Sunteți pe pagina 1din 5

mile Durkheim Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/mile_Durkheim

mile Durkheim
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

mile Durkheim (pinal, 15 de abril de 1858 Paris, 15 de novembro de 1917) considerado um dos pais da Sociologia tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa emprica com a teoria sociolgica. amplamente reconhecido como um dos melhores tericos do conceito da coeso social.1 Partindo da afirmao de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definio do normal e do patolgico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que ao mesmo tempo obrigatrio para o indivduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a conscincia coletiva so entidades morais, antes mesmo de terem uma existncia tangvel. Essa preponderncia da sociedade sobre o indivduo deve permitir a realizao deste, desde que consiga integrar-se a essa estrutura. Para que reine certo consenso nessa sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade, a norma moral tende a tornar-se norma jurdica, pois preciso definir, numa sociedade moderna, regras de cooperao e troca de servios entre os que participam do trabalho coletivo (preponderncia progressiva da solidariedade orgnica). A sociologia fortaleceu-se graas a Durkheim e seus seguidores. Suas principais obras so: Da diviso do trabalho social (1893); Regras do mtodo sociolgico (1895); O suicdio (1897); As formas elementares de vida religiosa (1912). Fundou tambm a revista L'Anne Sociologique, que afirmou a preeminncia durkheimiana no mundo inteiro.

mile Durkheim

Nascimento

15 de abril de 1858 pinal, Lorena Frana 15 de novembro de 1917 (59 anos) Paris, Ile-de-France Frana Acadmico, socilogo, antroplogo, filsofo e pedagogista
Influncias Influenciados
[Expandir]

Morte

Ocupao

Influncias Influenciados

[Expandir]

Escola/tradio Positivismo, Funcionalismo, Evolucionismo Ideias notveis Fato social, conscincia coletiva, anomia

ndice
1 Biografia 2 Pensamento 3 Principais obras 4 Publicaes no L'Anne sociologique / 1896 - 1912 5 Referncias bibliogrficas 6 Referncias 7 Ver tambm

1 de 5

11/2/2014 23:50

mile Durkheim Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/mile_Durkheim

Biografia
mile Durkheim nasceu em pinal, na Lorena, no dia 15 de abril de 1858. Descendente de uma famlia judia. Iniciou seus estudos filosficos na Escola Normal Superior de Paris, indo depois para Alemanha.2 Ainda menino decidiu no seguir o caminho dos familiares levando, pelo contrrio, uma vida bastante secular. Em sua obra, por exemplo, explicava os fenmenos religiosos a partir de fatores sociais e no divinos. Tal fato no o afastou, no entanto, da comunidade judaica. Muitos de seus colaboradores, entre eles seu sobrinho Marcel Mauss formaram um grupo que ficou conhecido como escola sociolgica francesa. Entrou na cole Normale Suprieure em 1879 juntamente com Jean Jaurs e Henri Bergson. Durante estes estudos teve contatos com as obras de August Comte e Herbert Spencer que o influenciaram significativamente na tentativa de buscar a cientificidade no estudo das humanidades. Suas principais obras so: Da diviso do trabalho social, As regras do mtodo sociolgico, O suicdio, Formas elementares da vida religiosa, Educao e sociologia, Sociologia e filosofia. Morreu em Paris em 15 de novembro de 1917 e encontra-se sepultado no Cemitrio do Montparnasse na capital francesa3 .

Pensamento
Durkheim formou-se em Filosofia, porm sua obra inteira dedicada Sociologia. Seu principal trabalho na reflexo e no reconhecimento da existncia de uma "conscincia coletiva". Ele parte do princpio que o homem seria apenas um animal selvagem que s se tornou humano porque se tornou socivel, ou seja, foi capaz de aprender hbitos e costumes caractersticos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de "Socializao", a conscincia coletiva seria ento formada durante a nossa socializao e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse "tudo" ele chamou de "fatos sociais", e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia. Nem tudo que uma pessoa faz um fato social, para ser um fato social tem de atender a trs caractersticas: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto , o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, um comportamento estabelecido pela sociedade. No algo que seja imposto especificamente a algum, algo que j estava l antes e que continua depois e que no d margem a escolhas. O mrito de Durkheim aumenta ainda mais quando publica seu livro "As regras do mtodo sociolgico", onde define uma metodologia de estudo, que embora sendo em boa parte extrada das cincias naturais, d seriedade nova cincia. Era necessrio revelar as leis que regem o comportamento social, ou seja, o que comanda os fatos sociais. Em seus estudos, os quais serviram de pontos expiatrios para os incios de debates contra Gabriel Tarde (o que perdurou praticamente at o fim de sua carreira), ele concluiu que os fatos sociais atingem toda a sociedade, o que s possvel se admitirmos que a sociedade um todo integrado. Se tudo na sociedade est interligado, qualquer alterao afeta toda a sociedade, o que quer dizer que se algo no vai bem em algum setor da sociedade, toda ela sentir o efeito. Partindo deste raciocnio ele desenvolve dois dos seus principais conceitos: instituio social e anomia. A instituio social um mecanismo de proteo da sociedade, o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importncia estratgica manter a organizao do grupo e satisfazer as necessidades dos indivduos que dele participam. As instituies so, portanto, conservadoras por essncia, quer seja famlia, escola, governo, polcia ou qualquer outra, elas agem fazendo fora contra as mudanas, pela manuteno da ordem.

