Sunteți pe pagina 1din 7

AS PROMESSAS DE DEUS Gnesis 21

O SENHOR visitou Sara, conforme havia falado, e fez-lhe como havia prometido. 2 Sara engravidou e deu um filho a Abrao em sua velhice, no tempo determinado, sobre o qual Deus lhe havia falado. 3 Abrao ps o nome de Isaque no filho que lhe nasceu, que Sara lhe tinha dado. 4 E quando Isaque tinha oito dias, Abrao circuncidou seu filho, conforme Deus lhe ordenara. 5 Abrao tinha cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. 6 Por isso, Sara disse: Deus deume razo para rir; todo aquele que ouvir sobre isso rir comigo. 7 E acrescentou: Quem diria a Abrao que Sara haveria de amamentar filhos? No entanto, dei-lhe um filho na sua velhice.

DEUS SEMPRE CUMPRE AS SUAS PROMESSAS


Aquele dia finalmente havia chegado. Deus cumpriu a promessa que fizera a Abrao e Sara. Ele havia prometido dar um filho ao patriarca atravs de sua mulher (Gn 17.1-6, 15-16; 18.1-15; 21.1-2), e aqui est o cumprimento desta promessa. Deus no pode mentir (Tt 1.1-3). Este relato do nascimento de Isaque, portanto, conclui a histria de esterilidade de Sara que havia comeado l em Gn 11.27-32. O que se destaca que Deus fiel. Falando sobre a fidelidade de Deus, A. W. Tozer, em seu livro Os Atributos de Deus (The Knowledge of The Holy), disse o seguinte: A fidelidade de Deus um dado da s teologia, mas para o crente ela se torna muito mais do que isto: ela, ao passar pelo processo de compreenso, passa a se tornar alimento nutritivo para a alma. Porque a Escritura no s ensina a verdade, ela tambm mostra os seus usos para a humanidade. Os escritores inspirados eram homens de paixo como a nossa, habitando no meio da vida. O que eles aprendiam sobre Deus se tornava para eles uma espada, um escudo, um martelo; tornava-se a sua motivao para viver, a sua boa esperana, e a sua confiante expectativa. A partir de fatos objetivos da teologia, seus coraes produziam milhares de dedues alegres e aplicaes pessoais! isso que esperamos que acontea ao estudarmos sobre as promessas de Deus que essa verdade Bblica (doutrina) se torne a sua motivao para viver, a sua boa esperana, e a sua confiante expectativa. E que isso produza no seu corao milhares de dedues alegres e aplicaes pessoais. Como tambm foi com Abrao... Abrao, ao contrrio do que se podia esperar, creu com esperana, para que se tornasse pai de muitas naes, conforme o que lhe havia sido dito (prometido): Assim ser a tua descendncia. (Rm 4.18)

Srie: O Livro de Gnesis | Sermo 46 IBCC 26/09/2010 Pr. Leandro B. Peixoto

CONSIDERAES SOBRE AS PROMESSAS DE DEUS


Temos que aprender a depender das promessas de Deus. Neste processo, entretanto, para que no haja equvocos que provoquem decepes, podendo at levar ao abandono da f, algumas coisas sobre as promessas de Deus precisam ficar bem claras. Quando Deus promete ele cumpre. No entanto, preciso que fique claro o seguinte: nem todas as promessas da Bblia so aplicveis a todas as pessoas em todos os tempos. A seguir, apresentamos alguns critrios que podem ser seguidos quando tivermos de decidir sobre quais promessas abraar pessoalmente. 1. A promessa universal em abrangncia? Uma promessa universal em abrangncia quando so usadas na Escritura palavras do tipo: todo aquele, ou se algum, etc. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo. (Rm 10.13)
23

Jesus dizia a todos: Se algum quiser vir aps mim, negue a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. 24 Pois quem quiser preservar a sua vida, este a perder; mas quem perder a vida por amor de mim, este a preservar. (Lc 9.23-24) Promessas desse tipo, oferecidas a qualquer um, em qualquer tempo e lugar, so oferecidas a todos quantos estiverem dispostos a seguir. 2. A promessa pessoal em natureza? Uma promessa especfica feita a algum no necessariamente feita a mim e a voc.
9

E, de noite, o Senhor disse em viso a Paulo: No temas! Mas fala e no te cales. 10 Porque estou contigo e ningum te atacar para te fazer mal algum, pois tenho muita gente nesta cidade. (At 18.9-10) Isso foi prometido a Paulo em Corinto. J em outras cidades, como, por exemplo, em Listra (At 14.19), Paulo foi apedrejado at ser dado como morto!
15

