Sunteți pe pagina 1din 7

Pedro Lucas

POR: PEDRO TRRES ESTUDANTE DE HISTRIA - UEPB

IELMO MARINHO/2014

PRONATEC
Uma anlise crtica sobre o programa

O PRONATEC Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico e Emprego, criado pelo Governo Federal, em 2011, surge como mais uma poltica pblica a fim de ampliar o acesso educao profissional (EP) e tecnolgica no pas ; com o objetivo principal de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos tcnicos e profissionais de nvel mdio, de cursos de formao inicial e continuada para trabalhadores e intensificar o programa de expanso de escolas tcnicas em todo o pas (BRASIL/MEC/PRONATEC, 2011). Tendo-se em vista que o PRONATEC faz parte de um conjunto de iniciativas, valendo salientar dentre elas o Programa Brasil Profissionalizado, podemos afirmar tambm que competncia do PRONATEC ampliar a oferta na educao profissional e tecnolgica integrada ao ensino mdio nas redes estaduais, em parceria com o Governo Federal e a promoo do seu fortalecimento, porem na pratica isso que vemos? Por sua via este problematiza um dos pressupostos do Programa, de que a qualificao pretendida implica na melhoria da qualidade do Ensino Mdio Pblico. A uma certa distoro entre o PRONATEC pretendido e o PRONATEC oferecido, onde cabe a ns enquanto seres crticos analisar, compreender e desvendar o seu verdadeiro sentido das coisas. Segundo CIAVATTA, ele caminha na direo oposta universalizao do ensino mdio pblico, gratuito, de qualidade e obrigatrio, e tambm em direo diversa formao integrada. Isto porque ele reitera a privatizao do ensino amplamente criticada pela ao do PROUNI e, segundo o site do MEC, visa combater o desemprego e oferecer ao mercado mo de obra qualificada. Estar reiterando o mito da empregabilidade, tambm criticado desde os tempos do governo FHC? Alm disso, educar uma ao de desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, preparar para o mercado parte da formao. No se pode tomar a parte pelo todo e achar que educar a mesma coisa que preparar para a precarizao do trabalho, para o subemprego, para a desregulamentao das relaes de trabalho, para as condies de explorao do trabalho vigentes. Desse modo ao priorizar a qualificao profissional concomitante ao Ensino Mdio Pblico, mediante parcerias pblico/privado fragmenta os insuficientes recursos pblicos e promove a descontinuidade em relao concepo progressista

de integrao entre educao bsica (EB) e educao profissional (EP) interrompendo o processo de travessia para a escola unitria e no enfrentando a problemtica complexa da qualidade na escola pblica. As medidas anunciadas pela Presidente no campo educacional sinalizam a realizao do necessrio e to discutido investimento em recursos financeiros, materiais e humanos na educao pblica, a caminho da universalizao do ensino mdio via educao profissional? Pelo contrrio, promove a extenso da experincia do PROUNI para o ensino mdio profissionalizante refletindo uma poltica afirmativa de aumento de vagas para os jovens trabalhadores concomitantemente, expandindo o ensino realizado por instituies privadas, sob as bases de formao imediata para o mercado de trabalho, e de formao aligeirada.

No Brasil, definiram-se dominantemente concepes e prticas vigentes na dcada de 1990, como as parcerias pblico/privado que ampliam a dualidade estrutural da educao, especialmente no mbito da educao profissional tcnica e tecnolgica (FRIGOTTO, 2010).

Assim podendo-se afirma que encontra-se equivocada a ilusria ideia do PRONATEC como promovedor de uma EP de qualidade e integradora ao ensino mdio, j que ao invs de oferecer uma formao integrada a EB baseada no conceito de politecnia, oferece a sociedade uma formao que se ope ao conceito acima citado e a integrao entre educao profissional e educao geral, caminhando na direo da dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual, entre instruo profissional e instruo geral. Fazendo-se verdade a citao abaixo:

Se nossa interpretao correta, primeiro, no se trata de poltica pblica, de ensino mdio obrigatrio e gratuito, como , por lei, o ensino fundamental, mas de programas com expressivo apoio do setor privado, ONGs e empresrios. Seria apenas um louvvel

trabalho comunitrio se no tivssemos, na educao brasileira, o vis da privatizao e da prevalncia da formao voltada para as empresas e/ou o mercado a partir da educao profissional, em detrimento da formao geral (CIAVATTA, 2010, p. 166).

Por essas e outras razes afirmo que o PRONATEC assim como outras polticas pblicas assistencialistas governamentais no passam da galinha de ovos de ouro para que os mesmos possam ganhar popularidade e visibilidade, passandose na vista de muito por muitos como politicas salvadoras e eficazes, mas que na verdade so bem pensadas, planejadas, de carter ilusrio e miditica que beneficiam poucos ao invs de muitos, como ainda se pensa. Beneficiam a iniciativa privada, promovem a pedagogia pragmtica e formativa de base tecnocrata,, instrumental destinada as classes menos favorecidas; pois, para que te fazer pensar se podem te fazer fazer ? Sem nenhuma dissimulao, no incio do sculo XIX, Desttut de Tracy, expunha aquilo que historicamente vem se concretizando:

