Sunteți pe pagina 1din 12

www.pressure.com.

br

[44] 3218 8500


Rodovia PR 317 - Km 08 - N 7909 Parque Industrial Sul CEP 87065-005 Maring - PR - Brasil

MANUAL DE INSTRUO
ATUALIZADO 09/2013

COMPRESSORES de Pisto

ANOTAES

TERMO de Garantia
9 - Termo de Garantia O compressor de ar PRESSURE est garantido pelo prazo de 1 ano contra defeitos de fabricao, includo o perodo de garantia legal primeiros 90 dias a contar da data de emisso da nota fiscal do revendedor. Este produto deve, necessariamente, ter sua manuteno durante e depois do perodo de garantia confiada rede SAP (Servio de Atendimento PRESSURE). IMPORTANTE: Para receber uma eventual manuteno em garantia, indispensvel a apresentao da nota fiscal de compra do equipamento emitida pelo revendedor. 1. Condies Gerais de Garantia 1.1 A eventual paralisao do equipamento no dar direito a indenizao de qualquer natureza.
1.2 A PRESSURE conceder garantia do motor eltrico quando houver emisso de laudo tcnico do representante do fabricante, constatando defeito de fabricao. Os defeitos oriundos de m instalao eltrica no esto cobertos pela garantia. 1.3 Quando o cliente proprietrio de compressores modelos ART (artesianos) e/ou sobre base, com motor eltrico menor ou igual a 3CV (produtos portteis), desejarem ser atendidos a domiclio, fica a critrio do SAP a cobrana de uma taxa de visita. 1.4 Esto preservados em garantia pelo perodo de 1 ano os componentes (peas) que apresentarem defeitos de fabricao, isto , em uso normal e adequado. 1.5 No esto cobertos de garantia pelo presente termo os componentes que se desgastam naturalmente com seu uso regular e que so influenciados pela instalao e forma de utilizao, tais como filtro de ar, juntas, vlvulas, anis, pressostato, cilindros, pistes, bielas, virabrequim, rolamentos, retentores, tampa de dreno, purgador, registro, correias, visor de leo e carenagem. de responsabilidade da PRESSURE os gastos que envolverem os componentes acima citados somente nos casos em que o SAP constatar defeito de fabricao. 1.6 A garantia no cobrir os servios de instalao e limpeza, troca de leo lubrificante, danos s partes externas do produto, bem como os que venham a ocorrer por conseqncia de mau uso, modificaes,negligncia, uso de acessrios imprprios, mau dimensionamento para a aplicao ao qual se destina, quedas, utilizaes em desacordo com o Manual de Instrues, conexes eltricas e tenses imprprias nas redes eltricas sujeitas a flutuaes excessivas ou sobrecargas. 1.7 A PRESSURE manter todos os componentes deste produto disponvel por um perodo de 5 anos, contados a partir da data de encerramento de sua comercializao conforme prescrito em lei.

INTRODUO
Parabns! Voc acaba de adquirir um produto fabricado dentro das mais rigorosas normas de qualidade e segurana!
Este manual de instrues descreve a forma de manusear o equipamento de modo a garantir um funcionamento seguro, uma tima eficincia e uma longa vida til. Ler atentamente antes de ligar seu equipamento. Nas Caractersticas Gerais voc ver os principais componentes do compressor, e suas respectivas funes e nas Caractersticas Tcnicas contm as informaes tcnicas de cada compressor. Nas seguintes etapas, voc ter todos os cuidados para obter um melhor aproveitamento do seu compressor e as instrues necessrias para uma correta instalao. No item Manuteno, inclui uma srie de medidas para manter o seu compressor em boas condies. Os reparos devem ser realizados pela Rede SAP (Servio de Atendimento PRESSURE), que poder tambm ser contatada para qualquer informao adicional. Para assegurar a garantia e a segurana do seu equipamento importante o uso do leo mineral para compressores pisto e peas originais PRESSURE. Os vasos de presso (reservatrios) PRESSURE acompanham o certificado de teste hidrosttico conforme norma NR13 e este deve ser apresentado quando da solicitao por parte da fiscalizao, portanto deve ser guardado em local seguro. Os compressores de ar PRESSURE devem ser aplicados somente para compresso de ar atmosfrico e sempre deve ser observada a presso mxima de operao informada na plaqueta de identificao. Reservatrio de acordo com:
PRESSURE COMPRESSORES LTDA. FONE (44) 3218-8500 - MARING - PR - BRASIL

2. Extino de Garantia O Termo de Garantia ser considerada sem efeito quando houver: 2.1 A violao do equipamento por parte do usurio ou tcnicos no autorizados; 2.2 A no utilizao de peas genunas PRESSURE; 2.3 O desgaste prematuro decorrente de utilizao em atividade que supere sua capacidade de trabalho; 2.4 O trmino do prazo de validade da garantia de 1 ano. 3. Observao 3.1 As peas substitudas em decorrncia da aplicao de garantia contra defeito de fabricao so de propriedade da PRESSURE; 3.2 Fica a critrio do fabricante a escolha do local da assistncia tcnica; 3.3 de responsabilidade do cliente proprietrio as despesas decorrentes do transporte do equipamento destinado para manuteno em garantia; 3.4 A vlvula de segurana e o pressostato j vm com regulagem de fbrica. Apenas o tcnico do posto SAP poder alter-los. O descumprimento desta norma acarretar na extino da garantia; 3.5 Somente um tcnico do posto SAP poder atestar a validade e a aplicao da garantia no perodo que reza este termo. NOTA: A PRESSURE COMPRESSORES LTDA, reserva-se ao direito de alterao deste termo sem aviso prvio.

