Sunteți pe pagina 1din 11

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO MARANHO

Junho/2013

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Ministerial Comunicao Social/Jornalismo


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova F06, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos Discursiva - Redao

- contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova Discursiva - Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Em hiptese alguma o rascunho da Prova Discursiva - Redao ser corrigido. - A durao da prova de 4 horas para responder a todas as questes objetivas, preencher a Folha de Respostas, fazer a Prova de Redao e transcrever na Folha de Respostas correspondente. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala e devolva todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova F06, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Ateno: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 1 a 10. Juventudes Pois se ainda ontem eu era jovem, conforme me asseguravam, asseguro-lhes que ainda hoje minha juventude no acabou. Se viesse a acabar, estaria to velho que no saberia disso o que significa que serei eternamente jovem. Preciso acrescentar: nada tenho de especial, todos os jovens da minha idade (isto , acima dos 60) sabem disso. No adianta os espelhos (por que se espalham por toda parte?) pretenderem mostrar o contrrio, jogar-nos na cara nossa imagem envelhecida. Ns sabemos que eles mentem, sabemos que no tm como refletir nosso esprito da se vingarem, refletindo to somente o que aparece. Vou mais longe: no que no envelheamos, com essa mania que tem o tempo de nunca parar; na verdade, quanto mais anos vivemos, mais remoamos. Alguns vivem at recuperar de vez para nunca mais largar dela a liberdade da infncia. Enquanto l no chego (esperando chegar), vou remoando, remoando, a ponto dos jovens de dezenove anos me pedirem mais moderao, mais compostura. Toda vez que fazem isso, surpreendo, no fundo de seus olhos, uma inveja incomensurvel: inveja da minha adolescncia verdadeira. verdade que a natureza, que tem l seus caprichos, gosta de brincar com nossa juventude de sexagenrios. Ela faz, por exemplo, o cho parecer mais longe: custa-nos chegar a ele, para apanhar aquela moedinha. Brinca, ainda, com nosso senso de equilbrio: um volteio mais rpido do corpo e parece que a Terra subitamente acelerou a rotao. E j no podemos saltar imitando um saci, sobre os quadrados marcados a giz na calada das brincadeiras: mesmo duas pernas mostram-se insuficientes para retomar o equilbrio. Enfim: valha esta mensagem para todos os jovens que ainda acreditam na velhice. Bobagem, meus amiguinhos: a velhice no chega nunca, mais uma iluso da juventude. No adianta o corpo insistir em dar todos os sinais de mau funcionamento, intil insistirem as bactrias em corromper nossos tecidos, intil os olhos perderem a luz de dentro e a luz de fora: morremos sempre jovens, espantados por morrer, atnitos com essa insistncia caprichosa e absurda da natureza, de vir ceifar nossa vida exatamente quando desfrutamos do esplendor de nossa juventude mais madura.
(Adamastor Rugendas, indito)

2.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. Para o autor do texto, uma evidncia de que a velhice no ilusria est no fato de que os jovens fingem no tem-la e de que os velhos simulam no acreditar nela, sabendo ambos o quanto o tempo implacvel.

II. No segundo pargrafo, o autor retrata-se do exagero que cometeu no pargrafo anterior, onde afirmou minha juventude no acabou, e no terceiro pargrafo confessar que no pouco penoso ser um sexagenrio.

III. Ao longo do texto, o autor promove uma desvinculao entre o corpo e o esprito, de modo que um sexagenrio possa sentir-se intimamente jovem. Em relao ao texto, est correto SOMENTE o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 3.

I. II. III. I e II. II e III.

_________________________________________________________

Considerando-se o contexto, traduz-se com correo e coerncia o sentido do seguinte segmento: (A) (B) (C) (D) (E) Pois se ainda ontem eu era jovem (1 pargrafo) = mesmo que ontem eu fosse moo no tm como refletir nosso esprito (1 pargrafo) = no podem espiritualizar nossa imagem at recuperar de vez (2 pargrafo) = afim de se reabilitar inteiramente uma inveja incomensurvel (2 pargrafo) = um anseio irretratvel desfrutamos do esplendor (4 pargrafo) = usufrumos a magnificncia
o o o o o

_________________________________________________________

4.

Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) Os espelhos, do ponto de vista das pessoas velhas, no existem se no para mostr-las os traos indesejveis de seus rostos, j que o esprito lhes permanece jovem. Para o autor do texto, o esprito das pessoas no envelhece: com o correr dos anos, elas passam a se sentir mais e mais jovens. de se confessar que a velhice trs, de fato, alguns resqucios de enfraquecimento, haja visto os desequilbrios corporais e sua cada vez menor elasticidade. O autor chega ao displante de considerar a velhice uma mera iluso da juventude; parece-lhe, at mesmo, que os sexagenrios so mais adolescentes que os mesmos. H alguns velhinhos, de fato, em cujos trejeitos os fazem assemelhados a crianas, razo pela qual o autor considera a possibilidade de um contnuo remoamento.
MPEMA-Conhecimentos Gerais1

1.

