Sunteți pe pagina 1din 8

Direito Processual Civil

Fredie Didier AO RESCISRIA

Aula01 27-01-2010

Bibliografia recomendada: Bernardo Pimentel Souza Introduo aos Recursos Cveis e Aes Rescisrias; Fredie Didier Volume III

1. Panorama dos meios de reviso da coisa julgada A rescisria o principal instrumento de reviso da coisa julgada, pois o mais abrangente e o mais tradicional meio de reviso da coisa julgada no Brasil. uma ao que permite a reviso da coisa julgada por questes formais e tambm por questes substanciais. Cabe rescisria sob o fundamento de nulidade da deciso ou tambm de injustia dela. A rescisria mais ampla, portanto, do que uma ao anulatria, de modo que no convm traar qualquer paralelismo entre elas. A reviso das sentenas inconstitucionais tratada no 1 do artigo 475 L. 2. Conceito de ao rescisria uma ao autnoma de impugnao, que tem por objetivo rescindir deciso transitada em julgado e, eventualmente, promover o rejulgamento da causa. Esses dois pedidos levam o tribunal a poder proferir dois tipos de juzo: judicium rescindens (juzo de resciso / juzo rescindente) e (quando o pedido de novo julgamento tambm for feito) o judicium rescissorium (juzo de novo julgamento). obvio que este s ser julgado se aquele for acolhido. 3. Pressupostos da rescisria 3.1 Deciso rescindvel A rescisria serve para desconstituir decises de mrito transitadas em julgado. Pode se tratar de sentena, acrdo ou deciso interlocutria. O relevante saber se uma deciso de mrito e se transitou em julgado. As decises parciais de mrito so rescindveis. Pouco importa se se trata de sentena parcial ou deciso interlocutria. Decises em ADPF, ADI e ADC so insuscetveis de ao rescisria (proibio expressa de lei). Nos juizados especiais estaduais tambm no cabe rescisria artigo 59 da lei 9099/95.
Art. 59. No se admitir ao rescisria nas causas sujeitas ao procedimento institudo por esta Lei.

A lei dos juizados federais nada fala sobre o assunto, o que gera uma tendncia de acreditar que tambm nos juizados federais no caberia rescisria, uma vez que a lei 9099/95 se aplica subsidiariamente aos juizados federais (Art. 1 So institudos os Juizados Especiais Cveis e Criminais da Justia Federal, aos quais se aplica, no que no conflitar com esta Lei, o disposto na Lei n 9.099, de 26 de setembro de 1995.). Esse foi o entendimento do Frum Nacional dos Juizados Federais (FONAJU). Essa foi a concluso de nmero 44 do referido frum.
1

Direito Processual Civil

Fredie Didier

Aula01 27-01-2010

O STF j acolheu uma rescisria de uma causa que era de juizado federal numa situao em que ele (STF) havia dado a ltima palavra em recurso extraordinrio. Isso gerou uma controvrsia sobre o tema, que ainda no est pacificada. Discute-se muito se cabe rescisria das decises proferidas em jurisdio voluntria. Para uma primeira corrente no cabe rescisria das decises proferidas em jurisdio voluntria, por serem estas decises insuscetveis de coisa julgada. Para quem admite que as decises em jurisdio voluntria so aptas coisa julgada material cabe ao rescisria. Esse o entendimento de Fredie. Discute-se muito sobre a possibilidade de ao rescisria nos casos de querela nulitatis. Assim, se temos uma deciso que pode ser impugnada por querela nulitatis ela tambm pode ser impugnada por ao rescisria? Fredie segue o entendimento de que o autor pode optar, embora haja deciso do STJ em sentido contrrio, dizendo que se o caso de querela no cabe ao rescisria. Cabe rescisria de decises proferidas em incidentes processuais? Conflito de competncia, incidente de suspeio so incidentes processuais. Pergunta-se: podem ser objeto de rescisria? Fredie entende que sim, pois os incidentes processuais tambm possuem mrito prprio. O STJ j deixou de admitir rescisria em conflito de competncia, mas j admitiu rescisria sobre penhorabilidade de bem, que tambm configura incidente processual. Assim, esse tribunal agiu de maneira contraditria. plenamente admissvel a chamada rescisria parcial. possvel que o autor ingresse com rescisria para impugnar apenas algum captulo da deciso. Assim, a rescisria no precisa impugnar toda a deciso. Se o alvo da impugnao apenas um captulo da deciso somente as pessoas que possuem algum interesse naquele captulo impugnado que iro participar da rescisria. Smula 514 do STF:
514. Admite-se ao rescisria contra sentena transitada em julgado, ainda que contra ela no se tenham esgotado todos os recursos.

