Sunteți pe pagina 1din 12

Maro/2012

COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SO PAULO-METR

Concurso Pblico para provimento do cargo de

Analista Desenvolvimento Gesto Jnior Comunicao Social


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova 08, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - A durao da prova de 3 horas, para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 08, Tipo 001


2. CONHECIMENTOS BSICOS Portugus Ateno: As questes de nmeros 1 a 10 referem-se ao texto abaixo. Ns e as minhocas Viajar embaixo da terra coisa para minhoca, ou para a gente das cidades modernas. Foi pensando nisso que entrei, h muitos anos, no meu primeiro trem subway para passear de um bairro a outro de So Paulo. Meu primeiro metr. Trens j conhecia de criana, quando viajava pelo interior do estado nos mais diferentes percursos, entretido com a paisagem puramente rural que desfilava pela janela (saudades). Casinholas, pastos, bois, mangueiras, montes, cercas, riachos... Pois entrei no meu primeiro metr, me instalei junto janela e comecei a ver passar, quase indistintamente, paredes de concreto, grossas colunas, tubulaes metlicas. At chegar s luzes artificiais de uma nova estao, igualzinha de onde tinha sado. Sem dvida, uma incrvel economia de tempo, essas viagens de metr. Levamos cinco minutos subterrneos para percorrer uma hora de superfcie, digamos assim. Mas a paisagem... Nem digo a dos campos, rios e montanhas que meus antigos trens atravessavam; mesmo uma avenida ou um viaduto paulistanos so encantadores diante do concreto pardo que hipnotiza a gente. Por isso, sair pela porta automtica, subir a escadaria rolante e reencontrar o ar e a luz do dia (ou mesmo as sombras da noite) uma experincia de renascimento. Mas no nos queixemos. Nem tudo so belas paisagens sobre a terra. Os negcios precisam caminhar, as providncias cotidianas tm que ser tomadas, as cidades so enormes e todos (ou quase todos) temos pressa. Faz parte das nossas contradies metropolitanas distanciar pessoas e imaginar meios para reaproxim-las. Depois que inventamos o muito longe, tivemos que inventar o muito rpido. Depois que ocupamos toda a rea da superfcie urbana, precisamos criar os quilmetros fundos dos tneis cegos. As minhocas, que no conhecem civilizao, queixam-se quando as arrancamos da terra, contorcem-se furiosamente. Mas, se tivessem olhos e houvessem andado de trem quando meninas, talvez no estimassem tanto suas lentas caminhadas no fundo da terra.
(Urbano Mesquita, indito)

Atente para as seguintes afirmaes:

I. Alm dos benefcios proporcionados pela economia


de tempo, o autor enumera outras vantagens que o metr leva sobre esse anacronismo que o transporte ferrovirio.

II. O autor tanto reconhece a efetiva utilidade do metr


como o encanto das antigas viagens de trem, mas a frase final do texto indica a sua preferncia.

III. O que o autor chama de contradies metropolitanas (3 pargrafo) diz respeito, sobretudo, ao fato de o homem moderno ter voltado a se valer do transporte ferrovirio. Em relao ao texto, est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 3.
o

I, II e III. I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. II, apenas.

_________________________________________________________

Atentando-se para aspectos da construo do texto, correto afirmar que o autor (A) se equivocou ao empregar a forma verbal no plural o em Nem tudo so belas paisagens. (3 pargrafo) empregou as reticncias em Mas a paisagem... o (2 pargrafo) para melhor sugerir o mudo fascnio que ela lhe despertou. emprega criativamente o termo subterrneos, o (2 pargrafo) de conotao espacial, para qualificar uma expresso de sentido temporal. se dirige, em Mas no nos queixemos (3 pargrafo), queles que se queixam de tantos negcios e providncias que nos afligem. se refere ironicamente cegueira das minhocas, j que elas representam a poesia das vises de suas o viagens de menino. (3 pargrafo)
o

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

4. 1. Ao descrever o que v pela janela, em sua primeira viagem de metr, o autor (A) enumera aspectos buclicos de um cenrio que s a custo conseguia distinguir, em virtude da velocidade do trem. enumera elementos da paisagem externa que conotam o artificialismo e a aridez daquele cenrio.

Sobre a frase As minhocas, que no conhecem civilizao, queixam-se quando as arrancamos da terra correto afirmar que (A) a supresso das vrgulas alteraria o sentido do que se diz, restringindo o alcance do termo minhocas. o pronome as dever ser substitudo por lhes, caso venhamos a empregar desenterramos, em vez de arrancamos da terra. o segmento que no conhecem civilizao expressa um efeito da ao indicada em quando as arrancamos da terra. a construo quando as arrancamos resultar, na transposio para a voz passiva, em quando as temos arrancado. As minhocas (...) queixam-se construo que exemplifica um caso de voz passiva, equivalente a Vendem-se casas.
METRO-Conhecimentos Bsicos1

(B)

(B)

(C) (C) se impressiona com a diversidade dos materiais, que o fazem reviver remotas surpresas de menino. se compraz com as marcas modernas dessa nova viagem, em nada comparvel com as que fazia na infncia. se inquieta tanto com o excesso de velocidade que mal se d conta do cenrio que o trem est cruzando. (D)

(D)

