Sunteți pe pagina 1din 25

-PBLICO-

N-2730 CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

11 / 2003

Abandono de Poo

SC-37
Segurana de Poos

Revalidao

Revalidada em 01/2012.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

ABANDONO DE POO

Procedimento

Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos seus itens. Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

SC - 37
Segurana de Poos

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e das suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as suas Subsidirias) e homologadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das suas Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N - 1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

24 pginas

-PBLICO-

N-2730
1 OBJETIVO

NOV / 2003

1.1 Esta Norma fixa as diretrizes para o abandono de poos martimos ou terrestres, visando deix-los em perfeitas condies de segurana e proteo ambiental. 1.2 Esta Norma se aplica a todos os tipos de poos. 1.3 Esta Norma se aplica a trabalhos executados a partir da data de sua edio. 1.4 Esta Norma contm Requisitos Tcnicos e Prticas Recomendadas.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma. Portaria ANP no 25, de 6/03/2002 - Aprova o Regulamento de Abandono de Poos Perfurados com Vistas Explorao ou Produo de Petrleo e Gs; Portaria ANP no 114, de 25/07/2001 - Aprova o Regulamento Tcnico que Define os Procedimentos a Serem Adotados na Devoluo de reas de Concesso na Fase de Explorao; NORMAM 01 - Normas de Autoridade Martima para Embarcaes Empregadas na Navegao de Mar Aberto; ABNT NBR 5732 - Cimento Portland Comum; ABNT NBR 9831 - Cimento Portland Destinado Cimentao de Poos Petrolferos; ABNT NBR 11578 - Cimento Portland Composto; API RP 10 B - Recommended Practice for Testing Well Cements; API SPEC 10A - Specification for Cements and Materials for Well Cementing.

3 DEFINIES
Para os propsitos desta Norma so adotadas as definies indicadas nos itens 3.1 a 3.8. 3.1 Abandono Conjunto de operaes destinadas a isolar os fluidos de formao entre si e da superfcie. 3.2 Abandono Permanente Abandono onde no h interesse de retorno para continuidade das operaes no poo.

-PBLICO-

N-2730
3.3 Abandono Temporrio

NOV / 2003

Abandono onde h interesse de retorno para continuidade das operaes no poo. 3.4 Aqfero Intervalo permevel contendo gua de qualquer natureza, passvel de ser destinada ao uso pblico ou industrial, ou quando h responsabilidade ou potencial de responsabilidade deste intervalo pelo mecanismo de produo de um reservatrio ou jazida de petrleo ou gs natural. 3.5 Barreiras de Segurana Separao fsica apta a conter ou isolar os fluidos dos diferentes intervalos permeveis, podendo ser de 3 tipos, conforme Portaria ANP n o 25. 3.5.1 Barreira Lquida Constituda por uma coluna de lquido com presso hidrosttica suficiente para impedir o fluxo de fluido do intervalo. 3.5.2 Barreira Slida Consolidada Constituda por material slido, que no se deteriora com o tempo, podendo ser: a) tampes de cimento ou outros materiais de caractersticas fsicas similares; b) revestimentos cimentados; c) anulares cimentados entre revestimentos. 3.5.3 Barreira Slida Mecnica Aquela considerada como temporria, podendo ser constituda de um dos seguintes elementos: a) b) c) d) e) f) g) tampo mecnico permanente (bridge plug permanente); tampo mecnico recupervel (bridge plug recupervel); retentor de cimento (cement retainer); obturadores (packers) de qualquer natureza; vlvulas de segurana do interior da coluna de produo; tampes mecnicos do interior da coluna de produo; equipamentos de cabea de poo.

3.6 Interrupo Emergencial Resultante do desacoplamento da sonda do poo, por curto perodo de tempo, com a retirada ou no dos equipamentos de segurana da cabea do poo e com a retirada ou no da sonda da locao, onde haja programao de retorno definida. So exemplos de interrupo emergencial:

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

a) mudana de locao para perfurao de poo de alvio para combate a blowout; b) desconexo e retirada do blowout preventer (BOP) devido ao balano da cabea do poo, risco de agresso ou agresso ao meio ambiente por derrame de leo em virtude de rompimento de linha; c) desconexo do lower marine riser package por perda de posio da embarcao; d) desconexo e retirada programada do lower marine riser package para reparo; e) falha do BOP; f) outras situaes. 3.7 Intervalo Permevel Intervalo de rocha capaz de armazenar e produzir fluidos. 3.8 Poo Aberto Trecho do poo no coberto por revestimento.