De acordo com a smula, no preciso o exaurimento dos recursos para ingressar com ao rescisria. O pressuposto que tenha havido trnsito em julgado, ainda que a parte no tenha interposto qualquer recurso. FATO: a parte ingressa com ao rescisria antes do trnsito em julgado e o tribunal, sem perceber tal erro, prossegue na rescisria. Posteriormente, sobrevm o trnsito em julgado, de modo que o defeito que existia no existe mais. Pergunta-se: pode o tribunal conhecer do trnsito em julgado superveniente e, por conseqncia, prosseguir com o processamento da rescisria? Sim, com base no artigo 462 do CPC.
Art. 462. Se, depois da propositura da ao, algum fato constitutivo, modificativo ou extintivo do direito influir no julgamento da lide, caber ao juiz tom-lo em considerao, de ofcio ou a requerimento da parte, no momento de proferir a sentena.
Art. 303, I, deste Cdigo.

Esse artigo permite que se reconhea, inclusive de ofcio, fato relevante para o julgamento da causa.

Direito Processual Civil

Fredie Didier

Aula01 27-01-2010

O STJ j admitiu rescisria de decises que no conheceram de um recurso. No parece coerente, uma vez que nesse caso no foi analisado o mrito da deciso. Rescisria de deciso terminativa (deciso em que o mrito no foi examinado) pela literalidade do cdigo no cabe rescisria de deciso terminativa. Porm, Pontes de Miranda sempre defendeu a possibilidade de rescisria de decises terminativas. Embora as decises de carncia de ao sejam, a princpio, terminativas elas muitas vezes acabam se confundindo com mrito. O artigo 267 do cdigo permite que uma demanda seja reproposta quando seu julgamento no tenha analisado o mrito. O artigo 268 impede a repropositura da demanda se a extino anterior tiver ocorrido com base no inciso V do artigo 267 (coisa julgada, perempo ou litispendncia). Assim, temos uma hiptese de sentena terminativa que impede a repropositura da ao. Com isso, a doutrina entende que essa sentena, embora terminativa, rescindvel, por se tratar de uma sentena que impede a repropositura. O STJ j entendeu que outras sentenas terminativas tambm impedem a repropositura, pois s poderia haver a repropositura se o defeito fosse corrigido. O STJ entendeu que os incisos I, IV, VI e VII tambm impedem a repropositura. Assim, se esse entendimento prevalecer, haver um alargamento das possibilidades de rescisria. Rescisria de decises citra petita ( a deciso que deixa de examinar um fundamento relevante ou deixa de examinar um pedido). Se essa sentena deixa de analisar um fundamento ela uma sentena viciada e, portanto, passvel de ao rescisria. Se a sentena deixou de examinar um pedido ela no existiu nesse ponto, de modo que sua impugnao por meio de rescisria no ser possvel. O STJ proferiu uma deciso curiosa: se o rgo julgador no mencion ar na deciso os honorrios advocatcios e a parte no impugnar por meio de embargos no caber questionar tal deciso por meio de recurso, ou seja, ocorre o trnsito em julgado. Assim, se a parte no ingressa com embargos no poder tambm recorrer. A prevalecer esse entendimento do STJ ter que ser possvel rescisria dessa deciso omissa em relao ao pedido que transitou em julgado. Fredie acha isso um absurdo, uma vez que no houve deciso. Como impugnar por rescisria uma no deciso? (sobre o assunto ver o editorial do Fredie, em seu site). Recurso especial 886178 02/12/2009 3.2 Prazo O artigo 8 C da lei 6739/79 prev um prazo de oito anos para ao rescisria relativa a processos que digam respeito transferncia de terras pblicas rurais.
Dispe sobre a Matrcula e o Registro de Imveis Rurais, e d outras Providncias. Art. 8 C de oito anos, contados do trnsito em julgado da deciso, o prazo para ajuizamento de ao rescisria relativa a processos que digam respeito a transferncia de terras pblicas rurais. (Artigo includo pela Lei n 10.267, de 28.8.2001)
o

