instituio escolar, tipicamente uma instituio apropriadora dos saberes produzidos e herdados, paradoxal em sua funo primordialmente estabelecida numa sociedade democrtica como propagadora dos saberes para todos os membros da sociedade, indistintamente, constitui-se uma sociedade de discurso em que se definem os sujeitos competentes para a apropriao dos saberes herdados, limitando o nmero e a classe daqueles que podem proferir o seu discurso (cf. Foucault,1971). Se considerarmos as instituies sociais como estruturas sociais convencionais que organizam recursos, comportamentos e significados definidos de acordo com os interesses de grupos sociais no exerccio de dominao simblica (Bourdieu, 1992), ou seja, uma forma de controle sobre outros grupos, a instituio escolar desempenha um papel fundamental na constituio de relaes de poder e dominao simblica. Desviada dos objetivos e valores dentro de um sistema de interao com uma perspectiva de igual distribuio de benefcios ou bem estar social para todos os seus membros, como j discutido anteriormente, a sociedade e suas instituies (sobretudo a instituio educacional) so submetidas criao de um modelo de mercado, dentro dos padres de uma economia globalizada. O bem-estar, portanto, passa a ser construdo como uma forma de produo sujeito lgica do livre mercado. Uma das conseqncias desse processo o alinhamento entre o mundo dos negcios e vrias esferas de interesse no vinculadas diretamente ao mundo dos negcios e aquela poltica inicial de cidado social , ento, substituda pela poltica do cidado consumidor (Gee, 1996).

13 Nesse sistema de mercado privado ou de livre mercado, o sistema educacional e as instituies escolares ou nichos sociais que distribuem recursos de alto valor como o conhecimento (um direito para todos os membros da sociedade) para poucos privilegiados, so tomados como referncia para o alcance do sucesso, smbolo de valor e identidade na nova ordem, fator de prestgio e poder numa estrutura social hierarquizada e estratificada. Nessa perspectiva, passam a operar, ento, dentro de padres de mercado, num sistema de marketing e, como num sistema de produo capitalista, passam a ser controladas hierarquicamente por agentes sociais (managers), que exercem o papel de coordenadores em um processo de produo social.

6. O jogo de poder nos discursos de managers da educao At Sun, we recruit on employees by computer, they work on computers, and theyre sacked by computer (John Gage, a senior manager)

Na viso de Fairclough (1999) e, aqui assumida, as questes de linguagem e poder so fundamentais para a compreenso dessa nova ordem social. Assim, por meio de discursos elaborados por representantes dessa nova ordem podemos ver como as relaes sociais de consumismo tm permeado o modo de pensar de profissionais do bem estar social, agentes sociais envolvidos no processo, bem como sua viso sobre poltica educacional. Para a anlise e conseqente desdobramento desse processo torna-se fundamental refletir sobre o uso da linguagem e as prticas e polticas implementadas no setor da educao. E, para tanto, sero tomados como exemplos alguns enunciados elaborados por estes agentes sociais, retirados de um artigo publicado no caderno Education Guardian do jornal ingls The Guardian, matria publicada no dia 16 de novembro de 2001 e intitulada Education: on the ropes, de autoria de Laurence Kalaftids, membro do bObservatoire de la Mondialisation e vice-presidente do Institut pour la Relocalisation de lEconomie. Tomando como referncia que o discurso constitui uma forma de ao em que as pessoas agem sobre o mundo e sobre as outras, e tambm como uma forma de representao do social em que as relaes sociais so exercidas e identidades sociais so manifestadas (Fairclough, 1992), percebemos que na chamada inicial do artigo, atravs da fala destacada e atribuda ao autor do artigo, logo abaixo do ttulo, ocorre uma marca formal do discurso que pode apontar para a representao do ator social no