Deslocamento Presso mx. Cilindrada Modelo

Lts/min. RPM

XXXX

Lbs/Pol CM N

Cv

22

03

APRESENTAO

RESOLUO de possveis defeitos

EVENTUAIS DEFEITOS Motor eltrico/ compressor funcionam ininterruptamente.

CAUSA PROVVEL

SOLUO

Demanda do sistema acima da capacidade do compressor.

Redimensione o compressor.

Presso do reservatrio eleva-se rapidamente ou partidas muito frequentes (o normal em torno de 6 vezes por hora).

Excesso de gua no reservatrio.

Drene o reservatrio atravs do purgador.

Acmulo de poeira/tinta sobre o compressor. Temperatura elevada do ar comprimido. A PRESSURE, situada numa rea de aproximadamente 20.000 m e com instalaes de mais de 6.000m, na rodovia PR 317, km 08, na cidade de Maring/PR; uma das mais conceituadas indstrias de compressores de ar do pas. Com pouco mais de 18 anos de existncia, a marca PRESSURE consolidou-se no mercado em que atua. Isto se deve filosofia de trabalho fundamentado na melhoria contnua de atendimento ao cliente tanto pela funcionalidade de seus produtos, quanto pela segurana do usurio que utiliza os equipamentos que produzimos. A PRESSURE obtem a certificao ISO 9001/2008, pelo BSI (British Standards Institute), um dos rgos certificadores mais exigentes do mundo. Isso significa o reconhecimento dos esforos empreendidos por todo o corpo de colaboradores internos, que buscam um melhor posicionamento da empresa no conceito de seus clientes, dentro e fora do Brasil. Alis, um fator de altssima relevncia para a PRESSURE a atualizao dos profissionais que atuam pela empresa, investindo continuamente em treinamentos de campo e em fbrica. Toda essa ateno faz da marca PRESSURE um grande sucesso de mercado. E o mais importante: a PRESSURE no interrompe sua rotina de planejamento, estruturao e trabalho, agindo como o prprio ar sem fronteiras e sem limites. Misso: Oferecer ao mercado produtos que atendam suas expectativas em gerao de energia pneumtica com melhor custo benefcio. Politica da PRESSURE: Oferecer ao mercado produtos que satisfaam as necessidades em gerao de energia pneumtica atravs do desenvolvimento tecnolgico, da qualificao dos colaboradores e da melhoria contnua do sistema de gesto.
Objetivos da Qualidade: Melhorar a produtividade, Melhorar o marketing da empresa, Desenvolver novos produtos, Melhorar o sistema de gesto, Melhorar a qualidade dos produtos , Melhorar a lucratividade, Aumentar o nvel de qualificao da equipe PRESSURE.

Limpe o compressor externamente (utilize mangueira de ar mais longa). Substitua-o. Melhore as condies de instalao. Redimensione o compressor. Substitua-o. Localize-o e elimine-o. Melhore as condies de instalao. Proceda a troca dos componentes atravs do SAP. Melhore as condies locais. Proceda a troca dos componenetes atravs do posto SAP. Veja o item 7.5 da pgina 19.

Elemento filtrante obstrudo. Temperatura ambiente elevada (mx. 40C).

Consumo excessivo de leo lubrificante. Obs.: comum o compressor consumir mais leo nas primeiras 200 horas de servio ou 2 meses, at o assentamento dos anis.

Demanda do sistema acima da capacidade do compressor. Elemento filtrante obstrudo. Vazamento. Temperatura ambiente elevada (mx. 40C). Operando em ambiente agressivo.

Desgaste prematuro dos componentes internos da unidade compressora.

No foi efetuada a troca de leo no intervalo recomendado.

04

21

RESOLUO de possveis defeitos


8 - Resoluo de Possveis Defeitos
EVENTUAIS DEFEITOS Motor no parte ou no religa. Obs.: No insista em partir o motor sem antes constatar e eliminar a causa do problema. CAUSA PROVVEL Correia muito esticada. Queda ou falta de tenso na rede eltrica. Motor eltrico danificado. Reservatrio cheio de ar. Vlvula de reteno no veda devido a presena de impurezas. Produo de ar reduzida (manmetro permanece indicando uma presso abaixo da nominal de trabalho). Demanda do sistema acima da capacidade do compressor. Elemento filtrante obstrudo. Vazamento de ar no compressor. Temperatura ambiente elevada (mx. 40C). Demanda do sistema acima da capacidade do compressor. Superaquecimento do bloco compressor. Elemento filtrante obstrudo. leo lubrificante incorreto ou baixo nvel de leo. Carbonizao da placa de vlvula. Elementos de fixao frouxos. Nvel de rudo ou batidas anormais. Volante/polia motora/correia e protetor de correia frouxos. Volante/polia motora/correia desalinhados. Pressostato com mecanismo atuado. Reservatrio pressurizado. Superaquecimento do motor eltrico. Rede eltrica subdimensionada. SOLUO Ajuste-a conforme indicado no item 7.3 da pgina 18. Verifique a instalao e/ou aguarde a estabilizao da rede. Encaminhe-o ao Tcnico Credenciado. O motor eltrico partir assim que a presso no reservatrio diminuir.
Encaminhe o compressor ao posto SAP mais prximo.

