Sunteți pe pagina 1din 4

O que Dinheiro?

Sugesto de tema: Trs perspectivas sobre dinheiro Acredito que por existir vrias perspectivas sobre dinheiro, inclusive dentro do nosso prprio grupo, podemos abordar trs perspectivas que reunam essas perspectivas. Eu e Ivan conversamos sobre o dinheiro sob as perspectivas do cidado comum, da sociedade, bem como dos economistas (praticamente a mesma do governo). Na viso do cidado comum, o dinheiro o nico capaz de trazer a realizao pessoal. As pessoas comuns fazem tudo por dinheiro (lembram-se do programa Topa tudo por dinheiro? As pessoas pagavam cada mico para receberem pequenas quantias). A maioria acha que ganhar na loteria seria a soluo de todos os seus problemas e negligenciam a importncia de gerir o dinheiro. A maioria dos sonhos das pessoas est relacionada ao dinheiro. Quem no tem um sonho de consumo? Os sonhos de consumo podem ser influenciados, incentivados e at mesmo criados pela sociedade consumista. Atualmente, a sociedade valoriza muito mais o status social das pessoas que suas qualidades morais, ticas e culurais. O capitalismo est inserido de tal forma nas relaes sociais, que at se confunde com o conceito de sociedade. Vender e comprar, nos dias de hoje, o que rege todos valores e o que d sentido em vivermos em sociedade. Os mercados tentam mostrar a valorizao das pessoas, para atra-las, mas na verdade o que real. Contudo, o dinheiro estimula o progresso da sociedade. Ele d a possibilidade de sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas atravs de produtos e facilidades. Tambm proporciona a competitividade, que resulta na melhoria dos vrios aspectos da vida em sociedade. Deve-se tomar cuidados com as fronteiras entre os males e benefcios do dinheiro.

Riqueza no sentido mais amplo Segundo Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa, em seu livro Mais tempo, mais dinheiro, se tempo fosse dinheiro, um desempregado seria muito rico, pois teria todo o tempo do mundo sua disposio, sem nenhum patro para espremer sua agenda. Tempo no exatamente a mesma coisa que dinheiro. Ambos so riquezas distintas que, somadas e bem utilizadas, conferem novo sentido ao conceito de prosperidade. S tempo ou s dinheiro disponvel no serve para nada. a utilidade que voc tira de seu tempo e de seru dinheiro que determina o quo rico voc . O tempo bem utilizado pode faz-lo ganhar mais dinheiro, mas, h maneiras de ganhar dinheiro sem consumir nosso tempo. Por outro lado, o tempo mal aproveitado pode

custar muito dinheiro, mas no podemos esquecer que uma boa dedicao de tempo ao nosso corpo e nossa mente pode gerar benefcios sem necessriamente custar algo. Ao contrrio do que muitos pensam ou sentem, tempo e dinheiro no so recursos escassos. No falta tempo, nem dinheiro. Talvez nos falte o sentimento de realizao. mais provvel que nos falte organizao pessoal para definirmos com o que realmente queremos gastar nosso tempo e nosso dinheiro, a fim de colecionarmos mais momentos de realizao pessoal.

Ainda segundo Gustavo Cerbasi, em Como organizar sua vida financeira, muitas pessoas adiam a realizao de seus sonhos, dizendo que nunca vo conseguir sair do ponto onde esto, que a vida injusta com elas, que no tm sorte, que no tm dinheiro, que no tm oportunidade, que ningum as ajuda, que o mundo cruel, enfim, uma lista enorme de razes para no fazer nada pelo prprio futuro. T. Harv Eker, em seu livro Os segredos da mente milionria, diz que a maioria das pessoas associa dinheiro a prazer imediato. Para ele, o dinheiro deve ser acumulado para proporcionar liberdade. Ele apresenta alguns princpios fundamentais: 1. Ou voc controla o seu dinheiro ou ele controlar voc. 2. O hbito de administrar as finanas mais importante do que a quantidade de dinheiro que voc tem. 3. A motivao para enriquecer crucial: se ela possui uma raz negativa, como o medo, a raiva, ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca trar felicidade. 4. O segredo do sucesso no tentar evitar os problemas nem se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversiddade. 5. Os gastos excessivos tm pouco a ver com o que voc est comprando e tudo a ver com a falta de satisfao na sua vida.

Segundo Marcos Silvestre, em seu livro Investimentos prova de crise, a maior parte dos aplicadores brasileiros ainda extremamente amadora, o que facilita a construo de mitos fantsticos sobre os mercados financeiros, especialmente o mercado de aes. Tambm nesse livro, ele aponta que a economia naturalmente cclica, alternando perodos de prosperidade, com pocas de ajuste (tambm chamadas de crise), e as alternncias provisrias dos mercados financeiros ao longo dos ciclos econmicos no devem preocupar o pequeno/mdio investidor de perfil construtor, pois este aplicador pode realizar investimentos, inclusive em aes, com muita segurana e rentabilidade diferenciada em qualquer contexto de mercado. Segundo Eliana Bussinger, em seu livro Dieta do Bolso, o ambiente em que vivemos encoraja os excessos. Coisas lindas, gostosas, cheirosas, diferentes e prontinhas para serem compradas e devoradas. Tambm sabemos que vivemos ao lado de indstrias que florescem custa de nossos insucessos. Crdito fcil, rotativo, consignado, comida barata, remdios para emagrecer, comidas light e diet, spas, plsticas, lipo, propaganda, mdia. E comida em abundncia. Alm da tecnologia

avanada do agribusiness, tem o governo que fica financiando a agricultura. E a televiso, nossa! Que praga! A cada toque do controle remoto uma propaganda! Fora a escada rolante, o carto de crdito, o metabolismo, o marido, os filhos, a depresso, sei l que mais! Mas ateno! Ningum vai botar uma arma na sua cabea e exigir: compre mais um sapato, coma mais um brigadeiro! Alguns at tentam nos hipnotizar: Compre Baton, compre Baton!Quem no se lembra da propaganda da Garoto? Mas ainda que haja presso de todos os lados, a deciso final ainda sua! Felizmente temos essa liberdade de escolha!

S-ar putea să vă placă și