Sunteți pe pagina 1din 103

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Caderno de Atualidades
Profa. Silvia Mara Bertani

2013

UNINOVE DEPARTAMENTO DE CINCIAS GERENCIAIS Proibida a reproduo total ou parcial sem expressa autorizao da Universidade Nove de Julho.

Sumrio
Filosofia Arte A cultura como modo de vida A antropologia cultural Cultura brasileira Identidade cultural brasileira Identidade nacional Democracia, polticas pblicas e IDH Democracia Cidadania Trabalho Desemprego Responsabilidade social e diversidade Multiculturalismo Tolerncia Incluso Excluso e minorias Vida urbana e rural Violncia Terrorismo Ecologia Biodiversidade Tecnologia e inovao Redes sociais Globalizao Ser cidado A declarao universal dos direitos O pluralismo A igualdade de gnero Voc precisa saber 3 4 6 7 8 9 12 14 24 27 32 42 42 45 49 50 51 53 54 56 57 58 64 68 70 84 89 91 91 92

FILOSOFIA
A palavra Filosofia de origem grega composta por philos (que significa amigo) e sophia (cujo significado sabedoria ou conhecimento), desta forma podemos definir Filosofia, de maneira mais simplificada, como amor pela sabedoria, portanto, trata-se de uma palavra que para ns possui uma importncia muito grande. Pensar filosoficamente comea quando no tomamos mais as coisas e os fatos que nos cercam no cotidiano como certas e absolutas e passamos, ento, a questionar tudo com a inteno de chegarmos a respostas a fim de entendermos como as coisas e os fatos realmente so. Isto filosofar. Um dos grandes filsofos da humanidade, Plato (428 - 354 a.C.), afirmava que a Filosofia fruto da capacidade de o homem se admirar com as coisas. As cincias da fsica, da qumica, da biologia e da matemtica j fizeram parte da Filosofia, ou seja, tudo era muito complexo. A humanidade evoluiu e com o avano da tecnologia e da tcnica, a Filosofia e a cincia se separaram. Diante disso, temos a pergunta: Para que serve a Filosofia nos dias de hoje j que ela no possui uma relao mais direta com a cincia? Hoje, os filsofos so muito mais procurados por serem preparados para pensar claramente sobre os problemas e comum os meios de comunicao perguntarem a opinio sobre temas atuais aos filsofos com a finalidade de se entender algo que de certa forma nos perturba ou que cause inquietaes. At mesmo hospitais, museus e arquitetos pedem conselhos e pareceres aos filsofos que tambm so encontrados em universidades ensinando alunos como pensar e argumentar claramente e estudando outros filsofos. A Filosofia impede a estagnao e desvenda o que est encoberto pelo costume, pelo convencional, pelo poder. Ela procura a verdade, mas no se preocupando com quem a possui. Fazer filosofia estar a caminho e as perguntas so mais essenciais que as respostas e cada resposta transforma-se numa nova pergunta. Com esta atitude de sempre questionar tudo, a Filosofia nos alerta para o risco de tomarmos como certo aquilo que deveramos prestar mais ateno, bem como a possibilidade de descobrir um universo de riqueza e variedade diante do qual podemos nos maravilhar.

ARTE
O conceito de arte subjetivo e varia muito tendo-se em vista a cultura em que estamos inseridos, o perodo histrico e at mesmo nossas caractersticas e crenas individuais. O Novo Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa, em duas de suas definies da palavra arte assim se expressa:
...atividade que supe a criao de sensaes ou de estados de esprito, de carter esttico, carregados de vivncia pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovao; a capacidade criadora do artista de 1 expressar ou transmitir tais sensaes ou sentimentos . Independente da variedade de definio do que seja arte, o fato que ela est sempre presente na histria humana, sendo inclusive um dos fatores que a diferencia o homem dos demais seres vivos.

Alm disso, a produo artstica em geral pode ser de grande ajuda para o estudo de um perodo ou de uma cultura particular por revelar valores do meio em que produzida. Duas grandes tendncias se alternam na histria da arte. Uma delas o naturalismo que parte da representao do mundo visvel como na figura abaixo:

Outra tendncia o abstracionismo que no nos remete a objetos ou figuras conhecidas, preferindo as linhas, cores e planos. Uma prova das oscilaes dessas tendncias pode ser dada pelo fato, por exemplo, de a arte abstrata estar presente tanto nas manifestaes vanguardistas do Sculo XX, quanto entre as produes de homens primitivos.

1 2

Buarque de Holanda, Aurlio. Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa Disponvel em http://www.infoescola.com/biografias/van-gogh/. Acesso em 25 set 2012.

A arte pode se utilizar de vrios meios para sua manifestao. Nas artes visuais, por exemplo, temos a pintura, a escultura, o desenho, as artes grficas que esto representadas pela gravura, tipografia e demais tcnicas de impresso, inclusive a fotografia e a arquitetura.

A arte uma criao humana com valores estticos de beleza, equilbrio, harmonia e at mesmo revolta que sintetizam as emoes, a histria, os sentimentos e a cultura. um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras empregando-se nossos conhecimentos. Isto significa dizer que uma obra de arte seja ela qual for tem sempre um significado que foi trabalhado pelo artista a partir das percepes que ele tem do mundo e de tudo o que ele conhece. A diversidade de estilos artsticos Estilo a forma como a obra artstica se mostra e se relaciona diretamente com a poca, o lugar de onde ele surge, bem como est ligado estrutura scio- econmica e religiosa do momento em que ele surge e tambm com a personalidade do artista.

A cultura como modo de vida A cultura corresponde ao modo de vida de um povo ou nao, constituindo e expressando o seu modo de sentir, pensar e agir.

3 4

Disponvel em http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1274. Acesso em 25 set 2012. Disponvel em http://guia.uol.com.br/album/2012/09/21/artista-do-neoconcretismo-expoe-em-sao-paulo.htm?abrefoto=4. Acesso em 07 set 2012.
5

Esta concepo parte do princpio de que todos os povos ou grupos tnicos possuem cultura e de que nenhuma cultura superior a outra, inclusive devemos ter conscincia das questes que envolvem a diversidade cultural e a igualdade de direitos para as diferentes deve ter seu espao garantido.

A cultura identidade

Cultura

A CULTURA

Cultura so as manifestaes comuns das pessoas no seu cotidiano por meio das suas tcnicas de trabalho, das suas instituies, atitudes diante a algum fato, crenas, motivaes e dos sistemas de valores em que as pessoas acreditam. A imagem abaixo mostra a passagem do homem nmade para o grande sedentarismo5 que a marca da cultura contempornea.

Podemos ento dizer que cultura tudo aquilo que no natureza, ou seja, tudo o que produzido pelo ser humano. Sob outro enfoque, podemos dizer que o desenvolvimento intelectual do ser humano so os costumes e valores de uma sociedade e, da, a sua cultura.
5 O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade fsica suficiente e pode afetar a sade da pessoa. A falta de atividade fsica no est ligada a no praticar esportes. Pessoas com atividades fsicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funes profissionais que requerem esforo fsico, no so classificados como sedentrios. , tambm, um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenas como a hipertenso, doenas respiratrias crnicas e distrbios cardacos. Pesquisas mostram que, o risco de se ter uma doena cardiovascular aumenta uma vezes e meia nas pessoas que no tm uma vida ativa. Mais de 60% da populao adulta no pratica exerccio fsico.
6

Disponvel em http://www.blogonlinedoctor.com.br/?p=2353. Acesso em 22 fev 2013.


6

No conceito filosfico, cultura significa o que o homem no apenas sente, faz e age com relao cultura, mas tambm pensa e reflete sobre o sentido de tudo no mundo. Quanto mais se investiga os dados experimentais e as anlises particulares oferecidas pelas cincias, mais o filsofo se convence de que o existir humano essencialmente cultural. Em suma, os homens so seres culturais por natureza. Tratando da cultura em seu conceito humanista, podemos dizer que este sentido floresceu entre os romanos, a partir do cuidado com a terra, a agricultura, isto , o trabalho do agro, o cultivo do campo. Atualmente, a perspectiva humanista da cultura perdeu a hegemonia, mas continua vlida e frequentemente exaltada. J em eu conceito etnolgico, existem vrias definies para essa cincia e dentre elas a de que a etnologia um ramo da antropologia que estuda a cultura dos chamados povos primitivos. Em termos simples, cultura no campo etnolgico, o modo de viver tpico, o estilo de vida comum, o ser, o fazer e o agir de determinado grupo humano, desta ou daquela etnia.

ANTROPOLOGIA CULTURAL
A antropologia cultural Existem diferentes posies dos antroplogos de nosso tempo. Para fins de nossos estudos, analisaremos quatro vertentes:

Disponvel em http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=131022. Acesso em 25 set 2012.


7

Na primeira, a cultura vista como sistema de padres de comportamento, de modos de organizao econmica e poltica, de tecnologias, em permanente adaptao, em vista do relacionamento dos grupos humanos com seus respectivos ecossistemas. Para um segundo grupo, cultura um sistema de conhecimento da realidade, como o cdigo mental do grupo, no como um fenmeno material, mas cognitivo. Para outros um sistema estrutural, em que o eixo de tudo a bipolaridade natureza-cultura, tendo como campos privilegiados de sua concretizao o mito, a arte, a lngua e o parentesco e, por fim, um sistema simblico de um grupo humano, sistema que s poder ser apreendido por outro grupo por meio de interpretao e no por mera descrio.
8

CULTURA BRASILEIRA
Na formao do povo brasileiro, a miscigenao e as intercesses culturais entre os portugueses, as naes indgenas e as etnias africanas geraram uma das culturas mais especiais que j existiram na histria das sociedades modernas.

O povo brasileiro resultado de um complicado processo de contato entre diferentes povos e culturas9
8 9

Disponvel em www.mj.gov.br. Acesso em 25 set 2012 Disponvel em http://www.brasilescola.com/historiag/brasileiro.htm. Acesso em 08 set 2012
8

No perodo colonial, e passando pelo Brasil Imprio, o territrio brasileiro ganhou caractersticas regionais e ao mesmo tempo teve sua identidade nacional formatada. Os costumes, as danas, as comidas tpicas, os ritmos musicais, as expresses lingusticas, em suma, nas mais diversas manifestaes, a cultura nacional formatou uma identidade marcada pela pluralidade. Outros movimentos se deram a partir das interaes polticas, sociais, econmicas e religiosas entre as multides como a escravido e suas condies desumanas e a cultura indgena que sobrevivia por um misto entre a grandiosidade dessas manifestaes e pela prpria flexibilidade do discurso colonizador, principalmente das aes catlicas, haja vista as barreiras que existiam para que alcanassem seus objetivos de imposio sobre esses grupos nativos.

IDENTIDADE CULTURAL BRASILEIRA


A identidade cultural do povo A cultura brasileira formada a partir da mistura racial e cultural entre os povos que construram, dentro desse territrio, a nossa histria.

A identidade nacional10 Segundo a Wikipdia identidade nacional o conceito que sintetiza um conjunto de sentimentos, os quais fazem um indivduo sentir-se parte integrante de uma sociedade ou nao. 11 Esse conceito comea a ser definido somente a partir do sculo XVIII, e se consolida no sculo XIX, no havendo, antes disso, a concepo de nao propriamente dita. Ela construda por meio de uma auto descrio da cultura patrimonial de uma sociedade, que se pode apresentar a partir de uma conscincia de unidade identitria ou como forma de alteridade, buscando demonstrar a diferena com relao a outras culturas. A sntese da cultura consiste na definio de fatores de integrao nacional, baseados na lngua, monumentos histricos, folclore, modelos de virtudes nacionais, paisagem tpica, srie de heris, hino e bandeira. O convvio social promove a assimilao da identidade do grupo, alm de sua veiculao pela mdia, tradies e mitolo Identidade nacional o conceito que sintetiza um conjunto de sentimentos, os quais fazem um indivduo sentir-se parte integrante de uma sociedade ou nao. Esse conceito comea a ser definido somente a partir do sculo XVIII, e se consolida no sculo XIX, no havendo, antes disso, a

11

Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_nacional. Acesso em 22 fev 2013.


9

concepo de nao propriamente dita. Ela construda por meio de uma autodescrio da cultura patrimonial de uma sociedade, que se pode apresentar a partir de uma conscincia de unidade identitria ou como forma de alteridade, buscando demonstrar a diferena com relao a outras culturas. A sntese da cultura consiste na definio de fatores de integrao nacional, baseados na lngua, monumentos histricos, folclore, modelos de virtudes nacionais, paisagem tpica, srie de heris, hino e bandeira. Segundo Jos Luiz Fiorin, h dois princpios que regem as culturas, princpios esses, que se definem pela excluso e pela participao. A excluso se manifesta por meio da triagem e segregao dos indivduos, j a participao promove a heterogeneidade e a expanso cultural. O convvio social promove a assimilao da identidade do grupo, alm de sua veiculao pela mdia, tradies e mitologia. Identidades so criaes, por isso so frgeis, suscetveis a distores, simplificaes e interpretaes variando entre os indivduos. A cultura, base da formao dos grupos sociais e meio pelo qual a humanidade manifesta sua relao com o mundo, varia de acordo com a histria dos povos. Muitas vezes, povos com culturas diferentes, so levados a uma convivncia com outros grupos diferentes e a partir da a questo da identidade se torna um processo complexo. Nem sempre um territrio abriga pacificamente grupos tnicos diferentes e permanece uma nica nao coesa e harmnica. No continente africano, por exemplo, esse trao uma das principais caractersticas at hoje, gerando inclusive interminveis guerras civis. A questo da identidade nacional sempre provocou grandes discusses sobre a natureza das caractersticas do povo brasileiro. Qual o elemento principal que nos distingue dos demais povos e ao mesmo tempo serve como unificador de nossa cultura? O que, afinal, nos define como brasileiros? Essa a significao de identidade nacional. A histria intelectual brasileira procurou definir a identidade nacional em termos de carter brasileiro. Sendo o brasileiro caracterizado como produto do cruzamento de trs culturas: a branca, a negra e a ndia e tal miscigenao cultural definiria, mais que identificaes fsicas, as caractersticas comportamentais do povo brasileiro: a alegria, a cordialidade, a malandragem, entre outras. Embora tais categorias no sejam mais de todo aceitas na atualidade tais adjetivos ainda hoje se prestam definio dos aspectos identitrios do povo brasileiro, especialmente quando aplicados na mdia internacional, ao focar o Brasil como destino turstico extico. Tanto em um quanto no outro processo, o tempo fundamental. No ser de um momento para outro que as diversidades ou as marcas tnicas de certos grupos sero desprezadas em nome do projeto de uma nao forte. Essa transformao envolve um forte apelo ideolgico que precisa ultrapassar geraes para se enraizar. As fronteiras A criao dos territrios nacionais reflete sempre conjunturas polticas. Dentro de certo quadro histrico, grupos dominam certas regies e definem uma fronteira. A manuteno dessa fronteira como pas depende de inmeros fatores e pode ser vital para a estabilidade ou no de uma nao. A Palestina um exemplo perfeito. Trata-se de um territrio com fronteiras reconhecidas mundialmente, mas que no abriga uma nica nao. Ali dentro, Israel se impe, mas contestado pelo povo palestino, de formao

10

tnica rabe. Nesse caso, o territrio no se transforma em fronteira nacional porque as diferenas entre israelenses e palestinos transbordam as possibilidades de convivncia pacfica.

O povo
No basta juntar multides em um territrio para que exista a formao de um povo. Essa dimenso pressupe identidade cultural e a identidade s existe se as multides tiverem o sentimento de pertencimento quela nao, queles valores culturais nacionais. O povo palestino no cria redes de convivncia palestina, nem pode. De um lado, o territrio abriga os judeus, identificados culturalmente com a ideia de Israel, e do outro os rabes, alheios completamente a esse estado-nao. O saldo s pode ser negativo dentro do territrio. Outro exemplo dessa relao de criao do sentimento de identidade est bem prximo de ns: no futebol brasileiro. Quem nunca ouviu essas frases: Vai Curinthias!!! Por que afirmar que nao corintiana se esses times no possuem um territrio? Por que entre milhares de pessoas do Corinthias criam um amplo sentimento de identidade, independente das mltiplas diferenas que existem entre os seus 12elementos? No momento de torcer por esses times, seus cidados criam uma ptria. No importa as diferenas religiosas, raciais, econmicas, polticas e ideolgicas. Todos pertencem a uma mesma direo.

Copa do Mundo 200413

12 13

Disponvel em http://www.andressoares.com/blog/?p=1030. Acesso em 25 set 2012. Disponvel em http://blogsport-com.blogspot.com.br/2007/11/copa-de-2014-nossa.html. Acesso em 03 mar 2013.
11

A identidade nacional brasileira

IDENTIDADE NACIONAL

A bandeira brasileira no exprime a poltica nem a histria. um smbolo que resgata elementos da natureza: floresta, ouro, cu, estrela e clama por ordem. o Brasil-jardim, o Brasil-paraso terrestre. O mesmo fenmeno pode ser observado no Hino Nacional que canta mares mais verdes, cus mais azuis, bosques como as flores e nossa vida de mais amores. (...) O mito do pas-paraso nos persuade sobre o fato de que nossa identidade e grandeza se acham predeterminadas no plano natural: somos sensuais, alegres e no violentos.14 A formao da identidade nacional no Brasil foi um processo longo e com ritmos bem distintos. Hoje, indiscutvel o sucesso dessa formatao cultural. Em um pas que abrigou tantas matrizes tnicas desde a colonizao portuguesa que estiveram por diversas vezes em condio de conflito social cujas dimenses territoriais continentais fomentam a diversidade e as heranas histricas, estas matrizes tnicas continuam promovendo distines raciais, religiosas e culturais. Poucos pases abrigam um povo to identificado com seu pas e conectado por laos de identidade como o Brasil. Ao longo da histria, forjou-se um pas, um povo, uma cultura: a cultura brasileira.

14

CHAU, Marilena. Folha de So Paulo, 26/03/2000. Acesso 07.09.12.


12

15

As festas nacionais
Se a identidade nacional um processo forjado, as festas nacionais exercem um papel impressionante. Elas distraem, alienam, ocultam, promovem a ideia de que tudo vale a pena no Brasil. Algumas dessas festas nacionais reproduzem os principais mitos da identidade brasileira. O calendrio de feriados transmite a sensao do Brasil dos catlicos. Somente suas festas religiosas ganham espao no calendrio civil. As demais festas religiosas so desconsideradas como se fssemos uma fiel reproduo da cultura portuguesa.
16

As festas pblicas e coletivas como o carnaval forjam a sensao de que existe uma perfeita harmonia interracial e de que estamos em constante estado de alegria. O Brasil uma eterna festa. O que ocorre que as festas transformam-se em uma das pequenas vlvulas de espace da sociedade perante seus problemas. A prpria cobertura da mdia reproduz essa busca idlica pelo povo feliz e festivo.

15 16

Disponvel em http://www.pontodeexclamacao.com/. Acesso em 25 set 2012. Disponvel em http://bethccruz.blogspot.com.br/2009/01/iemanj-lenda-mito-e-sincretismo.html. Acesso em 25 set 2012.
13

Carnaval na cidade do Rio de Janeiro 17

DEMOCRACIA, POLTICAS PBLICAS E IDH


A democracia o sistema (regime) de organizao social mais eficiente para se cultivar e se praticar a liberdade de ao e de expresso. A prtica da liberdade estimula autocorrees que ajudam a acelerar o desenvolvimento de uma nao. No entanto, a democracia no a me da liberdade; ela apenas uma ferramenta que bem usada facilita a preservao do estado de liberdade. E, ao contrrio do que muitos brasileiros pensam, a democracia no tem poder de evoluo, ela tanto pode ajudar a prosperar como pode tambm ajudar a arruinar uma nao. Um povo sbio e bem informado usa a democracia para se livrar dos vigaristas e tornar prosperar o pas. Mas um povo ingnuo e mal informado permite que os demagogos e os vigaristas controlem a democracia e destruam o pas.

17

Disponvel em http://revistaestilo.abril.com.br/blogs/festeiras/tag/carnaval/page/2/. Acesso em 25 set 2012.


14

Manifestao em So Paulo

18

A Democracia um instrumento social e no a me de todas as solues.

POLTICAS PBLICAS
Poltica pblica um conceito que designa certo tipo de orientao para a tomada de decises em assuntos pblicos, polticos ou coletivos. Embora seja um conceito oriundo da Poltica e da Administrao, ele vem sendo utilizado na mais variadas reas. Para implementao de polticas pblicas, torna-se necessria a montagem de equipe transdisciplinar, pois um projeto deste porte deve permitir a transversalidade, alm de estabelecer um dilogo entre as partes. Como entender a transversalidade das polticas pblicas? Quando tratamos da transversalidade estamos, na realidade, buscando compreender uma forma de organizao na qual alguns temas so integrados nas reas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas. O conceito de transversalidade surgiu no contexto dos movimentos de renovao quando os tericos conceberam que necessrio redefinir o que se entende por determinado assunto ou tema e repensar como um tema se insere a outro e assim sucessivamente. A transversalidade difere da interdisciplinaridade porque, apesar de ambas rejeitarem a concepo de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estveis, a primeira se refere dimenso didtica e a segunda abordagem epistemolgica dos objetos do referencial analisado. Ou seja, se a
18

Disponvel em http://www.pragmatismopolitico.com.br/2011/06/amanha-vai-ser-outro-dia-respeitem.html. Acesso em 25 set 2012.


15

interdisciplinaridade questiona a viso compartimentada da realidade e a transversalidade diz respeito compreenso dos diferentes objetos, possibilitando a referncia a sistemas construdos na realidade das polticas pblicas que se pretende ver implantadas. Podemos definir polticas pblicas como sendo o conjunto de aes coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso pblico que visa dar conta de determinada demanda, em diversas reas. Por poltica pblica, entendemos o conjunto de aes e procedimentos que visam resoluo pacfica de conflitos em torno da alocao de bens e recursos pblicos, sendo que os personagens envolvidos nestes conflitos so denominados "atores polticos". Existem diferenas entre decises polticas e polticas pblicas. Nem toda deciso poltica chega a ser uma poltica pblica. Deciso poltica uma escolha dentre um leque de alternativas, j poltica pblica, que engloba tambm a deciso poltica, pode ser entendida como sendo um nexo entre a teoria e a ao. Esta ltima est relacionada com questes de liberdade e igualdade, ao direito satisfao das necessidades bsicas como emprego, educao, sade, habitao, acesso terra, meio ambiente, transporte etc.

Atores das polticas pblicas


Os atores polticos so as partes envolvidas nos conflitos. Esses atores, ao atuarem em conjunto aps o estabelecimento de um projeto a ser desenvolvido cujas etapas esto claras, as necessidade e obrigaes das partes chegam a um estgio de harmonia que viabiliza a poltica pblica. Chamamos atores pblicos os polticos eleitos, os burocratas, os tecnocratas e atores privados os empresrios, trabalhadores e a comunidade em geral.
19

19

Disponvel em http://noticias.uol.com.br/album/2012/09/07/manifestacoes-populares-marcam-7-de-setembro-nopais.htm?abrefoto=5. Acesso em 26 set 2012.


16

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS


Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio; II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei; <p III - ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; IV - livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias; VII - assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva; VIII - ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei; IX - livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena; X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial; XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal; XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer; XIV - assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional;

17

XV - livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens; XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente; XVII - plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar; XVIII - a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento; XIX - as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado; XX - ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente; XXII - garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atender a sua funo social; XXIV - a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio; XXV - no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano; XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; XXVIII - so assegurados, nos termos da lei: a) a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; b) o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas; XXIX - a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas; XXX - garantido o direito de herana; XXXI - a sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do "de cujus";

18

XXXII - o Estado promover, na forma da lei, a defesa do consumidor; XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; XXXIV - so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; b) a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal; XXXV - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito; XXXVI - a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada; XXXVII - no haver juzo ou tribunal de exceo; XXXVIII - reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida; XXXIX - no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal; XL - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru; XLI - a lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais; XLII - a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei; XLIII - a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura , o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem; XLIV - constitui crime inafianvel e imprescritvel a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico; XLV - nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido; XLVI - a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens;
19

c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos; XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis; XLVIII - a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado; XLIX - assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral; L - s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao; LI - nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei; LII - no ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio; LIII - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente; LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; LVI - so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos; LVII - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria; LVIII - o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei; LIX - ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal; LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; LXII - a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada;
20

LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado; LXIV - o preso tem direito identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio policial; LXV - a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria; LXVI - ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana; LXVII - no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel; LXVIII - conceder-se- "habeas-corpus" sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder; LXIX - conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico; LXX - o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por: a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados; LXXI - conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania; LXXII - conceder-se- "habeas-data": a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; LXXIII - qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia; LXXIV - o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos; LXXV - o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena; LXXVI - so gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: a) o registro civil de nascimento; b) a certido de bito; LXXVII - so gratuitas as aes de "habeas-corpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania.
21

LXXVIII a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. 1 - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata. 2 - Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. 3 Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. 4 O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso.