E disse-lhes (aos Onze v. 14): Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado ser salvo, mas quem no crer ser condenado. 17 E estes sinais acompanharo os que crerem: em meu nome expulsaro demnios, falaro novas lnguas, 18 pegaro em serpentes, e se beberem alguma coisa mortfera no lhes far mal algum; imporo as mos aos enfermos, e estes sero curados. (Mc 16.15-18) Todas as coisas preditas aqui (exceto beber veneno mortal) so registradas no Novo Testamento, especialmente em Atos, e diz respeito aos sinais que acompanharam os apstolos (Rm 15.19; Hb 2.3-4). Histrias a respeito de alguns apstolos sobreviventes que teriam sido forados a beber veneno so encontradas na literatura crist primitiva, fora da Bblia.
2 Srie: O Livro de Gnesis | Sermo 46 IBCC 26/09/2010 Pr. Leandro B. Peixoto

muito comum apossarmos do conforto destinado aos ouvidos de outras pessoas, mas depositar as esperanas em promessas que no nos foram feitas, s faz trazer desapontamentos e decepes. Temos que aprender a ler a Bblia em seu contexto correto (Mt. de Est. Bblico). 3. A promessa condicional? Algumas promessas dependem claramente de aes pessoais. Ou seja, se cumprirmos as condies estabelecidas, a promessa de Deus se cumprir em ns. Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltar. (Tg 4.10) Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia. (1Jo 1.9) Se eu tivesse guardado o pecado no corao, o Senhor no me teria ouvido. (Sl 66.18) Isso assim porque Deus opera em ns o desejo e a condio de realizar. prova de que Deus est agindo com graa soberana em nossas vidas.
12

Assim, meus amados, como sempre obedecestes, no somente na minha presena, porm muito mais agora na minha ausncia, realizai a vossa salvao com temor e tremor; 13 porque Deus quem produz em vs tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. (Fl 2.12-13) Atente-se para os aspectos condicionais das promessas de Deus.

O CUMPRIMENTO DA PROMESSA DE DEUS


Sara carregou o fardo da esterilidade por muitos anos fardo extremamente pesado quando se leva em conta a cultura daqueles dias. S que eles haviam deixado Har, j fazia 25 anos (Gn 12.4)! Imagine a angstia e as crticas. As pessoas devem ter feito muita piada do nome de Abrao que significava pai de uma multido. Na verdade ele era pai de um filho, Ismael, o que estava longe de ser uma multido. Sara mesmo nunca havia tido um filho. Ismael era de sua serva Hagar. Mas finalmente havia chegado o tempo do cumprimento da promessa de Deus.

Quais so as lies que esse episdio nos ensina sobre as promessas de Deus? 1. Deus cumpre as suas promessas Deus havia prometido que Abrao e Sara teriam um filho, atravs do qual eles possuiriam a terra de Cana e abenoariam todas as famlias da terra (Gn 12.1-3; 13.15-17; 15.4; 17.7, 19; 18.9-15). O nascimento de Isaque revela que Deus cumpre as suas promessas:
3 Srie: O Livro de Gnesis | Sermo 46 IBCC 26/09/2010 Pr. Leandro B. Peixoto

O SENHOR visitou Sara, conforme havia falado, e fez-lhe como havia prometido. 2 Sara engravidou e deu um filho a Abrao em sua velhice, no tempo determinado, sobre o qual Deus lhe havia falado.(Gn 21.1-2) Deus fez alguma promessa a voc? H respaldo bblico slido para esta promessa? Ela est em consonncia com a Palavra de Deus? Se ele fez, esteja certo de que ir cumprir. Voc pode vacilar (como Abrao e Sara vacilaram), mas ele no ir vacilar. Voc pode descrer (como os patriarcas muitas vezes descreram), mas ele permanecer fiel. O dia do cumprimento chegar, quando voc ter razo para rir. 2. As promessas de Deus se cumprem no tempo dele
1

O SENHOR visitou Sara, conforme havia falado, e fez-lhe como havia prometido. 2 Sara engravidou e deu um filho a Abrao em sua velhice, no tempo determinado, sobre o qual Deus lhe havia falado.(Gn 21.1-2) Abrao e Sara tiveram que esperar pouco mais de 25 anos desde que receberam a promessa de Deus. J pensaram nisto?! Quanta coisa aconteceu entre a promessa de Deus e o seu cumprimento! Coisas ruins... A morte do pai A separao do sobrinho O resgate traumtico de L A destruio de Sodoma e a morte da esposa de L O incesto de L As mentiras de Abrao As intrigas com Hagar, e as crises domsticas, etc.

