Sunteți pe pagina 1din 7

REPBLICA DE ANGOLA MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO MDIO POLITCNICO DA HUMPATA

Tema: Gesto de Marketing

Nome: Belton Toms Jacinto Guaia Turma: 11. A Informtica N: 4 A professora _______________________ Cludia Brgida Vucusse

Lubango aos 09 de Maio de 2013

Introduo O marketing um dos temas fundamentais no que diz gesto de uma empresa. O marketing esta associado a todos os aspectos que envolvam a venda de algo, desde a produo at aquisio do produto pelo consumidor. Contudo, esse produto no tem obrigatoriamente que ser um objecto, pode tambm ser um conjunto de ideias e pensamentos scias. Apesar de muitas pessoas pensarem que o marketing tem a sua actividade na areia de publicidade, a verdade que marketing controla e orienta todo o processo envolvido para tornar um produto mais comercializado. Deste modo o objectivo geral do meu trabalho falar de como gerir o marketing.

Marketing O que . O marketing em portugus diz-se "Mercadoligia" ou "Mercncia" tem varias definies tcnicas possveis. Segundo a definio da AMA (American Markenting Association), em 2005, o marketing uma funo organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criao, comunicao e entrega do valor para os clientes, assim como a administrao do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organizao e o seu publico interessado. Segundo a outra definio, por Kotler e Killer em 2006, o marketing um processo social por meio do qual as pessoas ou grupos tem acesso aos produtos que necessitam e ao que desejam com a criao, oferta e livre negociao de produtos e servios de valor com outras pessoas ou identidades, havendo entrega de satisfao para o cliente em forma de benefcios. Marketing tambm pode ser considerado um conjunto de estratgias e operaes que envolvem a vida do produto. Como Surgiu? Apesar de encontrarmos suas razes ao longo da historia da humanidade, na prpria gnese do comrcio, o marketing um campo de estudo novo se comparado com os demais campos de saber. O estudo do mercado surgio da necessidade dos industrias de administrar a nova realidade oriunda da revoluo industrial que causou uma trasnformao de mercado de vendedores para um mercado de compradores. Gesto de Marketing. 1. Quais os tipos de filosofia seguido pelo marketing? Na maior parte das empresas o marketing ocupava, h 50 anos, apenas um lugar modesto no organograma, o de um servio comercial, composto por alguns vendedores empregados e muitas vezes estava subordinado ao director da produo ou director administrativo. Mas aos poucos essa funo foi se alargando progressivamente e colocada no mesmo plano de outras direces de produo, financeira e de recursos humanos. Actualmente, pode se ver a mesma empresa praticando diferentes filosofias de marketing ao redor do mundo e ver empresas usando filosofias de marketing em um mesmo mercado: orientao para a produo, venda, cliente e sociedade, podendo-se identificar na evoluo do marketing as seguintes filosofias para a sua administrao. Gerindo o marketing Orientao para produo Na orientao do produto a grande questo, para es empresas era produzir e no vender. O papel do marketing , essencialmente, entregar produtos em locais onde possam ser comprados. Na maior parte das empresas at o fim do sculo XIX, as actividades chamadas "vendas" eram consideradas acessrias, pois a grande questo, para as empresas, era produzir e no vender. Essa poca durou de 1600 a 1899, cujo enfoque bsico era a produo dos mercados ou servios em escala crescente que possibilitasse reduo de custos, apoiada em fabricao seriada e padronizada. Quando os meios modernos de produo de massa comearam a surgir, nesta poca o merketing, era considerado uma actividade acessria, menor e pouco