(E)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 08, Tipo 001


5. As normas de concordncia verbal esto plenamente observadas em: (A) Pareceriam natural para as minhocas, mas no para os homens, locomoverem-se por grandes distncias embaixo da terra. A lembrana dos antigos trens, em que fez tantas viagens, despertaram no autor imagens nostlgicas e poticas. Economiza-se trinta ou quarenta minutos quando se preferem utilizar o metr ou um txi, em lugar de nibus. Os movimentos apressados a que se assiste, quando se est no centro de uma metrpole, traduzem bem a ansiedade moderna. Fazem parte das nossas experincias metropolitanas esse ir e vir atarantado pela cidade, na luta ingente contra o relgio. 8. O autor fez sua primeira viagem de metr, alimentava expectativas para essa primeira viagem, mas, to logo concluiu essa primeira viagem e comparou essa primeira viagem com a que fazia nos antigos trens, mostrou-se nostlgico das antigas experincias. Evitam-se as viciosas repeties do texto acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: (B) (A) sobre a qual alimentava expectativas - a concluiu a comparou de cuja alimentava expectativas - lhe concluiu lhe comparou sobre quem alimentava expectativas - a concluiu lhe comparou para cuja alimentava expectativas - concluiu-a comparou-a com a qual alimentava expectativas - concluiu-a comparou-lhe

(B) (C)

(C)

(D)

(D)

(E) (E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

9.

Est plenamente adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) Nem bem sa pela porta automtica e subi as escadas rolantes, logo me encontraria diante da luz do sol e do ar fresco da manh. Eu havia presumido que aquela viagem de metr satisfizesse plenamente as expectativas que venho alimentando. Se as minhocas dispusessem de olhos, provavelmente no tero reclamado por as expormos luz do dia. No fossem as urgncias impostas pela vida moderna, no teria sido necessrio acelerar tanto o ritmo de nossas viagens urbanas. Como haveremos de comparar as antigas viagens de trem com estas que realizssemos por meio de tneis entre estaes subterrneas?

6.

Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) Saudoso das tradicionais viagens de trem, de onde se lembra o autor com afeto, as impresses do metr j no lhe parecem favorveis. O bucolismo das paisagens rurais fixou-se no autor, tanto que ele a compara com a experincia da primeira viagem obtida no metr. O autor no descarta a economia de tempo, a rapidez do metr, pois sabe das exigncias com que a vida moderna incita os transportes. O progresso implica em muitas contradies, pois as mesmas razes que levam o homem a criar metrpoles os facultam a reduzi-las.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(E) (D)

_________________________________________________________

10. (E) Ao automatismo das portas e das escadas rolantes contrapem-se, segundo o autor, os gratos predicados do mundo natural.

Mas, se tivessem olhos e houvessem andado de trem quando meninas, talvez as minhocas no estimassem tanto suas lentas caminhadas no fundo da terra. Caso reconstruamos a frase acima comeando com As minhocas talvez no estimassem tanto suas lentas caminhadas no fundo da terra, seria correto e coerente complement-la com: (A) ainda que contassem com olhos e viajassem de trem quando meninas. contassem elas com olhos e tivessem viajado de trem quando meninas. pois haveriam de ter olhos e viajar de trem quando meninas. porquanto lhes faltassem olhos e viajassem de trem quando meninas. posto que no lhes faltassem olhos e no houvessem viajado de trem quando meninas. 3

_________________________________________________________

7.

Caso queiramos articular as frases Mas no nos queixemos e Nem tudo so belas paisagens sobre a terra, explicitando a relao lgica que mantm no contexto, podemos lig-las adequadamente por meio do seguinte elemento: (A) conquanto.

(B) (B) muito embora. (C) (C) dado que. (D) (D) por conseguinte. (E) (E) ainda assim.
METRO-Conhecimentos Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 08, Tipo 001


Ateno: As questes de nmeros 11 a 20 referem-se ao texto abaixo. 11. Os desafios de uma biografia, referidos no ttulo do texto, dizem respeito ao paradoxo de o antroplogo francs LviStrauss (A) valorizar bastante o gnero literrio das memrias e, ao mesmo tempo, fazer srias restries a quem se dispe a frequent-lo. negar a significao do indivduo enquanto tal e, ao mesmo tempo, organizar e publicar suas reminiscncias pessoais marcantes. valorizar os traos confessionais de uma biografia e dedicar-se rida impessoalidade de ensaios crticos acadmicos. negar o interesse do pblico leitor pelos fatos da vida de um biografado ilustre e, ao mesmo tempo, publicar sua autobiografia. valorizar as qualidades estticas do gnero memorialstico sem, contudo, permitir-se frequent-lo de modo mais consequente.

Desafios de uma biografia

Claude Lvi-Strauss (1908-2009), o mais famoso antro(B) plogo do sculo XX, poderia intimidar qualquer bigrafo. Ele negava que sua pessoa tivesse qualquer interesse. Dizia que se lembrava pouco de seu passado e tinha a sensao de que no havia escrito os prprios livros. Segundo suas palavras, ele era apenas uma encruzilhada passiva onde coisas aconteciam. Eu nunca tive, e ainda no tenho, a percepo de sentir minha identidade pessoal. Eu me vejo como o lugar onde alguma coisa est acontecendo, mas no existe um eu. Essas afirmativas tampouco eram meras confisses pessoais: seu sistema intelectual baseava-se numa rejeio radical da significao do sujeito como indivduo em sentido estrito, e at mesmo de sua realidade. Essa dupla barreira j no seria um obstculo inamovvel para uma biografia? Mas h ainda outro obstculo, talvez mais difcil: paradoxalmente, LviStrauss tambm autor de um livro de memrias, Tristes trpicos, uma obra-prima literria incontestvel, na qual ele definiu as experincias que considerava decisivas de sua vida. Quem poderia fazer isso melhor? Com certeza, nenhum cronista convencional. Na cultura francesa, onde h muito tempo a (A) arte da biografia notoriamente fraca, a nica tentativa de traar um retrato de corpo inteiro do antroplogo, feita por Denis Bertholet em 2003, testemunho suficiente dessa deficincia. Patrick Wilcken desafiou todas as dificuldades: Claude Lvi-Strauss: o poeta no laboratrio, publicado recentemente pela editora Objetiva, ao mesmo tempo uma biografia do mais alto nvel e um estudo crtico do pensador. Esse livro, gracioso e vvido como narrativa, tambm um modelo de apreciao intelectual. Livre tanto do impulso reverencial como da tentao de desmascarar, Wilcken produziu um relato maravilhosamente tranquilo e lcido da vida e do pensamento de seu ilustre biografado. (E)
(Adaptado de Perry Anderson, Revista Piau 64, janeiro de 2012)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

