Sunteți pe pagina 1din 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS LETRA E ARTES CURSO DE CINCIAS SOCIAIS LICENCIATURA DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLOGICA

A CLSSICA

DOCENTE: MARCELO BURGO DISCENTE: MARCOS ANTONIO F. L. JUNIOR MATRICULA: 11116783

Resenha sobre a obra de Marx

O contexto no qual Marx e Engels viveu foi de um mundo europeu marcado por um lado, pela consolidao da Revoluo industrial e, por outro pela crise de um Antigo Regime. Havia ainda nesse contexto o movimento liberal burgus, que tomava conta da nova Europa com vis e ideais expansionista de mercado capitalista. O triunfo desse movimento liderado pela Nova classe industrial burguesa que se confirmava nesse processo histrico dava visibilidade ao novo tecido social. Nesse processo houve mudanas socias alarmantes, muitos morriam de fome, o aumento na carga de trabalho chegava a 14 horas por dia, havia reduo dos salrios em media a 40% de corte, dando assim a inmeras greves. Com todos esses fatores o manifesto vem trazer um olhar crtico acerca das duas classes que surge nesse processo histrico, social e poltico. Ou seja, revela o impacto dessa transformao industrial e globalizante que a burguesia implementava, mundializando o comercio a navegao e as comunicaes, onde o processo de explorao ficava cada vez mais aparente. Da o antagonismo entre duas classes se destoa, e o manifesto dessa maneira aborda por um lado os entraves desse processo scio - histrico de transformao poltica e ideolgica e por outro fortalecimento de uma classe que deveria se opor a opresso produzida por tal mudana.

O manifesto descreve detalhadamente o modus operandi de comunidades primitivas enfatizando que a historia da humanidade a historia da luta de classe. A questo demonstrar que o conflito de classe inerente a historia da sociedade, ou seja, ele est sempre presente. No primeiro momento do livro apresentado tal descrio sendo essa juntamente com a explanao acerca das transformaes econmicas da Europa a maior contribuio do texto. E como forma complementar ao documento vem em seguida a reflexo sobre o papel da classe proletria sendo essa responsvel pela possvel mudana. Ou seja, o manifesto ao falar sobre o papel do proletariado e dos comunistas vai dando margens ou pintando uma espcie de quadro em que vai mostrando qual a funo ou atuao dos proletrios e dos comunistas. Sobre o proletariado especificamente diz que tm eles o papel de romper com as amarras que os prende na medida em que esses se organizam enquanto classe fazendo oposio direta contra a ideologia dominante. Quanto aos comunistas diz que so responsveis por organizar a oposio ao regime capitalista na verdade tm eles os mesmos objetivos dos proletrios; nisso buscam organizar toda a frao do proletariado, destruir a supremacia burguesa e por fim conquistar o poder em prol e ao lado da classe dos trabalhadores. No terceiro capitulo do manifesto temos uma discusso acerca da literatura socialista e comunista uma espcie de diagnostico das prerrogativas de cada uma delas, enfatizando sobretudo uma critica as diversas vertentes do socialismo e do comunismo. Ainda nesse ponto continua a criticar principalmente o socialismo burgus citando seu surgimento na Frana e Alemanha. Por fim o capitulo ainda faz referncia ao modelo do estado burgus pondo em cheque seus pressupostos ideolgicos por entenderem que so elaborados ou norteados por ideias da burguesia. No ltimo capitulo do manifesto temos grosso modo uma breve analise dos movimentos contrario aos preceitos da ordem social capitalista da poca, em que segue tambm relatando a posio poltica de pases como Suia, Polonia, Alemanh, Frana naquele contexto histrico.

S-ar putea să vă placă și