Sunteți pe pagina 1din 61

Unidade II

Unidade II
5 A GLOBALIZAO E SUAS CONSEQUNCIAS

Nesta unidade, nosso objetivo ser compreender a partir de diversos ngulos o fenmeno da globalizao e reetir sobre seus impactos na economia e nas novas formas de sociabilidade. Assim, partimos da seguinte indagao: qual a inuncia que a globalizao exerce sobre o mundo atual? O que contemporaneamente chamamos de globalizao compreendido por Ortiz (1994) como um processo de mundializao do capitalismo, que envolve uma grande diversidade de aspectos de natureza cultural, social, econmica e poltica. O capitalismo passou por uma srie de transformaes no nal do sculo XX, marcadas por uma liberalizao comercial que levou a uma maior abertura das economias nacionais, resultando em mudanas nos processos de trabalho, nos hbitos de consumo, nas conguraes geogrcas e geopolticas e nos poderes e prticas do Estado. A globalizao do mundo expressa um novo ciclo de expanso do capitalismo como modo de produo e ao civilizatria de alcance mundial (ORTIZ, 1994). No cotidiano, a globalizao se manifesta de maneira mais visvel nas mudanas tecnolgicas e nas alteraes nos processos de trabalho e produo.

Figura 37 Marcha de abertura do 5 Frum Social Mundial (2005), em Porto Alegre

Barbosa (2003) dene globalizao como uma:


Expanso dos uxos de informaes que atingem todos os pases, afetando empresas, indivduos e movimentos sociais , pela acelerao das transaes

70

CiNciAS SOciAiS
econmicas envolvendo mercadorias, capitais e aplicaes nanceiras que ultrapassam as fronteiras nacionais e pela crescente difuso de valores polticos e morais em escala universal (BARBOSA, 2003, p. 13).

Sob a perspectiva social, a globalizao tem proporcionado uxos migratrios em todas as direes e tem possibilitado tambm uma tentativa dos pases avanados de impedir a entrada e permanncia em seus territrios de povos que fogem da misria e das guerras pelo mundo.11 Nesse surto de universalizao do capitalismo, o desenvolvimento adquire novo impulso a partir das novas tecnologias, da criao de novos produtos e da mundializao dos mercados. A globalizao marcada pela transio de um modelo de organizao fordista, onde a produo organizada em grandes unidades fabris utilizando intensa diviso do trabalho, para um modelo toyotista, caracterizado pelo trabalho em equipe e o qual Harvey (2005) denomina passagem para um regime de acumulao exvel. Eis algumas caractersticas do regime de acumulao exvel: Flexibilidade dos processos de trabalho, dos produtos e dos padres de consumo; Ampliao do setor de servios; Nveis relativamente altos de desemprego estrutural; Rpida destruio e reconstruo de habilidades e ganhos modestos; Retrocesso do poder sindical.

Figura 38 O mundo globalizado

George W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos, assinou uma lei que ordenou a construo de uma cerca dupla em algumas partes da fronteira entre os Estados Unidos e o Mxico. Durante uma cerimnia na sala Roosevelt da Casa Branca, Bush assegurou que a nova lei proteger o povo americano e far com que as fronteiras sejam mais seguras. O presidente americano lembrou que a imigrao ilegal aumentou na ltima dcada devido ao fato de que, infelizmente, os Estados Unidos no mantiveram o controle absoluto da fronteira. Para maiores informaes, acesse: AGNCIA EFE. Agentes de fronteira e autoridades dos EUA pedem a Obama m de muro com Mxico. Folha de S.Paulo, So Paulo, 14 dez. 2008. Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u475430.shtml. Acesso em 15 fev. 2011.
11

71

Unidade II
5.1 A globalizao comercial e nanceira

A mundializao dos mercados envolve uma ampla redistribuio das empresas por todo o mundo. As empresas passam por esse processo para se adaptarem s novas exigncias de produtividade, agilidade, capacidade de inovao e competitividade. A globalizao envolve uma ampla transformao na esfera do trabalho, pois modicam-se as tcnicas produtivas e as condies jurdicas, polticas e sociais. A procura por mo de obra barata faz com que as grandes companhias busquem fora de trabalho em todos os cantos do mundo, levando o desemprego escala global. As empresas transnacionais operam em todo o planeta. Elas vendem as mesmas coisas em todos os lugares atravs da criao de produtos universais. Leiam a exemplificao mencionada por Barbosa:
As empresas multinacionais dominam a produo de vrios setores, desde os mais sofisticados, como automveis (GM, Volkswagem, Fiat), eletroeletrnicos (Eletrolux, Sony, Philips), computadores (Compaq, IBM, Dell), telefones celulares (Ericsson, Motorola, Nokia), at os tradicionais, como alimentos (Danone, Parmalat, Nestl), tnis esportivos (Nike, Reebok), e produtos de higiene e limpeza (Colgate, Unilever e Procter & Gamble), passando pelos setores de servios de ponta como telecomunicaes (Telefonica, MCI, British Telecom) at chegar a servios tradicionais como cadeias de fast-food (McDonalds, Pizza Hut), videolocadoras (Blockbuster) e comrcio varejista (Carrefour), ou mesmo em setores em que a sua presena era rara at os anos 1990, como nos sales de beleza (Jean Louis David) ou no saneamento bsico (Lyonnaise ds Eaux e guas de Portugal) (BARBOSA, 2003, p. 55).

Para reetir: a globalizao propicia a concentrao de empresas ou possibilita o empreendedorismo? Para os executivos das grandes companhias, h a necessidade de distanciamento de suas culturas particulares e o comprometimento se volta para a competio global. A busca por ecincia e produtividade se torna uma obsesso social (ORTIZ, 1994). O sistema nanceiro global passou por uma reorganizao. Ao lado da acelerada mobilidade geogrca de fundos, os mercados futuros, de aes e de acordos de compensao recproca de taxas de juros e moedas signicaram a criao de um nico mercado mundial de dinheiro e crdito (HARVEY, 2005). Desse modo, o sistema nanceiro mundial fugiu do controle coletivo, o que levou ao fortalecimento do capital nanceiro.

72

CiNciAS SOciAiS

Figura 39 Operadores da Bolsa de Valores de So Paulo

Observao O nmero de fuses e aquisies envolvendo empresas de vrias partes do mundo est crescendo. Elas procuram conquistar um mercado cada vez mais amplo. Por no estarem concludas, h a diculdade de captar-se a natureza das mudanas que estamos vivenciando. H tanto anlises que enfatizam os elementos positivos quanto outras que se voltam para os aspectos negativos desse processo.
5.2 As novas tecnologias

No nal do sculo passado, houve uma verdadeira revoluo tecnolgica em diversas reas, como, por exemplo, a microeletrnica, a microbiologia e a engenharia gentica. Lembrete A utilizao de tecnologias modernas tem contribudo para o aumento da produtividade e possibilitado mudanas com gigantesca velocidade. As tecnologias j so superadas antes mesmo de cair no domnio pblico. As novas tecnologias possibilitaram a estruturao do processo produtivo. Em consequncia da revoluo tecnocientca, o trabalho exige nveis cada vez mais elevados de instruo e maior emprego da inteligncia. De acordo com Barbosa.
As novas tecnologias so responsveis por um novo estilo de produo, comunicao, gerenciamento, consumo, enm, por um novo estilo de vida. Elas assumiram a dimenso de instrumentos de uma transformao social, econmica e cultural (BARBOSA, 2003, p. 79).

73

Unidade II
5.3 A globalizao cultural

As novas tecnologias tm contribudo para que as fronteiras culturais e lingusticas percam o sentido e para que se adote o ingls como lngua ocial dos negcios internacionais. Os meios de comunicao baseados na eletrnica tm contribudo para agilizar o mundo dos negcios em uma escala jamais vista. A cultura encontra horizontes de universalizao: o que era local e nacional pode tornar-se mundial. Essa cultura global conduz a um processo de homogeneizao dos hbitos de consumo na medida em que os meios de comunicao difundem um nmero cada vez mais restrito de modelos de organizao do modo de vida. Como arma Ortiz (1994):
A convergncia de comportamento de consumidores uma tendncia dominante dos ltimos 30 anos. Chocava a Europa do ps-guerra a grande diversidade de comportamentos e a abundncia de pluralismos locais e regionais. Mas em 30 anos, em todos os lugares, uma parcela cada vez maior da populao distanciou-se da sociedade tradicional, de seus valores, para entrar na modernidade, criadora de novos valores. Essa evoluo aproximou os comportamentos, sobretudo os de consumo (ORTIZ, 1994, p. 173).

A seguir, algumas caractersticas culturais da atualidade: Forte presena da moda, do efmero, do espetculo e do consumismo; A publicidade assume papel maior nas prticas culturais; A publicidade manipula desejos sem relao com os produtos. Nesse novo contexto, a produo e a difuso de bens culturais ocupam um lugar central que, no passado, pertenceu aos bens industriais. Haja vista que, entre as maiores empresas do mundo contemporneo, h uma presena signicativa de empresas ligadas comunicao e ao entretenimento.

Figura 40 Loja da rede Mc Donalds no Japo

74

CiNciAS SOciAiS

Saiba mais Saiba mais sobre o que globalizao a partir dos textos e lmes indicados a seguir: Textos: IANNI, O. (org.) Desaos da Globalizao. Petrpolis: Vozes, 2002. GUIMARES, M. Aos 60 anos, a ONU resiste a reformas. ComCincia, Campinas, n. 75, abr. 2004. Seo Reportagens. Disponvel em <http://www. comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=12&id=91>. Acesso em: 01 mar. 2011. PENA, F. M. Democracia, direitos humanos e globalizao. Revista Espao Acadmico, Maring, ano 6, n. 64, set. 2006. Disponvel em <http://www. espacoacademico.com.br/064/64pena.htm>. Acesso em: 13 jan. 2011. Filmes: ADEUS Lnin. Dir. Wolfgang Becker. Alemanha. 2002. 117 min. BABEL. Dir. Alejandro G. Iarritu. Estados Unidos/Mxico. 2006. 143 min. ENCONTRO com Milton Santos ou o mundo global visto do lado de c. Dir. Silvio Tendler. Brasil. 2006. 90 min. O JARDINEIRO el. Dir. Fernando Meirelles. Estados Unidos/Inglaterra. 2005. 129 min. A CORPORAO. Dir. Mark Akbar. Canad. 2002. 145 min.
6 TRANSFORMAES NO MUNDO DO TRABALHO

Neste tpico, nossa reexo se voltar para a anlise das transformaes no mundo do trabalho no contexto da globalizao e da reestruturao do sistema produtivo. As mudanas na organizao dos processos de trabalho, j mencionadas em tpico anterior, conduziram a uma ntida reduo do trabalhador fabril em funo da automao, da robtica e da microeletrnica. Tanto no campo quanto na cidade, houve o crescimento da presena feminina no mercado de trabalho. Segundo pesquisas realizadas pelo Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos 75

Unidade II
Socioeconmicos (Dieese), entre 2009 e 2010, as mulheres ganharam em mdia 76% do salrio pago aos homens.12

Figura 41 Trabalhador cortando madeira na Alemanha nos anos 1960

Tendo em vista a crescente mecanizao das atividades agrrias, houve reduo do nmero de empregos oferecidos na rea rural, o que tem conduzido a um crescimento sem precedentes da populao nas reas urbanas. Considerando-se que as relaes de trabalho constituem parte essencial das relaes sociais na atualidade, pergunta-se: com o crescimento vertiginoso do desemprego, como viver a classe que necessita do trabalho para sobreviver?
6.1 Precarizao das relaes de trabalho

A anlise das transformaes no mundo do trabalho remonta ao incio dos anos 1970, quando o modelo fordista de produo comeou a apresentar declnio com a queda da taxa de lucro intensicada pelo aumento do preo da mo de obra e pelas lutas sociais ocorridas nos anos 1960. A partir disso, teve incio o processo de exibilizao da produo, o toyotismo, modelo de organizao da produo que abrange o sistema just in time, o controle de qualidade da produo e a polivalncia de tarefas, com terceirizao e subcontratao de trabalhadores.
Os dados da pesquisa so apresentados em: DE LORENZO, F. Mulheres ganham 76% do salrio pago aos homens, aponta Dieese. Valor Online, 02 mar. 2011. Disponvel em: <http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2011/03/02/ mulheres-ganham-76-do-salario-pago-aos-homens-aponta-dieese.jhtm>. Acesso em: 04 mar. 2011.
12

76

CiNciAS SOciAiS

Figura 42 Cortador de cana de Porto Rico

Em anlise pioneira sobre as transformaes sociais que ocorreram no mundo desde os anos 1980, Harvey (2005) coloca que o desencadeamento de um processo de reestruturao produtiva gerou um novo modelo de acumulao de riquezas, no qual se excluiu a verticalizao da produo. Assim, um novo processo de terceirizao e subcontratao de mo de obra teve incio. Nessa nova estrutura, na qual no h a certeza do lucro, todos tm acesso s tecnologias, o que torna a concorrncia agressiva e avanada. Surge ento a necessidade da reduo de gastos e de uma gesto mais enxuta. Por m, os investimentos se voltam para inovaes tecnolgicas que tenham efeitos racionalizadores, contribuindo, consequentemente, para o aumento do desemprego. Observao Com o advento da terceira revoluo industrial e com o crescimento da utilizao da Internet, a demanda e o uxo de informao aumentaram exponencialmente. O conhecimento, a prestao de servios e a mo de obra altamente especializada tornaram-se os novos focos do que hoje chamamos de ps-industrialismo. Segundo Castells (1999), os tericos do ps-industrialismo armam que atualmente h:
(...) a formao de uma nova estrutura social caracterizada pela mudana de produtos para servios, pelo surgimento de prosses administrativas e especializadas, m do emprego rural e industrial e pelo crescente contedo de informao do trabalho nas economias avanadas (CASTELLS, 1999, p. 224).