4 CONDIES GERAIS
O abandono de poo deve ser definido pelas Comisses de Completao e Abandono de Poos. 4.1 Teste das Barreiras de Segurana 4.1.1 Os tampes, quer sejam mecnicos ou de cimento, devem ser testados com peso ou com presso, conforme abaixo: a) peso: no mnimo, 7 toneladas de peso; b) presso: presso superior presso de absoro da formao a ser isolada ou, no mnimo, 1 000 psi, aceitando uma queda de presso de 10 % para um perodo de teste de 15 min, com estabilizao da presso de teste. 4.1.2 permitido que o teste do tampo de superfcie seja dispensado, desde que seja efetuado com o dobro do comprimento, conforme definido nos itens 5.5 e 6.6 desta Norma. 4.1.3 No caso em que 2 ou mais tampes de cimento forem deslocados sucessivamente para o isolamento de um determinado intervalo permevel portador de fluidos de mesma natureza e mesmo gradiente de presso, somente o tampo superior deve ser obrigatoriamente testado. Excepcionalmente, o primeiro tampo deslocado deve ser obrigatoriamente testado, quando ele no estiver posicionado no fundo do poo ou imediatamente acima de uma base testada por peso (ver FIGURA 1).

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

FIGURA 1 - TESTE DAS SUCESSIVOS

BARREIRAS

DE

SEGURANA

TAMPES

4.1.4 Para o caso de isolamento de qualquer intervalo com o assentamento de um tampo mecnico e com o deslocamento de um tampo de cimento imediatamente acima do tampo mecnico, permitido que o teste do tampo de cimento seja dispensado, desde que o tampo mecnico seja devidamente testado com presso. 4.1.5 Quando o isolamento for feito somente por tampo mecnico, este tampo deve ser testado com presso. 4.1.6 Os valores de teste de presso adotados devem ser compatveis com as presses esperadas ou comprovadas no poo, de forma a garantir a conteno dos fluidos a serem isolados. 4.2 Qualquer equipamento que possa constituir obstculo navegao deve ser sinalizado de acordo com a NORMAM 01. 4.3 As caractersticas dos cimentos utilizados na confeco das barreiras slidas consolidadas, bem como os procedimentos de mistura das pastas de cimento, devem obedecer as normas API SPEC 10A, API RP 10B, ABNT NBR 5732, NBR 9831 e NBR 11578. 4.4 Os revestimentos que cobrirem intervalos permeveis portadores de hidrocarbonetos ou aqferos devem ter sua cimentao avaliada e aqueles que no estiverem adequadamente cimentados devem sofrer correes em sua cimentao, para prover o isolamento correto destes intervalos (ver FIGURA 2).

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

FIGURA 2 - CORREO DA CIMENTAO DE M QUALIDADE


4.5 Qualquer espao anular, que apresente intervalos permeveis, portadores de hidrocarboneto ou aqferos, comunicando qualquer intervalo com a superfcie do terreno ou com o fundo do mar, deve ser isolado utilizando-se a tcnica mais adequada em funo das condies mecnicas do poo (ver FIGURAS 3 e 4).

FIGURA 3 - ESPAO ANULAR DE POO ABERTO NO COBERTO COM CIMENTO

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

FIGURA 4 - ESPAO ANULAR COM INTERVALOS PERMEVEIS PORTADORES DE HIDROCARBONETOS OU AQFEROS


4.6 Tanto no abandono permanente quanto no abandono temporrio, o intervalo do poo situado entre tampes deve ser preenchido com uma barreira lquida. 4.7 No abandono de poos multilaterais ou partilhados, deve ser aplicado o disposto nesta Norma para cada uma das sees laterais ou partilhadas. 4.8 Durante as fases de explorao e de desenvolvimento da produo, permitido que o poo seja abandonado, mediante envio de uma notificao escrita Agncia Nacional de Petrleo (ANP). 4.9 Durante a fase de produo, permitido que todo poo produtor de petrleo ou gs ou injetor de gua ou gs seja abandonado, aps autorizao escrita da ANP. 7