H atualmente duas grandes questes relacionadas ao prazo: Como se conta o prazo quando a ltima deciso no conheceu de um recurso? FATO imagine que uma sentena proferida em 2000 e em 2004 o tribunal no conheceu da apelao. Como se conta o prazo para a ao rescisria? Existem trs correntes:

Direito Processual Civil

Fredie Didier

Aula01 27-01-2010

1 Barbosa Moreira - o prazo da rescisria nesses casos conta-se desde o dia em que o recurso no deveria ter sido reconhecido. No exemplo desde 2000, de modo que o prazo j teria escoado (minoritrio); 2 Maioria da doutrina o prazo da rescisria comea a contar do trnsito em julgado da ltima deciso, mesmo sendo uma deciso que no conhece do recurso, salvo em duas situaes, nas quais haveria a retroao pretendida por Barbosa Moreira: incabimento e intempestividade do recurso (majoritria). Est consagrado na smula 100 do TST.
100. Ao rescisria. Decadncia. I O prazo de decadncia, na ao rescisria, conta-se do dia imediatamente subseqente ao trnsito em julgado da ltima deciso proferida na causa, seja de mrito ou no . II Havendo recurso parcial no processo principal, o trnsito em julgado d-se em momentos e em tribunais diferentes, contando-se o prazo decadencial para a ao rescisria do trnsito em julgado de cada deciso, salvo se o recurso tratar de preliminar ou prejudicial que possa tornar insubsistente a deciso recorrida, hiptese em que flui a decadncia a partir do trnsito em julgado da deciso que julgar o recurso parcial. III Salvo se houver dvida razovel, a interposio de recurso intempestivo ou a interposio de recurso incabvel no protrai o termo inicial do prazo decadencial.

3 Fredie o prazo sempre comea a contar da ltima deciso, sem exceo. Argumentos: em um mesmo processo varias coisas julgadas podem aparecer. Se o recurso parcial (impugnou apenas parte da sentena) podem surgir coisas julgadas em momentos diversos. Assim, cada coisa julgada ter um prazo para a respectiva rescisria ou espera-se o trnsito em julgado de tudo e ingressa com uma s rescisria? Essa a discusso. Na doutrina no h dvida de que cada coisa julgada da incio ao seu prazo para rescisria. O STJ no entendeu assim. Para esse tribunal espera-se o trnsito em julgado de toda a deciso. Smula 401 do STJ. O prazo decadencial da ao rescisria s se inicia quando cabvel qualquer recurso do ltimo pronunciamento judicial. DJe 13/10/2009. O prazo da rescisria decadencial. 3.3 Legitimados 3.3.1. Legitimidade ativa Artigo 487.
Art. 487. Tem legitimidade para propor a ao: I quem foi parte no processo ou o seu sucessor a ttulo universal ou singular; II o terceiro juridicamente interessado;

no

for

todo aquele sujeito que poderia ter intervindo no processo mas no interveio. Tendo sofrido conseqncias com a deciso pode pretender rescindi-la.
III o Ministrio Pblico: a) se no foi ouvido no processo, em que lhe era obrigatria a interveno;
Arts. 84, 236, 2o, e 246 deste Cdigo.

b) quando a sentena o efeito de coluso das partes, a fim de fraudar a lei.