DESTAQUE: Saiba mais. A cidade se reinventa


A cidade que se reinventa 22 de setembro de 2012 | 3h 06 MARCO AURLIO NOGUEIRA - PROFESSOR TITULAR DE TEORIA POLTICA E DIRETOR DO INSTITUTO DE POLTICAS PBLICAS E RELAES INTERNACIONAIS DA UNESP - O Estado de S.Paulo A 15 dias das urnas, o cenrio eleitoral de So Paulo parece ter estacionado. A consolidao de Celso Russomanno nas pesquisas de inteno de voto para a Prefeitura impressiona, mas no o nico fato a chamar ateno, nem d para ser explicada simplesmente pela hiptese do voto religioso ou da polarizao direita/esquerda. H coisas no subsolo da vida urbana com maior poder de determinao. Antes de tudo, preciso considerar que o ingresso da cidade num modo de vida movido a conectividade intensiva, redes segmentadas, tribos de convivncia, respostas individualizadas para problemas comuns e consumismo frentico reforou e complicou a transformao que vinha ocorrendo na estratificao social. No mais existe a So Paulo sisuda e pujante dos anos 1950, nem a So Paulo dos migrantes dos anos 1960-1970 e assustada com seu prprio crescimento, que empurrou muita gente para bairros novos e modificou a feio de todos os bairros. A cidade foi deixando de ser da indstria, entregou-se aos bancos, ao comrcio e aos servios. Com o tempo, foram-se alterando os agrupamentos, as fronteiras sociais, os humores coletivos. A "velha e boa classe mdia" passou a conviver com uma "nova classe mdia", voraz e repleta de carncias e expectativas, que impactou a cidade. Um "mercado eleitoral" se instituiu clonando o mercado propriamente dito: o cidado, convertido em consumidor possessivo na economia, transferiu para a poltica seu modo de ser. Desinteressou-se de ideologias e agarrou-se ao que lhe parece mais til, prtico e confortvel, que no lhe exige muito esforo de decodificao. Tal processo, por um lado, aprofundou as relaes entre negcios e poltica. Por outro, facilitou a banalizao da ideia de "novo", tanto no consumo quanto nas escolhas eleitorais. A cidade passou a ser vista como necessitando de novidades polticas e estas, por sua vez, foram traduzidas pelo registro simples do "sangue novo", ou seja, pessoas mais jovens, pouco importando se elas, como no exemplo de Russomanno, expressem prticas tradicionais devidamente recozidas no caldeiro do marketing eleitoral. O PMDB fez isso com Gabriel Chalita, que no conseguiu decolar. Fernando Haddad apresentou-se como renovao, mas a sombra ostensiva de Lula e o acordo com Paulo Maluf acabaram por bloque-lo. Dos principais candidatos, somente Jos Serra fugiu regra, mas, mesmo assim, quis ser visto como candidato da mudana.
22

Um tipo especfico de "despolitizao" tendeu ento a se fixar. Ele no expressa um desinteresse pela poltica em si, mas pela poltica feita por polticos e partidos; expressa inconscientemente a adeso a um Estado menos universalista e mais "protetor", voltado para o atendimento de demandas focalizadas, centradas nos mais carentes e nos que se sentem mais prejudicados pela vida. Por essa trilha foram encorpando os discursos que prometem "calor e afeto", mais que "obras e gesto". Nesse contexto, Russomanno cresceu; Serra e Haddad, no - no souberam falar a nova lngua. Serra teve poucas referncias heroicas para mobilizar e Haddad no teve como se apropriar das referncias heroicas que possui (Lula), pois carisma, como se sabe, no se transfere. A cidade que se reinventou ao longo do tempo tambm se ressentiu de um forte deslocamento no plano da religiosidade. Os catlicos perderam terreno para os evanglicos e estes, conduzidos em sua maioria por pastores de novo tipo, empresrios da f, em primeiro lugar fizeram da religio uma operao miditica e, depois, evangelizaram a poltica, convertendo-a em tema de cultos, conselhos e orientaes, no de reflexo crtica e engajamento secular. Celso Russomanno vestiu o figurino da evangelizao. Beneficiou-se de uma exposio prvia que compensou extraordinariamente os poucos minutos de que dispe no horrio eleitoral. Foi ajudado pelo fato de no ter um partido a seguir-lhe os passos e a cobrar-lhe compromissos. Sua campanha foi de pastoreio, com tons que prometem uma poca em que todos sero devidamente cuidados, guiados e respeitados. Mas nada disso faria sentido se no houvesse a degradao urbana. A cidade gigante pulsa modernidade, mas desaprendeu em termos cvicos, no se tornou um lugar melhor para se viver, no evoluiu politicamente. Muitos servios pblicos essenciais deixam a desejar, tudo ficou extremamente difcil e custoso, o que era feio e ruim piorou, no houve acrscimos estticos nem facilidades. A reao imediatista culpou os prefeitos, transferindo a soluo para algum que combata os problemas a partir de cima, sem titubear ou perder tempo com picuinhas polticas. Chalita quis situar-se alm de PT e PSDB, Russomanno disse que no se candidatou para ser "lder poltico", mas prefeito. Incapazes de captar os eixos desse processo, os polticos, em sua maioria, continuaram a seguir o mesmo roteiro de antes: horrio eleitoral, marketing, foco gerencial-administrativo, obras e realizaes. Poucos perceberam o esgotamento da frmula. Os dois principais partidos, PT e PSDB, expuseram suas tenses a cu aberto. Fizeram isso por inrcia (o costume) e por clculo. Acharam que assim poderiam pautar os debates. Deixaram caminho aberto para Russomanno, que habilmente se manteve margem de uma luta que se tornou derradeiro recurso para que um dos dois conflagrados possa chegar ao segundo turno. Quinze dias muito tempo em poltica. No h como dizer que o quadro esteja definido. Mas os ventos da mudana j esto a soprar sobre as runas de um estilo de fazer poltica que perdeu sintonia com a vida e as expectativas das pessoas. No horizonte desponta um Estado meio que prisioneiro da f e do mercado. O silncio democrtico dos cidados pode ser sentido, mas no parece ter foras para se fazer ouvir no curto prazo. Mas no h um apocalipse vista nem a cidade corre risco de vida.

23

A DEMOCRACIA
A palavra democracia tem sua origem na Grcia Antiga e composta por demo=povo + kracia= governo, portanto democracia significa o governo pelo povo. Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas na Grcia antiga. Embora Atenas tenha sido o bero da democracia, nem todos podiam participar deste processo democrtico. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianas no tinham voz nas decises polticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada. Atualmente, a democracia exercida, na maioria dos pases, de forma mais participativa. uma forma de governo do povo e para o povo.

Formas de democracia
Existem vrias formas de democracia na atualidade, porm as mais comuns so: direta e indireta. Na democracia direta, o povo, por meio de plebiscitos ou consultas populares, pode decidir diretamente sobre assuntos polticos ou administrativos de sua cidade, estado ou pas. Neste regime, no existem intermedirios (deputados, senadores, vereadores). Esta forma no muito comum na atualidade. Na democracia indireta, o povo tambm participa, porm por meio do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decises em nome daqueles que os elegeram. Esta forma tambm conhecida como democracia representativa.

A Democracia no Brasil
No Brasil, o sistema da democracia representativa, nela existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorre em pases como os Estados Unidos onde o voto facultativo. No Brasil, o voto obrigatrio para os cidados que esto na faixa etria entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem j pode votar, porm nesta faixa etria o voto facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos.

24

No Brasil, elegemos nossos representantes e governantes. o povo quem escolhe os integrantes do poder legislativo que so aqueles que fazem as leis e esto compostos pelo Congresso Nacional, Assembleia Legislativa e Cmara dos Vereadores; o Executivo que administra e governa e est representado pelo Presidente da Repblica, Governador e Prefeito e o Judicirio que se encarrega de fiscalizar e fazer cumprir a lei. A existncia de trs Poderes e a ideia que haja um equilbrio entre eles, de modo que cada um dos trs exera um certo controle sobre os outros uma caracterstica das democracias modernas. A noo da separao dos poderes foi intuda por Aristteles20, ainda na Antiguidade, mas foi aplicada pela primeira vez na Inglaterra, em 1653. Sua formulao definitiva, porm, foi estabelecida por Montesquieu21, na obra "O Esprito das Leis", publicada em 1748, e cujo subttulo "Da relao que as leis devem ter com a constituio de cada governo, com os costumes, com o clima, com a religio, com o comrcio, etc." " preciso que, pela disposio das coisas, o poder retenha o poder", afirma Montesquieu, propondo que os poderes executivo, legislativo e judicirio sejam divididos entre pessoas diferentes. Com isso, o filsofo francs estabelecia uma teoria a partir da prtica que verificara na Inglaterra, onde morou por dois anos. A influncia da obra de Montesquieu pode ser medida pelo fato de a tripartio de poderes ter se tornado a regra em todos os pases democrticos modernos e contemporneos.

22

O Executivo e Legislativo

O Poder Executivo, em sentido estrito, o prprio Governo. No caso brasileiro, uma repblica presidencialista. O Poder Executivo constitudo pela Presidente da Repblica, suprema mandatria da nao, e por seus auxiliares diretos, os Ministros de Estado.

20

Aristteles foi um filsofo grego,aluno de Plato e professor de Alexandre, o Grande.Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a fsica, metafsica, as leis da poesia e do drama, a msica, a lgica, a retrica, o governo, a tica, a biologia e a zoologia. Aristteles visto como um dos fundadores da filosofia ocidental.
21

Aristocrata, filho de famlia nobre, nasceu em 1689 e cedo teve formao iluminista cm padres oratorianos. Revelou-se um crtico severo e irnico da monarquia absolutista decadente, bem como do clero catlico. Adquiriu slidos conhecimentos humansticos e jurdicos, mas tambm frequentou em Paris os crculos da bomia literria. Proficiente escritor, concebeu livros importantes e influentes, como O Esprito das leis em 1748, a sua mais famosa obra.
22

Disponvel em http://pt.fifa.com/worldcup/destination/cities/city=1143/profile.html. Acesso em 26 set 2012.


25

Foto oficial da presidente Dilma Rousseff com o seu time de ministros Foto: Roberto Stuckert Filho/PR23 O Poder Executivo exerce principalmente a funo administrativa, gerenciando os negcios do Estado, aplicando a lei e zelando pelo seu cumprimento. Alm disso, o Executivo tambm exerce, em tese de modo limitado, a atividade legislativa atravs da edio de medidas provisrias24 com fora de lei e da criao de regulamentos para o cumprimento das leis. No entanto, desde o fim da ditadura militar, em 1985, os presidentes brasileiros demonstram uma tendncia a abusar das medidas provisrias para fazer leis de seus intereses, quando estas s deveriam ser editadas, de acordo com a Constituio, "em caso de urgncia e necessidade extraordinria". Legislar a funo bsica do Poder Legislativo, isto , do Congresso Nacional. Composto pelo Senado e pela Cmara dos Deputados, o Congresso tambm fiscaliza as contas do Executivo, por meio de Tribunais de Contas que so seus rgos auxiliares, bem como investiga autoridades pblicas, por meio de Comisses Parlamentares de Inquritos (CPIs). Ao Senado federal cabe ainda processar e julgar o presidente, o vicepresidente da Repblica e os ministros de Estado no caso de crimes de responsabilidade, aps a autorizao da Cmara dos Deputados para instaurar o processo.

23

Disponvel em http://noticias.r7.com/brasil/noticias/vinte-ministros-de-dilma-assumem-o-cargo-nesta-segunda-feira20110103.html. Acesso em 08 mar 2013. 24 Medidas provisrias so editadas pelo Presidente da Repblica em casos de relevncia e urgncia, tm fora de lei e vigncia imediata. Perdem a eficcia se no convertidas em lei pelo Congresso Nacional em at sessenta dias, prorrogveis por igual perodo.
26

O poder Judicirio O Poder Judicirio tem, com exclusividade, o poder de aplicar a lei nos casos concretos submetidos sua apreciao. Nesse sentido, cabe aos juzes garantir o livre e pleno debate da questo que ope duas ou mais partes numa disputa cuja natureza pode variar - ser familiar, comercial, criminal, constitucional, etc., permitindo que todos os que sero afetados pela deciso da Justia expor suas razes e argumentos. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil em seu Ttulo 4o - Da Organizao dos Poderes estabelece minuciosamente todas as questes a esse respeito e, apesar da linguagem nem sempre ser muito simples ou acessvel, deve ser consultada por quem quiser conhecer pormenorizadamente o papel daqueles que nos governam.

A CIDADANIA
A Cidadania
O conceito de cidadania referia-se condio daqueles que, pertencendo ao corpo poltico das cidades gregas, tinham o direito no apenas de viver em seu territrio, mas tambm de participar diretamente das decises que determinavam os rumos da vida da cidade.

27

Para que isso fosse possvel, era necessrio que os cidados fossem iguais, pelo menos em relao ao respeito s leis e quanto liberdade de agir no interior das instituies que governavam os destinos da polis. Podemos, portanto, associar ao conceito de cidadania grega dois outros conceitos: o de igualdade e o de liberdade. Nos dias atuais, o debate sobre cidadania tornou-se ainda mais agudo diante do desafio levantado pelas transformaes sofridas pelas sociedades industriais. Em primeiro lugar, a associao entre cidadania e nao, que presidiu a vida poltica do Ocidente nos ltimos sculos, questionada pelo fato de que a constituio de comunidades transnacionais exige uma nova compreenso da relao do cidado com o corpo poltico. O que, antes, era definido por fronteiras conquistadas por meio de longas lutas e guerras, agora, passa a se referir a blocos de pases e a ordenamentos jurdicos muito mais amplos. A migrao de populaes culturalmente muito diversas, que passaram a habitar o mesmo territrio, fez nascer uma demanda por novos direitos que podemos chamar de culturais e expem a face complexa das sociedades multiculturais. Por fim, o progresso do individualismo e a apatia crescente que domina a vida das sociedades democrticas pem em questo um conceito que foi essencialmente poltico em sua origem e que se desenvolveu pela extenso progressiva de direitos totalidade dos componentes do corpo poltico. Podemos definir o corpo poltico como um agrupamento
que constitui a base material do Estado. Um

conjunto de elementos sensveis que, depois de ser organizado pelo poder poltico, se transforma em organismo poltico.

Mas nem todo o conjunto de pessoas um povo. Em Aristteles surge a distino entre polloi (muitos) e plzos (a massa). No sculo XVI, fala-se na diferena entre o povo e o corpo do povo, como aparece na Vindiciae contra Tyrannos, de 1579. Hobbes faz a separao entre a multido e o povo, como grupo politicamente organizado. Ao mesmo tempo, deu-se transformao do conceito teolgico de corpo mstico no conceito poltico-jurdico de persona ficta ou pessoa coletiva. Segue-se Rousseau como a ideia de tout le peuple, ao mesmo tempo que Kant diferenciava o cidado ativo do o cidado passivo.

28

Corpo poltico , pois, um corpo social mais organizao poltica

Segundo Hardt e Negri, o corpo poltico organizado tal como o corpo humano de modo a reforar a naturalidade de uma ordem social regulada: temos uma cabea para tomar decises, braos para travar batalhas, e vrios outros tipos de rgos, cada um dos quais cumpre sua funo natural prpria25

ndice de Desenvolvimento Humano (IDH)


ndice de Desenvolvimento Humano, o IDH, uma medida comparativa usada para classificar os pases pelo seu grau de desenvolvimento humano e para separar os pases centrais, ou seja, com alto grau de desenvolvimento humano dos pases perifricos, ou seja, com desenvolvimento humano em desenvolvimento e subdesenvolvidos, com baixo desenvolvimento. Anualmente os pases membros da ONU so classificados de acordo com o IDH que tambm usado por organizaes locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como Estados, cidades, aldeias, etc. O ndice foi desenvolvido em 1990 por Amartya Sen e Mahbub ul Haq, economistas indianos, e vem sendo utilizado pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento no seu relatrio anual. O IDH combina trs dimenses: expectativa de vida ao nascer; anos mdios de estudo e anos esperados de escolaridade e PIB (PPC) per capita.

25

HARDT, Michael e NEGRI, Antonio. Multido. Rio de Janeiro: Editora Record, 2005, p. 209.
29

A metodologia da IDH-ONU
No IDH atualizado anteriormente, os pases eram classificados no intervalo de 0 a 1. Quanto mais prximo de 1, mais desenvolvido o pas, quanto mais prximo de zero, menos desenvolvido. A partir de 2010, dividiu-se o ranking de 169 pases em quatro partes os de desenvolvimento humano muito alto: 25% que est no topo da tabela; os de alto desenvolvimento: 25% seguintes; os de mdio, outros 25%; e os de baixo desenvolvimento, os 25% ltimos. Em 2010, o IDH brasileiro foi de 0,699, numa escala de 0 a 1. Em 2009, com a metodologia antiga, o Brasil ocupava a 75 posio no ranking, com IDH de 0,813. Segundo o relatrio deste ano, o IDH do Brasil apresenta "tendncia de crescimento sustentado ao longo dos anos". Mesmo com a adoo da nova metodologia, o Brasil continua situado entre os pases de alto desenvolvimento humano, como em 2009. DESTAQUE: Saiba mais ... Miserveis entre miserveis
'Miserveis entre miserveis', mais de 10 milhes de pessoas vivem com R$ 39 Dados do Censo de 2010 que balizaram aes do Brasil sem Misria, principal programa social da gesto de Dilma Rousseff e com meta atingir 16,3 milhes de pessoas, detalham onde vivem 8,5% dos brasileiros com renda familiar de at R$ 70 19 de junho de 2011 | 0h 00 Luciana Nunes Leal - O Estado de S.Paulo Uma populao estimada em 10,5 milhes de brasileiros - equivalente ao Estado do Paran - vive em domiclios com renda familiar de at R$ 39 mensais por pessoa. So os mais miserveis entre 16,267 milhes de miserveis - quase a populao do Chile - contabilizados pelo governo federal na elaborao do programa Brasil sem Misria. Lanado no

30

dia 3 de maio como principal vitrine poltica do governo Dilma Rousseff, o programa visa erradicao da misria ao longo de quatro anos. Dados do Censo 2010 recm-divulgados pelo IBGE que municiaram a formatao do programa federal oferecem uma radiografia detalhada da populao que vive abaixo da linha de pobreza extrema, ou seja, com renda familiar de at R$ 70 mensais por pessoa - que representam 8,5% dos 190 milhes de brasileiros. A estimativa dos que sobrevivem com at R$ 39 mensais per capita a soma dos 4,8 milhes de miserveis que moram em domiclios sem renda alguma e 5,7 milhes de moradores em domiclios com rendimento de R$ 1 a R$ 39 mensais. Estima-se que outros de 5,7 milhes vivem com renda entre R$ 40 e R$ 70 mensais por pessoa da famlia. Roberto Pereira/AE Cenas da misria. Casa de famlia em Manari (PE), onde houve evoluo da renda familiar Os nmeros calculados pelo Estado so aproximados e levam em conta o nmero mdio de 4,8 moradores por domiclio com renda familiar entre R$ 1 e R$ 70 mensais. Segundo dados do Ministrio do Desenvolvimento Social com base no Censo 2010, h 4 milhes de domiclios miserveis no Pas. Em 1,62 milho desse total vivem famlias que no tm renda. Em 1,19 milho de moradias a renda familiar de R$ 1 a R$ 39 mensais per capita e em outro 1,19 milho as famlias vivem R$ 40 a R$ 70. Alm da baixssima renda, os extremamente pobres tm em comum o fato de viverem em domiclios com pelo menos um tipo de carncia por servios bsicos, como energia eltrica, abastecimento de gua, rede de saneamento ou coleta de lixo. Ranking. O Estado com o maior nmero absoluto de miserveis a Bahia, onde esto 2,4 milhes, ou 14,8% da populao extremamente pobre. Os baianos miserveis so 17,7% dos habitantes do Estado. No Maranho, no entanto, est a maior proporo de miserveis. Um em cada quatro moradores vive com renda familiar per capita entre zero e R$ 70 - um total de 1,7 milho de pessoas, que representam 25,7% da populao. Seis Estados (PA, MA, CE, PE, BA e SP) tm, cada um, mais de 1 milho de moradores em extrema pobreza. Juntos, eles concentram 9,4 milhes de miserveis, ou 58% do total. So Paulo. Estado mais populoso do Pas, So Paulo tem 1,084 milho de pessoas que vivem em domiclios em situao de pobreza extrema - o que representa s 2,6% do total de habitantes. A pesquisadora Lena Lavinas, do Instituto de Economia da UFRJ, especializada no estudo da pobreza, acredita que em um ano seja possvel "alcanar as pessoas que, embora indigentes, ficaram de fora do programa Bolsa Famlia". "O importante que no haja cotas ou limites para os municpios. Todas as pessoas devem ser cobertas." "Isso vai funcionar melhor ou pior dependendo da competncia dos municpios e da capacidade de articulao dos Estados", afirma. A economista lembra que outra etapa do Brasil sem Misria ser suprir carncias das famlias como acesso a servios bsicos e educao. "Essa dinmica toma mais tempo, um processo mais longo", afirmou. Para calcular a renda mdia das famlias extremamente pobres, o IBGE levou em conta apenas as que tm algum tipo de rendimento, entre R$ 1 e R$ 70. Essa populao tem renda familiar mdia de R$ 40,70 mensais - uma longa distncia de mais de R$ 30 para, segundo os critrios do governo, passar de miservel a pobre (renda familiar per
31

capita de R$ 71 a R$ 140 mensais). A contagem feita em 2010 aponta a existncia de agrupamentos de moradias miserveis mesmo nas cidades em que a populao tem alta renda. So Jos do Rio Preto (SP) um exemplo. Embora a renda familiar mdia seja de R$ 1.161,86 mensais por pessoa, h l um conjunto de 867 domiclios extremamente pobres em que a renda mdia dos moradores de apenas R$ 18,83 mensais per capita. Grandes capitais como Rio de Janeiro e So Paulo, com alta renda mdia da populao, tambm registram grupos de famlias com baixssima renda. Entre 20.075 famlias paulistanas na faixa de extrema pobreza, o rendimento mdio domiciliar era de R$ 43,08. H 101 mil miserveis (com renda entre R$ 1 e R$ 70, excludos os que no tm renda) na capital (0,9% da populao). Em nmeros absolutos, a maior concentrao de pessoas extremamente pobres do Pas.

Cerca de 16,2 milhes de brasileiros so extremamente pobres


Cerca de 16 milhes de brasileiros, o equivalente a 8,5% da populao, de extremamente pobres. Esta estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) a partir da linha de extrema pobreza definida pelo governo federal em abril de 2011. A linha estipula como extremamente pobre as famlias cuja renda per capita seja de at R$ 70.

Esse parmetro ser usado para a elaborao das polticas sociais.

26

O TRABALHO
Trabalho originria da palavra latina tripalium que era um instrumento formado por trs estacas para manter presos bois ou cavalos difceis de ferrar. Do sentido de esforo para a sobrevivncia, o trabalho transformou-se em produtividade e ocupao. A palavra tem como sinnimos a atividade, ocupao, ofcio, profisso, tarefa, distinguindo-se de lazer e aparecendo ainda como resultado de uma determinada ao. O trabalho considerado como processo entre a natureza e o homem. Trabalho significa modificar o mundo tal qual ele encontrado, o que ressalta a relao de interdependncia entre o homem e o trabalho. O trabalho sempre ocupou um lugar central nas diferentes comunidades e em tempos diversos e lentamente foi sendo limitado pelas condies socialmente estabelecidas. Seu conceito vem evoluindo medida que o cenrio econmico e poltico mudam e com ele a concepo que a sociedade e as pessoas tm dele. As primeiras manifestaes de vida do ser humano o obrigou a se agrupar com outros seres que tinham suas mesmas limitaes para obter os benefcios da colaborao e a ajuda dos demais, desta forma se

26

Disponvel em http://realpoliticabrasileira.blogspot.com.br/2011/11/por-um-novo-idh-por-um-novo-brasil.html Acesso em 25 set 2012.


32

iniciaram as relaes bsicas que engendrariam, por meio do tempo, as de carter laboral que foram a base do desenvolvimento da sociedade humana. O trabalho representou para os nmades a possibilidade de ter acesso ao consumo organizado de uma srie de bens que melhoravam sua vida. Eles trabalhavam por conta prpria no princpio e viviam basicamente da caa e da coleta. Quando se transformaram em sedentrios, precisaram de ajuda para executar alguns tipos de atividades que no podiam realizar sozinhos, principalmente a agricultura e a pecuria. Formaram-se as tribos onde as pessoas dividiam suas tarefas em um regime de cooperao. No entanto, as guerras vitoriosas produziram escravos que eram considerados como coisas e no como pessoas. Este contexto escravagista de explorao no mundo romano fez com que surgisse um regime poltico chamado feudalismo no qual o senhor feudal concentrava vrios poderes pblicos e privados. Os seus vassalos que prestavam servios de forma dependente do senhor trabalhavam e recebiam como pagamento habitao, sustento e proteo para eles e suas famlias.
Com o desenvolvimento das cidades, surgiu um tipo de economia urbana que foi substituindo a economia feudal. Pequenos descobrimentos tcnicos e prticos permitiram o surgimento de diversas profisses que se desenvolveram nas cidades-burgos. Surgiu o trabalhador livre que se associava formando grmios que regulavam o trabalho dos seus membros e lutavam para defender sua postura monopoltica e seus direitos ao trabalho. Esses grmios possuam uma estrutura hierrquica e vrios processos formalizados.

