Sunteți pe pagina 1din 4

A Moral e a tica Nilo Agostini*

O ethos precede a moral e a tica. No se confunde com elas; antes, com elas articula-se. Cada elemento possui uma dinmica prpria. Porque distintos, contribuem, quais agentes catalisadores, ao estabelecimento de uma relao entre eles fecunda. A moral e a tica tm a uma funo prpria; o que vamos buscar captar / surpreender agora.

2.1. Clareando os termos

Quando estamos diante de termos como moral, tica, deontologia, tica biomdica, biotica e tantos outros, salta em ns a pergunta sobre o que eles tm em comum e qual o seu sentido prprio. Nos perguntamos ainda sobre sua relao com o ethos. H toda uma abordagem que os aproxima e outra que busca distingui-los dando-lhes conotaes especficas1. Vejamos isso. Comecemos pela moral. Esta palavra vem do latim mos-mores. Designa os costumes, o comportamento ou as regras que o regem. Tem um sentido etimolgico bastante vasto na medida em que diz respeito ao agir humano, aos comportamentos cotidianos, s escolhas existenciais de uma pessoa. A moral nos faz pensar nas normas, nas regras de comportamento, nos princpios, nos valores, buscando orientar com isso o agir humano. Trata do que preciso fazer". Pode assumir uma perspectiva legalista, personalista ou dinmica. Pode ser concebida como um conjunto fechado de normas ou como a busca responsvel de organizar e sistematizar valores e regras que sejam vlidos num determinado tempo e espao ou que tenham incidncia e valor mais abrangentes. A moral tem trs faces ou dimenses enquanto ela uma cincia, um ensino (ou doutrina) e uma prtica. Enquanto cincia, a moral inclui a reflexo sobre os fundamentos da ao e da escolha ou deciso, ou seja, o fundamento da obrigao moral (este no seria um campo reservado unicamente aos especialistas). Enquanto ensino (ou doutrina), o conjunto organizado, sistematizado, hierarquizado de regras ou de valores, podendo se referir a um indivduo (minha moral pessoal, a moral de Kant...), a um grupo ou sociedade (moral catlica, moral grega ...). Enquanto prtica, pode ter uma conotao negativa, no sentido moralizante/moralizador, ou positiva,
1

Cf, M. VIDAL, Moral de atitudes, vol. I: Moral fundamental, Aparecida, Ed. Santurio, 1978, p. 21s e 482s; Vrios Autores, Prxis crist, vol: I: Moral fundamental, So Paulo, Ed. Paulinas, 1983, p. 35s., 44s.; G. DURAND, La biothique Vozes, 1986, p. 39s, 61s; Vrios Autores, Etica e Morale, Brescia, Paideia Editrice, 1987.

quando busca a autenticidade, a coerncia e a sinceridade. Nesta sua trplice dimenso, a moral apresenta-se como indicadora de um caminho possvel e necessrio. A tica, por sua vez, uma palavra que vem do grego ethos. Designa etimologicamente praticamente a mesma realidade da palavra moral, ou seja, os costumes, o comportamento, as regras. Por causa disto, h autores que no distinguem a moral da tica. H, porm, outros que preferem estabelecer uma distino que traz tona diferentes sentidos. Estes usam dois caminhos: o das contribuies dos filsofos modernos e o do contedo que historicamente esses termos foram recebendo. Segundo os filsofos modernos, a tica se ocuparia dos fundamentos da moral, sendo anterior a ela. Segundo Paul Ricoeur, a prpria "inteno tica precede, na ordem do fundamento, a noo de lei moral"2. A tica se distingue pelo seu carter mais reflexivo na sistematizao dos valores e das normas. Ela tem o papel de investigar os valores e as normas, investig-los e depur-Ios para que possam inspirar e guiar da melhor forma possvel a vida humana tendo em vista a sua realizao plena. Historicamente, damo-nos conta que conotaes diferentes costumam dar sentidos diversos s palavras. Assim, no Ocidente, com a presena do Cristianismo permeando as culturas, a palavra moral foi rapidamente tomando uma conotao religiosa. A tica, sobretudo com a redescoberta dos filsofos gregos na Idade Mdia, adquiriu mais urna conotao de moral no-religiosa. Como a moral dominante no Ocidente foi muitas vezes apresentada como um sistema de princpios imutveis e definidos a partir do exterior, a palavra adquiriu um sentido mais de "conservao" e "fechado". Falar em moral passou a representar a fundamentao e a codificao de normas e de valores dentro de um sistema dominante. Neste sentido, a "moral" prestaria um servio de legitimao do sistema dominante. A tica passou, ento, a designar a busca de uma moral nova, aberta, prospectiva, numa contnua investigao e depurao da mesma (mesmo que etimologicamente isso d margem a ambigidades). O ethos, ao relacionar-se com a tica, conjuga-se da seguinte maneira: Como ele no se estrutura em funo da reflexo, no se confunde com a tica. Enquanto gerador das evidncias primitivas de um grupo, alicerce primeiro dos costumes, das normas morais e do prprio direito, o ethos tem um carter eticamente ambivalente, pois pode ser portador tanto de valores quanto de contravalores. A tica vir exercer um servio de discernimento, depurando este
2

