Sunteți pe pagina 1din 16

3 ALTERAO DO ESTATUTO DA FUNDAO DE APOIO CIENTFICO E TECNOLGICO DO TOCANTINS - FAPTO

Palmas - TO Fevereiro/2011

NDICE
CAPTULO I - Da Denominao, Regime Jurdico, Durao, Sede e Foro ................................... 1 CAPTULO II - Das Finalidades ..................................................................................................... 1 CAPTULO III - Do Patrimnio ..................................................................................................... 2 CAPTULO IV - Das Receitas ........................................................................................................ 3 CAPTULO V - Da Administrao ................................................................................................. 4 SEO I - Do Conselho Superior................................................................................................... 4 SEO II - Do Conselho Fiscal ..................................................................................................... 7 SEO III - Da Diretoria Executiva ............................................................................................... 9 CAPTULO VI - Do Exerccio Financeiro e Oramentrio .......................................................... 11 CAPTULO VII - Do Pessoal........................................................................................................ 12 CAPTULO VIII - Das Disposies Gerais .................................................................................. 12 CAPTULO IX - Das Disposies Transitrias ............................................................................ 14

CAPTULO I - Da Denominao, Regime Jurdico, Durao, Sede e Foro

Art. 1 - A FUNDAO DE APOIO CIENTFICO E TECNOLGICO DO TOCANTINS, doravante denominada FAPTO, uma entidade civil, com personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Art. 2 A FAPTO instituda por tempo indeterminado.

Art. 3 A FAPTO tem sede e foro na Orla 14-Praia da Graciosa, Av. Parque, QI 04, Lote 03, CEP: 77.026-035 e poder constituir escritrios de representao em outras unidades da federao, com atuao em qualquer parte do territrio nacional e exterior.

Art. 4 A FAPTO reger-se- pelo presente Estatuto e pela legislao pertinente.

CAPTULO II - Das Finalidades

Art. 5 So finalidades bsicas da FAPTO estimular, apoiar e incentivar as atividades inerentes ao ensino, pesquisa, extenso, cultura, ao desenvolvimento institucional, cientfico, tecnolgico e artstico de interesse da Universidade Federal do Tocantins (UFT), de outras instituies governamentais, no-governamentais e privadas, de interesse da sociedade, bem como interagir e cooperar com outras entidades congneres, observando os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficincia. Art. 6 Para consecuo de suas finalidades, a FAPTO poder: I - Implementar e apoiar, total ou parcialmente, projetos relacionados com o ensino, a pesquisa, a extenso e a cultura, podendo explorar comercialmente produtos resultantes dessas atividades; II - Selecionar, treinar e contratar pessoal de apoio, tcnico-administrativo e acadmico; 1

III - Possibilitar interao de instituies de ensino superior com instituies pblicas e privadas; IV - Promover a realizao de cursos, inclusive de ps-graduao, pesquisas, estudos, consultorias e prestao de servios; V - Realizar concursos pblicos, congressos, seminrios, simpsios e outros eventos similares; VI - Celebrar convnios, acordos, ajustes, contratos e outros instrumentos jurdicos, com pessoas fsicas ou jurdicas, de direito pblico ou privado nacional ou estrangeiro; VII - Firmar convnios com organismos financeiros de apoio e de fomento institucional; VIII - Apoiar tcnica e administrativamente entidades do setor pblico ou privado que atuem na formulao, orientao, coordenao e execuo de polticas relacionadas com ensino, pesquisa, extenso e cultura; IX - Viabilizar a concesso de prmios a profissionais que comprovadamente tenham contribudo para o desenvolvimento e fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extenso e da cultura; X - Estimular aes que possibilitem conscincia e respeito ao meio ambiente; XI - Apoiar os hospitais universitrios e participar da elaborao e implantao de planos de sade; XII - Viabilizar a concesso de bolsas de estudo, pesquisa e extenso, em nvel de graduao, ps-graduao e atividades vinculadas com as finalidades estatutrias; XIII - Colaborar com as instituies de ensino superior no que se refere ao planejamento e fundamentao tcnico cientfica das polticas de ensino, pesquisa, extenso e cultura; XIV - Implementar outras atividades relacionadas com seus objetivos. XV - Poder explorar servios de radiodifuso de sons e imagens e seus servios auxiliares nas atividades inerentes Cultura. XVI - Concesso de certificados de qualidade ambiental, produtos e servios dentre outros.