2 de 5

11/2/2014 23:50

mile Durkheim Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/mile_Durkheim

Durkheim deixa bem claro em sua obra o quanto acredita que essas instituies so valorosas e parte em sua defesa, o que o deixou com uma certa reputao de conservador, que durante muitos anos causou antipatia a sua obra. Mas Durkheim no pode ser meramente tachado de conservador, sua defesa das instituies se baseia num ponto fundamental, o ser humano necessita se sentir seguro, protegido e respaldado. Uma sociedade sem regras claras (num conceito do prprio Durkheim, "em estado de anomia"), sem valores, sem limites leva o ser humano ao desespero. Preocupado com esse desespero, Durkheim se dedicou ao estudo da criminalidade, do suicdio e da religio. O homem que inovou construindo uma nova cincia inovava novamente se preocupando com fatores psicolgicos, antes da existncia da Psicologia. Seus estudos foram fundamentais para o desenvolvimento da obra de outro grande homem: Freud. Basta uma rpida observao do contexto histrico do sculo XIX, para se perceber que as instituies sociais se encontravam enfraquecidas, havia muito questionamento, valores tradicionais eram rompidos e novos surgiam, muita gente vivendo em condies miserveis, desempregados, doentes e marginalizados. Ora, numa sociedade integrada essa gente no podia ser ignorada, porque de uma forma ou de outra, toda a sociedade sofreria as consequncias. Aos problemas que observou, classificou como patologia social, e chamou aquela sociedade doente de "anomana". A anomia era a grande inimiga da sociedade, algo que devia ser vencido, e a sociologia era o meio para isso. O papel do socilogo seria, portanto, estudar, entender e ajudar a sociedade. Na tentativa de "curar" a sociedade da anomia, Durkheim escreve "Da diviso do trabalho social", onde discorre sobre a necessidade de se estabelecer uma solidariedade orgnica entre os membros desta. A soluo estaria em seguir o exemplo de um organismo biolgico, no qual cada rgo tem uma funo e depende dos outros para sobreviver. Se cada membro exercer uma funo especfica na diviso do trabalho da sociedade, ele estar vinculado a ela atravs de um sistema de direitos e deveres, e tambm sentir a necessidade de se manter coeso e solidrio aos outros. O importante para Durkheim que o indivduo realmente se sinta parte de um todo, que realmente precise da sociedade de forma orgnica, interiorizada e no meramente mecnica.

Principais obras
Da diviso do trabalho social, 1893; Regras do mtodo sociolgico, 1895; O suicdio, 1897; As formas elementares de vida religiosa,1912;

Publicaes no L'Anne sociologique / 1896 - 1912


A proibio do incesto e suas origens Da definio do fenmeno religioso Sobre o totemismo Algumas formas primitivas de classificao (c/ Marcel Mauss) PDF (http://www.social-sciencesand-humanities.com/PDF/formes_classification_Mauss_Durkheim.pdf) Jun. 2011 Sobre a organizao matrimonial nas sociedades australianas A Falacia da economia populista a respeito do preo do ouro paraguaio.

Referncias bibliogrficas
Durkheim, E. As regras do mtodo sociolgico. So Paulo, Ed. Martin Claret, 2002. Durkheim, E. As formas elementares da vida religiosa, o sistema totmico na Austrlia. So Paulo, Paulus, 2008. Aron, R. As etapas do pensamento sociolgico. So Paulo, Ed. Martins Fontes, 7 edio 2008, 2 tiragem (pgs: 457 a 588)