Tanta coisa, mas finalmente chegou a hora de Deus cumprir a sua promessa, fazendo-os sorrir! Hebreus nos diz algo muito interessante sobre a demora e o cumprimento das promessas de Deus:
10

Porque Deus no injusto para se esquecer do vosso trabalho e do amor que mostrastes para com o seu nome, pois servistes os santos, e ainda os servis. 11 E desejamos que cada um de vs mostre o mesmo esforo dedicado at o fim, para a completa certeza da esperana, 12 para que no vos torneis indiferentes, mas sejais imitadores dos que herdam as promessas por meio da f e da pacincia. (Hb 6.10-12) Porque necessitais de perseverana, para que alcanceis a promessa, depois de haverdes feito a vontade de Deus. (Hb 10.36) Confiar e esperar nas promessas de Deus, no apenas nos d a alegria no final, quando recebemos o seu cumprimento, mas, tambm, nos aperfeioa no processo faz-nos perseverantes, pacientes e esperanosos (aumenta os msculos de nossa f).
4 Srie: O Livro de Gnesis | Sermo 46 IBCC 26/09/2010 Pr. Leandro B. Peixoto

Warren W. Wiersbe diz assim: Quando Deus quer edificar a nossa pacincia, ele nos d promessas, envia-nos tribulaes, e nos diz para confiar nele. Leia Tiago 1.1-8 para voc ver. Deus tem um tempo para todas as coisas! Aprenda a esperar com pacincia.
1

Tudo tem uma ocasio certa, e h um tempo certo para todo propsito debaixo do cu. 2 Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de edificar; 4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de danar; 5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraar e tempo de deixar de abraar; 6 tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de jogar fora; 7 tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de ficar calado e tempo de falar; 8 tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz. (Ec 3.1-8) Ah se aprendssemos a descansar no fato que todo vale e toda espera sempre chegam a um final (para os filhos de Deus, sempre feliz a glria no cu)! 3. O cumprimento das promessas de Deus nos do oportunidades para obedecer Logo aps o cumprimento da promessa de Deus, Abrao agiu segundo as orientaes de Deus:
3 4

Abrao ps o nome de Isaque no filho que lhe nasceu, que Sara lhe tinha dado. E quando Isaque tinha oito dias, Abrao circuncidou seu filho, conforme Deus lhe ordenara. (Gn 21.3-4) As promessas e os cumprimentos de Deus em nossas vidas sempre visam nossa obedincia. Essa obedincia visa abenoar os outros. Foi para isso que Isaque nasceu e era neste sentido que Abrao teria que viver obedientemente:
2

E farei de ti uma grande nao, te abenoarei e engrandecerei o teu nome; e tu sers uma bno. 3 Abenoarei os que te abenoarem e amaldioarei quem te amaldioar; e todas as famlias da terra sero abenoadas por meio de ti. (Gn 12.2-3) Sempre que Deus nos abenoa com o cumprimento de suas promessas, ele visa que ajamos em obedincia abenoadora, para a glria do seu nome. A Bblia est repleta de exemplos desse tipo.
10

Aquele que d a semente ao que semeia, e po para comer, tambm suprir e multiplicar a vossa semeadura, e aumentar os frutos da vossa justia, 11 e em tudo sereis enriquecidos para serdes sempre generosos, o que, por nosso intermdio, produz aes de graas a Deus. (2Co 9.10-11) Invoca-me no dia da angstia; eu te livrarei, e tu me glorificars. (Sl 50.15)
5 Srie: O Livro de Gnesis | Sermo 46 IBCC 26/09/2010 Pr. Leandro B. Peixoto

De capa a capa, a Bblia ensina que as promessas de Deus se cumprem a fim de agirmos em obedincia abenoado os outros e glorificando o nome do SENHOR. 4. Deus cumpre as suas promessas de forma a destacar o seu poder Certamente que o nascimento de Isaque foi uma revelao do poder de Deus. Alis, a demonstrao do poder de Deus foi uma das razes que fizeram Deus esperar tanto tempo para cumprir a sua promessa.
5