Art. 7 A FAPTO no tem carter poltico-partidrio, religioso ou racial.

CAPTULO III - Do Patrimnio

Art. 8 O patrimnio da FAPTO constitudo por dotao no valor total de R$ 10.000,00 (dez mil reais), que ser integralizada no ato da sua constituio, por seus instituidores. Pargrafo nico Ser criado um fundo proveniente de 3% (trs por centro), no mnimo, da receita prpria mensal da FAPTO at atingir o limite de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), a ser incorporado ao seu patrimnio.

Art. 9 Os bens e direitos da FAPTO somente podero ser utilizados com plena observncia dos objetivos estatutrios, sendo permitida a alienao, cesso ou substituio de qualquer bem ou direito para consecuo dos objetivos colimados.

1 Caber ao Conselho Superior, ouvido o Ministrio Pblico, aprovar a alienao dos bens e direitos incorporados ao patrimnio, assim como as permutas vantajosas, do ponto de vista financeiro e patrimonial, FAPTO. 2 vedada a utilizao do fundo patrimonial para compensar prejuzos.

CAPTULO IV - Das Receitas

Art. 10 As receitas da FAPTO, independente da fonte, so constitudas: I - Pelas rendas oriundas dos resultados das suas atividades; II - Pelos usufrutos que lhe forem constitudos; III - Pelos recursos provenientes dos ttulos, aes ou ativos financeiros de sua propriedade ou operaes de crdito; IV - Pelas rendas auferidas de seus bens patrimoniais, as receitas de qualquer natureza, inclusive a participao em empresas, empreendimentos e prestao de servios; V - Pelas doaes e quaisquer outras formas de benefcios que lhe forem destinadas;

VI - Pelas subvenes, contribuies e outros auxlios estipulados em favor da FAPTO, por pessoas fsicas, instituies privadas, nacionais ou estrangeiras; VII - Pelas rendas prprias de imveis que vier a possuir e pelos rendimentos decorrentes de explorao de bens que terceiros confiarem sua administrao; VIII - Por outras rendas de carter eventual ou permanente.

Art. 11 Os recursos financeiros da FAPTO sero utilizados exclusivamente para consecuo das suas atividades fins.

Pargrafo nico A aplicao de recursos financeiros deve observar fundamentalmente: I - Segurana dos investimentos; II - Manuteno e desenvolvimento dos objetivos indicados no artigo 5; III - Integralizao do Fundo Patrimonial de que trata o artigo 9, pargrafo 2; IV - Manuteno do poder aquisitivo dos valores aplicados.

CAPTULO V - Da Administrao

Art. 12 A administrao da FAPTO constituda pelos seguintes rgos: I - Conselho Superior; II - Conselho Fiscal; III - Diretoria Executiva.

Art. 13 Respeitado o disposto neste estatuto, a FAPTO ter sua estrutura organizacional e funcional definida em documento prprio, que estabelecer as atividades e atribuies de modo a atender satisfatoriamente os objetivos da instituio. Art. 14 Os membros do Conselho Superior, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva sero escolhidos entre profissionais de reputao ilibada, idoneidade moral e de notria competncia no ramo das suas atividades. 4

SEO I - Do Conselho Superior

Art. 15 A FAPTO dirigida pelo Conselho Superior que o rgo mximo de deliberao, constitudo por 12(doze) membros efetivos com mandatos de 2 (dois) anos, podendo ser reconduzidos por uma vez.