14 evento em questo. Essa marca formal, representada pelo pronome indefinido someone, parece sugerir, num primeiro momento, uma indeterminao desse ator (Along with other public services, education is being dragged into the private sector. Yet little is published on the matter. Its time someone1 started pulling in the other direction, says Laurence Kalaftides). Expressando sua preocupao sobre o futuro da educao diante do domnio avassalador do setor privado sobre os servios pblicos, o autor busca atrair a ateno para o assunto (Yet little is published on the matter) e, ao mesmo tempo, conclamar a necessidade de someone (re)posicionar-se sobre o assunto num outro vis (Its time someone started pulling in the other direction). A indeterminao do agente revela-se aparente uma vez que, discursivamente, ele manifestado por algum que est/estar se posicionando, isto , pulling in the other direction. Nos pargrafos iniciais, o autor exige/solicita um envolvimento com a questo, fundamental para todos, convocando outros demandantes por meio de pronomes de 1a. pessoa: (P1) our concerns about globalisation and obtain our support for it/and the multinationals who are the real beneficiaries of globalisation embroil us; (P3) Our leaders have sought to reassure us; (P4) If we are understand/ We need an overview relevante considerar que a representao do ator social no somente expressa por meio dos pronomes, mas tambm por seu nome (Laurence Kalafitides) e por sua posio na esfera social (Laurence Kalafitides is a self-taught freelance researcher. She is a member of the Observatoire de la Mondialisation and vice-president of the Institut pour la Relocalisation de lEconomie) Por outro lado, a representao no evento social permite-nos dizer que h outro tipo de realizao: um mecanismo retrico cujo propsito envolver o interlocutor, participante tambm afetado pelo problema - o processo de privatizao e marketing da educao. Assim, a enunciao de uma aparente indeterminao, por meio de uma construo metafrica - its time someone started pulling in the other direction significa que someone deve escrever/publicar matria pertinente a um importante assunto de forma a apontar as implicaes da enorme influncia do setor privado nos servios pblicos e, particularmente, a influncia no setor educacional. Atravs de outra metfora education is being dragged into the private sector, construda em torno de

Os grifos em palavras ou expresses constantes no texto so meus.

15 forma verbal na voz passiva, o autor enfatiza a condio do setor educacional no processo: educao um sujeito paciente que sofre a ao expressa, que inexoravelmente arrastada por um sujeito agente claramente determinado - o esmagador processo de globalizao (private sector). Para Bakhtin (1992), todo enunciado traz uma dialogicidade interna, uma resposta para outros enunciados e, dessa forma, quando a fala ou a escrita enunciada, dois textos diferentes, duas vozes diferentes so trazidas no dilogo e, potencialmente, em tenso. O artigo em questo mostra-nos uma tenso entre duas diferentes vozes: a voz que expe o assunto e a voz que expressa opinies sobre o assunto exposto. Por essa segunda voz o autor expressa seu ponto de vista crtico sobre as vozes de legtimos porta-vozes do setor privado (algumas delas constitudas como exemplos nessa nossa anlise): companies, lobbying groups, private companies, the bank, private sector, managing director, em seus discursos sobre a privatizao da educao. Estas vozes so anunciadas pelo narrador atravs de marcas formais do discurso direto e indicamnos a quem elas pertencem, como nos seguintes exemplos: (P5) As Gleen R. Jones sees it:; (7) In the word of the OECDs Moyoto Kamiya; (24) who summarises the companys ethos as follow: ; (25) Bertrand Cluzel, the CEO of Educinvest, announced: Mas o artigo permeado por vozes em tenso (polifonia para Bakhtin): a voz do narrador aponta e descreve a trajetria do processo de privatizao e incorpora uma outra voz: a voz do cidado e analista crtico diante das aes correntes desenvolvidas pela WTO e seus porta-vozes. Inserido na histria, um texto que responde, no presente, a outros textos de um passado recente, ou ainda, numa perspectiva bakhtiniana, uma rplica a um dilogo, expressando a posio do autor em outra direo (in the other direction), opondo palavra do outro (WTO) uma contrapalavra. As vozes apontadas pelo autor esto predominantemente citadas numa construo de discurso direto e marcadas por aspas, recurso lingstico que pode significar que o autor procura criar autenticidade, indicando que as palavras relatadas so aquelas realmente proferidas (Maingueneau, 2001: 142), mas tambm indicar que o autor quer distanciarse das vozes externas, bem como marcar sua autoridade para defender a sua posio oposio s vozes da WTO e seus agentes sociais: (P12) Under the aegis of European Comissioner Viviane Roding, education ministers have decided to mobilise to become fully involved in the new economy.