12.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. No 1o pargrafo, informa-se que Lvi-Strauss considerava um feliz acaso que seu talento de pesquisador e estudioso da antropologia encontrasse condies to favorveis para se desenvolver.

II. No 2o pargrafo, a referncia ao livro Tristes trpicos, considerado uma obra-prima de valor indiscutvel, feita para corroborar a convico de LviStrauss quanto inexistncia de significao do sujeito.

III. No 3o pargrafo, informa-se que o livro de Patrick


Wilcken, recentemente publicado, rene com brilho o equilbrio de uma narrativa biogrfica ponderada e uma anlise crtica do pensamento do antroplogo. Em relao ao texto, est correto o que consta APENAS em

(B) (C) (D) (E)

I. II. III. I e II. II e III.

_________________________________________________________

13.

Considerando-se o contexto, pode-se traduzir adequadamente o sentido da expresso (A) encruzilhada passiva, no 1 pargrafo, por determinao subjetiva. tampouco eram meras confisses pessoais, no o 2 pargrafo, por nem ao menos eram simples especulaes ntimas. obstculo inamovvel, no 2 pargrafo, por entreposto inerme. obra-prima literria incontestvel, no 2 pargrafo, por expoente artstico irredutvel. Livre do impulso reverencial, no 3 pargrafo, por isento do mpeto venerador.
METRO-Conhecimentos Bsicos1
o o o o

(B)

(C)

(D)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 08, Tipo 001


14. Est correta a seguinte afirmao sobre um aspecto da construo do texto: (A) o emprego de aspas no primeiro pargrafo justificase pelo fato de que inusual o sentido das palavras que destacam. as interrogaes feitas no segundo pargrafo tm funo retrica, j que presumem as respectivas respostas. na expresso testemunho suficiente dessa deficino cia (2 pargrafo), o elemento sublinhado refere-se ao atual estgio da literatura francesa. os segmentos gracioso e vvido como narrativa o e modelo de apreciao intelectual (3 pargrafo) expressam qualidades inconciliveis do livro de Wilcken. a expresso tentao de desmascarar (3 pargrafo) alude a um vcio em que muito raramente incorrem os bigrafos de homens ilustres.
o

17.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

Est plenamente adequada a pontuao da seguinte frase: (A) Como antroplogo, Lvi-Strauss, revolucionou o conceito de cultura at ento utilizado, em sentido muito restrito, em prejuzo por exemplo do reconhecimento do saber dos povos primitivos, que o antroplogo foi estudar de perto participando de seu cotidiano. (B) Como antroplogo Lvi-Strauss revolucionou o conceito de cultura at ento utilizado, em sentido muito restrito em prejuzo, por exemplo, do reconhecimento do saber dos povos primitivos que, o antroplogo, foi estudar de perto, participando de seu cotidiano. (C) Como antroplogo, Lvi-Strauss revolucionou o conceito de cultura, at ento utilizado em sentido muito restrito, em prejuzo, por exemplo, do reconhecimento do saber dos povos primitivos, que o antroplogo foi estudar de perto, participando de seu cotidiano. (D) Como antroplogo, Lvi-Strauss revolucionou o conceito de cultura, at ento, utilizado em sentido muito restrito, em prejuzo por exemplo, do reconhecimento do saber dos povos primitivos, que o antroplogo foi estudar, de perto, participando de seu cotidiano. (E) Como antroplogo Lvi-Strauss revolucionou o conceito de cultura at ento, utilizado, em sentido muito restrito, em prejuzo por exemplo do reconhecimento do saber, dos povos primitivos, que o antroplogo foi estudar, de perto participando de seu cotidiano.

15.

confusa e incorreta a redao da seguinte frase: (A) No ttulo do livro de Wilcken, a expresso poeta no laboratrio alude tanto condio de cientista como de artista faces harmonizadas na personalidade de Lvi-Strauss. Lvi-Strauss no achava importantes as vivncias individuais, mas ainda assim nos legou a obra-prima literria que so as suas memrias. O autor do texto mostra-se convencido de que, atualmente, os escritores franceses no esto sendo muito felizes na produo de biografias. Diferentemente do que ocorreu com Denis Bertholet, Patrick Wilcken logrou escrever uma biografia, recentemente publicada, altura de Claude Lvi-Strauss. Dificilmente um bigrafo deixa de resistir a falhas como excesso de apologia ou pendor para o escndalo, incorrendo nas mesmas medida em que o vai redigindo.

_________________________________________________________

(B)

18.