Pargrafo nico O Presidente do Conselho Superior ser eleito por seus pares, na reunio que der posse aos conselheiros, para um mandato de 2 (dois) anos, podendo ser reconduzido por uma vez.

Art. 16 O Conselho Superior ser composto, mediante escolha, dos membros abaixo relacionados: I 1 (um) Um professor universitrio com reconhecida experincia em atividade de pesquisa; II 1 (um) professor universitrio com reconhecida experincia em ensino de graduao, III 1 (um) professor universitrio com reconhecida experincia em atividades de extenso e cultura, IV 1 (um) servidor-tcnico administrativo com comprovada experincia em administrao pblica e de fundaes, V 1 (um) representante dos diretores dos Campi, VI - O Diretor Executivo da FAPTO; VII 3 (trs) representantes do corpo docente, escolhidos pela entidade representativa; VIII 1 (um) representante do corpo discente, escolhido pela entidade representativa; IX 1 (um) representante do corpo tcnico-administrativo, escolhido pela entidade representativa; X 1 (um) representante proveniente de entidades cientficas, empresariais ou profissionais sem vnculo com a Instituio apoiada.

Art. 17 Os servios prestados pelos membros do Conselho Superior sero considerados de carter relevante e no remunerados.

Art. 18 Compete ao Presidente: I - Convocar o Conselho, ordinria e extraordinariamente; II - Presidir os trabalhos do Conselho, exercendo em suas deliberaes o direito do voto de qualidade. III - Indicar o Diretor Executivo da FAPTO.

1 Nas ausncias e impedimentos do Presidente, assumir a Presidncia um dos membros indicado por seus pares. 2 Perder o mandato o conselheiro que, sem justificativa, deixar de comparecer a 2 (duas) reunies consecutivas, ordinrias ou extraordinrias, ou 3 (trs) alternadas no decorrer de um mesmo ano. 3 Em caso de vacncia de membro titular, o Presidente do Conselho Superior solicitar imediatamente a indicao de outro representante para completar o mandato do substitudo. 4 No mnimo 30 (trinta) dias antes de expirar os mandatos dos atuais conselheiros, o presidente dever tomar as providncias pertinentes relacionadas renovao do conselho superior.

Art. 19 Compete ao Conselho Superior: I - Referendar e dar posse ao Diretor Executivo; II - Aprovar o plano de atividades e a proposta oramentria propostos pela Diretoria Executiva e zelar pela sua execuo; III - Aprovar as contas, os balanos, o relatrio anual e acompanhar a execuo oramentria e financeira dos recursos geridos e administrados pela FAPTO, ouvido o Conselho Fiscal; IV - Exercer controle do patrimnio e dos recursos da FAPTO; V - Aprovar o critrio de determinao de valores dos servios, produtos e bens, contratados ou adquiridos para a consecuo dos objetivos da FAPTO; VI - Deliberar sobre a estratgia de ao da FAPTO, bem como sobre os programas especficos a serem desenvolvidos; VII - Aprovar as prioridades que devem ser observadas na promoo e na execuo das atividades da FAPTO; VIII - Deliberar sobre propostas de emprstimos a serem apresentadas a entidades de financiamento, que onerem os bens da Fundao; 6

IX - Autorizar a alienao a qualquer ttulo, o arrendamento, a onerao ou o gravame dos bens mveis e imveis da FAPTO; X - Aprovar a participao da FAPTO no capital e na organizao de empresas, observando os objetivos da FAPTO; XI - Apreciar e aprovar a criao de estruturas de que trata o artigo 13; XII - Aprovar o quadro de pessoal e suas alteraes, bem como fixar diretrizes de salrios, vantagens e regime disciplinar; XIII - Escolher auditores independentes nos casos em que se verificar a necessidade de auditoria externa; XIV - Deliberar sobre quaisquer assuntos de interesse da FAPTO que lhes forem formalmente submetidos pelo Diretor Executivo; XV - Aprovar a realizao de convnios, acordos, ajustes e contratos, com empresas pblicas e privadas, cooperativas, condomnios e associaes; XVI - Criar comisses permanentes ou eventuais, cujas competncias sero definidas no ato de constituio.

