Sunteți pe pagina 1din 2

Estudo do Cantinho da Beno

Data: 24,25/09/2012

A lei da influncia ( 1 Parte-24/09/12) Texto: Salmo 1: 1-3 Introduo: Todos somos seres influenciadores e influenciveis, reconhecendo isso ou no veremos como a lei da influencia est presente em nossa vida e na bblia sagrada. O que influncia? Influncia o efeito do poder ou autoridade exercida sobre uma pessoa ou de uma coisa sobre outra. A origem da influncia No livro de Genesis vemos Deus se apresentando ao homem durante a virao do dia para influenciar o homem com a sua presena (Gn.3:8). Podemos afirmar que o homem foi criado para estar sempre sob a influncia da palavra e da presena de Deus, assim como o peixe dependente da gua. Reconhecendo a fora da influncia Algumas pessoas so convictas que ningum muda sua cabea, porm nossa cabea est constantemente sendo influenciada por outros. Por isso reconhecendo ou no isso somos influenciados ( 1Co.15-33). Partindo desse principio importante observar os tipos de conversas que participamos e o ambiente que frequentamos (na maioria do tempo), pois eles podem nos influenciar para o bem ou para o mal. IMPORTANTE: Se queremos ser homens andar(associar) com homens de Deus.(1Co.5:9-11) A influncia gradativa No Salmo 1, temos uma idia de uma influencia gradativa. Observemos ento: 1 Etapa:Bem-aventurado o homem que no anda segundo o conselho dos mpios Cuidado com os maus conselhos, no empreste seus ouvidos a eles ( Pv.12-5). Etapa: Nem se detm no caminho dos pecadores Se aceitarmos os maus conselhos acabaremos parando( se detendo) em maus caminhos(Pv.14-12). de Deus, precisamos

Etapa: Nem se assenta na roda dos escarnecedores - O final uma comunho completa com tudo aquilo que no nos edifica(1Co.10-23).Ai voc pensa eu posso tudo e que no era conveniente de voc fazer agora voc pratica sem culpa pois o esprito santo se afastou de voc (Mt 6.24 Diz: No h como servir a dois senhores 2 Parte 25/09/12

Investindo tempo para Deus Antes, o seu prazer est na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. (V.2) Um dos grandes princpios da lei da influncia o tempo que nos submetemos a algo ou algum. O salmista declara que seu prazer na lei de Deus, o faz meditar dia e noite, ou seja, investir tempo para ser influenciado pela palavra de Deus. No basta entregar a vida para Deus, se na maioria do tempo estamos sob a influncia de pessoas que nos afasta Dele. IMPORTANTE: Quanto mais andarmos com Deus, mais ficaremos parecidos com Ele. O resultado de uma vida influenciada por Deus Ele como rvore plantada junto a corrente de guas, que, no devido tempo, d o seu fruto, e cuja folhagem no murcha; e tudo quanto ele faz ser bem sucedido(V.3). A ideia de estar plantado ou fixado/firmado/influenciado pela corrente de guas a prpria presena do Esprito Santo (Efsios 3-17).
Assim como as rvores absorvem gua e protenas pelas razes e conduzem-na pelo tronco e galhos at s folhas, assim tambm todo filho de Deus Ligado, ou melhor, influenciado pela presena de Deus acaba absorvendo a vida abundante que Ele veio dar (Jo.15:1,2,5).

Concluso: Que a partir desse estudo possamos evitar as ms influncias e nos submeter mais a influncia da palavra e da presena de Deus. O Salmista termina o verso 3 dizendo que todo aquele que est sob a influncia de Deus ser frutfero no seu tempo e prspero em tudo que fizer.

QUE DEUS NOS ABENOE E NOS GUARDE.

S-ar putea să vă placă și