MODELO

MANUAL DE INSTRUO COMPRESSORES DE PISTO


1 ESTGIO:
NIX 2,6 I NIX 5,2 V ATG2 5,2 I ATG2 8 I NIX 10 V ATG2 10 V NIX 15 V ATG2 15 V NIX 15 VE ATG2 20 V

2 ESTGIOS:
NIX 15 V AP NIX 20 V NIX 20 VE NIX 25 V NIX 25 VE NIX 30 V ATG2 32 V NIX 40 W ATG2 40 V ATG2 40 W NIX 60 W ATG2 60 W ATG2 80 W NIX 120 W

Redimensione o compressor se necessrio. Substitua-o. Reaperte os parafusos e/ou as conexes. Melhore as condies de instalao. Redimensione o compressor se necessrio. Substitua-o.
Utilize o leo PS Lub AW 150 PRESSURE, verifique o nvel e reponha. Proceda a limpeza da mesma a cada 1000 horas, ou 9 meses (o que ocorrer primeiro).

Localize e reaperte. Reaperte-os e ajuste a correia. Veja item 7.3 da pgina 18. Ajuste-os. Veja item 7.3 da pgina 18. Despressurize o reservatrio at a presso de recarga. Caso no religue, envie o compressor ao posto SAP. Consulte um Tcnico credenciado.

Compressor no religa.

20

05

MANUTENO
7.5 leo Lubrificante - O leo, dentro da unidade compressora, agitado pelo salpico e lubrifica toda a parte interna do equipamento. - A funo do leo na unidade compressora lubrificar as peas em constante atrito, evitando assim, o superaquecimento e desgaste das peas. - Utilize leo lubrificante SAE 40 ISO 150 para compressores. Recomendamos a utilizao do leo PS Lub AW 150 PRESSURE para compressores de pistes. - Troca de leo 1 troca - aps 50 horas de trabalho ou 1 ms*. Prximas trocas - aps 200 horas de trabalho ou 2 meses*. * O que o ocorrer primeiro. Pulverizao do leo

leo Salpico

Figura 9 Lubrificao Interna

!
Instrues para troca de leo: - Retirar plug de entrada de leo e depois o plug de sada de leo. Prepare um recipiente para depositar o leo retirado - Depois de esgotado todo o leo, coloque o plug de esgotamento. Utilize um funil e complete com o novo leo at o nvel atingir a metade do visor de nivel do leo (para quantidade de leo, consulte a tabela ao lado). Suspiro

ATENO: NUNCA MISTURAR LEOS DE MARCAS OU TIPOS DIFERENTES.

Modelo
NIX 2,6I / ATG2 5,2 I / ATG2 8 I NIX 5,2 V / ATG2 10 V / ATG2 15 V NIX 10 V NIX 15 V / ATG2 20 V NIX 15 V AP NIX 30 V / ATG2 32 V

Quantidade de leo (ml)


140 220 550 800 900 950 1100 2400 4000 8000

Plug de sada de leo Entrada de leo Visor de nvel de leo Sada de leo Recipiente Figura 10 Troca de leo

NIX 25 V / ATG2 40 V NIX 40 W / ATG2 40 W NIX 60 W / ATG2 60 W / ATG2 80 W NIX 120 W

IMPORTANTE: A TROCA DE LEO EFETUADA EM INTERVALO MAIOR QUE O RECOMENDADO PODER DANIFICAR SERIAMENTE O COMPRESSOR.

19

MANUTENO
7.3 Ajuste da Correia Ajuste de tenso: - A correia no pode ficar apertada ou frouxa. Necessita de uma regulagem para evitar desgaste prematuro ou deslize de correia. Verifique a regulagem correta na figura ao lado. Volante Correia Polia Ajuste de alinhamento: Figura 6 Ajuste da Correia Sentido de rotao indicado no volante Variao: mnima 1cm mxima 2cm

NDICE

1. Caractersticas Gerais
1.1 Definio Tcnica de Compressor de Pistes ......................................................................08 1.2 Descrio Geral....................................................................................................................08 1.3 Funcionamento ....................................................................................................................08 1.4 Itens Principais ....................................................................................................................09

2. Caractersticas Tcnicas ...................................................................................................10 3. Cuidados ...............................................................................................................................12 4. Instalao


4.1 Sugesto de Instalao .......................................................................................................13 4.2 Dimensionamento dos Cabos Eltricos ................................................................................13 4.3 Instalao Eltrica ................................................................................................................13

Correto

- A correia deve ficar alinhada. Para isso necessrio que a polia do motor e o volante da unidade compressora estejam alinhados tambm. Observe a figura ao lado.

Incorreto

!
Figura 7 Alinhamento da Correia

ATENO: A CORREIA QUANDO DESALINHADA ESTAR SUJEITA AOS SEGUINTES DANOS: DESGASTE E ROMPIMENTO DA CORREIA, RUDO ANORMAL, TREPIDAES E PODER ESCAPAR DO VOLANTE CAUSANDO DANOS AO EQUIPAMENTO.

Incorreto

5. Procedimentos de Partida Inicial ....................................................................................16 6. Superviso de Funcionamento


6.1 Preparao para Partida .....................................................................................................17 6.2 Partida ...............................................................................................................................17 7. Manuteno 7.1 Motor Eltrico.......................................................................................................................17 7.2 Compressor..........................................................................................................................17 7.3 Ajuste da Correia..................................................................................................................18 7.4 Filtro de Ar ...........................................................................................................................18 7.5 leo Lubrificante ................................................................................................................19 8. Resoluo de Possveis Defeitos .....................................................................................20 9. Termo de Garantia ................................................................................................................22

7.4 Filtro de Ar

PERIGO: A UTILIZAO DE FILTRO DE AR NA CAPTAO NO GARANTE A QUALIDADE DO AR COMPRIMIDO GERADO PELO COMPRESSOR. ESTE AR IMPRPRIO PARA CONSUMO HUMANO.