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

4.10 Deve ser solicitada autorizao formal ANP para qualquer poo que tenha que ser abandonado em desacordo com a legislao regulatria vigente sobre abandono de poos, mediante apresentao de arrazoado detalhado que justifique tal ao. 4.10.1 O arrazoado deve conter, no mnimo, esquemas de poo atual e aps o abandono, acompanhado de justificativa tcnica. 4.10.2 O atendimento ao item 4.10 desta Norma deve ser precedido por um contato prvio entre as partes interessadas, atravs da gerncia de relacionamento da PETROBRAS com a ANP. 4.11 O poo no deve ser abandonado enquanto as operaes necessrias ao abandono puderem vir a prejudicar de alguma forma quaisquer operaes em poos vizinhos, exceto quando o poo em questo representar ameaa de dano segurana ou ao meio ambiente. 4.12 Prevalece o que est definido na legislao vigente em caso de haver desacordo com qualquer item desta Norma.

5 ABANDONO PERMANENTE
5.1 Isolamento de Intervalos no Poo Aberto 5.1.1 Na parte no revestida de um poo, os intervalos permeveis portadores de hidrocarbonetos, produtores ou no, os intervalos com indcios, os aqferos e os intervalos permeveis de presso anormal devem ser isolados, entre si, mediante a utilizao de tampes de cimento. 5.1.2 Os tampes de cimento citados no item 5.1.1 desta Norma devem cobrir os intervalos permeveis portadores de hidrocarbonetos ou aqferos, ficando os topos e bases destes tampes, no mnimo, 30 m acima e abaixo dos intervalos permeveis respectivamente ou at o fundo do poo, se a base do intervalo estiver a menos de 30 m do fundo do poo (ver FIGURA 5).

FIGURA 5 - ISOLAMENTO DE INTERVALOS NO POO ABERTO


8

-PBLICO-

N-2730
5.2 Isolamento entre Poo Aberto e Revestimento

NOV / 2003

5.2.1 Quando existir um intervalo de poo no revestido, abaixo de uma coluna de revestimento, deve ser colocado um tampo de cimento na extremidade deste revestimento com a base do tampo localizada, no mnimo, 30 m abaixo da extremidade do revestimento e o topo, no mnimo, 30 m acima da sapata (ver FIGURA 6).

FIGURA 6 - ISOLAMENTO ENTRE POO ABERTO E REVESTIMENTO


5.2.2 Se houver persistente perda de circulao na execuo de tampes de cimento, o abandono deve ser feito atravs da fixao de um tampo mecnico acima da sapata do revestimento, efetuando acima do tampo mecnico um tampo de cimento com, no mnimo, 30 m de comprimento (ver FIGURA 7).

FIGURA 7 - ISOLAMENTO ENTRE POO ABERTO E REVESTIMENTO NA PRESENA DE ZONA COM PERDA DE CIRCULAO
5.3 Isolamento de Intervalos Permeveis Canhoneados 5.3.1 Os intervalos canhoneados devem ser isolados entre si, escolhendo um dos procedimentos, citados nos itens 5.3.1.1 a 5.3.1.3 desta Norma. 5.3.1.1 Deve ser posicionado um tampo de cimento, de modo a cobrir o intervalo canhoneado, ficando o seu topo, no mnimo, 30 m acima do topo do intervalo canhoneado e sua base, no mnimo, 30 m abaixo da base deste intervalo canhoneado. Em seguida, deve ser efetuada a compresso de cimento. Aps a compresso de cimento, o topo do tampo de cimento deve estar, no mnimo, 30 m acima do topo do intervalo canhoneado. 9

-PBLICO-

N-2730
Nota:

NOV / 2003

Em poo revestido, permitido que a base do tampo de cimento seja posicionada no fundo do poo, caso o fundo do poo esteja a menos de 30 m abaixo do intervalo canhoneado, ou no topo de qualquer tampo preexistente (tampo mecnico, tampo de cimento, colar etc.) que esteja posicionado abaixo da base do intervalo canhoneado (ver FIGURA 8).