Os homens de classe operria tm desde cedo a necessidade do trabalho de seus filhos. Essas crianas precisam adquirir desde cedo o conhecimento e sobretudo o hbito e a tradio do trabalho penoso a que se destinam. No podem, portanto, perder tempo nas escolas (...) Os filhos da classe erudita, ao contrrio, podem dedicarse a estudar durante muito tempo; tm muitas coisas para aprender para alcanar o que se espera deles no futuro. (DESTTUT DE TRACY, 1801, apud FRIGOTTO, 1987)

importante ressaltar a diferena entre os interesses do setor empresarial e do setor educacional. O primeiro tem como referncia as finalidades produtivas, enquanto ao segundo cabe formar para o exerccio da cidadania que envolve a

aquisio dos meios indispensveis a uma vida mais digna, respeitando os valores sociais e os direitos e deveres dos cidados. O conflito acontece, principalmente, porque a lgica capitalista difere da lgica da educao. A lgica capitalista a lgica da produo, do lucro, da explorao do trabalhador, da competitividade, da mercantilizao. J a lgica da educao est voltada para a formao do indivduo para garantir-lhe, dentre outras, a possibilidade de se livrar das amarras da opresso, para reconhecer as necessidades do outro, respeitar as individualidades e participar na construo de uma sociedade mais justa e igualitria. para atingir a esses objetivos mais gerais que deve estar voltada toda a educao brasileira. Sendo que uma das justificativas para baixa qualidade da Educao Profissional no Brasil d-se por sua origem centrada na ideia de treinamento e embasamento em polticas emergenciais. E para combatermos a falncia da EP no brasil temos que pensar em um projeto contra hegemnico, o qual s nos trar as melhorias que tanto sonhamos. No plano mundial, com o surgimento a ideologia do capital humano na dcada de 1950 com a equipe de Theodoro Schultz (1973) encontra-se uma viso invertida para explicar as desigualdades sociais produzidas pelas relaes entre capital e trabalho onde naturaliza-se o cartear cada vez mais excludente das relaes sociais e induz-se a ideia que os pases pobres e as populaes pobres podem sair desta situao investindo em educao. Uma viso que alm de reduzir a educao de um direito social e subjetivo a um servio mercantil, falseia e obscurece as reais relaes sociais que produzem a desigualdade. J penso o oposto e concordo plenamente com a seguinte citao:

Ao contrrio do que pretendem os mandamentos e as lengalengas do pensamento nico, a maioria no pobre porque no conseguiu boa educao, mas, na realidade, no conseguiu boa educao porque pobre. (Beluzzo id., ibid.., p. 2)

falso afirmarmos que as mazelas sociais, os grupos sociais, os pases subdesenvolvidos, perifricos e semiperifricos esto em situaes desconfortveis devido ao pouco grau de escolarizao, tendo-se em vista que isto deve-se aos

processos histricos (formas de colonizao), ao capitalismo e ao sistema de diviso internacional do trabalho a eles submetidos. A natureza que compe e permeia o tecido estrutural do PRONATEC persiste sendo apenas aliviadora, com atribuies de polticas compensatrias e filantrpicas. O que deve ser feito, em termos de poltica educacional do governo federal, para promover a integrao de qualidade entre EB e EP so investimentos governamentais para um projeto superior de educao do povo brasileiro. No apenas em relao aos pases ricos, mas tambm aos pases latino-americanos, temos um sculo ou mais de atraso nas polticas pblicas de educao bsica. O desafio atual consiste em identificar e fortalecer as foras polticas presentes no Estado nas disputas de projetos societrios e educacionais contra hegemnicos, particularmente na Educao Profissional que fortaleam as possibilidades de emancipao dos jovens e adultos trabalhadores. Portanto, o ensino mdio integrado educao profissional considera a realidade brasileira e a necessidade de milhes de jovens brasileiros em se profissionalizarem durante o Ensino Mdio. Para tanto, a formao mais completa para estes jovens implica em uma formao geral, propiciada pelo Ensino Mdio mediante a compreenso de conhecimentos cientfico-tecnolgicos e socioculturais para a realizao de uma leitura crtica do mundo, integrada a uma formao profissional que lhes permita garantir suas sobrevivncias. Considera-se que a educao, enquanto processo de formao humana, possui a dupla dimenso de transformao e a de reproduo.

REFERNCIAS

CIAVATTA, M. A Formao Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memria e de identidade. In: FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs.). Ensino Mdio Integrado: concepo e contradies. Cortez: So Paulo, 2005. p. 83105.

Educao profissional: no h uma poltica pblica consistente de universalizao do ensino mdio pblico, Qui, 07 de Julho de 2011 12:11 Disponvel em:

https://www.google.com.br/search?q=pronatec+e+a+rela%C3%A7ao+&rlz=1C1AVS K_ptPTBR573BR573&oq=pronatec+e+a+rela%C3%A7ao+&aqs=chrome..69i57.782 3j0j4&sourceid=chrome&espv=210&es_sm=122&ie=UTF-8#

MEC. CNE. Verso Preliminar para debates na Audincia Pblica Nacional. Trata da Atualizao das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio. Relator Francisco Aparecido Cordo. Braslia: CEB, 2010.

MEC. PRONATEC. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico e Emprego. 2010. Disponvel em: <http://pronatecportal.mec.gov.br/index.html>.

Acesso em: 01 out. 2011.

SALDANHA,L.- O PRONATEC e a relao ensino mdio e educao profissional Acesso em: 11 fev. 2014 UFPR. Disponvel em

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&v ed=0CDkQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.ucs.br%2Fetc%2Fconferencias%2Finde x.php%2Fanpedsul%2F9anpedsul%2Fpaper%2Fview%2F1713%2F141&ei=jVT8Uo CQGIm_kQeTvIHwCg&usg=AFQjCNHi486gpklC7ZKSG5ivUj57CdNy2w&bvm=bv.61 190604,d.eW0.

S-ar putea să vă placă și