Observao A precarizao do trabalho pode ser entendida como o processo que envolve a degradao das condies de trabalho e emprego, sejam elas do trabalhador formal, informal, em tempo parcial ou temporrio. O extremo da precarizao a prpria ausncia de trabalho vivenciada por aqueles que esto desempregados. 77

Unidade II
Desse modo, a fonte de produtividade e crescimento econmico se transfere da produo de mercadorias para a produo de conhecimentos. Quanto mais a economia de um pas cresce, mais ela se volta para a prestao de servios e, assim, a economia global aumenta a importncia das prosses com grande contedo de informaes e conhecimentos (CASTELLS, 1999). Para visualizar as transformaes do setor produtivo e reetir sobre os impactos no mercado de trabalho, analisem os dados a seguir sobre a produo industrial brasileira:
Tabela 02 Perodo Dezembro 09/Novembro 09 Dezembro 09/Dezembro 08 Mdia mvel trimestral 4 tri 2009/4 tri 2008 Acumulado 2009 Acumulado 2008 Produo industrial -0,3% 18,9% 0,5% 5,8% -7,4% 3,1% Fonte: IBGE.

Essas transformaes conduziram exibilizao dos processos de trabalho (just in time) e dos contratos de trabalho (terceirizao), alm de provocarem a descentralizao do processo produtivo. As empresas passam a investir em automao e em reduo de cheas intermedirias, o que resulta em reduo de pessoal. Desse modo, o regime de trabalho marcado pela instabilidade no posto, pelos baixos nveis salariais e pelo desemprego estrutural, considerado hoje um dos principais problemas sociais. Diante desse panorama, as empresas mudam o perl do trabalhador desejado. O novo quadro do mercado de trabalho requer um funcionrio de perl polivalente, altamente qualicado e com maior grau de responsabilidade e de autonomia. O trabalhador necessrio no mercado deve desenvolver sua criatividade, reciclarse permanentemente, possuir exibilidade intelectual nas situaes de constante mudana, ter capacidade de anlise e comunicao e, ainda, priorizar atitudes de participao, cooperao e multifuncionalidade.
6.2 Desemprego estrutural e informalidade

As transformaes ocorridas no trabalho no so consequncias apenas dos novos padres tecnolgicos, mas so determinadas tambm atravs das mudanas ocorridas na poltica, na economia e na sociedade. Ao atingir os trabalhadores, essa recongurao traz a diminuio do operariado, o crescimento dos postos no setor de servios e a terceirizao, produzindo uma maior segmentao e pulverizao dos trabalhadores (ANTUNES, 2002). Observao A classe que vive do trabalho composta por todos aqueles que vendem sua fora de trabalho em troca de salrio. So eles: 78

CiNciAS SOciAiS
Trabalhadores industriais; Trabalhadores rurais; Trabalhadores da rea de servios; Trabalhadores terceirizados; Trabalhadores temporrios; Trabalhadores em tempo parcial; Trabalhadores informais; Desempregados. Entre as ocupaes no organizadas, destaca-se a crescente quantidade de trabalhadores temporrios, de meio perodo, freelancers, autnomos, via correio eletrnico (e-mails), contratados e representantes independentes, alm daquelas ocupaes com ganhos utuantes atrelados aos ndices de desempenho. Nesse cenrio, a ideia de um futuro previsvel assentado em um emprego estvel desaparece.
Grco 01 Milhes 60 50 40 30 20 10 0 Empregado Trabalhador Conta prpria domstico 2006 2007 Empregador No remunerado Trabalhador Trabalhador na produo na construo para o prprio para o prprio consumo uso Fonte: IBGE.

2008

Antunes (2002) considera que a precarizao do trabalho levou a mutaes nas quais poucos se especializaram e muitos caram sem qualicao suciente para introduzir-se no mercado. Isso acabou por aumentar a la dos desempregados e gerar uma classe de trabalhadores fragmentada entre trabalhadores qualicados e desqualicados, trabalhadores do mercado formal e informal, jovens e velhos, homens e mulheres, estveis e precrios, imigrantes e nacionais etc., isso sem mencionar as divises que decorrem da insero diferenciada dos pases e de seus trabalhadores na nova diviso internacional do trabalho. Todo esse processo conduziu a uma destruio e/ou precarizao sem precedentes em toda a era moderna. 79

Unidade II

Figura 43 Carteira de Trabalho e Previdncia Social

Em expanso, o trabalho no setor informal conduz os trabalhadores a uma tarefa isolada. Muitas vezes, eles mesmos criam seu prprio trabalho, com possibilidade de mobilidade de atividades e de horrios exveis. A Organizao Internacional do Trabalho (OIT) aponta que o setor informal j atinge cerca de 40% do mercado de trabalho na Amrica Latina. A taxa de informalidade tem tido um crescimento superior ao do setor formal. Os processos de terceirizao e a informalidade crescem sob a forma do trabalho por conta prpria em microempresas e/ou em domiclio e esse fator tem obscurecido o desemprego. A economia informal o destino de um grande contingente de trabalhadores que no conseguem insero na pirmide do mercado de trabalho formal13. A tendncia geral de hierarquizao do trabalho, fragilizao dos vnculos e ascendente desigualdade remuneratria colocada em evidncia, o que aprofunda a fratura social, traz insegurana e torna a economia ineciente, transformando-a num ciclo de desorganizao social (DOWBOR, 2001). Antunes ressalta que vivemos o m da centralidade do trabalho no mundo contemporneo. A classe trabalhadora no mais vista com uma potencialidade contestadora capaz de transformar o capitalismo e, alm disso, h uma ampliao do contingente populacional excludo da produo de bens e servios. A informalidade apenas uma das formas de precarizao: atualmente, ganha importncia a escravido contempornea. A alta incidncia de trabalho em condio anloga escravido conduziu a OIT a pronunciar que:
A escravido no Brasil contemporneo existe. Apresenta-se de maneira mais sutil do que no sculo passado e, por isso mesmo, com caractersticas perversas. A caracterstica mais visvel do trabalho escravo a falta de liberdade. As quatro formas mais comuns de cercear essa liberdade so:
No topo da pirmide do mercado de trabalho est o emprego nobre no setor formal. Na parte intermediria, esto os trabalhadores que atuam em atividades terceirizadas mais ou menos instveis e, na base da pirmide, h uma massa de mo de obra que cai na economia ilegal ou subterrnea.
13

80

CiNciAS SOciAiS
servido por dvida, reteno de documentos, diculdade de acesso ao local e presena de guardas armados. Essas caractersticas so frequentemente acompanhadas de condies subumanas de vida e de trabalho e de absoluto desrespeito dignidade de uma pessoa (OIT, 2003).

Para reetir: com a crise estrutural do mercado de trabalho, como a classe social que necessita do trabalho sobreviver? Que relao h entre a crise do emprego e o crescimento dos movimentos xenofbicos pelo mundo? A xenofobia diz respeito ao medo natural (fobia, averso) que o ser humano normalmente tem ao que lhe diferente. Quando a economia vai bem, os migrantes so tolerados por serem necessrios reproduo do capital. Mas, aos primeiros sinais de crise econmica, so tambm os migrantes os primeiros a sentir as consequncias. A crise mundial do mercado de trabalho, por exemplo, reete o aumento dos movimentos xenofbicos na Europa e nos Estados Unidos.

Saiba mais Para saber mais sobre a congurao atual do trabalho no Brasil, acesse o site da sede brasileira da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), <http://www.oit.org.br>, e a pgina do Ministrio do Trabalho e Emprego, que traz dados estatsticos sobre o emprego no pas: <http://portal.mte. gov.br/observatorio>. Alm disso, leia o texto e assista aos lmes indicados a seguir para aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre o assunto: Texto: ROCHA, M. Mais comum nas reas rurais, trabalho degradante cresce em obras. Folha de S.Paulo, So Paulo, 20 mar. 2011. Disponvel em <http:// www1.folha.uol.com.br/poder/891369-mais-comum-nas-areas-ruraistrabalho-degradante-cresce-em-obras.shtml>. Acesso em: 23 mar. 2011. Filmes: AS LOUCURAS de Dick e Jane. Dir. Dean Parisot. Estados Unidos. 2005. 90 min. O CORTE. Dir. Costa-Gravas. Blgica/Frana/Espanha. 2005. 122 min. PO e Rosas. Dir. Kean Loach. Reino Unido/Frana/Espanha/Alemanha/ Sucia. 2000. 120 min. 81

Unidade II
7 POLtICA E RELAES dE pOdER: pARtICIpAO pOLtICA E dIREItOS dO CIdAdO

Neste captulo, discutiremos poltica, pois o Estado uma instituio que tem forte presena na vida dos cidados comuns e, de um modo geral, a ele que so dirigidas as crticas das mazelas produzidas pela sociedade. Nosso objetivo ser o de possibilitar ao estudante uma reexo sobre a complexidade do sistema poltico, discutindo seus fundamentos e pensando a poltica como prtica social.
7.1 Poltica, poder e Estado

A palavra poltica entrou para o vocabulrio do homem comum designando a atividade de um grupo social pouco convel: os polticos prossionais. Porm, preciso esclarecer que todos ns somos seres polticos e que poltica diz respeito a uma comunidade organizada e formada por cidados. Segundo Arendt (2003, p. 21): a poltica trata da convivncia entre diferentes. Dessa maneira, todos esto envolvidos na poltica, mesmo aqueles que no se interessam ou preferem ignorar as decises que so tomadas e interferem em suas vidas. O exerccio do poder envolve uma relao de mando e obedincia e se fundamenta na imposio de uma vontade sobre as outras vontades. O poder no est circunscrito somente no mbito do Estado. As relaes de poder esto presentes em todas as relaes sociais. Por exemplo, na famlia, sempre existe a gura de algum que exerce o poder e, nas empresas, todas as relaes so marcadas por uma hierarquia. O Estado uma instituio criada pelo homem com o intuito de proteger os seres humanos uns dos outros. Ele exerce seu poder atravs do uso das armas e das leis. Max Weber o dene como uma estrutura poltica que tem o monoplio do uso legtimo da fora fsica em determinado territrio. O Estado visto como uma relao de homens dominando homens por meio de uma violncia que considerada legtima. Para que o Estado cumpra suas funes de garantir a ordem e proteger a sociedade para que esta no se desfaa, necessrio no apenas o exerccio do poder, mas sua legitimidade. Essa legitimidade provm da aceitao desse poder pela sociedade. Para reetir: para que servem os partidos polticos? Haveria partidos se a sociedade no fosse partida? Os partidos polticos defendem interesses particulares, grupais ou gerais? Se os partidos polticos defendem somente os interesses de partes da sociedade, como alguns deles conseguem obter votos de toda a sociedade? Um partido poltico uma associao de indivduos que compartilham de interesses semelhantes e, nas democracias modernas, organizam-se para a disputa do controle do aparato de Estado, ou seja, do governo. Essa disputa feita mediante processos eleitorais e o controle do governo permitir que esses grupos de indivduos atinjam seus objetivos. 82

CiNciAS SOciAiS
Para o socilogo alemo Karl Marx, os partidos polticos esto intimamente relacionados s lutas de classe. Nas sociedades capitalistas, o contexto de explorao econmica cria antagonismos entre a burguesia e o proletariado. Ao se organizarem para a luta, as classes sociais formam partidos polticos e elegem lderes como seus porta-vozes. Muitos desses lderes so intelectuais e se inserem numa posio ambgua entre os dominantes e os dominados. Segundo o socilogo e economista alemo Max Weber, o partido poltico um dos fatores que modelam a estraticao nas sociedades (juntamente com as classes e o status). Entretanto, os partidos podem basear suas estratgias e propostas em preocupaes que so transversais aos interesses das classes. Com isso, eles conseguem obter uma quantidade superior de votos de outras classes sociais que no a sua prpria. Observao O que esquerda e o que direita? A origem dos termos esquerda (para representar partidos que propem mudanas sociais radicais) e direita (para representar partidos que desejam a manuteno da situao social presente) remonta Revoluo Francesa: poca, os termos deniam as posies defendidas respectivamente pelos girondinos e pelos jacobinos. 7.1.1 Interesses particulares, grupais e gerais Os partidos polticos nascem para defender interesses grupais, que so menores que os interesses gerais e maiores que os interesses pessoais. Contudo, como mencionado anteriormente, para ampliarem sua base de apoio eleitoral, os partidos polticos devem apelar para os interesses gerais da sociedade, incorporando demandas transversais. Por outro lado, como so dirigidos por elites polticas, frequente os partidos tornarem-se instrumentos dos interesses pessoais de seus caciques ou coronis. Para atingir o poder do Estado, uma classe social precisa apresentar seus interesses particulares de classe como se fossem os interesses de toda a sociedade. Com isso, um simples aumento salarial transforma-se numa luta pela democracia, a defesa de um monoplio comercial torna-se uma luta nacionalista pela soberania do pas e assim por diante. Alm da falta de conscincia e politizao dos eleitores, o uso dessas mscaras polticas pelos partidos um dos fatores que explicam o motivo pelo qual um trabalhador pode votar num partido elitista e vice-versa.
7.2 Democracia e cidadania

O conceito de democracia surgiu na Grcia antiga e signica que todo o poder deve emanar do cidado, ou seja, um tipo de governo que nasce do povo e tem como objetivo atender aos interesses do povo. 83

Unidade II

Figura 44 Manifestao poltica pela democracia nos Estados Unidos

De uma forma mais especca, em nossa sociedade a democracia se manifesta atravs de um sistema eleitoral onde o povo escolhe seus representantes. Outro elemento fundamental do regime democrtico a liberdade de ir e vir, a liberdade de expresso e a liberdade de organizao. Vieira (2005) arma que:
A ideia republicana de cidadania se inspirou na democracia grega e na repblica romana, buscando a liberdade civil dos antigos: liberdade de opinio, de associao e tambm de deciso poltica (VIEIRA, 2005, p. 29).