No entanto, relaes de poder e conflitos fizeram com que houvesse uma decadncia dessas instituies, e os trabalhadores comearam a reivindicar o trabalho totalmente livre, com adeso voluntria a qualquer profisso, sem necessidade de solicitar autorizao aos grmios. O liberalismo influenciou todos os campos da atividade humana e se manifestou no nvel econmico pela lei da oferta e a demanda, como mecanismo que poderia fazer coincidir interesses gerais e particulares cujas relaes eram teis e complementares. No nvel poltico, a exaltao dos princpios de liberdade e igualdade baseados nas teorias de Rousseau, Mostesquieu27 e outros firmou a

27

Charles de Montesquieu foi um importante filsofo, poltico e escritor francs. Nasceu em 1689, na Frana e considerado um dos grandes filsofos do iluminismo que foi o movimento que representou uma atitude geral de pensamento e de ao. Os
33

diviso e equilbrio dos poderes legislativo, executivo e judicirio. No aspecto legal, se caracterizou por autonomia da vontade com a correspondente liberdade contratual, que situava as relaes de trabalho sob um regime de dependncia voluntria na qual a lei da oferta e da demanda assinalava os salrios. Com o xodo rural e o rpido crescimento das cidades, houve o aparecimento da era do maquinismo e as grandes indstrias fizeram com que houvesse um excedente de mo de obra que levou as relaes entre chefes - empregados a regredirem s relaes dos tempos de escravido. Jornadas enormes, salrios baixos, condies de higiene e segurana nulas. Como consequncia do liberalismo, surgiu o individualismo como forma de o trabalhador defender seus prprios interesses e ento os movimentos operrios foram importantes para aquecer as discusses.
28

No incio do sculo XIX, o liberalismo comeou a ser questionado devido s pssimas condies s quais a populao estava submetida. Surgiram vrios movimentos de protestos criando a possibilidade de interveno pelo Estado. Em 1844, na cidade de Manchester na Inglaterra, alguns operrios inauguraram a primeira cooperativa de trabalhadores, iniciativa que at hoje teve grande repercusso no mundo, tendo em vista o fato de mais de dois bilhes de pessoas estarem envolvidas com o cooperativismo no mundo. Em 1847, surgiu o Manifesto Comunista de Marx29 e Engels 30 que levou ao fortalecimento do movimento sindical, como forte agrupamento de trabalhadores que lutavam pela defesa de seus direitos humanos e como trabalhadores. Em 1886, em Chicago, vrios trabalhadores foram perseguidos e assassinados por estarem reivindicando a legalidade de direitos trabalhistas e por isso, em 1892, foi institudo pela Organizao Internacional do Trabalho, o dia 1 de maio como o Dia Internacional do Trabalho. Alguns empresrios adotaram uma atitude paternalista como ttica para enfraquecer o movimento dos operrios, mas principalmente nos Estados Unidos, o paternalismo perdeu sua fora quando os Sindicatos tiveram legalmente algumas reivindicaes atendidas relacionadas defesa dos seus interesses, como auxlio financeiro em caso de desemprego. Quanto mais o sindicalismo ganhava fora, mais o paternalismo se enfraquecia.
iluministas admitiam que os seres humanos esto em condio de tornar este mundo um mundo melhor mediante introspeco, livre exerccio das capacidades humanas e do engajamento poltico-social. 28 Disponvel em http://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-liberalismo-politico.html. Acesso em 25 set 2012. 29 Karl Heinrich Marx foi um intelectual e revolucionrio alemo, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filsofo, historiador, terico poltico e jornalista. 30 Em 1848, os pensadores Karl Marx e Friedrich Engels apareceram com um elaborado arcabouo terico que visava renovar o socialismo. Para tanto, realizaram um complexo exerccio de reflexo sobre as relaes humanas e as instituies que regulavam as sociedades. Como resultado, obtiveram uma srie de princpios que fundamentaram o marxismo, tambm conhecido como socialismo cientfico.
34

O sindicalismo provocou uma sensvel melhoria nos nveis mdios de vida dos operrios na Europa e Estados Unidos. Surgiram as primeiras tentativas de organizar racionalmente a produo e a prestao de servios do trabalhador para reduzir custos e incrementar o rendimento com esforos menores e melhor aplicados. Era o comeo do perodo que iria ser conhecido como o estudo cientfico do trabalho e a pesquisa de reaes e relaes do homem que trabalhava. As teorias administrativas se iniciaram a partir da Revoluo Industrial, numa poca em que ocorriam na esfera econmica e poltica problemas de injustia e insegurana indicados pela insatisfao, greves e sabotagens.

Em Chicago, milhares de trabalhadores protestavam contra a enorme carga horria pela qual eram submetidos, ou seja, 13 horas dirias. A proposta era reduzir para 8 horas dirias 31

A Revoluo Industrial fez com que o trabalhador fosse perdendo a identidade com o seu trabalho e, como consequncia, surgiu a abordagem clssica de administrao.

31

Disponvel em http://www.historiadigital.org/curiosidades/10-curiosidades-sobre-o-dia-do-trabalho/. Acesso em 08 mar 2013.


35

Em 1900, Taylor foi um dos precursores da Escola da Administrao Cientfica baseando sua pesquisa no princpio de que o homem era um ser de natureza econmica, deu nfase nas tarefas. Mais tarde, Fayol tratou da estrutura das organizaes e foi o pioneiro da Teoria Clssica. Ford revolucionou as indstrias quando props uma linha de produo em uma fbrica de automveis nos Estados Unidos. Com essa linha de produo, o trabalhador se desapropriou da sua relao com o produto de seu trabalho, o que muito influenciaria em sua subjetividade. Entre as contribuies desta escola podem-se citar as expectativas dos empregados e suas necessidades psicolgicas, a organizao informal e a rede no convencional de comunicao. Ainda foi detectada a necessidade de conciliar a funo econmica da organizao industrial de produzir bens e/ou servios para garantir o equilbrio externo, com a funo social de distribuir satisfaes entre os participantes para garantir o equilbrio interno. Em 1950, surgiram os estudos sobre as relaes indivduo x trabalho x organizao. As novas teorias concebiam a organizao como um organismo social que tem vida e cultura prprias, um sistema. A era da globalizao do capital modificou o paradigma econmico financeiro e transformou as sociedades nacionais em sociedades globais que, com a liberalizao do comercio exterior, facilitou o surgimento das multinacionais. A consequncia desta nova era levou s transformaes no modo de produo e nas relaes de trabalho.

36

O Brasil, juntamente com os pases perifricos, chegou era da globalizao em condies de defasagem com relao s grandes potncias e mantendo sua situao de dependncia, enfrenta ento dificuldades em atualizar seu mercado de trabalho para que seja responsivo s suas exigncias. Neste contexto h uma abertura para o capital financeiro estrangeiro especulativo, aumenta a dvida externa e interna que consome grande parte dos recursos fiscais. A condio do xito da poltica monetria diminuir o gasto social, eliminando a poltica social. O social deve subordinar-se ao econmico, e a proteo social se transformou em custo Brasil. Algumas consequncias se configuram na sociedade: o elevado nvel de desenvolvimento econmico associado a uma forte degradao do mercado de trabalho; a grande fragilidade dos vnculos sociais, em particular no que se refere sociabilidade familiar e s redes de auxlio privado. Assim, pode-se afirmar que o trabalhador constri sua identidade tambm a partir das relaes que desenvolve como trabalhador, o que afeta sobremodo seus valores, representaes e sua viso de mundo. Passa a valorizar o que valorizado pela sociedade (por exemplo, ter um emprego, carteira assinada, receber um salrio) e, muitas vezes, se submete s muitas situaes para manter-se includo dentro dessa populao ativa, economicamente valorizada pela sociedade.

37

TRABALHO, RENDA E DESEMPREGO


Setores da Economia e a Populao Economicamente Ativa
A economia de um pas dividida em setores denominados primrio, secundrio e tercirio de acordo com os produtos produzidos, modos de produo e recursos utilizados. Estes setores econmicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econmico de um pas ou regio. Vejamos esses setores: Setor Primrio O setor primrio est relacionado a produo atravs da explorao de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econmicas do setor primrio: agricultura, minerao, pesca, pecuria, extrativismo vegetal e caa. o setor primrio que fornece a matria-prima para a indstria de transformao. Este setor da economia muito vulnervel, pois depende muito dos fenmenos da natureza como, por exemplo, do clima. A produo e exportao de matrias-primas no geram muita riqueza para os pases com economias baseadas neste setor econmico, pois estes produtos no possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados. Setor Secundrio o setor da economia que transforma as matrias-primas (produzidas pelo setor primrio) em produtos industrializados (roupas, mquinas, automveis, alimentos industrializados, eletrnicos, casas, etc). Como h conhecimentos tecnolgicos agregados aos produtos do setor secundrio, o lucro obtido na comercializao significativo. Pases com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econmica concentrada no setor secundrio. A exportao destes produtos tambm gera riquezas para as indstrias destes pases. Setor Tercirio o setor econmico relacionado aos servios. Os servios so produtos no meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econmicas deste setor econmicos, podemos citar: comrcio, educao, sade, telecomunicaes, servios de informtica, seguros, transporte, servios de limpeza, servios de alimentao, turismo, servios bancrios e administrativos, transportes, etc. Este setor marcante nos pases de alto grau de desenvolvimento econmico. Quanto mais rica uma regio, maior a presena de atividades do setor tercirio. Com o processo de globalizao, iniciado no sculo XX, o tercirio foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo. J o conjunto de pessoas que exercem funes remuneradas mostra a fora de trabalho de um pas e sua fora produtiva. Essa populao est dividida em 4 setores:
38

Setor Primrio Corresponde ao grupo de trabalhadores que exercem suas funes nas reas agropecurias e no extrativismo vegetal, hoje em minoria no pas e com um nmero maior de pessoas nas regies mais pobres. Setor secundrio O setor secundrio corresponde ao trabalho junto ao setor industrial, da construo civil e extrativismo mineral, ocupando o segundo lugar em nmero de pessoas. Setor tercirio tambm conhecido como setor de servios e ocupa a maior parte das pessoas do pas, o que representa um problema srio para o Brasil, pois o setor mais burocrtico e que mais gera despesas ao pas e o que menos traz divisas. Setor quaternrio O setor quaternrio o mais novo, voltado para as pesquisas cientficas e altas tecnologias e informtica.

Os setores da economia criativa

32

32

Disponel em http://www.analise.com/site/home/destaque/149/economia-criativa-raio-x-do-setor-que-vai-impulsionar-saopaulo. Acesso em 08 mar 2013.


39

O trabalho formal, informal e autnomo


A expresso trabalho informal tem suas origens nos estudos realizados pela Organizao Internacional do Trabalho (OIT) no mbito do Programa Mundial de Emprego de 1972. Trabalho informal o trabalho sem vnculos ou benefcios fornecidos por uma empresa, sem carteira assinada, renda fixa e frias pagas. Esse tipo de trabalho teve grande crescimento na dcada de 90 com o Neoliberalismo. Define-se como neoliberalismo o conjunto de ideias polticas e econmicas capitalistas que defende a no participao do Estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comrcio (livre mercado), pois este princpio garante o crescimento econmico e o desenvolvimento social de um pas. O neoliberalismo surge na dcada de 70, como soluo para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preo do petrleo. So caractersticas do neoliberalismo a mnima participao estatal nos rumos da economia, pouca interveno do governo no mercado de trabalho, poltica de privatizao de empresas estatais, livre circulao de capitais internacionais e nfase na globalizao, abertura da economia para a entrada de multinacionais, adoo de medidas contra o protecionismo econmico dentre outras que sero a frente abordadas.
Fernando Henrique e Margaret Thatcher: polticos que representaram a ao neoliberal no mundo.
33

O fator que d fora ao trabalho informal no Brasil o excesso de tributos incidentes sobre o emprego. O problema do Brasil nesse campo que as leis trabalhistas (CLT) um conjunto de normas nico tanto para uma mega empresa, quanto para uma microempresa, e isso cria um problema porque so situaes diferentes que requerem tratamentos diferenciados. Nos tempos atuais, o trabalho informal atinge aproximadamente 48% da ocupao da mo de obra.

O trabalho formal
o trabalho com benefcios e carteira profissional assinada. Consiste em trabalho fornecido por uma empresa com todos os direitos trabalhistas garantidos. O papel ocupado ou a funo que a pessoa desempenha em alguma atividade econmica lhe confere uma remunerao. No caso dos empregados de uma empresa, por exemplo, essa remunerao pode ser chamada de salrio ou de vencimentos, sendo esta muito utilizada para se referir aos rendimentos dos que trabalham em rgos do governo.

33

Disponvel em http://www.brasilescola.com/historiag/neoliberalismo.htm. Acesso em 08 mar 2013.


40

Os trabalhadores que tm registro em carteira e que recolhem uma taxa para a aposentadoria (contribuio ao INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social), esto de acordo com uma srie de leis que se referem ao trabalho e s atividades econmicas e tm seus direitos trabalhistas garantidos. 34

O trabalho autnomo
Trabalhador autnomo pessoa fsica que exerce por conta prpria atividade econmica com ou sem fins lucrativos. o prestador de servios que no tem vnculo empregatcio porque falta o requisito da subordinao. Em outras palavras, a pessoa fsica que presta servios a outrem por conta prpria, por sua conta e risco. No possui horrio, nem recebe salrio, mas sim uma remunerao prevista em contrato. No se exige como requisito do trabalhador autnomo o diploma de curso superior.

O trabalho infantil
O trabalho infantil est em queda no Brasil. O trabalho infantil no Brasil entre crianas e adolescentes de 10 a 17 anos caiu 13,44% entre 2000 e 2010. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), dos 86,4 milhes de pessoas ocupadas em 2010 com 10 anos ou mais, 3,4 milhes eram crianas e adolescentes de 10 a 17 anos trabalhando no campo ou na rea urbana, quase 530 mil a menos do que em 2000. Na faixa etria de 16 ou 17 anos, caso em que o trabalho autorizado desde que no cause prejuzos sade, segurana e moralidade, os adolescentes eram 2,1% do total, ou cerca de 1,8 milho, significando uma reduo de 336 mil pessoas.

34

Disponvel em http://seo-tech.org/. Acesso em 25 set 2012.


41

DESEMPREGO
O conceito clssico de desemprego identifica a situao em que, simultaneamente, uma pessoa de determinada faixa etria no est trabalhando, mas est disponvel para trabalhar e procura emprego remunerado ou trabalho por conta prpria. H tambm o desemprego oculto o qual inclui as pessoas que tm um trabalho precrio e outras, as chamadas desalentadas, que desistiram de procurar trabalho por no encontr-lo.

Desemprego cclico ou conjuntural


a modalidade caracterstica por acompanhar os ciclos de recesso e crescimento, ou seja, tem a demisso, na maioria das vezes, ocasionada por crises passageiras. Portanto, a demisso temporria, uma vez que, superada a crise, o emprego novamente ofertado.

Desemprego friccional
Aquele causado por trocas de emprego. Pode-se dizer que seja normal, pois sempre haver pessoas procurando emprego para melhorar de funo ou porque teve algum desentendimento no emprego anterior. um desemprego que ocorre durante o funcionamento normal da economia.
35

Desemprego estrutural
Ocorre quando h um descasamento entre a habilidade dos trabalhadores e a demanda de especialidades na economia. O desemprego causado pelas novas tecnologias, como a robtica e a informtica, recebe o nome de desemprego estrutural. Ele no resultado de uma crise econmica e sim das novas formas de organizao do trabalho e da produo. Quando o desemprego cclico nulo diz-se que a economia est na sua taxa natural de desemprego.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE


Na diviso da tarefa pblica temos o Terceiro Setor que representado por ONGs36, OSCIPs37 e OS38 e representado pelo mercado e o governo sendo todos chamados a participar das tarefas pblicas, antes exclusivas do Estado.
35 36

Disponvel em http://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-desemprego-e-o-subemprego.html. Acesso em 25 set 2012. ONG um acrnimo usado para as organizaes no governamentais (sem fins lucrativos), que atuam no terceiro setor da sociedade civil. Estas organizaes, de finalidade pblica, atuam em diversas reas, tais como: meio ambiente, combate pobreza, assistncia social, sade, educao, reciclagem, desenvolvimento sustentvel, entre outras. 37 Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico ou OSCIP um ttulo fornecido pelo Ministrio da Justia do Brasil, cuja finalidade facilitar o aparecimento de parcerias e convnios com todos os nveis de governo e rgos pblicos (federal, estadual e municipal) e permite que doaes realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda. OSCIPs so ONGs criadas por iniciativa privada, que obtm um certificado emitido pelo poder pblico federal ao comprovar o cumprimento de certos requisitos, especialmente aqueles derivados de normas de transparncia administrativas. Em contrapartida, podem celebrar com o poder pblico os chamados termos de parceria, que so uma alternativa interessante aos convnios para ter maior agilidade e razoabilidade em prestar contas.
42

Quando falamos de responsabilidade social empresarial pensamos nas atividades e atitudes de uma empresa responsvel. Tais atividades caracterizam-se pela preocupao com atitudes ticas e moralmente corretas que afetam todas as partes interessadas com a promoo de valores e comportamentos morais que respeitem os padres universais de direitos humanos e de cidadania e de participao na sociedade, com o respeito ao meio ambiente e contribuio para sua sustentabilidade em todo o mundo; maior envolvimento nas comunidades em que se insere a organizao, contribuindo para o desenvolvimento econmico e humano dos indivduos ou at atuando diretamente na rea social em parcerias com governos ou isoladamente.

O que a responsabilidade social empresarial (RSE)?

39

A Responsabilidade Social Empresarial uma forma de gesto que se define pela relao tica e transparente da empresa com todos os pblicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatveis com o desenvolvimento sustentvel na sociedade preservando recursos ambientais e culturais para as geraes futuras, respeitando a diversidade e promovendo a reduo das desigualdades sociais. DESTAQUE: Saiba mais ... Todos por um novo mundo
Todos por um' no mundo dos negcios Por meio de sites de 'crowdfunding', empreendedores apresentam suas propostas e conseguem dinheiro para tocar projetos e criar empresas 04 de junho de 2012 | 3h 10 ROGER YU , USA TODAY - O Estado de S.Paulo

38 39

Organizao social o conjunto de relaes entre membros de um grupo, entre grupos ou entre pessoas e grupos. Disponvel em http://noviental.wordpress.com/category/3-responsabilidade-social-empresarial-rse/. Acesso em 08 mar 2013.
43

Em 2006, quando estudava em Gana e passeava pelos mercados locais, Meghan Sebold se impressionava com a enorme quantidade de tecidos supercoloridos que ficavam encalhados nas bancas. Ao retornar a San Francisco, ela teve a ideia de produzir uma linha de vestidos usando os tecidos e o talento do pas africano. Mas faltava dinheiro. At que num seminrio em Nova York ela esbarrou nos fundadores do RocketHub - um website de crowdfunding, uma espcie de "vaquinha virtual" onde pessoas e empresas conseguem financiamento para seus projetos por meio de doaes coletivas. Por insistncia e orientao de Brian Meece e Vladimir Vukicevic, ela apresentou seu projeto no RocketHub.com, acompanhada de um vdeo, pedindo contribuies financeiras da famlia, amigos e amigos de amigos. A meta de US$ 4 mil foi alcanada em duas semanas. E a sua primeira coleo de vestidos feitos por costureiras em Gana, foi toda vendida online e em lojas locais. " diferente de pedir: tio, me empresta US$ 20?", diz. Empresrios e sonhadores como Meghan Sebold esto recorrendo em massa ao crowdfunding, um setor emergente de financiamento que, usando a internet como intermediria, consegue muitas vezes ser mais eficiente do que os meios tradicionais. A ideia existe h anos, mas vem despertando mais ateno agora que redes sociais e tecnologias em meios de pagamentos esto derrubando os obstculos logsticos, psicolgicos e legais para pedidos de financiamento. RocketHub, Kickstarter, PledgeMusic, Funding4Learning, ArtistSjare, FundRazr e centenas de outros websites incentivam a colaborao das pessoas comuns a participarem de um fundo financeiro coletivo, por meio da internet, e apoiarem os esforos de outros indivduos no campo empresarial, educacional e artstico, e tambm de instituies de caridade ou humanitrias. "A internet uma ferramenta incrvel de poder organizacional", disse Yancey Strickler, cofundador do site Kickstarter. Embora se sintam realizados ao ver que campanhas que apoiaram deram certo, os doadores normalmente no recebem informaes sobre os projetos nem participaes. Mas isso pode mudar. O presidente Obama sancionou recentemente uma lei, o Jumpstart Our Business Startups Act (chamado Jobs Act), que permite que indivduos adquiram participaes em empresas por websites de crowfunding, seguindo certas regras. A lei entrar em vigor em 2013. "Essa uma expanso do modelo do investidor anjo, em que pessoas abastadas investem em troca de participao", disse David Rubinstein, scio da auditoria WeisertMazars. Em 2011, US$ 1,5 bilho foi arrecadado por 450 websites de crowfunding, segundo estudo do site Crowdsourcing.org. O valor deve dobrar este ano. Os sites tambm ganham. Eles recebem uma porcentagem do dinheiro levantado (3% a 5%) e uma comisso em cada transao. Em alguns websites, quem est fazendo a campanha s recebe o dinheiro se a meta foi cumprida. Caso contrrio, tudo devolvido aos doadores. Campanhas bem sucedidas costumam arrecadar, em mdia, US$ 5 mil. O Jobs Act provavelmente vai elevar o limite de financiamento para alguns websites quando eles comearem a vender participao de capital online. A comisso de valores mobilirios dos Estados Unidos (SEC) est redigindo as normas para esse tipo de transao. Mas rgos estaduais j emitiram comunicados alertando os consumidos sobre os riscos envolvidos. Os proponentes do crowdfunding apostam que o advento de um outro canal para levantar financiamento ser uma bno para empreendedores. O nmero de empresas financiadas assim pode crescer 60% este ano, para 540, segundo estimativas do Crowdsourcing.org. "Veremos um grande nmero de plataformas de nicho - especializadas em tipos especficos de gadgets ou tecnologias", diz Kevin Berg Grell, diretor de programas da Crowdsourcing.org. O ArtistShare, por exemplo, um estdio de msica online que tambm propicia encontros entre msicos e fs que contribuem com dinheiro para seus artistas favoritos. "Nosso primeiro projeto ganhou um Grammy, mas as pessoas no entenderam", disse Brian Camelio, fundador do ArtistShare.
44

Maria Schneider, compositora de uma orquestra de jazz, encontrou Brian Camelio quando lutava para levantar dinheiro para seu primeiro lbum, em 2001. Usando o ArtistShare, ela levantou mais de US$ 100 mil, usados para produzir o lbum Concert in the Garden, que recebeu um Gammy em 2004. "O ArtistShare me propiciou a maior parte dos lucros. Se vendo um CD por US$ 16,95, no vou dividir com os distribuidores e no preciso vender tanto." Agora, ela est concluindo seu terceiro lbum. Fraudes. A maneira como os websites de crowdfunding administram o dinheiro varia. O cruzamento de crowdsourcing, dinheiro e anonimato permitido pela internet pode parecer uma pocilga de desonestidade e fraudes, mas os operadores dos sites so sensveis a isso. A abordagem financeira do "tudo ou nada" do Kickstarter - os doadores no pagam nada se a campanha no atingir suas metas financeiras - ajuda a reduzir a fraude. Essa regra fora os empreendedores a serem realistas quanto aos seus projetos e ao montante de dinheiro que necessitam. O RocketHub permite que os arrecadadores de fundos fiquem com o dinheiro mesmo que suas metas malogrem. Mas a empresa no v necessidade de reter o dinheiro porque 75% dos fundos arrecadados no seu site so de pessoas conhecidas dos donos do projeto ou de amigos dessas pessoas. O RocketHub tambm tem um enfoque mais liberal nas propostas de campanha, deixando que todas sejam expostas desde que legais e no ofensivas. O Kickstarter recusa projetos que considera inadequados. Mas fraudes e projetos jamais materializados s vezes surgem. Num caso famoso, a campanha de um videogame arrecadou US$ 5 mil no Kickstarter at que usurios de um frum no site social Reddit descobriram que o projeto era uma fraude. A campanha foi cancelada. Por isso, James Portnow, designer de jogos em Seattle, critica o mtodo do Kickstarter. "Vi inmeros videogames no site que no esto dentro do escopo determinado por eles para levantar capital." No ano passado ele tentou levantar fundos para pagar os honorrios mdicos de um colega, mas sua campanha foi recusada pelo Kickstarter porque "no era um projeto artstico". Ele procurou o RocketHub e arrecadou mais de US$ 100 mil (a meta era US$ 15 mil). Ele pretende investir o restante em outros empreendedores. "Sinto uma responsabilidade pela quantia que levantei." Para quem est sem dinheiro ou discriminado por fundos de venture capital, o crowdfunding uma luz no fim do tnel. Mesmo assim, h quem veja esse tipo de financiamento como uma porta aberta para fraudes./TRADUO DE TEREZINHA MARTINO

O multiculturalismo

MULTICULTURALISMO

O multiculturalismo uma forma moderna de luta poltico-econmica que fomenta a miscigenao visando massificao dos indivduos, retirando-lhes todas as suas referncias e ligaes culturais, este recente movimento filosfico abre a porta para a globalizao quer econmica, defendida pelos liberais moderados, quer cultural, defendida pelos revolucionrios. Uns e outros, por motivos diferentes, veem interesses no desenraizamento humano. Contudo, a experincia do multiculturalismo no positiva, pois os confrontos entre os diferentes grupos tnicos so frequentes e como consequncia, aumentam o desespero, a infelicidade, a depresso e a criminalidade. Podemos definir multiculturalismo como existncia de muitas culturas numa localidade, cidade ou pais com no mnimo uma predominante. O Canad e a Austrlia tambm so exemplos de multiculturalismo; porm, alguns pases europeus adotam uma poltica multiculturalista. Sob outro aspecto, pode-se constatar a existncia de outras polticas culturais seguidas, como, por exemplo, o monoculturalismo vigente na maioria dos pases do mundo e ligada intimamente ao nacionalismo.
45

A poltica multiculturalista visa resistir homogeneidade cultural, principalmente quando esta homogeneidade considerada nica e legtima, submetendo outras culturas a particularismos e dependncia. Sociedades pluriculturais coexistiram em todas as pocas, e hoje, estima-se que apenas 10 a 15% dos pases sejam etnicamente homogneos. A diversidade cultural e tnica muitas vezes vista como uma ameaa para a identidade da nao. Em alguns lugares o multiculturalismo provoca desprezo e indiferena, como ocorre no Canad entre habitantes de lngua francesa e os de lngua inglesa.

Diversidade cultural e tnica

40

Os limites do multiculturalismo
O multiculturalismo pode ser considerado como um mal necessrio. Discute-se muito como aperfeioar o sistema, limitando seus efeitos perversos e melhorando a vida dos atores sociais. Em alguns casos, o multiculturalismo provoca desprezo e indiferena, como acontece no Canad entre habitantes de lngua francesa e os de lngua inglesa. Nos EUA, esta militncia s fez acentuar as rivalidades tnicas. Ao denunciar seus adversrios, tais polticas terminam por estigmatiz-los e acabam, tambm, por dar uma dimenso tnica s relaes sociais.

40 Disponvel em http://democracianamidia.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html. Acesso em 03 mar 2013.