16 Enunciando as vozes diretamente, o autor retoma textos (falas/vozes) de um passado no distante, mas que nas palavras do autor constituem representaes de eventos em determinado espao e tempo - o que est acontecendo no momento presente, nos dias atuais (now/. currently) at the WTO / education, com conseqncias e implicaes para o mercado global com respeito educao: (P4) If we are to understand what is currently going on the WTO, we need an overview of what is now regarded as the global market for education. /And of course, western countries are not the only ones to be affected by this wave of privatisation. Desse modo, ao chamar e clamar a ateno para o grave problema em nosso tempo (currently/now)-o esmagador processo de globalizao no setor educacional - o autor insere seu texto na histria e assim faz a histria, como um ator social participante, envolvido e afetado por um processo histrico; um ator social que quer interferir no processo com o propsito de resistncia. E, assim, contribui ele para mostrar a ns todos, interlocutores tambm afetados pelo processo (And of course, western countries are not the only ones to be affected by this wave of privatisation.), as reais intenes do WTO e seus agentes. Nesse papel social, o autor manifesta a sua contrapalavra como porta-voz da outra direo, expressando assim seu compromisso e sua posio diante das conseqncias da privatizao na esfera educacional, na denncia e tentativa de resistncia e, por meio de sua contrapalavra, tenta convocar e mobilizar outros atores sociais, seus interlocutores, nessa luta. Percebe-se, portanto, que o texto todo, permeado pela denncia, mostra um alto grau de comprometimento e afinidade contra as proposies e aes expressas pelas vozes do setor privado. Tal identificao traduzida numa avaliao e valorao dos fatos, indicadores de atitude com que o autor se representa diante dos enunciados que produz (Koch, 1992). Destaco aqui alguns desses enunciados, lingisticamente marcados, que expressam uma atitude de envolvimento e, por extenso, de valorao em relao ao problema: a) construes metafricas que, segundo Fairclough (1992), no constituem somente um adorno estilstico superficial, mas estruturam o modo como ns pensamos, o modo como ns agimos e tambm o nosso sistema de conhecimentos e crenas. Atravs desse recurso, o autor do artigo denuncia o difcil drama da educao e seu futuro (Education: on the ropes): a dilemtica situao (na corda bamba) da educao e dos servios pblicos diante de uma verdadeira operao de guerra