relevante, onde o engenheiro ou homem das finanas estava muito acima do gestor comercial. Alm disso, a procura era maior que a oferta e os consumidores estavam vidos por produtos e servios com as primeiras indstrias organizadas aplicando administrativa de Taylor, produtividade aumentou. Especialistas fazem anlises objectiva e bem tcnicas sobre o que convm aos consumidores. Para eles, a competncia que possuem e as avanadas solues incorporadas aos produtos so mais importantes do que saber se os consumidores desejam todo o desempenho e as funes ou antes de tudo o que eles realmente desejam e valorizam. Subistituir o julgamento do consumidor perigoso quando ele conta tantas opes para comprar. Orientao para vendas e clientes Significa que o propsito da empresa vender o que fabrica e no vender o que o mercado (o cliente) deseja, ou seja, a preocupao com um curto prazo, no se interessando se o cliente ficou ou no satisfeito. A partir do sculo XX e, sobretudo, aps a primeira guerra mundial, a venda se tornou uma preocupao essencialmente para a maioria das empresas. Esse tipo de orientao durou 1900 a 1949, cuja nfase era desenvolvido de tecnica de vendas para escoar o grande nmero de produtos produzidos e que no encontra um mercado cativo ou permanente, ou seja, a concentrao das actividades de marketing na venda de produtos disponveis. H ocasies em que uma orientao para vendas adequada. Exemplo: as lojas s vezes tm excesso de oferta de mercadorias antigas e, para vende-las, baixam o preo para crias procura. Outro exemplo : Um mdico pode tentar vender seus pacientes na ideias de se exercitarem regularmente e comerem alimentos mais nutritivos para ficarem mais saudveis. No entanto os clientes/pacientes podem tentar fazer isso ou achar que no precisam disso para sobreviver, porm o medico pode acreditar que "vender" essa ideia seria bom e para isso vai convencer seus pacientes a mudar suas atitudes. Falando dos clientes neste ponto a funo da empresa no e mais produzir e vender, mas satisfazer clientela, consultando-a antes de produzir qualquer coisa, via estudos de marcados com base nessa consulta, caso se favorvel, oferecer-lhes produtos, servios, ideias de qualidade e valor para que os consumidores voltem a comprar e a falar bem da empresa, evolui-se da posio acessria de produo, financeira e de organizao para a funo principal da empresa e, mais do que qualquer outra funo, ele condiciona a sobrevivncia da empresa, a sua prosperidade e o seu crescimento.

Orientao para marketing social O marketing como a evoluo da orientao para o cliente nas empresas. Estas comearam a pregar a questo da responsabilidade social como um dos aspectos fundamentais na sua gesto. Uma questo que frequentemente emerge neste assunto o quao verdadeira esta orientao de marketing social: existe apenas porque o mercado exige ou decorre de uma convico verdadeira do empreendedor. Orientao para marketing Holstico Nesta aobrdagem a empresa deve administrar toda a complexidade envolvida na gesto marketing de uma empresa.

Planeamento de Marketing Um plano de marketing um planeamento para a marca e para a linhas de produtos visando atingir as metas da empresa. Normalmente composto das seguintes partes. Resumo executivo e sumrio Situao actual de marketing Anlise de oportunidades e questes Objectivos Programas de aco Demonstrativo de resultados projectados Implementao Controles de Realimentao.

Que tipos de marketing existem: existem 7 tipos de marketing que so: Databese Marketing, E-mail Marketing, TeleMarketing, NeuroMarketing, Web Marketing, Marketing Viral, Marketing de Relacionamento. Mas neste trabalho vamos falar de apenas um que o marketing de relacionamento. Marketing de Relacionamento - Refere-se ao trabalho de marketing na areia do relacionamento com clientes e fornecedores. Marketing de relacionamento significa construir e sustentar infra-estruturas do relacionamento entre os vendedores e clientes. O maior objectivo manter o cliente atravs da confiana, credibilidade e seco de segurana transmitida pela organizao. Algumas regras fundamentais para a utilizao do marketing de relacionamento na busca de vantagem competitiva so: 1. O relacionamento com o cliente de responsabilidade da empresa. Qualquer reclamao ou conflito por parte do cliente provocado por uma falta empresarial. 2. A empresa deve perguntar-se constantemente o que pode ser feito para facilitar a vida dos clientes. 3. A empresa deve conhecer profundamente o cliente. 4. Transformar o cliente em scio de um clube exclusivo, ou seja, proporcionar actividades e disponibilizar recursos que s os clientes da empresa tem acesso.

Concluso Aps a concluso deste trabalho concluo que o marketing um conjunto de estratgias fundamental para o sucesso de uma empresa e tambm para a satisfao do cliente. Atravs do marketing e dos seus estudos e anlises possvel afirmar criar uma maior aproximao entre a empresa e cliente, havendo uma recolha de informao e de opinies do cliente a fim de tornar a comercializao de um produto mais rentvel e dotar o prprio produto de maior qualidade. No entanto para que as estratgias do marketing funcionem, necessrio que exista um grande conhecimento da mentalidade dos clientes, pelo que a psicologia fundamental, podendo considerar-se a base do marketing, pois sem psicologia, no possvel a implementao prtica da maioria das estratgias do marketing. Pode-se por isto tudo dizer que o marketing uma das chaves principais para o sucesso de uma empresa

S-ar putea să vă placă și