Sunteți pe pagina 1din 2

Lipidose heptica

Hepatic lipidosis
Adriana Portilho de Brito Machado1; Isabella Fernanda Coutinho e Silva2; 1- Graduanda em Medicina Veterinria Faculdades Objetivo Goinia-GO. 2- Graduanda em Medicina Veterinria Faculdades Objetivo Goinia - GO. 33

___________________________________________________________________________

Resumo A lipidose heptica felina (LH) a hepatopatia mais comum em gatos, que afeta gatos privados de alimento ou que passaram por perodos de anorexia. Pode estar associada a uma doena de base, mas na maior parte das vezes idioptica. tambm chamada de sndrome do fgado gordo (BARBERO, 2006). Os gatos tm predisposio a acumular triacilgliceris devido ao fato da taxa de sntese heptica superar a taxa de disperso dos mesmos. Dentre as causas predisponentes da LH pode-se citar oO aumento da liplise perifrica secundria a uma deficincia em insulina, o fgado gordo induzido por m nutrio proteico-calrica, a deficincia em aminocidos essenciais a que d origem a uma incapacidade de sintetizar apoprotenas suficientes para mobilizar os lipdios hepticos, a deficincia em compostos lipotrficos, a deficincia da oxidao dos cidos gordos e a leso peroxissomal heptica so causas predisponentes da LH. Os gatos apresentam-se consulta normalmente com histria de obesidade, com um perodo de inapetncia de dois a sete dias, e com cerca de 25% de perda de massa corporal. Nos sinais clnicos iniciais incluem-se disorrexia, letargia, fraqueza, vmito, diarria ou obstipao. Ao exame fsico os sinais clnicos mais comuns so desidratao, ictercia, mau estado de plo, e hepatomegalia. A perda de gordura verifica-se primariamente nos depsitos perifricos mantendo-se os depsitos da cavidade abdominal (NEVES, 2009). O diagnstico presuntivo da LH pode ser alcanado por meio do histrico, manifestaes clnicas e alteraes dos exames laboratoriais, em conjunto com os achados ultrassonogrficos. O diagnstico definitivo da LH requer o exame citolgico ou histopatolgico do tecido heptico. Na bioqumica srica, os achados mais comuns em gatos com LH incluem aumento srico da FA (fosfatase alcalina), ALT, AST e bilirrubina. Hipoalbuminemia, hiperamoniemia, azotemia, hipocalemia e hipofosfatemia tambm podem ocorrer. Tipicamente as concentraes dos cidos biliares em jejum e ps-prandial esto aumentadas, e acompanham a gravidade da disfuno heptica. A ultrassonografia abdominal pode revelar um fgado hiperecicohiperecogenicidade heptica. O suporte nutricional intensivo essencial e objetiva proporcionar teores adequados de protenas e calorias para que sejam atendidas as necessidades nutricionais e, com isso, ocorra a reverso do acmulo de lipdios no fgado. Quando esse suporte realizado a recuperao ocorre em 60-80% dos casos. A alimentao via tubo esofgico a de eleio, todavia, em situaes especficas so utilizada as vias nasoesofgica, gstrica ou jejunal. Deve-se corrigir a desidratao, anormalidades eletrolticas, infeces oportunistas, nusea e vmito, bem como identificar e tratar a doena de base, caso exista,. A reposio de L-carnitina, Sam-e, vitaminas do complexo B, vitamina E, Tiamina, Taurina, Vitamina K1 e Cobalamina tambm so recomendadas (RECHE JUNIOR, 2011).

Palavras chave: esteatose heptica, degenerao gordurosa, hepatopatia felina.

REFERNCIAS BILBIOGRFICAS BARBERO, Camila Cauvilla. Lipidose heptica felina. 2006. 52f. Monografia (Especializao em Clnica Mdica de Pequenos Animais) Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, 2006. NEVES, Ana Catarina Pedrosa. Lipidose Heptica em Feldeos: reviso bibliogrfica e estudo de caso. 2009. 87f. Tese (Mestre em Medicina Veterinria) Universidade Tcnica de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinria, Lisboa, 2009. RECHE JUNIOR, Archivaldo. Lipidose Heptica Felina. On-line. Disponvel em: http://www.royalcanin.com.br/informativos/. Acesso em: 14/09/2011.

S-ar putea să vă placă și