P. RICOEUR, "Avant Ia loi morale: l'thque", Encyclopaedia Universalis (Symposium), Paris,1985, p. 42.

substrato arqueolgico se necessrio for, ou a identificando sua pertinncia histrica e sua verdadeira interpretao. No seu relacionamento com a moral, o ethos est interligado por uma estrutura mais umbilical. Cada povo, cada grupo tende a construir sua fundamentao e codificao moral a partir do seu prprio ethos. Isto de extrema importncia, pois, se assim no fosse, estaria sendo objeto de pura submisso e de simples subjugao externa; estaria engolindo" enlatados" das "metrpoles". No entanto, a moral poder estar, por sua vez, legitimando um ethos que assimilou as caractersticas da submisso e da resignao. Nossa histria brasileira testemunha disto. Desde o Brasil colnia, ns sofremos um processo de perverso no nosso modo prprio de habitar este cho e de organizar as relaes entre os diferentes extratos sociais. Isso foi sendo introjetado e incorporado, marcando at nossos dias o ethos do povo brasileiro3. Isto facilmente ocorre no caso de uma moral intra-sistmica, incapaz de autocrtica. A moral surge, assim, como uma instncia que se localiza entre o ethos e a tica. Ela necessita tanto de uma quanto da outra. No pode viver sem elas. Uma lhe d o necessrio substrato arqueolgico, inconsciente at. A outra contribui na recuperao do horizonte crtico, sobretudo quando ela cai nas malhas de interesses dominantes. Quando falamos em deontologia, estamos nos referindo palavra que vem do grego don-deontos e designa, tambm ela, as regras, o dever, a obrigao, ou seja, "o que preciso fazer". Trata-se da "cincia dos deveres".

Etimologicamente, ela quase sinnima de moral ou tica. Historicamente, porm, foi rapidamente ligada ao exerccio das profisses tradicionalmente liberais, tais como a medicina, o direito etc. A deontologia designa o conjunto de normas e/ ou deveres ligados ao exerccio de uma profisso. Pode-se falar, ento, tanto de deontologia mdica, quanto de tica mdica ou de moral mdica (sendo esta ltima menos usada). Falamos, porm, mais em cdigos de deontologia do que em cdigos de tica ou moral para o conjunto de regras adotadas oficialmente por certa categoria ou corpo profissional. Os cdigos de deontologia supoem normas morais e/ ou ticas, regras administrativas visando assegurar a qualidade no exerccio da profisso e o renome da corporao, sob pena de sofrer sanes. Isto pressupe o reconhecimento destas regras por
3

Cf. B. LEERS, "O ethos popular no Brasil", em Lagos, Rev. INESP, Divinpolis, 7 (1980), 5366; idem, Jeito Brasileiro e norma absoluta, Petr6polis, Ed. Vozes, 1982; A. MOSER (coord.), Mudanas na moral do povo brasileiro, Petr6polis, Ed. Vozes, 1984.

alguma autoridade (conselhos, governos...). Nisto a deontologia lembra a noo de lei (positiva), mesmo no se identificando totalmente com ela. Neste caso, ela se distingue e se distancia da tica e/ ou da moral, que no se exprimem enquanto "lei positiva" (o que o prprio do direito). A tica biomdica retoma, por sua vez, a palavra tica para aplic-la a um campo especfico, como o faz a biotica. A tica biomdica supe uma tica prpria dos mdicos, ou seja, relativa ao campo teraputico, com um sentido ainda profissional e corporativo. Busca-se a integrar as questes tradicionais da tica mdica aos desafios mais recentes surgidos com o desenvolvimento das cincias biolgicas e das tecnologias biomdicas4. J a biotica (bios = vida), sublinha a responsabilidade da ao do homem que se estende a todo o campo biolgico, no s no nvel teraputico; assume a natureza como um todo, contemplando a unidade da vida sobre o planeta. A vida, tanto humana quanto animal ou vegetal, vista em sua interdependncia. A mentalidade ecolgica conjuga-se com a tica para sublinhar a responsabilidade para com o meio ambiente e as geraes futuras. Assim, a biotica insere as questes de sade num contexto mais amplo.

*Nilo Agostini doutor em Teologia pela Faculdade de Teologia Catlica da Universidade de Cincias Humanas de Strasbourg, Frana. professor, pesquisador e conferencista nas reas de tica Crist ou Teologia Moral.

Referncia

AGOSTINI, Nilo. A Moral e a tica. In: tica e Evangelizao: A dinmica da alteridade na criao da moral. Petrpolis: Vozes, 1993. p. 30-34

Veja, entre outros, S. SPINSANTI, tica Biomdica, So Paulo, Ed. Paulinas, 1990.

S-ar putea să vă placă și