Sunteți pe pagina 1din 3

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO - SMED

ESCOLA MUNICIPAL PADRE EULLIO LAFUENTE ELORZ ENSINO FUNDAMENTAL

RUA MONTE AZUL, 125 CEP 35.058-140 FONE !33" 32#$-1323 - %O&ERNADOR &ALADARES ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
PREFEITURA MUNICIPAL DE %O&ERNADOR &ALADARES - M%

ESCOLA MUNICIPAL PADRE EULLIO LAFUENTE ELORZ Projeto Institucional 2 !" Disci#lina e A#ren$i%a&e'( Parceria )ue $* certo
()*+,-,./+,0/
Os problemas relacionados indisciplina podem ter origem na relao com o professor, com os colegas, a famlia, aulas cansativas e desinteressantes para o aluno, metodologias mal estabelecidas e processo pedaggico inadequado ou outros fatores extra escolar. Este um dos maiores problemas enfrentados pela escola e requer cuidados e ateno na tentativa de evitar transtornos. ergunta!se o que fa"er diante de situa#es conflituosas na escola$ %omo agir$ &o '( respostas pr!estabelecidas, entretanto, a busca por solu#es deve estar na pr(tica e na escuta do professor diante dos alunos, criando um ambiente de colaborao, respeito e compan'eirismo. &o '( uma receita pronta e nem soluo f(cil, entretanto, essencial construir na escola um ambiente colaborativo e trabal'ar com os alunos quest#es relacionadas ao ensino e aprendi"agem de valores e atitudes. ) educao uma c'ave que abre a possibilidade de se transformar o 'omem, que o su*eito participante da sua prpria 'istria e cabe aos professores despertar nos alunos o dese*o de possurem esta c'ave e serem os sen'ores da sua 'istria, do seu futuro. ) indisciplina escolar determina!se pelo descumprimento de ordens, pela falta de limites, por desafiar professores, destruio dos ob*etos da classe, agress#es verbais e fsicas, falta de interesse por parte dos alunos, baixa autoestima, falta de pr!requisitos necess(rios a aprendi"agem, metodologias desinteressantes, desorgani"ao no espao escolar, postura inadequada do professore e funcion(rios, falta de clare"a quanto aplicabilidade dos estatutos e regimentos escolares. Em decorr+ncia da indisciplina escolar, deparamos com professores doentes, estressados, inseguros. ara que a escola cumpra o seu compromisso de garantir uma escola de qualidade, de um saber sistemati"ado ela precisa lidar com a questo da disciplina escolar. , necess(rio que a escola encontre de novo a autoridade para passar responsabilidades, quesito fundamental para se fa"er educao. -a"!se necess(rio tambm romper com a ideia de que em uma classe bastante silenciosa a aprendi"agem seria mel'or. .il+ncio e imobilidade no significam interesse e nem aprendi"agem porque os alunos so diferentes, os professores por sua ve" tambm so diferentes na arte de ensinar. Enfim preciso pesquisar, refletir sobre o assunto no coletivo da escola buscando alternativas e tomadas de decis#es frente aos acontecimentos.

O123+,04*
! romover uma mudana de ol'ar dos alunos, dos professores, da escola, da direo, dos funcion(rios, da famlia em relao indisciplina, estudando conceitos de desenvolvimento moral e tico e adotando!os como con'ecimento necess(rio ao processo educacional ! Estimular a equipe a refletir sobre a prpria postura. ! %on'ecer os princpios de um ambiente de cooperao. ! /ncentivar o respeito e a autonomia do aluno.

! romover a cooperao no meio escolar. !0reinar o equilbrio e a reao do professor de forma *usta diante de uma situao problem(tica. ! romover a autoridade do professor atravs do di(logo e da construo de rela#es de respeito com o aluno. !Os alunos devem compreender e cumprir as regras.

C45+3674*
! 1esenvolvimento moral. ! ,tica. ! 2alores 'umanos. !%onte3dos curriculares.

T3894 3*+,8/74
O projeto institucional, Disciplina e Aprendizagem-Parceria que d certo; ter a durao mnima de um ano. odos os pro!essores semanalmente iro tra"al#ar o tema correspondente $ sua disciplina e o"ser%ar as a&es pr'-esta"elecidas diariamente tais como( assiduidade, pontualidade, postura, organizao da sala de aula , limpeza e conser%ao do am"iente escolar; uso errado dos celulares. odos os !uncionrios so respons%eis pela trans!ormao social dos alunos e juntamente com os pro!essores de%ero diariamente conscientizar os alunos so"re o %alor social e pessoal da disciplina.

M3+474:4;,/ - A<=3*
.)ula expositiva4 .1ebates4 .1in5micas4 .)presentao de teatro4 .Oficina. .Entrevistas4 .6r(ficos4 .7elatrios4 %ada professor ir( trabal'ar o tema em sua disciplina8 7eligio8 2alores e disciplina 9istria8 E%)!criao e valor 6eografia8 1isciplina e a sustentabilidade %i+ncias8 .a3de questo de disciplina ortugu+s8 %onceitos de disciplina :atem(tica8 6r(ficos mostrando a quantidade suspenso por causa da indisciplina na escola Educao -sica8 1isciplina e esporte /ngl+s8 %onceitos de disciplina em ingl+s edagogas, biblioteca e pr(tica de leitura e escrita 8 0extos e livros relacionados aos valores e disciplina.

R3.)>*4*
.Estatuto da %riana e do )dolescente4 . alestras para os pais e professores4 .1ebates4 .-ilmes. .-otos4

A0/:,/<?4@R3*):+/74*

) avaliao ocorrer( de forma sistem(tica visando o processo de formao 'umana do educando. .ero avaliadas quest#es como8 articipao, interesse, colaborao e reali"ao das atividades propostas. or meio de question(rios, pea aos alunos, funcion(rios e pais que analisem se 'ouve avanos. 2erificar as mudanas de comportamento individual e coletivo4 verificar se 'ouve valori"ao e mel'orias na aprendi"agem.

A13>+)>/
.er( feita no :omento %vico com apresentao da biblioteca.

D3*3504:0,835+4
)bertura do ano letivo com a escol'a do tema dia ;<=;>=;?. 0rabal'os em campo feito pelos professores *unto ao aluno e discuss#es sobre o que disciplina e aprendi"agem. :dulo de estudo de s(bado dia >?=;?=<? com plane*amento das estratgias usadas no pro*eto. %ontextuali"ao com os alunos feita por todos os professores dentro dos seus ob*etivos. 7egistros por meio de fotos, filmagens ou escritos para serem divulgados.

S-ar putea să vă placă și