MP na condio de custus legis, pois se ele foi parte ingressar com a rescisria com base no inciso I. Se o caso de processo em que o MP deveria ter intervindo e no interveio tambm cabe rescisria;

Direito Processual Civil

Fredie Didier

Aula01 27-01-2010

O entendimento de que o rol de casos em que o MP poderia propor rescisria meramente exemplificativo, de modo que o rgo tem legitimidade pra propor tambm em outros casos. Ver smula 407 do TST.
407. Ao rescisria. Ministrio Pblico. Legitimidade ad causam prevista no art. 487, III, a e b, do CPC. As hipteses so meramente exemplificativas. A legitimidade ad causam do Ministrio Pblico para propor ao rescisria, ainda que no tenha sido parte no processo que deu origem deciso rescindenda, no est limitada s alneas a e b do inciso III do art. 487 do CPC, uma vez que traduzem hipteses meramente exemplificativas.

A smula 100 do TST, no seu inciso VI, estabelece que o prazo para a rescisria do MP, nos casos de conluio, comea a correr na data em que o rgo teve cincia do conluio. VI Na hiptese de coluso das partes, o prazo decadencial da ao rescisria somente comea a fluir para o Ministrio Pblico, que no interveio no processo principal, a partir do momento em que tem cincia da fraude. Se o MP no for autor da ao rescisria ele dever intervir obrigatoriamente na ao. A ao rescisria gera um processo em que a interveno do MP obrigatria 3.3.2. Legitimidade passiva Ser ru na rescisria todo aquele e somente aquele que tiver sido beneficiado na ao que deu causa rescisria. Exemplo: A, B e C promovem ao em face de D, mas somente C vence a demanda. A ao rescisria proposta por D s poder ter como sujeito passivo C. Smula 406 TST
406. Ao rescisria. Litisconsrcio. Necessrio no plo passivo e facultativo no ativo. Inexistente quanto aos substitudos pelo Sindicato. I O litisconsrcio, na ao rescisria, necessrio em relao ao plo passivo da demanda, porque supe uma comunidade de direitos ou de obrigaes que no admite soluo dspar para os litisconsortes, em face da indivisibilidade do objeto. J em relao ao plo ativo, o litisconsrcio facultativo, uma vez que a aglutinao de autores se faz por convenincia e no, pela necessidade decorrente da natureza do litgio, pois no se pode condicionar o exerccio do direito individual de um dos litigantes no processo originrio anuncia dos demais para retomar a lide. II O Sindicato, substituto processual e autor da reclamao trabalhista, em cujos autos fora proferida a deciso rescindenda, possui legitimidade para figurar como ru na ao rescisria, sendo descabida a exigncia de citao de todos os empregados substitudos, porquanto inexistente litisconsrcio passivo necessrio.

S haver litisconsrcio necessrio na rescisria se o direito que pretendo desconstituir pertencer a mais de uma pessoa. Se o sindicato atua como substituto processual em uma ao trabalhista ele tambm ser legitimado passivo em uma eventual ao rescisria proposta pela parte derrotada. Ter legitimidade extraordinria para responder eventual rescisria que vier a ser proposta. uma legitimao extraordinria passiva. Essa rescisria uma rescisria proposta contra uma coletividade, cujos interesses sero defendidos em juzo por um sindicato (legitimado extraordinrio). Essa rescisria , portanto, uma ao coletiva passiva. uma ao contra uma coletividade. Esta hiptese est consagrada no inciso II da smula 406 do TST. 4. Hipteses de rescindibilidade
Art. 485. A sentena de mrito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando:
Sm. no 514 do STF.

Direito Processual Civil


Arts. 316, 317, 319 e 333 do CP.

Fredie Didier

Aula01 27-01-2010

I se verificar que foi dada por prevaricao, concusso ou corrupo do juiz; II proferida por juiz impedido ou absolutamente incompetente;
Arts. 134, 136 e 137 deste Cdigo.