Mostrando-se convicto de seu prprio conceito de juventude, o autor do texto deseja demonstrar que a velhice (A) existe apenas quando tomamos conscincia de sua chegada, o que costuma ocorrer com os primeiros sinais da decrepitude fsica. somente atinge nosso esprito quando tomamos conhecimento dela pela implacvel imagem de ns mesmos que os espelhos fornecem. chega primeiro para aqueles que, quando jovens, no se preparam para enfrentar todos os limites e dissabores dos ltimos anos da vida. efetivamente nunca chega, pois o esprito imune a ela e no acusa em si mesmo as carncias e as restries fsicas que chegam com o tempo. de fato inexiste para aquele que, mesmo se sentindo velho e acabado, consegue transmitir aos outros uma imagem de jovialidade.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova F06, Tipo 001


5. Considerando-se as normas de concordncia verbal, h uma irregularidade na frase: (A) No deveriam preocupar aos mais velhos, na opinio do autor do texto, a expectativa de que os muitos anos j vividos acarretam a decrepitude do esprito. Falando dos sexagenrios, assegura-nos o autor que seu esprito no envelhece, que podem mesmo senti-lo rejuvenescido sob mais de um aspecto. Que os desequilbrios do corpo ou a falta de agilidade no paream aos mais velhos o indcio de um pleno envelhecimento, pois o esprito no acusa tais fraquezas. No sei o quanto surpreender aos jovens o fervor com que o autor se vale de argumentos para considerar que os anos de velhice efetivamente nunca chegam. Ao contrrio dos mais jovens, a quem surpreendero as ideias do autor, agradar aos mais velhos abon-las como inteiramente naturais. 8. Est plenamente adequado o emprego de ambos os segmentos sublinhados em:

I. Os anos da velhice, em cujo peso ningum desacredita, parecem ao autor to ou mais amenos quanto os da juventude.

(B)

II. O preo do passar dos anos, paga-lhe o corpo com


os limites e carncias de que passa a acusar, mas o esprito segue inabalvel.

(C)

III. A despeito da m fama de que a velhice vtima,


viv-la bem prefervel a aproveitar mal a mocidade. Atende ao enunciado SOMENTE o que est em (A) (B) (C) (D) (E) 9.

(D)

(E)

I. II. III. I e II. II e III.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

6.

Est plenamente adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) Se a natureza no fosse to caprichosa, seria bom que possamos ainda brincar nos jogos de calada, com os quais tanto nos animramos quando pequenos. Quanto mais vivermos, mais remoaremos, e um dia teremos chegado ao desfrute da liberdade de que gozvamos quando crianas. Se o cho parece mais longe agora, dever-se- isso ao fato de que nosso corpo comeasse a se ressentir dos limites que nos impem os muitos anos de vida. Esperemos que esta mensagem viesse a contribuir para que todos os jovens que acreditassem na velhice possam mudar de opinio. Melhor ser se a morte no tivesse a m ideia de vir interromper nossa vida justamente quando estivermos desfrutando do esplendor da ltima juventude.

Ambas as frases admitem transposio para a voz passiva em: (A) No renego a mal afamada velhice e Algum invejar os velhos? (B) (C) (D) (E) Vou mais longe que voc e A natureza tem seus caprichos. O tempo brinca com a juventude e O passar dos anos no lhe fez mal. Que os jovens acreditem em mim e Sinto-me mais moo do que ele. A natureza no nos poupa e O esprito segue confiante. sublinhado torna

(B)

(C)

_________________________________________________________

10.

O mau emprego do elemento incoerente a seguinte frase: (A) (B) (C) (D) (E)

(D)

Conquanto no tema a velhice, o autor no deixa de reconhecer os agravos fsicos da idade. Ele no teme a velhice, por mais que tantos se ponham a execr-la. No obstante a decrepitude do corpo, o esprito ainda desfruta de todo o seu vigor. Ele v a velhice com simpatia, porquanto no sentiu envelhecer o esprito. Louvo a velhice, a despeito de alguns verem nela algumas benesses. Matemtica e Raciocnio Lgico

(E)

_________________________________________________________

7.

Est plenamente adequada a pontuao da seguinte frase: (A) O autor do texto sem dispensar o humor, defende um ponto de vista curioso, segundo o qual a velhice, normalmente uma idade temida, e estigmatizada, no passa de mais uma iluso da juventude. (B) O autor do texto, sem dispensar o humor defende um ponto de vista curioso, segundo o qual a velhice normalmente, uma idade temida e estigmatizada no passa de mais uma iluso, da juventude. O autor do texto, sem dispensar o humor defende um ponto de vista, curioso, segundo o qual a velhice, normalmente uma idade, temida e estigmatizada, no passa de mais uma iluso da juventude. O autor do texto, sem dispensar o humor, defende um ponto de vista curioso, segundo o qual a velhice, normalmente uma idade temida e estigmatizada, no passa de mais uma iluso da juventude. O autor do texto, sem dispensar o humor, defende um ponto de vista curioso, segundo o qual, a velhice normalmente uma idade temida e estigmatizada, no passa de mais uma iluso da juventude.

_________________________________________________________

11.