FIGURA 8 - ISOLAMENTO ENTRE CANHONEADOS - SITUAO 1

INTERVALOS

PERMEVEIS

5.3.1.2 Deve ser assentado um tampo mecnico a, no mximo, 30 m do topo do intervalo canhoneado, sendo posicionado acima do tampo mecnico um tampo de cimento de, no mnimo, 30 m de comprimento (ver FIGURA 9).

FIGURA 9 - ISOLAMENTO ENTRE INTERVALOS PERMEVEIS CANHONEADOS - SITUAO 2


5.3.1.3 Deve ser posicionado um tampo de cimento de, no mnimo, 60 m de comprimento, de modo que a base desse tampo fique posicionada a, no mximo, 30 m do topo do intervalo canhoneado (ver FIGURA 10). 10

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

FIGURA 10 - ISOLAMENTO ENTRE INTERVALOS CANHONEADOS - SITUAO 3

PERMEVEIS

5.3.2 O isolamento do intervalo canhoneado mais raso deve ser feito por um dos mtodos citados nos itens 5.3.2.1 e 5.3.2.2 desta Norma. 5.3.2.1 Deve ser assentado um tampo mecnico permanente cerca de 20 m acima do topo do intervalo canhoneado, sendo posicionado um tampo de cimento de, no mnimo, 30 m de comprimento acima desse tampo mecnico (ver FIGURA 11). Nota: Esta soluo deve ser adotada sempre que for observada perda de circulao.

FIGURA 11 - ISOLAMENTO DE INTERVALO PERMEVEL CANHONEADO MAIS RASO - SITUAO 1


5.3.2.2 Deve ser posicionado um tampo de cimento de, no mnimo, 60 m de comprimento, de modo que sua base fique posicionada a, no mximo, 20 m do topo do intervalo canhoneado (ver FIGURA 12). 11

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

FIGURA 12 - ISOLAMENTO DE INTERVALO PERMEVEL CANHONEADO MAIS RASO - SITUAO 2


5.4 Isolamento de Topo de Revestimento que no Atinge a Superfcie (Liner) Em todo o poo que for construdo utilizando liner, sem prejuzo dos diversos tampes mencionados nesta Norma, deve ser feito um tampo de cimento com base no topo do liner e com, no mnimo, 30 m de comprimento (ver FIGURA 13).

FIGURA 13 - ISOLAMENTO DE TOPO DE REVESTIMENTO QUE NO ATINGE A SUPERFCIE (LINER)


5.5 Tampo de Superfcie 5.5.1 Em poos martimos, deve ser posicionado um tampo de cimento com, no mnimo, 30 m de comprimento, com topo situado entre 100 m e 250 m de profundidade abaixo do fundo do mar (ver FIGURA 14). 12

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

FIGURA 14 - TAMPO DE SUPERFCIE EM POO MARTIMO


5.5.2 Em poos terrestres, deve ser posicionado um tampo de cimento com, no mnimo, 60 m de comprimento, com topo situado no fundo do antepoo (ver FIGURA 15).

FIGURA 15 - TAMPO DE SUPERFCIE EM POO TERRESTRE


5.6 Isolamento de Revestimento Cortado Remanescente 5.6.1 No caso da recuperao de revestimento que foi cortado acima da sapata do revestimento anterior, deve ser feito o tampo de cimento com a base, no mnimo, 30 m abaixo do ponto de corte e com o topo, no mnimo, 30 m acima deste ponto (ver FIGURA 16).

13

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

FIGURA 16 - ISOLAMENTO DE REVESTIMENTO CORTADO REMANESCENTE SITUAO 1


5.6.2 Na impossibilidade da execuo do tampo referenciado no item 5.6.1 desta Norma, deve ser seguido o item 5.6.2.1 ou 5.6.2.2. 5.6.2.1 Deve ser colocado um tampo mecnico permanente 15 m acima do topo do revestimento remanescente e um tampo de cimento com, no mnimo, 30 m de comprimento sobre o tampo mecnico (ver FIGURA 17).