1 O Conselho Superior reunir-se-, ordinariamente, pelo menos uma vez por ms, mediante convocao por escrito de seu Presidente e, extraordinariamente, quando convocado pela mesma autoridade ou por no mnimo 2/3 (dois teros) dos seus membros, com presena mnima da maioria simples de seus membros. 2 As decises do Conselho Superior sobre os assuntos descritos no caput deste artigo devero ser tomadas por maioria simples de votos.

SEO II - Do Conselho Fiscal

Art. 20 O Conselho Fiscal o rgo de controle interno, de carter permanente, composto por 3 (trs) membros efetivos e 3 (trs) suplentes, com mandato de 2 (dois) anos, podendo ser reconduzidos por uma vez. 1 Os membros do Conselho Fiscal no podero pertencer ao Conselho Superior, nem Diretoria Executiva. 2 - O Conselho Fiscal da FAPTO ser presidido por um dos seus membros, eleito pelos seus pares.

Art. 21 O Conselho Fiscal ter a seguinte composio; I 1 (um) professor universitrio da rea de Cincias Contbeis, que indicar tambm um suplente; II 1 (Um) professor universitrio da rea de Cincias Econmicas, que tambm indicar um suplente; III 1 (um) professor universitrio da rea de Administrao, que tambm indicar um suplente;

Art. 22 Os servios prestados pelos membros do Conselho Fiscal sero considerados de carter relevante e no remunerados.

Art. 23 So atribuies do Presidente do Conselho Fiscal: I - Convocar o Conselho, ordinria e extraordinariamente; II - Presidir os trabalhos do Conselho; III - No mnimo 30 (trinta) dias antes de expirar os mandatos dos atuais conselheiros, o presidente dever tomar as providncias pertinentes relacionadas renovao do Conselho Fiscal.

Art. 24 Compete ao Conselho Fiscal: I - Fiscalizar os atos da Diretoria Executiva e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutrios; II - Fiscalizar a gesto econmico-financeira da FAPTO, examinar suas contas, balancetes mensais e emitir pareceres que sero encaminhados ao Conselho Superior; III - Examinar o balano patrimonial e demais demonstraes financeiras do exerccio, emitindo relatrios e pareceres consubstanciados; IV - Emitir parecer tcnico sobre assuntos de sua rea de competncia, por solicitao do Conselho Superior; V - Emitir parecer prvio e justificado para alienao, onerao ou aquisio de bens e direitos, para deliberao do Conselho Superior.

1 O Conselho Fiscal dever se reunir, ordinariamente, a cada trimestre e, extraordinariamente, quantas vezes forem necessrias; 8

2 As reunies do Conselho sero convocadas pelo seu Presidente ou por maioria absoluta dos seus membros; 3 O Conselho Fiscal reunir-se- com a maioria absoluta dos seus membros e suas decises sero tomadas por maioria simples de votos. 4 Pelo menos um dos membros do Conselho Fiscal dever participar da reunio do Conselho Superior destinada anlise e julgamento do balano patrimonial da FAPTO, sem direito a voto.

SEO III - Da Diretoria Executiva

Art. 25 A Diretoria Executiva o rgo central que coordena e superintende todas as atividades da Fundao, constituda de um Diretor Executivo, com mandato de 2 (dois) anos, podendo ser reconduzido por uma vez, indicado pelo Presidente do Conselho Superior da FAPTO e referendado por este mesmo Conselho.

Art. 26 Os servios prestados pelo Diretor Executivo sero considerados de carter relevante e no remunerados.

Art. 27 Caber Diretoria Executiva, atravs do Diretor Executivo e do responsvel pelo Setor Financeiro, ou de seus substitutos, nos termos que dispe este estatuto, assinar, sempre em conjunto, documentos referentes movimentao de recursos financeiros junto a instituies bancrias e financeiras, tais como: cheques, endossos, ordens de pagamento, ttulos de crdito e outros atos onerosos.