(C)

(D)

Est correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase: (A) Nessa biografia de Lvi-Strauss, da qual no faltam mritos, empenhou-se o autor enfatizar a complexa personalidade do biografado. (B) Os estudos antropolgicos com que tanto se empenhou Lvi-Strauss chegaram a proposies pelas quais nenhum antroplogo moderno pode ignorar. (C) Tristes trpicos, obra-prima em cuja Lvi-Strauss relata experincias marcantes, documenta contatos em que o antroplogo travou com nativos brasileiros. (D) Na celebrada cultura francesa, de cujo valor ningum ousa duvidar, faltam biografias em que se possam reconhecer altas qualidades. A um bigrafo no cabe opinar respeito de qualquer coisa, uma vez que deve comprometer-se exclusivamente diante dos fatos essenciais da vida do biografado. um elemento por um

(E)

(E)

_________________________________________________________

16.

O verbo indicado entre parnteses dever ser flexionado em uma forma do singular para preencher de modo adequado a lacuna da frase: (A) A Claude Lvi-Strauss no ...... (sensibilizar) os louvores com que nossa sociedade costuma homenagear o personalismo. Intelectuais como Lvi-Strauss no se ...... (permitir) cultivar vaidades e futilidades, preferindo concentrarse em seu trabalho. No ...... (faltar) ao livro de memrias de Lvi-Strauss relatos de experincias pessoais que marcaram a vida do antroplogo. ...... (transparecer) nas pginas da biografia escrita por Wilcken a harmonia possvel entre um homem de letras e um cientista. No ...... (constar) do livro de memrias de Lvi-Strauss confisses sentimentais ou apelos piegas.

_________________________________________________________

19.

Substitui-se adequadamente pronome em: (A) (B) (C) (D) (E)

Quem poderia fazer isso melhor? = Quem poderia faz-lo melhor? traar um retrato de corpo inteiro do antroplogo = tra-lo um retrato de corpo inteiro. a sensao de que no havia escrito os prprios livros = a sensao de que no lhes havia escrito. a percepo de sentir minha identidade pessoal = a percepo de lhe sentir. Essas afirmativas tampouco eram meras confisses pessoais = Essas afirmativas tampouco os eram.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D)

20.

(E)

NO admite transposio para a voz passiva a seguinte construo: (A) poderia intimidar qualquer bigrafo. (B) no havia escrito os prprios livros. (C) ele definiu as experincias. (D) Quem poderia fazer isso melhor? (E) testemunho suficiente dessa deficincia. 5

METRO-Conhecimentos Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 08, Tipo 001


Ingls Ateno: Para responder s questes de nmeros 21 a 25, considere o texto abaixo. 21. The correct preposition that fills gap [A], in the 1st paragraph, is (A) (B) The Two Methods of Subway Construction By Christopher MacKechnie. Subway construction can use two different methods: "cut and cover" and "deep bore". Older subway systems, such as those found in Toronto and New York, were built with a method known as "cut and cover". In "cut and cover" tunneling, the pavement of the street is removed, a hole for the subway and stations is dug, and then the street is restored. The "cut and cover" method is much cheaper than "deep bore" but the alignment is restricted to the street grid. "Cut and cover" also results in the stations that are much closer to the surface as little as twenty feet K A K the surface which significantly reduces passenger access time. On the other hand, "cut and cover" results in serious disruption to traffic along the street for a significant amount of time; this disruption usually results in negative effects especially to store owners along the corridor. (D) In "deep bore" tunneling, boring machines are inserted into a hole dug at a convenient spot along the proposed line, and then proceed through the earth little by little up to eighty feet per day until they have carved out space along the entire corridor. These boring machines are huge the world's largest is fifty feet in diameter. Boring machines generally can excavate only in one fixed shape, which is generally circular. Because these machines do not have to follow the existing street grid, they allow for much greater flexibility in route design. In addition, there is no disruption to life along the surface except at the machine insertion points, you would not even know a subway was being built. In exchange for these advantages are two major disadvantages. One is financial: "deep bore" construction costs significantly more than "cut and cover"; the underground stations alone can cost $150 million. Because of the large number of variables that make up the cost of subway construction, it is extremely difficult to quantify the cost differential between the two methods. The second is access: passenger access to "deep bore" stations is significantly more difficult than "cut and cover" stations, making the subway much less useful for relatively short trips.
(Adapted form http://publictransport.about.com/od/Glossary/a/ The-Two-Methods-Of-Subway-Construction.htm)

up. over. above. down. below.

(C) (D) (E) 22.

_________________________________________________________

A synonym for On the other hand, as it is used in the 1st paragraph, is (A) (B) (C) (D) (E) Also. Since. Therefore. However. Although.

_________________________________________________________

23.

The meaning of make up, in the 2nd paragraph, is (A) (B) (C) constitute. interfere. disguise. increase. budget.

(E) 24.

_________________________________________________________

According to the text, (A) (B) shop owners favor the cut and cover method. because stations can be built nearer to the surface, subways built with the cut and cover method make traveling short distances easier. it is much easier to plan subway routes when the cut and cover method is used because they must follow the street design. traffic does not affect tunneling work when the cut and cover method is used. building a subway with the cut and cover method is faster than with any other method.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

25.