- O filtro de ar para captao um componente de proteo da entrada de ar da unidade compressora. Ele protege a entrada de poeira e limalhas de ferro, que prejudicam o bom funcionamento do seu compressor. Em ambientes com excesso de contaminao, utilizar a Sugesto de Instalao (item 4.1 - pgina 13). - O filtro no protege a entrada de gases como monxido de carbono (CO) e dixido de carbono (CO2). - O ar comprimido gerado imprprio para consumo humano, salvo se instalados ps-filtros (consulte a PRESSURE para maiores informaes). - Trimestralmente ou a cada 600 horas, substituir o elemento filtrante.

Elemento filtrante

Figura 8 Elemento Filtrante

18

07

CARACTERSTICAS Gerais
1 - Caractersticas Gerais 1.1 Definio Tcnica do Compressor de Pisto uma mquina onde uma certa quantidade de ar que ocupa um determinado espao, reduzido mecanicamente e armazenado dentro de um reservatrio resultando em um aumento interno de presso. 1.2 Descrio Geral Os compressores de ar PRESSURE so equipamentos lubrificados a leo, resfriados a ar e acionados por correia atravs de um motor eltrico. Os compressores podem estar sobre bases artesianos ou vasos de presso/reservatrios de ar (02). 1.3 Funcionamento A energia eltrica fornecida ao motor eltrico (03) transforma-se em energia mecnica sendo transmitida para a unidade compressora (01) atravs da(s) correia(s) (12). Essa energia movimenta as bielas que movimentam os pistes comprimindo o ar contido nos cilindros. Aps isso, o ar comprimido encaminhado atravs da serpentina (10) sendo armazenado no reservatrio de ar (02). Funcionamento em carga: Enquanto a presso de trabalho for inferior ao limite mximo (140*/175** lbf/pol), a unidade compressora pressuriza o reservatrio de ar at o limite de presso regulado em fbrica, logo aps isso, o compressor desliga-se automaticamente atravs do pressostato (automtico) (04). Funcionamento em recarga: Quando a presso do reservatrio baixar para a presso de recarga (100*/125** lbf/pol), o compressor voltar a funcionar automaticamente at atingir a presso mxima de trabalho.
11 10 13 12 14 03 09 06 07 21 01 19 17

SUPERVISO de Funcionamento / Manuteno


6 - Superviso de Funcionamento 6.1 Preparao para Partida - Verifique o nvel de leo atravs do visor - deve estar entre 1/4 3/4 do visor de nvel. Caso necessite completar o nvel, use o leo original recomendado PS Lub AW 150 PRESSURE . 6.2 Partida - Ligue o compressor e verifique seu funcionamento. Havendo rudos ou movimentos anormais, suspenda o uso e analise possveis problemas em Resoluo de Possiveis Defeitos (pgina 13) ou entre em contato com o SAP mais prximo.

PERIGO: O COMPRESSOR NO DEVE SER LIGADO SEM A PROTEO DE CORREIAS, CASO CONTRRIO PODER CAUSAR DANOS FSICOS E MATERIAIS.

7 - Manuteno 7.1 Motor Eltrico - O motor eltrico (montado em fbrica) possui rolamentos auto-lubrificados. 7.2 Compressor

!
Perodo

PERIGO: CERTIFIQUE-SE QUE O COMPRESSOR ESTEJA DESLIGADO DA REDE ELTRICA E QUE SEU RESERVATRIO DE AR ESTEJA VAZIO PARA EFETUAR QUALQUER MANUTENO OU REVISO.

- Esto disponveis kits de assistncia para qualquer operao de reviso ou manuteno preventiva. - Nas operaes de assistncia, em que for aberto a unidade compressora, substitua os componentes que forem soltos no processo de reparo, tais como juntas, O-rings, anilhas. Utilizar sempre peas genunas PRESSURE.
Horas de Funcionamento -Operao - Verificar o nvel de leo antes da partida. Aps a parada, drenar o condensado do reservatrio. - Verificar a ocorrncia de possveis vazamentos nas juntas, vlvulas, conexes e tubulaes. Estas ocorrncias so possveis devido forma construtiva de todo compressor a pisto que apresenta uma vibrao natural. Desta forma pode ocorrer o comprometimento no torque de aperto original de fbrica em parafusos e conexes. - Fazer a limpeza do elemento filtrante (item 7.4 - pgina 18) com jato de ar comprimido seco e se leo em sentido contrrio ao fluxo de admisso de ar. ATENO: nunca utilizar presses maiores que 40 psi. - Limpar grade do protetor de correia; fazer a limpeza externa da unidade compressora, pois o acmulo de resduos em sua superfcie pode formar uma camada isolante prejudicando a dissipao normal do calor, o que provoca queda de rendimento. - Verificar a tenso das correias e o alinhamento da polia do motor em relao ao volante do compressor, pois quando instalados de maneira incorreta produzem vibraes podendo arrebentar a correia, alm de comprometer a vida til dos rolamentos, mancais, virabrequins e motor. - Fazer aferio na vlvula de segurana em orgo competente. - Fazer teste hidrosttico do reservatrio de ar em orgo competente (item 3.9 - pgina 12).

