Sunteți pe pagina 1din 9

Constrangimento ilegal Art.

146 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistncia, a no fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela no manda: Pena deteno, de trs meses a um ano, ou multa. Aumento de pena 1 As penas aplicam-se cumulativamente e em dobro, quando, para a execuo do crime, se renem mais de trs pessoas, ou h emprego de armas. 2 Alm das penas cominadas, aplicam-se as correspondentes violncia. (CONCURSO MATERIAL) 3 No se compreendem na disposio deste artigo: (EXCLUDENTES DA TIPICIDADE) I a interveno mdica ou cirrgica, sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, se justificada por iminente perigo de vida; II a coao exercida para impedir suicdio.

COMENTRIOS:
Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei (CF, art. 5, II) Sujeito ativo Qualquer pessoa pode ser sujeito ativo do constrangimento ilegal. Sujeito passivo indispensvel que possua capacidade de autodeterminao. Para que haja constrangimento ilegal necessrio que seja ilegtima a pretenso do sujeito ativo, ou seja, que o sujeito ativo no tenha o direito de exigir da vtima determinado comportamento porque se tiver o direito estar incurso no crime de exerccio arbitrrio das prprias razes. O sujeito para realizar o tipo, pode empregar violncia, grave ameaa ou qualquer outro meio capaz de reduzir a resistncia do ofendido. Trata-se de delito subsidirio, constituindo-se elemento de vrios tipos penais. S existe a conduta dolosa. Caso tenha objetivo econmico passaremos ao crime de extorso. (Art. 158 do CP) delito material. Consuma-se no momento em que a vtima faz ou deixa de fazer alguma coisa. E, tratando-se de delito material, em que pode haver fracionamento das fases de realizao, admite a tentativa, desde que a vtima no realize o comportamento desejado pelo sujeito ativo por circunstncias alheias a sua vontade. A ao penal PBLICA INCONDICIONADA. No caso de emprego de arma, teremos o concurso material do crime de constrangimento ilegal com o crime previsto na lei de armas, uma vez que com a edio desta lei especfica o porte e uso da arma passou a ter pena isoladamente maior do que o aumento previsto na qualificador do tipo em estudo. LEI 10.826/2003 Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido Art. 14. Portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depsito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessrio ou munio, de uso permitido, sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Pargrafo nico. O crime previsto neste artigo inafianvel, salvo quando a arma de fogo estiver registrada em nome do agente. Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito

Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depsito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessrio ou munio de uso proibido ou restrito, sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa. Pargrafo nico. Nas mesmas penas incorre quem: I suprimir ou alterar marca, numerao ou qualquer sinal de identificao de arma de fogo ou artefato; II modificar as caractersticas de arma de fogo, de forma a torn-la equivalente a arma de fogo de uso proibido ou restrito ou para fins de dificultar ou de qualquer modo induzir a erro autoridade policial, perito ou juiz; III possuir, detiver, fabricar ou empregar artefato explosivo ou incendirio, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar; IV portar, possuir, adquirir, transportar ou fornecer arma de fogo com numerao, marca ou qualquer outro sinal de identificao raspado, suprimido ou adulterado; V vender, entregar ou fornecer, ainda que gratuitamente, arma de fogo, acessrio, munio ou explosivo a criana ou adolescente; e VI produzir, recarregar ou reciclar, sem autorizao legal, ou adulterar, de qualquer forma, munio ou explosivo.

Ameaa Art. 147 Ameaar algum, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simblico, de causar-lhe mal injusto e grave: Pena deteno, de um a seis meses, ou multa. Pargrafo nico Somente se procede mediante representao.

COMENTRIOS:
A ameaa se diferencia do constrangimento ilegal (art. 146 do CP), porque neste o agente busca uma conduta positiva ou negativa da vtima e aqui, na ameaa, o sujeito ativo pretende to somente atemorizar o sujeito passivo. SUJEITO ATIVO Qualquer pessoa SUJEITO PASSIVO Pessoa com capacidade de entedimento. Trata-se de CRIME SUBSIDIRIO, constituindo meio de execuo do constrangimento ilegal, extorso, etc. A ameaa tem que ser verossmil, por obra humana, capaz de instituir receio, independente de causar ou no dano real a vtima. Trata-se de CRIME FORMAL, no sendo necessrio que a vtima sinta-se ameaada. Consuma-se a ameaa no instante em que o sujeito passivo toma conhecimento do mal prenunciado, independentemente de sentir-se ameaado ou no (crime formal). Contudo, possvel a TENTATIVA, quando a ameaa realiza por escrito. S punvel a ttulo de dolo. Sendo posio vencedora em nossos Tribunais a de que o delito exige nimo calmo e refletido, excluindo-se o dolo no caso de estado de ira e embriaguez. A ao penal pblica, porm somente se procede mediante REPRESENTAO.