Art. 28 So atribuies do Diretor Executivo:

I - Expedir normas operacionais e administrativas necessrias s atividades da FAPTO; II - Admitir, promover, transferir, renovar, elogiar, punir e dispensar empregados da FAPTO conceder-lhes frias, licenas e praticar outros atos de interesse da administrao de pessoal; III - Cumprir e fazer cumprir o estatuto, as normas e deliberaes do Conselho Superior; IV - Representar a FAPTO em juzo e fora dele, podendo, inclusive, delegar poderes e constituir mandatrios;

V - Submeter ao Conselho Superior a criao de rgos administrativos, de qualquer nvel, situados nas filiais ou sucursais, bem como designar os dirigentes desses rgos auxiliares; VI - Assinar convnios, acordos, ajustes e contratos, inclusive os que constituem nus, obrigaes ou compromissos para a FAPTO, ouvindo o Conselho Superior; VII - Preparar balancetes e prestao anual de contas acompanhadas de relatrios patrimoniais e financeiros, submetendo-os ao Conselho Superior com parecer do Conselho Fiscal; VIII - Propor ao Conselho Superior a participao no capital e na organizao de empresas; XIX - Realizar convnios, acordos, ajustes e contratos, com empresas pblicas e privadas, cooperativas, condomnios e associaes, ouvido o Conselho Superior; X - Proporcionar aos Conselhos Superior e Fiscal as informaes e os meios necessrios ao efetivo desempenho de suas atribuies; XI - Submeter ao Conselho Superior s diretrizes, planejamento e polticas de pessoal da FAPTO; XII - Submeter, trimestralmente, o balancete ao Conselho Fiscal e, anualmente, a prestao de contas e os relatrios correspondentes ao exerccio anterior; XIII - Propor e apresentar ao Conselho Superior:

a) a estrutura administrativa e o quadro de cargos e salrios dos empregados da FAPTO; b) o relatrio anual das atividades; c) proposta oramentria; d) normas internas de funcionamento; e) plano anual de atividades.

1 A Diretoria Executiva, no cumprimento das suas atribuies e no estrito interesse da Instituio, poder decidir ad referendum do Conselho Superior. 2 As decises ocorridas com fulcro no 1 deste artigo devero ser submetidas ao Conselho Superior, na primeira reunio. 3 - Nas suas ausncias e impedimentos eventuais o Diretor Executivo propor ao Conselho Superior o nome de seu substituto;

10

CAPTULO VI - Do Exerccio Financeiro e Oramentrio

Art. 29 O exerccio financeiro da Fundao de Apoio Cientfico e Tecnolgico do Tocantins FAPTO coincidir com o ano civil.

Art. 30 At o dia 30 (trinta) de outubro de cada ano, o Diretor Executivo apresentar ao Conselho Superior a proposta oramentria para o ano seguinte, com parecer do Conselho Fiscal. 1 A proposta oramentria ser anual e compreender: I - Estimativa de receita, discriminada por fonte de recurso; II - Fixao da despesa com discriminao analtica. 2 O Conselho Superior ter o prazo de 30 (trinta) dias para discutir, emendar e aprovar a proposta oramentria podendo majorar despesas desde que indique os respectivos recursos. 3 Aprovada a proposta oramentria ou transcorrido o prazo previsto no pargrafo anterior, sem que se tenha verificado a sua aprovao, fica a Diretoria Executiva autorizada a realizar o oramento previsto. 4 Aps aprovao pelo Conselho Superior, a proposta oramentria ser encaminhada ao Ministrio Pblico.

Art. 31 A prestao anual de contas ser submetida ao Ministrio Pblico at 60 (sessenta) dias aps o trmino do exerccio financeiro, devidamente aprovada pelo Conselho Fiscal e Conselho Superior, respectivamente.