(C)

Um motor funciona durante 3 horas consecutivas com 1 litro do combustvel A, e 2,5 horas consecutivas com 1 litro do combustvel B. Admita que esse motor funcione com qualquer mistura dos combustveis A e B, e sempre com rendimento diretamente proporcional ao tempo de funcionamento com cada combustvel quando utilizado isoladamente. O tempo de funcionamento desse motor com uma mistura de 500 mL de combustvel A e 500 mL de combustvel B ser de 2 horas e (A) (B) (C) (D) (E) 42 minutos. 52 minutos. 48 minutos. 40 minutos. 45 minutos. 3

(D)

(E)

MPEMA-Conhecimentos Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova F06, Tipo 001


12. O nmero 40 dividido em trs parcelas positivas. A maior das trs parcelas deixa resto 4 na diviso por 8. A parcela de valor intermedirio deixa resto 1 na diviso por 8. Nas condies dadas, a menor das trs parcelas igual a (A) (B) (C) (D) (E) 13. 4 3 2 5 1 (B) (C) Legislao (Estatuto do Ministrio Pblico do Estado do Maranho) 16. Os recursos prprios originrios de taxa de inscrio, para os concursos pblicos promovidos pela Procuradoria-Geral de Justia do Estado do Maranho, sero utilizados para (A) aprimoramento dos concursos pblicos realizados pelo Governo do Estado do Maranho. programas vinculados finalidade da Instituio, vedada outra destinao. fundo de despesa estadual criado para a contratao de estagirios para o Governo do Estado do Maranho. financiamento de projetos do Governo do Estado relacionados a carreiras de Estado. cobertura de custos de processos administrativos que envolvam servidores e membros do Ministrio Pblico.

_________________________________________________________

lvaro assumiu uma dvida de x reais em janeiro. Em fevereiro ele pagou 3/5 dessa dvida. Em maro, pagou metade do que ainda devia e, em abril, quitou a dvida, tendo de acrescentar ao pagamento 20% de juros sobre o valor da dvida que havia assumido em janeiro. Se o valor total pago por lvaro em abril para quitar sua dvida (incluindo os juros) foi de R$ 1.280,00, ento x igual a (A) (B) (C) (D) (E) R$ 3.150,00 R$ 2.820,00 R$ 3.200,00 R$ 3.300,00 R$ 3.050,00

(D) (E)

_________________________________________________________

17.

Sobre o Procurador-Geral de Justia correto afirmar que (A) (B) (C) nomeado pelo Governador do Estado para mandato de um ano. vedada a sua reconduo para mais um perodo de mandato. sua destituio dever ser precedida de autorizao de um tero dos membros da Assembleia Legislativa. a ele compete presidir o processo eleitoral interno para a escolha dos Subprocuradores-Gerais de Justia para assuntos jurdicos e administrativos. poder ter em seu gabinete membros do Ministrio Pblico da mais alta evidncia ou com mais de cinco anos de carreira.
o

_________________________________________________________

14.

Em uma folha quadrada de papel, foram traadas 3 linhas paralelas a um dos lados da folha e outras 3 linhas perpendiculares s linhas j traadas de forma a surgirem 16 pequenos quadrados idnticos em seu interior. Algumas fichas sero colocadas nos pequenos quadrados de acordo com a seguinte regra: no se pode colocar mais de uma ficha em cada pequeno quadrado; no se pode colocar mais do que trs fichas em cada linha, coluna ou diagonal da folha de papel. Nas condies dadas, o nmero mximo de fichas que se pode colocar sobre a folha quadrada de papel (A) (B) (C) (D) 10 11 9 12 19. 18.

(D)

(E)

_________________________________________________________

Conforme disposto na Lei Complementar n 13/91, considera-se rgo de execuo do Ministrio Pblico (A) (B) (C) (D) (E) o Promotor de Justia Substituto. o Corregedor-Geral de Justia. a Ouvidoria do Ministrio Pblico. a Escola Superior do Ministrio Pblico. o Centro de Apoio Operacional.
o

_________________________________________________________

Para os fins da Lei n 9.784/99, denominada unidade de atuao dotada de personalidade jurdica (A) (B) (C) (D) (E) o rgo. a autoridade. o Ministrio Pblico. a Cmara de Recurso do Processo Administrativo. a entidade.

(E) 8 _________________________________________________________ _________________________________________________________ 20. 15. O recipiente A possui 10 litros de gua, e o recipiente B est vazio. A gua pode ser transferida do recipiente A para o B (e do B para o A) livremente apenas com o uso de duas canecas, com capacidades de 3 e 5 litros. O nmero mnimo de transferncias de gua entre os recipientes at que o recipiente B fique com 4 litros de gua (A) (B) (C) (D) (E) 4 quatro. seis. cinco. trs. (E) dois. (A) (B) (C) (D)

Nos termos do Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Maranho, a prestao de servios gratuitos facultada aos servidores. cargo pblico aquele criado por lei para provimento efetivo e no comissionado. a investidura em cargo pblico ocorrer com a entrada em exerccio. a investidura em cargo pblico imprescinde aprovao prvia em concurso pblico, ressalvados os casos de nomeao para cargos de livre nomeao e exonerao. o concurso pblico ser vlido por dois anos a contar da publicao do resultado final.
MPEMA-Conhecimentos Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova F06, Tipo 001


24. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. Em 1969, para ressaltar a natureza da vida social, Herbert Blumer enunciou trs premissas: a primeira premissa que os seres humanos agem em relao s coisas com base nas significaes que elas tm para eles; a segunda defende que a significao dessas coisas deriva ou surge da interao social de um indivduo com os outros atores e pela terceira premissa tem-se que essas significaes so utilizadas em, e modificadas por meio de, um processo de interpretao realizado pelo indivduo em sua relao com as coisas que ele encontra.
(Armand e Michle Mattelart. Histria das teorias da comunicao. p. 136, adaptado)

O Manual da Redao da Folha de S. Paulo, no verbete que trata do texto, admite que o texto jornalstico deve estar redigido em nvel intermedirio, ou seja, utilizar-se das formas mais simples admitidas pela norma culta da lngua. Convm que os pargrafos e frases sejam curtos e que cada frase contenha uma s ideia. Em outras palavras, um texto jornalstico, dentre outras qualidades, deve ter como atributos (A) (B) (C) (D) (E) clareza, conciso, preciso, coeso e coerncia. erudio, conciso, preciso, coeso e coerncia. clareza, conciso, elipse, coeso e erudio. elipse, conciso, preciso, erudio e coerncia. clareza, erudio, elipse, coeso e coerncia.