3 de 5

11/2/2014 23:50

mile Durkheim Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/mile_Durkheim

Goldman, L. Cincias humanas e filosofia. So Paulo, Ed. Difel. 1968 (pgs: 27 a 70) Martins, J. de S. Ideologia e sociedade. Rio, 1930 (pgs: 23 a 45). Costa,Cristina Sociologia. 2. ed. So Paulo : Moderna, 1997 Fauconnet, Paul. EMILE DURKHEIM Educao e Sociologia. 12 ed. Trad. Loureno Filho. So Paulo: Melhoramentos, 1978. 91 p. Bellah, Robert N. (ed.) (1973). Emile Durkheim: On Morality and Society, Selected Writings. Chicago: The University of Chicago Press (ISBN 978-0-226-17336-8). Cotterrell, Roger (1999). Emile Durkheim: Law in a Moral Domain. Edinburgh University Press / Stanford University Press (ISBN 0-8047-3808-4, ISBN 978-0-8047-3808-8). Cotterrell, Roger (ed.) (2010). Emile Durkheim: Justice, Morality and Politics. Ashgate (ISBN 978-0-7546-2711-1). De Ipola, Emilio (1998), La crisis del lazo social: Durkheim, cien aos despus, Buenos Aires, Eudeba (ISBN : 950-23-0851-4) Douglas, Jack D. (1973). The Social Meanings of Suicide. Princeton University Press (ISBN 978-0-691-02812-5). Eitzen, Stanley D. and Maxine Baca Zinn (1997). Social Problems (11th ed.). Needham Heights, MA: Allyn and Bacon (ISBN 0-205-54796-6). Giddens, Anthony (ed.) (1972). Emile Durkheim: Selected Writings. London: Cambridge University Press (ISBN 0-521-09712-6, ISBN 978-0-521-09712-3). Giddens, Anthony (ed.) (1986). Durkheim on Politics and the State. Cambridge: Polity Press (ISBN 0-7456-0131-6). Henslin, James M. (1996). Essentials of Sociology: A Down-to-Earth Approach. Needham Heights, MA: Allyn and Bacon (ISBN 0-205-17480-9, ISBN 978-0-205-17480-5). Jones, Susan Stedman (2001). Durkheim Reconsidered. Polity (ISBN 0-7456-1616-X, ISBN 978-0-7456-1616-2). Lemert, Charles (2006). Durkheim's Ghosts: Cultural Logics and Social Things. Cambridge University Press (ISBN 0-521-84266-2, ISBN 978-0-521-84266-2).

Lockwood, David (1992). Solidarity and Schism: "The Problem of Disorder" in Durkheimian and Marxist Sociology. Oxford: Clarendon Press (ISBN 0-19-827717-2, ISBN 978-0-19-827717-0). Lukes, Steven (1985). Emile Durkheim: His Life and Work, a Historical and Critical Study. Stanford University Press (ISBN 0-8047-1283-2, ISBN 978-0-8047-1283-5). Marra, Realino (1986). Il diritto in Durkheim. Sensibilit e riflessione nella produzione normativa, Napoli, Edizioni Scientifiche Italiane Marra, Realino (2006). La religione dei diritti. Durkheim Jellinek Weber , Torino, Giappichelli, 2006 (ISBN 88-348-6617-7) Mestrovic, Stjepan (1988). Emile Durkheim and the Reformation of Sociology. Rowan & Littlefield. (ISBN 0-8476-7867-9). Pickering, W. S. F. (2009). Durkheim's Sociology of Religion: Themes and Theories, The James Clarke & Co (ISBN 978-0-227-17297-1). Pickering, W. S. F. (2000). Durkheim and Representations, Routledge (ISBN 0-415-19090-8). Pickering, W. S. F. (ed.) (1979). Durkheim: Essays on Morals and Education, Routledge & Kegan Paul (ISBN 0-7100-0321-8). Pickering, W. S. F. (ed.) (1975). Durkheim on Religion, Routledge & Kegan Paul (ISBN 0-7100-8108-1). Siegel, Larry J (2007). Criminology: Theories, Patterns, and Typologies (7th ed.) Wadsworth/Thomson Learning (ISBN 0-495-00572-X, ISBN 978-0-495-00572-8). Tekiner, Deniz (2002). "German Idealist Foundations of Durkheim's Sociology and Teleology of Knowledge", Theory and Science, III, 1, Online publication (http://theoryandscience.icaap.org/content /vol003.001/tekiner.html). Thompson, Kenneth (2002). Emile Durkheim (2nd ed.) Routledge (ISBN 0-415-28530-5, ISBN 978-0-415-28530-8). Tiryakian, Edward A. (2009), For Durkheim : essays in historical and cultural sociology, Ashgate, Aldershot (ISBN 978-0-7546-7155-8)

Referncias
1. Kim, Sung Ho (2007). "Max Weber". Stanford Encyclopedia of Philosophy (August 24, 2007 entry)

4 de 5

11/2/2014 23:50

mile Durkheim Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/mile_Durkheim

http://plato.stanford.edu/entries/weber/ (Retrieved 17-02-2010) 2. Gianfranco Poggi. Durkheim (em ingls). Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 1. ISBN 0198780877 3. mile Durkheim (http://www.findagrave.com/cgi-bin/fg.cgi?page=gr&GRid=7299) (em ingls) no Find a Grave.

Ver tambm
Max Weber Marcel Mauss Positivismo Gabriel Tarde Sociologia Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=mile_Durkheim&oldid=38095762" Categorias: Nascidos em 1858 Mortos em 1917 Socilogos da Frana Filsofos da Frana Judeus da Frana Agnsticos Sepultados no Cemitrio do Montparnasse Naturais de pinal Judeus agnsticos Pedagogistas Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 20h34min de 5 de fevereiro de 2014. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

5 de 5

11/2/2014 23:50

S-ar putea să vă placă și