Dessa forma, os direitos civis so direitos de todos, pois, como consagrado pela Revoluo Francesa, todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos.

Cidadania diz respeito ao direito de qualquer membro da sociedade de participar da vida pblica. Segundo o artigo quinto da Constituio Brasileira, somos todos iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, sendo garantido a todos o direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade.
7.3 Participao poltica

Ningum escapa da poltica. Quem no se envolve diretamente nos acontecimentos so envolvidos indiretamente em suas consequncias, pois todo ato humano em sociedade poltico, inclusive o ato de omisso. A participao poltica no se restringe ao voto em perodo eleitoral. Existem outras formas de exerccio poltico como, por exemplo, os sindicatos e os movimentos sociais. 84

CiNciAS SOciAiS

Figura 45 Urna eletrnica do Brasil

Saiba mais A seguir, indicaes de textos e lmes que aprimoram os conceitos de democracia, cidadania e participao poltica: Textos: CANTARINO, C. O que os brasileiros pensam sobre a democracia?. ComCincia, Campinas, n. 67, jul. 2005. Seo Reportagens. Disponvel em <http://www.comciencia.br/reportagens/2005/07/04.shtml>. Acesso em: 28 jan. 2011. MOURA, L. L. L. Democracia e sociedade civil no Brasil. Revista Urutgua: revista acadmica multidisciplinar, Maring, n. 21, maio/ago. 2010. Disponvel em <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/ article/view/8766/5638>. Acesso em: 08 jan. 2011. Filmes: A REVOLUO dos bichos. Dir. John Stephenson. Inglaterra. 1999. 89 min. O ANO em que meus pais saram de frias. Dir. Co Hambrger. Brasil. 2006. 106 min. O GRANDE ditador. Dir. Charles Chaplin. Estados Unidos. 1940. 128 min. VOCAO para o poder. Dir. Eduardo Escorel. Brasil. 2004. 110 min.

85

Unidade II
8 AS QUEStES URBANAS E OS MOVIMENtOS SOCIAIS

A cidade considerada um local privilegiado para anlise da mudana social e revela o custo do desenvolvimento econmico. Como expresso das relaes sociais, a cidade expressa as desigualdades, pois o lugar que o indivduo ocupa nela dado por sua condio econmica. A concentrao da populao pobre em bairros perifricos revela os efeitos devastadores da aglomerao urbana. A organizao do espao da cidade segue a lgica da valorizao imobiliria, onde os mais pobres so encaminhados para bairros longnquos onde no h recursos de infraestrutura tais como gua, saneamento bsico, assistncia mdica pblica e gratuita, educao e outros elementos necessrios para a existncia de qualidade de vida. A formao da multido um fenmeno das reas urbanas que causa a exposio das necessidades das massas despossudas. Atualmente, 80% da populao vivem em reas urbanas. Nos anos 1950, dois teros da populao estavam no campo. Em termos de emprego, a mesma dinmica que expulsou a mo de obra para as cidades, criando as imensas periferias caticas e miserveis, hoje reduz a prpria base urbana de emprego. Veriquem a seguir os dados referentes distribuio da populao brasileira entre as reas rural e urbana:
Grco 02 Proporo da populao por situao de domiclio (1980-2000)

Fonte: IBGE.

Quais so as consequncias sociais da concentrao da populao nas reas urbanas? A concentrao de pessoas nessas reas gera efeitos devastadores. A formao de bairros perifricos destaca a carncia de servios pblicos de infraestrutura e coloca em evidncia as duas faces do desenvolvimento econmico: a opulncia e a misria. 86

CiNciAS SOciAiS
Segundo a ONU, em 2007 a populao urbana se igualou populao rural no mundo. O processo de urbanizao visto por especialistas como inevitvel e cabe s cidades o preparo para receber a populao rural que cada vez mais tende a deixar o campo. Lembrete O processo de urbanizao uma manifestao da modernizao da sociedade, que passa por uma transio do rural para o urbano-industrial. Os migrantes, de um modo geral, buscam progresso atravs da mobilidade social oferecida pela urbanizao.
8.1 A cidade e seus problemas

Os problemas nas reas urbanas so inmeros. A ausncia de um planejamento que permita receber os contingentes populacionais leva formao de bairros perifricos onde os servios pblicos so ausentes, as condies de moradia so precrias e as distncias dos bairros centrais so grandes. Para Arajo (2009), o grande xodo rural das ltimas dcadas conduziu ao crescimento desordenado das cidades brasileiras, que no contavam com uma infraestrutura adequada para receber esse contingente vindo do campo. O gegrafo Milton Santos relata que o problema crtico das cidades que elas se tornam cidades sem cidados (apud ARAJO, 2009, p. 190). As carncias dos bairros perifricos das grandes cidades constituem um obstculo para a participao da populao pobre na vida pblica. No texto supracitado, Arajo cita a autora Dowbor, que reconhece ser pequeno o poder de presso dos mais pobres, que no conseguem interferir nas prioridades estabelecidas pelo poder pblico (apud ARAJO, 2009, p. 191).

Figura 46 Favela em Belo Horizonte, Minas Gerais

8.2 Violncia urbana

A violncia tem se constitudo em um dos principais problemas das reas urbanas. Assaltos, crimes e assassinatos, que apontam para as condies degradantes da vida urbana, tm sido frequentes em 87

Unidade II
muitas cidades. Essa situao provoca insegurana social, destruio e/ou depredao fsica e profundos abalos morais, alm de gerar elevados custos com servios policiais e equipamentos de segurana. H um certo consenso entre socilogos de que o crescimento desordenado das cidades est relacionado violncia. As condies precrias de moradia e a falta de acesso educao de qualidade e assistncia mdica esto entre as razes desse fenmeno social.

Figura 47 Mapa da violncia

8.3 Movimentos sociais

Nos aproximamos do nal deste trabalho e j possvel perceber que a sociedade capitalista complexa e marcada por jogos de interesses entre classes sociais, crises morais, crescimento da burocracia, lutas pelo poder etc. Neste captulo, analisaremos como a sociedade se organiza em movimentos coletivos com o intuito de promover ou resistir aos processos de mudana. Os movimentos sociais expressam os conitos existentes na sociedade e, assim, procuraremos explorar a partir de agora a dinmica desses conitos e as transformaes ocorridas no nal do sculo XX e incio do XXI. Os movimentos sociais contribuem para que haja transformaes na sociedade. Entre eles, podemos citar o movimento feminista, o movimento ambientalista e o movimento pacifista, 88

CiNciAS SOciAiS
que possuem ideais que contriburam e contribuem para mudanas significativas nas relaes sociais. Observao Por movimentos sociais entende-se as aes de grupos sociais organizados que buscam determinados ns estabelecidos coletivamente e tem como objetivo mudar ou manter as relaes sociais (FERREIRA, 2001, p. 146). Os estudos sobre os movimentos sociais inserem-se na linha de reexo sobre a possibilidade das mudanas sociais e a importncia desses movimentos nesses processos transformadores deve ser analisada a partir de diferentes perspectivas. Os movimentos sociais podem ser divididos em dois tipos: os movimentos que buscam a emancipao e os movimentos que buscam a manuteno da ordem existente. Os estudos orientados por uma perspectiva de anlise positivista tendem a considerar os movimentos sociais como evidncia de uma situao de anomia, atribuindo ao Estado o papel de conter a ao dos grupos a m de manter a ordem social. Para os analistas de inspirao marxista, os movimentos sociais so expresso das contradies presentes na sociedade e representam fator importante para as mudanas sociais. Em todas as sociedades e pocas, h registros de movimentos sociais. Isso indica que a existncia desses movimentos inerente ao fato de vivermos em sociedade e de nela haver lutas entre segmentos que buscam mudanas ou a manuteno da ordem. A origem e a natureza dos movimentos so muito diversicadas, entretanto, os membros do grupo costumam ser homogneos. Eles podem ser compostos por um grande ou um pequeno nmero de pessoas e elas podem provir, por exemplo, de uma empresa, de um bairro, de uma religio, de uma etnia, de uma nao inteira ou at mesmo de todo o planeta. Geralmente, o que movimenta os grupos a causa ou o objetivo em comum e, para tanto, realizam uma srie de atividades organizadas por pessoas que trabalham em conjunto para alcanar um determinado m. Portanto, o fato de existir um propsito em comum o que d sentido e coeso aos movimentos sociais. H uma tendncia em nossa sociedade de criminalizar os grupos que se organizam em defesa de seus interesses. Contudo, preciso considerar que os movimentos sociais procuram interferir na elaborao das polticas pblicas das reas econmica, social e cultural, algo que o indivduo isoladamente no conseguiria.

89

Unidade II
Para Manuel Castells (2001), todos os movimentos sociais reetem a sociedade e entram em choque com as estruturas sociais. O autor os dene como:
Chamamos de movimentos sociais a todas as formas de mobilizao de membros da sociedade que tm um objetivo comum explcito. Os movimentos sociais so o objetivo por excelncia da sociologia dinmica, permitindo o estudo dos processos sociais e das mudanas (CASTELLS, 2001, p. 400).

Ou seja, as atividades exercidas pelos movimentos sociais servem como objeto de estudo para todas as reas de conhecimento. Os socilogos, em especial, atravs da realizao de pesquisas e estudos, constataram que a existncia ou ausncia de dinamicidade em uma determinada sociedade justamente gerada pelos movimentos sociais. A ideia de conito associado ao coletiva constitui um elemento importante para a compreenso dos movimentos sociais. No se deve confundir um movimento social com turbas (aes de multides voltadas para depredaes e linchamentos), pois estas no possuem claramente objetivos em comum ou sistemas de organizao. Os movimentos sociais expressam conitos de classes, resistncia autoridade e presso sobre o sistema institucional. Eles so consequncia das tenses cotidianas e fruto de esforos coletivos para superar uma situao indesejada. 8.3.1 Caractersticas dos movimentos sociais: identidade, oposio e totalidade Touraine (1977) expe que:
Um movimento social no a expresso de uma inteno ou de uma concepo do mundo. No possvel falar de um movimento social se no se pode, ao mesmo tempo, denir o contramovimento ao qual ele se ope (apud FORACCHI e MARTINS, 1977, p. 344).

Nesse sentido, o que dene os movimentos sociais a combinao entre os princpios de identidade, de oposio, de totalidade e de atuao coletiva nas aes da histria. Segundo Touraine (apud FORACCHI e MARTINS, 1977, p. 345), o princpio de identidade a denio do ator por ele mesmo. Um movimento social s pode se organizar se esta denio consciente. Essa conscincia geralmente precede a formao do movimento. A identidade refere-se autoidenticao, ou seja, a quem fala e em nome de quem, ao que representa e signica o movimento perante a sociedade, qual o problema a ser resolvido etc.
Portanto, a denio da identidade do movimento diz respeito ao grupo social que representa: estudantes? Mulheres? Sem terras? preciso que as pessoas

90

CiNciAS SOciAiS
se percebam enquanto oprimidos com interesses comuns. A identidade elemento fundamental para que os indivduos ajam coletivamente (FORACCHI e MARTINS, 1977, p. 345).