_________________________________________________________

25.

Em abril de 2008, a Agncia Estado, em matria de Felipe Recondo, transcrevia parte da fala do ento Presidente do Senado, Senador Garibaldi Alves Filho, na abertura da

Essas premissas formam o conceito de (A) (B) (C) (D) (E) 22. espectroscpio da sociedade. duplo fluxo da comunicao. entropia. memria coletiva. interacionismo simblico.

III Conferncia Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, que aconteceu em Braslia no dia 28: Hoje, o que se diz, e os parlamentares no podem deixar de concordar, desculpe-me os senhores que no concordam comigo, que a mdia pauta os parlamentares.
(Rafael Duarte Oliveira Venncio. Lenin e o Jornalismo Sovitico. p. 7)

_________________________________________________________

A considerar o discurso do Senador, pode-se afirmar que ele concorda com a hiptese (A) (B) (C) (D) (E) 26. do embaralhamento. do time-lag. da hibridao. da agenda setting. da midiamorfose.

O autor de Marxismo e filosofia da linguagem, reagindo lingustica saussuriana e sua definio abstrata e monoltica do sistema da lngua, apresentou uma concepo dialgica da linguagem, que leva em conta as expresses concretas dos indivduos em contextos sociais especficos. O nome desse autor (A) (B) (C) (D) (E) Pierre Lvy. Niklas Luhmann. Mikhail Bakhtin. Michel Foucault. Pierre Bourdieu.

_________________________________________________________

Uma grande empresa de energia criou um documento com a finalidade de promover a comunicao integrada entre as empresas do Sistema e dessas com seus pblicos de relacionamento, de forma alinhada, coordenada e sinrgica, tendo como base as diretrizes do Planejamento Estratgico, visando ampliar a percepo da marca do Sistema e a reputao corporativa. O Gerenciamento por Diretrizes utiliza um instrumento conhecido por PDCA, que corresponde a (A) Produo de metas Desenvolvimento das aes planejadas Comprometimento do pblico interno Agir corretivamente e realimentao do PDCA. Planejamento Determinao das metas e objetivos Checagem entre o planejado e o desenvolvido Ao com a finalidade de atingir as metas. Produo de metas Desenvolvimento das aes planejadas Checagem entre o planejado e o desenvolvido Ao com a finalidade de atingir as metas. Planejamento Desenvolvimento das aes planejadas Comprometimento do pblico interno Agir junto aos stakeholders. Planejamento Desenvolvimento das aes planejadas Checagem entre o planejado e o desenvolvido Agir corretivamente e realimentao do PDCA. 5

_________________________________________________________

23.

As comunicaes, atualmente, dependem da existncia de satlites geoestacionrios. A respeito desses satlites, correto afirmar que (A) eles encontram-se parados relativamente a pontos fixos sobre a linha do Equador. a velocidade mnima em rbita de 36 mil km/h. eles orbitam ao redor da Terra no sentido oposto ao movimento de rotao.

(B)

(B) (C)

(C)

(D) (D) o Brasil no possui posies administradas pela Unio Internacional de Telecomunicaes. os satlites orbitam sobre os trpicos de Cncer e Capricrnio para atender os pases dos hemisfrios Norte e Sul, respectivamente. (E)

(E)

MPEMA-An. Min.-Com. Social/Jornalismo-F06

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova F06, Tipo 001


27. Os artigos 220 a 224 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil tornam necessrias a elaborao de sete leis regulamentadoras. Analisando o contedo dos supra citados artigos, pode-se afirmar que eles no preveem lei para regular (A) (B) (C) (D) (E) 28. horrios e faixas etrias para diverses e espetculos pblicos. a propaganda comercial de tabaco, bebidas alcolicas, agrotxicos, medicamentos e terapias. os meios de comunicao social eletrnica. a criao do Conselho de Comunicao Social como rgo auxiliar do Congresso Nacional. a criao de uma Comisso Nacional da Verdade. (D) (C) 30. A I Conferncia Nacional de Comunicao (Confecom), realizada no Rio de Janeiro nos dias 20 e 21 de maio de 2011, sistematizou as contribuies de entidades nacionais da rea para a criao de um novo Marco Regulatrio das Comunicaes. Em relao propriedade dos meios e publicidade oficial, entre outras, o texto recomenda (A) (B) o fortalecimento das rdios e TVs comunitrias com apoio de grupos polticos, esportivos ou religiosos. o impedimento de associaes diretas ou indiretas entre programadores de canais. a outorga de canais de televiso a parentes de polticos em segundo grau no ser considerada imoral se a concesso no pertencer ao estado representado pelo poltico. transparncia na distribuio de verbas governamentais para publicidade oficial no sistema privado de comunicao sem licitao em momentos de crises e catstrofes. polticas de fomento produo, distribuio e acesso a contedo nacional, com amplo financiamento oficial de programas que promovam a diversidade de contedo.