46

Sabemos que nem todos os membros das minorias so desfavorecidos e os que sabem aproveitar as vantagens so raramente os mais desfavorecidos. Por outro lado, existem grupos da populao realmente desfavorecidos que no pertencem s minorias tnicas. Neste caso, todas as diferenas podem ser defendidas? Sabemos que h o risco de opresso do grupo cultural sobre seus membros: como proteger a minoria das outras minorias, os explorados dos excludos? Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da frica do Sul os direitos sociais, econmicos e polticos.

SOCIODIVERSIDADE
A idia de sociodiversidade foi elaborado pela Antropologia. Tem relao com as etnias indgenas, que formam uma sociedade parte na chamada sociedade dominante: a do homem branco. Um exemplo mais recente a dos ndios Ianommis, que fazem uma sociedade ou nao especfica dentro do territrio brasileiro. No sentido sociolgico, pode-se estudar ou compreender a abrangncia da ideia ou conceito de sociodiversidade alm das questes tnicas e raciais. Isto : alm dos limites que compem os costumes ou culturas de ndios, brancos e negros, base da formao tnica do Brasil. Assim, teramos mais do que uma
47

sociedade diversificada etnicamente. Teramos uma sociedade multicultural, com a presena, tambm, de vrias comunidades de imigrantes dentro do territrio brasileiro. A convivncia pacfica entre todos os tipos de imigrantes refora esta idia entre os especialistas: o Brasil uma sociedade multicultural, tolerante quanto aos valores das comunidades e que promove ou pelo menos tenta promover a incluso das mesmas. Os casos de intolerncia ou rejeio do outro no so to raros assim: aqui e ali podemos observar casos de xenofobia41, discriminao ou preconceito. Isto porque a inexistncia de conflitos uma utopia.

A sociodiversidade no Brasil

42

No Brasil, os direitos dos brasileiros, nativos ou estrangeiros, esto garantidos pela Constituio Federal. Estes prevem a livre manifestao cultural, a aceitao dos valores das comunidades e o direito de participao social na economia. Isto reduz significativamente os conflitos. A legislao brasileira no que diz respeito sociodiversidade das melhores a nvel mundial, permitindo inclusive manifestaes e protestos de minorias. Sociodiversidade , ento, a posse de recursos sociais prprios, de modelos diferentes de autoridade poltica, de acesso a terra ou de padro habitacional, de hierarquias prprias de valores ou prestgio. Implica, tambm, na existncia simultnea de grupos humanos com padres prprios de organizao social, com modelos diferentes de autoridade poltica, de acesso terra, de padro habitacional, de hierarquias de valores ou prestgio. 43 Alm de ser um princpio disciplinar da Antropologia, a sociodiversidade um requisito imprescindvel para a reproduo das sociedades indgenas nos nichos espaciais e polticos a elas reservados no mundo. Nesse sentido, a reflexo sobre sociodiversidade tem dado nfase ao movimento ambientalista e polticas

41 Xenofobia o medo irracional, averso ou a profunda antipatia em relao aos estrangeiros, a desconfiana em relao a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vm de fora do seu pas. A xenofobia pode manifestar-se de vrias formas, envolvendo as relaes e percepes do ingroup ou endogrupo em relao ao outgroup ou exogrupo, incluindo o medo de perda de identidade, suspeio acerca de suas atividades, agresso e desejo de eliminar a sua presena para assegurar uma suposta pureza.A xenofobia pode ter como alvo no apenas pessoas de outros pases, mas de outras culturas, subculturas ou sistemas de crenas. O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivduo como averso ou dio, gerando preconceitos. Note-se, porm, que nem todo preconceito causado por xenofobia. 42 43

Disponvel em http://famanet.br/?pag=iniciacao_cientifica1&artigo=sociodiversidade. Acesso em 24 set 2012. Disponvel em http://famanet.br/?pag=iniciacao_cientifica1&artigo=sociodiversidade. Acesso em 24 set 2012
48

pblicas, avaliando-se as implicaes destas polticas para a sustentabilidade ambiental e para a continuidade sociocultural e qualidade de vida destas populaes.

A tolerncia

TOLERNCIA

Tolerncia advm da palavra tolerare que etimologicamente significa sofrer ou suportar pacientemente. O conceito tolerncia consiste numa aceitao assimtrica de poder: tolera-se aquilo que se apresenta como distinto da maneira de agir, pensar e sentir de quem tolera; quem tolera est, em princpio, numa posio de superioridade em relao quele que tolerado. Neste sentido, pode-se ou no tolerar. A tolerncia pressupe sempre um padro de referncia, as margens de tolerncia e aquilo que se assume como intolervel. A tolerncia pode surgir como a simples aceitao das diferenas entre aquele que tolera e o tolerado, ou como a disponibilidade do primeiro para integrar ou assimilar o segundo. A tolerncia significa discordar, porm, pacfica e respeitosamente. J a intolerncia social, por sua vez, caracteriza-se pela atitude hostil e negativa de no reconhecer e respeitar as diferenas, seja de crena ou de opinio. A intolerncia baseada no preconceito e pode levar discriminao, excluso e violncia. As formas mais comuns de intolerncia social so as aes discriminatrias de controle social como, por exemplo, o raciscmo, o sexismo, a homofobia, o heterossexismo, o etaismo (de idade), obesidade, pobre, deficincias, intolerncia religiosa e poltica.

44

44

Disponvel em http://www.fotolog.com.br/renatochagas/44113163/. Acesso em 03 mar 2013.


49

45

INCLUSO

A ideia de incluso a de uma manifestao social contempornea que vem sendo defendida entre os mais variados setores da sociedade. Contudo, as evidncias histricas demonstram que esse fenmeno surgiu e se desenvolveu relacionado, principalmente, causa da defesa da pessoa com deficincia. Tal movimento teve incio a partir da dcada de 80, mais precisamente em 1981, quando a Organizao das Naes Unidas ONU realizou o Ano Internacional das Pessoas Deficientes.
46

A Assemblia Geral da ONU, ocorrida em dezembro de 1990, um marco desse desenvolvimento, pois explicitou o modelo de sociedade inclusiva, tambm denominada Sociedade para Todos, determinando que esta deve ser estruturada para atender s necessidades de cada cidado, baseando-se no princpio de que todas as pessoas tm o mesmo valor perante a sociedade. A sociedade aberta s diferenas aquela em que todos se sentem respeitados e reconhecidos nas suas diferenas. O pluralismo respeita as diferenas e se constitui como eixo central de um processo democrtico. Saber respeitar as diferenas talvez seja a tarefa mais difcil da sociedade contempornea, pois a mesma sociedade que homogeneza a partir da construo de modelos pr estabelecidos. Sendo assim, a sociedade para todos, consciente da diversidade da raa humana, estaria estruturada para atender s necessidades de cada cidado, das maiorias s minorias, dos privilegiados aos marginalizados. No lidar com as diferenas no perceber a diversidade que nos cerca nem os muitos aspectos em que somos diferentes uns dos outros e transmitir, implcita ou explicitamente, que as diferenas devem ser ocultadas, tratadas parte. O conceito de incluso se expande medida que no somente se defendem grupos de pessoas com deficincia, mas tambm reivindica igualdade de direitos para todos os cidados que, por um motivo qualquer, estejam excludos de um ambiente social e dos servios oferecidos pela sociedade. Este o caminho, portanto, para uma sociedade para todos e para o reconhecimento de que a sociedade deve ser plural e aberta s diferenas.

45 46

Disponvel em www.duvidametodica.blogspot.com. Acesso em 25 set 2012. Disponvel em http://dalvanice.blogspot.com/2012/04/edh-inclusao-e-acessibilidade.html. Acesso em 25 set 2012.
50

EXCLUSO E MINORIAS
A excluso e as minorias
O conceito de excluso comeou a ser usado pelas Cincias Sociais em meados da dcada de 80 aps a crise dos Estados e paradigmas socialistas. Sua origem vem da lgica da matemtica, especificamente, da teoria dos conjuntos, segundo a qual forma-se conjunto com os elementos iguais. Portanto, pertencer ou no, estar includo ou excludo depende do elemento ser igual ou diferente ao conjunto dos elementos predominantes.

47

A sociedade determinada, organizada e regida pela lgica do mercado de natureza excludente e h na sua essncia a mesma lgica ordenadora da teoria dos conjuntos. O conceito de excluso nos permite entender e explicar um fenmeno situado no seio da sociedade contempornea na qual os velhos conceitos da teoria marxista, tais como: luta de classes, dominao, explorao, oprimidos ou empobrecidos no conseguiam atingir essa complexidade. Esses conceitos tinham forte influncia de uma concepo economicista dos conflitos sociais. Por sua vez, o conceito excluso nos permite perceber as diversas formas de se excluir na sociedade. A excluso no ocorre apenas por motivos econmicos, mas tambm, por motivos polticos, culturais, tnicos, religiosos, etrios, sexuais, etc. O que se pode afirmar que no conceito de excluso social h forte carga poltica de denncia, ou seja, no um conceito ingnuo ou inofensivo. Ele, entre outras coisas, denuncia uma situao de conflito e

47

Disponvel em www.sentidoinsensao.blogspot.com. Acesso em 25 set 2012.


51

desigualdade. A excluso decorrente de uma lgica perversa que determina as relaes sociais. No conceito est implcito o outro aquele que faz excluso, o vencedor. Os excludos so seres concretos, historicamente derrotados e humilhados e esto margem da vida social, descartveis, quase sem perspectivas de vida. So os pobres, miserveis, indigentes, desempregados, doentes, portadores de deficincias, ndios, negros, gays, lsbicas, etc., os que no tm acesso ao mercado, emprego, previdncia, educao, sade, terra, moradia e qualquer direito fundamental. So aqueles aos quais negada sistematicamente a cidadania.

Os excludos tm na luta pela cidadania um novo paradigma: a pelos direitos iguais. Isso no s tem inspirado e mobilizado os excludos, mas tem nos permitido refletir sobre os fundamentos de uma nova sociedade baseada no direito igual entre os diferentes. As diferenas so naturais e no podem ser eliminadas e o Direito uma condio civilizatria. Isto fica claro quando passamos a entender que a luta das mulheres pelos direitos iguais no uma luta para ser igual aos homens. A natureza as fez diferentes. Elas no podem, nem querem ser igual aos homens. Elas querem ter direitos iguais, para preservar, inclusive, suas diferenas. Sobre a mesma coisa podemos refletir acerca de todos os diferentes: estrangeiros, ndios, negros, pessoas com deficincia, etc. Este paradigma radicalmente contrrio lgica da excluso. Segundo ele, h uma diferena substancial entre ser e ter. Somos seres diferentes, mas mesmo na diferena podemos ter direitos iguais. Assim a luta dos excludos pela cidadania tambm uma luta contra o discurso poltico de excluso. a luta pela erradicao de toda e qualquer forma de excluso.

52

justo? 31

VIDA URBANA E RURAL


Vida urbana e vida rural

Conglomerado Humano em So Paulo, Capital

48

A vida urbana se desenvolve no interior dos grandes centros urbanos, das grandes cidades. J a vida rural refere-se vida do campo e suas comunidades so menores, sua populao seria mais homognea e h menos mobilidade social.

48

Disponivel em www.cartacarioca.com.br/favelas. Acesso em 25 set 2012.


53

A interao entre os indivduos no mundo rural mais direta, as pessoas conhecem mais e melhor seus interlocutores, ou seja, existe uma pessoalidade nas relaes em oposio impessoalidade que reina nas relaes urbanas. O rural menos complexo que o urbano ! Mapas scio e geopoltico A geopoltica uma extenso da geografia. Ambas usam conceitos extrados de outras disciplinas das cincias humanas em suas abordagens. A Geopoltica, como rea de estudo, se desenvolveu no fim do sculo XIX. A consolidao do sistema de estados moderno com a unificao da Alemanha e da Itlia, o apogeu do Imperialismo europeu, o aparecimento dos EUA e do Japo como novas potncias imperialistas, o rpido crescimento populacional e a consequente presso sobre os recursos naturais, foram fatores fundamentais que contriburam para o aparecimento desta nova disciplina.

Violncia

VIOLNCIA

O que violncia? Segundo o Dicionrio Houaiss, violncia a ao ou efeito de violentar, de empregar fora fsica (contra algum ou algo) ou intimidao moral contra (algum); ato violento, crueldade, fora. No aspecto jurdico, o mesmo dicionrio define o termo como o constrangimento fsico ou moral exercido sobre algum, para obrig-lo a submeter-se vontade de outrem; coao. J a Organizao Mundial da Sade (OMS) define violncia como a imposio de um grau significativo de dor e sofrimento evitveis. Mas os especialistas afirmam que o conceito muito mais amplo e ambguo do que essa mera constatao de que a violncia a imposio de dor, a agresso cometida por uma pessoa contra outra, mesmo porque a dor um conceito muito difcil de ser definido.
49

Encontramos violncia manifestada em guerra, fome, tortura, assassinato, preconceito etc., a violncia pode ocorrer de vrias maneiras. Na comunidade internacional de direitos humanos, a violncia compreendida como todas as violaes dos direitos civis (vida, propriedade, liberdade de ir e vir, de conscincia e de culto); polticos (direito a votar e a ser votado, ter participao poltica); sociais (habitao, sade, educao, segurana); econmicos (emprego e salrio) e culturais (direito de manter e manifestar sua prpria cultura). As formas de violncia, tipificadas como violao da lei penal, como assassinato, sequestros, roubos e outros tipos de crime contra a pessoa ou contra o patrimnio, formam um conjunto aes que se convencionou chamar de violncia urbana, porque se manifesta principalmente no espao das grandes cidades. No possvel deixar de lado, no entanto, as diferentes formas de violncia existentes no campo.
49

Disponvel em www.associacaocamposeliseos.com.br. Acesso em 25 set 2012.


54

50

A violncia urbana, no entanto, no compreende apenas os crimes, mas todo o efeito negativo provocado por meio da transgresso de convvio na cidade. A violncia urbana interfere no tecido social, prejudica a qualidade das relaes sociais, corri a qualidade de vida das pessoas. Assim, os crimes esto relacionados 51com as contravenes e com as incivilidades. Gangues urbanas, pichaes, depredao do espao pblico, o trnsito catico, as praas mal cuidadas, sujeira espalhada pelas ruas em perodo eleitoral compem o quadro da perda da qualidade de vida. Certamente, o trfico de drogas, talvez a ramificao mais visvel do crime organizado, acentua esse quadro, sobretudo nas grandes e problemticas periferias. Hoje, no Brasil, a violncia, que antes estava presente nas grandes cidades, espalha-se para cidades menores, medida que o crime organizado procura novos espaos. Alm das dificuldades das instituies de segurana pblica em conter o processo de interiorizao da violncia, a degradao urbana contribui decisivamente para o crime organizado, j que a pobreza, a desigualdade social, o baixo acesso popular justia no so mais problemas exclusivos das grandes metrpoles. Na ltima dcada, a violncia tem estado presente em nosso cotidiano, no noticirio na tev e em conversas com amigos. Todos conhecem algum que sofreu algum tipo de violncia. H diferenas na viso das causas e de como super-las, mas a maioria dos especialistas no assunto afirma que a violncia urbana algo evitvel, desde que polticas de segurana pblica e social sejam colocadas em ao. preciso atuar de maneira eficaz tanto em suas causas primrias quanto em seus efeitos. preciso aliar polticas sociais que reduzam a vulnerabilidade dos moradores das periferias, sobretudo dos jovens, represso ao crime organizado. Uma tarefa que no s do Poder Pblico, mas de toda a sociedade civil. Causas da violncia no Brasil Nos ltimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo. Hoje, o pas tem altssimos ndices de violncia urbana (violncias praticadas nas ruas, como assaltos, sequestros, extermnios de pessoas e de grupos, etc.); violncia domstica (praticadas no prprio lar); violncia familiar e violncia contra a mulher, que, em geral, praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro, etc. A questo que precisamos descobrir por que esses ndices aumentaram tanto nos ltimos anos. Onde estaria a raiz do problema? Infelizmente, o governo tem usado ferramentas erradas e conceitos equivocados no momento de entender o que causa e o que consequncia. A violncia que mata e que destri est muito mais para sintoma social do que doena social. Alis, so vrias as doenas sociais que produzem violncia como um tipo de sintoma. Portanto, no adianta investir pesado nem armamento para a segurana pblica, entregando aos policiais armas de guerra para represso policial se a doena causadora no for identificada e combatida.

50

Disponvel em www.radar4.com. Acesso em 25 set 2012


55

J tempo de a sociedade brasileira se conscientizar de que violncia no ao, violncia , na verdade, reao. O ser humano no comete violncia sem motivo. verdade que em algumas vezes as violncias acometem pessoas erradas, (pessoas inocentes que no cometeram as aes que estimularam a violncia). No entanto, as aes erradas existiram e algum as cometeu, caso contrrio no haveria violncia. Em todo o Mundo as principais causas da violncia so: o desrespeito a prepotncia - crises de raiva causadas por fracassos e frustraes - crises mentais (loucura consequente de anomalias patolgicas que, em geral, so casos raros).

TERRORISMO
A expresso "terrorismo" passou a integrar a linguagem cotidiana em todo o mundo e passou a ser um conceito largamente empregado no estudo das relaes internacionais. Contudo, trata-se de um termo empregado de forma ampla e inadequada com fortes conotaes polticas. Assim, tem sido objeto de manipulao para justificar uma nova agenda internacional. H pelo menos quatro sentidos para a expresso terrorismo. O primeiro se refere ao terrorismo de Estado, ou "terrorismo desde cima". Trata-se de atos generalizados de violncia sistemticos praticados por governos contra sua sociedade, contra minorias internas ou contra povos dominados com o objetivo de quebrar a resistncia autoridade e impor determinado projeto ou ideologia. H um limite que ultrapassado e a represso se transforma em terror sistemtico, ou seja, aquele que ocorre com constncia, mesmo veladamente. O segundo mais famoso e consensual, a execuo de atos violentos, especialmente atentados contra alvos determinados, muitas vezes fora das fronteiras nacionais. Ocorreu largamente nos anos 60 e 70, geralmente ligados a problemas europeus ou do Oriente Mdio. Estas aes tm objetivos polticos para chamar ateno da opinio pblica internacional para certos conflitos, ou criar uma situao insustentvel para o inimigo. Estes atos geralmente so praticados por organizaes clandestinas, mas tambm por governos e tiveram lugar na Espanha, Irlanda, Alemanha e Itlia, mas especialmente no Oriente Mdio, devido ao conflito entre israelenses e palestinos. O terceiro tipo de terrorismo o que produz o maior nmero de vtimas e destruies: o terrorismo comunitrio das guerras civis ou "terrorismo desde baixo". Foi o caso da frica central, dos conflitos na ex-URSS e, especialmente, na ex-Iugoslvia. Trata-se de conflitos desordenados em que a populao civil ou suas milcias intervm diretamente contra outras comunidades, geralmente minorias tnicas ou religiosas. Trata-se de uma espcie de "terror coletivo", visando eliminao ou expulso de grupos. Por isto, o

56

julgamento de um homem como Milosevic52 foi complicado. De certa forma, este tipo de terrorismo est crescendo no Afeganisto, Paquisto e ndia. Finalmente, o quarto e ltimo tipo no representa um terrorismo real, mas uma espcie de percepo pnica. Trata-se de uma gigantesca orquestrao, manipulando o sentimento de insegurana da populao, numa poca de crise e incertezas. Seu objetivo o de criar um consentimento a medidas repressivas que, basicamente, implicam em perseguio de opositores, simplesmente rotulados de terroristas. Justifica a supresso de direitos civis e o desencadeamento de guerras. Atualmente, so estes dois ltimos que constituem um grande perigo, o terror coletivo empregado nas guerras civis e o terror virtual, utilizado para provocar um estado de tenso global que justifique certos propsitos polticos por parte de governos. Por isto, necessrio refletir sobre o tema de uma forma cientfica, sem a histeria que caracteriza certos crculos.

Ecologia

ECOLOGIA

Ecologia o estudo das interaes dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego oikos" que significa casa e "logia", estudo, reflexo. Logo, seria o estudo da casa, ou de forma mais genrica, do lugar onde se vive. Foi o cientista alemo Ernst Haeckel, em 1869, quem primeiro usou este termo para designar a parte da Biologia que estuda as relaes entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, alm da distribuio e abundncia dos seres vivos no planeta. Para os eclogos, o meio ambiente inclui no s os fatores abiticos como o clima e a geologia, mas tambm os seres vivos que habitam uma determinada comunidade ou bitipo. Para que possamos delimitar o campo de estudo em ecologia, devemos em primeiro lugar, compreender os nveis de organizao entre os seres vivos. Portanto, podemos dizer que o nvel mais simples o do protoplasma, que definido como substncia viva. O protoplasma o constituinte da clula, portanto, a

52

Miloevid renunciou presidncia iugoslava entre manifestaes que se seguiram concorrida eleio presidencial de 24 de setembro de 2000. Foi preso pelas autoridades federais iugoslavas em 31 de maro do ano seguinte, sob suspeita de corrupo, abuso de poder e apropriao indbita. Foi tambm preso pelo Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslvia (TPII), um comit das Naes Unidas, sob a acusao de crimes contra a humanidade, de violar as leis e costumes de guerra, violaes graves s Convenes de Genebra e genocdio, por seu papel durante as guerras na Crocia,Bsnia e Kosovo. A investigao inicial a respeito de Miloevid no foi adiante, por falta de evidncias concretas, o que motivou o primeiro-ministro srvio, a envi-lo para Haia, Pases Baixos, sede do Tribunal Penal Internacional, para ser julgado pelos crimes de guerra. Miloevid foi responsvel por sua prpria defesa; o julgamento terminou, no entanto, sem qualquer veredito, j que ele acabou morrendo durante o seu decorrer, depois de quase cinco anos encarcerado na Priso de Criminosos de Guerra, em [4] Haia. Miloevid sofria de doenas cardacas e tinha hipertenso arterial, e morreu em decorrncia de um enfarte do [5][6] miocrdio. O Tribunal negou qualquer responsabilidade sobre a morte de Miloevid, alegando que ele se recusara a tomar os medicamentos que lhe foram receitados, e preferiu medicar-se por conta prpria
57

clula a unidade bsica e fundamental dos seres vivos. Quando um conjunto de clulas, com as mesmas funes est reunido, temos ali como se convencionou chamar de tecido. Vrios tecidos formam um rgo e um conjunto de rgos forma um sistema. Todos os sistemas reunidos do origem a um organismo. Quando vrios organismos da mesma espcie esto reunidos em uma mesma regio, temos uma populao. Vrias populaes em um mesmo local temos uma comunidade. Tudo isto reunido e trabalhando em harmonia temos um ecossistema. O meio ambiente afeta os seres vivos no s pelo espao necessrio sua sobrevivncia e reproduo levando, por vezes, ao territorialismo - mas tambm s suas funes vitais, incluindo o seu comportamento (estudado pela etologia, que tambm analisa a evoluo dos comportamentos) por meio do metabolismo. Por essa razo, o meio ambiente - a sua qualidade - determina o nmero de indivduos e de espcies que pode viver no mesmo habitat. Por outro lado, os seres vivos tambm alteram permanentemente o meio ambiente em que vivem. O exemplo mais dramtico a construo dos recifes de coral por minsculos invertebrados, os plipos coralinos. As relaes entre os diversos seres vivos existentes num ecossistema incluem a competio pelo espao, pelo alimento ou por parceiros para a reproduo, a predao de organismos por outros, a simbiose entre diferentes espcies que cooperam para a sua mtua sobrevivncia, o comensalismo, o parasitismo e outras. Da evoluo destes conceitos e da verificao das alteraes de vrios ecossistemas principalmente a sua degradao chegou-se ao conceito da Ecologia Humana que estuda as relaes entre o homem e a biosfera, principalmente do ponto de vista da manuteno da sade, no s fsica, mas tambm social. Por outro lado, apareceram tambm os conceitos de conservao e do conservacionismo que se impuseram na atuao dos governos, quer por meio das aes de regulamentao do uso do ambiente natural e das suas espcies, quer por meio de vrias organizaes ambientalistas que promovem a disseminao do conhecimento sobre estas interaes entre o homem e a biosfera. A ecologia est ligada a muitas reas do conhecimento, dentre elas a economia. Nosso modelo de desenvolvimento econmico se baseia no capitalismo, que promove a produo de bens de consumo cada vez mais caros e sofisticados e isso esbarra na ecologia, pois no pode haver uma produo ilimitada desses bens de consumo na biosfera que finita e limitada.

BIODIVERSIDADE
A biodiversidade pode ser conceituada como o complexo resultante das variaes das espcies e dos ecossistemas existentes em determinada regio e nunca a terra teve tanta diversidade de vida como em nossa era, havendo muito ainda a se estudar e descobrir, principalmente na Amaznia, regio pouco explorada cientificamente. O estudo da biodiversidade tem relao direta com a preservao ou conservao das espcies, pois entendendo a vida como um todo teremos mais condies de preserv-la. de suma importncia para o nosso desenvolvimento o aproveitamento dos recursos biolgicos de maneira menos prejudicial
58

natureza, conservando-a o mais possvel, permitindo a harmonia entre o desenvolvimento das atividades humanas e a preservao, chamando-se isso modernamente de desenvolvimento sustentvel. Sem a conservao da biodiversidade no h garantia de sobrevivncia da grande maioria das espcies de animais e vegetais, isso significa que no poder haver um desenvolvimento sustentvel, pois a humanidade perder fontes vitais de recursos para a sua sustentao, de forma que devemos desenvolver mtodos e aes concretas para a sua conservao. Para isso necessrio conjugar esforos de toda a sociedade, discutindo-se temas importantes como: controle da natalidade, desenvolvimento industrial e depredao, nova poltica educacional etc. Portanto, a conservao da biodiversidade importantssima e fundamental para um desenvolvimento adequado aos anseios mundiais de preservao, constituindo-se a base do desenvolvimento sustentvel. Para se alcanar esse desenvolvimento sustentvel, sugerido, entre outras aes: desenvolver uma adequada educao ambiental nas escolas pblicas e privadas do pas; fortalecer as instituies pblicas que tm o poder-dever de fiscalizar a preservao do meio ambiente; rever a legislao, adequando-a nova realidade e aos anseios mundiais de preservao ambiental; desenvolver amplos estudos dos recursos naturais existentes, instituindo parques e reservas ecolgicas, conservando e dando meios aos j existentes, fortalecendo suas condies de sustento; estimular os meios de comunicao no sentido de divulgao de matrias ambientais ou correlatas; direcionar o desenvolvimento industrial mediante incentivos fiscais, propiciando a criao de plos industriais em reas de menos impacto ambiental possvel; desenvolver uma educao sexual adequada aos parmetros atuais de ocupao demogrfica; incentivar prticas agrcolas que preservem o meio ambiente, fornecendo condies especiais de financiamento e escoamento dos produtos, criando simultaneamente rgos fiscalizadores efetivos e atuantes, evitando assim desvio de finalidade. Por que a biodiversidade importante? A biodiversidade uma das propriedades fundamentais da natureza por ser responsvel pelo equilbrio e pela estabilidade dos ecossistemas. Alm disso, ela fonte de imenso potencial econmico por ser a base das atividades agrcolas, pecurias, pesqueiras, florestais e tambm a base da indstria da biotecnologia, ou seja, da fabricao de remdios, cosmticos, enzimas industriais, hormnios, sementes agrcolas. Portanto, a biodiversidade possui, alm do seu valor intrnseco, valor ecolgico, gentico, social, econmico, cientfico, educacional, cultural, recreativo, entre outros. Com tamanha importncia, preciso conhecer e evitar a perda da biodiversidade!