Seqestro e crcere privado Art. 148 Privar algum de sua liberdade, mediante seqestro ou crcere privado: Pena recluso, de um a trs anos.

1 A pena de recluso, de dois a cinco anos: I se a vtima ascendente, descendente, cnjuge ou companheiro do agente ou maior de 60 (sessenta) anos; (Redao dada pela Lei n 11.106, de 2005) II se o crime praticado mediante internao da vtima em casa de sade ou hospital; III se a privao da liberdade dura mais de 15 (quinze) dias. IV se o crime praticado contra menor de 18 (dezoito) anos; (Includo pela Lei n 11.106, de 2005) V se o crime praticado com fins libidinosos. (Includo pela Lei n 11.106, de 2005) 2 Se resulta vtima, em razo de maus-tratos ou da natureza da deteno, grave sofrimento fsico ou moral: Pena recluso, de dois a oito anos.

COMENTRIOS:
SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa. SUJEITO PASSIVO: Qualquer pessoa. O CRIME DE SEQUESTRO PERMANENTE. O consentimento do ofendido exclui o crime. Ex: retiro espiritual. Diferena entre SEQUESTO e CRCERE PRIVADO? No seqestro a vtima tem maior liberdade de locomoo (vtima presa numa fazenda). J no crcere privado, a vtima v-se submetida a uma privao de liberdade num recinto fechado, como por exemplo: dentro de um quarto ou armrio. Qual a diferena entre DENTENO E RETENO? Na deteno priva-se a vtima da liberdade, levando ela para algum lugar. J na reteno impede-se a vtima de sair de um determinado lugar. A DURAO DA PRIVAO DA LIBERDADE IRRELEVANTE. O crime s punido a tipo de DOLO. So delitos MATERIAIS e PERMANENTES, uma vez que o tipo descreve a conduta e o resultado. possvel a TENTATIVA. A AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA. Observe-se que na causa de aumento (1, II) relativo internao da vtima, deve existir oDOLO DE SEQUESTRAR camuflando o seqestro com a internao. Aqui necessrio distinguir o DOLO DE SEQUESTRAR, da conduta relacionada aos Arts. 22 e 23 da Lei 3.688/41 (contravenes penais) relativo contraveno conhecida comoINTERNAO IRREGULAR. Art. 22. Receber em estabelecimento psiquitrico, e nele internar, sem as formalidades legais, pessoa apresentada como doente mental: Pena multa, de trezentos mil ris a trs contos de ris. 1 Aplica-se a mesma pena a quem deixa de comunicar a autoridade competente, no prazo legal, internao que tenha admitido, por motivo de urgncia, sem as formalidades legais. 2 Incorre na pena de priso simples, de quinze dias a trs meses, ou multa de quinhentos mil ris a cinco contos de ris, aquele que, sem observar as prescries legais, deixa retirar-se ou despede de estabelecimento psiquitrico pessoa nele, internada. Art. 23. Receber e ter sob custdia doente mental, fora do caso previsto no artigo anterior, sem autorizao de quem de direito: Pena priso simples, de quinze dias a trs meses, ou multa, de quinhentos mil ris a cinco contos de ris. J no caso do fim libidinoso (previsto no 1, V) nunca demais lembrar que abrange homem ou mulher, uma vez que o tipo rapto foi revogado pela lei 11.106/2005 . ATENO. O tipo diz respeito ao fim libidinoso. E esgota-se na finalidade. Contudo, se o agente praticar o ato sexual, responder em concurso material de crimes: Sequesto + Estupro. Neste

caso, aplicar-se a o seqestro do caput, sem o aumento de pena pelo fim libidinoso para que no incorra em bis idem. DETALHE. Preliminarmente quem seqestra no quer matar, j que se seqestra pessoa viva. Contudo, se a pessoa for maltratada e no morrer ( 2) a pena ser de 2 a 8 anos. J se a morte for culposa a pena ser menor do que os maus tratos. Incoerncia.