_________________________________________________________

Patrick Charaudeau relaciona trs condies para que se crie uma teoria moral aplicada aos meios de comunicao. So elas: 1. que o grupo queira definir uma conduta moral no exerccio de sua prtica, levando em conta aquilo que, em uma sociedade, considerado bem e mal; 2. que, para isso, estabelea um conjunto de regras (explcitas e implcitas) que garantam essa conduta, as quais devem ser respeitadas por todos os membros do corpo social sem exceo e constituam obrigaes; 3. que exista um mecanismo de monitorao, fazendo com que essas regras ajam mais de maneira negativa do que positiva, ou seja, que aqueles que no as respeitem estejam excludos fisicamente ou moralmente do grupo, em um mecanismo de sano. Para o autor, essas condies so necessrias para a criao de (A) (B) (C) (D) (E) um Cdigo Deontolgico. um Cdigo de tica para jornalistas. Princpios de conduta profissional. Princpios de comportamento interno. Princpios de uso do inside information.

(E)

_________________________________________________________

31.

Alguns autores defendem que as notcias so um produto social resultante de vrios fatores: 1. a organizao burocrtica das mdias; 2. a estrutura dos valores-notcia que constitui o elemento fundamental da socializao, a prtica e a ideologia profissional dos jornalistas e; 3. o momento de construo da notcia, que envolve um processo de identificao e contextualizao em que mapas culturais do mundo social so utilizados na organizao.
(Adaptado de: Nelson Traquina. Teorias do Jornalismo, v. I, p. 175 e 176)

_________________________________________________________

Esses fatores correspondem teoria (A) (B) (C) (D) (E) 32. funcionalista. crtica. da recepo. interacionista. estruturalista.

29.

A teoria da responsabilidade social aceita que a mdia deve servir ao sistema econmico e buscar a obteno do lucro, mas subordina essas funes promoo do processo democrtico e informao do pblico (...). Para responder s crticas que a imprensa recebia, a Hutchins Commission resumiu as exigncias que os meios de comunicao teriam de cumprir em cinco pontos principais, que podem ser traduzidos em critrios do chamado 'bom jornalismo'.
(Vencio Lima. A responsabilidade social da mdia. www.cartamaior.com.br)

_________________________________________________________

So eles: (A) (B) (C) (D) (E) 6 objetividade, coeso, iseno, diversidade de opinies e interesse pblico. civismo, exatido, iseno, diversidade de opinies e interesse individual. objetividade, exatido, iseno, diversidade de opinies e interesse pblico. civismo, exatido, iseno, diversidade de mdias e interesse pblico. objetividade, exatido, iseno, diversidade de mdias e interesse individual.

Um editor reprovou a escalada de um telejornal que continha duas chamadas que contrariavam o manual de redao da empresa. Eram elas: Governo confisca gado de fazendas de Senadora Empresa de fachada era dirigida pela dona do jornal. O editor justificou sua atitude pela existncia do vcio de linguagem chamado de (A) (B) (C) (D) (E) cacofonia. ambiguidade. redundncia. chaves. rima.
MPEMA-An. Min.-Com. Social/Jornalismo-F06

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova F06, Tipo 001


33. Na semana passada, o juiz americano Raymond Voet, de um tribunal do condado de Ionia, no estado de Michigan (EUA), aplicou uma multa a si prprio depois que seu celular tocou durante uma audincia. Voet ter de pagar uma multa de US$ 25 (R$ 50). O magistrado conhecido por sua tolerncia zero quando algum celular tocava durante audincias em seu tribunal.
(G1. Lista rene juiz que multou a si prprio e outras multas inusitadas)

37.

Em artigo sobre a responsabilidade social do Jornalismo, Ana Malaco e Luiza Barufi alertam que o jornalismo tem o dever de auxiliar o leitor em suas decises, aprimorar a cultura, colaborar com o processo de cidadania, divulgar o que da ordem de ...... e, principalmente, se responsabilizar por tudo o que divulga. E a melhor maneira de se alcanar essa funo pautar assuntos de ...... e construir um texto noticioso claro e objetivo, que permitam entender os motivos que levaram o fato a ocorrer.
(A funo social do jornalismo. www.jornalpontofinal. com.br/4634/a-funcao-social-do-jornalismo/)

Em estudos de gneros jornalsticos, matrias com esse teor so chamadas de (A) (B) (C) (D) (E) perfil. comentrio. relato. fait-divers. crnica.

Preenchem as lacunas correta e respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) direitos fundamentais do cidado interesse pblico economia e negcios educao e cultura comportamento e valores sociais

_________________________________________________________

34.

Existem critrios de noticiabilidade aceitos por quase todos os jornais. Os mais conhecidos so: (A) (B) (C) (D) (E) generalidade, socializao, empatia, ineditismo e conflito. proximidade, atualidade, individualidade, ineditismo e conflito. proximidade, atualidade, empatia, continuidade e conflito. proximidade, atualidade, empatia, ineditismo e conflito. proximidade, atualidade, empatia, ineditismo e socializao.