59

A biodiversidade e seus trs grandes nveis Diversidade gentica


53

A BIODIVERSIDADE E SEUS NVEIS

Os indivduos de uma mesma espcie no so geneticamente idnticos entre si. Cada indivduo possui uma combinao nica de genes que fazem com que alguns sejam mais altos e outros mais baixos, alguns possuam os olhos azuis enquanto outros os tenham castanhos, tenham o nariz chato ou pontiagudo. As diferenas genticas fazem com que a Terra possua uma grande variedade de vida. Diversidade orgnica Os cientistas agrupam os indivduos que possuem uma histria evolutiva comum em espcies. Possuir a mesma histria evolutiva faz com que cada espcie possua caractersticas nicas que no so compartilhadas com outros seres vivos. Os cientistas j identificaram cerca de 1,75 milhes de espcies. Contudo, eles esto somente no comeo. Algumas estimativas apontam que podem existir entre 10 a 30 milhes de espcies na Terra. Diversidade ecolgica As populaes da mesma espcie e de espcies diferentes interagem entre si formando comunidades as quais interagem com o ambiente formando ecossistemas que interagem entre si formando paisagens que formam os biomas. Desertos, florestas, oceanos so tipos de biomas. Cada um deles possui vrios tipos de ecossistemas os quais possuem espcies nicas. Quando um ecossistema ameaado todas as suas espcies tambm so ameaadas. Fatores que ameaam a conservao da biodiversidade A perda da biodiversidade envolve aspectos sociais, econmicos, culturais e cientficos. A situao particularmente grave na regio tropical. Populaes humanas crescentes e presses econmicas esto levando a uma ampla converso das florestas tropicais em um mosaico de hbitats alterados por ao humana. Como resultado da presso de ocupao humana, a Mata Atlntica ficou reduzida a menos de 10% da vegetao original. Os principais processos responsveis pela perda da biodiversidade so: perda e fragmentao dos hbitats, introduo de espcies e doenas exticas, explorao excessiva de espcies de plantas e de animais, uso de hbridos e monoculturas na agroindstria e nos programas de reflorestamento, contaminao do solo, gua e atmosfera por poluentes, mudanas climticas.

53

Disponvel em http://www.not1.xpg.com.br/visao-de-mundo-e-ecologia-nova-maneira-de-ensinar-natureza-educacao/. Acesso em 07 set 2012


60

BRASIL E CONVENO DE BIODIVERSIDADE


O BRASIL E A CONVENO SOBRE A BIODIVERSIDADE

BIBBIODIVERFSIDADE

A Conveno sobre Diversidade Biolgica (CDB) o mais importante acordo internacional sobre diversidade biolgica. A CDB tem como pilares a conservao da diversidade biolgica, a utilizao sustentvel de seus componentes e a repartio justa e equitativa dos benefcios derivados do uso dos recursos genticos. Clculos estimam que a biodiversidade do planeta pode alcanar valores muito elevados, sendo admitida uma amplitude que vai de 10 a 100 milhes de espcies. A realidade dos fatos, entretanto, que o nmero de espcies hoje conhecido, em todo o planeta, est em torno de somente 1.7 milhes, valor que atesta o elevado grau de desconhecimento da biodiversidade, mormente nas regies tropicais. O Brasil o principal pas dentre os pases de megadiversidade, com 15 a 20% do nmero total de espcies do planeta. O pas conta com a mais diversa flora do mundo, nmero superior a 55 mil espcies descritas. Alguns dos ecossistemas mais ricos do planeta em nmero de espcies vegetais - a Amaznia, a Mata Atlntica e o Cerrado - esto localizados no Brasil. A Floresta Amaznica brasileira, com mais de 30 mil espcies vegetais, compreende cerca de 26% das florestas tropicais remanescentes no planeta. O Brasil possui no s com a maior riqueza de espcies, mas tambm com a mais alta taxa de endemismo. A composio total da biodiversidade brasileira no conhecida e talvez nunca venha a ser, tal a sua magnitude e complexidade. Sabendo-se, entretanto, que para a maioria dos seres vivos o percentual de ocorrncia em territrio nacional, na plataforma continental e nas guas jurisdicionais brasileiras, elevado, fcil inferir que o nmero de espcies, tanto terrestres quanto marinhas, ainda no identificadas, no Brasil, pode alcanar valores da ordem de dezena de milhes. A diversidade biolgica percebida de distintas formas por diferentes grupos de interesse, podendo seu valor ser avaliado segundo critrios distintos. Possui valor intrnseco e tambm valores ecolgico, gentico, social, econmico, cientfico, educacional, cultural, recreativo e esttico. Os servios ambientais proporcionados pela biodiversidade mundial so estimados em 33 trilhes de dlares anuais, representando quase o dobro do PIB mundial.
54

A biodiversidade ocupa importncia estratgica na economia do pas. Somente o setor da agroindstria responde por cerca de 40% do PIB brasileiro, o setor florestal por 4% do PIB e o setor pesqueiro por 1% do PIB. Na rea da agricultura, o Brasil tem exemplos de repercusso internacional sobre o desenvolvimento de biotecnologias que geram riquezas por meio do adequado emprego de componentes da biodiversidade.
54

Disponvel em http://www.colegioweb.com.br/geografia/a-biodiversidade.html. Acesso em 25 set 2012.


61

Ademais, o Brasil possui uma rica sociodiversidade representada por mais de 200 povos indgenas, uma diversidade de comunidades locais (quilombolas, caiaras, seringueiros, etc.) que renem um inestimvel acervo de conhecimentos tradicionais sobre a conservao e uso da biodiversidade. O Brasil possui tambm um extenso sistema de reas protegidas federais que promovem a conservao da biodiversidade, incluindo mais de 6% do territrio em Unidades de Conservao e 12% em terras indgenas, alm de extensas reas de Preservao Permanente e de Reservas Florestais Legais. Essa rede de reas protegidas conta com 646 unidades de conservao, cobrindo uma rea total de mais de 50 milhes de hectares. Vale salientar que apenas a partir de 2003, neste governo, essa rea protegida foi expandida em 8,3 milhes de hectares, um aumento de 19 % da rea existente.

Povos indgenas do Brasil spo

55

Para implementar os compromissos assumidos pelo Brasil junto CDB, foi institudo, em 1994, o Programa Nacional da Diversidade Biolgica (PRONABIO). O Programa objetiva, em consonncia com as diretrizes e estratgias da Conveno e da Agenda 21, promover parceria entre o Poder Pblico e a sociedade civil na conservao da diversidade biolgica, na utilizao sustentvel de seus componentes e na repartio justa e equitativa dos benefcios dela decorrentes. A Biodiversidade representa uns dos mais importantes fundamentos do desenvolvimento cultural, social e econmico da espcie humana, sendo que sua conservao e utilizao sustentvel so necessrias para garantir a nossa sobrevivncia no planeta a mdio e longo prazo. O principal instrumento formal para garantir a conservao da biodiversidade a Conveno sobre Diversidade Biolgica-CDB, documento que foi adotado e aprovado durante a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, em junho de 1992. O Brasil teve um papel de destaque nessas negociaes e foi o primeiro signatrio da Conveno. Esse interesse deriva do fato de que o Brasil , de longe, o maior detentor de biodiversidade do planeta. Visando a implementao da CDB o Governo Brasileiro criou o Programa Nacional da Diversidade BiolgicaPRONABIO, por meio do Decreto 1.354, de 29 de dezembro de 1994, e iniciou negociaes com o GEF para receber recursos de doao para implementao de um projeto que apoiasse a implementao da PRONABIO.

55

Disponvel em http://www.marinamara.com.br/2011/07/25/seculos-indigenas-no-brasil-em-exposicao/. Acesso em 04 mar. 13.


62

O Governo Brasileiro e o Banco Internacional para a Reconstruo e Desenvolvimento - BIRD assinaram em 5 de junho de 1996 o Acordo de Doao TF 28309 de US$ 10 milhes do Fundo para o Meio Ambiente Mundial - GEF, e recursos de contrapartida do tesouro nacional equivalentes a US$ 10 milhes, destinados execuo do Projeto de Conservao e Utilizao Sustentvel da Diversidade Biolgica Brasileira PROBIO. Este Acordo tem vigncia at 31 de dezembro de 2005. O PROBIO coordenado pelo Ministrio do Meio Ambiente - MMA em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico - CNPq, este na qualidade de gestor administrativo, contratando os subprojetos e liberando recursos. O PROBIO o mecanismo de auxlio tcnico e financeiro na implementao do Programa Nacional da Diversidade Biolgica - PRONABIO, tendo todas as suas aes aprovadas pela Comisso Nacional de Biodiversidade - CONABIO, frum responsvel pela definio de diretrizes para implementao do PRONABIO e da Poltica Nacional de Biodiversidade. O objetivo do PROBIO identificar aes prioritrias, estimulando subprojetos que promovam parcerias entre os setores pblicos e privados, gerando e divulgando informaes e conhecimentos no tema. As duas grandes iniciativas do PRONABIO foram o estabelecimento, em parceria com o GEF, de dois mecanismos de financiamento: um projeto de financiamento governamental, o Projeto de Conservao e Utilizao Sustentvel da Diversidade Biolgica Brasileira (PROBIO) e um fundo privado, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). O PROBIO objetiva identificar aes prioritrias e estimular a elaborao de subprojetos que promovam parcerias entre os setores pblicos e privados, gerando e divulgando informaes e conhecimentos sobre biodiversidade. O FUNBIO, por sua vez, o maior fundo de biodiversidade j estabelecido em qualquer pas e o primeiro entre os fundos de biodiversidade a integrar completamente o setor privado. Para resgatar os compromissos assumidos pelo pas, especialmente no mbito internacional, entendeu-se necessrio o desenvolvimento de estratgias, polticas, planos e programas nacionais de biodiversidade. Estes avanos demonstram claramente a importncia e a adequabilidade deste tema para o Brasil. Ainda, o pas vem tomando medidas decisivas em relao implementao das polticas nacionais voltadas conservao e utilizao sustentvel da biodiversidade. No contexto dos pases ricos em recursos biolgicos, conhecidos e identificados como centros de megadiversidade, o pas ocupa posio de destaque, apresentando-se com uma responsabilidade em nvel nacional e mundial absolutamente primordial. Da mesma forma, o governo brasileiro reconhece que existe a necessidade de aes urgentes, concretas e permanentes para que o quadro de degradao da biodiversidade possa ser revertido. O Brasil tem, portanto, uma responsabilidade especial em relao Conveno, j que portador da maior biodiversidade do mundo e experimenta diariamente o desafio da conservao e do uso sustentvel deste legado. Esta no uma tarefa fcil, ela envolve grandes dificuldades em termos de desenvolvimento cientfico e tecnolgico e recursos financeiros. Quer saber mais? Acesse Biodiversidade O enorme esforo que vem sendo empreendido pelo Brasil para a implementao da Conveno sobre Diversidade Biolgica, com nfase para as recentes e decisivas aes relacionadas ampliao das reas
63

legais para a conservao da biodiversidade, promoo da utilizao sustentvel dos recursos genticos e os avanos logrados na aprovao de polticas voltadas ao acesso e repartio de benefcios derivados do uso desses recursos, fez com que a CDB no tivesse dvidas em aprovar a solicitao efetuada pela Ministra Marina Silva, em Kuala Lumpur, Malsia, para o Brasil sediar a 8 Conferncia das Partes da Conveno. O Brasil em 2006, portanto, exerceu um papel duplo: o de anfitrio do evento, com obrigaes definidas pelo Acordo de Sede, e o de pas participante da conferncia, na qualidade de Estado membro da CDB. A realizao no Brasil da 8 Conferncia das Partes da CDB, deu ao pas excelente oportunidade para, entre outras atividades promover: maior transversalidade deste tema nas esferas dos governos federal, estaduais e municipais; estimulo ao avano para implementao da proteo e da manuteno do conhecimento das comunidades locais e populaes indgenas; incentivo aprovao e participao dos detentores desse conhecimento; e encorajamento repartio equitativa dos benefcios oriundos de sua utilizao; maior participao de representantes dos diversos setores do governo e da sociedade civil na tomada de decises sobre biodiversidade, em mbito mundial; maior divulgao internacional das inmeras e positivas experincias brasileiras de gesto da biodiversidade, muitas delas nicas no mundo; maior divulgao do potencial de uso sustentvel da biodiversidade brasileira, incluindo recursos florestais, recursos pesqueiros, recursos genticos, ecoturismo, entre outros; estabelecimento de parcerias internacionais adicionais em prol da biodiversidade brasileira; ampliao da importncia poltica da biodiversidade no pas e nos outros pases da Amrica do Sul e maior peso aos interesses nacionais brasileiros nas negociaes internacionais sobre biodiversidade. DESTAQUE Robert Kaplan: Sustentabilidade estratgia e pode render lucros

TECNOLOGIA E INOVAO
As condies para que ocorresse a Revoluo Industrial foram criadas com descobertas em qumica, eletricidade e termodinmica. Novas tcnicas de fabricao produziram transformaes profundas em toda sociedade, determinando, inclusive, mudanas no estilo de vida das pessoas. Cada novo ciclo comea quando os cientistas fazem alguma descoberta sobre a forma como funciona o mundo. Depois vem a fase da tecnologia: as inovaes no laboratrio convertem-se em novas capacidades produtivas. Na terceira etapa, as empresas incorporam a tecnologia para melhorar seu rendimento. Finalmente, o declnio determina o fim do ciclo, at que nova descoberta marque o incio de outro.

64

Nesses ciclos, a inovao, que no cincia nem tecnologia e tem estreita ligao com o mercado, apresenta-se como uma possibilidade efetiva de sobrevivncia para as empresas, por ser uma forma real do aumento da produtividade. A inovao diz respeito capacidade de efetuar mudanas no modelo mental, no comportamento de produtores e consumidores de tecnologia. Os grandes inovadores mundiais j atuam no Brasil, em todas as reas, no entanto, no utilizam o pas como base de inovao, por isso o Brasil importa grande parte da tecnologia usada, deixando de criar riqueza, empregos e oportunidades. Hoje apenas os mais ricos tm acesso imediato s novidades, quando nem sempre o funcionamento adequado; passados alguns anos, o funcionamento torna-se mais satisfatrio e, apesar de ainda custar caro, um nmero muito maior de pessoas passa a ter acesso determinada novidade. Com o passar do tempo, a tendncia custar menos e funcionar melhor. O Brasil um pas perifrico abalado pela financeirizao da economia global que vive um caos sistmico. Desde a dcada de 90, no tem um projeto. A falta deste impede que se pense numa estratgia poltica para a cincia e tecnologia. Com a estagnao do pas no ltimo quarto de sculo, as possibilidades futuras so cada vez mais limitadas ao papel de fornecedor de matrias-primas e de produtos agrcolas.

Cincia, Tecnologia e Inovao


O processo de conhecimento humano gira em torno de um eixo formado pelas relaes que se originaram entre o homem e o meio natural e social, o que torna as relaes entre natureza, sociedade, cincia e tcnica em relaes permanentemente construdas, ou seja, conhecimento e tcnica contm uma estrutura de valores orientada conforme a classe, a cultura, o sexo, valores esses oriundos da prpria experincia humana que os criou.

A inovao tecnolgica
o conjunto de conhecimentos cientficos e empricos, de habilidades, experincias e organizao requeridos para produzir, distribuir, comercializar e utilizar bens e servios. Inclui tanto conhecimentos tericos como prticos, meios fsicos, know how, mtodos e procedimentos produtivos, gerenciais e organizacionais, entre outros. a busca de aplicaes para conhecimentos j existentes. a transformao de uma ideia em um produto novo ou melhorado que se introduz no mercado ou em novos sistemas de produo, e em sua difuso, comercializao e difuso. a explorao bem sucedida de novas ideias e no o mesmo que inveno. , por assim dizer, a primeira utilizao comercial de um novo produto, processo, aparelho ou sistema. DESTAQUE Cientistas da Universidade de So Paulo (USP) ligados ao Projeto Genoma esto fazendo pesquisas para compreender o funcionamento dos neurnios nos portadores da sndrome de autismo. Os pesquisadores j conseguiram decifrar trs genes relacionados ocorrncia de autismo. Os estudos dos cientistas foram publicados no comeo deste ano na revista cientfica Brain Research. Saiba mais ...
65

Tecnocincia
A palavra tecnocincia, grosso modo, serve como um recurso da linguagem para caracterizar a ntima ligao entre cincia e tecnologia e a desconfigurao de seus limites. O termo tecnocincia no conduz necessariamente a terminar com as distines entre a cincia e tecnologia, mas alertar-nos de que a pesquisa sobre elas, e as polticas praticadas em relao s mesmas, sejam implementadas a partir do tipo de afinidade que a palavra tecnocincia deseja sublinhar. Deve-se tomar conscincia da natureza tecnocientfica da atividade cientfica e tecnolgica contempornea. No se trata s de insistir nas inter-relaes, mas tambm de apoiar o plo tcnico ou tecnolgico como preponderante. importante elucidar a importncia que a diferena entre a cincia e a tecnologia exerceu no universo intelectual da fase imediatamente seguinte 2 Guerra Mundial. Uma vez escandalizada com o impacto das bombas atmicas de Hiroshima e Nagasaki, a comunidade cientifica encontrou-se com a necessidade de diferenciar a cincia e tecnologia. Atualmente, so bastantes as vezes em que a cincia tida e confundida com a tecnologia. Na verdade, e mesmo apesar da sua pequena relao, estas so totalmente diferentes. A cincia tem como base um conjunto de verdades, logicamente articuladas entre sim, de maneira a administrarem um sistema concordante. Subjetivamente, um conhecimento exato das coisas devido s suas causas ou princpios. Remete para um conhecimento mais objetivo da realidade em relao ao Homem; tal conhecimento pode e deve ser posto em prtica para facilitar de uma forma eficiente a criao da vida material, assim, esta aplicao compe a tecnologia. Por sua vez, esta se vai confrontar com a tcnica que se direciona a outros mtodos no informados pelo conhecimento cientfico que so um apoio para o homem solucionar algumas questes prticas. Se abordarmos a cincia por dois prismas, ento temos que: por um lado, a cincia confere a gnese da tecnologia e administra-lhe as formas e o saber que vo conceder a criao de tecnologias tais como: microscpios, termmetros, entre muitos outro; por outro lado, o avano da cincia est dependente dessas tecnologias que, por exemplo, possibilitaram a criao do termmetro, e assim que nos permitiu concluir que a ebulio e solidificao da gua esto entre os 100C e os 0C, respectivamente. Mas apesar das suas divergncias, a cincia e a tecnologia esto profundamente ligadas, mesmo sendo possvel fazer a sua distino, faz-se com que na prtica seja completamente impossvel a sua separao uma vez que o aperfeioamento e o avano de ambas dependem de mtua colaborao. Deste modo, devero ser tratadas como uma s entidade, da derivar o conceito Tecnocincia. A Tecnocincia uma espcie de afirmao radical do projeto de saber comeado pela cincia moderna. As alternativas da Tecnocincia ajustam-se ao plano da ao, embora os seus defeitos no sejam menos decisivos na vertente tica. este o contexto do retorno da tica neste incio do sculo. O autoritrio tecnocientfico admite que no h nenhum limite priori da tecnocincia.

66

56

No lado oposto, encontramos a posio Tecnofbica que recusa da tecnocincia. A ideia de tecnocincia sublinha tambm os complexos laos sociais que conduzem o desenvolvimento cientfico-tecnolgico. O papel dos interesses ou valores sociais na definio do seu curso mais claro na medida em que a dimenso tecnolgica passa a ser influente. Tecnocincia um conceito muito vasto, amplamente usado na comunidade interdisciplinar de estudos ou pesquisas de cincia e tecnologia para designar o contexto social e tecnolgico da cincia respectivamente. DESTAQUE Relatrio rebaixa nveis de inovao dos pases da Amrica Latina

Uma nova era do petrleo est a caminho Tecnologia de Informao e Comunicao


O problema no est relacionado somente aos professores e a sua experincia pessoal, e ao fato de que eles no so to fluentes em novas tecnologias quanto seus alunos. Um fator muito importante so as regras institucionais nas escolas e a cultura geral que prevalece na Educao tradicional.
57

56

Disponvel em http://www.ohmygeek.net/2010/02/22/monserrat-lecaros-en-tecnociencia-de-radio-cooperativa/. Acesso em 12 set 2012. 57 Disponvel em http://www.ciberedu.wordpress.com/cibercultura. Acesso em 20 set 2012.
67

REDES SOCIAIS
Rede Social o sistema capaz de reunir e organizar pessoas e instituies de forma igualitria e democrtica a fim de construir novos compromissos em torno de interesses comuns e de fortalecer os atores sociais na defesa de suas causas, na implementao de seus projetos e na promoo de suas comunidades. Terceiro Setor e Redes so hoje realidades intrinsecamente relacionadas. O Terceiro Setor , essencialmente, uma rede e aqui se pode imaginar uma grande teia de interconexes. O Terceiro Setor caracteriza-se por iniciativas cujos profissionais envolvidos percebem a participao e colaborao como um meio eficaz de realizar transformaes sociais. As organizaes do Terceiro Setor procuram desenvolver aes conjuntas, operando em nvel local, regional, nacional e internacional e contribuindo para uma sociedade mais justa e democrtica. A partir de diversas causas, a sociedade civil organiza-se em redes para a troca de informaes, para a articulao institucional e poltica e para a implementao de projetos comuns. As experincias demonstram as vantagens e os resultados positivos dessas aes articuladas e dos projetos desenvolvidos em parceria. Na prtica, redes so comunidades, virtuais ou presencialmente constitudas. Essa identificao muito importante para a compreenso das redes. As definies referem-se a clulas, ns, conexes orgnicas, sistemas, etc. Tudo isso essencial e, historicamente, correto, mas a ideia de comunidade que permite problematizar o tema e entender o seu significado para o Terceiro Setor. Uma comunidade uma estrutura social estabelecida de forma orgnica, isto , constitui-se a partir de dinmicas coletivas e historicamente nicas. Sua prpria histria e sua cultura definem a sua organizao comunitria. Esse reconhecimento deve ser coletivo e ser fundamental para os sentimentos de pertencimento dos seus cidados e para o desenvolvimento comunitrio.

Incluso digital

58

58

Disponvel em http://noticiasamilhao.blogspot.com.br/2011/09/acredite-se-quiser-mendigos-usam-orkut.html. Acesso em 26 set 2012.


68

Incluso e excluso digital


Incluso Digital a denominao dada, genericamente, aos esforos de fazer com as populaes das sociedades contemporneas - cujas estruturas e funcionamento esto sendo significativamente alteradas pelas tecnologias de informao e de comunicao - possam obter os conhecimentos necessrios para utilizar com um mnimo de proficincia os recursos de tecnologia de informao e de comunicao existentes. A incluso digital possui o papel de resgatar os excludos digitais ao contexto da sociedade movida pelos processos de criao, produo e sublimao da informao em conhecimento. Incluso significa efetivar os excludos digitais na sociedade da informao, por meio de polticas que visem ao seu crescimento autossustentvel de forma colaborativa e gradual, no com medidas emergenciais e paliativas. 59 A incluso digital remete busca da reflexo do mundo e da localidade, das condies de sobrevivncia (emprego, alimentao, moradia etc.), do estmulo ao conhecimento renovado e crtica do j existente e da diminuio das desigualdades sociais. Incluso digital geralmente definida num pas pela relao entre a porcentagem de pessoas com acesso a computador e/ou Internet no domiclio. Para identificar as pessoas includas, o critrio geralmente utilizado o nmero de computadores por domiclio e/ou de computadores por domiclio com acesso Internet. Essa metodologia j foi alvo de crticas, pois em pases com um nmero significativo de pontos de acesso coletivo (comumente denominados tele centros ou cibercafs) o nmero de pessoas que acessam a Internet por computador muito maior que a mdia de acesso por domiclio. As famlias de classe mdia normalmente possuem mais de um computador por domiclio, fato que no ocorre nas famlias pobres, o que significaria um nmero maior de usurios por computador nas famlias pobres e menor nas famlias de classe mdia. No caso brasileiro, o impacto estatstico dos tele centros secundrio, dado que seu nmero em escala nacional ainda relativamente pequeno, embora, como veremos, esteja longe de ser insignificante para as comunidades onde se localizam. Por sua vez, a expectativa de um maior nmero de usurios por computador no domiclio das famlias pobres deve ser qualificada, j que, como indicam pesquisas, na maioria dos casos so poucos os seus membros que usam computador. Excluso digital diz respeito tambm s consequncias sociais, econmicas e culturais da distribuio desigual do acesso a computadores e Internet. Exclui-se, portanto, o acesso telefonia. Embora pertena ao grupo de produtos de informtica e comunicao, at por compartilhar a mesma infraestrutura, sob uma perspectiva sociolgica, o telefone possui caractersticas bem diferentes dos demais. Ele parte da famlia de produtos "inclusivos para analfabetos" que podem ser utilizados por pessoas tecnicamente sem nenhuma escolaridade , enquanto os computadores e a Internet exigem um grau mnimo de instruo. Se a futura convergncia de tecnologias desenvolver o uso de telefones celulares para a

59

Disponvel em http://seminarioinclusaodigital.zip.net/index.html. Acesso em 26 set 2012.