Reduo a condio anloga de escravo Art. 149. Reduzir algum a condio anloga de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condies degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoo em razo de dvida contrada com o empregador ou preposto: (Redao dada pela Lei n 10.803, de 11.12.2003) Pena recluso, de dois a oito anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. (Redao dada pela Lei n 10.803, de 11.12.2003) 1o Nas mesmas penas incorre quem: (Includo pela Lei n 10.803, de 11.12.2003) I cerceia o uso de qualquer meio de transporte por parte do trabalhador, com o fim de ret-lo no local de trabalho; (Includo pela Lei n 10.803, de 11.12.2003) II mantm vigilncia ostensiva no local de trabalho ou se apodera de documentos ou objetos pessoais do trabalhador, com o fim de ret-lo no local de trabalho. (Includo pela Lei n 10.803, de 11.12.2003) 2o A pena aumentada de metade, se o crime cometido: (Includo pela Lei n 10.803, de 11.12.2003) I contra criana ou adolescente; (Includo pela Lei n 10.803, de 11.12.2003) II por motivo de preconceito de raa, cor, etnia, religio ou origem. (Includo pela Lei n 10.803, de 11.12.2003)

COMENTRIOS:
Tambm conhecido, como CRIME DE PLGIO sujeio de uma pessoa ao domnio de outra. Embora o agente no prenda a vtima diretamente, ele cria condies adversas para que ela no manifeste a sua vontade. O consentimento do ofendido IRRELEVANTE, uma vez que a situao de liberdade do homem constitui interesse preponderante do Estado. O fato s punvel a ttulo de DOLO. Trata-se de crime PERMANENTE. Admite-se a TENTATIVA. NO CONFUNDIR este tipo com o art. 203 relativo a frustrao de direitos trabalhistas (abaixo) Isso no exatamente o mesmo que reduzir a condies anlogas a de escravo. Art. 203 Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho: Pena deteno de um ano a dois anos, e multa, alm da pena correspondente violncia.(Redao dada pela Lei n 9.777, de 29.12.1998) 1 Na mesma pena incorre quem: (Includo pela Lei n 9.777, de 29.12.1998) I obriga ou coage algum a usar mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do servio em virtude de dvida; (Includo pela Lei n 9.777, de 29.12.1998) II impede algum de se desligar de servios de qualquer natureza, mediante coao ou por meio da reteno de seus documentos pessoais ou contratuais. (Includo pela Lei n 9.777, de 29.12.1998) 2 A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental. (Includo pela Lei n 9.777, de 29.12.1998) J o 2, II no se relaciona com o crime de racismo previsto na lei 7716/89.

AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA.

Violao de domiclio Art. 150 Entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tcita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependncias: Pena deteno, de um a trs meses, ou multa. 1 Se o crime cometido durante a noite, ou em lugar ermo, ou com o emprego de violncia ou de arma, ou por duas ou mais pessoas: Pena deteno, de seis meses a dois anos, alm da pena correspondente violncia. 2 Aumenta-se a pena de um tero, se o fato cometido por funcionrio pblico, fora dos casos legais, ou com inobservncia das formalidades estabelecidas em lei, ou com abuso do poder. 3 No constitui crime a entrada ou permanncia em casa alheia ou em suas dependncias: I durante o dia, com observncia das formalidades legais, para efetuar priso ou outra diligncia; II a qualquer hora do dia ou da noite, quando algum crime est sendo ali praticado ou na iminncia de o ser. 4 A expresso casa compreende: I qualquer compartimento habitado; II aposento ocupado de habitao coletiva; III compartimento no aberto ao pblico, onde algum exerce profisso ou atividade. 5 No se compreendem na expresso casa: I hospedaria, estalagem ou qualquer outra habitao coletiva, enquanto aberta, salvo a restrio do n. II do pargrafo anterior; II taverna, casa de jogo e outras do mesmo gnero.

COMENTRIOS:
Protege-se a Inviolabilidade Constitucional. Constituio Federal: art. 5, XI -a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou durante o dia, por determinao judicial. O tipo tem que ser analisado levando-se em conta a norma constitucional. SUJEITO ATIVO: Qualquer pessoa. SUJEITO PASSIVO: Quem tem o direito de admitir ou excluir algum de sua casa. Para haver PERMANNCIA necessrio que entrada tenha sido licita, permitida. Trata-se de Crime de mera conduta, porque se protege o aspecto psicolgico de quem mora na casa, e no a casa em si. O nome casa tambm abrange escritrios, consultrios (local de trabalho), local onde se exerce o animus domicili, como saveiros, barcos ou quartinhos. A jurisprudncia no agasalha no conceito de casa a bolia do caminho ou os locais usados por mendigos para dormir em caladas ou locais pblicos.