FIGURA 17 - ISOLAMENTO DE REVESTIMENTO CORTADO REMANESCENTE SITUAO 2


5.6.2.2 Deve ser posicionado um tampo de cimento de 60 m de comprimento, de modo que sua base fique posicionada, no mximo, 30 m acima do topo da parte remanescente da coluna de revestimento (ver FIGURA 18). 14

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

FIGURA 18 - ISOLAMENTO DE REVESTIMENTO CORTADO REMANESCENTE SITUAO 3


5.6.3 No caso de corte abaixo da sapata do revestimento anterior, alm do tampo previsto nos itens 5.6.1 ou 5.6.2.2 desta Norma, deve-se proceder conforme os itens 5.1 e 5.2 (ver FIGURA 19 e FIGURA 20).

FIGURA 19 - ISOLAMENTO DE REVESTIMENTO CORTADO REMANESCENTE ABAIXO DA SAPATA DO REVESTIMENTO ANTERIOR SITUAO 1
15

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

FIGURA 20 - ISOLAMENTO DE REVESTIMENTO CORTADO REMANESCENTE ABAIXO DA SAPATA DO REVESTIMENTO ANTERIOR SITUAO 2
5.7 Abandono Deixando, no Poo, Parte da Coluna de Produo ou Injeo O intervalo produtor ou injetor deve ser isolado, assentando-se um tampo mecnico o mais prximo possvel do topo da parte remanescente da coluna de produo ou injeo e deslocando-se acima do tampo mecnico, um tampo de cimento com, no mnimo, 60 m (ver FIGURA 21).

16

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

FIGURA 21 - ABANDONO DEIXANDO NO POO PARTE DA COLUNA DE PRODUO OU INJEO


5.8 Arrasamento de Poo No abandono permanente de poo, deve-se remover da locao todos os equipamentos de poos instalados, conforme itens 5.8.1 e 5.8.2 desta Norma. 5.8.1 Locaes Martimas 5.8.1.1 Em profundidades de gua menores que 80 m, todos os equipamentos acima do fundo do mar devem ser removidos, ou cortados a 20 m abaixo do fundo do mar naquelas reas sujeitas a processos erosivos intensos, conforme mencionado na Portaria ANP no 114. 5.8.1.2 Em profundidades de gua acima de 80 m, permitido que os equipamentos de poos instalados ou partes destes sejam deixados no local, desde que se tenha, no mnimo, 80 m de profundidade de gua livre e estejam garantidas as barreiras relativas migrao de fluidos para o fundo do mar e o isolamento entre os diversos intervalos permeveis atravessados pelo poo. 17

-PBLICO-

N-2730
Nota:

NOV / 2003

As instalaes ou partes de instalaes, cuja retirada se mostrar tecnicamente contra-indicada do ponto de vista de segurana ou impacto ambiental, devem ter sua localizao informada autoridade martima, sinalizando-as conforme disposto na NORMAM 1.

5.8.2 Locaes Terrestres Todos os equipamentos de superfcie (cabea de revestimento, carretis etc.) devem ser removidos. Caso necessrio, o revestimento de superfcie deve ser cortado, de modo que a sua extremidade superior fique o mais prximo possvel do fundo do antepoo, aterrando este e outras cavidades, at o nvel do terreno circundante.