_________________________________________________________

38.

correto afirmar que consta do Cdigo de tica dos Jornalistas Brasileiros que (A) a clusula de conscincia um direito do jornalista, podendo o profissional se recusar a executar quaisquer tarefas que estiverem em desacordo com a conveno sindical, contrato de trabalho ou que agridam as suas convices. o jornalista deve cumprir os critrios prprios de autorregulamentao do veculo em que trabalha, desde que eles sejam transparentes para o pblico e para os profissionais contratados pela empresa. toda pessoa natural ou jurdica, rgo ou entidade pblica, que for acusado ou ofendido em publicao de matria de autoria de um jornalista tem direito resposta e retificao das informaes inverdicas ou errneas. somente aos brasileiros natos cabe a responsabilidade da orientao intelectual e administrativa dos servios de notcias, reportagens, comentrios, debates e entrevistas, transmitidos pelas empresas de radiodifuso. o profissional de imprensa deve, ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, ouvir sempre, antes da divulgao dos fatos, o maior nmero de pessoas e instituies envolvidas em uma cobertura jornalstica, principalmente aquelas que so objeto de acusaes no suficientemente demonstradas ou verificadas.

(B)

_________________________________________________________

35.

Para Shenk, na verdade, jornalistas so mais necessrios no mundo do excesso de informao. Como um filtro ctico-analtico e agora mais do que nunca como um rbitro das reivindicaes, a mdia de indispensvel utilidade pblica, to vital quanto nossa eletricidade. Em um mundo com um tanto de informao amplamente maior do que se pode processar, jornalistas so os mais importantes processadores que ns temos.
(H. Guther Faggion. Histria digital e jornalismo online. www.sebraepb.com.br)

(C)

(D)

O trecho citado pelo autor confirma uma hiptese que considera o jornalista como um (A) (B) (C) (D) (E) gatekeeper. representante do leitor. arauto. advogado do leitor. ghost reader.

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

36.

No dia 14 de maro de 2013, o Dirio da Manh de Goinia publicou fotografia de estupro de uma criana ocorrido em praa pblica da cidade de Quirinpolis. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Gois tornou pblico o seu repdio porque a divulgao, mesmo com o rosto da vtima desfigurado por interveno de software, desrespeita a recomendao de que o jornalista no deve divulgar informaes de carter mrbido, sensacionalista ou contrrio aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes. Essa recomendao consta do Art. 11 (A) (B) (C) (D) (E) do Estatuto da Criana e do Adolescente. da Declarao Universal dos Direitos da Criana e do Adolescente. do Cdigo de tica dos Jornalistas Brasileiros. da Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana. do Cdigo de tica da Associao Nacional dos Jornais (ANJ).

39.

No dia 18 de dezembro de 2011, o Editorial de O Globo comentava que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, iniciava seu segundo mandato com a adoo de medidas restritivas liberdade de expresso. O editorial afirmava que o polmico projeto que declara de interesse pblico a produo e distribuio de papel de jornal, abrindo caminho para a maior interveno estatal neste que um insumo vital para a imprensa traria restries aos princpios fundamentais de liberdade de imprensa e desrespeitaria o VII princpio (A) (B) (C) (D) (E) do Estatuto da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). da Declarao de Chapultepec. da Aliana Internacional de Jornalistas. da Declarao da Cpula Social do Mercosul sobre Liberdade de Expresso. do Protocolo Adicional ao Tratado Constitutivo da ANASUL. 7

MPEMA-An. Min.-Com. Social/Jornalismo-F06

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova F06, Tipo 001


40. Para Perseu Abramo, no livro Padres de Manipulao da Grande Imprensa, a fragmentao descontextualizada do fato intervm na construo da notcia criando inverses que operam no reordenamento da importncia daquilo que apresentado ao leitor. Entre os vrios tipos de inverso, Perseu cita a inverso da verso pelo fato, que ocorre quando (A) (B) (C) (D) (E) o secundrio apresentado como principal e viceversa. no o fato em si que passa a importar, mas a verso que dele tem o rgo de imprensa. o texto passa a ser mais importante que o fato que ele reproduz. a construo de frases sobre a realidade substitui a prpria realidade. a opinio substitui total ou parcialmente a informao. 44. Para Gaudncio Torquato, no seu livro Tratado de Comunicao Organizacional e Poltica, os problemas das fontes esto relacionados aos quatro nveis da Comunicao: (A) (B) (C) (D) (E) 45. intra, inter, grupal, individual. executivo, subordinado, grupal, coletivo. inter, intra, grupal, coletivo. superior, inferior, misto, coletivo. intra, inter, lateral, coletivo.

_________________________________________________________

A notcia no webjornalismo se caracteriza, entre outros atributos, de ter (A) (B) (C) (D) (E) contextualidade, interatividade, multimidialidade e perenidade. hipertextualidade, interatividade, exauribilidade e atualizao contnua. hipertextualidade, perenidade, multimidialidade e atualizao contnua. hipertextualidade, interatividade, multimidialidade e atualizao contnua. hipertextualidade, interatividade, multimidialidade e exauribilidade.

_________________________________________________________

41.

Louis Althusser identifica dois tipos de aparelhos no estado. Um deles o aparelho ideolgico, que inclui os sistemas (A) (B) (C) (D) (E) policial, jurdico, poltico e sindical. de diferentes igrejas, jurdico, policial e sindical. escolar, jurdico, poltico e sindical. de diferentes igrejas, jurdico, carcerrio e sindical. escolar, policial, poltico e carcerrio.

_________________________________________________________

46.

No campo dos processos grficos, correto afirmar que (A) o offset um processo de impresso planogrfico em que a imagem impressa indiretamente no suporte. a tipografia usa um processo de entalhe: a imagem a ser impressa gravada em baixo-relevo. a impresso rotogrfica se faz com a composio de textos com tipos mveis, em alto-relevo e na ordem inversa de leitura. a colotipia utiliza chapas de fotopolmeros flexveis e tintas que secam por evaporao. a flexografia consegue fazer impresses em tom contnuo, sem o uso de retcula.