18 15 02 04 16

01

20

Diariamente

--

600 Trimestralmente 600

05
600

Figura 1 Itens Principais


22 08

Anualmente Aps 5 anos

---

08

17

PROCEDIMENTOS de partida inicial


5 - Procedimentos de Partida Inicial O procedimento de partida inicial dever ser feito logo aps a instalao do compressor, devendo o mesmo seguir a seguinte ordem: 1. Verifique o nvel de leo, que dever estar no centro do visor de nvel (figura 3). 2. Abra totalmente o registro. 3. Acione a chave de partida e verifique se o sentido de rotao o mesmo indicado pela seta localizada no volante. Caso o sentido no seja o mesmo, desconecte o equipamento da rede eltrica ... 4. Deixe o compressor trabalhando por cerca de 10 minutos, para que haja a lubrificao de todas as peas do compressor. 5. Feche totalmente o registro para que o compressor encha totalmente o reservatrio. Os compressores de baixa e alta presso desligaro (atravs do pressostato) ou entraro em alvio (atravs das vlvulas piloto/descarga, isto se elas forem instaladas) automaticamente, quando o manmetro indicar a presso mxima permitida. 6. Verifique o funcionamento da vlvula de segurana (figura 5). 7. Abra o purgador para drenar o condensado (gua) do reservatrio e feche-o em seguida (figura 4) 8. Abra o registro para o esvaziamento total do reservatrio e feche-o em seguida. 9. Agora o seu compressor PRESSURE est pronto para operar normalmente. Conecte-o rede de distribuio de ar e acione o motor eltrico. Quando o compressor atingir a presso mxima, abra o registro deixando que o ar comprimido flua para a rede de distribuio. 10. Verifique a existncia de vazamentos ao longo da tubulao utilizando uma soluo de gua e sabo e tome as devidas providncias.

CARACTERSTICAS Gerais
1.4 Itens Principais 01 - Unidade Compressora: aspira e comprime o ar atmosfrico. 02 - Vaso de Presso/Reservatrio de Ar: armazena o ar comprimido. 03 - Motor Eltrico: aciona a unidade compressora atravs da polia e correia, transformando energia eltrica em mecnica. 04 - Pressostato: controla o funcionamento do compressor de modo a no permitir que este exceda a presso mxima de trabalho permitida. 05 - Vlvulas Piloto/Descarga: a vlvula piloto controla o funcionamento do compressor, no permitindo que este exceda a presso mxima de trabalho, acionando a vlvula canho para liberao de uma certa quantidade de ar, diminuindo a presso interna do reservatrio. 06 - Vlvula de Reteno: retm o ar comprimido no reservatrio de ar evitando seu retorno quando o cabeote pra. 07 - Vlvula de Segurana: despressuriza o reservatrio de ar no caso de elevao da presso mximo permitida. 08 - Vlvula de Alvio: despressuriza o interior da unidade compressora, de modo que, o motor eltrico d sua partida sem sofrer um grande esforo inicial. 09 - Manmetro: indica a presso no interior do reservatrio de ar em lbf/pol, psig, bar, kgf/cm. 10 - Serpentina: tubo de ligao entre a unidade compressora e o reservatrio que resfria o ar comprimido conduzindo-o ao reservatrio de ar. 11 - Filtro de Ar: retm as impurezas do ar captado no ar atmosfrico. 12 - Correia: transfere a energia mecnica do motor eltrico, sendo, da polia do motor para o volante da unidade compressora. 13 - Protetor de Correia: protege as partes giratrias, tais como: polia do motor, volante e correia. 14 - Polia: pea acoplada ao motor eltrico, transferindo a energia mecnica para a correia. 15 - Registro: controla a liberao de ar comprimido. 16 - Purgador: registro de sada de condensado acumulado no interior do reservatrio. 17 - Entrada de leo: orifcio para entrada do leo lubrificante. 18 - Sada de leo: orifcio de sada do leo lubrificante. 19 - Visor de Nvel de leo: indica o nvel de leo lubrificante no compressor de maneira a auxiliar a necessidade de reposio. 20 - Placa de Identificao: indica os dados tcnicos do compressor. 21 - Placa de Identificao do Reservatrio: indica os dados tcnicos do reservatrio. 22 - Adesivo Informativo: indica informaes de uso, dados tcnicos, linha e modelo do compressor. Notas: - Pressostato - utilizado apenas em compressores de sistema intermitente. - Vlvulas Piloto/Descarga - utilizado apenas em compressores de sistema contnuo.

*Observaes: * - Compressores: NIX 2,6 I; NIX 5,2V; ATG2 5,2 I; ATG2 8 I; NIX 10 V; ATG2 10 V; NIX 15 V; ATG2 15 V; NIX 15 VE; ATG2 20 V. Figura 3 Nvel do leo Figura 4 Drenagem do Reservatrio Figura 5 Teste da Vlvula de Segurana ** - Compressores: NIX 15 V AP; NIX 20 V; NIX 20 VE; NIX 25 V; NIX 25 VE; NIX 30 V; ATG2 32 V; NIX 40 W; ATG2 40 V; ATG2 40 W; NIX 60 W; ATG2 60 W; ATG2 80 W; NIX 120 W.

Nota: Fazer este procedimento sempre que ocorrer manuteno ou mudana de local do compressor.