6 ABANDONO TEMPORRIO
6.1 Isolamento de Intervalos no Poo Aberto 6.1.1 Na parte no revestida de um poo, os intervalos permeveis portadores de hidrocarbonetos, produtores ou no, os intervalos com indcios, os aqferos e os intervalos permeveis com presso anormal devem ser isolados, entre si, mediante a utilizao de tampes de cimento. 6.1.2 Os tampes de cimento citados no item 6.1.1 desta Norma devem cobrir os intervalos permeveis portadores de hidrocarbonetos ou aqferos, ficando os topos e bases destes tampes, no mnimo, 30 m acima e abaixo dos intervalos permeveis respectivamente ou at o fundo do poo, se a base do intervalo estiver a menos de 30 m do fundo do poo. 6.1.3 Nos casos de situao de interrupo emergencial e nos abandonos em que a sonda permanea sobre o poo e tenha o compromisso da continuidade de programao com o poo em questo, permitido que o procedimento descrito no item 6.1.1 desta Norma seja dispensado. 6.2 Isolamento entre Poo Aberto e Revestimento 6.2.1 Quando existir um intervalo de poo no revestido abaixo de uma coluna de revestimento, deve ser posicionado um tampo de cimento na extremidade deste revestimento com base, no mnimo, 30 m abaixo e topo, no mnimo, 30 m acima da sapata. Nota: Quando o anular do revestimento, prximo a sapata, apresentar boa qualidade de cimentao, permitido posicionar um tampo de cimento com, no mnimo, 30 m de comprimento com a base posicionada 20 m acima da sapata.

6.2.2 Se houver persistente perda de circulao na execuo de tampes de cimento, o abandono deve ser feito, atravs da fixao de um tampo mecnico acima da sapata do revestimento e efetuando acima do tampo mecnico, um tampo de cimento com, no mnimo, 30 m de comprimento. 18

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

6.2.3 Em situao de interrupo emergencial, permitido que seja posicionado um tampo de cimento com, no mnimo, 30 m de comprimento com a base posicionada 20 m acima da sapata, ou um tampo mecnico recupervel assentado acima da sapata. 6.3 Isolamento de Intervalos Permeveis Canhoneados 6.3.1 Os diferentes intervalos permeveis canhoneados devem ser isolados entre si por meio de tampes mecnicos ou tampes de cimento com, no mnimo, 30 m de comprimento. 6.3.2 Entre 20 m e 30 m acima do topo do intervalo canhoneado mais raso, deve ser posicionado um tampo de cimento com, no mnimo, 30 m de comprimento ou deve ser assentado um tampo mecnico (ver FIGURA 22). Nota: Se houver persistente perda de circulao na execuo deste tampo de cimento, o abandono deve ser feito atravs da fixao de um tampo mecnico permanente 10 m acima do topo do intervalo canhoneado e, a seguir, efetuando-se acima desse um tampo de cimento com, no mnimo, 30 m de comprimento.

FIGURA 22 - ISOLAMENTO CANHONEADOS

ENTRE

INTERVALOS

PERMEVEIS

6.3.3 Em situao de interrupo emergencial, permitido que o tampo mecnico permanente ou o tampo de cimento seja substitudo por tampo mecnico recupervel.

19

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

6.4 Isolamento de Topo de Revestimento que no Atinge a Superfcie (Liner) 6.4.1 Em todo o poo que for construdo utilizando liner, sem prejuzo nos diversos tampes mencionados nesta Norma, deve ser posicionado um tampo de cimento com base 10 m acima do topo do liner e, no mnimo, com 30 m de comprimento (ver FIGURA 23). Nota: Outra alternativa a esse procedimento assentar um tampo mecnico recupervel 10 m acima do topo do liner.

FIGURA 23 - ISOLAMENTO DE TOPO DE REVESTIMENTO QUE NO ATINGE A SUPERFCIE (LINER)


6.4.2 Em todo o poo que for construdo utilizando liner, permitido que o posicionamento de tampo de cimento ou de tampo mecnico recupervel no seu topo seja dispensado, caso fique comprovada atravs de perfis e testes a boa qualidade da cimentao no espao anular entre o revestimento e o liner (ver FIGURA 24).

FIGURA 24 - DISPENSA DO ISOLAMENTO DE TOPO DE REVESTIMENTO QUE NO ATINGE A SUPERFCIE (LINER)


20

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

6.4.3 No caso de abandono aps a cimentao do liner, permitido que o excesso de cimento utilizado substitua o tampo referido no item 6.4.1 desta Norma, desde que esse excesso resulte em tampo com uma extenso mnima de 30 m acima do liner. 6.5 Abandono de Poo Completado 6.5.1 O abandono temporrio de poo completado ou parcialmente completado at o suspensor da coluna de produo deve ser feito com, no mnimo, 2 barreiras slidas, tanto pelo interior da coluna de produo como pelo espao anular, entre o revestimento e a coluna de produo (ver FIGURA 25).