O princpio de oposio essencial no sentido de identicar o adversrio, pois um movimento s se organiza caso o opositor possa ser apontado. Alm disso, somente a partir do conito que o adversrio surgir e isso formar a conscincia dos participantes do grupo. Assim, necessrio que o movimento saiba claramente contra quem e/ou o que se ope e saiba tambm quais grupos sociais ter de enfrentar. Contra quem e/ou o que lutam o Movimento Sem Terra, o movimento sindical urbano, o movimento feminista e o movimento estudantil, por exemplo? O princpio de totalidade diz respeito ao carter das reivindicaes do grupo. Por exemplo, as reivindicaes do movimento sindical vo alm do aumento de salrio, luta-se pelos direitos sociais. O movimento estudantil vai alm das reivindicaes especcas de um grupo, luta-se pela melhoria da qualidade de ensino para todos. Nesse sentido, as bandeiras de lutas adquirem conotao de defesa de princpios e valores bsicos da sociedade. Todo movimento social est inserido num campo histrico, em um contexto social. Isso significa que tanto as pessoas que dele fazem parte como seus adversrios tomam atitudes no decorrer do movimento que so parte de um todo. Nada ocorre de forma isolada, mas h uma dependncia do outro que acaba por interferir no campo de ao histrica sob a forma de uma atuao coletiva. Alienao Touraine ainda relata que, nos movimentos sociais, a alienao est relacionada s chamadas classes sociais, isto , quelas que dominam e quelas que so dominadas. Para o autor:
Alienao seria como o desabrochar da conscincia individual ou coletiva, submetida atrao contraditria da participao dependente e da conscincia de classe. A primeira impede considerar a sociedade como um conjunto de relaes sociais e impe a imagem de uma ordem moral, qual se deve adaptar para no se tornar culpado. A segunda impede esta adaptao e produz a recusa na falta de conflito. Isto envolve a conscincia alienada em um isolamento que s pode ser destrudo pela agresso contra a ordem estabelecida (apud FORACCHI e MARTINS, 1977, p. 357).

A conscincia do povo pode ser dominada pela alienao quando os movimentos sociais no so formados. Geralmente, a luta de um movimento no se d somente contra seu adversrio, mas antes de tudo se d contra a prpria apatia do grupo. por isso que normal encontrar grupos que so incapazes de lutar contra eles mesmos ou lutam de forma alienada. 91

Unidade II

Figura 48 Multido diante do palcio Quirinal, em Roma, entre 1910 e 1915

Assim, h nas sociedades uma dialtica entre as classes sociais. Touraine esclarece que:
A [classe] superior dirigente e dominante ao mesmo tempo, ela cria modelos culturais e a organizao social e tambm submete toda a sociedade aos seus interesses particulares. J a classe popular ao mesmo tempo defensiva e progressista. Defensiva porque participa de modo dependente da atividade econmica e progressista porque contesta a identicao do sistema de ao histrica com os interesses e a ideologia da classe dominante, ou seja, sem o progressismo, no poderia haver movimentos sociais (apud FORACCHI e MARTINS, 1977, p. 359).

As formas de decomposio dos movimentos sociais Um movimento social pode se transformar em um transmissor de valores ou em um transmissor de contradies. Todo movimento social deve ser portador de uma ideologia, de uma organizao e de uma liderana. Eles podem ser constitudos por grupos que tm objetivos em comum e so minuciosamente organizados sob uma direo central, como o Movimento Sem Terra, por exemplo. O grau de organizao de um movimento como o Movimento Sem Terra surgiu do prprio crescimento do nmero de adeptos da causa, espalhados por todo o pas.
8.4 A sociedade em movimento

Entre 1850 e 1940, o movimento feminista lutou pelo direito ao voto, educao e ao emprego. O cdigo eleitoral de 1932 restringia o direito de voto s mulheres casadas que tivessem autorizao dos maridos e a algumas solteiras ou vivas com renda prpria. Em 1934, o voto obrigatrio foi limitado apenas s mulheres que exerciam cargo pblico em funes remuneradas. Nos anos 1960, o movimento feminista reivindicou direitos iguais aos 92

CiNciAS SOciAiS
dos homens na educao e no emprego, a eliminao da violncia sexual e o direito ao controle reprodutivo. As mudanas nos padres culturais da sociedade industrial e o aumento da participao feminina no mercado de trabalho contriburam para a ecloso do movimento feminista. A partir dos anos 1950, os jovens se rebelaram contra os padres culturais vigentes, o que culminou com o movimento hippie e outros movimentos pacistas. Ainda, o crescente processo de politizao da juventude contribuiu para que o movimento estudantil ganhasse evidncia. O crescimento da urbanizao brasileira permitiu a ecloso dos movimentos sociais urbanos ligados luta por sade, habitao e educao. Esses movimentos so associados luta dos setores populares pela sobrevivncia. Em anlise sobre os movimentos sociais urbanos surgidos no Brasil a partir dos anos de 1980, Cardoso (1984) indica que esses movimentos buscavam valorizar a autonomia, a ao direta e a igualdade entre seus membros. Santos (2001) chama ateno para o que denomina novos movimentos sociais, que identicam formas de opresso no baseadas exclusivamente nas relaes econmicas. Esses novos movimentos podem ser exemplicados com as lutas sociais contra o machismo, o racismo etc. e, desse modo, sua atuao no est pautada somente na busca pelo bem-estar material. Os movimentos sociais contemporneos podem ser divididos em movimentos de interesses especcos de um grupo social como, por exemplo, o movimento das mulheres e dos negros e, tambm, em movimentos de interesses difusos, como a ecologia e o pacismo. Lutando por causas subjetivas, esses movimentos buscam emancipao pessoal e no social, por isso, verica-se certo distanciamento desses grupos do Estado, dos partidos e dos sindicatos. Observao A luta pela reforma agrria sempre foi uma reivindicao que uniu camponeses. Desde os anos 1980, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupa terras no campo e encontra adeptos em todo o pas. 8.4.1 O movimento feminista No Brasil, os movimentos sociais ganharam evidncia no perodo crtico da ditadura militar, entre meados dos anos 1970 e 1980. Esses movimentos tiveram como caracterstica a valorizao das aes cotidianas, com forte inuncia de grupos ligados igreja e atuao de intelectuais. Os movimentos signicativos desse perodo foram o movimento contra a carestia, o movimento contra o desemprego, o movimento popular de sade e o movimento pela anistia. 93

Unidade II
H uma tendncia em nossa sociedade de criminalizar, em termos ticos ou polticos, os grupos que se organizam em defesa de seus interesses. Porm, preciso levar em considerao que esses grupos buscam transformar um contexto social que se mostra incoerente e opressor frente aos direitos que o cidado tem. O movimento feminista gerou e ainda gera mudanas comportamentais. um movimento que desde ns do sculo XIX apresenta lutas, dinmicas e desaos e reconhecido tanto nacional como internacionalmente por ajudar a mulher a ganhar espao na sociedade. Claro est que esse movimento no se desenvolveu isoladamente, alheio ao contexto mundial, mas esteve presente nas relaes com o feminismo latino-americano e com as novas dinmicas em contextos mais amplos como o internacional. Segundo Cli Regina Jardim Pinto (2003), o feminismo teve inicialmente trs vertentes: A primeira vertente teve como foco o movimento sufragista e, por extenso, a luta pelos direitos polticos da mulher; A segunda vertente do feminismo reuniu uma gama heterognea de mulheres (intelectuais, anarquistas e lderes operrias) que, alm do direito poltico, defenderam o direito educao e falaram em dominao masculina, abordando temas que eram delicados para a poca, tais como a sexualidade e o divrcio; A terceira vertente se manifestou especicamente no movimento anarquista e no Partido Comunista. Com o golpe de 1937 no Brasil, houve um longo perodo de reuxo do movimento feminista que se estendeu at as primeiras manifestaes nos anos 1970. No entanto, isso no signicou que, durante esse longo perodo, as mulheres no tiveram nenhum papel no mundo pblico, pelo contrrio, houve momentos importantes de participao da mulher como, por exemplo, o movimento no incio da dcada de 1950 contra a alta do custo de vida. O novo feminismo nasceu da ditadura. A emergncia do feminismo em pleno governo Mdici determinou que ele surgisse dentro do pas e tambm no exlio. O feminismo no Brasil se fortaleceu com o evento organizado para comemorar o Ano Internacional da Mulher. Realizado no Rio de Janeiro sob o ttulo O papel e o comportamento da mulher na realidade brasileira, o evento teve criao do Centro de Desenvolvimento da Mulher Brasileira. O ano de 1975 foi tambm o da organizao do Movimento Feminino pela Anistia, fundado por Terezinha Zerbini. As mulheres exiladas nos Estados Unidos e na Europa voltavam para o Brasil trazendo uma nova forma de pensar sua condio de mulher: os papis de me, companheira e esposa submissa e dcil no mais serviam. Na dcada de 1980, o movimento feminista enfrentou a redemocratizao. A partir de 1985, foram criadas as delegacias da mulher. Entretanto, o feminismo, as feministas e as delegacias da mulher no 94

CiNciAS SOciAiS
resolveram a questo da violncia, mas a criao das delegacias foi um avano na medida em que a mulher passou a ser reconhecida como vtima de violncia. Na dcada de 1990, um grande nmero de Organizaes no Governamentais (ONGs) apareceu, prossionalizando o movimento feminista e marcando uma expresso mais pblica do feminismo na virada do sculo. Para reetir: quais so as reivindicaes ligadas ao movimento feminista atualmente? Essas reivindicaes esto sendo discutidas pela sociedade? Quais foram as principais conquistas obtidas por esse movimento? Podemos afirmar que o movimento feminista desde seu incio gerou mudanas comportamentais e a mulher conquistou espao tanto em pases desenvolvidos como nos subdesenvolvidos. Essas transformaes tm sido objeto de estudo de vrias reas de conhecimento no mundo.

Figura 49 Entidades feministas promovem manifestao contra a CPI do Aborto em frente ao plenrio da Cmara em Braslia (2008)

Cabe destacar que, historicamente, o movimento feminista recebeu apoio das mulheres da classe mdia, pois as mulheres da classe trabalhadora sempre se encontraram submersas na luta pela sobrevivncia. A grande contribuio do movimento feminista a evocao a valores democrticos e igualitrios. 8.4.2 O movimento ambientalista Os movimentos sociais que defendem a preservao do meio ambiente ganharam projeo global no nal do sculo XX. So inmeros os grupos que se voltam para questes que envolvem toda a humanidade e atuam internacionalmente, j que as ameaas ao meio ambiente no tm fronteiras. A ao do movimento ambientalista nas ltimas dcadas deve-se ampliao da conscincia ecolgica no planeta em meio aos efeitos adversos do desenvolvimento industrial e da sociedade voltada para o consumo. 95

Unidade II
Esse movimento tem estimulado mudanas comportamentais e sociais na populao no s no Brasil, mas no mundo todo. Seus objetivos so planetrios, com foco principal na transformao das relaes entre o homem e a natureza. O movimento ambientalista trabalha a partir da conscientizao do homem frente aos prejuzos causados pela destruio da natureza e, ao mesmo tempo, busca mostrar as vantagens ao preserv-la. um movimento que, atravs de atitudes culturais, tenta indicar os prejuzos causados, por exemplo, pelas queimadas das orestas e pela poluio dos rios e mares. Como se sabe, a natureza vem sendo devastada pelo homem h vrias geraes. O capitalismo selvagem estimula o ser humano a praticar aes em nome da ganncia pela riqueza e pelo poder. Essas aes deixam um rastro de destruio dos bens naturais. O homem passa a queimar florestas inteiras para transform-las em pastagens, a cortar rvores para transform-las em mveis, a transformar rios em depsitos de lixo. Essas atitudes se enrazam em determinadas culturas, principalmente nos pases subdesenvolvidos, j que estes contam com a ausncia de projetos adequados que informem e eduquem a populao em relao natureza. O movimento ambientalista faz denncias em prol da preservao do meio ambiente e tambm luta pela manuteno de uma vida humana saudvel. Uma das grandes bandeiras do movimento ambientalista a luta contra a produo de alimentos transgnicos, por exemplo, j que considera importante que os consumidores tenham conhecimento sobre os produtos que compram. De acordo com a legislao vigente, todos os produtos fabricados com mais de 1% de organismos geneticamente modificados devem trazer essa informao no rtulo. Isso vale inclusive para produtos como o leo, a maionese e a margarina, em que no possvel detectar o DNA transgnico. Desse modo, o que podemos afirmar que determinados problemas sociais esto sendo apontados por diversos movimentos, com o objetivo de que sejam resolvidos e, assim, seja possvel um melhor entendimento da sociedade, mesmo que seja necessrio a mudana de algumas atitudes culturais. Castells coloca que:
Estamos entrando em um novo estgio em que a cultura refere-se cultura, tendo suplantado a natureza a ponto de a natureza ser renovada (preservada) articialmente como uma forma cultural: de fato, este o sentido do movimento ambiental, reconstruir a natureza como uma forma cultural ideal (CASTELLS, 1999, p. 573).