16

09

CARACTERSTICAS Tcnicas
2 - Caractersticas Tcnicas
MODELO LINHA NIX NIX 2,6/50 I NIX 5,2/50 V NIX 5,2/110 V NIX 5,2/130 V NIX 10/150 V NIX 15/180 V NIX 15/200 V AP NIX 20/200 V NIX 20/250 V NIX 25/250 V NIX 30/250 V NIX 40/425 W NIX 60/425 W NIX 120/500 W ATG2 5,2/50 I ATG2 5,2/ 100 I ATG2 8/25 I ATG2 8/50 I ATG3 10/50 V ATG3 10/100 V ATG3 10/150 V ATG3 10/175 V ATG2 15/175 V ATG3 20/200 V ATG2 32/250 V ATG2 40/350 V ATG2 40/360 W ATG2 60/360 W ATG2 80/425 W 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 3 5 10 1 1 1 1 2 2 2 2 2 2 2 2 3 5 5 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 2 867 664 664 664 875 875 787 1050 1050 901 1006 713 713 706 1617 1617 1817 1817 1267 1267 1267 1267 1192 952 1006 980 707 707 940 NMERO CILINDRO ESTGIO RPM MOTOR ELTRICO CV KW 0,37 0,74 0,74 0,74 1,5 2,2 2,2 3,7 3,7 3,7 5,5 7,4 11 22 0,74 0,74 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 2,2 3,7 5,5 7,4 7,4 11 15 PLOS 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 4 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 4 4 VOL 50 50 110 130 150 180 200 200 250 250 250 425 425 500
50

RESOLUO de possveis defeitos


Para a instalao eltrica do seu com compressor, siga estas indicaes:
RESERVATRIO TEMP(s) 630 532 588 405 312 338 242 340 223 223 280 242 340 223 750 295 503 312 415 300 223 173 114 114 114 114 114 114 114 TEMP 1030 852 948 645 512 538 402 540 343 343 440 402 540 343 1230 455 823 512 655 500 343 253 154 154 154 154 154 154 154
DIRETA YDIRETA MOTORES TRIFSICOS 0,5 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 380 380 380 380 380 380 380 380 380 380 380 380 380 110 110 110 110 110 220 220 220 220 220 2,25 3,6 5,4 6 8,59 13,6 16 20 27 32 38 50 74 1,3 2,1 3,1 3,5 5 7,9 9,2 11,5 15,6 18,5 21,9 28,9 38,4 7,6 14 19 24 32 3,8 7 9,5 12 16 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 2,5 2,5 4 6 10 16 25 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 2,5 2,5 4 6 10 1,5 1,5 2,5 4 4 1,5 1,5 1,5 1,5 2,5 89 45 36 32 22 14 20 16 18 23 33 39 48 254 157 107 94 66 42 36 29 35 29 39 45 64 13 7 8 10 9 50 27 20 16 19 173 91 73 64 45 28 39 31 36 47 65 78 96 508 315 213 189 132 84 72 57 70 59 77 90 128 25 14 16 20 19 100 54 40 32 39 6 10 16 16 25 35 35 50 35 50 50 63 80 4 6 10 16 16 25 25 25 20 25 35 35 50 25 35 50 63 100 16 20 25 35 50 1 1,5 2 3 5 6 7,5 10 12,5 15 20 30 0,5 1 1,5 2 3 5 6 PARTIDA

1 1 1 2 3 3 5 5 5 7,5 10 15 30 1 1 2 2 2 2 2 2 3 5 71/2 10 10 15 20

- Consulte um tcnico especializado para avaliar as condies gerais da rede eltrica e selecionar os dispositivos de alimentao e proteo adequados. - Devem ser seguidas as recomendaes Norma Brasileira de Instalaes Eltrica de Baixa Tenso - NBR5410. - Conecte os cabos do motor conforme indicado na plaqueta de identificao do mesmo observando a correspondente tenso e freqncia da rede eltrica. - Para a sua segurana, a carcaa do motor e o pressostato devem ser adequadamente ligados ao fio terra da instalao , atravs dos pontos indicados no mesmo. - Os cabos de alimentao devem ser dimensionados de acordo com a potncia do motor , tenso de rede e distncia da fonte de energia eltrica. Veja as orientaes da tabela a baixo:
POTNCIA MOTOR (CV) TENSO REDE (V) CORRENTE MOTOR (A) CONDUTOR (mm) DISTNCIA MXIMA (m) QUEDA TENSO (%) 2 4 FUSVEL F1 (A)

LINHA ALTA TECNOLOGIA GERAO 2 (ATG2) E GERAO 3 (ATG3) 100 25 50 50 100 150 175 175 200 250 350 360 360 425

MODELO NIX 15/180 VE NIX 20/250 VE NIX 25/250 VE

NMERO CILINDRO 2 2 2 ESTGIO 1 2 2

RPM 831 1050 901

MOTOR ESTACIONRIO CV / TEMPO(S) 6,5 7,0 10,0 4 4 4 COMBUSTVEL GASOLINA DIESEL DIESEL VOL 180 250 250

RESERVATRIO TEMP(s) 280 223 223 TEMP 440 343 343


Y-

7,5 10 12,5 15 20 30 MOTORES MONOFSICOS 0,5 1 1,5 2 DIRETA 3 0,5 1 1,5 2 3

Nota: As despesas de instalao so de responsabilidade do cliente.

