Sunteți pe pagina 1din 7

PARTE I

Unidade 2
Captulo

Efeitos de sentido
Duplo sentido Ironia Humor

Para comear o estudo


Veja nesta tabela os principais temas que voc ir estudar no captulo. Marque um X na coluna que indica o seu nvel de conhecimento sobre os assuntos a serem tratados. D especial ateno queles que no conhece ou que se recorda de j ter estudado, mas no se lembra exatamente do que se trata. J estudei e J estudei, mas Nunca ouvi domino no domino falar o tema o tema

Temas principais do captulo Duplo sentido Ambiguidade Ironia Humor

Conhecimentos pressupostos
Caderno do estudante GRAMTICA Parte I

Veja a seguir os temas que voc precisa conhecer antes de iniciar o captulo. Tente identificar os equvocos contidos nas afirmaes incorretas e corrija-os. Se no conseguir, revise o tema correspondente no livro-texto. Para isso, consulte as referncias indicadas ou pea ajuda ao professor. Afirmao Todas as formas de linguagem (verbais e no verbais) exigem o uso de palavras incorreta para o seu funcionamento.
Somente as linguagens verbais exigem o uso de palavras para o seu funcionamento.

Correo

Tema para reviso: Sentido literal e sentido figurado Captulo 4, p. 62

44

Afirmao No enunciado Aquele rapaz o cabea do seu grupo, o substantivo cabea incorreta empregado em seu significado literal, caracterstico da linguagem denotativa.
No enunciado Aquele rapaz o cabea do seu grupo, o substantivo cabea empregado em sentido figurado, caracterstico da linguagem conotativa.

Correo

Tema para reviso: Sentido literal e sentido figurado Captulo 4, p. 62

Afirmao A linguagem conotativa costuma ser predominante em textos marcados pela incorreta objetividade.
Em textos marcados pela objetividade, a linguagem que costuma predominar a denotativa.

Correo Tema para reviso: Sentido literal e sentido figurado Captulo 4, p. 62

Afirmao Os adjetivos velho, idoso e antigo so sinnimos porque apresentam significado incorreta idntico.
Em certos contextos, os adjetivos velho, idoso e antigo podem funcionar como sinnimos, mas o significado deles no

Correo

idntico.

Tema para reviso: Relaes lexicais Captulo 4, p. 65 e 66

Afirmao Os conceitos de sinonmia e antonmia, bem como os de hiponmia e hiperonmia, incorreta esto relacionados maneira como as palavras so escritas.
Os conceitos de sinonmia, antonmia, hiponmia e hiperonmia esto relacionados ao sentido das palavras e no grafia.

Tema para reviso: Relaes lexicais Captulo 4, p. 65 e 66

Afirmao A linguagem indeterminada porque os enunciados que produzimos no incorreta apresentam um sentido fixo, determinado.
A linguagem indeterminada porque podemos selecionar a todo momento qualquer um dos muitos recursos que a lngua pe nossa disposio para a construo de sentidos.

Correo

Tema para reviso: A indeterminao da linguagem Captulo 3, p. 50

45

Caderno do estudante GRAMTICa Parte I

Correo

Captulo 5

Pgina 73

DUPLO SENTIDO

Conceitos

Defina os conceitos a seguir.


Propriedade que tm certas palavras e expresses da lngua de serem interpretadas de duas maneiras diferentes.

Duplo sentido

Ambiguidade

Indeterminao de sentido que certas palavras ou expresses apresentam, dificultando a compreenso do enunciado.

Guia de estudo
1
Encontrei as informaes que me ajudaram a resolver essa questo na(s) pgina(s)
74 e 75

No texto a seguir, que faz parte do anncio de um guia de viagem, o enunciado em que aparece o verbo conquistar deve receber uma interpretao conotativa. D o sentido desse verbo no texto e explique como ele deveria ser interpretado em uma leitura denotativa do enunciado.
Chegou a sua vez de conquistar o Mxico

Os atrativos do Mxico vo muito alm do sombreiro e da tequila. Descubra todas as belezas da Terra dos Maias no Guia de Viagem National Geographic. So 400 pginas com histria, arte e cultura, alm de informaes tursticas, mapas, viagens de carro, eventos especiais, hotis, restaurantes e muito mais.
National Geographic Brasil, So Paulo, jul. 2007, p. 4.
No texto, o verbo conquistar assume conotativamente o sentido de conhecer. Portanto, no guia de viagem anunciado, a ideia de conquistar o Mxico significa conhecer o Mxico, ou seja, conhecer a histria, a arte, a cultura etc. desse pas. Em uma leitura denotativa do enunciado, o verbo conquistar deveria ser interpretado como dominar, apossar-se, tomar algo para si.

46

Caderno do estudante GRAMTICa Parte I

2
Encontrei essas informaes na(s) pgina(s)
75 e 76

Explique a diferena entre ambiguidade estrutural e ambiguidade lexical, apresentando pelo menos um exemplo de cada caso.
Os exemplos so sugestes. A ambiguidade estrutural determinada pela posio que uma palavra ou expresso ocupa em um enunciado. A orao A Maria viu a sua foto no metr, por exemplo, um enunciado com esse tipo de ambiguidade. Nesse caso, o termo no metr pode ser interpretado como um modificador do substantivo foto (a foto que estava no metr), ou como o local onde Maria estava quando viu a foto. A ambiguidade lexical desencadeada pelo emprego de uma palavra que no permite a identificao precisa do seu referente. Esse o caso, por exemplo, observado no enunciado O pai do Pedro encontrou o seu carro, em que o pronome seu pode fazer referncia ao pai do Pedro, ao Pedro, pessoa com quem se fala ou a outra pessoa qualquer.