69

transmisso e leitura de mensagens escritas, possivelmente teremos novas formas de desigualdade entre os usurios de telefones. Excluso digital um conceito que diz respeito s extensas camadas sociais que ficaram margem do fenmeno da sociedade da informao e da extenso das redes digitais. O problema da excluso digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicaes diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contempornea. Nessa nova sociedade, o conhecimento inclusive o digital - essencial para aumentar a produtividade e a competio global. fundamental para a inveno, para a inovao e para a gerao de riqueza. nesse contexto que se aplica o termo excluso digital, ou seja, a falta de acesso s vantagens e aos benefcios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econmicos, polticos ou culturais. A cibercultura pode ser vista como herdeira legtima representante do projeto progressista dos filsofos do sculo XVII. Ela valoriza a participao das pessoas em comunidades de debate e argumentao. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relaes humanas.
(...) A cibercultura no seria ps-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionrios e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferena apenas que, na cibercultura, esses valores se encarnam em dispositivos tcnicos concretos. Na era das mdias eletrnicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificao e no acesso a mltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz 60 em interconexo mundial.

DESTAQUE: Incluso digital espelha desigualdades do Brasil

GLOBALIZAO
O conceito globalizao surgiu em meados da dcada de 1980 substituindo conceitos como internacionalizao e transnacionalizao, porm se voltarmos no tempo, podemos observar que uma prtica muito antiga. A humanidade, desde o incio de sua existncia, vem evoluindo, passou de uma simples famlia para tribos, depois foram formadas as cidades-estado, naes e hoje com a interdependncia de todos os povos do nosso planeta, chegamos a um fenmeno natural, denominado de "aldeia global". Globalizao ou mundializao a interdependncia de todos os povos e pases do nosso planeta, tambm denominado aldeia global. As notcias do mundo so divulgadas pelos jornais, rdio, tev, internet e outros meios de comunicao, o mundo assistiu ao vivo e em cores, em 11 de setembro, o atentado ao World Trade Center (as torres
60 LEVY, P. Revoluo virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3
70

gmeas), a invaso americana ao Iraque. Quem no assistiu ao Brasil penta campeo mundial de futebol? Com toda essa tecnologia a servio da humanidade, temos a impresso de que o planeta Terra ficou menor. Podemos tambm observar que os bens de consumo, a moda, a medicina, enfim a vida do ser humano sofre influncia direta dessa tal Globalizao. Hoje uma empresa produz um mesmo produto em vrios pases e o exporta para outros, tambm podemos observar a fuso de empresas, tudo isso tem como objetivo baixar custos de produo, aumentar a produtividade, ento produtos semelhantes so encontrados em qualquer parte do mundo. A Globalizao, analisada pelo aspecto econmico-financeiro, teve seu incio na dcada de 80, com a integrao em nvel mundial das relaes econmicas e financeiras, tendo como plo dominante os Estados Unidos. Analisando a Globalizao, podemos destacar o lado positivo como: o intercambio cultural e comercial entre naes, importante para todos os povos, os riscos reais, entre outros. Agora vamos ver o lado negativo: a Globalizao crescente, os povos ficam cada dia mais interdependentes, porm os pases desenvolvidos so os maiores beneficiados ficando cada vez mais ricos, enquanto os pases em desenvolvimento ficam cada vez mais pobres. Ento algumas medidas devero ser tomadas para tentar mudar este quadro. Fala-se muito hoje em globalizao. As finanas, a informao simultnea, as migraes de povos, o crime organizado, os conhecimentos cientficos, a tecnologia, os sistemas de poder, a produo e o trabalho humano, tudo isso se globaliza. Pode-se exaltar a globalizao como oportunidade de crescimento econmico e cultural dos povos. Pode-se ainda critic-la em razo dos que a conduzem, ou de como a conduzem, ou dos rumos que toma. A globalizao irrefrevel, sobretudo por corresponder a muitas exigncias dos seres humanos. Essa afirmao pode sofrer duas objees: uma vem sustentar que a globalizao da economia corresponde hoje acumulao de capital e de poder em poucas mos e ao predomnio das finanas internacionais sobre qualquer outro interesse; outra que o conceito e a natureza da globalizao foram criados e difundidos por foras neoliberais, com a inteno de levar os povos a crer que no h alternativa e, assim, de negar a funo da poltica e da democracia.

Esferas da Globalizao Econmica


Globalizao Comercial A globalizao comercial consiste na integrao dos mercados nacionais por meio da diminuio das barreiras comerciais e, consequentemente, do aumento do comrcio internacional. Se o crescimento do comrcio mundial der-se a uma taxa de crescimento mdia anual mais elevada do que a do PIB mundial, podemos afirmar que h globalizao comercial: maior internacionalizao da produo via comrcio de bens e servios e maior grau de abertura das economias.

71

Globalizao Financeira Ela modificou o papel do Estado na medida em que alterou radicalmente a ao governamental que agora dirigida quase exclusivamente para tornar possvel s economias nacionais o desenvolvimento e a sustentao de condies estruturais de competitividade em escala global. Faz-se, por meio da intercomunicao dos mercados de capitais, acelerando a velocidade na alocao do capital (smart money). Se por um lado, a mobilidade dos fluxos financeiros por meio das fronteiras nacionais pode ser vista como uma forma eficiente de destinar recursos internacionais e para pases emergentes, por outro, a possibilidade de usar os capitais de curto prazo para ataques especulativos contra moedas so considerados uma nova forma de ameaa estabilidade econmica dos pases. Globalizao Produtiva Fenmeno mundial associado a uma revoluo nos mtodos de produo que resultou numa mudana significativa nas vantagens comparativas das naes. As fases de produo de uma determinada mercadoria podem ser realizadas em qualquer pas, pois busca-se aquele que oferecer maiores vantagens econmicas. Isto tem levado a uma acirrada competio entre pases - em particular aqueles em desenvolvimento - por investimentos externos. Globalizao Tecnolgica A revoluo tecnolgica levou chamada economia digital e ideia de que o saber o principal recurso de uma nao teramos entrado na chamada era da informao. O surgimento da Internet leva a uma mudana radical na produo e na comercializao de bens e servios, tendo efeitos tanto sobre a relao de uma empresa com seus fornecedores quanto com seus consumidores. As empresas transnacionais se aproveitam desse contexto e se fortalecem, planejando suas aes com o objetivo de vender para o mercado global. A globalizao tecnolgica no atinge toda a superfcie terrestre, embora altere a dinmica econmica e social da maior parte dos pases. Se a produo de chips e de computadores, o controle dos servios e equipamentos de telecomunicaes e a fabricao de remdios esto nas mos de algumas poucas grandes empresas multinacionais, tambm o consumo desses produtos e servios encontra-se concentrado nos pases desenvolvidos.

Empresas Multinacionais e Transnacionais


Muitos autores adotam as expresses multinacionais e transnacionais como sinnimos. Outros, no entanto, consideram diferenas peculiares entre elas, a saber: Multinacionais so empresas que mantm filiais em vrios pases do mundo, comandadas a partir de uma sede situada no pas de origem. Transnacionais so empresas cujas filiais no seguem as diretrizes da matriz, pois possuem interesses prprios e s vezes conflitantes com os do pas no qual se originaram. Ou ainda, so aquelas empresas que procuram se adaptar s singularidades e cultura local do pas onde esto instaladas.

72

Origens da Globalizao e suas caractersticas


A segunda metade do sculo XIX e a primeira metade do sculo XX podem ser consideradas uma etapa da histria da humanidade de uma dinmica de transformaes significativas: o trmino das revolues burguesas, incio das revolues socialistas; o surgimento das potncias emergentes como os EUA, o Japo e a Rssia, em concorrncia com os imprios europeus, principalmente com o Imprio britnico; os avanos tecnolgicos que aumentam a produo, a produtividade e a diversidade industrial, acelerando o consumismo com um aumento na explorao dos recursos naturais seguido de uma enorme degradao ambiental; com a formao de mercados consumidores no Terceiro Mundo; expanso e posterior esgotamento da fase neocolonial, modificando de forma drstica a forma de produo e, por consequncia, a realidade sociocultural dos povos africanos, americanos e da sia. A disputa pela hegemonia mundial provoca a Primeira Guerra, a primeira revoluo socialista vitoriosa na Rssia, seguida da crise de superproduo do sistema capitalista em 1929 e chega ao auge com a Segunda Guerra Mundial terminando, assim, com a fase do capitalismo industrial e iniciando o que hoje classificamos de capitalismo financeiro. Estas mudanas alteram as relaes internacionais de forma radical quanto ao seu eixo de comando em que a "Nova Roma" (EUA) substitui os imprios europeus. Para que isto ocorresse, os EUA precisavam de novas formas de parceria como tambm de novas entidades internacionais que, por meio de suas ingerncias, transformassem os princpios da "Doutrina Monroe" (o comando da Amrica), para a "Doutrina Truman", assumindo o comando mundial. Conferncia de Bretton Woods (1944) Foi uma reunio cujo objetivo principal era restabelecer uma ordem monetria internacional de acordo com a nova realidade nas relaes de poder do ps-Segunda Guerra Mundial. Havia a necessidade de se definir as novas regras para regular as relaes econmicas e comerciais entre os pases. Um dos efeitos prticos do sistema Bretton Woods - foi a estipulao do dlar americano com moeda internacional. Pode-se dizer que esta conferncia foi o "pontap inicial" para que fossem surgindo novas organizaes mundiais para atenderem aos interesses da superpotncia norte-americana. Banco Mundial (1944) No incio, ele tinha como misso financiar a reconstruo dos pases devastados na 2 Guerra Mundial e fortalecer o capitalismo. Hoje, sua misso financiamento e emprstimos aos pases em desenvolvimento. Seu funcionamento garantido por quotizaes definidas e reguladas pelos pases membros. Atualmente composto por 184 pases membros com sede em Washington. O Banco Mundial dividido em quatro organizaes para atuao de acordo com objetivos especficos, mas que no fundo se complementam. Dentre elas, o BIRD - Banco Internacional para Reconstruo e Desenvolvimento o mais ligado ao Brasil, pois atua diretamente com os governos dos pases em desenvolvimento com bons antecedentes de crdito, facilitando para que adquiram credibilidade no Mercado Internacional e fazendo a intermediao entre o Mercado Financeiro Internacional.
73

Fundo Monetrio Internacional (FMI - 1945) Assume a responsabilidade de acompanhar, fiscalizar e exigir o cumprimento das medidas impostas pelo BIRD. Busca evitar que desequilbrios nos balanos de pagamentos e nos sistemas cambiais dos pases membros possam prejudicar a expanso do comrcio e dos fluxos de capitais internacionais. O Fundo favorece a progressiva eliminao das restries cambiais nos pases membros e concede recursos temporariamente para evitar ou remediar desequilbrios no balano de pagamentos. Alm disso, planeja e monitora programas de ajustes estruturais e oferece consultoria aos pases membros. A Organizao Mundial do Comrcio (OMC/WTO - 1995) Entidade internacional, hoje formada por 153 pases. Sua misso criar regras para o comrcio entre seus aderentes segundo o princpio da liberalizao no qual no devem existir barreiras (como impostos de importao) para a compra e a venda de produtos, no importa qual seja sua origem. Portanto, busca a reduo dos obstculos ao intercmbio comercial, a elaborao de um cdigo de normas comerciais, bem como atuar como um instrumento de ao internacional no campo do desenvolvimento do comrcio. Regras - As leis da OMC so negociadas entre seus membros. Todos tm poder de voto igual. Os acordos so feitos nas rodadas de negociao (as famosas Rodadas de Doha ). Protecionismo - Os pases ricos gastam bilhes de dlares em subsdios e impem taxas de importao, cotas e restries. As demais naes tambm buscam proteger ramos de sua economia sensveis competio externa. Disputas enquanto no se chega a um acordo sobre os subsdios, os membros da OMC podem usar as regras j acordadas para se proteger. Se no houver um acordo, pode-se iniciar um processo. Caso perca, o ru deve acatar a sentena da OMC, ou sujeitar-se a retaliaes econmicas no mesmo valor do prejuzo causado. Vitrias do Brasil na OMC - Dos 25 principais processos que j iniciou, o pas teve ganho total ou parcial em todos. As maiores vitrias foram na agricultura (acar, soja, suco de laranja), pecuria (carne bovina), aviao (Embraer) e metalurgia. O Consenso de Washington e o Neoliberalismo (1989) Conjunto de medidas formulado em novembro de 1989 por economistas de instituies financeiras baseadas em Washington, como o FMI, o Banco Mundial e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, fundamentadas num texto do economista John Williamson, e que se tornou a poltica oficial do FMI em 1990, quando passou a ser "receitado" para promover o "ajustamento macroeconmico" dos pases em desenvolvimento que passavam por dificuldades. Foi usado ao redor do mundo para consolidar o receiturio de carter neoliberal na onda mundial que teve sua origem no Chile de Pinochet nos anos 70, sob orientao dos Chicago Boys e posteriormente na Inglaterra de Margareth Thatcher e pelos Estados Unidos de Ronald Reagan nos anos 80. O FMI passou a recomendar essas medidas nos pases emergentes, durante a dcada de 90, como sendo uma frmula infalvel, destinada a acelerar seu desenvolvimento econmico. As regras bsicas do Neoliberalismo:

74

1. Disciplina fiscal 2. Reduo dos gastos pblicos 3. Reforma tributria 4. Juros de mercado 5. Cmbio de mercado 6. Abertura comercial 7. Investimento estrangeiro direto 8. Privatizao das estatais 9.Desregulamentao (afrouxamento das leis econmicas e trabalhistas e do controle de capital especulativo) Frum Econmico Mundial (FEM) x Frum Social Mundial (FSM) O FEM uma reunio anual em janeiro entre executivos-chefe das corporaes mais ricas do mundo, alguns lderes polticos nacionais (presidentes, primeiros ministros e outros) e intelectuais e jornalistas seletos - em torno de 2.000 pessoas no total - que geralmente acontece em Davos, Sua. O FEM tem status de consultor da ONU e considerado o representante das ideologias dos pases desenvolvidos (Norte). As ltimas reunies do Frum Econmico Mundial foram marcadas por manifestaes antiglobalizao, aquecimento global e crise de alimentos. Em seus dois mandatos, o presidente Lula compareceu trs outras vezes em Davos - em 2003, 2005 e 2007 -, levando bandeiras como o combate fome e a concluso da Rodada Doha da Organizao Mundial do Comrcio (OMC). Lula no participou do encontro em 2010 por motivos de sade, mas recebeu o prmio de Estadista do Ano oferecido pelo FEM. Contrapondo-se a essa posio ideolgica e a essa entidade, o FSM organizado por diversas ONGs simultaneamente com o FEM. Nele predomina a ideologia de esquerda que prega a luta contra a globalizao econmica e contra o neoliberalismo. Como consenso de parte dos movimentos que compem majoritariamente o frum, produziu-se durante o frum de 2005, em Porto Alegre, o Consenso de Porto Alegre que vai contra o Consenso de Washington . O de 2009 foi realizado em Belm, o de 2010 em Salvador e o de 2011 foi realizado em Dacar, capital do Senegal. Os blocos econmicos no mundo Com a economia mundial globalizada, a tendncia comercial a formao de blocos econmicos. Estes so criados com a finalidade de facilitar o comrcio entre os pases membros. Adotam reduo ou iseno de impostos ou de tarifas alfandegrias e buscam solues em comum para problemas comerciais. rea de Livre Comrcio Em uma rea de livre comrcio, todas as restries ao comrcio dentro da regio devem ser eliminadas, tanto as tarifrias quanto as no tarifrias. Porm, cada um dos pases membros mantm sua poltica comercial em relao ao resto do mundo. Por isso, para que uma rea de livre comrcio possa funcionar adequadamente, precisa incluir um sistema de regras de origem que defina as condies que os produtos trocados devem cumprir para desfrutar do benefcio da tarifa zero. Um artigo produzido num pas poder
75

ser vendido noutro sem quaisquer impedimentos fiscais, respeitando-se apenas as normas sanitrias ou outras legislaes restritivas que eventualmente apaream. Unio Aduaneira Em uma unio aduaneira, os pases no s liberalizam o comrcio dentro da regio (rea de livre comrcio), mas adotam tambm uma poltica comercial comum para o resto do mundo. Adotam uma tarifa externa comum e normas alfandegrias e de procedimento comuns, de tal forma que os bens so tratados da mesma maneira, independentemente do ponto por onde ingressarem na unio aduaneira. No limite, uma unio aduaneira implica desaparecimento das alfndegas internas. Numa Unio Aduaneira, os objetivos so mais amplos, abrangendo a criao de regras comuns de comrcio com pases exteriores ao bloco. Mercado Comum Um mercado comum uma unio aduaneira com polticas comuns de regulamentao de produtos e com liberdade de circulao de todos os trs fatores de produo (terra, capital e trabalho) e de iniciativa. Em tese, a circulao de capital, trabalho, bens e servios entre os membros devem ser to livres como dentro do territrio de cada participante. Unio Econmica e Monetria Implica numa integrao econmica mais profunda, com a adoo das mesmas normas de comrcio interno e externo, unificando as economias e, num estgio mais avanado, as moedas e instituies.

Principais Blocos Econmicos


Unio Europia - UE A Unio Europeia o mais antigo e o melhor estruturado. Sua formao resulta da necessidade dos pases da Europa Ocidental, no ps-Segunda Guerra, e s necessidades dos Estados Unidos que, por meio do Plano Marshall deu incio ao processo de conteno tendncia expansionista sovitica neste continente. A base de tudo se deu em 1944 quando foi criado o Benelux - Unio Econmica entre a Blgica, Holanda e Luxemburgo. Em 1952, foi criada a CECA - Comunidade Europia do Carvo e do Ao, incluindo ao Benelux, a Alemanha Ocidental (RFA), a Frana e a Itlia. Esta unio fica mais fortalecida com a formao do Grupo de Roma, em 1957, formando o MCE Mercado Comum Europeu ou CCE Comunidade Econmica Europeia. Em 1948, foi criada a Organizao Europeia de Cooperao Econmica (OECE) para administrar os recursos do Plano Marshall na reconstruo dos pases da Europa ocidental. Em 1961, essa organizao foi substituda pela Organizao de Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE - Tambm chama da de "Clube dos Ricos"), que tem objetivos mais amplos e rene pases de vrias partes do mundo. Em 1959/60, foi criada e implantada a AELC - Associao Europeia de Livre Comrcio, unindo o Reino Unido com os pases escandinavos, mas aos poucos esses pases entraram no MCE.
76

Nas dcadas de 60 e 70, outros membros so incorporados ao MCE, mas a geopoltica mundial, com o acirramento da Guerra Fria (EUA x URSS), impede um maior avano em sua organizao. Nas dcadas de 80/90, as mudanas internacionais, principalmente com a reduo dos riscos de uma guerra nuclear entre as superpotncias, abrem espao para que propostas mais ousadas sejam retomadas pelos pases europeus. 1986 O Ato nico Europeu. Proposta de transformao do MCE em CE - Comunidade Europeia. 1991/1992 Tratado de Maastricht. O tratado assinado na cidade holandesa de Maastricht estabeleceu competncias supranacionais, como o mercado nico e os fundos estruturais, alm de ampliar a noo de cidadania europeia. Representou tambm um grande passo em direo unio econmica e monetria do continente, determinando que os pases-membros que cumprissem os critrios econmicos estabelecidos adotariam a moeda nica o Euro em 1 de novembro de 1999. Alm disso, apontou para uma maior cooperao entre os governos no que concerne poltica exterior, segurana comum, justia e aos assuntos internos. Tratado de Maastricht consagrou oficialmente a denominao Unio Europeia que, a partir da, substituiu a de Comunidade Europeia. A ratificao de seus termos foi aprovada por referendos nos diversos pases-membros, entrando em vigor em 2 de novembro de 1993. 1992 Tratado do Porto Os pases mais ricos priorizam seus investimentos na recuperao dos pases-membros mais pobres, investindo em larga escala nos pases atlnticos ou mediterrneos, como Portugal, Espanha, Grcia, centrosul da Itlia e na Repblica da Irlanda. Estava avanando o pensamento neoliberal com a proposta de reduzir a capacidade de influncia do Estado na economia, diminuindo o welfare state - isto , o estado do bem estar social, provocando queda na qualidade de vida das populaes e ressurgindo o etnoxenofobismo, com a criao de grupos radicais na Europa e com riscos da ultradireita reconquistar o poder em alguns pases membros. 1993 - Incio de implantao do Tratado de Maastricht Livre trnsito de pessoas, mercadorias, capital e tecnologia entre os pases-membros. O melhor exemplo desta situao foi o elevado processo de migrao das regies perifricas em direo aos pases centrais, gerando uma superoferta de mo de obra, menos qualificada, ao mesmo tempo em que os pases centrais estavam entrando para a fase ps-urbano/industrial, em que as novas formas de produo, com novas mquinas substituindo os trabalhadores. Este foi um dos principais fatores que acabaram gerando o recrudescimento dos grupos radicais racistas e neonazistas. 1999 - Implantao parcial do EURO - moeda nica 11 pases adotam o Euro como oficial em perodo de transio. 2002 - Adoo do Euro O Euro passa a circular como dinheiro para todos os pases membros que aprovaram a troca (atualmente 16) e para os pases-satlites como Andorra, Vaticano, San Marino e Mnaco.

77

A Unio Europeia hoje A Unio Europeia passa por uma das maiores crises de sua histria. O projeto de Constituio, que visa a consolidar a integrao do bloco e deveria ser aprovado por todos os pases-membros para entrar em vigor, foi rejeitado em plebiscitos na Frana e na Holanda. Constituio O projeto de Constituio da UE prev a criao dos cargos de presidente e ministro das Relaes Exteriores o que simboliza a unificao das polticas externa e de segurana do bloco e o fim da exigncia de unanimidade entre os pases membros na tomada de decises importantes. Por que o no ? - Grande parte dos franceses votou contra o projeto de Constituio por dois motivos principais: expressar descontentamento com o governo do presidente Jacques Chirac, defensor do sim , e a aplicao das diretrizes da UE no pas; e o medo de que as polticas neoliberais do bloco acabem com o Estado de bem-estar social vigente no pas. 2009 Tratado de Lisboa Inicialmente conhecido como Tratado Reformador, assinado em 2007, entrou em vigor em 1 de dezembro de 2009. Importantes mudanas incluram o aumento de decises por votao por maioria qualificada no Conselho da Unio Europeia, o aumento do Parlamento Europeu, no processo legislativo por meio da extenso da codeciso com o Conselho da Unio Europeia, e a criao de um Presidente do Conselho Europeu, com um mandato mais longo, e um Alto Representante da Unio para os Negcios Estrangeiros e a Poltica de Segurana, apresentando uma posio unida sobre as polticas da UE. O Tratado tambm fez com que a Carta da Unio em matria de direitos humanos, a Carta dos Direitos Fundamentais, se tornasse juridicamente vinculativa. ALCA e o NAFTA No final da dcada de 80 e incio de 90, o Presidente George Bush passa a defender "a iniciativa para as Amricas com a proposta de uma rea de livre comrcio para todos os pases da Amrica com exceo de Cuba que permaneceria sofrendo o boicote americano a proposta de criao da ALCA - Acordo de Livre Comrcio para as Amricas. Este acordo foi delineado na Cpula das Amricas realizada em Miami, em 1994. A proposta do ALCA de criar uma rea de livre comrcio na Amrica, por isso bom no confundir com a ideia de mercado comum, pois zona de livre comrcio no permite o livre trnsito de pessoas, capital, tecnologia e mercadorias e nem prope a unificao de tarifas e impostos entre os pases membros. Na impossibilidade de implantao rpida do ALCA, os pases Latino-Americanos mais importantes, principalmente o Brasil, contestam o contedo da proposta por no incluir questes sociais e somente econmicas; os EUA elaboram um projeto alternativo, criando o NAFTA - Mercado Livre da Amrica do Norte.
78

O Tratado Norte-Americano de Livre Comrcio (North American Free Trade Agreement) ou NAFTA um tratado envolvendo Canad, Mxico e Estados Unidos da Amrica numa atmosfera de livre comrcio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os trs pases. O NAFTA entrou em efeito em 1 de janeiro de 1994 com um prazo de 15 anos para a total eliminao das barreiras alfandegrias entre os trs pases. Diferentemente da Unio Europeia, a NAFTA no cria um conjunto de corpos governamentais supranacionais, nem cria um corpo de leis que seja superior lei nacional.

APEC
A APEC um bloco que engloba economias asiticas, americanas e da Oceania. Sua formao deveu-se crescente interdependncia das economias da regio da sia-Pacfico. Foi criada em 1989, inicialmente apenas como um frum de discusso entre pases da ASEAN (Association of the SouthEast Asian Nations) e alguns parceiros econmicos da regio do Pacfico, se tornando um bloco econmico apenas em 1993, na Conferncia de Seattle, quando os pases se comprometeram a transformar o Pacfico numa rea de livre comrcio. A APEC tem vrios membros, tais como: Austrlia; Canad; Chile; China; Hong Kong; Indonsia; Japo; Coria do Sul; Mxico; Nova Zelndia; Papua New Guinea; Peru; Filipinas; Rssia; Cingapura; Taipei; Tailndia; Estados Unidos e Vietnam.

ASEAN
Criada em 1967, na Tailndia, a Associao das Naes do Sudeste Asitico tem como objetivo principal assegurar a estabilidade poltica como uma maneira de acelerar o desenvolvimento no Sudeste asitico. Esta associao possui programas de cooperao entre os membros em diversas reas como transportes, educao e energia. Em 1992, os membros assinaram um acordo com o objetivo de eliminar as barreiras econmicas e alfandegrias. Membros: Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonsia, Laos, Malsia, Mianmar, Tailndia, Vietn.