10

15

INSTALAO
ESQUEMA ELTRICO MOTORES MONOFSICOS
R S (N)

CARACTERSTICAS Tcnicas
ESQUEMA ELTRICO MOTORES TRIFSICOS
PARTIDA DIRETA
R S T

COMPRESSOR ELTRICO
PRESSO
DESL. TERICO

F1

F1

PSI
F21 FT1 1 3 4 3 4 5 6 5 6 P A1 M 3~ K1 A2 CH 96 95

BAR 9,7 9,7 9,7 9,7 9,7 9,7 12,07 12,07 12,07 12,07 12,07 12,07 12,07 12,07 9,7 9,7 9,7 9,7 9,7 9,7 9,7 9,7 9,7 9,7 12,07 12,07 12,07 12,07 12,07

L/MIN 74 147 147 147 283 425 425 567 567 708 850 1133 1700 3398 147 147 170 170 283 283 283 283 425 567 906 1133 1133 1700 2266

PCM 2,6 5,2 5,2 5,2 10 15 15 20 20 20 30 40 60 120 5,2 5,2 8 8 10 10 10 10 15 20 32 40 40 60 80

PESO

LEO (ml)

CDIGO S/MOTOR ON2650I ON5250V ON52110V ON52130V ON10150V ON15180V ON15200V ON20200V ON20250V ON25250V ON30250V ON40425W ON60425W ON120500W AT10150V AT10175V AT15175V AT32250V AT40350V AT40350W AT60360W AT80425W MONOFSICO IP21 ON2650M ON5250VM ON52110VM ON52130VM ON10150VM ON15180VM ON15200VM AT5250IM AT52100IM AT825IM AT850IM AT1050VM AT10100VM AT10150VM AT10175VM AT15175VM TRIFSICO IP 21 / IP56 ON10150VT ON15180VT ON15200VT ON20200VT ON20250VT ON25250VT ON30250VT
ON40425WTA/ON40425WTF ON60425WTA/ON60425WTF

96 FT1 1 K1 2 1 FT1 2 3 4 3 4 5 6 5 6 P A1 M 1~ K1 A2 CH
K1

95

140 140 140 140 140 140 175 175 175 175 175 175 175 175 140 140

46 56 78 42 46 61 107 114 138 204 275 107 114 138 275 42 46 61 85 107 114 138 204 275 107 114 138 204 275

140 220 220 220 550 800 800 800 800 1100 950 2400 4000 8000 140 140 140 140 220 220 220 220 220 800 950 1100 2400 4000 8000

2 1

FT1

ESQUEMA ELTRICO MOTORES TRIFSICOS


SMBOLOS F1 F21 K1 K2 K3 FT1 P M CH KT1 I/0 DESCRIO FUSVEL TIPO D OU NH FUSVEL DE COMANDO (2A) CONTATOR TRIPOLAR CONTATOR TRIPOLAR CONTATOR TRIPOLAR REL DE SOBRECARGA
(DEVE SER AJUSTADO NA CORRENTE NOMINAL DO MOTOR ELTRICO)
1 FT1 2 3 4 5 KT1 18 6 K2 21 22 K3 21 22 A1 A2 K1 K2 A1 A2 KT1 28 1 K1 2 3 4 5 6 K2 1 2 3 4 5 6 K3 1 2 3 4 5 6 K1 14 15 F1 F21 96 95 CH P R S T

PARTIDA ESTRELA-TRINGULO
(Intermitncia controlada por pressostato)
FT1

ON120500WTF AT10100VT AT10150VT AT10175VT AT15175VT AT20200VT AT32250VTA AT40350VTA AT40360WTA/AT40360WTF AT60360WTA/AT60360WTF AT80425WTF/AT80425WTA

140 140 140 140


13 K3 14 13 K1 44 25 K2 14 13 43

140 140 140 140 175 175 175 175 175

PRESSOSTATO MOTOR ELTRICO CHAVE LIGA/DESLIGA REL DE TEMPO BOTO LIGA/DESLIGA

A1 M 3~ A2 KT1 K3

A1 A2

ESQUEMA ELTRICO MOTORES TRIFSICOS


R S T

PARTIDA ESTRELA-TRINGULO
(Intermitncia controlada por vlvulas piloto/descarga)
FT1 F21 96 95

COMPRESSOR ESTACIONRIO
PRESSO PSI 140 BAR 9,7 12,07 12,07
DESL. TERICO

! ! !

SEGUIR OS DIAGRAMAS ELTRICOS DE INSTALAO DO MOTOR NA REDE DE DISTRIBUIO.


Motores equipados com protetores trmicos do tipo Automtico religaro automaticamente assim que o motor resfriar. Assim no usar motores com proteo trmica automtica em aplicaes, onde o religamento automtico pode tornar-se perigoso para pessoas ou para o equipamento.

F1

L/MIN 147 147 170

PCM 15 20 25

PESO

LEO (ml) 550 1100 1100

CDIGO S/MOTOR ON15180VE ON20250VE ON25250VE GASOLINA ON15180VEG DIESEL ON20250VED ON25250VED

175 175
13 13 K3 14 15 14 K1 44 25 K2 KT1 18 KT1 28 K3 21 22 A1 A2 K1 K2 A1 A2 14 13 43

1 K1 FT1 2 1 2

3 4 3 4

5 6 5 6 K2

1 2

3 4

5 6 K3

1 2

3 4

5 6

K1

Motores equipados com protetores trmicos do tipo Manual tm que ser religados manualmente aps atuao. Caso o protetor trmico do tipo Automtico ou do tipo Manual atuar, desconectar o motor da rede eltrica e verificar a causa da atuao do protetor trmico.

