Sunteți pe pagina 1din 2

Voc vai iniciar, nesta Unidade, um debate a respeito da importncia da arte na vida das pessoas, e de como ela revela

os diferentes olhares dos artistas sobre o mundo em que vivem. Poder exercitar o seu olhar em relao a tudo aquilo que est ao seu redor, utilizando a arte para express-lo. Para iniciar... Vivemos num mundo carregado de imagens, sons, cores, formas. Esses elementos trazem informaes sobre nossa cultura, nossa histria e como nosso cotidiano construdo. Como ler o mundo explorando suas experincias e sua realidade? Como utilizar os vrios materiais e procedimentos artsticos sem deixar de perceber suas propriedades e caractersticas? Voc j parou para pensar por que se faz arte? Quem faz arte? Onde se faz arte? A arte est presente apenas nos museus? O que a arte provoca em voc, por exemplo, quando escuta uma msica, v uma escultura na praa, assiste a um espetculo de teatro ou dana? O artista revela em suas obras o seu modo de ler o mundo?

Os primeiros registros por meio de desenhos e pinturas


A arte acompanha o ser humano ao longo de toda a Histria. Na Pr-histria, h cerca de 40 mil anos, nossos antepassados moravam em cavernas e registravam cenas do cotidiano nas paredes, o que conhecido como arte rupestre. Voc pode imaginar como eram produzidas as tintas para a pintura rupestre?

Voc sabia que a palavra rupestresignifica rocha? Por isso, essa arte recebeu tal denominao.

Para fazer essas pinturas, eram utilizadas tintas feitas base de ossos queimados, cal, terra, sangue de animais e minrios em p misturados com gua ou gordura animal para pintar nas paredes. Expressavam-se tambm por meio de esculturas em madeira, osso e pedra. Muitos exemplos dessa arte foram encontrados em vrias localidades mundo afora: Frana, Espanha, frica do Sul, Austrlia e, tambm, no Brasil, como nos Estados do Piau e de Santa Catarina. Os desenhos e as pinturas retratavam pessoas em suas atividades cotidianas: os animais que caavam (veados, cavalos, bises e at mesmo mamutes), as armas e demais utenslios que usavam. Esses desenhos e pinturas representavam o trabalho, tal como vivenciado naquele perodo, e tinham carter mstico: era comum, por exemplo, retratar um animal ferido com a crena de que a prxima caada seria bem-sucedida. Parque Nacional Serra da Capivara com indicao de stios arqueolgicos, incluindo aqueles em que foram encontradas

Atividade 1 Com as mos na Pr-histria 1. Observe as imagens de arte rupestre apresentadas anteriormente. Preste ateno nos detalhes das pinturas, especialmente no formato das imagens e nas cores empregadas. O que voc acha dessas imagens?

2. Faa uma pesquisa na internet sobre como era a vida na poca dos registros rupestres: Como os seres humanos viviam? Qual era a base de sua alimentao? Como se relacionavam entre si? Havia governo naquele tempo?

3. Crie uma pintura inspirada na arte rupestre, mas abordando aspectos de seu cotidiano. Pinte com tinta natural base de terra (ver receita no boxe ao lado) usando pincis ou outra ferramenta. Voc pode trocar tintas com seus colegas, pois cada tipo de terra recolhida resultar em cores diferentes: uma ser mais amarelada, outra, esverdeada, amarronzada, ou ainda outras mais. 4. Organize com sua turma uma exposio para apresentar as pinturas rupestres e o resultado da pesquisa sobre a vida nesse perodo.

Tinta natural base de terra Ingredientes e materiais Um pouco de terra sem matria orgnica (isto , sem galhos e folhas em decomposio). gua. Cola branca lquida. Peneira. Recipiente para fazer a tinta. Modo de preparo Coloque a terra em um recipiente e deixe ao sol at que ela esteja bem seca. Depois amasse-a e peneire-a, para ficar bem fina. No recipiente em que ser feita a tinta, misture dois dedos de gua com a mesma quantidade de cola lquida. Acrescente a terra aos poucos, misturando sempre at ficar pastosa. Caso precise de uma tinta mais lquida, acrescente mais gua. Est pronta sua tinta preparada com o uso de materiais naturais.

Voc sabia que, tradicionalmente, os historiadores chamam de Pr-histria todo o perodo que antecede a escrita? Foram os historiadores do sculo XIX que elaboraram a noo de que a humanidade anterior escrita corresponderia Pr-histria. Na atualidade, os historiadores consideram que (desde sempre) a vida do homem j histria, e as pesquisas sobre como era a vida so feitas pelo estudo de pinturas e esculturas rupestres.

S-ar putea să vă placă și