Abrao tinha cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. 6 Por isso, Sara disse: Deus deu-me razo para rir; todo aquele que ouvir sobre isso rir comigo. 7 E acrescentou: Quem diria a Abrao que Sara haveria de amamentar filhos? No entanto, dei-lhe um filho na sua velhice. (Gn 21.5-7) Deus queria ter certeza de que Abrao veria o nascimento de Isaque como um milagre, fruto do poder de Deus em sua vida e tambm na vida de Sara.
19

E, sem enfraquecer na f, considerou que o seu corpo j no tinha vitalidade (pois j contava com cem anos), e o ventre de Sara j no tinha vida. 20 Contudo, diante da promessa de Deus, no vacilou em incredulidade; pelo contrrio, foi fortalecido na f, dando glria a Deus, 21 plenamente certo de que ele era poderoso para realizar o que havia prometido. (Rm 4.19-21) A nossa f nas promessas de Deus abre caminho para o fluir do poder de Deus em nossas vidas (Ef 3.20-21; Fl 3.10) 5. O cumprimento das promessas de Deus seguido de grande alegria Esse episdio mostra como aqueles que esperavam com grande expectativa pelo cumprimento da promessa do SENHOR puderam se alegrar quando o tempo chegou.
5

Abrao tinha cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. 6 Por isso, Sara disse: Deus deu-me razo para rir; todo aquele que ouvir sobre isso rir comigo. 7 E acrescentou: Quem diria a Abrao que Sara haveria de amamentar filhos? No entanto, dei-lhe um filho na sua velhice. (Gn 21.5-7) Quem mais se alegra com um copo com gua? Algum que pode beber gua a toda hora, ou algum que atravessa um deserto inteiro em busca de matar sua sede? Em funo de nossa natureza mal agradecida, Deus muitas vezes age fazendo-nos esperar, e esperar muito, para que no cumprimento de sua promessa a nossa alegria seja plena.
1 2

Esperei com pacincia pelo SENHOR, ele se inclinou para mim e ouviu meu clamor. Tirou-me de um poo de destruio, de um lamaal; colocou meus ps sobre uma rocha, firmou meus passos. 3 Ps na minha boca um cntico novo, um hino ao nosso Deus. Muitos vero isso, temero e confiaro no SENHOR. (Sl 40.1-3)
6 Srie: O Livro de Gnesis | Sermo 46 IBCC 26/09/2010 Pr. Leandro B. Peixoto

Mas eu esperarei continuamente e te louvarei cada vez mais. (Sl 71.14)

QUANDO TIVERMOS QUE ESPERAR


Se voc estiver, ou quando voc estiver, em espera esperando em Deus, ou esperando pelo cumprimento de uma promessa de Deus atente-se para quatro dicas: 1. Lembre-se, Deus nunca chega atrasado! Todo atraso divinamente calculado e por Deus designado. 2. Tire os olhos de seu relgio. O seu relgio e o de Deus podem estar marcando horas diferentes. Pode ser que o seu esteja adiantado demais. Confie no tempo de Deus e no entre em pnico. 3. Pea a Deus que renove as suas foras e lhe d sabedoria Voc vai precisar de estabilidade em tempos de longa espera (Tg 1.1-6). 4. Faa calar o desejo de manipular as pessoas ou a situao Se voc no tomar cuidado, voc, enquanto estiver em longo perodo de espera, transferir a sua confiana em Deus para outros e/ou para a sua habilidade de manipulao.
24

Digo a mim mesmo: A minha herana o SENHOR, portanto esperarei nele. 25 Bom o SENHOR para os que esperam nele, para quem o busca. 26 Bom ter esperana e aguardar tranquilo a salvao do SENHOR. 27 Bom para o homem suportar o jugo na sua juventude. 28 Que se assente sozinho e fique calado, porque Deus o ps sobre ele. 29 Que ponha a sua boca no cho, talvez ainda haja esperana. (Lm 3.24-29)

EM CRISTO ESTO TODAS AS PROMESSAS DE DEUS


APELO (o resumo de Gn 21.1-7 aplicado salvao) Deus age a seu tempo Cristo veio na plenitude dos tempos (Gl 4.4) A ao de Deus nos d a oportunidade de agirmos em obedincia creia Receber as promessas de Deus em Cristo traz alegria ao corao tesouro

Srie: O Livro de Gnesis | Sermo 46 IBCC 26/09/2010 Pr. Leandro B. Peixoto

S-ar putea să vă placă și