O MERCOSUL Mercado Comum do Sul


A Amrica Latina, desde os anos 80, assistiu ao esgotamento da industrializao por substituio de importaes e transio dos regimes autoritrios democracia. A abertura das economias nacionais, a transformao do aparelho estatal, a consolidao dos regimes democrticos e o encerramento da maior parte dos conflitos armados regionais ou internos no bastaram para solucionar os problemas acumulados na dcada precedente. Depois da "dcada perdida" na economia dos anos 80, os custos sociais dos ajustes estruturais dos anos 90 provocaram uma desintegrao generalizada das sociedades do subcontinente. O Mercosul foi criado em maro de 1991, pelo Tratado de Assuno entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Tratava-se de uma continuidade e aprofundamento do acercamento Brasil-Argentina, iniciado em 1986, pelos presidentes Jos Sarney e Raul Alfonsin. Por meio da integrao com os pases vizinhos, alm de benefcios econmicos mais imediatos, seria reforada a base regional como forma de incrementar a participao do Brasil e de seus parceiros platinos
79

no plano mundial. Quando os EUA anunciaram a criao do NAFTA, o Brasil reagiu, lanando em 1993, a iniciativa da ALCSA (rea de Livre Comrcio Sul-Americana) e estabelecendo com os pases sul-americanos e africanos a Zona de Paz e Cooperao do Atlntico Sul (ZoPaCAS), numa estratgia de crculos concntricos a partir do Mercosul. O Mercosul, em negociaes com a Unio Europeia, culminou com a assinatura do primeiro acordo interblocos econmicos, o Acordo Marco Inter-regional de Cooperao Unio Europeia-Mercosul, assinado em Madrid em dezembro de 1995. O que o Mercosul do ponto de vista comercial? O Mercosul hoje uma rea de livre comrcio incompleta em que a totalidade dos bens comercializada livre de tarifas. Em matria de poltica comercial externa comum, o Mercosul tambm est na metade do caminho porque, embora exista formalmente uma tarifa externa comum (caractersticas de uma Unio Aduaneira), ela tem uma srie de perfuraes que fazem com que, na prtica, nem todos os pases apliquem a mesma tarifa para um produto similar e da mesma origem. Em 1991, o Tratado de Assuno, assinado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai buscava ser um bloco econmico nos moldes de uma Unio Aduaneira por meio da eliminao progressiva das tarifas alfandegrias entre os pases-membros e da adoo de uma tarifa externa comum (TEC) para a comercializao com os outros pases no pertencentes ao bloco. Mas at 1995, o Mercosul funcionou apenas como uma Zona de Livre Comrcio. A partir desse ano foi oficializada a constituio da Unio Aduaneira, mesmo que ainda incompleta. Venezuela - Ingresso do pas no bloco ainda depende de aprovao do plenrio do Senado e do Paraguai

Os Tigres Asiticos
O Japo, que saiu da segunda guerra mundial destrudo, adquiriu capacidade industrial, comercial e financeira e, na dcada de 70, ampliou sua influncia para a Coria do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong, os chamados Tigres Asiticos (ou Drages Asiticos). Mo-deobra barata e incentivos s indstrias caracterizam os Tigres que ampliaram suas exportaes mundialmente. Em qualquer loja possvel ver produtos made in Taiwan.

BRASIL - ECONOMIA E RELAES INTERNACIONAIS Ao brasileira na OMC Hoje, de acordo com a Organizao Mundial do Comrcio, os subsdios produo agrcola somam cerca de 120 bilhes de dlares nos Estados Unidos, nos pases da Unio Europeia e no Japo. As tarifas de importao ultrapassam 900% em certos casos. Isso afeta diretamente o Brasil que poderia ganhar cerca de
80

6 bilhes de dlares a mais por ano se tivesse mais oportunidades de vender seus produtos nos mercados dos pases desenvolvidos.

Brasil economia mundial61 A diplomacia brasileira tem sido atuante na OMC, buscando retirar obstculos da rota de nossos produtos. At o momento, o pas j iniciou mais de 20 contenciosos no rgo e venceu a Argentina em disputas sobre txteis e Frangos. A Unio Europeia imps sobretaxas ao Frango brasileiro por duas vezes e teve de recuar em ambas. As principais decises a favor do Brasil ocorreram quando a OMC condenou os EUA por injetar 3 bilhes de dlares por ano na produo do algodo, o que baixou artificialmente seu preo no mercado mundial, e a Unio Europeia, por favorecer o acar produzido na Europa, prejudicando os produtores de fora de suas fronteiras, Nestes casos, o Brasil ganhou o direito de reparaes no valor do que havia perdido. As Rodadas de Doha Negociaes da OMC As tentativas de reduzir as diferenas no quadro da OMC ocorrem nas rodadas de negociao, em que os membros debatem o que precisa ser feito e tentam acordos, o que pode levar anos. Desde 2001, estava em curso a Rodada de Doha com previso para terminar em 2006 e cujo objetivo central reduzir os subsdios agrcolas e limitar as tarifas de importao. Acontece que os pases em litgio no conseguiram superar as diferenas e a rodada foi suspensa em meados de julho de 2006 sem conseguir chegar a nenhum acordo. A rodada de Doha comeou em Doha (Qatar) em 2001, e negociaes subsequentes tiveram lugar em: Cancn (Mxico) 2003, Genebra (Sua) 2004, Paris (Frana) 2005, Hong Kong (China) 2005,e Potsdam (Alemanha) 2007. Para a rodada avanar, exigem-se concesses dos pases desenvolvidos, como um corte considervel dos subsdios agrcolas que os
61

Disponivel em http://montanhasrn.wordpress.com/2012/03/07/por-pouco-brasil-passa-reino-unido-e-se-torna-6a-economiaglobal/. Acesso 03 mar 2013.


81

EUA concedem a seus produtores e uma reduo substancial nas taxas de importao que protegem os europeus da concorrncia no setor agropecurio. Na reunio de janeiro de 2007 do Frum Econmico Mundial, em Davos, na Sua, os principais pases envolvidos tentaram acertar as bases para a retomada da Rodada de Doha. As divergncias, porm, ainda se mantinham, e no havia sinal de que as negociaes pudessem recomear. Cpula do G20 O Grupo dos 20 (ou G20) um grupo formado pelos ministros de finanas e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a Unio Europeia. Foi criado em 1999, aps as sucessivas crises financeiras da dcada de 1990. Fim do G-8, a consolidao do G-20 e a disparada do BRIC O debate que est sendo lanado pelas declaraes do ministro brasileiro sobre: a morte anunciada do G8, sua eventual substituio pelo G20 e se o grupo cumpriria melhor funes hoje supostamente desempenhadas pelo G8 . Para muitos analistas e governantes, o BRIC (Brasil, Rssia, ndia e China) sero as novas potncias econmicas j nas prximas dcadas. O bloco possui, indiscutivelmente, grandes vantagens comparativas e competitivas. Ao todo, so aproximadamente trs bilhes de pessoas que precisam de solues para os principais problemas mundiais, como distribuio de renda, sade e educao.

Destaque: O BRICS

A CRISE ECONMICA AMERICANA E O MUNDO 2007/2009


A crise no mercado hipotecrio dos EUA uma decorrncia da crise imobiliria e deu origem, por sua vez, a uma crise mais ampla no mercado de crdito de modo geral. O principal segmento afetado foi o de hipotecas chamadas de "subprime", que embutem um risco maior de inadimplncia. O mercado imobilirio americano passou por uma fase de expanso acelerada logo depois da crise das empresas "pontocom", em 2001. Os juros do Federal Reserve (Fed, o BC americano) vieram caindo para que a economia se recuperasse e o setor imobilirio se aproveitou desse momento de juros baixos. A demanda por imveis cresceu, devido s taxas baixas de juros nos financiamentos imobilirios e nas hipotecas.
82

Em 2005, o "boom" no mercado imobilirio j estava avanado; comprar uma casa (ou mais de uma) tornou-se um bom negcio, na expectativa de que a valorizao dos imveis fizesse da nova compra um investimento. As empresas financeiras especializadas no mercado imobilirio, para aproveitar o bom momento do mercado, passaram a atender o segmento "subprime". O cliente "subprime" um cliente de renda baixa, por vezes com histrico de inadimplncia e com dificuldade de comprovar renda. Esse emprstimo tem, assim, uma qualidade mais baixa, ou seja, cujo risco de no ser pago maior, mas oferece uma taxa de retorno mais alta, a fim de compensar esse risco.

62

Em busca de rendimentos maiores, gestores de fundos e bancos compram esses ttulos "subprime" das instituies que fizeram o primeiro emprstimo e permitem que uma nova quantia em dinheiro seja emprestada, antes mesmo do primeiro emprstimo ser pago. Tambm interessado em lucrar, um segundo gestor pode comprar o ttulo adquirido pelo primeiro, e assim por diante, gerando uma cadeia de venda de ttulos. Porm, se a ponta (o tomador) no consegue pagar sua dvida inicial, ele d incio a um ciclo de no recebimento por parte dos compradores dos ttulos. O resultado: todo o mercado passa a ter medo de emprestar e comprar os "subprime", o que termina por gerar uma crise de liquidez (retrao de crdito). Aps atingir um pico em 2006, os preos dos imveis, no entanto, passaram a cair: os juros do Fed, que vinham subindo desde 2004, encareceram o crdito e afastaram compradores com isso a oferta comea a superar a demanda e desde ento o que se viu foi uma espiral descendente no valor dos imveis. Com os juros altos, o que se temia aconteceu: a inadimplncia aumentou e o temor de novos calotes fez o crdito sofrer uma desacelerao expressiva no pas como um todo, desaquecendo a maior economia do planeta com menos liquidez (dinheiro disponvel), menos se compra, menos as empresas lucram e menos pessoas so contratadas.
62

Disponivel em https://sites.google.com/site/historiaparapensar/. Acesso em 03 mar 2013.


83

COMO COMEOU A CRISE 1. IMVEIS VALORIZADOS Com juros baixos e crdito farto, os preos dos imveis nos EUA tiveram forte valorizao, encorajando muturios a refinanciar suas hipotecas. Os bancos davam aos muturios uma diferena em dinheiro, utilizada para consumir. Para captar dinheiro, os bancos criaram instrumentos financeiros complexos chamados ttulos lastreados em hipotecas (uma espcie de nota promissria garantida pelas hipotecas) e venderam para investidores que tambm emitiram seus prprios ttulos lastreados nesses ttulos e passaram-nos para frente, espalhando-os por todo sistema bancrio. As taxas de juros comearam a subir para combater a inflao enquanto os preos dos imveis passaram a cair fazendo com que as mensalidades da casa prpria ficassem mais caras. A inadimplncia disparou e, assim, os ttulos que eram garantidos por essas hipotecas perderam valor.

SER CIDADO?
Cidadania! O que ser cidado?
A Constituio Federal Constituio o conjunto de normas bsicas de um pas. Estas normas bsicas estabelecem a forma de governo, a forma de Estado, como os representantes do povo so eleitos, as pessoas que podem votar e ser votadas, assim como os direitos das pessoas e da sociedade. Essas normas tratam tambm dos deveres do poder pblico e da maneira como ele se relaciona com a populao. A atual Constituio Brasileira foi promulgada em 1988.

Quer ouvir o texto de nossa Constituio Federal? O direito a vida


63

O direito a vida o mais fundamental de todos os direitos, j que se constitui em pr-requisito existncia e no exerccio de todos os demais direitos. Falar do direito vida tratar do direito de lutar pelo viver, de defender a prpria vida e de permanecer vivo. o direito de no ter interrompido o processo vital, cabendo ao Estado assegur-lo em sua dupla acepo: o direito de continuar vivo e o de ter uma vida digna com condies mnimas de sobrevivncia.

Leia mais ... O direito a vida


63

Disponvel em http://unipmarques.wordpress.com/2008/04/02/direito-a-vida/. Acesso em 26 set 2012.


84

Os direitos humanos
Quando falamos sobre os direitos humanos nos referimos ao conjunto mnimo de direitos necessrios para assegurar a vida digna do ser humano. O rol de direitos humanos vasto e abrange, entre outros, o direito vida, liberdade, igualdade, educao, sade, moradia, entre outros. Tais direitos so universais, ou seja, so de todos, no importando a nacionalidade, credo, etnia, opinio poltica etc., assim como so indivisveis. Direitos humanos so todos aqueles que precisam ser reconhecidos pelo Estado, necessariamente, para que as pessoas vivam com dignidade. O ser humano tem direito vida, sade, liberdade, igualdade, privacidade, educao, informao, alimentao adequada. Esses direitos precisam ser respeitados e imprescindvel que a sociedade os reconhea por meio de seus representantes que devem estabelecer polticas que os concretizem.

Leia mais .... Declarao dos Direitos Humanos

A dignidade da pessoa humana


Dignidade o sentimento e a conscincia que cada pessoa tem sobre seu prprio valor. , tambm, o respeito que a comunidade tem pelas pessoas que nela vivem, o reconhecimento do valor individual de cada um. A dignidade fundamental para o reconhecimento do direito liberdade, justia, intimidade, sade, educao, ao lazer, entre outros, e reconhecida como fundamento da Repblica pela Constituio.

A sociedade livre, justa e solidria


Sociedade livre aquela em que os seus membros estabelecem livremente as regras a que querem se sujeitar por meio de seus representantes e necessrias convivncia social. Justa a sociedade em que essas normas no estabelecem discriminao entre seus membros, em razo de origem, raa, sexo, convico religiosa ou filosfica etc., mas a todos asseguram oportunidades e meios para se realizarem, conforme seus desejos e aptides. Solidria uma sociedade em que seus membros no apenas buscam sua realizao pessoal, mas tambm contribuem para a realizao dos outros, especialmente daqueles que apresentem maior fragilidade individual.

Liberdade! Ah a liberdade !
Todos os homens nascem livres e a liberdade a possibilidade de agir segundo as prprias convices e opes e de locomover-se sem limitaes. A liberdade s pode ser restringida quando h prtica de conduta prevista como crime nas leis do pas.

85

Revoluo Francesa 64 Destaque: Leia mais ... http://hdr.undp.org/en/media/hdr04_po_chapter_1.pdf

O direito e ir e vir
65

o direito garantido pela Constituio Federal a todo cidado de locomover-se livremente pelo territrio nacional em tempo de paz, nas ruas, praas e demais locais pblicos, podendo neles entrar, permanecer e sair, sem a necessidade de prvia autorizao. DESTAQUE: Leia mais ... Protestos so legtimos mas ...

O direito intimidade e privacidade


Direito intimidade consiste no direito de estar s, de proteger as relaes subjetivas, os segredos ntimos da pessoa, relativos vida amorosa e familiar, s convices pessoais e relaes de amizade, dor pela perda de ente querido e existncia de enfermidades etc., de modo a impedir intromisses na vida interior. Direito intimidade pode ser definido como o direito de o indivduo estar consigo mesmo, sem ser perturbado por outro ou pelo Estado. A intimidade se situa num espao mais restrito que a privacidade e, consequentemente, tem uma proteo ainda maior. Diz respeito s convices de foro ntimo, aos pensamentos, aos atos praticados na solido ou
64 65

Disponvel em http://www.ohistoriador.com.br/historia-contemporanea/a-revolucao-francesa/. Acesso em 26 set 2012. Disponvel em http://www.midiaindependente.org. Acesso em 26 set 2012.
86

partilhados por aquele que comunga do mesmo propsito, tal como a prtica sexual e as conversas ntimas. Apenas em situaes excepcionais e cercadas de muitas cautelas, que o Estado pode intervir em alguma parte dessa esfera de direito, como na interceptao de comunicao telefnica para apurar prtica de crime. J o direito privacidade a possibilidade assegurada pessoa de ter reservado um espao de sua vida em que esteja a salvo da intromisso de outra pessoa ou do Estado, desde que, nesse espao, no pratique atos que agridam o direito do outro. Assim, a residncia, as relaes de amizade ou afetivas, as atividades e despesas domsticas so exemplos de espao da privacidade do indivduo. A extenso desse espao e sua preservao podem variar de acordo com o papel que o indivduo representa na sociedade. Desta forma, por exemplo, as relaes de amizade e as despesas domsticas de uma pessoa que exera determinado cargo pblico podem, eventualmente, ser de interesse pblico.

Saiba mais ... Caiu na rede pblico !

O direito igualdade
A Constituio da Repblica Federativa do Brasil afirma que todos os homens nascem livres e so iguais. As leis valem para todos e proibido discriminar as pessoas que devem ser tratadas de maneira igual pelo Estado e por todos. Direito igualdade o direito de ser diferente tambm.

Leia mais .... Poder do tempo .. tempo do poder

Direito informao?
Todos os cidados precisam saber o que acontece sua volta, tm direito de conhecer os atos praticados pelas pessoas que exercem funes administrativas da sociedade. A imprensa, jornais, rdio, televiso e as demais mdias, devem ser livres para poder relatar s pessoas, com preciso, os fatos que acontecem no mundo. A internet, hoje, exerce tambm papel importante para que o direito informao seja assegurado e garantido. Com as novas tecnologias de informao e comunicao, o acompanhamento, a identificao, o controle e a fiscalizao de atividades e de pessoas atingiram um nvel que antes s era imaginado no terreno da fico cientfica. Hoje temos cmeras de filmagem internas em bancos, supermercados, reparties, museus, nibus, restaurantes, rodovias e em residncias particulares. As cmeras escondidas tm sido os algozes de corruptos bem como as escutas telefnicas, autorizadas pela justia ou clandestinas. Os telefones celulares so acusados de facilitar o crime. Criminosos, dentro de
87

prises, por meio desses aparelhos, comandam atividades dos comparsas nas ruas. E a Internet um caminho aberto para todo o tipo de busca e invaso. Informaes pessoais coletadas com fins especficos e limitados trafegam com a maior facilidade por inmeros caminhos via satlite, fibra tica, pela Internet, com total desprezo pela privacidade, na nsia de lucros a todo custo. O comrcio eletrnico no se limita a vender para quem pede, mas tornou-se um instrumento de coleta de dados e informaes para montar o perfil de cada usurio e induzilo a futuras compras. Veja, dezembro 2008

Leia mais ... Corrupo no futebol

A liberdade de conscincia e de crena


A liberdade de conscincia tem relao com a livre manifestao do pensamento e com a livre expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao. J a liberdade de crena relaciona-se pratica de rituais religiosos. Ambas expressam o direito que todos tm de aderir, criar ou recusar qualquer crena religiosa e de exercer livremente qualquer culto religioso, em recinto pblico ou particular, desde que no se atente ordem pblica e aos bons costumes, bem como de seguir, ou no, qualquer corrente filosfica, cientfica ou poltica.

A liberdade de expresso
a possibilidade que todos tm de expressar seus pensamentos e suas opinies, sem censura. proibido reprimir a liberdade de expresso. No se pode, no entanto, expressar opinies racistas e discriminatrias e, se algum se sentir ofendido, de alguma forma, com manifestaes de pensamento, pode procurar o Poder Judicirio para punio ou reparao. O Brasil presenciou a instalao de um marco constitucional ps-redemocratizao de indubitvel garantia das liberdades de expresso e de imprensa, o qual, adicionalmente, lanou as bases para a instalao de um sistema de comunicao social em consonncia com os regimes internacionais mais avanados na matria.

Os direitos polticos
So os direitos que permitem ao cidado participar da soberania popular, ou seja, exercer de forma concreta a liberdade de participao nos negcios polticos do Estado. Decorre do princpio democrtico inscrito no art. 1, pargrafo nico, da Constituio Federal, que afirma que todo poder emana do povo. So direitos polticos: o direito de votar e ser votado, a iniciativa popular de lei, a ao popular e a participao em partidos polticos.
88

A DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANSOIGUALDADE DE GNERO documento internacional, elaborado em 1948 pela Assembleia Geral da Organizao das Naes Unidas
que contm a lista dos principais direitos dos seres humanos, entre eles o direito vida, igualdade, liberdade, integridade fsica, ao trabalho, a um padro de vida capaz de assegurar a si e sua famlia sade e bem estar, entre outros. A Declarao Universal foi aprovada com o apoio do Brasil, que deve implementar suas diretrizes.

Saiba mais sobre os Declarao dos Direitos Humanos


89

Brasil diz no ideia da ONU de pr fim PM 19 de setembro de 2012 | 9h 57 JAMIL CHADE, COM A COLABORAO DE BRUNO PAES MANSO - Agncia Estado Sob o argumento de que fere a Constituio, o Brasil rejeitou na tera-feira (18) proposta apresentada na Organizao das Naes Unidas (ONU) para acabar com a Polcia Militar. De uma lista de 170 sobre polticas de direitos humanos, a recomendao foi a nica negada. Para o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polcias Militares, houve um equvoco na interpretao do texto - uma compilao de sugestes de diferentes pases, incorporadas pelas Naes Unidas. Segundo o documento entregue pelo Brasil, publicado na tera-feira (18) no site da ONU, Braslia rejeitou a ideia, da Dinamarca, para "trabalhar na direo de abolir o sistema separado de Polcia Militar". Durante a reunio de maio em Genebra, diversos pases europeus criticaram abertamente a violncia usada pela Polcia Militar e apontaram a preocupao em relao aos nmeros de mortes em operaes. A resposta foi clara. "A recomendao no tem o apoio do Brasil, diante da Constituio, que prev a existncia de foras policiais militares e civis", indica o documento. "Foras policiais civis so responsveis pelo trabalho de polcia judiciria e pela investigao de ofensas criminais, salvo ofensas militares", explicou. "Foras policiais militares so responsveis pelo policiamento ostensivo e pela preservao da ordem pblica", completa. O governo ainda indicou que estava adotando medidas para melhorar o controle sobre os policiais, como a criao de um ombudsman. Alm disso, estariam treinando de forma permanente os policiais em termos de direitos humanos. Nos ltimos anos, diversos organismos da ONU criticaram as mortes ocorridas no Brasil por parte das foras de ordem e apontaram o fenmeno como uma das principais violaes de Direitos Humanos no Pas. Realizado a cada quatro anos, o evento em que o documento foi apresentado serve para sabatinar Estados sobre polticas de direitos humanos e governos de todo o mundo apresentam recomendaes em relao a questes como sade, educao e a situao de minorias. Na quinta-feira (20), aps avaliao das sugestes, o governo brasileiro volta tribuna do Conselho de Direitos Humanos para informar os membros sobre quais medidas foram aceitas. Em quatro anos, a ideia que as propostas aceitas pelo Brasil acabem sendo reavaliadas pelos demais governos, que cobraram a aplicao das recomendaes. Equvoco Para o Conselho Nacional do Comando de Comandantes-Gerais das Polcias Militares, o documento da ONU no sugeriu o fim das Polcias Militares. Na viso dos conselheiros, houve equvocos na traduo que levaram os brasileiros a acreditar que era pedido o fim da PM. "O que a Dinamarca sugeriu foram medidas para acabar com a violncia extralegal praticada por grupos de extermnio", argumenta o coronel Atair Derner Filho, da PM de Santa Catarina e secretrio-geral do Conselho. O coronel afirma que a ONU, inclusive, usa o servio de policiais militares brasileiros para treinar foras de segurana em pases com instabilidade poltica, como Haiti e Timor Leste. "Como no houve recomendao para extino da PM, no documento atual, ao qual tivemos acesso, de novo no localizamos esse debate", disse o coronel. As informaes so do jornal O Estado de S.Paulo.

90

O PLURALISMO
Pluralismo a concepo poltica que se ope concentrao do poder do Estado, ou de qualquer indivduo/grupo, permitindo a participao poltica de diferentes grupos, em especial das minorias, de sorte a poder influenciar decises polticas sobre as questes que lhes interessam. O pluralismo poltico se configura nas liberdades de expresso, manifestao, reunio, associao, criao cultural e artstica, comunicao, informao e discusso, sendo um dos fundamentos do Estado democrtico de direito.

Liberdade de expresso um direito de todos ns!


Saiba mais sobre pluralismo poltico

A IGUALDADE DE GNERO
O termo gnero usualmente conhecido como relaes entre homens e mulheres. As relaes de gnero podem ser estudadas a partir da identidade feminina e masculina. Uma anlise de gnero pode se limitar a descrever essas relaes. A palavra gnero vem sendo utilizada com o propsito de viabilizar a igualdade entre homens e mulheres. As mulheres brasileiras vm conquistando o mercado de trabalho, ocupando assentos das universidades e estando protegidas com uma lei que pune a violncia domstica. Temos hoje uma mulher presidente e, pela primeira vez na histria do pas, mulheres no cargo de ministras de governo. No entanto, ainda estamos longe de alcanar a igualdade de gnero. Apesar de serem 51,3% da populao brasileira, a presena feminina no mercado de trabalho e na educao marcada por distores em relao aos homens. E, embora a criao Lei Maria da Penha seja um grande avano no combate violncia, sua efetivao enfrenta dificuldades.

66

66

Disponvel em http://www.portalodm.com.br/desigualdade-de-genero-persiste-por-tras-da-igualdade-social--n--613.html. Acesso em 26 set 2012


91

No mercado de trabalho, os nmeros indicam uma grande participao feminina. Em 2009, 58,8% das mulheres com mais de 16 anos, portanto, que fazem parte da populao economicamente ativa (PEA) do pas, estavam trabalhando, de acordo com Anurio das Mulheres Brasileiras 2011, levantamento da Secretaria de Polticas para as Mulheres (SPM), do governo federal e do Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos (Dieese). J entre os homens com mais de 16 anos, esse percentual chegava a 81,5%. Tal diferena est ligada deficincia da infraestrutura dedicada mulher. Segundo o Anurio, a falta de creches, por exemplo, um dos maiores entraves para que as mulheres aumentem sua participao no mercado de trabalho. Em 2009, as creches atendiam apenas 18,4% das crianas at 3 anos de idade. As mulheres tm ampliado sua participao na sociedade e no mercado de trabalho, porm ainda tm dificuldade de insero em setores com maior remunerao. Mesmo as mulheres representando a maior parte com nvel superior (53,6%- sendo que a dos homens de 51,3%), nos cargos com nvel superior completo, elas recebem apenas 63,5% do salrio dos homens. Ou seja, as mulheres entraram no mercado de trabalho, mas em empregos menos qualificados, em vias de extino, com salrios mais baixos.