17 mobilizada por foras ou grupos poderosos comandados pela WTO e seus agentes: increasingly coming under fire, having been taken hostage (reitera-se aqui a condio de paciente que est sofrendo uma contnua e implacvel ao numa verdadeira situao de guerra[sob fogo cerrado], traduzida pela forma verbal passiva having been taken hostage); ao comandada por the real beneficiaries of globalisation, as mesmas foras/grupos que nos iludem (embroil us) com falsas promessas e benefcios; b) uso da expresso adjetiva obscure em (P2), como a apontar o modo ardiloso e nebuloso nas negociaes de rgos privados (GATS) e de quem os servios pblicos e, particularmente, a educao, so refns: Public services, and particularly education, are increasingly coming under fire, having been taken hostage by an obscure pact currently under negotiation...; c) uso da expresso adjetiva em (P3) - hypocritical, acompanhada do advrbio intensificador less e a manifestao de alerta e de defesa parcial da educao diante de negociaes obscuras, envoltas em mistrio e no publicadas pelo GATS, atravs de uma construo parattica com o argumentativo but, denotando a desonestidade de our leaders (P3) Our leaders have sought to reassure us that education is not on the agenda at the GATS talks. But the Canadian government is less hypocritical; d) uso do advrbio modal shamelessly (P28) para expressar sua viso crtica sobre a viso das agncias sociais sobre a educao e seus potenciais clientes: The World Bank has expressed some concern about the risks involved, and says quite shamelessly: Of course, there will be problems in obtaining repayment in countries where even well qualified people find it hard to gain employment. But the questions is worth examining, and a real or personal guarantee could even be obtained from borrowes of their families. (P28). Afinal, na viso desses agentes sociais, entre eles o ERT e seu lobby group ... education should be considered as a service to the economy (P16); e) emprego do adjetivo catastrophic (P18) para qualificar as conseqncias da interveno e presso do IMF (FMI) e do World Bank (Banco Mundial): corte de gastos nas reas sociais, sobretudo na educao (The situation rapidly became catastrophic); f) a ironia em (P23), ao referir-se a grupos privados e seus associados diretos (multinationals) como interventores financeiros no financiamento de programas para a educao: Among its sponsors - sorry, partners and generous donors.

18 Fica evidente, portanto, que as avaliaes, valoraes constituem a base da construo desse discurso, a partir do qual Kalaftids aponta (a partir de e dentro de outros discursos) as conseqncias de uma nova (des)ordem social no mbito da instituio educacional - um projeto em desenvolvimento de privatizao da educao; projeto que certamente acarretar (ou que j acarreta) profundas mudanas em/para os seres humanos e em suas relaes sociais, se considerarmos os objetivos e valores estabelecidos para as pessoas pelos agentes sociais em seus discursos sobre o homem e seu mundo social. As assunes que permeiam o texto e que marcam uma viso de mundo e manifestam claramente as posies de agentes sociais oferecem um prognstico de um dj vu diagnosticado, porm numa outra dimenso, mais sofisticada e

tecnologizante: o agravamento de um quadro social de excludos, diante da concepo de educao e os respectivos planos do setor privado para o setor educacional, como podemos perceber em algumas falas: (P25) A great future is opening up for comercial education...people will therefore have to learn to make their studies pay. (Bertrand Cluzel, the CEO of Educinvest); (P26) I know that a lot of university people believe education should be free and universal, but the reality is that has a commercial value. Investing financially in your education guarantees your income and assures your future. (Sandy Godfrey, managing director of Deakin University in Australia). Observe-se aqui uma posio de confronto de posies num jogo argumentativo que demonstra um jogo de poder. Um argumento de peso de uma maioria social desprivilegiada I know that a lot of university people believe education should be free and universal), em (p26), modalizado pelo verbo auxiliar (should). Entre o que deveria ser e/ou o que desejvel por essa maioria (educao gratuita e universal), estabelece-se uma oposio: atravs do operador argumentativo but determina-se uma posio de fora, numa assuno enunciada por um modalizador categrico (verbo to be no presente do indicativo), como a reiterar a verdadeira realidade diante dos fatos, realidade (reality) esta que deve prevalecer, ou seja, uma realidade estabelecida segundo a viso de uma minoria privilegiada que impe um/o valor para a educao (commercial value). O largo uso de itens lexicais, em todo o texto, ligados a essa perspectiva de valorao, refora essa intensa preocupao comercial, constituindo um sinal peculiar da ideologia desse grupo social (overwording, segundo Fairclough, 1992): value,