One can infer from the text that (A) although the deep bore method is not constrained by the street grid, it usually follows it. passengers prefer deep bore subway stations because they are more modern and accessible. subway construction with the deep bore method is barely noticeable on the surface. Toronto and New York subway stations cost about $150 million. deep boring machines work very fast and can build tunnels in several shapes.
METRO-Conhecimentos Bsicos1

(B)

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 08, Tipo 001


Ateno: Para responder s questes de nmeros 26 a 30, considere o texto abaixo. precaution. By dispatching police after the fact, it is as though security officials are trying to close the barn door after the horse Mar 30, 2010 The benefits and limitations of subway security cameras By Benjamin Kabak. Over the last few months, weve heard a lot about the Metropolitan Transit Authority's efforts at securing its system. An ongoing lawsuit against Lockheed Martin has left the current state of subway security in disarray, and approximately half of the systems 4300 cameras do not work properly. Had everything gone according to plan, by now, the entire subway system would have been outfitted with closed-circuit security cameras. Generally, this halting attempt at installing cameras doesnt impact the public. Well ride the trains no matter what and hope for the best. But this weekend, two stories highlight both the benefits and limitations of subway security cameras. The first happened right here in New York when a stabbing on Sunday morning left two riders dead and the cops on the hunt for a killer. The NYPDs efforts have been slowed by the lack of adequate security measures underground. MTA and New York City officials are aware of the systems shortcomings a patchwork of lifeless cameras, unequipped stations and problem-plagued wiring. Norman Seabrook, head of the MTAs security committee, said to The Times, Post-9/11, the terrorist bombings that just occurred in Moscow, the two murders that just occurred plus other incidents 27. (A) (B) (C) (D) (E) did not wait. waited. cannot wait. must wait. are waiting. 26. The correct form of the verb that fills gap [B], in the 3rd paragraph, is escaped. As former NYPD commissioner Howard Safir said to Heather Haddon, There are so many entrances, so many stations, so many people. Its virtually impossible to guarantee that it wont be vulnerable.
(Adapted from http://secondavenuesagas.com/2010/03/30/thebenefits-and-limitations-of-subway-security-cameras/)

_________________________________________________________

MTAs subway security system (A) (B) (C) (D) (E) consists of 4300 working closed-circuit cameras. has not been completed as planned. has recently experienced considerable improvement. is being renewed because it is obsolete. is entirely equipped with closed-circuit cameras.

_________________________________________________________

28.

The best Portuguese translation for no matter what, in the 2nd paragraph, is (A) (B) (C) (D) (E) cuidadosamente. sem conhecimento da matria. com receio. de qualquer jeito. sem dar importncia.

_________________________________________________________

29.

Segundo o texto, (A) (B) dois homens foram esfaqueados no metr de Nova York. o sistema de segurana do metr de Nova York, apesar de alguns problemas, atinge seus objetivos. a MTA e as autoridades de Nova York tomaram providncias adequadas para evitar novos incidentes no metr. a MTA e as autoridades nova iorquinas acreditam que os casos do metr de Nova York e de Moscou estejam relacionados. a polcia de Nova York conseguiu prender os assassinos do metr.

B that continue to occur in the subway system, we K K any longer


to ensure the safety of the public. Yet, the Moscow bombings, despite Seabrooks

(C)

concern, highlight just how useless security cameras can be. During the Monday morning rush hour, two suicide bombers detonated explosives in the Moscow Metro. The bombers are suspected to be a part of some Northern Caucasus separatist groups, and the blasts raised fears through Russia and the rest of the world. In New York, the NYPD rushed to activate a security plan, Reuters reported on Monday. Police details flooded the subway system, and squads were dispatched to major transit hubs around the city. Although there was no suspected link between Americas enemies and the Russian attackers, the city wanted to maintain a strong security footing. It was, MTA spokesman Jeremy Soffin said to amNew York, a precaution. Yet, I wonder if this response is more an example of wishful thinking and the limitations we run up against in defending an open and porous subway system than it is of
METRO-Conhecimentos Bsicos1

(D)

(E)

_________________________________________________________

30.

One can infer from the text that the author believes that (A) (B) (C) (D) (E) the immediately activated security plan was an effective demonstration of NYPDs efficiency. the NYPDs security plan was properly activated. the MTA spokesman should have been more precautious in his statement to the press. security officials left the barn door open on purpose for the horse to escape. incidents will always occur on the subway, no matter how efficient the security system is. 7

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 08, Tipo 001


34. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. A respeito do conceito de Marketing, correto afirmar: (A) O ponto de partida para o estudo do marketing est nas necessidades e nos desejos humanos. (B) (B) (C) No depende da existncia de mercados. S se realiza quando existe necessidade de ampliao do mercado. Tem a finalidade de satisfazer as necessidades de lucro do empresrio. Tem motivao essencialmente econmica. (E) (C) A elaborao de um plano de campanha promocional tem, basicamente, cinco etapas: (A) anlise da situao financeira do distribuidor; identificao do pblico alvo; definio dos objetivos da promoo; definio da estratgia e verba promocional. anlise da situao de mercado; identificao do problema; definio dos objetivos de venda; definio dos critrios de preo e verba disponvel. anlise da situao de mercado; identificao do problema; definio dos objetivos da promoo; definio da estratgia e verba promocional. anlise da situao dos concorrentes; identificao dos recursos financeiros do promotor; definio dos objetivos da promoo; definio da estratgia e verba disponvel. anlise da situao de mercado; identificao dos problemas da concorrncia; definio dos objetivos da promoo; definio da estratgia e verba promocional.

(D)

(D)

(E) 32.

_________________________________________________________

Referente s variveis da segmentao, analise:

I. Instituies que se utilizam da segmentao demogrfica por renda tm como seu principal objetivo atingir pessoas da classe social A.

_________________________________________________________

35.