DIREITO DE CONVIVNCIA. CASAL. Em igualdade de condies prevalece a vontade que proibir. Ex. Marido probe a permanncia de amigo da esposa no apartamento onde mora o casal. O STF entende que no h crime na entrada do amante da esposa infiel no lar conjugal, com o consentimento daquela e na ausncia do marido, para fins amorosos. (RTJ, 47/734) DIREITO DE CONVIVNCIA. FILHOS. No caso dos filhos, enquanto menores, prevalece a vontade dos pais. Depois de maiores, podem receber os amigos em casa. DIREITO DE INTIMIDADE. Empregados. No se reconhece. PROPRIEDADES COMUNS. No h qualquer restrio quando o espao comum. Contudo, em reas comuns reservadas, o assunto ser regido pelo Regimento Interno. Em locais de grande extenso, preserva-se to somente para os efeitos do tipo o local onde se exerce a intimidade. Ex. Grande fazenda, neste caso protege-se a intimidade da casa sede onde ficam as pessoas. Elemento normativo do tipo: se eu permito, exclui-se a tipicidade. CABE TENTATIVA inclusive para tentar permanecer. No h violao de domiclio em casa abandonada. Contudo, no se pode confundir casa abandonada, com casa temporariamente desabitada. Ex. Casa de praia. AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA.

Art. 151 Devassar indevidamente o contedo de correspondncia fechada, dirigida a outrem: Pena deteno, de um a seis meses, ou multa. (Artigo revogado) NORMA EM VIGOR VIOLAO DE CORRESPONDNCIA (LEI 6.538/78) Art. 40 Devassar indevidamente o contedo de correspondncia fechada dirigida a outrem: Pena: deteno, at seis meses, ou pagamento no excedente a vinte dias-multa. Sonegao ou destruio de correspondncia 1 Na mesma pena incorre: I quem se apossa indevidamente de correspondncia alheia, embora no fechada e, no todo ou em parte, a sonega ou destri; (REVOGADO) Em vigor o Art. 40, 1 da Lei 6.538/78 Violao de comunicao telegrfica, radioeltrica ou telefnica II quem indevidamente divulga, transmite a outrem ou utiliza abusivamente comunicao telegrfica ou radioeltrica dirigida a terceiro, ou conversao telefnica entre outras pessoas; (REVOGADO pelo ArT. 10 da lei 9.296/96). III quem impede a comunicao ou a conversao referidas no nmero anterior; IV quem instala ou utiliza estao ou aparelho radioeltrico, sem observncia de disposio legal. (REVOGADO pelo Art. 70 da lei 4.117/62). 2 As penas aumentam-se de metade, se h dano para outrem. 3 Se o agente comete o crime, com abuso de funo em servio postal, telegrfico, radioeltrico ou telefnico: Pena deteno, de um a trs anos. 4 Somente se procede mediante representao, salvo nos casos do 1, IV, e do 3.

COMENTRIOS:
VER: Lei 6.538/78 e Lei 9.296/96 Trata-se de um artigo muito prejudicado com a edio de novas leis. Protege-se a inviolabilidade constitucionalmente protegida da Correspondncia.

