Sunteți pe pagina 1din 4

Geografia 9ano AERM Escola Secundria Conde de Monsaraz Ano Letivo 20____/20____ FICHA DE TRABALHO N_____

1 Perodo

NOME __________________________________________________________ N______ TURMA______ DATA____/_____/_____

INDSTRIA
(Manual de Geografia - pg. 58-65)

A distribuio geogrfica da indstria, no mundo muito irregular, existindo pases com alto nvel de industrializao e outros que s agora comeam a industrializar-se. As principais reas de atividade industrial no mundo localizam-se, essencialmente, na Europa Ocidental, nos Estados Unidos da Amrica e no Japo. Tambm se verificam importantes concentraes industriais na Europa de Leste e na Rssia. 1. Observa, com ateno, o mapa seguinte.

A A

BB

CC B

1.1 Diz o que representa a fig.1.

1.2Completa a tabela seguinte:


Principais reas industrializadas Pases com elevado nvel de industrializao Pases com mdio nvel de industrializao Pases com baixo nvel de industrializao Pases de industrializao recente

A B C
1

Geografia 9ano

1 Perodo

1.3 Com base na fig. 1 preenche a tabela que se segue


Principais reas industrializadas Exemplo de Pases Grupo de Pases reas recentemente industrializadas Exemplo de Pases

Grupo de Pases

1.4 Localiza na fig.1 cinco NPI, de forma legvel.


Concluso

A maior parte dos pases desenvolvidos tem um nvel de industrializao alto ou muito alto, encontrando-se nos pases em desenvolvimento os nveis mais baixos. Contudo, nestes pases que se localizam as principais reas recentemente industrializadas, que permitem identificar grande parte dos Novos Pases Industrializados (NPI) - cuja industrializao se iniciou durante a segunda metade do sculo XX e que se localizam, principalmente, na Amrica Latina, na sia Oriental e no Sul e Sudeste Asiticos. De um modo geral, as indstrias de bens de equipamento exigem maiores investimentos na montagem das instalaes e na aquisio de tecnologia e de matrias-primas. Tambm consomem mais energia e, geralmente, a mo de obra mais qualificada. Por isso, este tipo de indstrias tem maior implantao nos pases desenvolvidos. Nos pases em desenvolvimento, as indstrias de bens de consumo so as que mais se tm expandido, embora o aumento da explorao dos recursos do subsolo incentive a expanso das indstrias de bens de equipamento.

Os Novos Pases Industrializados (NPI) O crescimento industrial destes pases deveu-se em parte ao desenvolvimento nos transportes, mo de obra disponvel, por vezes pouco qualificada, e ao seu baixo custo. Verifica-se o predomnio da indstria txtil, de calado, de brinquedos e montagem de eletrodomsticos (rdios e televisores), em unidades pertencentes a companhias internacionais.
2. Diz o que so NPI.

3. Observa, atentamente a fig.2. 3.1 Completa o mapa ao lado, escrevendo o nome de cinco NPI. 3.2 Identifica a regio representada no mapa.

3.2 Menciona o maior plo econmico desta regio. Fig.2 3.3 Refere trs fatores que contriburam para o desenvolvimento industrial destes pases.

Geografia 9ano

1 Perodo

A Deslocalizao Industrial Atualmente assiste-se a um processo de deslocalizao industrial - transferncia de muitas indstrias dos pases desenvolvidos para outros, sobretudo pases em desenvolvimento, onde o custo da mo de obra mais baixo. O processo de deslocalizao da indstria deve-se, sobretudo, aos seguintes fatores: os incentivos ao investimento estrangeiro oferecidos pelos governos dos pases recetores da indstria; os custos da mo de obra que, por ser muito mais barata nos PED, exerce um forte poder de atrao (Fig. 3); a menor exigncia, nesses pases com aspetos como a segurana dos trabalhadores e o controlo dos impactes ambientais; o desenvolvimento dos transportes e das telecomunicaes, que permitiram o aparecimento de uma economia global. 4. Diz o que entendes por deslocalizao industrial.

4.1 Aponta trs fatores responsveis pela deslocalizao industrial.

5. L, atentamente, o Doc. 1.
Doc. 1

5.1 Identifica o principal problema referido no texto.

5.2 Salienta as regies do mundo onde este problema mais visvel.

Geografia 9ano

1 Perodo

Problemas ambientais, sociais e econmicos da atividade industrial A atividade industrial, alm de ser um importante consumidor de energia, produz grandes quantidades de resduos, pelo que tem graves impactes ambientais, mas tambm econmicos e sociais. 6. Completa as frases seguintes: Problemas ambientais a poluio do ar, com_____________________________________________________________________; a poluio ___________________________ para onde, muitas vezes, so lanados efluentes lquidos; ______________________________________ problemas de armazenamento e destruio dos resduos; a degradao da paisagem, pela acumulao de sucatas e outros materiais. Problemas econmicos excesso de produo ( ); dependncia econmica de determinadas produes; consumismo. Problemas sociais desemprego. 7. Observa as figuras que representam alguns problemas que afetam a atividade industrial .

Fig. 3 Fig. 4 Fig.5 ______________________________ ______________________________ _______________________________ 7.1 Identifica os problemas ilustrados pelas figuras anteriores. Escreve por baixo de cada figura. 8. Prope algumas solues que minimizem os problemas mencionados na questo 6.

Bom Trabalho A professora


Gina Espenica

S-ar putea să vă placă și