Por m, temos que entender que a preservao da natureza tem que se converter em um fator cultural e ser inserida no cotidiano at se tornar um hbito. 96

CiNciAS SOciAiS
8.5 Movimentos da sociedade em rede

O fenmeno da globalizao trouxe para as sociedades contemporneas a expanso das novas tecnologias, que influenciaram radicalmente na redefinio dos conceitos entre as fronteiras espao-tempo, das formas de ao e de interao e dos formatos de relaes sociais com as pessoas e consigo prprio, o que fez com que se ampliassem as relaes dos membros dos movimentos sociais e fossem amenizados os limites geogrficos existentes antes do surgimento dessas novas mdias. Hoje, as alternativas com relao forma de obteno de informao aumentaram. possvel acessar qualquer tipo de contedo de qualquer lugar do planeta com apenas um pequeno aparelho celular que cabe em nossas mos. Atualmente, podemos facilmente adquirir qualquer tipo de informao que antes era controlada e limitada aos canais tradicionais e s grandes corporaes e instituies. As novas tecnologias trazem consigo um espao pblico que permite novos caminhos para a interao poltica, social e econmica, principalmente pelo fato de que, a partir delas, qualquer cidado pode assumir simultaneamente uma variedade enorme de papis como cidado, militante, editor, distribuidor, consumidor etc. , superando as barreiras geogrcas e, at certo ponto, as limitaes econmicas (MACHADO, 2004). As atuais tecnologias inovadoras possibilitam a ampliao dos modelos com os quais se constroem as experincias humanas, se percebe a realidade e se organiza um movimento social. A seguir, algumas caractersticas dos movimentos sociais diante das novas tecnologias:

Proliferao e ramicao: a rapidez e o acesso s novas tecnologias de informao geraram uma proliferao e uma integrao estratgica e eciente. Novas formas de alianas se basearam no desejo de participao da comunidade e foram incentivadas pela relao custo-benefcio impostas pelas grandes corporaes. Isso fez com que as formas de mobilizao, participao e acesso informao aumentassem, crescendo inclusive as ramicaes dos movimentos sociais. Horizontalidade e exibilidade: as novas tecnologias promovem maior horizontalidade, na medida em que diminuem-se as hierarquias, e exibilidade, pois se produzem ns conectados a um nmero imenso de microrredes e eles podem ser instantaneamente ativados. Tendncia crescentemente em forma de redes: gira em torno de interesses comuns e de alcance mundial. Existncia dinmica ou segundo os fatos: os movimentos que se organizam em torno de reivindicaes especcas e se utilizam das novas tecnologias possuem grande dinamismo, ou seja, podem se transformar e se expandir a fatos polticos. Local fsico do movimento: no existe um lugar fsico, prprio para encontros ou discusses. Os encontros geralmente acontecem na rede.
97

Unidade II
Universalismo e particularismo das causas: as causas podem ser universais ou particulares dentro de um grupo, assim, grupos grandes ou pequenos podem lutar por um mesmo objetivo.
Podemos armar que o uso das novas tecnologias de informao e de comunicao proporciona a circulao de um grande nmero de informao. Isso ocasiona grandes mobilizaes a partir de centenas de ligaes que vo sendo realizadas na rede. Novos relacionamentos foram constitudos. Os meios possibilitaram a interao de pessoas em mbito local, nacional ou internacional, o que no quer dizer que houve uma unicao dos movimentos sociais. Segundo Castells:
Os movimentos sociais tendem a ser fragmentados, locais, com objetivo nico e efmero, encolhido em seus mundos interiores ou brilhando por apenas um instante em um smbolo da mdia. Nesse mundo de mudanas confusas e incontroladas, as pessoas tendem a reagrupar-se em torno de identidades primrias: religiosas, tnicas, territoriais, nacionais. O fundamentalismo religioso cristo, islmico, judeu, hindu e at budista (o que parece uma contradio de termos) provavelmente a maior fora de segurana pessoal e mobilizao coletiva nestes tempos conturbados. Em um mundo de uxos globais de riqueza, poder e imagens, a busca de identidade, coletiva ou individual, atribuda ou construda, torna-se a fonte bsica de signicado social (CASTELLS, 1999, p. 41).

Esses meios de comunicao podem contribuir para a articulao de grupos que portam as mesmas ideologias e se encontram dispersos pelo planeta, surgindo da a potencialidade de movimentos sociais com estruturas globais. Outra coisa que esses novos meios tm proporcionado a desterritorializao do espao pblico. Quem trata desse assunto o pesquisador e lsofo Pierry Lvy (2003). Ele arma que:
A emergncia das comunidades virtuais gerais ou especcas, comerciais ou militares, ocasionais ou durveis constitui um dos maiores acontecimentos sociolgicos dos cinco ltimos anos. Essas comunidades virtuais podem duplicar comunidades j existentes, tais como empresas, cidades ou associaes, mas podem tambm se constituir de maneira original no ciberespao a partir de uma vontade de comunicao em torno de pontos comuns, quaisquer que sejam, entre internautas (LVY, 2003, p. 372).

Assim, no precisamos mais de um espao fsico denido ou um territrio, os novos meios permitem o rompimento de fronteiras e tabus. J possvel encontrarmos na rede os mais variados assuntos possveis: religio, feminismo, homossexualismo, pobreza, excluso social, abandono, crianas de rua, decincia fsica, meio ambiente, reciclagem, sexo etc. Tornou-se difcil acompanhar o crescimento 98

CiNciAS SOciAiS
do uxo dessas informaes, tendo em vista que a cada momento surge um novo grupo, um novo movimento, uma nova comunidade virtual. Os movimentos sociais ganharam com as novas tecnologias potencialidades de organizao e mobilizao jamais vistas, podendo unir foras, pressionar governos e partidos polticos etc. Ao mesmo tempo em que conseguem realizar essa presso, se projetam no espao social e, ao mostrar maior transparncia, ganham credibilidade. Maria da Glria Gohn (1997) identica essa realidade em sua teoria dos movimentos sociais:
O tempo se altera em funo dos novos meios de comunicao. A mdia, principalmente a TV e os jornais da grande imprensa, passa a ser um grande agente de presso social, uma espcie de quarto poder, que funciona como termmetro do poder de presso dos grupos que tm acesso queles meios. As Organizaes No Governamentais, por sua vez, ganham proeminncia sobre as instituies ociais quanto conabilidade na gerncia dos recursos pblicos (GOHN, 1997, p. 296).

Sem dvida, a grande mdia (rdio, jornal e TV) sempre fez e continua a fazer presses em relao aos movimentos sociais, pois existe um dono da emissora e ele quem disponibiliza a informao para seu pblico. Isso ocorre ao passo que a procura pela informao na internet acontece de forma diferenciada: o sujeito que vai informao. Assim, verica-se a existncia de um dilogo entre o sujeito e o meio de comunicao, ou seja, h uma interatividade, o que no acontece com os meios de comunicao de massa. A Internet no mais um meio de comunicao dirigindo-se a muitos, mas sim a uma comunidade distribuda por toda parte num mundo de ouvintes, espectadores, leitores e contribuintes. Podemos armar ainda que esse fato se torna mais evidente com o desenvolvimento das mdias mveis, nas quais as pessoas se comunicam atravs de dispositivos com sistema de computao e rede sem o. Para reetir: o uso de novas tecnologias de informao pode fortalecer o potencial de globalizao dos movimentos sociais? Uma das primeiras manifestaes proporcionadas pelo avano das tecnologias de comunicao ocorreu em 2001, quando o ento presidente das Filipinas, Joseph Estrada, foi o primeiro chefe de estado na histria a perder o poder por uma pequena multido. Mais de um milho de moradores de Manila, mobilizados e coordenados por uma onda de mensagens de texto disparadas pelo site People Power, afrontaram o regime com manifestaes paccas. Dezenas de milhares de lipinos convergiram para a avenida Epifanio de Los Santos, conhecida como Edsa, uma hora aps a primeira mensagem de texto ter sido lanada com os dizeres: V para Edsa. Use preto. 99

Unidade II
Durante quatro dias, mais de um milho de cidados apareceram vestidos de preto na avenida. Estrada caiu. A lenda da gerao txt tinha nascido. Derrubar um governo sem disparar um nico tiro era uma demonstrao prematura e momentnea do surgimento do comportamento smart mobs. Outra demonstrao da fora dessa mobilizao foi em 2004, na cidade de Madri, depois da exploso de uma bomba no metr espanhol. Mais de 5 mil pessoas reuniram-se espontaneamente s 6h da tarde de sbado em frente ao quartel general do Partido Popular, do governo, protestando contra o que eles achavam ser uma falta de transparncia na investigao sobre o bombardeio nos trens na estao de Atocha. Como muito comum hoje em dia, o protesto foi mobilizado em questo de horas usando SMS e e-mails. Para Andr Lemos (2004), as tecnologias mveis de comunicao so fenmenos de massa e se caracterizam por serem:

Abertas: tendem a crescer e nelas reina a igualdade; Rtmicas: acontecem por convocao via SMS, e-mails, blogs, Internet sem o etc.; Rpidas: para o autor, o uso das novas tecnologias de conexo sem o tende a aumentar a formao de massas ou multides abertas.
Outro elemento favorvel formao de movimentos sociais via rede xa ou mvel a oportunidade de compartilhar recursos e conhecimentos entre os vrios membros ou entre os grupos ao redor do mundo. Dessa forma, as pessoas podem estar em qualquer lugar do mundo e participar de conferncias e reunies e discutir assuntos com vrios grupos, o que facilita a comunicao entre os membros dos movimentos e agiliza as reivindicaes. Observao A ATACC, associao francesa que defende a cobrana de impostos sobre a movimentao de capitais j que estes entram e saem livremente dos pases e causam instabilidades econmicas , ganhou projeo global divulgando sua causa pela Internet e angariando adeptos do mundo inteiro. O uso e a apropriao da rede para ns sociais tm trazido grandes benefcios aos movimentos sociais, tais como quebra do isolamento, propagao de lutas particulares, maior presena atravs da rede e maior interao e coordenao tanto entre seus membros como com outras redes e movimentos sociais. Isso gerou a universalizao de singularidades. Segundo Lvy:
(...) as singularidades locais universalizam-se e todos os pontos de vista esto virtualmente presentes em cada ponto da rede. O novo espao pblico

100

CiNciAS SOciAiS
constri um territrio de natureza semntica. A posio neste territrio virtual vai se tornar determinante, relativizando progressivamente o papel da situao ou da proveniente geograa. As distncias e proximidades semnticas marcam-se atravs de senhas, de laos hipertextuais, de conexes entre comunidades virtuais, de trocas de informaes, de densidades de inteligncia coletiva (LVY, 2003, p. 373).

Podemos dizer que esses novos meios de comunicao se converteram em um espao pblico fundamental para uma nova socializao, espao este que fundamenta caminhos inovadores para as interaes, especialmente entre os membros dos grupos sociais. Professor da Escola de Artes, Cincias e Humanidades (EACH) da USP, Jorge Alberto S. Machado (2004) arma que est se formando um espao pblico importantssimo que propicia a interao poltica:
A rede converteu-se em um espao pblico fundamental para o fortalecimento das demandas dos atores da sociedade civil, que conseguem contornar a desigualdade de recursos para ampliar o alcance de suas aes e desenvolver estratgias de luta mais eficazes (MACHADO, 2004, s. p.). 8.6 Os novos movimentos sociais

Nos sculos XIX e XX, os movimentos sociais estavam ligados ideologia marxista que propunha a ao da classe trabalhadora em sindicatos e partidos polticos empenhados na transformao das relaes capitalistas de produo. Com o crescente processo de internacionalizao das sociedades a partir da segunda metade do sculo XX, os valores de diferentes grupos se interpenetraram e o resultado foi a organizao de novos movimentos sociais. A variedade de movimentos e de orientaes indica a tendncia de proliferao de movimentos voltados para a mudana de valores, como os movimentos homossexuais, antirracistas e pacifistas. Com a diviso dos movimentos sociais entre os que querem manter a ordem e os que buscam a emancipao, verica-se que estes exercem maior inuncia na sociedade. Como exemplo, citamos o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Comit em Defesa dos Direitos Humanos, o Frum Social Mundial, o movimento hippie e o movimento estudantil. Santos (2001) analisa que os novos movimentos sociais atuam em estruturas descentralizadas, no hierrquicas e udas. Da a preferncia por uma ao poltica no institucional e dirigida opinio pblica com vigorosa utilizao dos meios de comunicao de massa. 101

Unidade II
Para reetir: qual o principal alvo dos novos movimentos sociais? As utopias sociais de preparar o amanh da felicidade acabaram? Caractersticas dos novos movimentos sociais: Direito identidade; Democratizao de acesso aos mecanismos decisrios da poltica; Autonomia e autogesto das unidades sociais de base; Atuao independente dos partidos polticos. Temos exemplos recentes de movimentos que agem em busca da emancipao pessoal, como o caso da mobilizao de homossexuais na cidade de So Paulo. Desse modo, ao terem a luta cultural como primazia, os novos movimentos sociais se voltam para a sociedade como um todo e adquirem um carter difuso.