FIGURA 25 - EXEMPLO DE POO COMPLETADO OU PARCIALMENTE COMPLETADO AT O SUSPENSOR DA COLUNA DE PRODUO


6.5.2 O abandono temporrio de poo parcialmente completado com cauda de produo instalada deve ser feito atravs da instalao de standing valve ou tampo mecnico na cauda de produo. A coluna hidrosttica do fluido deixado no poo acima da standing valve ou do tampo mecnico de coluna deve prover presso hidrosttica suficiente para impedir o fluxo de fluido do intervalo (ver FIGURA 26). 21

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

FIGURA 26 - ABANDONO DE POO PARCIALMENTE COMPLETADO COM CAUDA DE PRODUO INSTALADA


6.5.3 Nos poos com completao seletiva com coluna de produo j instalada, os intervalos devem ser isolados entre si por meio de tampes mecnicos recuperveis. 6.5.4 Nos poos com completao seletiva com sliding sleeves, no h necessidade de instalao dos tampes mecnicos recuperveis entre os intervalos abertos, devendo no abandono as sliding sleeves serem fechadas e testadas com presso superior presso de absoro do intervalo produtor. 6.6 Tampo de Superfcie 6.6.1 Nos poos martimos, deve ser posicionado um tampo de cimento com, no mnimo, 30 m de comprimento, com topo situado entre 100 m e 250 m de profundidade abaixo do fundo do mar (ver FIGURA 27).

22

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

FIGURA 27 - TAMPO DE SUPERFCIE EM POO MARTIMO


6.6.2 Nos poos terrestres, deve ser posicionado um tampo de cimento com, no mnimo, 60 m de comprimento, com o topo posicionado entre 100 m e 250 m abaixo do fundo do antepoo (ver FIGURA 28).

FIGURA 28 - TAMPO DE SUPERFCIE EM POO TERRESTRE


6.6.3 Nas situaes de interrupo emergencial, permitido que o tampo de cimento referido no item 6.6.1 desta Norma seja substitudo por tampo mecnico recupervel ou pelo BOP Stack com a gaveta cega ou cisalhante fechada e testada. 6.6.4 Nas situaes de interrupo emergencial durante o abandono de poo aberto, onde no existirem intervalos a serem isolados ou estes j tiverem sido isolados, permitido que o tampo de superfcie seja dispensado, caso tenha sido efetuado o tampo de isolamento de sapata.

23

-PBLICO-

N-2730

NOV / 2003

6.6.5 No abandono temporrio de poo conforme o item 6.5.1 desta Norma, permitido que o tampo de superfcie, constitudo de um tampo de cimento descrito nos itens 6.6.1 ou 6.6.2, seja dispensado. 6.6.6 No abandono temporrio de poo conforme os itens 6.5.2 e 6.5.4 desta Norma, permitido que o tampo de superfcie, constitudo de um tampo de cimento descrito nos itens 6.6.1 e 6.6.2, seja substitudo por um tampo mecnico. 6.7 Consideraes Finais Alm dos tampes previstos no Captulo 6 desta Norma, devem ser atendidas as condies citadas nos itens 6.7.1 a 6.7.4. 6.7.1 recomendado que todo interior do revestimento de produo esteja preenchido com fluido inibido contra corroso. [Prtica Recomendada] 6.7.2 A cabea do poo no fundo do mar deve estar protegida por capa de abandono que tenha preferencialmente vedao externa e borracha de proteo para a rea de vedao do anel. 6.7.3 Nas plataformas fixas, a cabea de produo ou o ltimo revestimento devem estar protegidos com capa de abandono. 6.7.4 No abandono temporrio de poo terrestre devem ser realizadas as seguintes atividades: a) soldar uma chapa de ao, provida de uma vlvula de alvio, no topo do revestimento de menor dimetro; ou b) instalar uma rvore de natal no poo; ou c) vedar com chapa de ao o flange superior da cabea de poo e instalar uma vlvula de alvio. Nota: Aps a concluso do abandono, o poo deve ser identificado por meio de uma placa. _____________

24

S-ar putea să vă placă și