Sunteți pe pagina 1din 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO DISCIPLINA: DIREITO DO CONSUMIDOR PROFESSOR: YURI CAVALCANTE ALUNA:

GRAZIELE BRAZ DE CARVALHO MATRCULA: 336327

A desconsiderao da Personalidade Jurdica no Cdigo de Defesa do Consumidor

Fortaleza, 19 de novembro de 2013.

A desconsiderao da Personalidade Jurdica no Cdigo de Defesa do Consumidor


A priori, importante conceituar pessoa jurdica no direito brasileiro. A pessoa jurdica uma criao da lei civil, que reflete uma realidade no mundo jurdico e social, concebida para a realizao de um fim e reconhecida pela ordem jurdica como sujeito de direitos e, sendo inclusive, reconhecida pelo Estado que a tributa e a aciona quando necessrio.

Tambm importante conceituar consumidor e fornecedor. O primeiro est presente no artigo segundo da lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Cdigo de Defesa do
Consumidor),

sendo definido como aquele participante direto da relao de consumo, ou

seja, o destinatrio final que adquire um produto ou servio colocado no mercado.

No pargrafo nico do mesmo artigo, traado um perfil mais abrangente de consumidor, visando a proteo universal destes, em potencial, ou, quando o dano j tenha efetivado-se, de consumidores efetivos, dando-lhes instrumentos jurdicoprocessuais para que possam ter uma justa indenizao. No artigo 29 do CDC, consumidor so aqueles que, determinveis ou no, esto expostos a prticas previstas na legislao consumerista.

Destarte, podemos concluir que o artigo 2 fornece um conceito geral, enquanto que o artigo 29 trata o consumidor por equiparao. J o conceito de fornecedor vem disciplinado no artigo 3, procurando a lei abranger vrias hipteses de atividade. O que importa que haja habitualidade no oferecimento de produtos e servios ao mercado.

Passamos a analisar o artigo 28 do CDC, este por sua vez estabelece:


Art. 28 O juiz poder desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infrao da lei, fato ou ato ilcito ou violao dos estatutos ou contrato social. A desconsiderao tambm ser efetivada quando houver falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inatividade da pessoa jurdica provocados por m administrao.

1 - (VETADO) A pedido da parte interessada, o juiz determinar que a efetivao da responsabilidade da pessoa jurdica recaia sobre o acionista controlador, o scio majoritrio, os scios-gerentes, os administradores societrios e, no caso de grupo societrio, as sociedades que a integram.

2 - As sociedades integrantes dos grupos societrios e as sociedades controladas, so subsidiariamente responsveis pelas obrigaes decorrentes deste Cdigo.

3 - As sociedades consorciadas so solidariamente responsveis pelas obrigaes decorrentes deste Cdigo.

4 - As sociedades coligadas s respondero por culpa.

5 - Tambm poder ser desconsiderada a pessoa jurdica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores.

O artigo inicia afirmando que o juiz poder desconsiderar a personalidade da pessoa jurdica. Sendo o juiz um agente pblico no exerccio de uma atividade atribuda ao Estado-juiz, que tomou exclusivamente para si a funo jurisdicional, deve ser tratado como um agente administrativo para o estudo da matria, estando, portanto, sujeito aos princpios gerais traados para compreenso do tema da discricionariedade, da opo pela melhor soluo.

Est o juiz vinculado lei, dessa forma deve dar suas decises pelos limites por ela traados sob pena de nulidade. Pode-se concluir ento que o ato do juiz vinculado, ou seja, no h inteno do legislador em conceder ao juiz a possibilidade de sopesar qual a melhor deciso, dentre outra perfeitamente possvel, ser tomada; presentes o pressupostos legais tem, o juiz, o poder-dever de aplicar a teoria da desconsiderao.

Antes de adentrar ao estudo das hipteses materiais de incidncia da desconsiderao, importante observar que tais situaes somente autorizam o juiz a aplicar o abuso de direito se houver prejuzo ao consumidor num primeiro momento ou se a sua autonomia legal for obstculo para que o consumidor seja ressarcido dos prejuzos causados e desde que haja requerimento. Portanto, o direito foi criado com a

finalidade de proteger o indivduo a fim de ordenar a vida com os demais, ou seja, uma finalidade social.

Segundo a sistemtica civil vigente, bem como levando em considerao as leis que regulam as vrias espcies de sociedades por aes, os scios-gerentes ou administradores no so responsveis pelas obrigaes assumidas em nome da sociedade. (melhor assim: tm responsabilidade civil subsidiria, na forma da lei, quando agirem com excesso de poderes, violarem o estatuto ou contrato social, ou infrigirem os mandamentos legais)

Isto ocorre, porque h uma presuno legal de que os atos praticados por tais pessoas ao representar a sociedade o fazem segundo os limites traados pelos estatutos sociais, uma vez que traduzem a vontade da sociedade. Sendo assim, aquele que praticar atos que importem em extrapolao dos poderes que lhe so atribudos pela lei ou pelo contrato deve ser responsabilizado pelos atos que, nessa qualidade, causaram prejuzos a terceiros.

Portanto, todo ato que, praticado com excesso de mandato ou poder, compreendido aquele que foge ao limite traado pela lei ou pelo estatuto, causar prejuzo ao consumidor no implicar em desconsiderao da personalidade e, sim, em responsabilidade civil prevista nas leis que regulam a matria.

O pargrafo primeiro do art. 28 do diploma consumerista foi vetado, pois o caput do mencionado artigo j possui todos os elementos necessrios para a desconsiderao da personalidade jurdica, que constitui tcnica excepcional de represso a prticas abusivas.

J o pargrafo segundo trata da responsabilidade subsidiaria de terceiros, visando proteo de direito do consumidor. Estariam imunes responsabilidade legal, interpretando-se literalmente o dispositivo, as sociedades controladoras.

Quanto s controladas entende cabvel a subsidiariedade como relativa s obrigaes da sociedade controladora, entendida a subsidiariedade, logicamente, pressupondo-se o exaurimento do patrimnio da principal devedora.

Em relao ao paragrafo terceiro dispe da solidariedade entre as sociedades consorciadas. O consrcio de empresas se estabelece quando algumas delas se associam visando consecuo de determinada atividade, empreendimento este que as sociedades, individualmente, no conseguiriam alcanar, permanecendo cada uma com personalidade jurdica prpria e com suas atividades independentes. Por essa razo no h desconsiderao da personalidade, pois o consrcio no possui personalidade jurdica.

O pargrafo quarto, por sua vez, aduz que as sociedades coligadas s respondero por culpa Sendo sociedade coligada quela que participa com 10% ou mais do capital de outra sem, contudo, controla-la. A sociedade coligada( destaque como se foss uma afiliada) scia de outra e, nesta qualidade, no responsvel pelos atos desta, a no ser que tenha participado do ato, caso em que, a responsabilidade ser solidria, conforme artigos 7, nico e 25, 1, do diploma consumerista.

Por fim, o artigo quinto estabelece que tambm poder ser desconsiderada aa personalidade jurdica, sempre que esta for obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores.

Em concluso, (desenvolver o que foi entendido...)

S-ar putea să vă placă și