Figura 50 Manifestantes reivindicam a aprovao do projeto que criminaliza a homofobia durante a Parada Gay de Braslia (2008)

Resumo A globalizao um fenmeno contemporneo que possibilita diversos ngulos de anlise: social, econmico, poltico, cultural e tecnolgico. Sob a perspectiva tecnolgica, ocorreram transformaes de grande alcance nas reas de microeletrnica e microbiologia, por exemplo, e esse desenvolvimento possibilitou mudanas signicativas na rea educacional e cultural e tambm na organizao do trabalho nas organizaes. A cultura encontrou horizontes de universalizao: o que era local se tornou global e o que era nacional pde tornar-se mundial. 102

CiNciAS SOciAiS
A globalizao se manifesta em vrias frentes, afetando as grandes e pequenas empresas, os indivduos e os movimentos sociais. Vimos que as relaes de trabalho sofreram profundas alteraes a partir dos anos 1980 do sculo XX. Ocorreram mudanas na composio da classe trabalhadora urbana e rural, houve considervel aumento da participao feminina no mercado de trabalho e se manteve a continuidade dos fluxos migratrios, que fazem do campons um trabalhador urbano. As grandes inovaes tecnolgicas conduziram a modificaes dos padres de gesto das organizaes, o que gerou como consequncia o crescimento do nmero de trabalhadores terceirizados, freelancers e outros. Desse modo, houve a ampliao do trabalho informal, ou seja, do trabalho sem registro e sem direitos trabalhistas reconhecidos. Como aponta a OIT, as transformaes mencionadas anteriormente contriburam para o aumento do trabalho precrio e da incidncia da escravido contempornea. Os conitos sociais e xenofbicos se intensicaram e expuseram sociedade os problemas do desenvolvimento econmico sem a gerao de empregos. A concentrao populacional nas reas urbanas formou os bairros perifricos nas grandes cidades, o que conduziu perda da qualidade de vida da populao mais pobre e propiciou, tambm, a organizao dos movimentos sociais. Os movimentos sociais foram aqui compreendidos como todos aqueles com um projeto, objetivos e metas. Uma das caractersticas dos movimentos sociais que seus membros partilham uma mesma viso de mundo, o que define o sentido de suas lutas. Assim, todo movimento social pressupe certa organizao. Na atualidade, os chamados novos movimentos sociais possuem carter difuso e reivindicaes de mbito cultural. Do ponto de vista poltico, eles se afastam dos partidos e lutam pela transparncia na gesto pblica, pela autonomia e pela autogesto.

103

Unidade II

Saiba mais O site do Observatrio das Metrpoles interessante para pesquisar as conguraes atuais dos grandes conglomerados urbanos. Acesse: <http:// www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br>. Ainda, o texto e os lmes indicados a seguir servem de maior aprofundamento para seus estudos: Texto: PAIO, C. Quando a cidade mais que inspirao, ao. ComCincia. Campinas, n. 125, fev. 2011. Seo Reportagens. Disponvel em <http:// www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=63&id=8 02>. Acesso em: 15 mar. 2011. Filmes: CIDADE de Deus. Dir. Fernando Meireles. Brasil/Alemanha/Frana. 2002. 130 min. EM NOME do Pai. Dir. Jim Sheridan. Irlanda/Inglaterra/Estados Unidos. 1992. 123 min. MISSISSIPI em Chamas. Dir. Alan Parker. Estados Unidos. 1988. 128 min. NOTCIAS de uma guerra particular. Dir. Joo Moreira Sales. Brasil. 1999. 56 min. O SIGNO da cidade. Dir. Carlos Alberto Ricelli. Brasil. 2007. 95 min.

Exerccios Questo 01. Eric Hobsbawn (2007) arma que: A globalizao de estilo laissez-faire dos ltimos 20 anos cometeu o mesmo erro. Ela foi obra de governos que sistematicamente removeram todos os obstculos que se lhe antepunham, seguindo os conselhos dos economistas mais inuentes, autorizados e tecnicamente competentes. Depois de 20 anos sem prestar ateno nas consequncias sociais e humanas de um capitalismo global incontido, o 104

CiNciAS SOciAiS
presidente do Banco Mundial chegou concluso de que, para a maior parte da populao mundial, a palavra globalizao sugere medo e insegurana em vez de oportunidade e incluso. At Alan Greenspan e o secretrio do Tesouro Nacional dos Estados Unidos, Larry Summers, concordam em que a antipatia globalizao to profunda que o recuo das polticas de mercado e o retorno ao protecionismo so possibilidades reais (HOBSBAWN, 2007, pp. 110-111). A partir da leitura feita, considere as armativas abaixo: I Em alguns pases, a globalizao pode provocar a perda de postos de trabalho porque os produtos industrializados vindos de outros pases so mais baratos do que os produzidos no prprio pas. II A globalizao sempre um momento de impulso econmico e cultural, j que vrios povos diferentes podem compartilhar seus meios de produo e suas formas de expresso artstica. III A globalizao enfraquece o Estado, pois este passa a ter importncia secundria perante o poder e perante os interesses econmicos de grandes corporaes empresariais que realizam negcios em muitos pases do mundo. IV A globalizao um fenmeno que marca o m da produo nacionalizada e a busca por total integrao econmica e poltica entre as diversas naes. V A globalizao econmica repercute apenas em pases industrializados que necessitam da exportao como meio de obteno de recursos. Os pases de produo agrcola muito forte, como o Brasil e a China, sentem menos os impactos desse processo. Assinale a alternativa que contm a(s) armativa(s) correta(s): A) II e IV. B) I e II. C) I e IV. D) III e V. E) I e III. Resposta correta: alternativa E. Anlise das alternativas: A) Alternativa incorreta. Justicativa: a alternativa II est incorreta porque a globalizao nem sempre se forma em um momento de impulso econmico e cultural, at porque os aspectos culturais dicilmente esto em questo: o importa so os aspectos econmicos. A alternativa IV, por sua vez, est incorreta porque todos 105

Unidade II
os pases do mundo sofrem as consequncias da globalizao, ou seja, tanto os pases que tm economia fortemente ancorada na produo agrcola como aqueles que tm sua economia baseada principalmente na produo industrial sofrem em maior ou em menor escala os efeitos da globalizao. B) Alternativa incorreta. Justicativa: a alternativa B apresenta a armativa II como correta. C) Alternativa incorreta. Justicativa: a alternativa C apresenta a armativa IV como correta. D) Alternativa incorreta. Justicativa: a alternativa V est incorreta porque, independentemente de uma economia agrcola ou industrializada, os pases lidam com os resqucios da globalizao. E) Alternativa correta. Justicativa: a armao I est correta porque h diferenas de domnio tecnolgico entre os diferentes pases do mundo, o que permite que a produo de alguns bens seja feita de forma mais barata em um lugar do que em outro, provocando, portanto, maior facilidade de exportao e importao e, consequentemente, menor nmero de postos de trabalho nos pases importadores de produtos industrializados. A armao III est correta porque o Estado sofre um decrscimo em sua importncia com a globalizao, isso porque as empresas de projeo internacional passam a ser protagonistas de importantes decises econmicas, principalmente no que diz respeito gerao de emprego e renda, deixando, assim, um papel menor para o Estado, que passa a se ocupar apenas da regulao da ordem econmica. Questo 02. Em artigo publicado na revista Filosoa, o professor Renato Janine Ribeiro arma que: O que ento a democracia? Qual a sua vantagem? A vantagem a transparncia. Vrios j disseram que o melhor detergente para a corrupo tornar transparentes os atos do governo. Quando vieram a pblico os gastos indevidos com cartes corporativos, vrios detentores de cargos tiveram de se demitir. Mas, essencialmente, a democracia o poder do povo. O povo somos todos ns, virtuosos ou no, competentes ou no. Parodiando o ttulo do romance de Robert Musil, na democracia cada eleitor um homem sem qualidades negativas ou positivas. Eu no preciso passar por nenhuma prova para votar. Posso, claro, ser privado do voto se cometer crimes, como sucede em muitos pases mas, para adquirir o direito de votar, nada se exige, alm da nacionalidade e da idade. Todos somos iguais, portanto, na urna (RIBEIRO, 2010). A partir do trecho, podemos armar que, para ser forte e efetiva e, com isso, angariar a credibilidade da populao, uma democracia precisa de: 106

CiNciAS SOciAiS
A) Partidos polticos bem estruturados que faam a mediao poltica entre o Estado e a sociedade. B) Candidatos com alto grau de carisma que possam levar a populao a acreditar em suas propostas de atuao legislativa ou executiva. C) Grande quantidade de partidos polticos que representem todas as diferenas existentes na sociedade. D) Um governo executivo composto por ministros que tenham credibilidade internacional para que as relaes brasileiras com os demais pases do mundo se faam de forma igualitria. E) Pessoas capazes de orientar o povo para decidir como votar, de modo a garantir que sejam eleitos aqueles cujas campanhas sejam as mais bem preparadas. Resoluo desta questo na Plataforma.

107

FIGURAS E ILUSTRAES Figura 01 J0234687.GIF. Largura: 126 pixels. Altura: 76 pixels. 3,33 KB. Formato: GIF. Disponvel em <http://fazia. in2p3.fr/Fazia/j0234687.gif>. Acesso em: 27 jun. 2011. Figura 02 APPLE.GIF. Largura: 138 pixels. Altura: 133 pixels. 1,19 KB. Formato: GIF. Disponvel em <http://www. dc.k12.mn.us/hs/media_center/images/apple.gif>. Acesso em: 27 jun. 2011. Figura 03 IMGP2000.JPG. Formato: JPEG. Disponvel em: <http://mrg.bz/ydBZqt>. Acesso em: 6 jun. 2011. Figura 04 TIZIANO, V. G. Adn y Eva (1628-1629). 1 pintura (leo sobre tela). Disponvel em: <http://www. museodelprado.es/uploads/tx_gbobras/P00429.jpg>. Acesso em: 28 ago. 2011. Figura 05 MICROSCOPE-FREE-MICROSOFT-CLIPART.JPG. Largura: 160 pixels. Altura: 256 pixels. 23 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://1.bp.blogspot.com/-7pOXYVD-TxA/Tcv--aM385I/AAAAAAAAACY/ GJrQJRHyKw8/s1600/microscope-free-microsoft-clipart.jpg>. Acesso em: 27 jun. 2011. Figura 06 MB900229913.JPG. Largura: 192 pixels. Altura: 192 pixels. 6,88 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://ofceimg.vo.msecnd.net/en-us/images/MB900229913.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 08 54550FCA671F8050A14B66DEEF7D.JPG. Formato: JPEG. Disponvel em: <http://images.wellcome. ac.uk/indexplus/obf_images/06/86/54550fca671f8050a14b66deef7d.jpg>. Acesso em: 6 jun. 2011. Figura 09 3C00795R.JPG. Formato: JPEG. Disponvel em: <http://lcweb2.loc.gov/service/pnp/cph/3c00000/ 3c00000/3c00700/3c00795r.jpg>. Acesso em: 6 jun. 2011.

108

Figura 10 FREEDOM_1_70106.JPG. Formato: JPEG. Disponvel em: <http://www.aoc.gov/cc/photo-gallery/ upload/freedom_1_70106.jpg>. Acesso em: 6 jun. 2011. Figura 11 X-RAY.JPG. Largura: 225 pixels. Altura: 193 pixels. 9,13 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://www. gibsonschiropractic.com/images/illustrations/x-ray.jpg>. Acesso em: 27 jun. 2011. Figura 12 BANDEIRA DO BRASIL.JPG. Largura: 900 pixels. Altura: 630 pixels. 39,97 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://www.presidencia.gov.br/presidenta/simbolos-nacionais/Bandeira%20do%20Brasil.jpg/ image_view_fullscreen>. Acesso em: 18 mar. 2011. Figura 13 JONES, A. Patrick Henry before the Virginia House of Burgesses May 30. Formato: JPEG. Disponvel em: <http://lcweb2.loc.gov/service/pnp/pga/01700/01711r.jpg>. Acesso em: 6 jun. 2011. Figura 14 3C17942R.JPG. Formato: JPEG. Disponvel em: <http://lcweb2.loc.gov/service/pnp/cph/3c10000/ 3c17000/3c17900/3c17942r.jpg>. Acesso em: 6 jun. 2011. Figura 15 MED_1133404853-316.JPG. Largura: 640 Altura: 480 pixels. 73,4 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://www.photorack.net/photos/31/med_1133404853-316.jpg>. Acesso em: 08 maio 2011. Figura 16 CHIMNEYS-SKYLINE-POLLUTION-439221-L.JPG. Largura: 1.024 pixels. Altura: 719 pixels. 1,8 MB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://s3.amazonaws.com/estock/fspid8/439200/chimneys-skylinepollution-439221-o.jpg>. Acesso em: 08 maio 2011. Figura 18 DURKHEIM.JPG. Largura: 150 pixels. Altura: 200 pixels. Formato: JPEG. Disponvel em: <http://www. marxists.org/glossary/people/d/pics/durkheim.jpg>. Acesso em: 6 jun. 2011.

109

Figura 19 DARWIN_EVOLUCAO_2.JPG. Largura: 351 pixels. Altura: 248 pixels. 11,17 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/imagens/darwin_evolucao_2.jpg>. Acesso em: 27 jun. 2011. Figura 20 DIAS, W. As Foras Armadas ocupam o Complexo do Alemo, no Rio de Janeiro, para garantir a segurana durante as eleies municipais. 2008. 1 fotograa, color. Agncia Brasil. Disponvel em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil/les/gallery_assist/3/gallery_assist638412/prev/ 1244WDO6890.JPG>. Acesso em: 6 jun. 2011. Figura 22 TOMPKINS-SQUARE-PARK-440839-O.JPG. Largura: 1.024 pixels. Altura: 745 pixels. 181,33 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://s3.amazonaws.com/estock/fspid3/440800/tompkins-squarepark-440839-o.jpg>. Acesso em: 08 maio 2011. Figura 23 DELANO, J. Working with a small steam drop hammer at the blacksmith shop in the Santa Fe R.R. shops, Topeka, Kansas. 1943. 1 transparncia, color. Disponvel em: <http://lcweb2.loc.gov/service/pnp/ fsac/1a34000/1a34700/1a34709r.jpg>. Acesso em: 6 jun. 2011. Figura 24 LIFEBOAT-SHIP-DECK-440101-O.JPG. Largura: 1.024 pixels. Altura: 745 pixels. 125,87 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://s3.amazonaws.com/estock/fspid6/440100/lifeboat-ship-deck-440101o.jpg>. Acesso em: 08.maio 2011. Figura 25 82KM1.JPG. Formato: JPEG. Disponvel em: <http://www.marxists.org/archive/marx/photo/marx/ images/82km1.jpg>. Acesso em: 3 mai. 2011. Figura 26 ATHENE-5J44W6VDRJ82DVWTD0W_LAYOUT.JPG. Formato: JPEG. Disponvel em: <http://www.bild. bundesarchiv.de/dev03/barchpic/2008/03-12/df/67/47/athene-5j44w6vdrj82dvwtd0w_layout.jpg>. Acesso em: 9 mai. 2011.