19 market, profit, income, fees, consumer, customer, opportunity, resource, businees, negotiation, trade... E as palavras de um outro representante e porta-voz desse grupo reforam ainda mais essa perspectiva ideolgica do setor privado, em (P16): ...education should be considered as a service to the economy (Peter Sutherland, BPAmoco chairman). De acordo com Maingueneau (1993), a incorporao do enunciador a um discurso, atravs de sua voz (falada ou escrita), pode expressar a representao de uma determinada formao discursiva, que por sua vez est ligada a uma formao social, ou seja, aqui, especificamente: os porta-vozes incorporam-se a um universo de discursos representativos de um grupo social poderoso, setor privado. E, assumidamente, declara-se que nesse processo, conforme o grupo OECD, em (P17) the only role of the public sector will be to ensure access to learning for those who will never be a profitable market, and whose exclusion from society in general will be accentuated as others continue to progress; processo irreversvel, alavancado por poderosas instituies financeiras internacionais, loci de poder concentrado comprometido com algum valor ou interesse, cuja legitimidade garantida porque se apia na credibilidade de ao provvel como apoio a atos especficos de poder (cf. Stinchombe, 1968, apud Merquior, 1997: 26). Na perspectiva de Bakhtin (1995 [1929]), o domnio do ideolgico est diretamente vinculado ao domnio dos signos e, assim, onde se encontram os signos, encontra-se tambm o ideolgico. A encarnao de uma realidade ideolgica permeada por um processo de dominao simblica, manifestada nos enunciados em questo, materializam um mecanismo de (re)instaurao de um ciclo colonizatrio, a partir de um movimento que passa de um agente (setor privado) para um objeto (educao), com o intuito de ocupar esse novo cho, explor-lo, domin-lo e submet-lo economicamente, produzindo como conseqncia, um aprofundamento ainda maior de excluso social dos outros, os diferentes, who will never be a profitable market, and whose exclusion from society in general will be accentuated as others continue to progress (p17), isto , as maiorias sociais.

Referncias bibliogrficas BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: Hucitec, 1995 (original russo de 1929). ______ . Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1992 (original, 1953).

20 BARBU, Z. Society, Culture and personality. Basil Blackwell. England. Oxford, 1971. BERGER, P. & LUCKMAN, T. The social construction of reality: a treatise in the sociology of knowledge. Penguin Group. London, England, 1966. BOSI, A. Dialtica da colonizao. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. BOURDIEU, P. & PASSERON, J.C. Reproduction in education, society and culture. Sage Publications, London. Alves, 1977. BOURDIEU, P. 1992. A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva, (original:1977). CASTELLS, M. The rise of the network society. Blackwell Publishers Ltd. Oxford. England, 2000. FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press, 1992. _______. Discourse in late modernity. Edinburgh University Press, 1999. _______. Language and power. Longman, 2001 (original de 1989). FOUCAULT, M. Lordre du discours, Paris: Gallimard, 1971. GEE, J.P., HULL, G. & LANKSHEAR, C. The new work order: behind the language of the new capitalism. Allen & Unwin, 1996. GIDDENS, A. The constitution of society. Cambridge: Polity Press, 1984. GRAMSCI, A. Selections from the prison notebooks. London, Lawrence and Wishart, 1971. HUGMAN, R. Social welfare and social value. MacMillan Press, 1998. KOCH, I. V. A inter-ao pela linguagem. So Paulo: Contexto, 1992. KRESS, G. Linguistic processes in sociocultural practice. Oxford. Oxford University Press, 1988. MAINGUENEAU, D. Anlise de textos de comunicao. So Paulo: Cortez, 2001. _______ . Novas tendncias em anlise do discurso. Campinas-SP: Pontes, 1993. MERQUIOR, J.G. O vu e a mscara: ensaio sobre cultura e ideologia. So Paulo: T.A Queiroz, 1997. SMYTH, J.; DOW A.; HATTAM, R.; REID, A. and SHACKLOCK, G. Teachers work in a globalizing economy. Falmer Press, London, 2000. URRY, J. Globalization and citizenship (draft). Paper given to World Congress of Sociology, Montreal, July 1998. Published by the Department of Sociology, Lancaster University.

S-ar putea să vă placă și