II. A segmentao comportamental utiliza-se de variveis como status de fidelidade, ocasies e benefcios do produto.

Pode-se classificar os clientes, com o intuito de planejar aes para a fidelizao dos mesmos, em tipos. O cliente tipo (A) (B) (C) (D) (E) potencial assduo e satisfeito com a forma de atendimento da empresa. divulgador sabe da existncia do produto, mas ainda no consumidor. eventual comparece regularmente ao ponto de venda e consome e o produto. pesquisador conhece o produto e vai at a empresa para testar o seu atendimento. assduo aquele que eventualmente comparece ao ponto de venda e esporadicamente consome o produto.

III. Tambm fazem parte da segmentao demogrfica o estilo de vida, a personalidade e a classe social.

IV. Segmentao geogrfica implica dividir o mercado


em diferentes unidades geogrficas, como por exemplo, pases, estados, cidades e bairros. Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I a IV so, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) 33. V - F V - V F - V F - V F - F F - V. V - F. V - V. F - V. V - V.

_________________________________________________________

36.

O conceito de ...... entende que o contato do consumidor com o produto e com o ambiente competitivo se d no ponto de venda e que a estratgia de marketing deve estar visvel para o consumidor nesse espao e nesse momento de deciso de compra.
(Adaptado de www.andrehavro.com)

Completa corretamente a lacuna:


_________________________________________________________

So requisitos para uma segmentao de mercado eficiente: (A) Marketing indiferenciado, Marketing diferenciado e Marketing de massa. Ser mensurvel, ser acessvel, ser acionvel, ser diferencivel, ser substancial. Crescimento do segmento, segmentao demogrfica e segmentao geogrfica. Marketing concentrado, Marketing de massa, mensurabilidade e acessibilidade. Marketing de massa, mensurabilidade, Marketing indiferenciado. 37.

(A) (B) (C) (D) (E)

Exposio de Venda Visibilidade Transparncia de Venda Up Marketing Trade Marketing

_________________________________________________________

Geralmente, no processo de pesquisa de Marketing os dados secundrios so mais teis (A) (B) no estgio de coleta de dados. nos estgios de planejamento do projeto da pesquisa e de coleta dos dados primrios. nos estgios de identificao e formulao do problema/oportunidade. no estgio de especificao dos procedimentos de amostragem. nos estgios de tabulao e apresentao dos dados.
METRO-ADGJ-Comunicao Social-08

(B)

(C)

(C) (D) (E)

(D)

(E) 8

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 08, Tipo 001


38. Um nome de marca de propriedade de um atacadista ou varejista conhecido como Marca (A) (B) (C) (D) (E) 39. prpria. de distribuidor. de fabricante. genrica. de famlia. 42. A respeito do tema liderana, correto afirmar que o lder (A) situacional no assume responsabilidade, no toma direo efetiva das coisas e prefere deixar que a situao seja naturalmente resolvida. indeciso aquele que assume a liderana em momentos que favorecem o seu estilo; o seu comportamento se molda a diferentes situaes; possui um estilo adequado para cada problema. emergente aquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir o grupo aos objetivos diretamente relacionados a uma situao especfica. liberal o que se preocupa com participao do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opinies do grupo e pondera antes de agir. democrtico participa o mnimo possvel do processo administrativo; d total liberdade ao grupo para traar diretrizes; apresenta apenas alternativas, no solues.

(B)

_________________________________________________________

cada vez mais comum empresas adotarem estratgias de marketing voltadas para seu pblico interno. Muitas vezes, as empresas dirigem seus esforos para um certo grupo dentro de seus stakeholders e acaba esquecendo de um de seus principais pilares: os seus colaboradores internos. E pensando nesses colaboradores e no quanto estes so imprescindveis para o crescimento e sucesso das empresas, que muitas delas vm apostando no (A) (B) (C) (D) (E) Marketing relacional. Marketing Dharma. Ecomarketing. Endomarketing. Webmarketing.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

43.

40.

Especialistas em Marketing apregoam que a melhor forma de organizar o esforo de Marketing contar com gerenciamento funcional de produtos competentes. Hooley e seus colaboradores elencam os tipos de gerenciamento que tm mostrado eficcia na rea: de categorias, de mercado, do relacionamento com clientes e de desenvolvimento de produtos e marcas. A este ltimo cabe (A) (B) (C) (D) (E) melhorar a coordenao das vendas, das operaes e das campanhas de Marketing. coordenar os planos anuais de vendas, lucros e lanamentos de produtos novos. prospectar o mercado, lidar com estratgia de marca, propaganda e promoo de vendas. manter a personalidade da marca no meio competitivo. trabalhar pelo desenvolvimento estratgico de marcas e inovao.

Os indicadores de desempenho, segundo estudiosos de Marketing, so sinais vitais da organizao que qualificam e quantificam o modo como as atividades de um processo chegam s metas previamente traadas. Para P. Voyer (Tableaux de Bord de Gestion), as caractersticas de um bom indicador so:

I. bem definido, simples, claro, compreensvel, sem


interpretao dbia;

II. pertinente, significativo e sensvel a variaes; III. presente e real; IV. disponvel e fcil de ser utilizado; V. fiel ao objetivo pelo qual foi definido, confivel e homogneo s variaes de tempo e espao passvel de ser agregado e comparado. Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 44.

_________________________________________________________

41.