110

Figura 28 HINE, L. W. Twister in Weave Room - arranging threads. Thomas Burns, 14 years, 447 Kilburn St. Not a minors occupation. Occupation usually done by adult. Boy was taught by his father. Wage $8.71. 1916. 1 fotograa, colorida (spia). Formato: JPEG. Disponvel em: <http://lcweb2.loc.gov/service/pnp/ nclc/03000/03081r.jpg>. Acesso em: 3 mai. 2011. Figura 29 CASAL JR, M. Antigo gueto negro na poca do apartheid, Soweto exemplo de desigualdades sociais na frica do Sul. 2010. 1 fotograa, color. Disponvel em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_ agenciabrasil/les/gallery_assist/29/gallery_assist664277/04072010-04072010MCA4307.jpg>. Acesso em: 3 jul. 2011. Figura 30 ITALY-ITALIA-QUIRINAL-440191-O.JPG. Largura: 1024 pixels. Altura: 749 pixels. 240,53 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://s3.amazonaws.com/estock/fspid3/440100/italy-italia-quirinal-440191o.jpg>. Acesso em: 12 maio 2011. Figura 31 MH900433107.JPG. Largura: 325 pixels. Altura: 325 pixels. 8,96 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://ofceimg.vo.msecnd.net/en-us/images/MH900433107.jpg>. Acesso em: 03 fev. 2011. Figura 32 BOOKS2_XENIA.JPG. Formato: JPEG. 1 fotograa, color. Disponvel em: <http://mrg.bz/VYUDbC>. Acesso em: 3 jul. 2011. Figura 33 CRUZ, A. Cerca de 20 mil trabalhadores, estudantes e integrantes de movimentos populares de todo o Pas realizam protestos contra a poltica econmica do governo. Braslia, 2011. 1 fotograa, color. Disponvel em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil/les/gallery_assist/25/gallery_ assist677571/Agencia%20BrasilANT_8519240811.JPG>. Acesso em: 9 set. 2011. Figura 34 BAIN NEWS SERVICE. Geneva, St. Pierre Cathedral. Formato: JPEG. 1 fotograa (negativo), p&b. Disponvel em: <http://lcweb2.loc.gov/service/pnp/ggbain/28500/28527r.jpg>. Acesso em: 3 jul. 2011.

111

Figura 35 CAMPANATO, V. Funcionrios da Calados Pricawi trabalham na linha de produo. 2006. 1 fotograa, color. Disponvel em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil/les/gallery_assist/3/ gallery_assist638224/1530VC3507a.jpg>. Acesso em: 3 jul. 2011. Figura 36 MAYFACTORYWORKERSTHS.JPG. Formato: JPEG. Disponvel em: <http://www.tennessee.gov/tsla/ exhibits/tnjews/images/mayfactoryworkersths.jpg>. Acesso em: 3 jul. 2011. Figura 37 CASAL JR, M. Marcha de abertura do 5 Frum Social Mundial, em Porto Alegre. 2005. 1 fotograa, color. Disponvel em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil/les/gallery_assist/3/ gallery_assist639837/41f83c10ec15d.jpg>. Acesso em: 3 jul. 2011. Figura 38 MPR.JPG. Largura: 1.050 pixels. Altura: 619 pixels. 378,23 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http:// www.6m.com.sg/images/mpr.jpg>. Acesso em: 22 fev. 2011. Figura 39 POZZEBOM, F. R. Operadores da bolsa de valores num dia de forte queda no mercado de aes do Brasil e do mundo. 2008. 1 fotograa, color. Disponvel em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_ agenciabrasil/les/gallery_assist/3/gallery_assist638569/1659FP114.jpg>. Acesso em: 3 jul. 2011. Figura 40 SHINJUKU060730DYSN59.JPG. Formato: JPEG. Disponvel em: <http://mrg.bz/cmO7gg>. Acesso em: 3 jul. 2011. Figura 41 PALMER, A. T. Dina Hotard operating mortice machine in joiner shop. 1943. 1 fotograa, p&b. Disponvel em: <http://lcweb2.loc.gov/service/pnp/fsa/8e01000/8e01100/8e01111r.jpg>. Acesso em: 3 jul. 2011. Figura 42 SUGARCANE-CROPS-FARMER-439405-O.JPG. Largura: 1024 pixels. Altura: 728 pixels. 237,59 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://s3.amazonaws.com/estock/fspid8/439400/sugarcane-cropsfarmer-439405-o.jpg>. Acesso em: 03 maio 2011. 112

Figura 43 IMAGE_12. Largura: 221 pixels. Altura: 336 pixels. 16,2 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://www. brasil.gov.br/imagens/sobre/cidadania/documentacao/carteira-de-trabalho-e-previdencia-social-ctps/ carteira-de-trabalho-garante-o-acesso-do-cidadao-aos-direitos-trabalhistas/image_12>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 44 POLITICS_PROTEST_CORPORATION_17507_L.JPG. Largura: 1.024 pixels. Altura: 844 pixels. 253,74 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://www.everystockphoto.com/photo.php?imag eId=17507&searchId=6c8d61508321ac444175370124200350&npos=3>. Acesso em: 03 maio 2011. Figura 45 URNA-ELETRONICA-MAO-407.JPG. Largura: 407 pixels. Altura: 276 pixels. 34 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://colunas.imirante.com/platb/les/237/2010/07/urna-eletronica-mao-407.jpg>. Acesso em: 08 mar. 2011. Figura 46 BHZ_SLUM_QUARTER_01.JPG. Formato: JPEG. Disponvel em: <http://mrg.bz/n2gelT>. Acesso em: 3 jul. 2011. Figura 47 MULTIMDIA/AGNCIA BRASIL. Mapa da violncia no Brasil. Formato: JPEG. Disponvel em: <http:// agenciabrasil.ebc.com.br/media/imagens/2007/02/27/violencia270207.jpg>. Acesso em: 3 jul. 2010. Figura 48 ITALY-ITALIA-QUIRINAL-440191-O.JPG. Largura: 1.024 pixels. Altura: 749 pixels. 240,53 KB. Formato: JPEG. Disponvel em <http://s3.amazonaws.com/estock/fspid3/440100/italy-italia-quirinal-440191o.jpg>. Acesso em: 03 maio 2011. Figura 49 CRUZ, J. Entidades feministas promovem manifestao contra a CPI do Aborto, em frente ao plenrio da Cmara. 2009. 1 fotograa, color. Disponvel em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_ agenciabrasil/les/gallery_assist/3/gallery_assist638522/1824JC2370b.jpg>. Acesso em: 3 jul. 2011.

113

Figura 50 POZZEBOM, F. R. Manifestantes protestam, durante a Parada Gay de Braslia, contra a priso, pelo Exrcito, do sargento Lacy Arajo e pedem a aprovao do projeto que criminaliza a homofobia. 2008. 1 fotograa, color. Disponvel em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil/les/gallery_ assist/3/gallery_assist637943/1812FRP005.jpg>. Acesso em: 3 jul. 2011. REFERNCIAS Audiovisuais 1492 A conquista do Paraso. Dir. Ridley Scott. Espanha/Frana/Inglaterra. 1992. 150 min. A CLASSE operria vai ao Paraso. Dir. Elio Petri. Itlia. 1971. 126 min. A CORPORAO. Dir. Mark Akbar. Canad. 2002. 145 min. A ILHA das ores. Dir. Jorge Furtado. Brasil. 1989. 13 min. A REVOLUO dos bichos. Dir. John Stephenson. Inglaterra. 1999. 89 min. ADEUS Lnin. Dir. Wolfgang Becker. Alemanha. 2002. 117 min. AS LOUCURAS de Dick e Jane. Dir. Dean Parisot. Estados Unidos. 2005. 90 min. BABEL. Dir. Alejandro G. Iarritu. Estados Unidos/Mxico. 2006. 143 min. BRAZIL, o lme. Dir. Terry Gilliam. Inglaterra. 1985. 124 min. CASANOVA e a revoluo. Dir. Ettore Scola. Itlia. 1982. 121 min. CIDADE de Deus. Dir. Fernando Meireles. Brasil/Alemanha/Frana. 2002. 130 min. CORONEL Delmiro Gouveia. Dir. Geraldo Sarno. Brasil. 1978. 90 min. DAENS: um grito de justia. Dir. Stinjn Coninx. Holanda/Frana/Blgica. 1992. 138 min. DANTON: o processo da revoluo. Dir. Andrzej Wajda. Frana. 1982. 131 min. EM NOME de Deus. Dir. Stealin Heaven. Estados Unidos. 1988. 108 min. EM NOME do Pai. Dir. Jim Sheridan. Irlanda/Inglaterra/Estados Unidos. 1992. 123 min. ENCONTRO com Milton Santos ou o mundo global visto do lado de c. Dir. Silvio Tendler. Brasil. 2006. 90 min. 114

GERMINAL. Dir. Claude Berri. Frana. 1983. 158 min. JOANA DArc. Dir. Luc Besson. Frana. 1999. 158 min. LADRES de bicicleta. Dir. Vitrio de Sica. Itlia. 1948. 90 min. MARIA Antonieta. Dir. Soa Coppola. Estados Unidos/Frana. 2006. 123 min. MISSISSIPI em Chamas. Dir. Alan Parker. Estados Unidos. 1988. 128 min. NOTCIAS de uma guerra particular. Dir. Joo Moreira Sales. Brasil. 1999. 56 min. O ANO em que meus pais saram de frias. Dir. Co Hambrger. Brasil. 2006. 106 min. O CHEIRO do ralo. Dir. Heitor Dahlia. Brasil. 2007. 112 min. O CORTE. Dir. Costa-Gravas. Blgica/Frana/Espanha. 2005. 122 min. O GRANDE ditador. Dir. Charles Chaplin. Estados Unidos. 1940. 128 min. O JARDINEIRO el. Dir. Fernando Meirelles. Estados Unidos/Inglaterra. 2005. 129 min. O NOME da Rosa. Dir. Jean-Jacques Annaud. Estados Unidos. 1986. 131 min. O POVO brasileiro. Dir. Isa Ferraz. Brasil. 2001. 280 min. O PROCESSO. Dir. Orson Welles. Estados Unidos. 1962. 120 min. O SIGNO da cidade. Dir. Carlos Alberto Ricelli. Brasil. 2007. 95 min. OLIVER Twist. Dir. Roman Polanski. Estados Unidos/Frana/Itlia. 2005. 130 min. PO e Rosas. Dir. Kean Loach. Reino Unido/Frana/Espanha/Alemanha/Sucia. 2000. 120 min. POLICARPO Quaresma, heri do Brasil. Dir. Paulo Tiago. Brasil. 1988. 120 min. QUEIMADA. Dir. Gillo Pontecorvo. Itlia. 1968. 132 min. ROMEU e Julieta. Dir. Baz Luhrmann. Estados Unidos. 1996. 120 min. SHAKESPEARE Apaixonado. Dir. John Madden. Estados Unidos/Inglaterra. 1998. 122 min. TEMPOS Modernos. Dir. Charles Chaplin. Estados Unidos. 1936. 87 min. 115

VOCAO para o poder. Dir. Eduardo Escorel. Brasil. 2004. 110 min. Textuais A DECLARAO dos Direitos do Homem e do Cidado. AmbaFrance. s. d. Disponvel em <http://www. ambafrance-br.org/spip.php?article425>. Acesso em: 08 mar. 2011. AGENCIA EFE. Agentes de fronteira e autoridades dos EUA pedem a Obama m de muro com Mxico. Folha de S.Paulo, So Paulo, 14 dez. 2008. Disponvel em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ ult94u475430.shtml>. Acesso em: 15 fev. 2011. ALIGHIERI, D. A Divina Comdia. Trad. talo E. Mauro. So Paulo: 34, 2010. ALMRI, T. M. Respeito ao clssico. In: Revista Sociologia, So Paulo, n. 26, 2010. Seo Reportagens. Disponvel em <http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESSO/Edicoes/26/artigo157862-1.asp>. Acesso em: 13 fev. 2011. ANTUNES, R. Adeus ao trabalho: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. Campinas: Cortez, 2002. ARAJO, S. M. et al. Sociologia: um olhar crtico. So Paulo: Contexto, 2009. ARENDT, H. O que poltica? 4 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. BARATA, G.; CASTELFRANCHI, Y. Pobreza causa trabalho infantil. ComCincia, Campinas, n. 54, maio 2004. Seo Reportagens. Disponvel em <http://www.comciencia.br/200405/reportagens/07.shtml>. Acesso em: 13 fev. 2011. BARBOSA, A. O mundo globalizado: poltica, sociedade e economia. 2 ed. So Paulo: Contexto, 2003. BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. Fundamentos de metodologia cientca. 3 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. BOBBIO, N. Liberalismo e Democracia. So Paulo: Brasiliense, 1993. BRESCIANI, M. S. M. Londres e Paris no sculo XIX: o espetculo da pobreza. 6 ed. So Paulo: Brasiliense, 1990. CAMPOS, Edmundo. (org.) Sociologia da burocracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. CANTARINO, C. O que os brasileiros pensam sobre a democracia?. ComCincia, Campinas, n. 67, jul. 2005. Seo Reportagens. Disponvel em <http://www.comciencia.br/reportagens/2005/07/04.shtml>. Acesso em: 28 jan. 2011. 116