Pargrafo nico A prestao anual de contas da FAPTO conter, entre outros, os seguintes elementos: I - Relatrio circunstanciado das atividades; II - Balano patrimonial, evidenciando analiticamente a composio do ativo e do passivo; III - Demonstrao de resultados do exerccio;

11

IV - Demonstrao das origens e aplicaes de recursos; V - Quadro comparativo entre a despesa fixada e a realizada; VI - Parecer do Conselho Fiscal.

CAPTULO VII - Do Pessoal

Art. 32 O pessoal da FAPTO ser admitido mediante processo de seleo sob o regime da Legislao Trabalhista, pela qual se reger e em conformidade com os preceitos normativos internos da FAPTO.

Pargrafo nico Todos os contratos de trabalho firmados pela FAPTO contero clusula dispondo que, de acordo com as necessidades do servio, o empregado poder ser transferido para qualquer local de interesse da FAPTO ou para onde a mesma tenha escritrio ou representao.

CAPTULO VIII - Das Disposies Gerais

Art. 33 A reforma do presente estatuto somente poder ser deliberada em reunio do Conselho Superior, convocada especialmente para esse fim, com pelo menos 2/3 (dois teros) do total de votos dos conselheiros e com vistas ao Ministrio Pblico, respeitados os fins e os objetivos que norteiam a FAPTO.

Art. 34 A FAPTO extinguir-se- nos casos previstos em lei ou por deciso da maioria absoluta dos membros do Conselho Superior, em reunio especialmente convocada para esse fim.

Art. 35 Em caso de extino da FAPTO, todos os seus bens e direitos sero destinados Fundao Universidade Federal do Tocantins UFT.

12

Art. 36 A Diretoria Executiva tomar todas as providncias no sentido de promover o registro da FAPTO em rgos representativos profissionais e em outras entidades que guardem afinidades com as mencionadas no Art. 1 deste estatuto. Art. 37 Em caso de auditoria pelo Ministrio Pblico, as despesas correro por conta da FAPTO.

Art. 38 No haver distribuio de lucros, vantagens, bonificaes ou dividendos de qualquer natureza entre seus membros, diretores, mantenedores ou colaboradores sob qualquer pretexto. Pargrafo nico Os membros dos Conselhos, residentes fora da sede da FAPTO, faro jus a transporte e dirias com valores fixados pelo Conselho Superior.

Art. 39 vedado aos membros do Conselho Superior, do Conselho Fiscal e em especial ao Diretor Executivo, o uso do nome da FAPTO em fianas ou avais sem expressa autorizao do Conselho Superior. Pargrafo nico A concesso de fianas ou avais em hiptese alguma poder ser autorizada ad referendum.

Art. 40 Os membros do Conselho Superior, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva no respondero, nem subsidiariamente, pelas obrigaes da FAPTO, desde que lcitos os atos por eles praticados.

Art. 41 A FAPTO goza de autonomia financeira, patrimonial, tcnica e administrativa, inclusive no que diz respeito aos seus instituidores.

Art. 42 - Os casos omissos neste estatuto sero resolvidos pelo Conselho Superior.

Art. 43 Ao Ministrio Pblico assegurada a participao nas reunies do Conselho Superior, com direito voz. Pargrafo nico A FAPTO dar cincia ao Ministrio Pblico, informando dia, hora e local designados para suas reunies ordinrias e extraordinrias, com pelo menos 48 (quarenta e oito) horas de antecedncia.

13

CAPTULO IX - Das Disposies Transitrias

Art. 44 Os instituidores realizaro, anualmente, nos primeiros 10 (dez) anos, uma assemblia para avaliar a evoluo da Fundao no cumprimento dos seus objetivos.

Art. 45 O presente Estatuto com alteraes realizadas entrar em vigor aps aprovao pelo Ministrio Pblico e aps o devido registro em cartrio.

Palmas, 21 de fevereiro de 2011.

LVIO QURINO PEREIRA Diretor Executivo FAPTO

14

S-ar putea să vă placă și