Segundo Abraham Maslow, que desenvolveu uma teoria sobre motivao, h uma hierarquia das necessidades que os homens buscam satisfazer, iniciando pelas suas necessidades primrias. O autor representou essas necessidades em cinco nveis, em forma piramidal. A ordem da satisfao dessas necessidades, das primrias para as superiores, : (A) Necessidades fisiolgicas bsicas - Necessidades Sociais - Necessidades de Segurana - Autoestima Autorrealizao. Necessidades econmicas bsicas - Necessidades de Segurana - Necessidades Sociais - Autoestima Autorrealizao Necessidades financeiras bsicas - Necessidades de Segurana - Necessidades Sociais - Autorrealizao - Autoestima. Necessidades fisiolgicas bsicas - Necessidades de Segurana - Necessidades Sociais - Autoestima Autorrealizao. Necessidades financeiras bsicas - Necessidades Sociais - Necessidades de Segurana - Autoestima Autorrealizao.

I, II, IV e V, apenas. I, III e IV, apenas. V, apenas. I, II, III, IV e V. II e V, apenas.

_________________________________________________________

O Marketing pressupe a inter-relao, interdependncia e interligao de seus diferentes atores em um nico mercado. Esses atores so: (A) fornecedor, atacadista, atravessador, varejista e consumidor. fornecedor, fabricante, atacadista, varejista e consumidor. fabricante, atravessador, atacadista, varejista e comerciante. extrativista, fabricante, atravessador, comerciante e consumidor. extrativista, atravessador, fabricante, varejista e consumidor. 9

(B)

(C)

(B)

(D)

(C)

(D)

(E)

(E)

METRO-ADGJ-Comunicao Social-08

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 08, Tipo 001


45. Sobre telemarketing, INCORRETO afirmar que se trata de atividade (A) (B) (C) ativa, comandada pelo operador. ativa e receptiva. que agrega o conceito de Call Center, integrando computador, fax, internet e base de dados sobre produtos e clientes. do Marketing Direto. que tem, dentre seus objetivos, a fidelizao do cliente. 49. Alcaniz e Lpez fazem uma diferenciao entre dois conceitos de...... na literatura administrativa: o ...... estratgico e o ...... operacional. O ...... estratgico, tipificado no trabalho de Porter (1989), designa o lugar que uma empresa ocupa em sua indstria, a partir de uma estratgia competitiva. J o ...... operacional, tambm definido pelos autores como ...... de oferta, deriva da definio de Ries e Trout como [...] o modo como voc se diferencia na (D) (E) mente de seu cliente potencial.
(Adaptado de: www.ead.fea.usp.br)

_________________________________________________________

O termo que preenche corretamente todas as lacunas : (A) (B) (C) (D) (E) 50. branding segmento posicionamento marketing target

46.

Segundo Kotler (Marketing edio compacta), o volume total de um produto que seria comprado por um grupo definido de consumidores, numa rea geogrfica definida, num perodo de tempo definido, num ambiente de marketing definido, sob um programa de marketing definido, chamado de Demanda (A) (B) (C) (D) (E) de Empresa. Corrente. de Mercado. Interrelacionada. de Produo.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

47.

As instituies que compem um canal de marketing esto sujeitas a fluxos diversos e distintos. O fluxo que descreve o movimento dos produtos, desde a matria-prima at os clientes finais, chamado de Fluxo (A) (B) (C) (D) (E) de Propaganda. de Propriedade. de Pagamento. de Informao. Fsico.

Na novela Senhora do Destino, a protagonista Maria do Carmo, vivida pela atriz Suzana Vieira, era proprietria de uma loja de materiais de construo. Por conta disso, muitas falas de Maria do Carmo tratavam de alguns produtos/marcas da rea e outros produtos de beleza e de consumo no lar. Tais referncias so conhecidas por (A) (B) (C) (D) merchandising. inseres. jab. jabacul.

(E) propaganda subliminar. _________________________________________________________ _________________________________________________________ 48. O Comportamento Organizacional 51. (A) um campo de estudos que investiga o impacto que indivduos, grupos e a estrutura tm sobre o comportamento dentro das organizaes, com o propsito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficcia organizacional. estuda trs determinantes do comportamento das organizaes: indivduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que estejam preparadas para a soluo dos problemas internos de relacionamento humano. uma cincia aplicada que se apia na contribuio de diversas outras disciplinas comportamentais. As reas predominantes so a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia, as cincias polticas, a estatstica e a educomunicao. est dividido em cinco nveis: o individual, o organizacional, o grupal, o poltico e o estrutural. pode ser classificado, dentre os nveis de anlise, em: produtividade, absentesmo, rotatividade, satisfao com o trabalho e participao criativa. Para definir os preos, algumas organizaes utilizam a tcnica do mark-up, que consiste em analisar os custos inerentes

I. produo. II. comercializao.

(B)

III. distribuio. IV. divulgao. V. a perdas eventuais.


Est correto o que consta em (A) (B)

(C)

I, II, III, IV e V. I, II, III e V, apenas. II, III, IV e V, apenas. I, II, IV e V, apenas. I, II, III e IV, apenas.
METRO-ADGJ-Comunicao Social-08

(D)

(C) (D) (E)

(E)

10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 08, Tipo 001


52. Sobre marketing mix, INCORRETO afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) O lead time existente entre o pedido e a entrega do produto ao cliente fator de fidelizao do consumidor do produto ou servio. Os produtos dividem-se em trs nveis: bsico, real e ampliado. O ponto de venda , aos olhos dos consumidores, o elemento menos aparente e palpvel. Antes de definir preos, a organizao deve ter claros os objetivos de marketing relativos ao produto ou servio. A coordenao das atividades de promoo entre si e com os demais elementos do composto mercadolgico fundamental para que os objetivos traados sejam atingidos.

53.