_________________________________________________________

42.

De acordo com a Lei n 12.527/2011, que garante o acesso s informaes pblicas, (A) esto fora de seu mbito as autarquias, fundaes pblicas e sociedades de economia mista e entidades assistenciais controladas pelo poder institudo. o requerente no ter direito de obter o inteiro teor da deciso de negativa de acesso, quando ela estiver explcita na legislao vigente. dever do Ministrio da Justia controlar o acesso e a divulgao de informaes sigilosas produzidas por seus rgos e entidades, assegurando a sua proteo. o tratamento de informao sigilosa resultante de tratados, acordos ou atos internacionais passaro ao acesso pblico depois de 10 anos de vigncia. para o acesso a informaes de interesse pblico, a identificao do requerente no pode conter exigncias que inviabilizem a solicitao. (B) (C)

(B)

(D) (E)

(C)

_________________________________________________________

(D)

47.

H uma fase na produo audiovisual que: 1. ajuda os criadores a visualizar a estrutura do filme e discutir a sequncia dos planos, ngulos, ritmos e as expresses e atitudes dos personagens. poderoso auxiliar para a apresentao do roteiro aos responsveis pela autorizao e liberao de verbas. orienta a produo do filme que foi aprovado pelo cliente ou patrocinador.

(E)

_________________________________________________________

2.

43.

Segundo Rabaa e Gustavo Barbosa (Dicionrio de Comunicao), o veculo impresso ou eletrnico, peridico, de comunicao institucional, dirigido ao pblico interno (funcionrios e seus familiares) e, menos comumente, a determinados segmentos do pblico externo diretamente ligados organizao chamado de (A) (B) (C) (D) (E) jornal mural. letter press. press information. press relation. house organ.

3.

Essa fase da produo chamada de (A) (B) (C) (D) (E) script. storyboard. pr-roteiro. sinopse. guio.
MPEMA-An. Min.-Com. Social/Jornalismo-F06

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova F06, Tipo 001


48. Ttulo composto com tipos da famlia lapidria: (A) 51. O jornalismo est usando uma nova linguagem, que se caracteriza por entender o processo de compreenso do todo para as partes. Essa forma no uma simples decorao do espao grfico, mas um registro da informao que combina a linguagem verbal e a iconogrfica, com predomnio da ltima. Ele, no raro, pode prescindir do texto porque autoexplicativo. Essa linguagem conhecida no meio jornalstico por (A) (B) (C) (D) (E) (D) ilustrao. cartogrfico. grfico de barras. infogrfico. mapas.

TEMPORAL ADIA JOGO SAMPAIO E SANTA QUITRIA

ENTRE

(B)

Temporal adia jogo Sampaio e Santa Quitria

entre

(C)

Temporal adia jogo entre Sampaio e Santa Quitria Temporal adia jogo entre Sampaio e Santa Quitria
52.

_________________________________________________________

O jornalismo trabalha com o desenho de humor como um de seus componentes. ...... se utiliza do exagero em caractersticas fsicas das pessoas; ...... relata um fato ocorrido em poca definida, dentro de determinado contexto cultural, econmico e social e dele depende para ser entendida(o), j ...... trata de um fato universal, que no depende de um contexto especfico de poca ou cultura para ser decodificada(o).
(Adaptado de: fabricarica.com.br)

(E)

Temporal adia jogo entre Sampaio e Santa Quitria

_________________________________________________________

49.

O efeito visual de uma impresso totalmente colorida para o olho humano obtido pela diviso da imagem original em quatro componentes que correspondem s cores primrias de impresso: (A) (B) (C) (D) (E) magenta, ciano, amarelo e preto. magenta, ciano, verde e preto.

O texto se completa correta e, respectivamente, com os seguintes termos: (A) (B) (C) O cartum A charge a caricatura a caricatura a charge o cartum o cartum a charge o cartum o cartum a caricatura a charge

A caricatura A charge -

magenta, violeta, amarelo e preto. vermelho, ciano, verde e preto. magenta, ciano, amarelo e azul.

(D) (E) 53.

A caricatura -

_________________________________________________________

As novas tecnologias de comunicao e informao permitiram que surgissem formas de comunicao com base em princpios pblicos, tais como no ter fins lucrativos, propiciar a participao ativa da populao, ter propriedade coletiva e difundir contedos com a finalidade de educao, cultura e ampliao da cidadania, sob o controle de movimentos e organizaes sociais sem fins lucrativos.
(Adaptado de: Thays Helena Silva Teixeira)

_________________________________________________________

50.

O Photoshop possui algumas ferramentas fundamentais para determinados procedimentos. Entre elas est o (A) custom shape tool, que seleciona cores de qualquer parte da imagem. eyedropper tool, usada para desenhar formas prdesenhadas como sinais, flores etc. gradiente tool, ferramenta que permite que se faam degrads. lasso tool, usada para fazer selees rpidas de reas da mesma cor. magic wand tool, que serve para criar selees a mo livre.