VOC PRECISA SABER


Um ano de Primavera rabe, a primavera inacabada
ESPECIAL: Onda de protestos se espalhou pelo Oriente Mdio e norte da frica, derrubou quatro ditadores em um ano e matou milhares67
Hani Mohammed/AP

Em dezembro de 2010, um jovem tunisiano, desempregado ateou fogo ao prprio corpo como manifestao contra as condies de vida no pas. Ele no sabia, mas o ato desesperado que terminou com a prpria morte, seria o pontap inicial do que viria a ser chamado mais tarde de Primavera rabe. Protestos se espalharam pela Tunsia, levando o presidente Zine el-Abdine Ben Ali a fugir para a Arbia Saudita apenas dez dias depois. Ben Ali estava no poder desde novembro de 1987. Inspirados no "sucesso" dos protestos na Tunsia, os egpcios foram s ruas. A sada do presidente Hosni Mubarak, que estava no poder havia 30 anos, demoraria um pouco mais. Enfraquecido, ele renunciou dezoito dias depois do incio das manifestaes populares, concentradas na praa Tahrir (ou praa da Libertao, em rabe), no

67

Disponvel em http://topicos.estadao.com.br/primavera-arabe. Acesso em 25 set 2012


92

Cairo, a capital do Egito. Mais tarde, Mubarak seria internado e, mesmo em uma cama hospitalar, seria levado a julgamento. A Tunsia e o Egito foram s urnas j no primeiro ano da Primavera rabe. Nos dois pases, partidos islmicos saram na frente. A Tunsia elegeu, em eleies muito disputadas, o Ennahda. No Egito, a Irmandade Muulmana despontou como favorito nas apuraes iniciais do pleito parlamentar. A Lbia demorou bem mais at derrubar o coronel Muamar Kadafi, o ditador que estava havia mais tempo no poder na regio: 42 anos, desde 1969. O pas se envolveu em uma violenta guerra civil, com rebeldes avanando lentamente sobre as cidades ainda dominadas pelo regime de Kadafi. Trpoli, a capital, caiu em agosto. Dois meses depois, o caricato ditador seria capturado e morto em um buraco de esgoto em Sirte, sua cidade natal. O ltimo ditador a cair foi Ali Abdullah Saleh, presidente do Imen. Meses depois de ficar gravemente ferido em um atentado contra a mesquita do palcio presidencial em Sanaa, Saleh assinou um acordo para deixar o poder. O vice-presidente, Abd Rabbuh Mansur al-Radi, anunciou ento um governo de reconciliao nacional. A sada negociada de Saleh foi tambm fruto de presso popular.

Estopim de revolta, filme insulta profeta Maom


Na produo o profeta fundador do Isl retratado como pedfilo, bissexual e sanguinrio68 Veja o que diz o jornal O Estado de S. Paulo: WASHINGTON- Estopim da nova onda de protestos no mundo islmico, o filme Inocncia dos Muulmanos retrata o profeta Maom como um adltero, bissexual, pedfilo e sanguinrio. Aparentemente, os 14 minutos postados na internet so um trailer de um longa-metragem de duas horas escrito, produzido e dirigido por um cidado americano de origem israelense de 56 anos que usa o pseudnimo de Sam Bacile. Nir Elias/Reuters Muulmanos seguram cartazes numa manifestao contra o filme, em Israel. Veja tambm: "Esse um filme poltico", afirmou Bacile Associated Press. "Os EUA perderam muito dinheiro e muitas pessoas em guerras no Iraque e no Afeganisto, mas estamos lutando com ideias." De acordo com a agncia de notcias, o cineasta decidiu se esconder por temer represlias. Para o jornal Wall Street Journal, Bacile foi mais direto. "O Isl um cncer", disse. Em trechos disponveis no YouTube, o profeta aparece tendo relaes sexuais com vrias mulheres. Para os muulmanos, qualquer representao de Maom blasfmia. Pastor Terry Jones Bacile recebeu apoio do pastor da Flrida Terry Jones que ameaou fazer uma fogueira de exemplares do Alcoro, enfurecendo multides no mundo islmico. O chefe do Estado-Maior dos EUA, Michael Mullen, telefonou a Jones pedindo que ele mude de posio. O Egito determinou a incluso na lista de procurados do pastor americano e nove coptas (cristos egpcios) que vivem nos EUA. Eles so acusados de participar ou promover o filme.
68

Disponvel em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,estopim-de-revolta-filme-insulta-profeta-maome-,929724,0.htm. Acesso em 25 set 2012.


93

Sob ataque, a Igreja Copta condenou duramente o filme, dizendo que ele uma tentativa de "difamar as religies e dividir os povos, sobretudo o do Egito". Segundo os processos abertos pelo Ministrio Pblico do Cairo, o vdeo no YouTube tem cenas que "propagam uma ideologia extremista com o objetivo de provocar a discrdia e o menosprezo s religies monotestas e danificar a unio nacional e alterar a paz social". Islamofobia A comunidade islmica americana e especialistas no mundo rabe temem que a morte do embaixador americano na Lbia, Christopher Stevens, leve a um aumento da islamofobia no Ocidente. Quando as manifestaes contra representaes diplomticas dos EUA em Benghazi e no Cairo comearam, o Conselho das Relaes Islmico-Americanas (Cair) publicou nota na qual pedia ao mundo islmico e rabe que "ignorasse os produtores extremistas que criaram uma porcaria de filme (Inocncia dos Muulmanos). Eles no representam a populao americana ou a religio crist". O Cair, com outras entidades rabes e islmicas dos EUA, reprovou a ao contra os diplomatas na Lbia. Lamentando a morte dos diplomatas americanos, Samer Araabi, do Instituto rabe-Americano, disse que a ao "fortalece a agenda dos islamofbicos no pas, que rapidamente usaro esses eventos como justificativa para pintar a f islmica como antiocidental e violenta". Segundo o lder muulmano, "esses mesmos indivduos tm um papel na criao desse conflito ao financiarem, produzirem e disseminarem o filme com o objetivo claro de incitar uma reao como essa".
Efe com Gustavo Chacra

MENSALO

94

STF comea a julgar mensalo; entenda o caso69


Joo Fellet Da BBC Brasil em Braslia O Supremo Tribunal Federal comea nesta quinta-feira a julgar os 38 rus acusados de envolvimento com o mensalo, maior escndalo poltico da histria recente do Brasil. A corte analisar as denncias de que, entre 2003 e 2005, membros do governo Luiz Incio Lula da Silva desviaram recursos pblicos para comprar apoio poltico. O julgamento ocorrer s vsperas da eleio municipal, em outubro, e deve levar pelo menos um ms. O que foi o mensalo? Foi o suposto esquema de desvio de recursos pblicos para comprar apoio poltico para o governo Lula e pagar dvidas de campanhas eleitorais. A denncia diz que polticos da coalizo governista recebiam pagamentos mensais para apoiar a gesto petista. O escndalo provocou um grave abalo no governo Lula. Como o caso veio tona? O escndalo ocorreu em 2005 quando o ento deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) acusou o PT de pagar o equivalente a R$ 30 mil por ms a polticos aliados desde 2003. A denncia levou queda de vrios congressistas e membros do alto escalo do governo. Jos Dirceu, poca ministro da Casa Civil, foi acusado de chefiar o esquema. Ele renunciou e, alguns meses depois, tambm perdeu o cargo no Congresso. Por que o caso levou tanto tempo para ser julgado? Aps as primeiras denncias, a Procuradoria-Geral da Repblica (PGR) levou mais de um ano para preparar o caso e apresent-lo ao STF. Outro ano se passou antes que a corte aceitasse julgar o caso. Desde ento, mais de 600 testemunhas foram ouvidas. Ao longo do processo, os advogados de defesa tentaram vrias vezes bloquear o julgamento ou desmembr-lo, alegando que parte dos rus deveria ser julgada em cortes mais baixas. Segundo a legislao brasileira, somente altas autoridades devem ser julgadas pelo STF. Os pedidos foram negados, j que a corte avaliou que a denncia se refere a um nico esquema. De onde o dinheiro usado no esquema veio, segundo a denncia? A PGR diz que o montante veio de emprstimos fictcios e do oramento do governo para publicidade. Segundo o rgo, bancos e agncias de publicidade ajudaram a fazer os pagamentos, em troca de contratos com o governo e vantagens. Quais so as denncias? Os 38 rus, entre os quais polticos e empresrios, respondem por uma srie de crimes, como lavagem de dinheiro, formao de quadrilha, corrupo passiva e ativa, peculato, evaso de divisas e gesto fraudulenta.
69

Disponvel em http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/08/120731_mensalao_entenda_jf.shtml. Acesso em 25 set 2012.


95

A denncia diz que Dirceu e outros lderes do PT, juntamente com banqueiros e publicitrios, formaram uma organizao criminosa que usava recursos pblicos e privados em troca de favores polticos. Lula no est diretamente envolvido e disse, aps o escndalo, que se sentia "trado". Meses depois, porm, ele reduziu a importncia das acusaes, dizendo que o PT tinha se comportado como os outros partidos. O que os rus dizem sobre as acusaes? Alguns admitem ter recebido dinheiro, mas negam que os pagamentos eram feitos para garantir apoio poltico. Eles dizem que o esquema era uma forma de pagar dvidas de campanhas eleitorais. Ainda que ilegal, j que as dvidas no haviam sido declaradas, a prtica comum na poltica brasileira. Outros rus negam ter cometido qualquer ilegalidade. O processo afeta o governo Dilma? Analistas dizem que pouco provvel, j que maioria dos polticos envolvidos no escndalo no integra o governo. No entanto, caso os rus sejam condenados, o PT pode sofrer uma derrota s vsperas da prxima eleio municipal, em outubro.

Justia retifica registro de bito de Vladimir Herzog70


Segundo a retificao , sua morte decorreu de leses e maus-tratos sofridos em dependncia do II Exrcito SP (Doi-Codi) Segundo a retificao, a morte de Herzog 'decorreu de leses e maus-tratos'. A 2 Vara de Registros Pblicos do Tribunal de Justia de So Paulo determinou, nesta segunda-feira, a retificao do atestado de bito do jornalista Vladimir Herzog. Segundo a retificao, sua morte decorreu de leses e maus-tratos sofridos em dependncia do II Exrcito SP (Doi-Codi). Mrcio Martins Bonilha Filho, da 2 Vara de Registros Pblicos atende o pedido da Comisso Nacional da Verdade , representada pelo ministro Gilson Dipp, para esclarecer as violaes de direitos humanos, instaurado por solicitao da viva do jornalista, Clarice Herzog. Trata-se de deciso de primeira instncia. A Promotoria de Justia, que se manifestou contra a mudana, pode recorrer. Em sua deciso, o juiz destaca a deliberao da Comisso Nacional da Verdade que conta com respaldo legal para exercer diversos poderes administrativos e praticar atos compatveis com suas atribuies legais, dentre as quais recomendaes de adoo de medidas destinadas efetiva reconciliao nacional, promovendo a reconstruo da histria, luz do julgado na Ao Declaratria, que passou pelo crivo da Segunda Instncia, com o reconhecimento da no comprovao do imputado suicdio, fato alegado com base em laudo pericial que se revelou incorreto, impe-se a ordenao da retificao pretendida no assento de bito de Vladimir Herzog.

70

Disponvel em http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-09-25/justica-retifica-registro-de-obito-de-vladimir-herzog.html. Acesso em 25 set 2012.


96

Herzog foi preso no dia 25 de outubro de 1975, no perodo do regime militar, e levado para interrogatrios nas dependncias do Destacamento de Operaes de Informaes - Centro de Operaes de Defesa Interna (DOI-Codi), do 2 Exrcito. Na verso das autoridades da poca, ele teria cometido suicdio na priso. No laudo da poca, assinado pelo legista Harry Shibata, consta que Herzog morreu "por asfixia mecnica" - expresso utilizada para casos enforcamento. Segundo o advogado Jos Carlos Dias, que faz parte da Comisso da Verdade, a deciso judicial dever ter forte repercusso. "Existem muitos casos semelhantes. Ns j estamos estudando outros para encaminhar Justia", afirmou. A famlia do jornalista, que nunca acreditou nas informaes dos militares sobre suicdio, esperou 37 anos para conseguir a mudana no atestado de bito.

COMISSO NACIONAL DA VERDADE A Comisso Nacional da Verdade quer saber de onde partiam as ordens, executadas por policiais civis e militares, de tortura, sequestro e desaparecimento de prisioneiros polticos no perodo do regime militar. Os policiais, segundo integrantes da comisso, no agiam por vontade prpria, mas cumpriam ordens, dentro de uma cadeia de comando. "A tortura foi uma poltica de Estado durante a ditadura militar", diz o socilogo Paulo Srgio Pinheiro, um dos sete integrantes da comisso. "As torturas, os desaparecimentos, os assassinatos no foram resultado de excessos cometidos por alguns integrantes do aparato do Estado." comisso, segundo o socilogo, no interessam apenas informaes sobre os agentes acusados de violaes de direitos humanos que j so em grande parte conhecidos: "Queremos saber de onde vinham as ordens para a execuo dessa poltica". Em encontro com jornalistas, na segunda-feira, em So Paulo, integrantes da comisso revelaram que a principal dificuldade que enfrentam a falta de documentos da rea militar sobre o perodo investigado. As solicitaes feitas s autoridades militares so respondidas, invariavelmente, com a informao de que os documentos foram incinerados. Com Agncia Estado

97

O que Comisso da Verdade?71


Entenda para que serve e como atuar o rgo que pretende examinar e esclarecer violaes de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, perodo que abarca a Ditadura Militar

Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma Rousseff rodeada pelos sete membros da Comisso da Verdade As sete pessoas na foto acima com a presidenta so os sete ministros nomeados por ela para compor a chamada Comisso Nacional da Verdade. O rgo pretende examinar e esclarecer violaes de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, perodo que abarca a Ditadura Militar (1964-1985). Sua criao foi aprovada aps muita polmica na Cmara dos Deputados no dia 21 de setembro de 2011 e teve sua primeira reunio no dia 16 de maio de 2012. Saiba quem so os sete ministros da Comisso da Verdade Desde que foi proposto, o texto que cria a Comisso foi alterado em vrios pontos, principalmente para atender s queixas de militares. Eles temiam que a comisso ferisse a Lei da Anistia, que impede a responsabilizao penal por crimes polticos ocorridos durante a Ditadura Militar (1964-1985), e exigiam que a comisso tambm tratasse de organizaes de esquerda que aderiram luta armada. Maioria dos ministros quer investigar apenas militares At 2014, os sete ministros da Comisso devero apresentar um relatrio, que ser transformado em livro. Nele, estaro analisados casos de torturas, mortes, desaparecimentos forados, ocultao de cadveres, ainda que ocorridos no exterior. Tambm sero identificados e tornados pblicos as estruturas, os locais, as instituies e as circunstncias relacionadas prtica de violaes de direitos humanos, assim como suas eventuais ramificaes nos aparelhos estatais e na sociedade.

71

Disponvel em http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-07-16/o-que-e-comissao-da-verdade.html. Acesso em 25 set 2012.


98

Segundo o iG apurou, alm do livro, os ministros vo instituir um sistema online para colher informaes de parentes de vtimas da ditadura. A ideia que esse sistema seja uma espcie deWikipdia do regime militar.

Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma chamou todos os ex-presidentes para a cerimnia de instalao da Comisso da Verdade.

Sem poder de punio A Comisso da Verdade no ter o poder de punir os acusados de violaes. Os ministros devero, contudo, encaminhar aos rgos pblicos competentes todas as informaes que possam auxiliar na localizao e identificao de corpos e restos mortais dos 140 desaparecidos polticos do perodo. Em abril de 2010, instado por ao da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Supremo Tribunal Federal decidiu por sete votos a dois que a Lei da Anistia, de 1979, no deveria ser alterada para possibilitar a responsabilizao penal dos indivduos envolvidos em crimes como a tortura ou como em ataques terroristas, no caso dos adeptos da luta armada. Ativistas que defendem a investigao de crimes cometidos durante a ditadura afirmam que, sem o poder de punir, a comisso no colaborar para que se faa justia. Dizem ainda que o longo perodo contemplado pela Comisso impedir uma anlise aprofundada da poca em que houve mais violaes, a Ditadura Militar. Dilma revela detalhes das torturas que sofreu nos pores da ditadura. J alguns militares e policiais temem que o grupo no d o devido peso aos crimes cometidos por organizaes esquerdistas e se queixam por no terem representantes na comisso. Eles ainda afirmam que os trabalhos podem "reabrir feridas" na sociedade brasileira. Para alguns analistas, a comisso dispor de prazo muito curto (dois anos) e ter poucos integrantes para concluir seu trabalho de forma satisfatria.
99

Cludio Guerra, ex-delegado do Dops, traz revelaes sobre a ditadura em 'Memrias de uma Guerra Suja' Exemplos internacionais Segundo pesquisa de Simone Rodrigues Pinto, professora da Universidade de Braslia, desde 1974, mais de 20 comisses semelhantes foram criadas no mundo todo. Na frica do Sul, a comisso ajudou a esclarecer violaes de direitos humanos ocorridas sob o regime do Apartheid. Tambm foram instaladas comisses em naes sul-americanas como Argentina, Chile e Peru nesses pases, no entanto, alguns militares, policiais e at ex-presidentes foram presos aps os trabalhos. (Com BBC Brasil).

A INDIGNAO MOBILIZA MULTIDES Por Miguel Urbano Rodrigues Do Primeira Linha


72

No dia 15 de setembro, uma manifestao convocada atravs de redes sociais mobilizou em 40 cidades portuguesas multides como no saam s ruas desde o inicio da Revoluo de Abril. Em Lisboa foram 500.000, no Porto 100.000. O capital estremeceu. De repente, uma faixa importante das foras polticas que apoiaram as polticas neoliberais dos governos do PS e do PSD-CDS mudou, na aparncia, de campo. Cheiro de Naufrgio Apercebendo-se da iminncia do naufrgio, destacadas personalidades desses partidos passaram a atacar a estratgia do governo Passos Portas. Por inesperada, chama a ateno a condenao e a linguagem que a traduz. uma metamorfose que no lhes melhora a imagem. Rescende a hipocrisia. Afirmam hoje aquilo que negavam ontem. Mais: Milhares vo s ruas de Portugal e Espanha Nos seus escritos e em intervenes na TV e na Rdio, uma minoria dos crticos afirmou discordar das 'medidas' do governo por 'patriotismo', alguns justificam a crtica invocando argumentos econmicos e financeiros, outros dizem desaprovar as alteraes propostas Taxa Social nica-TSU (descontos para a Segurana Social) porque, santa hipocrisia, esmagariam os trabalhadores e somente beneficiariam o capital. Coro de Lamentaes

72

Disponvel em http://professorcavalcante.com. Acesso em 25. set. 2012


100

No coro de lamentaes participou gente muito diferente: Pacheco Pereira, Mrio Soares, Alberto Joo Jardim, Bago Flix, Manuela Ferreira Leite, Belmiro de Azevedo, os dirigentes da Confederao das Indstrias -CIP, da Confederao dos Agricultores Portugueses-CAP e da Confederao do Comrcio e uma legio de economistas e socilogos da burguesia. O discurso e os objetivos desses crticos divergem. Pacheco Pereira, o mais talentoso, apresenta-se agora como velho esquerdista (Pblico 22 9.2012). muito descaramento de quem foi durante anos no Parlamento porta-voz qualificado e entusiasta das polticas do governo de Cavaco Silva. De Mrio Soares, o camaleo do PS, veterano contrarrevolucionrio, tudo se pode esperar. Exige agora a demisso do Governo e fustiga como incompetente o primeiro-ministro que meses atrs elogiava; nele via ento um poltico 'inteligente e simptico'. Ontem e Hoje Seria interessante reunir num livro o que escrevem e declaram hoje e, ao lado, o que escreveram e afirmaram ontem estas personagens que, pelas suas piruetas, parecem arrancadas de peas de teatro de absurdo. A tribo do PS foi especialmente ruidosa na campanha contra as 'solues' propostas pelo ministro das Finanas e o seu chefe. O ex-deputado socialista Artur Penedos escreveu no 'Pblico' (22.Set.2012): "Ningum, no seu perfeito juzo, pode aceitar a insensatez e o desvario do governo de Passos-Portas e, muito menos, permitir que ambos atirem os portugueses para a mais profunda calamidade dos ltimos 70 anos". Indignao Legtima A indignao oportuna e legtima. Mas porventura o ex-parlamentar alguma vez ergueu a voz ou usou a pena para denunciar a destruidora ofensiva de Mrio Soares-Barreto contra a Reforma Agrria ou a poltica de submisso ao capital de Jose Scrates que lanou centenas de milhares de trabalhadores no desemprego e na misria? Que eu saiba no. Como assessor para 'assuntos sociais' do seu camarada e amigo, aprovou-lhe a estratgia e defendeu-a. Era de esperar que a reunio do Conselho de Estado convocada pelo Presidente da Repblica para debater a crise fosse uma comdia. E isso aconteceu. Mudar Para Ficar na Mesma O comunicado divulgado confirma que tudo foi encenado previamente na fidelidade mxima de Lampedusa, o autor de "O Leopardo": Mudar alguma coisa para que tudo fique na mesma. A satisfao da maioria dos conselheiros no oculta uma evidncia: a anunciada 'modulao' da TSU (na pratica engavetamento) um embuste concebido para que o governo possa prosseguir com a poltica que continua a arruinar o pas. O artifcio da transferncia do brutal aumento da taxa da TSU que incidiria sobre o trabalho para redues reais nos salrios e rendimentos dos trabalhadores e das penses dos reformados atravs de um aumento do IRS - foi ideado para simular um recuo do grande capital, confundir as vtimas e atenuar a tenso social.

Os mal chamados 'parceiros sociais' desempenharam na grande farsa um papel fundamental, com destaque para o secretario-geral da UGT, figura cimeira do sindicalismo amarelo, que se comportou na televiso como porta-voz
101

oficioso do patronato. Amontoado de Frases A fala de Passos, ao informar que o governo vai repor parcialmente o corte dos subsdios de Natal e de frias (porque a medida fora considerada inconstitucional), foi mais uma vez um amontoado de frases sem nexo, dificilmente inteligvel. O Conselho da 'Concertao Social', instrumento do patronato - apressou-se a transformar a indignao simulada em colaborao concreta com o capital. O secretrio-geral da UGT, comentando a manobra do governo para camuflar o aumento dos impostos, teve o despudor de qualificar de positivas algumas das medidas da 'alternativa' que o executivo Passos-Portas prepara. Temo que o desmascaramento dessa manobra pelo Partido Comunista e pela CGTP no seja suficiente para evitar os seus efeitos desmobilizadores numa parcela importante das muitas centenas de milhares de portugueses que saram s ruas na manifestao convocada atravs das redes sociais. Baixa Conscincia Poltica O nvel da conscincia poltica e de classe da maioria desses 'indignados' baixo. A revolta popular 'espontnea' sobe e desce como as mars. Foi extraordinariamente importante a tempestuosa jornada do dia 15 deste ms. Ela trouxe memria a lio permanente da advertncia de Lenin sobre a morte dos sistemas polticos quando "os de baixo j no querem e os de cima j no podem". A maioria do povo portugus sabe hoje o que repudia e exige uma mudana de rumo. Mas uma enorme percentagem dos que saem rua expressando a sua indignao, no responsabiliza diretamente o sistema. A contestao abrange camadas sociais muito diferentes. No foi somente gente progressista que saiu s ruas. Milhares de pessoas afirmaram ter participado pela primeira vez em manifestaes. Provocaes Muitas delas sem qualquer tendncia partidria. E as pedradas, petardos e tentativas isoladas para provocar distrbios permitem concluir que anarquistas e provocadores se esforaram para criar situaes que apenas beneficiariam o Governo. No por acaso que nestes dias os analistas de servio formadores de opinio e alguns jornalistas multiplicam na imprensa e na TV ataques generalizados aos partidos (como se fossem todos iguais) atribuindo-lhes a responsabilidade pelos males do presente. Essa campanha coincide com uma paradoxal apologia da contestao espontanesta. At Cavaco reconhece que preciso ouvir o povo. Obviamente, a revolta torrencial das massas contra a poltica do Governo Passos-Portas, fenmeno social altamente positivo, colocou este na defensiva. Mas, recordando outra vez ensinamentos de Lenin, torna-se indispensvel tomar conscincia que dever indeclinvel de um partido revolucionrio organizar as massas, assumir na luta o papel de vanguarda. Aes como as grandes manifestaes de protesto dos ltimos dias somente podem configurar uma ameaa concreta ao sistema de poder vigente se adquirirem um carcter permanente, com organicidade. Essa uma tarefa que, a meu ver, cabe ao PCP e CGTP assumir. "Recordando outra vez ensinamentos de Lenin, torna-se indispensvel tomar conscincia que dever indeclinvel de um partido revolucionrio organizar as massas, assumir na luta o papel de vanguarda".

Capital Alarmado
102

As foras do capital esto alarmadas. Da o coro hipcrita de criticas que desembocou no show do Conselho de Estado. Conter a avalanche da indignao, desmobilizar as massas, impedir a sua luta organizada o objectivo imediato das manobras que, superando divergncias, unem agora numa frente anti-popular Cavaco Silva, o governo, os partidos que assinaram o memorando com a troika, os falsos parceiros sociais e o grande capital. dramaticamente necessrio compreender que a classe dominante (e aqueles que a servem) tenta com farisasmo enganar a classe trabalhadora, anunciando medidas cosmticas de um falso recuo que lhe permitam prosseguir a ofensiva contra ela, que est empurrando Portugal para a bancarrota e o caos.

103

S-ar putea să vă placă și