A venda pessoal constitui-se em uma atividade de comunicao, porque acontece quando um cliente e um vendedor, representando a empresa, se relacionam. Estudiosos de Marketing identificam seis fases relacionadas venda, a serem executadas na seguinte ordem: (A) (B) (C) (D) (E) Necessidade - Interesse - Ateno - Desejo - Ao - Satisfao. Ateno - Interesse - Necessidade - Desejo - Ao - Satisfao. Interesse - Necessidade - Ateno - Desejo - Satisfao - Ao. Desejo - Interesse - Necessidade - Ateno - Satisfao - Ao. Necessidade - Interesse - Desejo - Ateno - Ao - Satisfao.

54.

A literatura sobre Marketing considera que existem cinco reas de anlise por trs da tomada de decises relacionadas ao Marketing. So elas: (A) (B) (C) (D) (E) Necessidades dos clientes - Poder de compra do mercado - Concorrncia - Colaboradores - Contexto. Criao da necessidade - Habilidades da companhia - Capacidade de produo da empresa - Colaboradores - Contexto. Necessidades dos clientes - Habilidades da companhia - Concorrncia - Capacidade de distribuio - Contexto. Criao da necessidade - Habilidades da companhia - Concorrncia - Colaboradores - Sazonalidade. Necessidades dos clientes - Habilidades da companhia - Concorrncia - Colaboradores - Contexto.

55.

As foras que exercem influncia sobre o microambiente provm do macroambiente. As foras (A) (B) (C) (D) (E) socioculturais so representadas, por exemplo, nos investimentos do governo em P&D, proteo de patentes, melhoria na produtividade, dentre outras. tecnolgicas correspondem, por exemplo, s mudanas de estilo de vida, taxa de crescimento demogrfico, taxa de natalidade, expectativa de vida, dentre outras. econmicas respondem, entre outras, pela disponibilidade de recursos naturais, clima, custo de matria-prima e similares. fsicas se relacionam com as tendncias do PIB (Produto Interno Bruto), taxas governamentais, inflao, controle de preos, dentre outras. poltico-legais referem-se legislao tributria, incentivos especiais, regulamento de comrcio exterior, leis trabalhistas, estabilidade e outras de similar teor.

56.

Dentre os diversos modelos e tcnicas de anlise para planejamento estratgico, os mais usados so: o Modelo Harvard; a Anlise de Cenrios; o Modelo de Porter, o Modelo BCG e o Modelo GE/McKinsey.
(Adaptado de MADRUGA, R.P. e outros. Administrao de Marketing)

correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) O Modelo Harvard estabelece uma lista de diversos fatores a serem analisados em relao aos cinco elementos que definem a concorrncia no setor. A Anlise de Cenrios fundamenta-se na descrio detalhada de possveis ambientes futuros no que se refere economia, sociedade, poltica e tecnologia, dentre outros. O Modelo de Porter consiste na avaliao equilibrada das caractersticas ambientais internas (pontos fortes e fracos) e externas (ameaas e oportunidades). No Modelo BCG, o eixo posio de negcios fruto da anlise de diversos fatores: participao no mercado, crescimento da participao, capacidade de produo e capacidade gerencial. O Modelo GE/McKinsey trabalha com a matriz de crescimento versus participao, e a posio de produtos ou unidades estratgicas de negcios. Em um quadro estabelece uma classificao, de acordo com o confronto entre as matrizes em estrela, abacaxi, vaca leiteira e oportunidade. 11

METRO-ADGJ-Comunicao Social-08

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 08, Tipo 001


57. H um mtodo de pesquisa mais adequado para avaliar: conceitos e atributos de novos produtos; gerar hipteses sobre opinies, costumes, crenas, valores, experincias, atitudes e estilos de vida; gerar ideias criativas para o desenvolvimento de campanhas de propaganda; gerar informao til para estruturar um questionrio de pesquisa; e ajudar a interpretar informaes oriundas de uma pesquisa quantitativa. Trata-se do Mtodo de (A) (B) (C) (D) (E) Pesquisa em Profundidade. Focus Grupo. Pesquisa de Audincia. Pesquisa Ad Hoc. Painis de Consumidor.

58.

A respeito de Planejamento Estratgico de Marketing (PEM), correto afirmar: (A) Viso um conceito que considera as crenas bsicas, os ideais e a tica que fundamentam as decises da organizao. Valores referem-se s polticas da organizao para orientar os stakeholders. Trata-se de um processo gerencial que tem por finalidade adequar os objetivos e recursos da empresa s mudanas de oportunidades de mercado para torn-la mais competitiva. Por Misso deve-se entender as formas pelas quais a organizao dita os seus escopos de atuao competitiva junto aos stakeholders. As Polticas servem para parametrizar os limites da ao individual, alm de ser marco para as decises da empresa.

(B) (C)

(D)

(E)

59.

No ciclo de vida do produto, o preo declina, medida que a concorrncia se intensifica e as empresas de custos altos so eliminadas, durante o estgio de (A) (B) (C) (D) (E) introduo. maturidade. crescimento. declnio. nascimento.

60.

Foi veiculado um vdeo na Internet protagonizado por um msico que construiu instrumentos de percusso e uma flauta com caixas de uma bala (doce) de determinada marca do mercado. Ele faz a sua apresentao em uma praa e tem a ajuda de transeuntes que no se recusaram a fazer o som de chocalhos que ele determinou. O vdeo de mais de 2 minutos foi repassado para uma multido de internautas pelas redes sociais. Esse tipo de campanha caracteriza o (A) (B) (C) (D) (E) Cybermarketing. Geomarketing. Marketing cinematogrfico. Marketing viral. Marketing de reteno.
METRO-ADGJ-Comunicao Social-08

12

www.pciconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și