III resultar de dolo da parte vencedora em detrimento da parte vencida, ou de coluso entre as partes, a fim de fraudar a lei;
Arts. 17, III, 129 e 487, III, deste Cdigo.

IV ofender a coisa julgada;


Arts. 467 a 472 e 474 deste Cdigo.

V violar literal disposio de lei;


Sm. no 343 do STF. Sm. no 134 do TFR.

VI se fundar em prova, cuja falsidade tenha sido apurada em processo criminal ou seja provada na prpria ao rescisria; VII depois da sentena, o autor obtiver documento novo, cuja existncia ignorava, ou de que no pde fazer uso, capaz, por si s, de lhe assegurar pronunciamento favorvel; VIII houver fundamento para invalidar confisso, desistncia ou transao, em que se baseou a sentena; IX fundada em erro de fato, resultante de atos ou de documentos da causa.
Art. 1.030 deste Cdigo.

1o H erro, quando a sentena admitir um fato inexistente, ou quando considerar inexistente um fato efetivamente ocorrido. 2o indispensvel, num como noutro caso, que no tenha havido controvrsia, nem pronunciamento judicial sobre o fato.

A rescisria s cabe em hipteses tpicas previstas em lei. A rescisria uma ao de fundamentao vinculada ou uma ao tpica. Essas hipteses de rescindibilidade esto previstas em dois artigos. Artigo 485 e 1030 (este cuida da rescindibilidade no caso de partilha). Cada uma dessas hipteses do artigo 485 suficiente para a resciso de uma sentena, mas nada impede, e isso costuma acontecer, que o autor alegue mais de uma hiptese de rescindibilidade. uma cumulao de hipteses de rescisria. Ser uma cumulao imprpria, pois ser pedido ao tribunal que rescinda pelo motivo X e, caso no acolhida a pretenso, que se rescinda pelo motivo Y. Essas hipteses de rescindibilidade so a causa de pedir remota (fato jurdico (a causa de pedir prxima o direito afirmado)) da ao rescisria. Assim, ela (causa de pedir remota fato jurdico) deve ter o mesmo tratamento que uma causa de pedir tem. Assim, como questo de fato que , deve ser objeto de prova.
V violar literal disposio de lei;

Lei aqui deve ser compreendida em sentido amplo, ou seja, qualquer norma jurdica, o que inclui princpio. No se exige prequestionamento da norma tida por violada, de modo que no h necessidade de constar na deciso rescindenda referncia norma violada. Essa observao importante, porque o TST, na smula 298, exige o prequestionamento.
298. Ao rescisria. Violao de Lei. Prequestionamento. I A concluso acerca da ocorrncia de violao literal de lei pressupe pronunciamento explcito, na sentena rescindenda, sobre a matria veiculada.

O TST tem uma tendncia de dar a essa rescisria um tratamento equivalente ao dos recursos extraordinrios.

Direito Processual Civil

Fredie Didier

Aula01 27-01-2010

O TST diz que a rescisria do inciso V no admite produo de provas, o que, para Fredie, no tem cabimento algum. A rescisria do inciso V exige que o autor aponte na inicial qual a norma violada. No pode ingressar com a rescisria fazendo alegao genrica de violao norma jurdica. Se o autor no aponta a norma violada ele no est dizendo qual a causa de pedir remota. E quando deixa de afirmar a causa de pedir remota a petio inepta. Se o autor aponta uma norma como violada o tribunal no pode dizer que um outro artigo foi violado. Se o tribunal julgar com base em violao de outro artigo, que no foi afirmado, estar julgado extra petita. Porm, se o autor afirma que a deciso violou um determinado artigo de lei, mas, ao fundamentar a rescisria, indica um outro artigo hiptese da rescisria, o tribunal pode perfeitamente julgar a rescisria, porque a causa de pedir (artigo de lei violado) a mesma. Nesse caso s houve erro de enquadramento. Isto est previsto na smula 408 do TST.
408. Ao rescisria. Petio inicial. Causa de pedir. Ausncia de capitulao ou capitulao errnea no art. 485 do CPC. Princpio iura novit curia. No padece de inpcia a petio inicial de ao rescisria apenas porque omite a subsuno do fundamento de rescindibilidade no art. 485 do CPC ou o capitula erroneamente em um de seus incisos. Contanto que no se afaste dos fatos e fundamentos invocados como causa de pedir, ao Tribunal lcito emprestar-lhes a adequada qualificao jurdica iura novit curia. No entanto, fundando-se a ao rescisria no art. 485, inc. V, do CPC, indispensvel expressa indicao, na petio inicial da ao rescisria, do dispositivo legal violado, por se tratar de causa de pedir da rescisria, no se aplicando, no caso, o princpio iura novit curia.