3
Encontrei as informaes que me ajudaram a resolver essa questo na(s) pgina(s)
75 e 76

O efeito de humor na tira a seguir obtido pela ambiguidade do enunciado Vocs podem me disputar no cabo de guerra. Identifique o tipo de ambiguidade (estrutural ou lexical) gerada por esse enunciado e explique como a duplicidade de sentido poderia ser eliminada.
FERNANDO GONSALES

GONSALES, Fernando. Nquel Nusea: v pentear macacos. So Paulo: Devir, 2004. p. 14.
A ambiguidade estrutural, pois resulta da colocao do pronome me dentro do enunciado. A duplicidade de sentido seria eliminada se fosse empregado, por exemplo, um termo como o meu amor, a minha companhia, a minha paixo etc. em lugar do pronome me: Vocs podem disputar o meu amor no cabo de guerra.

47

Caderno do estudante GRAMTICa Parte I

Captulo 5

Pgina 78

IRONIA
Defina o conceito a seguir.
Efeito resultante do uso de uma palavra ou expresso que, em um contexto especfico, ganha sentido oposto ou diverso daquele com que costuma ser utilizada.

Conceito

Ironia

Guia de estudo
Explique por que o emprego do adjetivo edificante confere um tom de ironia fala do aluno no ltimo quadrinho da tira abaixo.
KARMO

KARMO. Mestre Caveira. Disponvel em: <www.karmo.com.br>. Acesso em: 15 jun. 2010.
O adjetivo edificante confere fala do aluno um tom de ironia porque usado no para qualificar algo que edifica, isto , que conduz virtude, mas para mostrar que o sentido da fala do professor contraria a ideia de

Caderno do estudante GRAMTICa Parte I

que o aluno se tornar um ser humano melhor quando se formar.

Encontrei as informaes que me ajudaram a resolver essa questo na(s) pgina(s)

78 a 80

48

Captulo 5

Pgina 84

HUMOR
Defina o conceito a seguir.
Efeito resultante de situaes (como certos usos que fazemos da linguagem) que provocam o riso.

Conceito

Humor

Guia de estudo
Encontrei as informaes que me ajudaram a resolver essa questo na(s) pgina(s)
84 e 85

Explique como o efeito de humor da piada abaixo obtido.


Empresa sria O gerente chama o empregado recm-admitido sua sala e inicia o dilogo: Qual o seu nome? Joo responde o empregado. Olhe explica o gerente eu no sei em que espelunca voc trabalhou antes, mas aqui ns no chamamos as pessoas pelo seu primeiro nome. muito familiar e pode levar perda de autoridade. Eu s chamo meus empregados pelo sobrenome: Ribeiro, Matos, Souza... S. E quero que o senhor me chame de Sr. Mendona. Bem, agora quero saber: Qual o seu nome? O empregado responde: Meu nome Joo Amorzinho. T certo, Joo. Pode ir agora...
Disponvel em: <charges.uol.com.br>. Acesso em: 15 jun. 2010.

O efeito de humor obtido tanto pelo estranhamento provocado pelo sobrenome do empregado

pelo sobrenome.

49

Caderno do estudante GRAMTICa Parte I

recm-contratado (Joo Amorzinho) como pela atitude incoerente do gerente em no chamar o empregado

Parte I

Captulo 5

FeChando o Captulo

A tabela abaixo traz a numerao e as pginas das atividades no livro-texto. Indique as que voc no conseguiu resolver e revise os conceitos ou assuntos que precisam ser dominados para a resoluo. Atividade 1 2 3 4 5 6 7 8 1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 6 Consegui resolver essa atividade? Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( Sim ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) No ( No ( No ( No ( No ( No ( No ( No ( No ( No ( No ( No ( No ( No ( No ( No ( No ( No ( No ( No ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) Conceitos e/ou assuntos que precisam ser dominados Duplo sentido, contexto Duplo sentido, conhecimento de mundo, ambiguidade

p. 77

p. 78

Duplo sentido, ambiguidade

p. 82

Ironia

p. 83

p. 86

Humor

p. 87

Humor, gnero discursivo

Caderno do estudante GRAMTICa Parte I

Se voc no conseguiu desenvolver as atividades do livro-texto, pense um pouco sobre as estratgias que empregou para estudar os temas do captulo. Verifique se o problema est relacionado com a no compreenso de certos termos ou conceitos, com o desconhecimento de assuntos trabalhados em outros captulos ou com alguma dificuldade para interpretar o contedo dos textos (quadrinho, charge, conto, poema, notcia, etc.) que servem de base para as questes. Converse com seus colegas para ver se eles sentiram as mesmas dificuldades e organize grupos de estudo para tentar resolver as questes mais difceis. Se as dificuldades persistirem, pea ajuda ao professor.

Sintetize
Com base no que aprendeu sobre o duplo sentido, a ambiguidade, o humor e a ironia, explique o que voc entendeu por efeito de sentido.
Professor: O aluno deve explicitar a ideia de que o efeito de sentido resulta do emprego de certos recursos lingusticos na construo do significado de um texto.

50

S-ar putea să vă placă și