K2 21 22 A1 M 3~ A2 KT1 K3 A1 A2

14

11

CUIDADOS
3 - Cuidados

INSTALAO
4 - Instalao

! GUARDE ESTAS INFORMAES

4.1 Sugesto de Instalao IMPORTANTE: cuidado ao movimentar o compressor afim de se evitar quedas. - Instalar o compressor em um pavimento slido (base de concreto) e horizontal, que suporte devidamente o peso, compressores artesianos devem ser fixados preferencialmente atravs de amortecedores de vibrao. O reservatrio de ar NO pode ser chumbado rigidamente ao pavimento. recomendvel a instalao de amortecedores entre o p do reservatrio e a base de concreto. - Respeitar as distncias mnimas de instalao (figura 02). - Instalar o compressor em local ventilado, livre de poeira, umidade e produtos qumicos. Quando no possvel, instalar tubulao de suco externa (figura 02). - Posicionar a vlvula de sada do ar comprimido. Fechar a vlvula. Conectar a rede de ar vlvula. - Realizar as ligaes eltricas (toda ligao eltrica dever ser realizada por profissional competente). - Fazer inspeo inicial de funcionamento. 4.2 Dimensionamento dos Cabos Eltricos

O compressor de ar, se utilizado inadequadamente, pode causar danos fsicos e materiais. A fim de evit-los, siga as recomendaes abaixo: 1. Este equipamento: * Requer uma pessoa capacitada para o manuseio e a manuteno do equipamento devendo o operador fazer o uso de Equipamentos de Proteo Individual (EPI) apropriados; * Possui partes quentes, eltricas e peas em movimento; sendo assim, no dever ser operado em locais onde pessoas no autorizadas, crianas ou animais tenham acesso; * Deve ser instalado e operado em locais ventilados e com proteo contra umidade ou incidncia de gua, devendo a entrada de ar estar sempre limpa, inibindo a aspirao de resduos atravs do filtro. * Necessita a ligao de um fio terra na carcaa do motor para segurana. A no observncia desse item pode causar choque eltrico; * Quando conectado energia eltrica, pode ligar ou desligar automaticamente em funo da presso no reservatrio ou atuao de elementos de proteo eltrica; * Pode provocar interferncias mecnicas ou eltricas em equipamentos sensveis que estejam prximos; 2. O ar comprimido produzido imprprio para o consumo humano, pois pode conter monxido de carbono e outras substncias nocivas. Se usado para tal, necessria a instalao de filtros especiais aps o compressor. Consulte a PRESSURE para maiores informaes. 3. No altere a regulagem da vlvula de segurana e do pressostato, pois os mesmos j saem com regulagem de fbrica. Se for necessrio algum ajuste no pressostato, utilize o SAP (Servio de Atendimento PRESSURE) mais prximo. 4. Nunca utilize extenso eltrica fora do especificado. Neste caso, mantenha o compressor prximo a tomada e utilize uma mangueira de ar mais longa. A no observncia desta instruo poder ocasionar danos na parte eltrica do compressor e para o prprio usurio. 5. No efetue a manuteno com o compressor ligado, no remova acessrios fixados no reservatrio quando o mesmo estiver pressurizado, no faa a limpeza ou mexa na parte eltrica sem antes desconectar o compressor da rede eltrica. A no observncia destas orientaes poder causar danos fsicos ao usurio. 6. Nunca efetue a limpeza da parte externa do compressor com solvente. Utilize detergente neutro. 7. Providencie para que no ocorra acmulo de solventes, tintas ou outro produto qumico que possa ocasionar risco de exploso ou danos para o compressor. 8. Nunca efetue reparos ou servio de solda no reservatrio, pois estes podem afetar sua resistncia ou ocultar problemas mais srios. Se existir algum vazamento, trinca ou deteriorao por corroso, suspende imediatamente a utilizao do equipamento e procure o SAP. 9. Aps a instalao do equipamento no local de trabalho deve ser realizado uma inspeo por um Profissional habilitado de acordo com a NR-13 do Ministrio do trabalho, o mesmo define a forma de inspeo prazo para ser realizado as inspees, sendo o prazo mximo para inspeo de 5 anos, abrindo um "Registro de Segurana" devendo ser constitudo de livro prprio, com pginas numeradas, ou outro sistema equivalente onde sero registradas: a) todas as ocorrncias importantes capazes de influir nas condies de segurana da vaso de presso (reservatrio de r); b) As ocorrncias de inspees de segurana peridicas e extraordinrias, devendo constar o nome legvel e assinatura. Recomenda-se a substituio do reservatrio por um novo a cada 5 anos ou a critrio do engenheiro. 10. Antes de mudar de local desligue o compressor. Efetue uma boa fixao ao transportar em veculos. 11. Na presena de qualquer anomalia no equipamento, suspenda imediatamente o seu funcionamento e entre em contato com o SAP mais prximo.

Amortecedor de vibrao

Figura 2 Sugesto de Instalao

ATENO Dimensionamento realizado de acordo com a norma NBR5410 para as seguintes condies: - Dever ser aplicada a regulamentao local, caso seja mais rigorosa do que os valores abaixo propostos; - Condutores isolados ou cabos unipolares em eletroduto sobre a parede; - A queda de tenso no pode exceder 4% da tenso nominal. Pode ser necessrio utilizar cabos de seo superior indicada para cumprir este requisito; - Comprimento mximo dos cabos = 30 m; - Mxima temperatura ambiente = 40C; - Para outras condies, as sees devem ser redimensionadas.

ATENO: O COMPRESSOR NO DEVE SER OPERADO ENQUANTO AINDA ESTIVER NA EMBALAGEM DE MADEIRA DE TRANSPORTE.

4.3 Instalao Eltrica 1. Instalar chave magntica com proteo trmica (de responsabilidade do cliente) em srie com pressostato (automtico) para funcionamento automtico de carga e recarga do vaso de presso/reservatrio de ar. 2. Instalar um boto de emergncia (parada do motor) prximo ao compressor. 3. Utilizar fusveis/disjuntores e rel de proteo trmica 10% acima da amperagem do motor eltrico (verificar esquemas eltricos na pgina seguir).

12

13

S-ar putea să vă placă și