CARDOSO, F. H.; FALLETO, E. Dependncia e desenvolvimento na Amrica Latina. So Paulo: Civilizao Brasileira, 2004. CARDOSO, R. Movimentos sociais urbanos: um balano crtico. In: ALMEIDA, M. H.; SORJ, B. (org.) Sociedade e poltica no Brasil ps-64. So Paulo: Brasiliense, 1984. CARVALHO, E. Os Paradoxos da construo social latino-americana. Revista Sociologia, So Paulo, n. 29, 2010. Seo Reportagens. Disponvel em <http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESSO/ Edicoes/29/artigo176088-1.asp>. Acesso em: 03 fev. 2011. CASTELLS, M. La era de la informacin: economa, sociedad y cultura. Madrid: Editorial Siglo Veintiuno, 2001. ______. A sociedade em rede. 6 ed. So Paulo: Paz e Terra, 1999. CASTRO, A. M.; DIAS, E. Introduo ao pensamento sociolgico. Rio de Janeiro: Eldorado Tijuca, 1976. CHAU, M. Cultura e democracia: o discurso da fala competente e outras falas. 11 ed. So Paulo: Cortez, 2006. COMTE, A. Reorganizar a Sociedade. So Paulo: Escala, 2009. ______. Discurso sobre o esprito positivo. So Paulo: Escala 2009. CONSOLO, A. T. G. Os movimentos na sociedade em rede. So Paulo: Mimeo, 2008. COSTA, C. Sociologia: introduo cincia da sociedade. 3 ed. So Paulo: Moderna, 2005. COSTA, L. A explicao marxista para a atual crise econmica. Discutindo Filosoa, So Paulo, n. 6, Escala, 2007. DE LORENZO, F. Mulheres ganham 76% do salrio pago aos homens, aponta Dieese. Valor Online, 02 mar. 2011. Disponvel em: <http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2011/03/02/mulheresganham-76-do-salario-pago-aos-homens-aponta-dieese.jhtm>. Acesso em: 04 mar. 2011. DESCARTES, R. O Discurso do Mtodo. So Paulo: Nova Cultural, 1987. DIAS, R. Sociologia e administrao. Campinas: Alnea, 2004. DOWBOR, L. A formao do 3 mundo. So Paulo: Brasiliense, 1994. ______. O que acontece com o trabalho. So Paulo: Senac, 2001. DURKHEIM, . As Regras do Mtodo Sociolgico. 12 ed. So Paulo: Nacional, 1985. 117

ENGELS, F. A situao da classe trabalhadora na Inglaterra. So Paulo: Boitempo, 2010. FERREIRA, D. Manual de sociologia: dos clssicos sociedade da informao. So Paulo: Atlas, 2001. FORACCHI, M. M.; MARTINS, J .S. Sociologia e sociedade: leituras de introduo sociologia. So Paulo: LTC, 1977. GIANNOTTI, J. A. A primeira vtima do positivismo. CulturaBrasil. s. d. Disponvel em <http://www. culturabrasil.pro.br/clotilde.htm>. Acesso em: 03 mar. 2011. GIDDENS, A. Em defesa da sociologia: ensaios, interpretaes e trplicas. So Paulo: Unesp, 2001. GIL, A. C. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. So Paulo: Atlas, 2008. GOHN, M. G. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clssicos e contemporneos. So Paulo: Loyola, 1997. GOLDMANN, L. Cincias humanas e losoa. So Paulo: DEL, 1967. GUIMARES, M. Aos 60 anos, a ONU resiste a reformas. ComCincia, Campinas, n. 75, abr. 2004. Seo Reportagens. Disponvel em <http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=1 2&id=91>. Acesso em: 01 mar. 2011. HARVEY, D. Condio ps-moderna. 14 ed. So Paulo: Loyola, 2005. HOBBES, T. Leviat. So Paulo: Nova Cultural, 1988. HOBSBAWM, E. Globalizao, democracia e terrorismo. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. ______. A era das revolues: 1789-1848. So Paulo: Paz e Terra, 2009. HUBERMAN, L. Histria da riqueza do homem. 22 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. IANNI, O. Teorias da globalizao. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1996. IANNI, O. (org.) Desaos da Globalizao. Petrpolis: Vozes, 2002. IANNI, O. A sociologia e o mundo moderno. So Paulo: Educ, 1988. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Metodologia cientca. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2009. LEMOS, A. Cibercultura e mobilidade: a era da conexo. In: LEO, L. Derivas: cartograa do ciberespao. So Paulo: Senac, 2004. 118

LVY, P. Pela ciberdemocracia. In: Moraes, D. (org.) Por uma outra comunicao. Rio de Janeiro: Record, 2003. LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. So Paulo: Abril Cultural, 1978. MACHADO, J. A. S. Movimentos sociais, tecnologias de informao e o ativismo em rede. Revista Educao Pblica, Rio de Janeiro, texto originado a partir de trabalho apresentado pelo autor no II Congresso Online del Observatorio para la Cibersociedad, Barcelona, de 2 a 14 nov. 2004. Disponvel em <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/geograa/0022.html>. Acesso em: 14 jan. 2007. MANDEL, E. O lugar do marxismo na histria. So Paulo: Xam, 2001. MAQUIAVEL, N. O Prncipe. So Paulo: Martins Fontes, 2010. MARCELINO, N. C. Introduo s cincias sociais. 2 ed. Campinas: Papirus, 1988. MARTINEZ, P. Poder e cidadania. Campinas: Papirus, 1997. MARTINS, C. B. O que sociologia. 26 ed. So Paulo: Brasiliense, 1990. MARTINS, A. L. Cinema e ensino de sociologia: usos de lme em sala de aula. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. UFPE, Recife, 2007. Disponvel em < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/ praxis/60/Cinema%20e%20Ensino%20de%20Sociologia.pdf?sequence=1>. Acesso em: 22 jun. 2011. MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. So Paulo: Global Editora, 2006. MEKSENAS, P. Sociologia. 2 ed. So Paulo: Cortez, 1993. ______. Aprendendo sociologia: a paixo de conhecer a vida. 6 ed. So Paulo: Loyola, 1991. MILLS, W. A imaginao sociolgica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965. MORAES FILHO, E. (org.) Augusto Comte. So Paulo: tica, 1978. MORAIS, R. O que violncia urbana. So Paulo: Brasiliense, 1985. MORUS, T. A Utopia. Trad. Marcelo B. Cipolla. So Paulo: Martins Fontes, 2009. MOURA, L. L. L. Democracia e sociedade civil no Brasil. Revista Urutgua: revista acadmica multidisciplinar, Maring, n. 21, maio/ago. 2010. Disponvel em <http://www.periodicos.uem.br/ojs/ index.php/Urutagua/article/view/8766/5638>. Acesso em: 08 jan. 2011. NOVAES, C. E. Capitalismo para principiantes. 8 ed. So Paulo: tica, 1984. OLIVEIRA, F. A economia brasileira: crtica razo dualista. In: CEBRAP. Questionando a economia brasileira. 3 ed. So Paulo: Brasiliense, 1977. 119

ORTIZ, R. Mundializao da cultura. So Paulo: Brasiliense, 1994. PAIO, C. Quando a cidade mais que inspirao, ao. ComCincia. Campinas, n. 125, fev. 2011. Seo Reportagens. Disponvel em <http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edi cao=63&id=802>. Acesso em: 15 mar. 2011. PAIVA JNIOR, Y. E. B. Viver e pensar o cotidiano. Revista Sociologia, So Paulo, n. 32, 2010. Seo Reportagens. Disponvel em <http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESSO/Edicoes/32/artigo1941771.asp>. Acesso em: 13 fev. 2011. PENA, F. M. Democracia, direitos humanos e globalizao. Revista Espao Acadmico, Maring, ano 6, n. 64, set. 2006. Disponvel em <http://www.espacoacademico.com.br/064/64pena.htm>. Acesso em: 13 jan. 2011. PINTO, C. R. J. Uma histria do feminismo no Brasil. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2003. POCHMANN, M. O trabalho sob fogo cruzado: excluso, desemprego e precarizao no nal do sculo. So Paulo: Contexto, 1999. QUEIROZ, R. F. A burocracia na sociologia compreensiva de Max Weber. Revista de Iniciao Cientca da FFC, Unesp, Marlia v.4, n.1, 2004. Disponvel em <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index. php/ric/article/viewFile/70/72>. Acesso em: 07 jan. 2011. QUINTANEIRO, T. Um toque de clssicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002. RIBEIRO, R. J. O pior regime depois de todos os outros... Filosoa, So Paulo, n. 53, Escala, nov. 2010. ROCHA, M. Mais comum nas reas rurais, trabalho degradante cresce em obras. Folha de S.Paulo, So Paulo, 20 mar. 2011. Disponvel em <http://www1.folha.uol.com.br/poder/891369-mais-comum-nasareas-rurais-trabalho-degradante-cresce-em-obras.shtml>. Acesso em: 23 mar. 2011. ROUSSEAU, J.-J. Contrato social e outros escritos. So Paulo: Cultrix, 1978. SADER, E. Quando novos personagens entram em cena. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. SANTOS, B. S. Los nuevos movimientos sociales. Revista del Observatorio Social de Amrica Latina/ OSAL, n. 5, set. 2001, pp. 177-188. Disponvel em <http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/ pdfs/Los_nuevos_movimientos_sociales_OSAL2001.PDF>. Acesso em: 16 jun. 2011. SCHERER-WARREN, I. Movimentos sociais: uma interpretao sociolgica. Santa Catarina: UFSC, 1984. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientco. 23 ed. So Paulo: Cortez, 2007. SHAKESPEARE, W. Macbeth. Trad. Manuel Bandeira. So Paulo: Cosac Naify, 2009. 120

______. Romeu e Julieta. Trad. Beatriz Vigas-Faria. Porto Alegre: L&PM, 1998. SINGER, P. Capitalismo: sua evoluo e sua lgica. So Paulo: Moderna, 1987. ______. A formao da classe operria. 5 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1988. TAVARES, M. A. Os os (in)visveis da produo capitalista: informalidade e precarizao do trabalho. So Paulo: Cortez, 2004. TOMAZZI, N. D. (coord). Iniciao sociologia. So Paulo: Atual, 1993. TOURAINE, A. Production de la socit. Paris: ditions du Seuil, 1973. ______. Crtica da modernidade. Petrpolis: Vozes, 2007. TRINDADE, A. A. Cincia e senso comum: uma reexo ilustrada por comentrios sobre o lme O Carteiro e o Poeta. Pr Cincia. So Paulo, 29 jul. 2001. Disponvel em <http://www.espacoacademico. com.br/025/25ctrindade.htm>. Acesso em: 27 jun. 2001 UENO, K. O suicdio o maior produto de exportao do Japo? Notas sobre a cultura de suicdio no Japo. Revista Espao Acadmico, trad. Eva Paulino Bueno, Maring, ano 4, n. 44, jan. 2005. Disponvel em <http://www.espacoacademico.com.br/044/44eueno.htm>. Acesso em: 06 jan. 2011. VIEIRA, L. Cidadania e globalizao. 5 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. VITA, . Sociologia da sociedade brasileira. So Paulo: tica, 1989. VOLTAIRE. Dicionrio losco. So Paulo: Nova Cultural, 1988. VOVELLE, M. A Revoluo Francesa e seu eco. Estudos Avanados, So Paulo, v. 3, n. 6, maio/ago. 1989. Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141989000200003&l ng=en&nrm=iso>. Acesso em 08 mar. 2011. WAIZBORT, R. Notas para uma aproximao entre o neodarwinismo e as cincias sociais. Histria, Cincias, Sade, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 293-318, maio/ago., 2005. Disponvel em <http://www. scielo.br/pdf/hcsm/v12n2/04.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2011. WEBER, M. Cincia e poltica: duas vocaes. So Paulo: Cultrix, 1993. ______. A tica protestante e o esprito do capitalismo. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. WEFFORT, F. Os clssicos da poltica. So Paulo: tica, 1989.

121

Sites
<http://portal.mte.gov.br/observatorio/> <http://www.dominiopublico.gov.br/> <http://www.ibge.gov.br/brasil_em_sintese/default.htm> <http://www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br> <http://www.oit.org.br/>

122

123

124

125

126

127

128

Informaes: www.sepi.unip.br ou 0800 010 9000

S-ar putea să vă placă și