O bem jurdico protegido a liberdade de comunicao do pensamento. A violao precisa ser de CORRESPONDNCIA FECHADA e feita INDEVIDAMENTE. A violao legtima permitida. Contudo, o agente no precisa abrir a carta, neste caso PROTEGE-SE O CONTEDO. No configura o delito a leitura de carta cujo envelope se encontra aberto, porque neste caso aquele que escreveu a carta previamente j renunciou tacitamente ao seu direito de ter em segredo o contedo da mesma. Torna-se se crime impossvel quando o agente no entende a linguagem enigmtica, caso a carta seja com este tipo de escrita. SUJEITO ATIVO qualquer pessoa. SUJEITO PASSIVO Dupla subjetividade passiva. Remetente e destinatrio. possvel que um cego ou um analfabeto, apalpando por exemplo, cometa o crime, tomando conhecimento do contedo da carta. S PUNVEL A TTULO DE DOLO. O erro de tipo exclui a tipicidade. Ex. Abrir carta de terceiro pensando ser para si. Os pais podem abrir a correspondncia dos filhos menores? Sim. O marido pode abrir a correspondncia da mulher? No. Reserva de Intimidade ( Damsio entende que Sim, porque haveria comunho de interesses.) O Administrador pode abrir a correspondncia do falido ou em recuperao judicial? Sim. O diretor pode violar a correspondncia do preso? Via de regra, NO. Mas, como no existe direitos fundamentais absolutos, excepcionalmente, fazendo-se um juzo de ponderao de valores, possvel que o diretor intercepte a correspondncia do preso para salvaguardar direitos maiores. Crime Comum, Simples, Instantneo, Comissivo e de Mera Conduta. Admite-se a TENTATIVA. AO PENAL PBLICA CONDICIONADA A REPRESENTAO. Vale a pena anotar que crime a interceptao no autorizada judicialmente de conversaes telefnicas. Contudo, a autorizao judicial na forma da lei 9.296/96 causa excludente da tipicidade. O crime de interceptao consuma-se no momento da simples interceptao, no sendo mais necessrio, como era poca do CP, a divulgao das informaes. Art. 10. Constitui crime realizar interceptao de comunicaes telefnicas (1), de informtica ou telemtica, ou quebrar segredo da Justia (2), sem autorizao judicial ou com objetivos no autorizados em lei. SUJEITO ATIVO: (1) Crime Comum Qualquer Pessoa (2) Delito Prprio Juiz, MP, Concessionria SUJEITO PASSIVO: Crime de dupla subjetividade passiva, os interlocutores. Nos casos de interceptao telefnica, a AO PENAL PBLICA INCODICIONADA. Link Especial. Lei que regula as interceptaes telefnicas

Art. 152 Correspondncia Comercial


01/04/2010Deixe o seu comentrio

Correspondncia comercial Art. 152 Abusar da condio de scio ou empregado de estabelecimento comercial ou industrial para, no todo ou em parte, desviar, sonegar, subtrair ou suprimir correspondncia, ou revelar a estranho seu contedo: Pena deteno, de trs meses a dois anos. Pargrafo nico Somente se procede mediante representao.

COMENTRIOS:


Especfico para correspondncia empresarial. Trata-se de Crime Prprio. SUJEITO ATIVO: Scio ou Empregado de estabelecimento comercial ou Industria. SUJEITO PASSIVO: A Pessoa Jurdica - a Industria ou o estabelecimento comercial que teve sua correspondncia desviada, sonegada, subtrada, suprimida ou revelada. O tipo prev, tambm, ocultamento de correspondncia. Ao Penal Pblica condicionada a Representao.

Art. 153 Divulgao de Segredo


06/04/2010Deixe o seu comentrio

Divulgao de segredo Art. 153 - Divulgar algum, sem justa causa, contedo de documento particular ou de correspondncia confidencial, de que destinatrio ou detentor, e cuja divulgao possa produzir dano a outrem: Pena deteno, de um a seis meses, ou multa. 1 Somente se procede mediante representao. (Pargrafo nico renumerado pela Lei n 9.983, de 2000) 1o-A. Divulgar, sem justa causa, informaes sigilosas ou reservadas, assim definidas em lei, contidas ou no nos sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Pena deteno, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) 2o Quando resultar prejuzo para a Administrao Pblica, a ao penal ser incondicionada. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000)

COMENTRIOS:
Preservar-se o SIGILO. SUJEITO ATIVO: Detentor ou destinatrio do segredo. Ficam fora da proteo penal as confidncias obtidas por meio verbal, uma vez que o ttulo protege claramente o contedo de DOCUMENTOS. Crime FORMAL. Consuma-se no momento da realizao da CONDUTA. Deve ser capaz de provocar dano, mesmo que no provoque. Admite a tentativa. AO PENAL PBLICA CONDICIONADA A REPRESENTAO, salvo quando se tratar de segredo cuja revelao cause prejuzo a Administrao Pblica.

Art. 154 Violao do Segredo Profissional


06/04/2010Deixe o seu comentrio

Violao do segredo profissional Art. 154 - Revelar algum, sem justa causa, segredo, de que tem cincia em razo de funo, ministrio, ofcio ou profisso, e cuja revelao possa produzir dano a outrem: Pena deteno, de trs meses a um ano, ou multa. Pargrafo nico Somente se procede mediante representao.

COMENTRIOS:
Protege-se o segredo profissional. Crime PRPRIO. Crime FORMAL. AO PENAL PBLICA CONDICIONADA REPRESENTAO.

S-ar putea să vă placă și