A smula 343 do STF pretendeu dar uma interpretao sobre o que seja violao literal de lei.
343. No cabe ao rescisria por ofensa a literal disposio de lei, quando a deciso rescindenda se tiver baseado em texto legal de interpretao controvertida nos tribunais.

Nesse caso a violao a disposio de lei no literal. Se havia divergncia e se optou por uma das posies no h violao literal a dispositivo de lei. Porm, o prprio STF diz que essa smula no se aplica nos casos de interpretao da CF quando o STF tiver pacificado a questo. Nesse caso, cabe rescisria para fazer prevalecer o entendimento que o STF adotou sobre o assunto, mesmo que poca da deciso houvesse divergncia. O STJ vem dando sinais de que vai seguir essa mesma linha de raciocnio em tema de lei federal. Ou seja, se havia divergncia, mas o STJ pacificou a interpretao da lei federal, caberia rescisria para fazer prevalecer o entendimento do STJ. H uma tendncia de que o STJ tambm relativize a smula 343, como fez o STF em matria constitucional.
Art. 485. A sentena de mrito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando:
Sm. no 514 do STF.

I se verificar que foi dada por prevaricao, concusso ou corrupo do juiz;

No h necessidade de prvia sentena penal condenatria. Assim, esses crimes podero ser apurados no bojo da prpria ao rescisria. Com produzir prova no tribunal? H trs maneiras: Produzo a prova pelo relator;
7

Direito Processual Civil Diante de todo o colegiado;

Fredie Didier

Aula01 27-01-2010

Expede-se uma carta de ordem para que um juiz de primeira instncia colha as provas (provas orais ou periciais). o que costuma ocorrer. Se houver sentena absolutria no crime, por negativa de autoria ou de materialidade, isso impede a resciso da sentena por esse motivo. A coisa julgada penal, nesses casos, faz coisa julgada no processo civil.
II proferida por juiz impedido ou absolutamente incompetente;
Arts. 134, 136 e 137 deste Cdigo.

So duas questes formais. O inciso II s fala em impedimento ou incompetncia absoluta. Pergunta-se: a rescisria por incompetncia absoluta permite pedido de rejulgamento? A rescisria sempre ser julgada pelo tribunal que proferiu a deciso rescindenda. Assim, se eu digo que o tribunal absolutamente incompetente e, por isso, quero a resciso, como vou pedir o rejulgamento? Seria pedir novamente para que o tribunal julgue uma causa para a qual ele no competente. Assim, no cabe pedido de rejulgamento nesses casos. No entanto, possvel a rescisria contra sentena de primeiro grau. Nesse caso eu ingresso com a rescisria no tribunal ao qual o juiz que proferiu a sentena est vinculado. Se ingresso com essa pretenso no tribunal, sob a alegao de que o juiz que sentenciou incompetente, cabe pedido de rejulgamento pelo tribunal, que no incompetente, como mencionado no caso anterior. Assim, cabe pedido de rejulgamento em rescisria por incompetncia absoluta quando se tratar de resciso de sentena e o tribunal tiver competncia para rejulgar. Se alego que a causa julgada por juiz incompetente seria da justia federal, o tribunal estadual que analisa a rescisria no poder rejulgar, uma vez que no competente para tanto. Deve, caso acolha a rescisria, remeter o processo para a justia federal.

S-ar putea să vă placă și