(B)

Essa descrio caracteriza (C) (A) (B) (D) (C) (D) (E) (E) o jornalismo cidado. a comunicao comunitria. o jornalismo de fonte aberta. a comunicao dirigida. a comunicao pblica. 9

MPEMA-An. Min.-Com. Social/Jornalismo-F06

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova F06, Tipo 001


54. Os jornalistas, grosso modo, interessam-se pelo excepcional, pelo que excepcional para eles. O que pode ser banal para outros poder ser extraordinrio para eles ou ao contrrio. Eles se interessam pelo extraordinrio, pelo que rompe com o ordinrio, pelo que no cotidiano (...) Mas o extraordinrio tambm e sobretudo o que no ordinrio com relao aos outros jornais. o que diferente do ordinrio e o que diferente do que os outros jornais dizem do ordinrio ou dizem ordinariamente. uma limitao terrvel a que impe a perseguio.
(Pierre Bourdieu. Sobre Televiso. p. 27)

58.

O foco da comunicao externa a opinio pblica. Existem formas que, estrategicamente, so mais adequadas para esse tipo de comunicao.
(Adaptado de: Gaudncio Torquato. Tratado de Comunicao Organizacional. p. 68)

Entre eles vale destacar (A) as entrevistas individuais, as entrevistas coletivas, cursos para jornalistas e encontros informais. os press-releases, as entrevistas coletivas, cursos para jornalistas e murais. as entrevistas individuais, memorandos e comunicados, entrevistas coletivas e encontros informais. as entrevistas coletivas, cursos para jornalistas, murais e encontros informais. as entrevistas individuais, as entrevistas coletivas, cursos para jornalistas e revistas para endomarketing.

Estamos falando (A) (B) (C) (D) (E) da entrevista exclusiva. de imagens inditas. do furo. do inside information. de fonte exclusiva.

(B)

(C)

(D)

_________________________________________________________

55.

correto afirmar que (A) a acutncia corresponde capacidade da cmera em distinguir elementos com detalhes no muito separados. a resoluo descreve a rapidez das transies de informao das bordas das imagens. A alta resoluo resulta em transies ntidas e detalhes com bordas bem definidas. compresses lossless no garantem que toda a informao contida na imagem permanea. Quando ela for descomprimida, a imagem resultante no ser igual original. quando a luz branca incide sobre um objeto, ele absorve parte das cores e reflete outras. Somente as cores refletidas contribuem para a interpretao das cores pelo observador. a fotometragem de uma cena com um personagem iluminado pela frente no pode ser feita de forma parcial.

(E)

_________________________________________________________

(B)

59.

A distncia entre reportagem e notcia estabelece-se, na prtica, a partir da ......, isto do projeto do texto. Para as ......, as ...... so apenas indicaes de fatos programados, da continuao de eventos j ocorridos e dos quais se espera desdobramentos. (...) ...... supem outro nvel de planejamento. Os assuntos sempre disponveis (a informao matria-prima abundante, como o ar, e no carente, como o petrleo) e podem ou no ser atualizados (ou tornados oportunos) por um acontecimento.
(Nilson Lage. Estrutura da notcia. p. 55)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

Preenchem as lacunas correta e, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) 60. informao notcias pautas Reportagens pauta notcias informaes Reportagens pauta reportagens pautas Notcias pauta informaes notcias Reportagens pauta notcias pautas Reportagens

56.

Para enviar um trabalho grfica, existem alguns cuidados que devem ser observados para garantir um bom produto: (A) (B) (C) (D) (E) deve-se usar o formato JPEG Illustrator ou no FreeHand. produzido no

as marcas de corte so indispensveis para garantir que o acabamento seja correto. a escala RGB deve ser preferida em relao CMYK. as imagens usadas no trabalho devem ser encaminhadas em arquivos parte. para agilizar a transmisso dos PDFs deve-se enviar os arquivos em baixa resoluo.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

57.

Para divulgar o filme Alice in Wonderland, a assessoria contratada para o lanamento distribuiu a um grupo seleto de pessoas um livro contando a histria do filme, quem so os personagens, o diretor, o cenrio, enfim tudo o que foi entendido como interessante para seduzir o receptor do livro. Pelo seu contedo, o livro deve ser considerado (A) (B) (C) (D) (E) um press-release. uma ao de marketing viral. uma nota imprensa. um press kit. um livro-reportagem.

O jornal maranhense O Imparcial foi fundado em 1 de maio de 1926, pelo jornalista Joo Pires Ferreira. A equipe era composta por intelectuais maranhenses. Em outubro de 1944, o seu proprietrio vende o jornal para o maior conglomerado de comunicao do pas, os Dirios Associados, de propriedade de (A) (B) (C) (D) (E) Roberto Marinho. Jos Maria Lisboa. Jlio de Mesquita. Rangel Pestana. Assis Chateaubriand.
MPEMA-An. Min.-Com. Social/Jornalismo-F06

10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova F06, Tipo 001


Discursiva Redao
Ateno: Na Prova Discursiva Redao, devero ser rigorosamente observados os limites mnimo de 20 (vinte) linhas e mximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribudos Redao. Em hiptese alguma o rascunho elaborado pelo candidato ser considerado na correo da Prova Discursiva Redao pela Banca Examinadora.

O Direito se situa numa realidade socialmente construda e possui, em sua essncia, um carter social, bem como um carter histrico. Isso nos remete direta associao entre direito e poltica, direito e histria, direito e realidade social, evidenciando que o direito concreto, vivo, um contnuo processo em construo e transformao.
(Adaptado de: Elizabete David Novaes. Revista Sociologia Jurdica, n. 01 Julho-Dezembro/2005)

Com base no que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema: A atuao do Ministrio Pblico na efetivao do Direito

MPEMA-An. Min.-Com. Social/Jornalismo-F06

11

www.pciconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și